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Revista de Antropologia, Volume: 48, Número: 2, Publicado: 2005
  • A propósito de la jurema: reflexiones sobre el campo religioso brasileño

    Brumana, Fernando Giobelina

    Resumo em Espanhol:

    A partir de la presentación de un par de ceremonias del culto de jurema, este trabajo se vuelca en el análisis de ciertas cuestiones del campo religioso brasileño. Los aspectos destacados son, fundamentalmente, la dinámica entre agencias religiosas y los sectores eruditos que se interesan en el estudio de las religiones subalternas, las redes de agencias - su densidad, los diversos trayectos que permiten los vínculos entre agentes de diversa legitimidad etc. -, la búsqueda de un valor operacional para "sincretismo", la homogeneización del campo, es decir, la absorsión de cultos de lógicas débiles por otros de lógicas fuertes.

    Resumo em Inglês:

    Taking two Jurema ritual ceremonies as the starting point, this study concentrates on the analysis of some issues regarding the Brazilian religious universe. The main aspects brought into focus are, basically, the interactions between religious agencies and scholarly sectors interested in the study of marginal, secondary religions; the agencies networks - their cohesiveness, the various crossing paths they allow, the bonds between agents of different legitimacy etc.; the search for an operational value for syncretism; the homogenization of the universe, namely, the assimilation of rituals based on weak logical systems by rituals based on strong logical systems.
  • Religião e psicanálise no Brasil contemporâneo: novas e velhas Weltanschauungen Artigos

    Duarte, Luiz F. D.; Carvalho, Emilio N. de

    Resumo em Português:

    A presença da psicanálise, como saber e instituição, modificou-se bastante no Brasil, desde o final dos anos 1970, quando sua presença e influência visíveis na sociedade e na cultura nacionais tinham atingido o seu auge. Diversas análises recentes apontam para uma descentralização, diversificação e complexificação da oferta psicoterapêutica; ao mesmo tempo em que se reconhece um intenso recrudescimento da oferta de recursos religiosos ou para-religiosos. Inicialmente, esse reconhecimento se concentrou nas alternativas associáveis ao estilo Nova Era, características das camadas médias metropolitanas, que podem ser - frequentemente - consideradas como variações de uma cultura psicologizada. O crescimento da adesão às seitas pentecostais, principal característica dos desenvolvimentos religiosos nas camadas populares, parecia seguir uma outra lógica, também fartamente estudada. Mais recentemente, surgiram mediações entre as religiões evangélicas e pentecostais e a psicanálise que provocaram grande surpresa e inquietação nos meios intelectuais. O diálogo entre a pesquisa de Carvalho sobre esse último processo e a pesquisa de Duarte sobre a dinâmica das cosmologias (Weltanschauungen) religiosas e laicas em confronto na sociedade brasileira contemporânea permite apresentar novas interpretações desse quadro dinâmico.

    Resumo em Inglês:

    The role of psychoanalysis in Brazil both as a knowledge and as an institution has changed considerably since the end of the 1970s, when its prestige in the social and cultural life of the country had reached its acme. Several recent analyses describe a growingly decentralized, diversified and complex situation; alongside a proliferation of religious and para-religious resources. That process was more obviously connected to the New Age movements, considered as typical of middle-classes, as a variant of psychological culture. The recent growth of Pentecostal sects, mostly in the lower classes, seemed to obey to other cultural premises. Yet, more recently, the emergence of an intense dialogue between Protestantism and Pentecostalism, on one side, and psychoanalysis, on the other, claimed for new research investment. Here, the research by Carvalho on that specific topic and the work by Duarte on the dynamics of religious and lay cosmologies in contemporary Brazil allow for a new integrated interpretation.
  • Comunismo ou comunalismo? A política e o "Ensaio sobre o dom" Artigos

    Graeber, David; Lanna, Marcos

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda o contraste entre uma modalidade de troca explicitamente qualificada por Mauss, na década de 1930, como "comunista" e as modalidades "agonística" e "mercantil". Mauss nunca foi comunista, mas sim um socialista engajado. Como tal, lançou à Revolução Russa seu olhar de etnógrafo, sem deixar de considerar sua importância como "experimento". Vê como inspiração do Ensaio sobre o dom o impacto que lhe causaram tanto uma visita à Rússia comunista no início da década de 1920 como a Nova Política Econômica de Lênin, que reconhecia a impossibilidade de abolição do mercado. Questão implícita do Ensaio é a possibilidade de uma nova sociedade, na qual o Estado englobaria o mercado, ambos entendidos como transformações lógicas e históricas de formas particulares da dádiva, o tributo no caso do Estado.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the contrast between an exchange modality characterized by Mauss in the 1930's as "communist" and two others: agonistic and mercantile. Mauss was never a communist, but rather was a socialist. As such, he experienced the Russian Revolution as an ethnographer would, at the same time he considered it "an experiment". An important inspiration of the Essai sur le don was the impact he had visiting Russia and Lenin's "New Economic Policy", which recognized the impossibility of an abolition of the market. The Essai has as its implicit matter the possibility of a new society in which the State would encompass the market, both understood as logical and historical transformations of forms of the gift, tributes in the case of State.
  • Afinidades biológicas de grupos pré-históricos do vale do rio Ribeira de Iguape (SP): uma análise preliminar Artigos

    Neves, Walter Alves; Okumura, Maria Mercedes Martinez

    Resumo em Português:

    Apesar da existência de contatos entre planalto e litoral brasileiros ser atualmente quase um consenso entre os arqueólogos nacionais, não há muita certeza de como teria se dado tal contato e qual seria o fluxo entre interior e costa. O vale do Ribeira de Iguape (SP) é uma das raras regiões do Sul-Sudeste do país onde tal comunicação seria bastante facilitada devido a peculiaridades de sua geomorfologia. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma análise craniométrica comparativa entre 12 esqueletos provenientes de sambaquis fluviais do vale do Ribeira datados entre 6.000 e 1.200 anos AP e 225 esqueletos oriundos de diversas séries pré-históricas brasileiras do interior e do litoral. Ao contrário do que se observa no início do Holoceno nesse vale, não há qualquer afinidade biológica entre os ribeirinhos mais tardios e os paleoíndios de Lagoa Santa ou qualquer outra série interiorana. Os grupos fluviais (ambos os sexos) associam-se aos sambaquis da costa de São Paulo e do Paraná, mostrando que houve realmente um contato considerável entre a planície costeira e o planalto, ao menos no estado de São Paulo a partir da segunda metade do Holoceno.

    Resumo em Inglês:

    Although there is no doubt about human contacts between inland and coast in Southern Brazil during archaic times, these contacts remains unknown. Due to its geomorphologic idiosyncrasies, the Ribeira de Iguape valley, in the State of São Paulo, is one of few regions in Southeastern Brazil where this communication could be easily performed. Here we present results of a craniometric analysis using 12 human skeletons from riverine shellmounds from Ribeira de Iguape valley, dated to between 6,000 and 1,200 years before present (non calibrated). These specimens were compared to 225 human skeletons from several Brazilian pre-historic sites from inland and coast. The biological affinity found in early Holocene individuals from this valley and Paleoamericans was not observed for the archaic riverine shellmound groups. No affinities were found between them and other inland series, as well. The riverine shellmound groups are close to the coastal shellmound groups from São Paulo and Paraná, which can be interpreted as evidence of a relevant contact between coast and inland, at least in Southern São Paulo State in the middle Holocene.
  • Viajar é preciso: Theodor Koch-Grünberg e a Völkerkunde alemã do século XIX Artigos

    Frank, Erwin H.

    Resumo em Português:

    Tomando a etnografia de Theodor Koch-Grünberg como realização ideal do projeto científico da Völkerkunde (antropologia) alemã desde a sua invenção por Waitz e, principalmente, Adolf Bastian, até a sua auto-eliminação nos primórdios do Terceiro Reich, analisamos inicialmente as raízes desse projeto na filosofia alemã, desde Herder até a ruptura neokantiana entre as ciências naturais e sociais (ou culturais) na metade do século XIX. Em seguida mostramos que, transformados em programa etnográfico, os pressupostos epistêmicos da Völkerkunde eram, desde o início, condenados ao fracasso, não obstante os heróicos esforços como este de Koch-Grünberg.

    Resumo em Inglês:

    Taking the ethnography of Theodor Koch-Grünberg as ideal realization of the scientific project of Völkerkunde (German anthropology), ever since its invention by Waitz and, principally Adolf Bastian, up to its self-elimination in the "Third Reich", we analyze initially the roots of this project in German philosophy since Herder, up to the neo-Kantian rupture between the natural and the social (or cultural) sciences, in midst 19th century. After that, we try to show that, as a program for ethnography, the epistemic presuppositions of Völkerkunde were, ever since its beginnings, condemned to fail, - even considering the heroic trails of Koch-Grünberg.
  • O Museu Paulista e a história da antropologia no Brasil entre 1946 e 1956 Artigos

    Françozo, Mariana

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata da história do Museu Paulista entre 1946 e 1956, com o objetivo de entender o lugar dessa instituição no campo da antropologia durante aquela década. Para isso, investigam-se as atividades desempenhadas pelos funcionários desse museu, bem como sua ligação com os outros centros de pesquisa em ciências sociais em São Paulo. Os dados levam à conclusão de que os antropólogos alemães tiveram, na primeira metade do século XX, papel fundamental no desenvolvimento e na consolidação das ciências sociais no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the history of the Museu Paulista between 1946 and 1956. Its aim is to understand the role of this institution in the field of anthropology during that decade. In order to do so, we investigate the activities pursued by its employees, as well as the relations between these anthropologist and the social sciences research centers in São Paulo. The conclusion shows that, in the first half of the 20th century, German anthropologists had a very significant role in the development and consolidation of the social sciences in Brazil.
  • Antropologia visual, práticas antigas e novas perspectivas de investigação Artigos

    Ribeiro, José da Silva

    Resumo em Português:

    A antropologia visual nasceu em meados do século XIX com a "era da reprodutibilidade técnica" e da expansão industrial. Como se reformula hoje, na era da globalização e da transformação digital, essa disciplina ou convergência disciplinar? Voltada inicialmente para a documentação e preservação de práticas culturais ameaçadas, a antropologia de urgência, como se transformou ao longo do tempo em formas narrativas visuais, sonoras, audiovisuais e, mais recentemente, digitais? Orientada em primeiros passos para alimentar e enriquecer as coleções dos museus, como passa hoje por meio de múltiplas formas e suportes para o espaço público à procura de novos espectadores/atores (ou públicos)? Inicialmente instrumentação que pareceria garantir a objetividade, atribuindo-se-lhe o estatuto de tecnologia de pesquisa ou mesmo de auxiliar de pesquisa, como se confrontou com novos paradigmas epistemológicos ou se antecipou a eles? Voltada sobretudo para o registo das técnicas materiais e rituais e depois para as palavras e as sonoridades, como se orienta hoje no âmbito de novos objetos de estudo como a antropologia da arte, a antropologia do design, a cultura visual em contextos de processos acelerados de transformação social e cultural? Acrescentamos ainda mais duas perguntas às inquietações que nos fazem refletir sobre essa temática: como se repensa atualmente a antropologia visual no âmbito da antropologia? O que fazer com a antropologia visual hoje? Procuraremos traçar algumas formas de práticas antigas que adquirem nova e maior pertinência na era atual (trabalho com os arquivos, a memória, a relação entre o passado e o projeto, os objetos, a cultura material) e perspectivar novas oportunidades, novas práticas, novos objetos de estudo.

    Resumo em Inglês:

    The visual anthropology was Born in the mid-XIX century with the "age of technical reproduction" and the industrial expansion. How can one reformulates today, in the age of globalization and digital transformation, this discipline or disciplinary convergence? Having been initially focused on the documentation and preservation of endangered cultural practices, an anthropology of urgency, how it eventually mutated in visual, sound, audiovisual narrative forms, and, more recently, digital forms? Originally focused on feeding and enriching the museum's collections, how it is transmitted today by means of multiple forms and media to the public space in its search for new spectators/actors (or audiences)? First an instrumentation that apparently granted it an objective view, allocating to itself the status of research technology or even an assistant of research, how did it confronted or anticipated itself to new epistemological paradigms? Oriented above all for the recording of the ritual and material techniques and, after that, for words and sounds, how does it orients itself today in the scope of new objects of study as the anthropology of art, the anthropology of design, visual culture in contexts of accelerated social and cultural transformation processes? We add two more questions to the unrest that makes as reflect on this theme: how can one rethink today visual anthropology regarding anthropology per se? What it is one to do with visual anthropology today? We will seek to draw some ways of ancient practices that are gaining a new, better importance in this day and age (the work with archives, memory, the relation between past and project, the objects, the material culture) and put new opportunities, new practices, new objects of study into perspective.
  • Chimpanzés não amam! Em defesa do significado Artigos

    Rapchan, Eliane Sebeika; Neves, Walter Alves

    Resumo em Português:

    O texto é uma reflexão crítica sobre o artigo "Chimpanzés também amam: a linguagem das emoções na ordem dos primatas" de Eunice R. Durham. Trata-se de uma rara oportunidade para discutir as contribuições recentes da ecologia evolutiva humana, etologia, neurobiologia, primatologia, psicologia evolutiva e sociobiologia, da ótica da produção de significados diante das questões postas sobre as emoções em grandes símios. O recorte proposto contempla uma ampla gama de questões: da problematização das representações produzidas por pesquisadores dedicados ao estudo do comportamento animal à produção de um balanço sobre as possibilidades e os limites das capacidades simbólicas dos chimpanzés. Tal exercício caracteriza-se, portanto, por ser uma avaliação do estado da arte no que se refere às interações entre consciência, cognição, produção simbólica e sentimentos.

    Resumo em Inglês:

    This article is the product of a critical scrutiny of "Chimpanzés também amam: a linguagem das emoções na ordem dos primatas", by Eunice Durham. Our comprehensive critical review of Durham's work reflects the importance of her article in the Brazilian anthropological context. For the first time in the country issues related to human evolutionary behavioral ecology, neurobiology, evolutionary psychology, and sociobiology, albeit naïvely, were raised by a distinguished local anthropologist traditionally affiliated to the symbolic school under a positive perspective. Durham's contribution is critically scrutinized in this paper following two main perspectives: the danger of representational bias contaminating those engaged in long term studies of great apes social behavior, and the danger to assume that human-like behaviors presented by these large primates can be seen as homologous to ours. Although we concur with Durham that evolutionary theory can be of great importance in the study of human social behavior, the preeminence of meaning behind behavior is stressed here as a unique property of Homo sapiens.
  • Assistir, ouvir, ler e narrar: o papel da mídia nas construções identitárias étnicas Artigos

    Zanini, Maria Catarina Chitolina

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva analisar algumas relações existentes entre as identidades étnicas e a mídia, em especial a televisão. Partindo-se de pesquisa etnográfica entre descendentes de imigrantes italianos na região central do Rio Grande do Sul, no Brasil, tomou-se como estudo de caso a recepção da novela Terra Nostra, exibida pela Rede Globo de Televisão em 1999-2000. A recepção da telenovela favoreceu a reflexividade acerca da noção de pertencimento "italiano" e promoveu uma série de diálogos entre a tradição imaginada e alimentada em nível local e aquela transmitida pela televisão. Esses diálogos centravam-se, em particular, sobre a questão de gênero, a sexualidade, as narrativas do processo colonizador e os elementos diacríticos presentes na italianidade paulista, que entravam em desacordo com os padrões valorativos locais.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze some of the relations that exist between ethnic identities and the media, especially television. Springing from ethnographic research on the descendants of Italian immigrants in the state of Rio Grande do Sul, in Brazil, the reception of the television soap opera Terra Nostra, broadcasted by Globo broadcasting network in 1999-2000, was used as a case study. The reception of the soap opera favored the reflection of the notion of "Italian" belonging and encouraged a series of dialogs between the imagined and locally perpetuated tradition and that, which was transmitted on television. In particular, the questions of sex, sexuality, narratives of the colonization process and the diacritical elements present in the community of Italian descendants in São Paulo were some points in which there was a divergence from local value patterns.
  • Resenhas

    Malysse, Stéphane
  • Resenhas

    Tempesta, Giovana Acácia
  • Resenhas

    Barros, Denise Dias
  • Etno-historias del Isoso: chané y chiriguanos en el Chaco boliviano (siglos XVI a XX)

    Bossert, Federico
  • Arqueologia da sociedade moderna na América do Sul: cultura material, discursos e práticas Resenhas

    Noelli, Francisco Silva
Universidade de São Paulo - USP Departamento de Antropologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Sala 1062. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária. , Cep: 05508-900, São Paulo - SP / Brasil, Tel:+ 55 (11) 3091-3718 - São Paulo - SP - Brazil
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