Acessibilidade / Reportar erro
Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Volume: 9, Número: 1, Publicado: 1917
  • Contribuições para o conhecimento da fauna helmintolojica brazileira

    Travassos, Lauro
  • Terceira contribuição para o conhecimento das especie brazileiras do genero Simulium: o piúm do norte (Simulium amazonicum)

    Lutz, Adolpho
  • Estudos sobre o Microplancton da baía do Rio de Janeiro e suas imediações

    Faria, J. Gomes De; Cunha, Aristides Marques Da
  • Contribuições ao conhecimento dos Oestrideos brazileiros

    Lutz, Adolpho
  • Estudo do miocardio na molestia de Chagas (fórma aguda): I. Alterações da fibra muscular cardiaca

    Torres, Magarinos
  • O microplancton do Atlantico nas imediações de Mar del Plata

    Cunha, Aristides Marques Da; Fonseca, O. Da
  • Estudos sobre tuberculose

    Fontes, A.

    Resumo em Português:

    Assim em resumo pensamos que a hipersensibilidade na infeção tuberculosa é a expressão duma reação celular, autonoma e individual, consequente á agressão brusca e á destruição (dijestão) incompleta dos toxicos bacilares (proteinas, globulinas e lipoides), em combinação intima ou isoladamente; a adição aos toxicos bacilares de lipoides diversos (cholesterina, lecitina, esters) e principios mal definidos existentes no oleo de figado de bacalhau, atenua a sua função hipersensibilidade porque torna esses toxicos mais facilmente incorporaveis á celula sensivel por adsorpção da substancia toxica ao lipoide. Esses corpos penetram assim no interior das celulas levando comsigo ativadores dos processos enzimaticos que não so favorecem uma elaboração dijestiva mais perfeita como ainda uma melhor produção de anticorpos. O aparecimento de pequenas modalidades reacionarias no decurso duma immunisação ativa contra os antijenos saturados por lipoides mostra a necessidade dum processo de desintegração para que a função toxica se manifeste.
Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Mourisco, Manguinhos, 21040-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: (55 21) 2562-1222, Fax: (55 21) 2562 1220 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: memorias@fiocruz.br