Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 46, Número: 4, Publicado: 2011
  • Portfolio de produção agropecuária e gestão de riscos de mercado nas cooperativas do agronegócio paranaense Agronegócio

    Moreira, Vilmar Rodrigues; Barreiros, Reginaldo Ferreira; Protil, Roberto Max

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentam-se uma avaliação da prática da gestão dos riscos de mercado pelas cooperativas do Paraná (Brasil) e um estudo do portfolio de produção agropecuária desse estado considerando a relação retorno-risco. Usando a análise E-V do modelo de Markowitz, foi definida uma fronteira de eficiência em que foi possível verificar quais seriam as mudanças necessárias no portfolio visando à eficiência econômica (definida aqui como o trade-off entre retorno e risco). Por meio de questionários e entrevistas, foi avaliada a disposição das cooperativas em incentivar tais mudanças em seus portfolios e na produção de seus cooperados. Também foi possível avaliar qual o grau de importância atribuído a fontes de risco de mercado e qual o grau de relevância de um conjunto de estratégias passíveis de serem adotadas para lidar com esses riscos. O objetivo geral foi avaliar quais seriam as possíveis influências que as cooperativas poderiam exercer nas alterações das preferências de produção visando à melhoria da relação retorno-risco. Verificou-se que os principais motivos que influenciam as decisões sobre produção estão relacionados a aspectos econômicos e racionais, como foco estratégico da cooperativa e resistências dos cooperados. Os motivos relacionados a aspectos políticos ou sociais, inerentes às características organizacionais das cooperativas, não exercem influência significativa nas decisões sobre diversificação como instrumento para a gestão dos riscos de mercado no contexto paranaense.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se presentan una evaluación de la práctica de gestión de riesgos de mercado de las cooperativas del estado de Paraná (Brasil) y un estudio de la cartera de producción agropecuaria, en que se tiene en cuenta la relación riesgo-rendimiento. Con el uso del análisis E-V, del modelo de Markowitz, se estableció una frontera de eficiencia y se pudo verificar cuáles serían los cambios necesarios en la cartera para lograr la eficiencia económica (que se define aquí como el trade-off entre rentabilidad y riesgo). Por medio de cuestionarios y entrevistas se evaluó la disposición de las cooperativas para promover dichos cambios en sus carteras y en la producción de sus miembros. También fue posible evaluar el grado de importancia que se atribuye a fuentes de riesgo de mercado y el grado de relevancia de un conjunto de estrategias que se podrían adoptar para hacer frente a estos riesgos. El objetivo general del estudio fue evaluar cuáles serían las posibles influencias que las cooperativas pueden desempeñar en los cambios de las preferencias de producción con vistas a mejorar la relación riesgo-rendimiento. Se encontró que las principales razones que influyen en las decisiones sobre producción están relacionadas con aspectos económicos y racionales, como enfoque estratégico de la cooperativa y resistencias de sus miembros. Las razones relacionadas con aspectos políticos o sociales, inherentes a las características organizativas de las cooperativas, no tienen influencia significativa sobre las decisiones concernientes a la diversificación como herramienta para la gestión de riesgos de mercado en el contexto del estado de Paraná.

    Resumo em Inglês:

    This paper shows an assessment of the practice of market risk management among cooperatives in the state of Paraná (Brazil) and a study of the agricultural production portfolio of this state, taking into account the risk-return relationship. Using the Markowitz model along with an E-V analysis, an efficiency boundary was determined in which it was possible to verify what portfolio changes would be required to achieve economic efficiency (defined here as the trade-off between risk and return). Through questionnaires and interviews, an analysis was conducted of the cooperatives' willingness to encourage such changes in their portfolios and in the production of their members. It was also possible to assess the degree of importance ascribed to sources of market risk and to a set of strategies that could be adopted to deal with these risks. The overall goal of this study was to evaluate what might be the influence of the cooperatives on changing production preferences, in order to improve the risk-return relationship. The authors found that the main motives that might affect production decisions are related to economic and rational aspects, such as the cooperative's strategic focus and the resistance of its members. Motives related to political or social aspects, intrinsic to the organizational characteristics of the cooperatives, do not have a substantial influence on the decisions about diversification as a management tool for the management of market risks within the Parana state context.
  • Inovatividade organizacional e seus antecedentes: um estudo aplicado às tecnologias para pecuária Agronegócio

    Ribeiro, Eneida Bezerra Soares; Korelo, José Carlos; Silva, Danielle Mantovani Lucena da; Prado, Paulo Henrique Muller

    Resumo em Português:

    Neste estudo, propõe-se um modelo para explicar a inovatividade dos pecuaristas de gado de corte sob a perspectiva organizacional. Segundo a teoria de difusão de inovações, a inovatividade organizacional é caracterizada como o grau em que uma organização inova relativamente mais cedo do que as demais. Para avaliar a inovatividade, quatro antecedentes foram considerados, sendo: as características percebidas da inovação compostas por vantagem relativa, compatibilidade, imagem, demonstração de resultado, visibilidade, experimentabilidade, voluntariedade e facilidade de uso; a participação dos pecuaristas em redes sociais, caracterizadas como redes de relacionamentos entre pares; as fontes de informação comercial, caracterizadas como informações obtidas por meio dos relacionamentos para reduzir os riscos; a psicografia organizacional, composta por direção, centralidade da decisão, abertura de comunicação e motivação para a conquista. Os quatro construtos possuem uma relação positiva com a inovatividade organizacional. Com amostragem não probabilística por conveniência, foram obtidos 205 questionários válidos. Na análise de componentes múltiplos, observou-se que o perfil dos respondentes se mostrou distinto quanto à inovatividade. Essa distinção motivou a geração de uma taxonomia com base no perfil de adoção de tecnologias com o objetivo de identificar as diferenças no comportamento inovativo, o que resultou em três grupos. Assim, três modelos foram analisados e comparados por meio da modelagem de equações estruturais, utilizando-se o método Partial Least Square (PLS). Os resultados mostraram que o grupo dos menos inovadores pauta suas decisões de adoção de novas tecnologias pelas redes sociais, pela compatibilidade da tecnologia com suas atividades organizacionais e pela imagem que ela tem perante os demais pecuaristas. Os intermediários têm uma psicografia organizacional voltada para a inovatividade, porém a adoção de novas tecnologias parece estar mais relacionada às imposições de mercado do que propriamente à percepção de suas características inovadoras. Os mais inovadores, como formadores de opinião, possuem uma inovatividade organizacional construída a partir de fontes de informação comerciais e avaliam o custo da tecnologia como um investimento positivo para o futuro de seu negócio.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se propone un modelo para explicar la innovación de los ganaderos productores de carne en la perspectiva de la organización. De acuerdo con la teoría de la difusión de innovaciones, la innovación organizativa se caracteriza por el grado en que una organización es capaz de innovar antes que las demás. Para evaluar la capacidad de innovación, cuatro antecedentes fueron considerados: las características percibidas de la innovación, definidas por ventaja relativa, compatibilidad, imagen, demostración de resultado, visibilidad, experiencia, disposición y facilidad de uso; la participación de los ganaderos en redes sociales, caracterizadas como redes de relaciones entre iguales; las fuentes de información empresarial, caracterizadas por la información obtenida por medio de relaciones para reducir el riesgo; y la psicografía de la organización compuesta por dirección, centralidad de la decisión, apertura de comunicación y motivación de logro. Las cuatro construcciones tienen una relación positiva con la innovación organizativa. Con un muestreo no probabilístico por conveniencia, se obtuvieron 205 cuestionarios válidos. El análisis de componentes múltiples reveló que el perfil de los encuestados es distinto en cuanto a la capacidad de innovación. Esta distinción condujo a la generación de una taxonomía basada en el perfil de adopción de tecnologías con el fin de identificar las diferencias en el comportamiento innovador, lo que dio lugar a tres grupos. Así, se analizaron y compararon tres modelos por medio del modelado de ecuaciones estructurales, con el uso del método PLS (Partial Least Square). Los resultados mostraron que el grupo de los menos innovadores toma sus decisiones de adopción de nuevas tecnologías con base en las redes sociales, en la compatibilidad de la tecnología con sus actividades organizativas y en la imagen que ella tiene ante los otros ganaderos. Los intermediarios tienen una psicografía dirigida hacia la innovación organizativa, sin embargo la adopción de las nuevas tecnologías parece estar más relacionada con las imposiciones del mercado que con la percepción de las características innovadoras de la misma. Los más innovadores, como líderes de opinión, tienen una capacidad de innovación organizativa construida a partir de fuentes comerciales de información y evalúan el costo de la tecnología con una inversión positiva para el futuro de su negocio.

    Resumo em Inglês:

    This study proposes a model to explain the innovativeness of beef cattle producers from an organizational perspective. According to the innovation dissemination theory, organizational innovativeness is the degree to which an organization innovates relatively sooner than others. To assess innovativeness, four antecedents were considered: the perceived characteristics of innovation, comprised of relative advantage, compatibility, image, result demonstrability, visibility, experimentability, voluntariness and ease of use; the participation of livestock farmers in social networks, characterized as peer relationship networks; sources of commercial information, characterized as information obtained by means of the relationships, in order to reduce risks; and organizational psychographics, consisting of direction, the centrality of decisions, open communication and motivation for achievement. The four constructs have a positive relation with organizational innovativeness. Using a non-random sample for reasons of convenience, 205 valid questionnaires were obtained. The analysis of multiple components showed that the respondents had a distinct profile concerning innovativeness. This distinguishing feature led to the creation of a taxonomy based on the technology adoption profile to identify differences in innovative behavior, which resulted in three groups. Thus, three models were analyzed and compared through structural equation modeling, using the PLS (partial least square) method. The results showed that the group of the less innovative respondents adopted innovations based the social networks, on the compatibility of the technology with their organizational activities and on the new technology's image among the other beef cattle producers. The so-called 'intermediaries' had organizational psychographics geared toward innovativeness; however, the adoption of new technologies seemed to be more related to market dictates than to a perception of the innovative features of these technologies. The most innovative group, i.e., the opinion leaders, demonstrated an organizational innovativeness profile constructed from commercial sources of information and the farmers looked upon the costs of the new technology as a positive investment in the future of the business.
  • "Eu vim de lá (mas ninguém avisou!)": reflexões sobre estratégias de gestão de pessoas voltadas à interculturalidade intranacional Human Resources And Organizations

    Craide, Aline; Drummond-Abdala, Virginia; Fischer, Tânia Maria Diederichs; Brito, Alexandre Cestari de

    Resumo em Português:

    No presente artigo, tem-se por objetivo analisar como profissionais que assumiram a intramobilidade em suas carreiras e que foram contratados por organizações do polo industrial de Camaçari, localizado no estado da Bahia, no Brasil, percebem, nessas organizações, o desenvolvimento de estratégias de gestão de pessoas direcionadas à interculturalidade intranacional. Para atender a tal objetivo, além de revisão e análise teórica sobre os conceitos de mobilidade e gestão intercultural e gestão de pessoas nas organizações, foram entrevistados 13 profissionais que migraram de diferentes estados brasileiros para trabalhar em empresas do referido polo. Os resultados apontam que, de forma geral, as organizações ignoram os aspectos interculturais, o que reflete em uma lacuna de estratégias de gestão de pessoas. Uma das evidências refere-se à falta de suporte inicial, que gera problemas para os indivíduos que chegam, com boas expectativas, ao novo local de trabalho. Ademais, evidenciou-se que os subsídios financeiros não são suficientes, sendo necessário oferecer atenção também aos aspectos subjetivos que envolvem o deslocamento e a consequente interculturalidade intranacional. Por fim, acredita-se que a ampliação do foco de estudos sobre gestão intercultural, com um olhar sobre o intranacional, possibilita apreender lições teóricas e práticas, em função das experiências dos atores que vivenciam o processo, uma vez que a gestão intercultural e a gestão de pessoas podem gerar vantagens competitivas para as organizações.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este artículo es analizar cómo profesionales que adoptaron la movilidad interna en sus carreras y que fueron contratados por organizaciones de la zona industrial de Camaçari, estado de Bahia, Brasil, perciben, en estas organizaciones, el desarrollo de estrategias de gestión de personas dirigidas a la interculturalidad intranacional. Para alcanzar dicho objetivo, además de la revisión y del análisis teórico sobre los conceptos de movilidad y gestión intercultural y de gestión de personas en las organizaciones, se entrevistaron a 13 profesionales que se trasladaron de diferentes estados brasileños para trabajar en compañías de la zona industrial referida. Los resultados demuestran, en una visión general, que las organizaciones no tienen en cuenta los aspectos interculturales. Una de las evidencias se refiere a la falta de apoyo inicial, que genera problemas a las personas que llegan, con buenas expectativas, al lugar en que trabajarán. Además, se comprobó que la ayuda financiera no es suficiente y que se debe ofrecer asimismo atención a los aspectos subjetivos que se relacionan con el desplazamiento y la consecuente interculturalidad intranacional. Finalmente, se cree que ampliar el enfoque de los estudios sobre gestión intercultural, con una mirada hacia lo intranacional, permite un aprendizaje teórico y práctico, oriundo de las experiencias vividas por los actores del proceso. La gestión intercultural y la gestión de personas pueden crear ventajas competitivas para las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyze how professionals who decided to risk intramobility in their careers and who were hired by organizations from the industrial complex of Camaçari (Bahia) perceive the development of people management strategies that target intranational interculturality within these organizations. To achieve this, besides a review and theoretical analysis of the concepts of mobility, intercultural management and people management in organizations, 13 professionals were interviewed who had moved from different Brazilian states to work in companies in this particular complex. The results indicate that generally organizations ignore intercultural aspects, which is reflected in a gap in people management strategies. One indication of this refers to the lack of initial support, which generates problems for the individuals who arrive with great expectations in their new workplace. Furthermore, there is evidence that the financial help provided is insufficient and it becomes necessary to pay attention also to subjective aspects that involve relocation and the consequent international interculturality. Finally, it is believed that expansion of the focus of studies on intercultural management, with a look at intranational aspects, makes it possible to learn theoretical and practical lessons because of the experiences of the players who underwent the process, since intercultural management and people management can generate comparative advantages for organizations.
  • Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2000 a 2008 Recursos Humanos E Organizações

    Nascimento, Sabrina do; Bortoluzzi, Sandro César; Dutra, Ademar; Ensslin, Sandra Rolim

    Resumo em Português:

    A questão da avaliação do desempenho organizacional continua sendo uma atividade fundamental na gestão empresarial. Os indicadores de desempenho assumem papel central, por configurarem-se como instrumentos capazes de fornecer informações para o processo de tomada de decisão. No estudo aqui apresentado, objetivou-se investigar, sob a ótica da avaliação de desempenho organizacional, as características dos indicadores de desempenho utilizados nas pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, no período de 2000 a 2008. Optou-se por uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 2.646 artigos que apresentavam no título, no resumo e/ou nas palavras-chave as terminologias: avaliação, desempenho, performance, decisão, mensuração, avaliação de desempenho e assessment. Desses, selecionaram-se os artigos que apresentavam os termos indicador, critério, atributo e medida, resultando em 85 artigos que tiveram seus conteúdos analisados. Constatou-se que 61,14% dos artigos analisados apresentavam a terminologia indicador de desempenho (ID), e 73% não apresentavam o conceito de ID. Os indicadores utilizados apresentavam, em sua maioria, foco econômico-financeiro e eram quantitativos com mensuração ordinal. Em linhas gerais, os indicadores de desempenho organizacionais conseguiram atingir o objetivo de auxiliar no processo decisório, uma vez que 76% dos artigos investigados apresentaram as vantagens de sua aplicação.

    Resumo em Espanhol:

    La evaluación del desempeño organizacional sigue siendo una actividad fundamental en la gestión de las empresas. Los indicadores de desempeño tienen un papel central, pues son herramientas capaces de ofrecer importantes informaciones para el proceso de toma de decisión. En este estudio el objetivo es investigar, bajo la perspectiva de la evaluación de desempeño organizacional, las características de los indicadores de desempeño utilizados en las investigaciones del área de Administración, Ciencias Contables y Turismo, en el período de 2000 a 2008. Se optó por un estudio descriptivo con enfoque cualitativo y cuantitativo, en que se identificaron 2.646 artículos que presentaban en el título, en el resumen y/o en las palabras clave los términos: evaluación, desempeño, resultado, decisión, medición, evaluación de desempeño y assessment. De estos artículos, se seleccionaron los que traían los términos indicador, criterio, atributo y medida, lo que resultó en 85 artículos analizados. Se concluyó que el 61,14% de los artículos presentaban la terminología indicador de desempeño (ID) y el 73% no tenían el concepto de ID. Los indicadores utilizados presentaban, en su mayoría, enfoque económico-financiero y eran cuantitativos con medición ordinal. En general, los indicadores de desempeño organizacional lograron el objetivo de ayudar en el proceso de toma de decisiones, ya que en el 76% de los artículos investigados se presentaron las ventajas de su aplicación.

    Resumo em Inglês:

    Evaluating organizational performance continues to be a key management activity. Performance indicators take center stage as tools that provide information for decision-making. This study investigates, from the perspective of organizational performance evaluation, the characteristics of performance indicators used in research in the fields of Management, Accounting and Tourism, from 2000 to 2008. The authors opted for a descriptive study with a qualitative and quantitative approach, and they identified 2,646 articles containing the following words in their title, abstract or keywords: evaluation, performance, decision, measurement, performance evaluation and assessment. Of these, the authors selected the articles that had the words indicator, criterion, attribute, and measure, resulting in 85 articles, the contents of which were analyzed. The authors found that 61.14% of these articles contained the words performance indicator (ID), whereas 73% did not include this concept. The indicators used, in general, had an economic and financial focus and were quantitative, being measured in ordinal terms. In general, the organizational performance indicators achieved their goal of aiding the decision making process, given that 76% of the articles studied researched the benefits of using these indicators.
  • A institucionalização da estratégia como prática nos estudos organizacionais Estratégia E Economia De Empresas

    Walter, Silvana Anita; Augusto, Paulo Otávio Mussi

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisa-se o nível de institucionalização sob a ótica da Estratégia como Prática (Strategy-As-Practice - SAP), adotando a teoria institucional como perspectiva de análise. Por meio de pesquisa bibliográfica, bibliométrica e sociométrica, analisaram-se 24 estudos publicados no Brasil e 76 no exterior. Os elementos analisados foram: número de artigos publicados em cada ano; obras e autores mais citados; autores que mais publicaram; redes de cooperação entre autores e entre instituições, com o auxílio do software UCINET® 6; abrangência geográfica das parcerias; e enfoques de SAP empregados por meio de análise de conteúdo. Como principais resultados, destacam-se a defasagem entre as primeiras publicações na literatura internacional e na brasileira e os autores mais citados, que são Whittington e Jarzabkowski. A constatação de que 14 diferentes países publicaram artigos sobre SAP aponta sua dispersão geográfica e também seu alinhamento com outras abordagens. No Brasil, apesar do número crescente de artigos publicados e da criação de temas em eventos, ainda há grande espaço para crescimento no número de artigos, nas redes de cooperação e nos enfoques pesquisados.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se analiza el nivel de institucionalización en la perspectiva de la estrategia como práctica (Strategy-As-Practice - SAP) y se adopta la teoría institucional para el análisis. Por medio de una revisión de la literatura, bibliométrica y sociométrica, se analizaron 24 estudios publicados en Brasil y 76 en el extranjero. Los elementos analizados fueron: número de artículos publicados cada año; artículos y autores más citados; autores que han publicado más; redes de cooperación entre autores y entre instituciones, con la ayuda del software UCINET® 6; cobertura geográfica de las asociaciones; y enfoques de SAP empleados por medio de análisis de contenido. Los principales resultados muestran un déficit entre las primeras publicaciones en la literatura internacional y en la brasileña, y que los autores más citados son Whittington y Jarzabkowski. El hecho de que en 14 países distintos se hayan publicado artículos sobre SAP indica su distribución geográfica y también la alineación con otros enfoques. En Brasil, a pesar del creciente número de artículos publicados y de la creación de temas en eventos, todavía hay un gran margen para crecimiento en el número de artículos, en las redes de cooperación y en los enfoques investigados.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the level of institutionalization from the point of view of Strategy as Practice (SAP), resorting to institutional theory as its analytical perspective. Through a bibliographic, bibliometric and sociometric study, the authors analyzed 24 studies published in Brazil and 76 published abroad. The elements analyzed were: number of articles published each year; most cited articles and authors; authors that published the most; cooperation networks among authors and institutions, with the help of UCINET® 6 software; geographic coverage of partnering agreements; and SAP approaches used, through content analysis. The results that stand out are the gap between the first publications in international literature and in Brazil, and the most cited authors (Whittington and Jarzabkowski). The fact that 14 different countries have published articles on SAP indicates geographical dispersion as well as alignment with other approaches. In Brazil, despite the growing number of published articles and the inclusion of SAP as a theme in many events, there is still a lot of room for growth as regards the number of articles, the cooperation networks and the issues researched.
  • Preços mais baixos para novos clientes: consequências da percepção de injustiça de preço nos clientes atuais Marketing

    Basso, Kenny; Santos, Cristiane Pizzutti dos; Kussler, Laura Sangalli; Müller Neto, Hugo Fridolino

    Resumo em Português:

    No estudo relatado, analisam-se as relações consequentes da percepção de injustiça de preço desencadeada pela comparação com o preço a ser pago por um novo cliente em uma situação promocional. A pesquisa foi feita por meio de um experimento, com uma amostra composta por 200 estudantes de graduação. A análise dos dados foi realizada por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados do estudo indicam que a percepção de injustiça é positivamente sucedida por emoções negativas e intenções de troca imediata e futura. Além disso, a confiança aparece como negativamente afetada pela percepção de injustiça, uma vez que essa percepção pode abalar a confiança que o cliente tem na empresa. Suportando a distinção das intenções de troca imediata e futura, identificou-se no estudo que as emoções negativas e a confiança possuem impactos distintos nesses dois tipos de intenções de troca. A intenção de boca a boca negativo também foi constatada como importante consequência das emoções procedentes da percepção de injustiça, assim como da confiança, indicando que fortes emoções negativas e menores níveis de confiança se relacionam com maiores níveis de boca a boca negativo. No estudo, discutem-se as contribuições gerenciais e acadêmicas dos resultados e, também, consideram-se as implicações para estudos futuros.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se analizan las relaciones derivadas de la percepción de injusticia provocada por la comparación con el precio a ser pago por un nuevo cliente en una situación de promoción. La investigación se realizó por medio de un experimento, con una muestra compuesta por 200 estudiantes universitarios. Para el análisis de los datos se utilizó el modelado de ecuaciones estructurales. Los resultados indican que la percepción de injusticia es positivamente sucedida por emociones negativas e intenciones de cambio inmediato y futuro. Además, la confianza es negativamente afectada por la percepción de injusticia, ya que dicha percepción puede perjudicar la confianza del cliente en la empresa. Apoyando la distinción de las intenciones de cambiar en el futuro o inmediatamente, se identificó en el estudio que las emociones negativas y la confianza tienen impactos diferentes en estos dos tipos de intenciones de cambio. La intención de boca a boca negativo también se confirmó como una consecuencia importante de las emociones provenientes de la percepción de injusticia, así como de la confianza, lo que indica que fuertes emociones negativas y niveles más bajos de confianza están relacionados con mayores niveles de boca a boca negativo. En este estudio se analizan además las contribuciones académicas y de gestión de los resultados, y se consideran las implicaciones para futuros estudios.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the relations that result from perceptions of pricing unfairness triggered by comparisons with the lower price paid by new clients in promotional situations. An experiment was conducted with a sample that consisted of 200 undergraduate students. The data was analyzed using structural equation modeling. The findings indicate that the perception of unfair pricing is positively succeeded by negative emotions, and by the intent to switch immediately or in the future. Moreover, trust is affected by the perception of unfair pricing, since this perception may violate a client's trust in the company. Supporting the distinction of immediate and future switching intentions, the study found that negative emotions and trust have different impacts on these two types of switching intentions. Negative word-of-mouth intention was also found to be an important consequence of the emotions that stem from the perceived injustice and from trust feelings, indicating that strong negative emotions and lower levels of trust are related to higher levels of negative word-of-mouth. This study also discusses the managerial and academic contributions of these results and the implications for future studies.
  • Fatores influenciadores do sucesso da adoção da produção enxuta: uma análise da indústria de três países de economia emergente Qualidade E Produtividade

    Glaser-Segura, Daniel A.; Peinado, Jurandir; Graeml, Alexandre Reis

    Resumo em Português:

    A cultura organizacional tem sido apontada como um fator importante na obtenção de sucesso de sistemas de produção enxuta. Como as empresas são influenciadas pela cultura dos países onde estão localizadas, é possível que ocorram vantagens comparativas determinadas pela localização, quando a cultura nacional se ajustar melhor à filosofia lean. Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa do tipo survey, realizada com gerentes industriais de 248 empresas de Argentina, Brasil e Romênia, na qual foram investigados aspectos culturais com potencial influência sobre o grau de sucesso da implantação de sistemas de produção enxuta. Entre outras constatações, descobriu-se uma tímida adoção dos padrões.

    Resumo em Espanhol:

    La cultura organizacional ha sido considerada como un factor importante de éxito en los sistemas de producción ajustada. Como las empresas están influenciadas por la cultura de los países en que se ubican, es posible que haya ventajas comparativas determinadas por la ubicación, cuando la cultura nacional se adecua mejor a la filosofía lean. En este artículo se presentan los resultados de una encuesta realizada con directivos de 248 empresas industriales en Argentina, Brasil y Rumania, en la que se investigaron aspectos culturales con potencial influencia sobre el grado de éxito de la implantación de sistemas de producción ajustada. Entre otras conclusiones, se identificó una pequeña adopción de estándares.

    Resumo em Inglês:

    Organizational culture has been said to be an important factor for the success of lean production systems. As companies are influenced by the culture of the countries in which they are located, comparative advantages might result from location, whenever the national culture has a better fit with the lean philosophy. This paper presents the results of a survey conducted with the industrial managers of 248 companies in Argentina, Brazil and Romania. The purpose of the study was to investigate the influence of cultural patterns in the success of the implantation of lean manufacturing systems. Among other findings, it appears that many of the cultural attributes that might facilitate the introduction of lean systems in those emerging countries are not in place.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br