Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 47, Número: 2, Publicado: 2012
  • Editorial

    Reinhard, Nicolau
  • Elementos para guiar ações visando à orientação empreendedora em organizações de software Estratégia E Economia De Empresas

    Freitas, Henrique; Martens, Cristina Dai Prá; Boissin, Jean-Pierre; Behr, Ariel

    Resumo em Português:

    Neste artigo, aborda-se a orientação empreendedora (OE) em organizações de software. Tem-se por objetivo propor um conjunto consolidado de elementos que possibilitem guiar ações visando à orientação empreendedora em organizações de software. Para tanto, realizou-se pesquisa de natureza exploratória, com o uso de dados qualitativos. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas em profundidade com executivos de 13 organizações com o intuito de realizar um levantamento de práticas efetivas de orientação empreendedora, para compreensão desse comportamento nas organizações e confirmação dos elementos da base conceitual de orientação empreendedora adotada no estudo. Como resultado, apresenta-se um conjunto de elementos da orientação empreendedora, consolidado a partir da literatura e da prática efetiva das organizações, que constitui importante referência para guiar ações visando à orientação empreendedora em organizações de software. O estudo conclui com o enriquecimento e o detalhamento da base conceitual de orientação empreendedora, com a proposição de categorias, agregação de novos elementos decorrentes da prática organizacional e a consolidação do conjunto de elementos, oferecendo subsídios às organizações de software que desejem desenvolver esse comportamento.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se analiza la orientación emprendedora (EO) en organizaciones de software. El objetivo es proponer un conjunto consolidado de elementos que permitan conducir acciones hacia la orientación emprendedora en empresas de software. Para ello, se llevó a cabo una investigación exploratoria, a partir de datos cualitativos. La recolección de datos se realizó por medio de entrevistas en profundidad con ejecutivos de 13 organizaciones y se hizo un análisis de las prácticas efectivas de orientación emprendedora con el fin de entender este comportamiento en las organizaciones y confirmar los elementos de la base conceptual de orientación emprendedora adoptada en el estudio. Como resultado, se presenta un conjunto de elementos de la orientación emprendedora, consolidado en la literatura y en la práctica efectiva de las organizaciones, que se convierte en una importante referencia para dirigir acciones hacia la orientación emprendedora en organizaciones de software. Se concluye el estudio con el enriquecimiento y la profundización de la base conceptual de la orientación emprendedora, con la proposición de categorías, el aporte de nuevos elementos oriundos de la práctica organizacional y la consolidación del conjunto de elementos que pueden servir de apoyo a las organizaciones de software que deseen desarrollar la orientación emprendedora.

    Resumo em Inglês:

    This article concerns entrepreneurial orientation (EO) in software firms. Its goal is to propose a consolidated set of elements that can provide guidance for the entrepreneurial activities of software firms. To this end, an exploratory research study was carried out using qualitative data. Data was collected by means of in-depth interviews with executives from 13 organizations, to survey actual entrepreneurial orientation practices, in order to understand this behavior in organizations better and to confirm the elements of the conceptual basis of the entrepreneurial orientation used in the study. The result was a set of components of entrepreneurial orientation, consolidated from the literature and the actual practice of organizations. This set of components provides an important guidance reference for the entrepreneurial orientation of software firms. The study closes with the enrichment and detailing of the entrepreneurial orientation's conceptual basis. It proposes categories and adds new elements based on organizational practice and the consolidation of the set of elements, providing important input for software firms that wish to develop this behavior.
  • Troca e criação de valor: possibilidades competitivas advindas da estratégia de redes Estratégia E Economia De Empresas

    Marchi, Jamur Johnas; Cassanego Junior, Paulo; Wittmann, Milton Luiz

    Resumo em Português:

    O compartilhamento de custos e de conhecimento, traduzidos neste trabalho por troca e criação de valor, foi objeto de estudo em duas redes empresariais do varejo alimentício, localizadas na região central do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi investigar se essas possibilidades competitivas, advindas da estratégia de rede, estão sendo exploradas pelos gestores das empresas associadas. A pesquisa foi conduzida pelo método de estudo de caso, cuja coleta de dados processou-se por meio de visitas in loco acompanhadas de entrevistas com os principais executivos das redes e de questionários para os gestores das empresas associadas. Como resultado, pôde-se perceber que ambas exploram com maior ênfase as possibilidades de troca de valor, principalmente nas relações conjuntas de aquisição e relacionamento com clientes, em detrimento dos outros componentes da cadeia de valor. Por outro lado, em termos de criação de valor, verificou-se que existe um ambiente de intensa aprendizagem em ambas as redes, mas evidenciaram-se dificulda- des de efetivar a criação de valor com ações conscientes.

    Resumo em Espanhol:

    El compartir costos y conocimientos, traducido en este trabajo como intercambio y creación de valor, fue objeto de este estudio en dos redes empresariales del comercio minorista alimenticio, ubicadas en la región central del estado de Rio Grande do Sul. Se investigó si dichas posibilidades competitivas, provenientes de la estrategia de red, son exploradas por los gestores de las empresas asociadas. Se utilizó en la investigación el método de estudio de caso y la recolección de datos se procesó por medio de visitas in loco, acompañadas de entrevistas a los principales ejecutivos de las redes y de cuestionarios aplicados a los directivos de las empresas asociadas. Como resultado se pudo observar que ambas exploran con mayor énfasis las posibilidades de intercambio de valor, especialmente en las relaciones conjuntas de adquisición y relación con clientes, en detrimento de otros componentes de la cadena de valor. Asimismo, en términos de creación de valor, se constató que existe un ambiente de intenso aprendizaje en ambas redes, sin embargo, se evidenciaron dificultades en efectivizarse la creación de valor con acciones conscientes.

    Resumo em Inglês:

    The sharing of costs and of knowledge, reflected in this paper as interchange and creation of value, was studied in two corporate food retail networks in the central area of Rio Grande do Sul state. The objective was to investigate whether the competitive possibilities that are due to a network strategy are being exploited by the managers of the associated companies. The research was conducted using the case study method, for which the data was collected through in loco visits involving interviews with the main executives of the networks and questionnaires for the managers of the associated companies. The results indicate that both groups explore with greater emphasis the possibilities of value interchange, especially in the joint relations of acquisition and customer relations, to the detriment of the other components of the value network. On the other hand, in terms of creating value, the research found that there is a strong learning environment in both networks. However, difficulties hindered the actual creation of value through deliberate actions.
  • Ciclo de vida organizacional pautado no modelo de Lester, Parnell e Carraher (2003) e na lógica fuzzy: classificação de empresas de um segmento industrial de Santa Catarina Estratégia E Economia De Empresas

    Beuren, Ilse Maria; Rengel, Silene; Hein, Nelson

    Resumo em Português:

    Neste estudo, objetiva-se identificar os estágios do ciclo de vida organizacional pautados no modelo de Lester, Parnell e Carraher (2003) das empresas do segmento industrial de máquinas, aparelhos e materiais elétricos do estado de Santa Catarina. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de levantamento com aplicação de questionário aos gestores das empresas. A população constituiu-se das 264 empresas desse segmento econômico, listadas na Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina, e a amostra não aleatória das 40 empresas que responderam a pesquisa. As variáveis de identificação dos estágios de ciclo de vida utilizadas no questionário foram extraídas de Lester, Parnell e Carraher (2003). Os dados da pesquisa foram submetidos à técnica estatística denominada lógica fuzzy. Os resultados da pesquisa demonstraram que 57,5% das empresas foram classificadas no estágio do nascimento, 15% do, 7,5% da Maturidade, 10% do rejuvenescimento e 10% do declínio. Concluiu-se que determinados estágios do ciclo de vida organizacional estão próximos uns dos outros e que não se pode perceber claramente uma progressão determinista nas fases do ciclo de vida, como uma sequência única, definitiva e irreversível, no sentido tradicional biológico.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este estudio es identificar las etapas del ciclo de vida de la organización basado en el modelo de Lester, Parnell y Carraher (2003) de las empresas de la industria de maquinaria, equipos y suministros eléctricos del Estado de Santa Catarina. Un estudio descriptivo, con enfoque cuantitativo, se llevó a cabo por medio de una encuesta aplicada a los gestores corporativos. La población fue compuesta de las 264 empresas de ese segmento económico, que figuran en la Secretaría de Hacienda del Estado de Santa Catarina, y la muestra no aleatoria de las 40 empresas que respondieron a la encuesta. Las variables de identificación de las etapas de ciclo de vida utilizadas en el cuestionario fueron extraídas de Lester, Parnell y Carraher (2003). Los datos del estudio se sometieron a la técnica estadística llamada lógica difusa. Los resultados indicaron que el 57,5% de las empresas fueron clasificadas en la etapa de nacimiento, el 15% en el crecimiento, el 7,5% en la madurez, el 10% en el rejuvenecimiento y el 10% en declive. Se concluyó que ciertas etapas del ciclo de vida de la organización están muy cerca una de otra y que no se puede observar claramente una progresión determinista en dichas etapas, como una secuencia única, definitiva e irreversible, en el sentido tradicional biológico.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study is to identify the stages of the organizational life cycle, based on the model of Lester, Parnell and Carraher (2003), of companies in the industrial sector of electrical materials, devices and machines of the State of Santa Catarina. The authors conducted a descriptive study using a quantitative approach, also based on a survey that involved submitting company managers to a questionnaire. The population consisted of the 264 companies of the said sector listed with the Finance Bureau of the State of Santa Catarina, and a non-random sample of the 40 companies that answered the survey. The identification variables of the lifecycle stages used in the questionnaire were drawn from Lester, Parnell and Carraher (2003). A statistical technique called fuzzy logic was applied to the research data. The research results showed that 57.5% of the companies were in the startup stage, 15% in the growth stage, 7.5% in the maturity stage, 10% in the rejuvenation stage and 10% in the decline stage. The authors concluded that certain stages of the organizational lifecycle are close to each other and that one cannot clearly perceive a deterministic progression in the stages of the lifecycle as a unique, definitive and irreversible sequence, in the traditional biological sense.
  • Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando a análise de regressão em painel Finanças E Contabilidade

    Rover, Suliani; Tomazzia, Eduardo Cardeal; Murcia, Fernando Dal-Ri; Borba, José Alonso

    Resumo em Português:

    O objetivo no estudo aqui apresentado foi identificar os fatores que determinam a divulgação voluntária ambiental pelas empresas brasileiras potencialmente poluidoras. Para tanto, foram analisa- das as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) e os Relató- rios de Sustentabilidade (RS) do período de 2005 a 2007 das empresas abertas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e pertencentes a setores de alto impacto ambiental, que compreendem extração e tratamento de minerais; metalúrgico; químico; papel e celulose; indústria de couros e peles; transporte, terminais, depósitos e comércio (de combustíveis, derivados de petróleo e produtos químicos). Com o intuito de explicar a evidenciação ambiental divulgada pelas empresas investigadas, foram formuladas sete hipóteses testadas a partir de instrumentos de análise estatística. Essas hipóteses referem-se a fatores individuais das empresas, que englobam tamanho, rentabilidade, endividamento, empresa de auditoria, sustentabilidade, internacionalização e publicação do RS. Os resultados mostram que, nos três anos analisados, as 57 empresas que compõem a amostra do estudo evidenciaram um total de 6.182 sentenças ambientais, 73% delas divulgadas nos RS e 27% nas DFPs. A análise de regressão em painel demonstrou que as variáveis tamanho da empresa, empresa de auditoria, sustentabilidade e publicação do RS são relevantes a um nível de significância de 5% para a explicação do disclosure voluntário de informações ambientais. Concluiu-se que os achados da pesquisa corroboram a teoria positiva da contabilidade, e parcialmente a teoria da legitimidade.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este trabajo fue identificar los factores que determinan la divulgación voluntaria de información acerca del medioambiente por parte de las empresas brasileñas potencialmente contaminantes. Para ello, se analizaron los informes o estados financieros y los informes de sostenibilidad, del período de 2005 a 2007, de empresas que cotizan en la Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) y que pertenecen a sectores de alto impacto ambiental, que incluyen: minería; metalurgia; química; celulosa y papel; cuero; transporte, terminales, almacenes y comercio (de combustibles, petróleo y productos químicos). Para explicar la divulgación voluntaria de información ambiental por las empresas investigadas, siete hipótesis fueron formuladas y probadas por medio de análisis estadístico. Las hipótesis se refieren a factores individuales de las empresas relacionados con el tamaño, rentabilidad, endeudamiento, empresa de auditoría, sostenibilidad, internacionalización y publicación del informe financiero. Los resultados muestran que, durante los tres años estudiados, las 57 empresas que componen la muestra divulgaron un total de 6.182 fallos ambientales, de los que el 73% en los informes de sostenibilidad y el 27% en los estados financieros. El análisis de regresión de datos de panel demostró que las variables tamaño de la empresa, empresa de auditoría, sostenibilidad y publicación del informe de sostenibilidad son relevantes, en un nivel de significancia del 5%, para explicar la divulgación voluntaria de información ambiental. En conclusión, los resultados confirman la teoría positiva de la contabilidad y en parte la teoría de la legitimidad.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to identify the factors that explain voluntary environmental disclosure among potentially polluting Brazilian companies. To this end, an analysis was carried out of the standardized financial statements and sustainability reports covering the 2005-2007 period of the publicly traded companies listed with the São Paulo Stock Exchange (Bovespa) that belong to sectors that have a high impact upon the environment, comprising enterprises that engage in: mining metals; metallurgy; producing chemicals, pulp and paper, and leather; transportation; and running terminals, warehouses and commerce (of fuel, oil products and chemicals). In order to explain the voluntary environmental disclosure of the researched enterprises, seven hypotheses were formulated and tested using statistical analysis. These hypotheses concern the individual factors of the companies in relation to size, profitability, leverage, auditing, sustainability, internationalization and publication of sustainability reports. The results indicate that in the three-year period analyzed, the 57 companies that comprise the study's sample disclosed a total of 6,182 environmental rulings, 73% of which in their environmental reports and the other 27% in their financial statements. Panel regression analysis indicated that size, auditing firm, sustainability and the publication of the environmental report are relevant (5% significance level) to explain voluntary disclosure of environmental information. The authors concluded that the findings corroborate the positive accounting theory and partially corroborate the legitimacy theory.
  • Efeitos da gestão baseada em EVA® nas decisões intertemporais: um estudo com gerentes de vendas Finanças E Contabilidade

    Pinheiro, Paulo Natal; Galdi, Fernando Caio; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu

    Resumo em Português:

    Neste estudo, investigam-se a utilização do lucro residual para os propósitos de incentivo e a sua influência no comportamento dos gerentes, especificamente em decisões intertemporais orientadas para o longo prazo (OTLP). Por meio de um questionário respondido por 97 gerentes de vendas, atuantes em duas empresas que utilizam o EVA® para a avaliação de desempenho gerencial e organizacional, avaliou-se a importância relativa de três categorias de indicadores de avaliação de desempenho (indicador EVA®, indicadores contábil-financeiros e indicadores não financeiros) para a OTLP. Os resultados dos testes empíricos não confirmaram a hipótese de que a avaliação de desempenho baseada no EVA®, usada para os propósitos de incentivo, afeta positivamente as decisões intertemporais. Entretanto, quando analisadas de forma conjunta, as três categorias de indicadores de desempenho explicam a OTLP com significância estatística. Outro resultado relevante mostra que, quanto menor a percepção dos gerentes sobre sua avaliação de desempenho por indicadores contábil-financeiros, maior sua OTLP, o que está em consonância com a literatura.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se investigan el uso del ingreso residual para los propósitos de incentivo y su influencia en el comportamiento de los gerentes, específicamente en decisiones intertemporales orientadas hacia el largo plazo (OTLP). Por medio de un cuestionario respondido por 97 gerentes de ventas de dos empresas que utilizan el EVA® para evaluar el desempeño gerencial y organizativo, se analizó la importancia relativa de tres categorías de indicadores de evaluación de desempeño (indicador EVA®, indicadores financieros contables e indicadores no financieros) para influenciar la OTLP. Los resultados de las pruebas no comprobaron la hipótesis de que la evaluación de desempeño basada en EVA®, usada para fines de incentivo, tiene efecto positivo sobre las decisiones intertemporales. Sin embargo, cuando analizadas de forma conjunta, las tres categorías de indicadores de desempeño explican la OTLP con significancia estadística. Otro resultado relevante muestra que, cuanto menor la percepción de los gerentes sobre su evaluación de desempeño por indicadores contables financieros, mayor su OTLP, lo que está en consonancia con la literatura.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the use of residual income for incentive purposes and the influence of this measure on managerial behavior, specifically in regard to long-term oriented (LTO) intertemporal decisions. A questionnaire was answered by 97 sales managers from two companies that use EVA® to evaluate managerial and organizational performance. The answers were evaluated to assess the relative importance of three types of performance indicator evaluations (EVA® indicators, accounting-financial indicators and non-financial indicators) for LTO. The results of the empirical tests do not confirm the hypothesis that performance evaluations based on EVA®, used for incentive purposes, affect inter-temporal decisions positively. Nevertheless, when analyzed together, the three performance indicators categories explain LTO with statistical significance. Additional results show that the lower the managerial perception of their performance evaluation by accounting and financial indicators, the higher their LTO, which is in line with the literature.
  • O impacto das novas mídias para os anunciantes brasileiros Marketing

    Rodrigues, Marco Aurelio de Souza; Chimenti, Paula; Nogueira, Antonio Roberto Ramos

    Resumo em Português:

    O surgimento das tecnologias digitais permitiu o desenvolvimento de meios de contato inéditos entre empresas e consumidores, as chamadas novas mídias. Capazes de reconfigurar indústrias como a fonográfica e a do cinema, as novas mídias têm também impacto considerável na indústria da publicidade. O subsídio cruzado entre anunciantes, veículos de massa e consumidores, consolidado ao longo do século XX, se vê fragilizado com a popularização de aparelhos como Digital Video Recorders (DVRs), tablets, consoles de videogames e telefones celulares, dispositivos que transferem aos consumidores o poder de regular sua exposição à publicidade. Nesse novo ambiente, mídias tradicionais e novas mídias competem pela preferência de consumidores e pela verba dos anunciantes. Apesar da necessidade dos anunciantes de aferir e rentabilizar campanhas publicitárias, verificou-se que o investimento em veículos tradicionais vem crescendo, enquanto a audiência entregue diminui. Num panorama de mudanças, no presente estudo procura-se identificar que fatores influenciam o processo de compra de mídias por parte dos anunciantes, observando a percepção deles sobre mídias emergentes e tradicionais, seus benefícios e desafios. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa. Entre junho e julho de 2009, foram realizadas entrevistas em profundidade com os profissionais responsáveis pelas campanhas publicitárias de 15 empresas anunciantes de grande porte, atuantes em diversas indústrias. Ao analisar os dados colhidos em campo à luz da literatura estudada sobre o tema, a pesquisa identificou três fatores com forte influência sobre a definição do mix de mídias dos entrevistados: o uso de métricas inadequadas às mídias emergentes, a dependência dos anunciantes com as agências de publicidade e os veículos de massa e os próprios processos internos dos anunciantes.

    Resumo em Espanhol:

    El surgimiento de las tecnologías digitales permitió el desarrollo de medios de contacto inéditos entre empresas y consumidores, los llamados nuevos medios. Capaces de reconfigurar industrias como la fonográfica y la del cine, los nuevos medios tienen también considerable impacto en la industria de la publicidad. El subsidio cruzado entre anunciantes, vehículos de masa y consumidores, consolidado a lo largo del siglo XX, se ve fragilizado con la popularización de aparatos como DVRs, tablets, games y teléfonos celulares, dispositivos que transfieren a los consumidores el poder de regular su exposición a la publicidad. En ese nuevo ambiente, medios tradicionales y nuevos medios compiten por la preferencia de consumidores y por el dinero de los anunciantes. A pesar de la necesidad de los anunciantes de evaluar y rentabilizar sus campañas de publicidad, se verificó que la inversión en vehículos tradicionales ha crecido, mientras que la audiencia receptora se ha reducido. En un contexto de cambios y de inestabilidad, se busca en este estudio identificar los factores que influencian el proceso de compra de medios por parte de los anunciantes, observando su percepción sobre medios emergentes y tradicionales, sus beneficios y retos. Para ello, se realizó una investigación exploratoria con enfoque cualitativo. Entre junio y julio de 2009, se realizaron entrevistas en profundidad con los profesionales responsables de las campañas de publicidad de 15 grandes empresas anunciantes, con actuación en diferentes industrias. Con el análisis de los datos recolectados a partir de la literatura estudiada sobre el tema, se identificaron tres factores que ejercen fuerte influencia en la definición del mix de medios de los entrevistados: el uso de métricas inadecuadas a los medios emergentes; la dependencia de los anunciantes con relación a las agencias de publicidad y a los vehículos de masa; y los mismos procesos internos de los anunciantes.

    Resumo em Inglês:

    The rise of digital technology enabled the development of unprecedented means of contact between companies and their customers, the so-called new media. In addition to their capacity to reconfigure sectors such as the phonographic and motion picture industries, these new media have also had a remarkable impact on the advertising industry. The style of cross-input among advertisers, mass media and consumers that was consolidated during the twentieth century is now threatened by the widespread use of devices such as digital video recorders (DVRs), tablets, game consoles and mobile phones, all of which empower consumers to adjust their exposure to advertising. In this new environment, the traditional media and the new media vie for consumer preference and for advertising budgets. Despite advertisers' need to track and ensure the profitability of their advertising campaigns, the study found that investments in traditional media vehicles have been rising, whereas the audience delivered is declining. Thus, in a world of change, this study seeks to identify what factors influence the media buying of Brazilian advertisers, analyzing their perceptions of traditional media and of emerging media, as well as the challenges and opportunities that they represent. To this end, exploratory research based on a qualitative approach was conducted. In June and July of 2009, in-depth interviews were held with the people in charge of the advertising campaigns of 15 large advertisers from several industries. The analysis of the field data in the light of the literature on the subject identified three factors that strongly influence the media mix of the interviewees: the use of metrics that are unsuitable for the new media, advertisers' dependence on their advertising agencies and the mass media vehicles, and advertisers' internal processes.
  • Sendo aos olhos do outro: o papel da alteridade na construção da identidade metrossexual Marketing

    Oliveira, Michele Araujo da Costa; Leão, André Luiz Maranhão de Souza

    Resumo em Português:

    Debate-se cada vez mais a questão da identidade. Com o sujeito pós-moderno, fragmentam-se as identidades que outrora foram consideradas sólidas e fixas. Entre essas, está a de gênero, que antes era condicionada ao aspecto biológico e no presente é entendida como uma construção cultural. Por outro lado, há abordagens que relacionam a construção identitária e o papel do consumo nesse processo. Nesse contexto, há o recente advento do metrossexual, termo que evoca uma identidade de gênero ao mesmo tempo em que se baliza em certos padrões de consumo. Com isso, no presente estudo objetivou-se investigar, por meio do consumo, a construção de uma nova identidade: a metrossexual. Para tanto, identificaram-se sujeitos com o comportamento metrossexual e realizaram-se, com eles, entrevistas em profundidade. Uma das conclusões a que se chegou foi a de que essa identidade tem na alteridade um de seus aspectos centrais. Neste artigo, apresentam-se e discutem-se esses achados.

    Resumo em Espanhol:

    Se discute cada vez más la cuestión de la identidad. Con el sujeto posmoderno se fragmentan las identidades que otrora se consideraban sólidas y fijas. Entre ellas se encuentra la de género, que anteriormente estaba determinada por aspectos biológicos y en la actualidad se entiende como una construcción cultural. Por otro lado, hay enfoques que relacionan la construcción de la identidad con el papel del consumo en dicho proceso. En ese contexto, hay la reciente aparición del metrosexual, término que evoca una identidad de género a la vez que está delimitado por determinados patrones de consumo. En este estudió se investiga, por medio del consumo, la construcción de una nueva identidad: la metrosexual. Para ello se identificaron individuos con comportamiento metrosexual y se realizaron entrevistas en profundidad. Una de las conclusiones es la de que esta identidad tiene en la alteridad uno de sus aspectos centrales. En este artículo se presentan y discuten dichos hallazgos.

    Resumo em Inglês:

    Increasingly, the issue of identity is debated. With the advent of the postmodern individual, identities formerly considered solid and fixed are becoming fragmented. This includes gender. Previously subject to the individual's biological status, gender is now regarded as a cultural construction. On the other hand, there are approaches that relate identity construction with the role of consumption in this process. In this context, we have witnessed the recent arrival on the scene of the metrosexual, a description that evokes gender identity while also being based on certain consumption patterns. In this study, the authors investigate, through consumption, the construction of a new identity: the metrosexual one. To this end, individuals with a metrosexual behavior were identified and in-depth interviews were conducted with them. One of the conclusions was that a core aspect of this identity is otherness. In this article, such findings are presented and discussed.
  • Sustentabilidade nas organizações: a internalização dos gastos com o descarte do produto e/ou embalagem aos custos de produção Sustentabilidade

    Slomski, Valmor; Slomski, Vilma Geni; Kassai, José Roberto; Megliorini, Evandir

    Resumo em Português:

    Neste estudo, tem-se como objetivo analisar e discutir crenças, valores e aspectos práticos, considerando que a internalização dos gastos decorrentes do descarte do produto e/ou embalagens deve nortear a gestão de custos de produção de uma empresa. Por tratar-se de área do conhecimento ainda carente de estudos e sem solução consensual por parte de agentes do mercado, realizou-se um ensaio teórico em que são apresentados e discutidos posicionamentos, práticas e ações com potencial para mitigar os efeitos da degradação ambiental decorrentes de descartes inapropriados. Para isso são propostas ações por parte de empresas e de iniciativas voluntárias em negociações de títulos financeiros de compensação das externalidades, os quais foram denominados de créditos de internalização de custos privados (CICPs). Considera-se que o desenvolvimento com sustentabilidade é um processo que envolve negociações entre empresas, governos e sociedade civil, pois as políticas e metas não devem ser apenas economicamente viáveis, mas socialmente justas, ambientalmente corretas e culturalmente compartilhadas.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se tiene por objetivo analizar y discutir creencias, valores y aspectos prácticos en un contexto en que la internalización de los gastos con el descarte de productos y/o embalajes debe orientar la gestión de costos de producción de una empresa. Por tratarse de área todavía carente de estudios y sin solución consensual por parte de agentes del mercado, se realizó un ensayo teórico donde se presentan y discuten puntos de vista, prácticas y acciones con potencial para mitigar los efectos de degradación ambiental provenientes de descartes inadecuados. Se proponen acciones por parte de empresas y de iniciativas voluntarias en negociaciones de títulos financieros de compensación de las externalidades, denominados créditos de internalización de costos privados (CICPs). Se considera que el de-sarrollo sustentable es un proceso que involucra negociaciones entre empresas, gobiernos y sociedad civil, puesto que las políticas y metas no deben ser sólo económicamente viables, sino también socialmente justas, ambientalmente correctas y culturalmente compartidas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work is to analyze and discuss the beliefs, values and practical aspects of the issue in question, taking into account that the internalization of the costs of disposing of the product and/or packaging should guide the management of the production costs of a firm. As studies into this field of knowledge are still few, and as there are no generally agreed solutions on the part of the market agents, a theoretical study was conducted that discusses the positionings, practices and potential actions that might mitigate the effects of environmental degradation ensuing from inappropriate disposal. To this end, the authors propose actions for the companies as well as voluntary initiatives to negotiate financial securities that offset the externalities. These were named private costs internalization credits. The authors assume that sustainable development is a process that involves negotiations among companies, government administrations and civil society, because the targets and policies should not merely be feasible, but also socially fair, environmentally correct and culturally shared.
  • Financiamento de parques tecnológicos: um estudo comparativo de casos brasileiros, portugueses e espanhóis Gestão Tecnológica

    Figlioli, Aline; Porto, Geciane Silveira

    Resumo em Português:

    O mercado globalizado e de competição intensiva, no qual países e empresas estão inseridos, demanda uma busca constante por inovação. Entre os habitats de estímulo à inovação com diversas iniciativas pelo mundo, e também no Brasil, estão os chamados parques tecnológicos. Um dos grandes desafios para a implantação e a operacionalização desses empreendimentos é a obtenção de recursos. Surge, então, a questão: quais os mecanismos de financiamento de que a organização gestora de um parque tecnológico dispõe para realizar as fases de planejamento, implantação e operacionalização dos elementos constitutivos e serviços oferecidos por esse tipo de empreendimento? O objetivo neste trabalho é levantar e comparar os mecanismos de financiamento utilizados nas etapas citadas dos empreendimentos: Tecnopuc, Polo de Informática de São Leopoldo e Sapiens Parque, instalados no Brasil; Biocant Park e Taguspark, instalados em Portugal; Parque Tecnológico de Cartuja 93, Parque Tecnológico de Andalucia, Parque Científico de Barcelona, Parque Tecnológico de Bizkaia e Parque Tecnológico de Álava, instalados na Espanha. O que se pode observar em todos os casos estudados é que, mesmo apresentando organizações gestoras, atores e estruturas diferenciadas, o financiamento das fases de implantação não se deu somente por meio de recursos públicos ou privados, mas também por meio de parcerias. Além disso, verificou-se que as diferenças encontradas nos modelos de financiamento podem ser atribuídas, principalmente, a cinco fatores: participantes da organização gestora; modelo jurídico da organização gestora; elementos constitutivos de propriedade da organização gestora; atração de infraestruturas tecnológicas e empresas âncoras; disponibilidade de fundos públicos de fomento ao desenvolvimento tecnológico e econômico.

    Resumo em Espanhol:

    En el marco del mercado globalizado y de la intensa competencia en que los países y empresas se incluyen, hay una búsqueda constante por innovación. Entre los ambientes de fomento a la innovación con varias iniciativas en todo el mundo, también en Brasil, están los llamados parques científicos. Un importante reto para su implementación y operación es la obtención de recursos. Se plantea, entonces, la cuestión: ¿De qué mecanismos de financiación dispone la organización de gestión de un parque tecnológico para llevar a cabo las etapas de planificación, implementación y puesta en marcha de los elementos constitutivos y servicios ofrecidos por ese tipo de empresa? El objetivo en este trabajo es identificar y comparar los mecanismos de financiación utilizados en dichas etapas de los siguientes proyectos: Tecnopuc, Polo de Informática de São Leopoldo y Sapiens Parque, instalados en Brasil; Biocant Park y Taguspark, en Portugal; Parque Tecnológico de Cartuja 93, Parque Tecnológico de Andalucía, Parque Científico de Barcelona, Parque Tecnológico de Bizkaia y Parque Tecnológico de Álava, en España. Lo que se observa en todos los casos es que, aunque presenten organización de gestión, estructuras y actores diferenciados, la financiación de las etapas de ejecución se dio no sólo por medio de recursos públicos y privados, sino también por medio de asociaciones. Además, se comprobó que las diferencias encontradas en los modelos de financiación se pueden atribuir principalmente a cinco factores: participantes de la organización de gestión; modelo jurídico de la organización de gestión; elementos constitutivos de propiedad de la organización de gestión; atracción de infraestructura tecnológica y de empresas ancla; disponibilidad de fondos públicos para promover el desarrollo tecnológico y económico.

    Resumo em Inglês:

    The intensely competitive and globalized market to which firms and countries now belong dictates an ongoing se arch for innovation. Among innovation stimulating environments, of which there are several initiatives in many countries, including Brazil, we find the so-called technology complexes. One of the biggest challenges for the implementation and operation of such complexes is to obtain funding. This leads to a question: what are the financing mechanisms available to the organizations that manage technology complexes for the planning, implementation and startup of such undertakings? To answer this question, this research study aimed at identifying the financing mechanisms employed in the aforementioned stages of the development of the following enterprises of this sort: in Brazil, Tecnopuc, Polo de Informática de São Leopoldo and Sapiens Parque; in Portugal, Biocant Park and Taguspark; and in Spain, Parque Tecnológico de Cartuja 93, Parque Tecnológico de Andalucia, Parque Científico de Barcelona, Parque Tecnológico de Bizkaia and Parque Tecnológico de Álava. What was observed in all cases was that in spite of the different management organizations, players and structures, the funding of the implementation phases was not only based on public and private sector resources, but also on partnerships. Moreover, the authors found that the funding model differences are mainly due to five factors: the participants in the managing organization; legal model of the managing organization; components belonging to the managing organization; attractiveness of the technology infrastructure and business anchors; and availability of public funds for the promotion of technological and economic development.
  • Proposição de um modelo exploratório dos fatores relevantes para o desempenho profissional do CIO brasileiro Tecnologia De Informação

    Vreuls, Etienne Hubert; Joia, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    O objetivo neste trabalho é obter um modelo exploratório dos fatores relevantes para o desempenho profissional do Chief Information Officer (CIO) brasileiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória por meio de abordagem quantitativa. Foram considerados na pesquisa seis frameworks teóricos encontrados na literatura mundial, os quais descrevem atributos associados ao desempenho profissional do CIO, buscando assim obter-se um melhor entendimento do problema de pesquisa. A partir daí, foi elaborado um questionário, sendo esse o instrumento de coleta de dados utilizado neste estudo. Aplicado o questionário, a partir de um web survey, obteve-se a participação de 111 respondentes, todos CIOs brasileiros. Uma vez efetuada a coleta de dados, foi adotada análise fatorial exploratória, com o propósito de obter-se um modelo exploratório. Como resultado do estudo, propôs-se um modelo exploratório de sete fatores relevantes para o desempenho profissional do CIO brasileiro, quais sejam: visão do negócio; suporte à organização via tecnologia da informação (TI); capacidade de influenciar a organização; capacidade técnica; networking externo; gestão da operação de TI; e visão inovadora do uso de TI. Ao final, são apresentadas as limitações do artigo, assim como propostos passos futuros para essa linha de pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este trabajo es obtener un modelo exploratorio de los factores clave para el desempeño del Chief Information Officer (CIO) brasileño. Para ello, se realizó una investigación de naturaleza exploratoria por medio de un enfoque cuantitativo. Se consideraron seis frameworks teóricos encontrados en la literatura mundial que describen atributos asociados con el desempeño profesional del CIO, en búsqueda de una mejor comprensión del problema de investigación. Se elaboró una encuesta, que fue el método de recolección de datos de la investigación. Se aplicó el cuestionario por medio de web survey y se obtuvieron respuestas de 111 participantes, todos CIOs brasileños. Se adoptó el análisis factorial exploratorio. Como resultado del estudio, se propone un modelo exploratorio de siete factores clave para el desempeño del CIO brasileño, que son: visión del negocio; soporte a la organización por medio de la tecnología de la información (TI); capacidad de influenciar la organización; capacitación técnica; networking externo; gestión de la operación de TI; y visión innovadora del uso de TI. Al final se presentan las limitaciones del artículo, así como se proponen pasos futuros para esa línea de investigación.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to develop an exploratory model of the relevant factors for the professional performance of Brazilian Chief Information Officers (CIOs). To this end, an exploratory study was conducted using a quantitative approach. Six theoretical frameworks found in the academic literature in connection with this issue were taken into account. They describe the attributes of CIOs' professional performance, in order to acquire a better understanding of the research issue. After this, a questionnaire was developed. This was the data collection tool used in this study. It was applied through a web-based survey and obtained responses from 111 Brazilian CIOs. Following the data collection stage, exploratory factor analysis was used in order to obtain an exploratory model. As a result of this study, a model comprising seven relevant factors for the professional performance of Brazilian CIOs was proposed: business vision, support for the organization via information technology (IT), the ability to influence the organization, technical expertise, external networking, IT operations management, and an innovative view of the use of IT. At the end of the article, the limitations of the study are presented, along with further proposed steps regarding this line of research.
  • Dilemas de pais e filhos no processo sucessório de empresas familiares Recursos Humanos E Organizações

    Flores Jr., José Elias; Grisci, Carmem Ligia Iochins

    Resumo em Português:

    Com o objetivo geral de destacar e analisar a vivência de dilemas de pais e filhos no que concerne ao processo sucessório em empresas familiares, desenvolveu-se pesquisa exploratória de orientação qualitativa a partir do pressuposto de que esses dilemas tenham papel determinante no planejamento (ou falta dele), execução e desfecho do processo sucessório, no futuro da empresa familiar e em suas chances de continuidade. No trabalho, buscou-se aliar o suporte teórico oferecido pela abordagem aplicada às empresas familiares às ideias de Bauman (2007a; 2007b; 2008) sobre a liquidez da existência e ao campo empírico referente a organizações com essas características, de um segmento específico de serviços. A coleta de dados deu-se por meio da realização de entrevistas individuais semiestruturadas que somaram um total de 12 sujeitos - cinco pais-sucedidos e sete filhos-sucessores -, todos eles atuantes em cinco pequenas e médias empresas familiares brasileiras. Nesse sentido, foram identificados dez dilemas principais a serem abordados no presente artigo. Desses, cinco foram dilemas relativos aos pais-sucedidos entrevistados e cinco foram dilemas relativos aos filhos-sucessores indicados pelos primeiros. Analisados à luz da literatura, os resultados indicam, como um aspecto com cunho conclusivo, que os dilemas dos pais-sucedidos entrevistados estão prioritariamente relacionados com a dualidade vida-morte, enquanto os dilemas dos filhos-sucessores estão centrados na questão de legitimação pessoal. Igualmente, identificou-se, a partir do objetivo principal proposto, que os referidos dilemas de pais-sucedidos e filhos-sucessores podem influenciar e inclusive serem determinantes para o trato e o desenvolvimento da questão sucessória dentro da empresa familiar. Por derradeiro, expõem-se as limitações da pesquisa e apresentam-se sugestões para futuros trabalhos sobre o tema.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo general de resaltar y analizar la experiencia de dilemas de padres e hijos en lo que concierne al proceso de sucesión en empresas familiares, se ha desarrollado esta investigación cualitativa exploratoria a partir de la suposición de que dichos dilemas tienen un papel determinante en la planificación (o falta de), ejecución y resultado del proceso de sucesión, en el futuro de la empresa familiar y en sus posibilidades de continuidad. En este trabajo se trató de unir la base teórica ofrecida por el enfoque aplicado a las empresas familiares a las ideas de Bauman (2007a; 2007b; 2008) sobre la liquidez de la existencia y al campo empírico relacionado con empresas que presentan esas características, de un segmento específico de servicios. La recolección de datos se realizó por medio de entrevistas individuales semiestructuradas con doce personas - cinco padres que serán sucedidos y siete hijos que serán sus posibles sucesores -, todos miembros activos en la gestión de cinco medianas y pequeñas empresas familiares brasileñas. En ese sentido, se identificaron diez dilemas principales, cinco de ellos relacionados con los padres-sucedidos entrevistados y otros cinco relacionados con los hijos-sucesores, indicados por los primeros. Analizados a la luz de la literatura, los resultados indican, como un aspecto concluyente, que los dilemas de los padres se relacionan principalmente con la dualidad vida y muerte, mientras que los dilemas de los hijos se centran en la cuestión de la auto-legitimación. Asimismo, se identificó, de acuerdo con el objetivo principal de este estudio, que los referidos dilemas de los padres-sucedidos y de los hijos-sucesores pueden influir e incluso ser decisivos en el manejo de la cuestión de la sucesión en la empresa familiar. Al final, se exponen las limitaciones de la investigación y se presentan sugerencias para futuros trabajos sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    With the overall aim of highlighting and analyzing the dilemmas of parents and offspring regarding the succession process in family businesses, this exploratory qualitative study was conducted assuming that these dilemmas play a determinant role in the planning (or lack thereof), in the execution and the outcome of the succession process, and in the future of the family business and its chances of continuity. This paper sought to combine the theoretical support offered by the approach applied to family businesses with the ideas of Bauman (2007a; 2007b; 2008) on the liquidity of existence and the empirical field concerning organizations with these characteristics in a specific services segment. Data collection was conducted through semi-structured interviews with 12 individuals (five parents to be succeeded and seven successor-offspring), all of them working in five different small and medium-sized Brazilian family-owned enterprises. Ten major dilemmas were identified, five of which concerned the parents while the other five concerned the offspring appointed by their parents as their successors. Analyzed in light of the related literature, the results indicate conclusively that the parent's dilemmas are primarily tied to the duality of life and death, while the dilemmas of their offspring focus on the basic issue of self-legitimation. Likewise, the researchers found in relation to the main objective of this study that the dilemmas of the parents that are to be succeeded and of the children that are to succeed them can influence and even determine how the succession issue in the family business develops. In closing, the limitations of this research were presented, as well as suggestions for future work on the subject.
  • Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior Ensino, Pesquisa E Produção Acadêmica

    Gouvêa, Maria Aparecida; Prearo, Leandro Campi; Romeiro, Maria do Carmo

    Resumo em Português:

    Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo forma parte de un amplio estudio para evaluar la adecuación del uso de técnicas estadísticas multivariadas en tesis y disertaciones de dos instituciones de educación superior en el área de marketing, en el tema comportamiento del consumidor, entre 1997 y 2006. Se enfocan once técnicas multivariadas (análisis de regresión, análisis discriminante, análisis de regresión logística, correlación canónica, análisis multivariado de varianza, análisis conjunto, modelado de ecuaciones estructurales, análisis factorial, análisis de conglomerados, análisis de correspondencia, escalamiento multidimensional) que han presentado gran potencial de uso en estudios de mercado. El objetivo de este estudio es analizar si el empleo de dichas técnicas es adecuado a las necesidades de los problemas de investigación presentados en las tesis y disertaciones, así como evaluar el nivel de atención a sus supuestos. En general, los resultados sugieren la necesidad de un mayor compromiso por parte de los investigadores en la verificación de todos los preceptos teóricos de aplicación de las técnicas multivariadas.

    Resumo em Inglês:

    This paper is part of a large study to assess the appropriateness of using multivariate statistical techniques in the theses and dissertations of two institutions of higher education in the field of marketing and as regards consumer behavior, from 1997 to 2006. This paper focuses on 11 multivariate techniques (regression analysis, discriminant analysis, logistic regression analysis, canonical correlation, multivariate analysis of variance, conjoint analysis, structural equation modeling, factor analysis, cluster analysis, correspondence analysis, and multidimensional scaling) that show great potential for use in marketing studies. The objective of this study was to analyze whether applying these techniques suits the needs of the research problem at the core of these theses and dissertations, as well as to evaluate to what extent they fulfill their premises. Overall, the results suggest that researchers should be more committed to checking all the theoretical precepts that underlie the application of these multivariate techniques.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br