Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 47, Número: 3, Publicado: 2012
  • Documento sem título

  • Sustainable development: from responsibility to entrepreneurship Social Entrepreneurship

    Fischer, Rosa Maria; Comini, Graziella
  • Empreendedorismo social e comercial: iguais, diferentes ou ambos? Social Entrepreneurship

    Austin, James; Stevenson, Howard; Wei-Skillern, Jane

    Resumo em Português:

    O empreendedorismo tem sido o motor que vem impelindo uma boa parcela do crescimento do setor dos negócios, além de ser a força motriz responsável pela rápida expansão desse setor. Neste artigo, oferece-se uma análise comparativa do empreendedorismo comercial e do social, valendo-se de um modelo analítico pre-valecente, proveniente da área de empreendedorismo comercial. Na análise, destacam-se as principais similaridades e diferenças entre essas duas formas de empreendedorismo e apresenta-se um arcabouço para uma abordagem mais sistemática e eficaz do processo empreendedor. Exploram-se as implicações dessa análise de empreendedorismo social tanto para seus praticantes como para seus pesquisadores.

    Resumo em Espanhol:

    O emprendedurismo ha sido el motor que viene impeliendo una buena cuota del crecimiento del sector de negocios, además de ser la fuerza motriz responsable por la rápida expansión de este sector. Este artículo ofrece un análisis comparativo del emprendedurismo comercial y del social, valiéndose de un modelo analítico prevaleciente, proveniente del área del emprendedurismo comercial. El análisis destaca las principales semajanzas y diferencias entre esas dos formas de emprendedurismo y presenta un marco para un abordaje más sistemático y eficaz del proceso emprendedor. Exploramos las implicaciones de este análisis de emprendedurismo social tanto para sus practicantes como para sus investigadores.

    Resumo em Inglês:

    Entrepreneurship has been the engine propelling much of the growth of the business sector as well as a driving force behind the rapid expansion of the social sector. This article offers a comparative analysis of commercial and social entrepreneurship using a prevailing analytical model from commercial entrepreneurship. The analysis highlights key similarities and differences between these two forms of entrepreneurship and presents a framework on how to approach the social entrepreneurial process more systematically and effectively. We explore the implications of this analysis of social entrepreneurship for both practitioners and researchers.
  • Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros Social Entrepreneurship

    Comini, Graziella; Barki, Edgard; Aguiar, Luciana Trindade de

    Resumo em Português:

    Empresas sociais apresentam um novo paradigma para o capitalismo, em que as empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e da sociedade civil criam um novo tipo de negócio com o objetivo principal de resolver problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Como todos os fenômenos novos, diferentes autores conceituam negócios sociais com visões distintas. Neste artigo, visa-se apresentar e caracterizar três perspectivas diferentes de definições de negócios sociais: o europeu, o norte-americano e as perspectivas de países emergentes. Cada um desses pontos de vista foi ilustrado por um caso diferente do Brasil. Conclui-se com a ideia de que todos os casos têm características semelhantes, mas também algumas diferenças relevantes que são mais do que apenas geográficas. As perspectivas analisadas neste trabalho fornecem um quadro analítico para compreender o campo dos negócios sociais. Além disso, os casos demonstram que, no contexto brasileiro, o campo dos negócios sociais está em construção e, como tal, recorre a diferentes influências conceituais para lidar com uma realidade complexa e desafiadora.

    Resumo em Espanhol:

    Las empresas sociales presentan un nuevo paradigma para el capitalismo, en el que empresas privadas, organizaciones sin ánimo de lucro y organizaciones de la sociedad civil crean un nuevo tipo de negocio con el objetivo principal de solucionar problemas sociales, con sostenibilidad financiera y eficiencia, por medio de mecanismos de mercado. Como para todos los nuevos fenómenos, diferentes autores conceptualizan negocios y empresas sociales de acuerdo con distintos puntos de vista. El objetivo en este artículo es presentar y caracterizar tres perspectivas diferentes de definiciones de negocios sociales: la europea, la estadounidense y la de los países emergentes. Cada uno de esos puntos de vista fue ilustrado con un caso brasileño. Se concluye el estudio con la idea de que todos los casos tienen características similares, pero también presentan algunas diferencias relevantes que son algo más que sólo geográficas. Las perspectivas analizadas en este trabajo proporcionan un marco analítico para entender el campo de los negocios sociales. Además, los casos demuestran que, en el contexto brasileño, el campo de los negocios sociales está en construcción y, como tal, se basa en distintas influencias conceptuales para hacer frente a una realidad compleja y desafiante.

    Resumo em Inglês:

    Social businesses present a new paradigm to capitalism, in which private companies, non-profit organizations and civil society create a new type of business with the main objective of solving social problems with financial sustainability and efficiency through market mechanisms. As any new phenomenon, different authors conceptualize social businesses with distinct views. This article aims to present and characterize three different perspectives of social business definitions: the European, the American and that of the emerging countries. Each one of these views was illustrated by a different Brazilian case. We conclude with the idea that all the cases have similar characteristics, but also relevant differences that are more than merely geographical. The perspectives analyzed in this paper provide an analytical framework for understanding the field of social businesses. Moreover, the cases demonstrate that in the Brazilian context the field of social business is under construction and that as such it draws on different conceptual influences to deal with a complex and challenging reality.
  • Compreendendo negócios sociais Social Entrepreneurship

    Borzaga, Carlo; Depedri, Sara; Galera, Giulia

    Resumo em Português:

    A variedade de instituições e organizações existentes crescentemente caracteriza os sistemas econômicos avançados. Ao passo que as teorias econômicas tradicionais enfocavam quase que exclusivamente organizações maximizadoras de lucros (ou seja, empresas geradoras de lucro) e organizações governamentais, a crescente relevância das organizações sem fins lucrativos e particularmente das organizações sociais exige dos pesquisadores reflexões sobre uma nova abordagem econômica ampla, capaz de explicar tal variedade organizacional. Neste artigo, examinam-se as principais limitações das teorias ortodoxas e institucionais e reafirma-se a necessidade de criar e testar um novo arcabouço teórico, que leve em conta as formas variadas empregadas por organizações diversas na perseguição de seus objetivos, as variadas motivações que impelem os atores e as organizações, e os diferentes padrões de aprendizagem e rotinas dentro das organizações. O novo arcabouço analítico aqui proposto baseia-se em desenvolvimentos recentes, principalmente evolutivos e comportamentais, das teorias da empresa. Esta passa a ser interpretada como um mecanismo de coordenação da atividade econômica cujos objetivos não coincidem forçosamente com a maximização de lucros. Ao contrário, os agentes econômicos são hoje movidos por uma complexidade de motivações e uma vontade intrínseca e não monetária de manter um papel crucial na formação das atividades da firma, acima e além de objetivos puramente monetários ou financeiros. Acredita-se que o novo arcabouço seja particularmente apropriado para a correta interpretação da emergência e do papel de formas organizacionais e de propriedade não tradicionais, as quais não são movidas pela busca de lucros (organizações sem fins lucrativos), sendo reconhecidas principalmente nos formatos legais das cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas sociais. Uma gama contínua de formas organizacionais, que vão desde atividades geradoras de lucro até atividades voltadas ao bem público, e que englobam organizações de benefício mútuo como seu principal constituinte, são aqui consideradas e discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    La variedad de instituciones y organizaciones caracteriza, cada vez más, sistemas económicos avanzados. Al paso que las teorías económicas tradicionales enfocaban casi exclusivamente organizaciones maximizadoras de lucros (o sea, empresas generadoras de lucro) y organizaciones gubernamentales, la creciente relevancia de las organizaciones sin fines lucrativos y particularmente de las organizaciones sociales exige de los científicos reflexiones sobre un nuevo abordaje económico amplio, capaz de explicar tal variedad organizacional. Este artículo examina las principales limitaciones de las teorías ortodoxas e institucionales y reafirma la necesidad de crear y probar un nuevo marco teórico, que tome en cuenta las formas variadas empleadas por las diversas organizaciones en la persecución de sus objetivos, las variadas motivaciones que impelen a los atores y a las organizaciones, y los diferentes estándares de aprendizaje y rutinas dentro de las organizaciones. El nuevo marco analítico aquí propuesto se basa en desarrollos recientes, principalmente evolutivos y comportamentales, en la teorías de la empresa, que pasa a ser interpretada como un mecanismo de coordinación de la actividad económica cuyos objetivos no coinciden forzosamente con la maximización de lucros. Al contrario, los agentes económicos son movidos por una complejidad de motivaciones y una voluntad intrínseca y no monetaria de desempeñar un papel crucial en la formación de las actividades de la empresa que transcienden los objetivos puramente monetarios o financieros. Se considera que el nuevo marco sea particularmente apropiado para la correcta interpretación del surgimiento y del papel de formas organizacionales y de propiedad no tradicionales, que no son movidas por la busca de lucros (organizaciones sin fines lucrativos) y que son reconocidas principalmente en los formatos legales de las cooperativas, ONG y empresas sociales. Este artículo considera y discute una gama de formas organizacionales que van desde actividades generadoras de lucro hasta actividades dirigidas al bien público y que engloban organizaciones de beneficio mutuo como su principal constituyente.

    Resumo em Inglês:

    Institutional and organizational variety is increasingly characterizing advanced economic systems. While traditional economic theories have focused almost exclusively on profit-maximizing (i.e., for-profit) enterprises and on publicly-owned organizations, the increasing relevance of non-profit organizations, and especially of social enterprises, requires scientists to reflect on a new comprehensive economic approach for explaining this organizational variety. This paper examines the main limitations of the orthodox and institutional theories and asserts the need for creating and testing a new theoretical framework, which considers the way in which diverse enterprises pursue their goals, the diverse motivations driving actors and organizations, and the different learning patterns and routines within organizations. The new analytical framework proposed in the paper draws upon recent developments in the theories of the firm, mainly of an evolutionary and behavioral kind. The firm is interpreted as a coordination mechanism of economic activity, and one whose objectives need not coincide with profit maximization. On the other hand, economic agents driven by motivational complexity and intrinsic, non-monetary motivation play a crucial role in forming firm activity over and above purely monetary and financial objectives. The new framework is thought to be particularly suitable to correctly interpret the emergence and role of nontraditional organizational and ownership forms that are not driven by the profit motive (non-profit organizations), mainly recognized in the legal forms of cooperative firms, non-profit organizations and social enterprises. A continuum of organizational forms ranging from profit making activities to public benefit activities, and encompassing mutual benefit organizations as its core constituent, is envisaged and discussed.
  • Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro Social Entrepreneurship

    Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa; Comini, Graziella

    Resumo em Português:

    Negócios Inclusivos é um termo adotado para explicar as organizações que visam solucionar problemas sociais com eficiência e sustentabilidade financeira. Pode-se dizer que Negócios Inclusivos são aqueles voltados à geração de oportunidades de emprego e renda para grupos com baixa mobilidade no mercado de trabalho, dentro dos padrões do chamado "trabalho decente" e de forma auto-sustentável, estabelecendo relações com organizações empresariais privadas tradicionais na condição de fornecedores ou distribuidores de seus produtos ou serviços. No presente artigo, procura-se discutir as diferentes concepções que aparecem na literatura científica sobre Negócios Inclusivos, bem como analisam-se dados provenientes de pesquisa realizada com públicos participantes de seminários sobre Responsabilidade Social Empresarial promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Essa análise revela que perspectivas, riscos e idealizações semelhantes às presentes na teorização sobre Negócios Inclusivos também podem ser encontrados entre indivíduos envolvidos na gestão de projetos de responsabilidade social empresarial, mesmo que para eles essa denominação seja uma novidade. A ligação entre empresas e pobreza, sobretudo pelos caminhos dos Negócios Inclusivos, parece cheia de tropeços e armadilhas no contexto brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Negocios inclusivos es un término adoptado para explicar las organizaciones que tienen como objetivo solucionar problemas sociales con eficiencia y sostenibilidad financiera. Se puede decir que los negocios inclusivos son aquellos dirigidos a generar oportunidades de empleo e ingresos para grupos con baja movilidad en el mercado de trabajo, dentro de los estándares del denominado "trabajo decente" y de forma autosostenible, estableciendo relaciones con organizaciones empresariales privadas tradicionales, en la condición de proveedores o distribuidores de sus productos o servicios. En este artículo se analizan las diferentes concepciones que aparecen en la literatura científica sobre negocios inclusivos, así como los datos provenientes de encuestas con el público participante en los seminarios sobre Responsabilidad Social Empresarial promovidos por la FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Dicho análisis revela que perspectivas, riesgos e idealizaciones semejantes a los que se observan en la teorización sobre negocios inclusivos también se pueden encontrar entre individuos involucrados en la gestión de proyectos de responsabilidad social empresarial, aunque para ellos esa denominación sea una novedad. La relación entre empresas y pobreza, sobre todo en los caminos de los negocios inclusivos, parece llena de tropiezos y trampas en el contexto brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Inclusive business is a term currently used to explain the organizations that aim to solve social problems with efficiency and financial sustainability by means of market mechanisms. It can be said that inclusive businesses are those targeted at generating employment and income for groups with little or no market mobility, in keeping with the standards of so-called "decent jobs" and in a self-sustaining manner, i.e., generating profit for the enterprises, and establishing relationships with typical business organizations as suppliers of products and services or in the distribution of this type of production. This article discusses the different concepts found in the scientific literature on inclusive businesses. It also analyses data from a survey conducted with the audiences of Social Corporate Responsibility seminars held by FIEMG. This analysis reveals that prospects, risks and idealizations similar to those found in inclusive business theories can also be found among individuals that run social corporate responsibility projects, even if this designation is new for them. The connection between companies and poverty, especially in relation to inclusive businesses, seems full of stumbling blocks and traps in the Brazilian context.
  • As empresas sustentáveis são realmente mais rentáveis e seu nível de risco é menor? Social Entrepreneurship

    Nunes, Tânia Cristina Silva; Nova, Silvia Casa; Cornacchione, Edgard; Garcia, Solange

    Resumo em Português:

    O objetivo neste trabalho foi verificar se havia diferenças significativas nos indicadores contábeis das empresas sustentáveis em relação a outras companhias não reconhecidas como sustentáveis. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM foi o critério selecionado para separação da amostra em empresas sustentáveis ou não. Os indicadores contábeis analisados foram divididos em duas categorias: risco (taxa de pagamento de dividendos, crescimento percentual do ativo, alavancagem financeira, liquidez corrente, tamanho do ativo, variabilidade do lucro, beta contábil) e retorno (ROA, ROE, giro do ativo, margem líquida), identificados na revisão da literatura. Foram analisadas, individualmente, companhias do setor de energia elétrica e do setor bancário, além de ter sido realizada uma análise sem divisão setorial para a carteira 2008/2009 do ISE. Para verificação da diferença de médias entre os grupos foi utilizado o teste de Mann-Whitney (α ≤ 0,05). Os resultados, de maneira geral, e feitas as devidas considerações sobre o método utilizado e o período estudado, indicam que não há diferenças, medidas pelos indicadores contábeis selecionados, entre as empresas sustentáveis e as que não são assim consideradas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este estudio fue determinar si existían diferencias significativas en los indicadores contables de las empresas sostenibles en relación con otras empresas no reconocidas como sostenibles. El Índice de Sostenibilidad Empresarial (ISE) de BM fue el criterio utilizado para dividir la muestra en empresas sostenibles o no. Se dividieron los indicadores contables analizados en dos categorías: de riesgo (tasa de pago de dividendos, porcentaje de crecimiento de activos, apalancamiento financiero, liquidez corriente, tamaño de los activos, variabilidad de los ingresos y beta contable) y de retorno (ROA, ROE, rotación de activos, margen neto), identificados en la revisión de la literatura. Se analizaron, de forma individual, empresas del sector de electricidad y de la banca, además, se hizo un análisis sin división sectorial de la cartera 2008/2009 del ISE. Para la verificación de la diferencia de medias entre los grupos se utilizó el test de Mann-Whitney. Los resultados, en general, y teniendo en cuenta el método utilizado y el período estudiado, indican que no hay diferencias, medidas por los indicadores contables seleccionados, entre las empresas sostenibles y las que no son así consideradas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to determine whether there were significant differences in accounting indicators when comparing sustainable enterprises to other similar companies that are not considered as sustainable. The Corporate Sustainability Index of BM (São Paulo Stock, Commodities and Futures Exchange) was the criterion selected to break down the samples into sustainable and non-sustainable enterprises. The accounting indicators were separated into two kinds: risk (dividend payout, percentage growth of assets, financial leverage, current liquidity, asset size, variability of earnings, and accounting beta) and return (ROA, ROE, asset turnover, and net margin). We individually analyzed the companies in the energy sector, followed by those in the banking sector, as well as the entire ISE portfolio as of 2008/2009, including all the sectors. Mann-Whitney tests were performed in order to verify the difference of the means between the groups (ISE and non-ISE). The results, considering the method chosen and the time span covered by the study, indicate that there are no differences between sustainable companies and the others, when they are assessed by the accounting indicators used here.
  • A construção e reconstrução de capital social em empresas cooperativas sociais de multi-staheholders: uma abordagem dinâmica do sistema Social Entrepreneurship

    Travaglini, Claudio

    Resumo em Português:

    Teorias sobre o capital social e o empreendedorismo social têm dado destaque à iniciativa do capital social em gerar e nutrir boas relações entre o Terceiro Setor e o Setor Público. Neste trabalho, considera-se o capital social como um ativo do Terceiro Setor; as cooperativas sociais de multi-stakeholders são vistas como fruto do capital social e, ao mesmo tempo, suas criadoras e propagadoras. Para representar essa dinâmica, emprega-se a abordagem sistêmica do ponto de vista qualitativo, associada à análise das redes sociais como ferramentas para reconstrução e modelagem de processos dentro das empresas sociais da comunidade e dos sistemas de negócios conectados. A cooperação entre voluntários, clientes, líderes da comunidade e os empreendimentos locais do Terceiro Setor é fundamental para o estabelecimento da confiança nas relações entre as autoridades públicas locais e as cooperativas. Essas relações ajudam as cooperativas a manter contratos de longo prazo com as autoridades locais, como fornecedoras de serviços sociais, e possibilitam-lhes trazer inovação aos seus serviços, desenvolvendo experiências, administrando modelos e mantendo um intercâmbio com os servidores públicos. No longo prazo, essas relações unem as empresas cooperativas sociais entre si e ao setor público, ajudando a criar e renovar o capital social. Na sua atividade, as cooperativas acabam convivendo com trabalhadores que permanecem como membros da cooperativa, enquanto outros stakeholders deixam a organização. Mesmo esses que mantem um vínculo mais fraco são fundamentais para fazer de uma cooperativa de traba-lhadores uma autêntica cooperativa social de multi-stakeholders. Para manter a gestão dos multi-stakeholders e as relações com o Terceiro Setor e a sociedade civil, as cooperativas sociais têm que incentivar e fortalecer a participação e o diálogo com a comunidade por meio de um contínuo esforço de inclusão das pessoas. Usando uma abordagem de engenharia reversa, pode-se considerar determinante a criação de capital social e, desse modo, dar apoio à administração que o gera.

    Resumo em Espanhol:

    Teorías sobre el capital social y el emprendedurismo social ponen de relieve la iniciativa del capital social en generar y nutrir buenas relaciones entre el sector terciario y el sector público. En este trabajo se considera el capital social como un activo del sector terciario; en él, las cooperativas sociales de multistakeholders son vistas como resultado del capital social y, a la vez, como sus creadoras y difusoras. Para representar esta dinámica, se emplea un enfoque sistémico desde el punto de vista cualitativo asociado al análisis de las redes sociales como herramientas para la reconstrucción y modelado de procesos en las empresas sociales de la comunidad y de los sistemas de negocios relacionados. La colaboración de voluntarios, clientes, líderes de la comunidad y los negocios locales del sector terciario son fundamentales para establecer la confianza en las relaciones entre las autoridades públicas locales y las cooperativas. Dichas relaciones ayudan a las cooperativas a mantener contratos a largo plazo con las autoridades locales como proveedoras de servicios sociales y les permite agregar innovación a sus servicios, desarrollando experiencias, administrando modelos y manteniendo un intercambio con los servidores públicos. En el largo plazo esas relaciones unen a las empresas cooperativas sociales entre sí y al sector público, lo que ayuda a crear y renovar el capital social. En su actividad, las cooperativas conviven con trabajadores que permanecen como miembros de la cooperativa, mientras que otros stakeholders dejan la organización. Aun éstos que mantienen un vínculo más débil son fundamentales para convertir una cooperativa de trabajadores en una auténtica cooperativa social de multistakeholders. Para mantener la gestión de los multistakeholders y las relaciones con el sector terciario y la sociedad civil, las cooperativas sociales tienen que estimular y reforzar la participación y el diálogo con la comunidad por medio de un esfuerzo continuo de inclusión social. Con el uso de un enfoque de ingeniería inversa, se puede considerar determinante la creación del capital social y, por consiguiente, apoyar la administración que lo genera.

    Resumo em Inglês:

    Theories on social capital and on social entrepreneurship have mainly highlighted the attitude of social capital to generate enterprises and to foster good relations between third sector organizations and the public sector. This paper considers the social capital in a specific third sector enterprise; here, multi-stakeholder social cooperatives are seen, at the same time, as social capital results, creators and incubators. In the particular enterprises that identify themselves as community social enterprises, social capital, both as organizational and relational capital, is fundamental: SCEs arise from but also produce and disseminate social capital. This paper aims to improve the building of relational social capital and the refining of helpful relations drawn from other arenas, where they were created and from where they are sometimes transferred to other realities, where their role is carried on further (often working in non-profit, horizontally and vertically arranged groups, where they share resources and relations). To represent this perspective, we use a qualitative system dynamic approach in which social capital is measured using proxies. Cooperation of volunteers, customers, community leaders and third sector local organizations is fundamental to establish trust relations between public local authorities and cooperatives. These relations help the latter to maintain long-term contracts with local authorities as providers of social services and enable them to add innovation to their services, by developing experiences and management models and maintaining an interchange with civil servants regarding these matters. The long-term relations and the organizational relations linking SCEs and public organizations help to create and to renovate social capital. Thus, multi-stakeholder cooperatives originated via social capital developed in third sector organizations produce new social capital within the cooperatives themselves and between different cooperatives (entrepreneurial components of the third sector) and the public sector. In their entrepreneurial life, cooperatives have to contrast the "working drift," as a result of which only workers remain as members of the cooperative, while other stakeholders leave the organization. Those who are not workers in the cooperative are (stake)holders with "weak ties," who are nevertheless fundamental in making a worker's cooperative an authentic social multi-stakeholders cooperative. To maintain multi-stakeholder governance and the relations with third sector and civil society, social cooperatives have to reinforce participation and dialogue with civil society through ongoing efforts to include people that provide social proposals. We try to represent these processes in a system dynamic model applied to local cooperatives, measuring the social capital created by the social cooperative through proxies, such as number of volunteers and strong cooperation with public institutions. Using a reverse-engineering approach, we can individuate the determinants of the creation of social capital and thereby give support to governance that creates social capital.
  • Parcerias tri-setoriais no empreendedorismo social: discurso e prática dos atores a partir de círculos de ação e reflexão Social Entrepreneurship

    Bronzo, Carla; Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa; Rocha, Márcia Cristina Gomes da

    Resumo em Português:

    No artigo, discute-se a construção das chamadas Parcerias Tri-Setoriais em três projetos, desenvolvidos no Brasil, de diferentes áreas temáticas de intervenção em políticas públicas (acesso a água, educação básica e atuação de conselhos de direitos da criança e do adolescente). Articulações colaborativas envolvendo simultaneamente atores dos chamados três setores (Estado, sociedade civil e mercado) são práticas pouco estudadas no contexto brasileiro e mesmo internacional, visto que parcerias de caráter tri-setorial são pouco frequentes, apesar da proliferação de discursos de apoio às alianças entre governos e sociedade civil ou entre Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas na gestão de políticas públicas. Como estratégia de investigação, recorreu-se na pesquisa ao Cooperative Inquiry, método que pressupõe a ruptura de fronteiras entre sujeitos e objetos de análise, frequentemente constituídos por outros sujeitos vinculados à ação. Além do avanço na compreensão dos desafios da construção de parcerias tri-setoriais na realidade brasileira, busca-se também demonstrar a relevância para os estudos em gestão social de métodos investigativos assentados no protagonismo dos sujeitos pesquisados, como forma de se caminhar na compreensão de práticas, discursos e dilemas vinculados à ação social em programas sociais.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se discute la construcción de las llamadas Alianzas Trisectoriales, en tres proyectos desarrollados en Brasil, de diferentes áreas temáticas de intervención en políticas públicas (acceso al agua, educación básica y actuación de consejos de derechos del niño y del adolescente). Las articulaciones de colaboración que incluyen simultáneamente actores de los llamados tres sectores (Estado, sociedad civil y mercado) son prácticas poco estudiadas en el contexto brasileño y también en el internacional, dado que alianzas de carácter trisectorial son poco frecuentes, a pesar de la proliferación de discursos de apoyo a las alianzas entre gobiernos y sociedad civil o entre organizaciones no gubernamentales y empresas en la gestión de políticas públicas. Como estrategia de investigación, se utilizó el Cooperative Inquiry, método que presupone la ruptura de fronteras entre sujetos y objetos de análisis, muchas veces constituidos por otros sujetos vinculados a la acción. Además del avance en la comprensión de los desafíos de la construcción de alianzas trisectoriales en la realidad brasileña, se pretende también demostrar la relevancia, para los estudios en gestión social, de métodos investigativos fundamentados en el protagonismo de los sujetos estudiados, como una forma de avanzar hacia la comprensión de prácticas, discursos y dilemas relacionados con la acción social en programas sociales.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the construction of tri-sector partnerships in three projects conducted in Brazil in different fields of intervention of public policy (access to water, basic education and performance of boards of rights of children and adolescents). Collaborative articulations involving the players from three sectors (the State, civil society and the market) are practices that are little studied in the Brazilian and even in the international context, as tri-sector partnerships are rare, despite the proliferation of lines of discourse in support of alliances between governments and civil society or between companies and NGOs in the management of public policy. As a research strategy, this study resorted to cooperative inquiry, a method that involves breaking down the boundaries between the subjects and the objects of the analysis. Besides working toward a better understanding of the challenges of building tri-sector partnerships in the Brazilian context, the article also tries to show the relevance to public policy studies of investigative methods based on the subjects studied, as a means of developing an understanding of the practices, lines of discourse and dilemmas linked to social action in social programs.
  • Estudo das práticas de governança em fundações empresariais Social Entrepreneurship

    Mindlin, Sérgio Ephim

    Resumo em Português:

    É crescente a realização de investimentos sociais por meio de fundações empresariais e, portanto, é importante que se aprofunde o estudo da sua governança. Governança é conceituada como conjunto de mecanismos de incentivo e controle para superar os chamados conflitos de agência, originários da separação entre propriedade e gestão das empresas, conceito também aplicado a organizações sem fins lucrativos. Argumenta-se que as fundações empresariais apresentam características tanto das empresas quanto das organizações da sociedade civil, o que as distingue das organizações desses dois setores. Neste trabalho, analisa-se estudo em que um conjunto de mecanismos de governança, adaptados a partir daqueles identificados na literatura de governança de empresas e organizações sem fins lucrativos, foi selecionado para pesquisa. É um estudo de casos, descritivo e exploratório, em que se colheram e se analisaram dados sobre oito organizações por meio de publicações e entrevistas com seus principais executivos. A análise dos dados indica ser adequado distinguir entre os tipos organizacionais e aplicar a teoria de agencia. Os resultados da pesquisa indicam que os mecanismos de governança são passíveis de adaptação e aplicação nas fundações empresariais. Entretanto, na realidade analisada são aplicados apenas parcialmente, o que sugere a necessidade de ampliar os estudos que possam consolidar essas práticas nessas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    Es creciente la realización de inversiones sociales por medio de fundaciones empresariales y, por lo tanto, es importante que se profundice el estudio de su gobierno. Gobierno se conceptualiza como un conjunto de mecanismos de incentivo y control para superar los llamados conflictos de agencia, que tienen origen en la separación entre propiedad y gestión de las empresas, concepto también aplicable a organizaciones sin ánimo de lucro. Se argumenta que las fundaciones empresariales presentan características tanto de empresas como de organizaciones de la sociedad civil, por lo cual se distinguen de las organizaciones de esos dos sectores. En este trabajo se analiza un estudio en el cual un conjunto de mecanismos de gobierno, basado en los mecanismos que aparecen en la literatura de gobierno de empresas y de organizaciones sin ánimo de lucro, fue seleccionado para estudio. Es un estudio de casos, descriptivo y exploratorio, en el que se recolectaron y analizaron datos sobre ocho organizaciones por medio de publicaciones y de entrevistas a sus principales ejecutivos. El análisis de los datos indica que es adecuado distinguir entre los tipos organizacionales y también aplicar la teoría de agencia. Los resultados indican que los mecanismos de gobierno seleccionados pueden ser adaptados y aplicados a las fundaciones empresariales. Sin embargo, en la realidad estudiada, son aplicados sólo parcialmente, lo que sugiere la necesidad de ampliar los estudios que puedan consolidar esas prácticas en dichas organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    Implementation of social investments through corporate foundations is growing and, therefore, it is important to study their governance aspects better. Governance is conceptualized as a set of control and incentive mechanisms to overcome the so-called agency conflicts, which originate from the separation of property and management in for-profit organizations, a concept also applied to nonprofit institutions. It is argued that corporate foundations have the characteristics both of companies and of civil society organizations, which distinguishes them from both types of organizations. This paper analyses a study in which a set of governance mechanisms, adapted from those identified by a literature review of corporate and nonprofit governance, was selected for study. It is an exploratory descriptive case study, which analyzed data about eight organizations collected through publications and interviews with their CEOs. The data analysis indicates that it is appropriate to distinguish the different organization types and to apply the agency theory. Research results indicate that the selected governance mechanisms may be adapted and used in corporate foundations. However, they are only partially applied in the observed cases, which suggests the need for further studies that might consolidate these practices in such organizations.
  • O processo sucessório em empreendimentos sociais no Brasil Social Entrepreneurship

    Godói-de-Sousa, Edileusa; Fischer, Rosa Maria

    Resumo em Português:

    Este trabalho baseou-se em uma pesquisa realizada em empreendimentos sociais no Brasil, com o intuito de verificar se e como esses empreendimentos realizam o planejamento e a gestão do processo sucessório das posições de direção dessas entidades. Foi investigado o subconjunto das associações dedicadas à produção coletiva de bens e serviços, por essas terem uma organização formalmente constituída e visarem acelerar o dinamismo do desenvolvimento local. A pesquisa empírica foi estruturada em duas etapas, sendo a primeira um survey com amostra de 378 empreendimentos, para identificar quais já haviam passado ou estavam passando pela sucessão. Na segunda etapa foram entrevistados os principais gestores de 32 empreendimentos, buscando obter uma narrativa das experiências de sucessão ocorridas na trajetória do empreendimento. Nessa fase buscou-se analisar como interagem as dimensões Indivíduo, Organização e Ambiente na configuração do processo sucessório, identificando em cada uma dessas dimensões quais os fatores que podem facilitar e aqueles que podem limitar o processo sucessório. Para analisar a estrutura e as principais características do processo sucessório, os seguintes eixos orientadores foram tomados por base: dimensão Indivíduo - papéis da liderança, habilidade da liderança e estilos de liderança; dimensão Organização - estru-tura, planejamento, conselhos, comunicação (transparência), controle e avaliação; dimensão Ambiente - influências dos stakeholders (comunidade, fornecedores, clientes, parceiros) no processo su-cessório. Os resultados apontaram que o processo sucessório nas associações pesquisadas se encontra em fase de construção: adapta-se às demandas do cenário atual, mas apresenta evidentes necessidades de aprimoramento para uma condução mais efetiva do planejamento e da gestão compartilhada do processo.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo se fundamenta en una investigación realizada en empresas sociales en Brasil, con el objetivo de verificar si y cómo dichas empresas efectúan la planificación y gestión del proceso de sucesión de las posiciones de dirección de esas entidades. Se investigó el subconjunto de las asociaciones dedicadas a la producción colectiva de bienes y servicios, puesto que tienen una organización formalmente constituida y buscan la aceleración de la dinámica del desarrollo local. La investigación empírica fue estructurada en dos etapas, la primera una encuesta con una muestra de 378 empresas, para identificar las que ya habían pasado o estaban pasando por sucesión. En la segunda etapa los principales directivos de 32 empresas fueron entrevistados, y se buscó obtener una narración de las experiencias de sucesión que se produjeron en la trayectoria de la empresa. En esta etapa se analiza cómo interactúan las dimensiones Individuo, Organización, y Ambiente en la configuración del proceso de sucesión, y se identifica en cada una de esas dimensiones cuáles son los factores que pueden facilitar y los que pueden limitar el proceso de sucesión. Para analizar la estructura y las principales características del proceso de sucesión, los siguientes ejes de orientación fueron considerados como base: dimensión Individuo - roles del liderazgo, habilidades de liderazgo y estilos de liderazgo; dimensión Organización - la estructura, planificación, consejos, comunicación (transparencia), control y evaluación; dimensión Ambiente - las influencias de los stakeholders (comunidad, proveedores, clientes, socios) en el proceso de sucesión. Los resultados mostraron que el proceso de sucesión en las asociaciones investigadas se encuentra en fase de construcción: se adapta a las exigencias del escenario actual, pero presenta clara necesidad de perfeccionamiento para conducir más eficazmente la planificación y la gestión compartida del proceso.

    Resumo em Inglês:

    This research was based on a study of social enterprises in Brazil, to find out if and how these organizations plan and manage the succession process for their senior positions. The study investigated the subset of the associations dedicated to collectively producing goods and services, because they are formally set up and aimed at speeding up the dynamism of local development. The empirical research consisted of two stages. The first was a survey covering a sample of 378 organizations, to find out which of those had already undergone or were undergoing a succession process. The second interviewed the main manager of 32 organizations, to obtain a description of their succession experience. In this stage, the research aimed to analyze how the Individual, Organization and Environment dimensions interact to configure the succession process, identifying which factors of each of these dimensions can facilitate or limit this process. The following guiding elements were taken as the analytical basis: Individual dimension - leadership roles, skill and styles; Organization dimension - structure, planning, advisory boards, communication (transparency), control and evaluation; and Environment dimension - influence of the stakeholders (community, suppliers, clients, and business partners) on the succession process. The results indicated that succession in the researched associations is in the construction stage: it adapts to the requirements of current circumstances but is evidently in need of improvement in order for more effective planning and shared management of the process to be achieved.
  • Empreendedorismo institucional e profissionalização do desenvolvimento rural da região do sisal no Brasil Social Entrepreneurship

    Mendonça, Patrícia Maria Emerenciano; Alves, Mário Aquino

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisa-se a profissionalização do campo do desenvolvimento rural na região Nordeste do Brasil e como esse fenômeno tem criado oportunidades para ações empreendedoras quando as práticas profissionais de agências de financiamento são traduzidas de acordo com as realidades locais. Essa profissionalização tem características particulares, uma vez que assume formas fluidas, a implantação de redes que contribuem para a teorização e a divulgação de certas práticas, em vez de concentrar-se em associações profissionais e ligações formais com instituições de ensino. As principais consequências comumente associadas ao processo institucional de profissionalização são o aparecimento de certas formas de organização e a divulgação de práticas profissionais consideradas legítimas. Uma consequência adicional foi observada no domínio do desenvolvimento rural: ideias e práticas disseminadas por meio da experiência profissional sofrem uma reinterpretação, quando os empreendedores no setor as adaptam à sua própria lógica e às suas necessidades.

    Resumo em Espanhol:

    Se analiza en este trabajo la profesionalización del campo del desarrollo rural en la región nordeste de Brasil y cómo este fenómeno ha creado oportunidades para acciones emprendedoras, cuando las prácticas profesionales de los organismos de financiación se traducen de acuerdo con la realidad local. Dicha profesionalización tiene características particulares, ya que asume formas fluidas, el despliegue de redes que contribuyen a la teorización y difusión de ciertas prácticas, en lugar de concentrarse en asociaciones profesionales y vínculos formales con instituciones de enseñanza. Las principales consecuencias comúnmente relacionadas con el proceso institucional de profesionalización son la aparición de determinadas formas de organización y la difusión de prácticas profesionales vistas como legítimas. Se observó una consecuencia adicional en el campo del desarrollo rural: ideas y prácticas difundidas por medio de la experiencia profesional sufren una reinterpretación cuando los emprendedores en el sector las adaptan a su propia lógica y necesidades.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses the professionalization of rural development in the Brazilian Northeastern region and how this created opportunities for entrepreneurship when the professional practices of funding bodies were transformed in accordance with local reality. This professionalization has its own characteristics, including fluid formats and the rolling out of networks, and it contributes to the theorization and dissemination of certain practices instead of being concentrated in professional associations and formal links with educational institutions. The main implications are commonly related to institutional processes related to professionalization, such as the emergence of certain organizational formats and the dissemination of professional practices that are considered legitimate. An additional consequence was observed in the area of rural development: the ideas and practices disseminated through professionalization were reinterpreted when the local entrepreneurs adapted them to their own thinking and needs.
  • Finanças solidárias por meio de bancos comunitários de desenvolvimento enquanto estratégia de reorganização de economias locais: lições do caso Banco Palmas Social Entrepreneurship

    França Filho, Genauto Carvalho de; Silva Júnior, Jeová Torres; Rigo, Ariádne Scalfoni

    Resumo em Português:

    O objetivo neste trabalho é refletir sobre potencialidades e desafios dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) enquanto modalidade de organização socioeconômica inovadora na gestão do microcrédito junto a populações mais empobrecidas. Para tanto, discute-se o caso Banco Palmas, localizado no Conjunto Palmeiras em Fortaleza, estado do Ceará, enquanto base empírica do estudo. As análises deste trabalho são subsidiadas por um conjunto de informações coletadas no Banco Palmas no final de 2011 e início de 2012. Além disso, estudos já realizados por outros pesquisadores no próprio Banco Palmas e outros estudos sobre o tema Bancos Comunitários de Desenvolvimento foram importantes. As informações primárias, coletadas no Banco Palmas, são fruto de documentos disponibilizados pela instituição, como relatórios e mapeamentos. As análises permitem descrever algumas características da concessão do microcrédito e situá-la no universo das microfinanças e das finanças solidárias. Permitem, também, perceber o aumento significativo no nível do consumo dentro do bairro, principalmente por meio do uso da moeda social Palmas. A experiência do Banco Palmas, além de começar a influenciar nas políticas públicas nacionais voltadas às finanças solidárias, originou a constituição de uma Rede de BCDs que trabalha na implementação dessas experiências por todo o País.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este trabajo es discutir los desafíos y el potencial de los Bancos Comunitarios de Desarrollo (BCD), como una modalidad de organización socioeconómica innovadora en la gestión del microcrédito para poblaciones más pobres. Para ello, se analiza el caso del Banco Palmas, ubicado en el Conjunto Palmeiras, en Fortaleza, estado de Ceará. Los análisis de este estudio se basan en un conjunto de informaciones recolectadas en el Banco Palmas a finales de 2011 y principios de 2012. Además, estudios previos realizados por otros investigadores en el Banco Palmas y otros estudios sobre el tema de los Bancos Comunitarios de Desarrollo fueron importantes. La información primaria recogida en el Banco Palmas es el resultado de documentos facilitados por la institución, como informes y mapeos. El análisis permite describir algunas características de la concesión de microcréditos y ubicarla en el mundo de las microfinanzas y de las finanzas solidarias. También permite ver el aumento significativo en el nivel de consumo en el barrio, en particular mediante el uso de la moneda social Palmas. La experiencia del Banco Palmas, además de comenzar a influir en las políticas públicas nacionales dirigidas a las finanzas solidarias, dio lugar a la creación de una red de bancos comunitarios de desarrollo, que trabaja en la implementación de esas experiencias en todo el país.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to reflect on the possibilities and challenges of Community Development Banks (CDBs) as an innovative method of socioeconomic management of microcredit for poor populations. To this end, we will discuss the case of Banco Palmas in Conjunto Palmeiras in the city of Fortaleza, in the northeastern state of Ceará, as an empirical case study. The analyses presented here are based on information obtained from Banco Palmas between late 2011 and early 2012. In addition, previous studies by other researchers on the bank and other studies on CDBs were important. The primary data collected at Banco Palmas came from documents made available by the bank, such as reports and mappings. The analyses describe some of the characteristics of the granting of microcredit and allow one to situate it in the universe of microfinance and solidarity finance. They also show the significant growth of local consumption, mostly through the use of the Palmas social currency. The Banco Palmas experience, aside from influencing national public policies of solidarity finance, initiated a CDBs network that encourages the replication of these experiences throughout the country.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br