Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 50, Número: 3, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Reinhard, Nicolau
  • Contratos flexíveis de trabalho: diferentes perfis de trabalhadores qualificados brasileiros Recursos Humanos & Organizações

    Azevedo, Marcia Carvalho de; Tonelli, Maria José; Silva, André Luis

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo neste artigo é discutir como profissionais que já passaram por vínculos tradicionais de trabalho se organizam na nova realidade laboral da experimentação de contratos flexíveis, considerados, na pesquisa aqui relatada, como contratos não CLT. Por meio de entrevistas realizadas com 43 trabalhadores bem qualificados, foi construída uma tipologia composta por nove perfis com caracterís ticas próprias, a saber: PJ, Paraquedista, Indiferente, Pragmático, Independente, Autônomo, Empresário, Ressentido e CLT. Mostra -se que a construção dos perfis ajudou a compor uma imagem de como essa realidade de trabalho é vivenciada por trabalhadores qualificados e conclui-se, nesse caso, que o trabalho flexível não é sinônimo de trabalho precário, pois não acarreta, necessariamente, prejuízos do ponto de vista profissional ou pessoal para o indivíduo que opta por realizá-lo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo en este artículo es analizar cómo profesionales con experiencia en vínculos laborales tradicionales se organizan en el nuevo marco de la flexibilidad laboral y sus contratos, considerados en este estudio como contratos no CLT. Por medio de entrevistas con 43 trabajadores calificados, se construyó una tipología que consta de nueve perfiles con características propias: PJ, Paracaidista, Indiferente, Pragmático, Independiente, Autónomo, Empresario, Resentido y CLT. Se muestra que la construcción de los perfiles ayudó a componer una imagen de cómo esta realidad laboral es vivida por los trabajadores cualificados, y se concluye, en este caso, que el trabajo flexible no es sinónimo de trabajo precario, porque no implica necesariamente pérdidas desde el punto de vista profesional o personal para la persona que lo elige.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to discuss how professionals who have gone through traditional work relationships organize themselves in the new labor reality of flexible contracts experiment, considered in this research as contracts that are not governed by the Brazilian Consolidation of Labor Laws (CLT). Through interviews with 43 well-qualified workers, we built a typology consisting of nine profiles with specific characteristics, namely: the PJ, the Parachutist, the Indif ferent, the Pragmatist, the Independent, the Autonomous, the Businessman, the Resentful, and the CLT. The results showed that the construction of profiles allowed to understand how skilled professionals face the new reality of work and concluded, in this case, that flexible work is not a synonymous of job insecurity, because it does not entail neces sarily losses from professional or personal perspectives for the individual that choses to execute this kind of contract.
  • O que faz um nome? Status, conselho de administração e características organizacionais como antecedentes da reputação corporativa Recursos Humanos & Organizações

    Rossoni, Luciano; Guarido Filho, Edson Ronaldo

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisa-se como os mercados diferenciados (status), o conselho de administração e as características organizacionais condicionam a reputação das empresas de capital aberto brasileiras. Com base em 1.396 observações coletadas entre os anos de 2002 e 2007 na BM&F Bovespa, utiliza-se um modelo de seleção em dois estágios para evidenciar que empresas que fazem parte do Novo Mercado, como do mercado norte-americano por meio de American Depositary Receipt (ADR), têm maiores chances de ser mais admiradas. Todavia, isso não influencia a diferenciação da reputação. Também se verifica que o capital social dos conselhos, por meio dos laços fracos, está situado em empresas com reputação destacada. Além disso, os resultados apontam que a rentabilidade e o tamanho da empresa também estão positivamente associados com a reputação. Diferentemente do que se hipotetizou, o coeficiente de agrupamento afeta de forma negativa a reputação, remetendo ao chamado lado obscuro das redes. Por fim, evidencia-se que a alavancagem financeira tem um efeito paradoxal: entre empresas mais admiradas, a alavancagem está positivamente relacionada ao aumento da reputação, mas entre aquelas menos admiradas, o endividamento apresenta efeito inverso.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este trabajo se analiza cómo los mercados diferenciados (status), el consejo de administración y las características organizacionales influyen en la reputación de las empresas brasileñas que cotizan en bolsa. Con base en 1.396 observa ciones recogidas entre 2002 y 2007 en la BM&F Bovespa, se aplica un modelo de selección de dos etapas que muestra que las empresas que forman parte del Nuevo Mercado, como del mercado estadounidense por medio de American Depositary Receipt (ADR), tienen mayores posibilidades de ser más admiradas. Sin embargo, no hay influencia en la diferenciación de la reputación. Asimismo, se observa que el capital social de los consejos, por medio de lazos débiles, se encuentra en empresas con reconocida reputación. Además, los resultados indican que la rentabilidad y el tamaño de las empresas están positivamente relacionados con la reputación. A diferencia de lo que se ha planteado como hipótesis, el coeficiente de agrupamiento afecta negativamente a la reputación, lo que remite al lado oscuro de las redes. Por último, los datos ponen de relieve que el apalancamiento financiero tiene un efecto paradójico: para empresas más admiradas, el apalancamiento está relacionado con el aumento de la reputación, sin embargo, para las empresas menos admiradas, el endeudamiento implica el efecto contrario.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we analyzed how the premium exchange markets (status), the board of directors and the organizational characteristics affect the reputation of Brazilian public companies. Based on 1.396 observations collected between the years 2002 and 2007 on the BM&F Bovespa, we used a selection model in two stages to show that companies that are part of the New Market, such as the US market through American Depositary Receipt (ADR), are more likely to be admired. However, this does not influence the differentiation of reputation. It is also possible to verify that the capital of the boards through weak ties is present in companies with outstanding reputation. In addition, the results indicate that profitability and size of the firm are also positively associated with reputation. Unlike what was hypothesized, the clustering coefficient affects negatively the reputation, referring to the so-called dark side of the net. Finally, it is clear that the financial leverage has a paradoxical effect: among the most admired companies, leverage is positively related to the reputation increasing, but among those least admired, the debt presents a reverse effect.
  • Comprometimento organizacional de trabalhadores de call center Recursos Humanos & Organizações

    Paiva, Kely César Martins; Dutra, Michelle Regina Santana; Luz, Talita Ribeiro da

    Resumo em Português:

    RESUMO O Neste artigo, analisa-se como se apresenta o comprometimento organizacional de trabalhadores de um call center, localizado em Belo (A Horizonte (Minas Gerais, Brasil). Após o delineamento conceitual UJ do tema central, são expostos os resultados de um estudo de caso descritivo, realizado com abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados de 399 questionários e 22 entrevistas são, respectivamente, tratados estatisticamente e submetidos à análise de conteúdo. A base de comprometimento que predominou entre esses infoproletários foi "obrigação pelo desempenho" e, em menor grau, "afetiva". Foi observado que quanto maior é o seu tempo de experiência nesse tipo de organização, menores são os níveis de comprometimento de modo geral, fatos esclarecidos, parcialmente, por meio das entrevistas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este estudio se examina cómo se configura el compromiso organizacional de los empleados de un centro de llamadas ubicado en Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil). Se delimita conceptualmente el tema y se exponen los resultados de un estudio de caso descriptivo, en que se utilizan enfoques cuantitativos y cualitativos. Los datos de 399 cuestionarios y 22 entrevistas han sido, respectivamente, tratados estadísticamente y sometidos a análisis de contenido. La base de compromiso predominante entre estos infoproletarios ha sido "obligación por desempeño y resultados" y, en menor medida, "afectiva". Se observa que cuanto mayor es el tiempo de experiencia en este tipo de organización, más bajos son los niveles de compromiso en general; hechos que se aclaran, en parte, por medio de las entrevistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the extent of organizational commitment of a call center mployees, located in Belo Horizonte (Minas Gerais, Brazil). After the conceptual design of the central theme, we expose the results of a descriptive case study with quantitative and qualitative approaches. Data from 399 questionnaires and 22 interviews are, respectively, statistically treated and subjected to content analysis. The predominant basis of commitment among these infoproletarians was "performance obligation" and, to a lesser extent, "affective obligation". We observed that the higher the experience period in this type of organization, the lower the levels of commitment in general, facts that were clarified, in part, through the interviews.
  • Avaliação do impacto da produção científica de programas selecionados de pós-graduação em Administração por meio do índice H Ensino, Pesquisa & Produção Acadêmica

    Wood Jr., Thomaz; Costa, Caio César de Medeiros

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, trata-se da mensuração do impacto da produção científica em Administração. Foram avaliados os Núcleos de Do centes Permanentes de seis programas brasileiros de pós-graduação, além de quatro programas estrangeiros, para efeito de referência. Os indicadores de impacto foram coletados a partir da base de dados do Google Scholar, com o apoio de um software específico. O indica dor utilizado na análise foi o índice H, criado por Jorge H. Hirsch. Constatou-se considerável diversidade entre os programas e entre os pesquisadores de cada programa brasileiro. Apenas pequena parcela dos pesquisadores dos programas analisados apresenta índices H próximos daqueles considerados adequados na literatura sobre o tema. Advoga-se que o índice H, combinado a outros indicadores de impacto, poderia ser utilizado para avaliar e definir ações para aperfeiçoamento dos programas locais de pós-graduação em Admi nistração, visando aumentar seu impacto na ciência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo en este trabajo es determinar el impacto de la producción científica en Administración. Se evaluaron los Núcleos de Docentes Permanentes de seis programas de posgrado brasileños, así como de cuatro programas en el extranjero, con el propósito de establecer una referencia. Los indicadores de impacto se obtuvieron a partir de la base de datos del Google Scholar, con el uso de un software específico. El indicador utilizado en el análisis fue el índice de H, creado por Jorge H. Hirsch. Se encontró una considerable diversidad entre los programas y entre los investiga dores de cada programa brasileño. Sólo una pequeña parte de los investigadores de los programas analizados presenta índices H cercanos a los que se consideran adecuados en la literatura científica. Se argumenta que el índice H, junto con otros indicadores de impacto, podría utilizarse para evaluar y definir acciones de mejora y perfeccionamiento de los programas locales de posgrado en Administración, con el fin de aumentar su impacto en la ciencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper deals with the extent of the impact of scientific production in the field of Administration. We evaluated the Permanent Teachers Cores of six Brazilian graduate programs, as well as four foreign programs, for reference purposes. Impact indicators were collected from Google Scholar database, with the support of a specific software. The indicator used in the analysis was the H index, created by Jorge H. Hirsch. We found a considerable diversity between programs and between the researchers of each Brazilian program. Only a small share of Brazilian researchers present H indexes close to those considered appropriate in the scientific literature. It is argued that the H index, combined with other impact indicators, could be used to assess and define actions for improvement of local graduate programs in Administration, in order to increase their impact on science.
  • Desenvolvimento de competências e ambiente acadêmico: um estudo em cursos de Administração de Minas Gerais, Brasil Ensino, Pesquisa & Produção Acadêmica

    Souza, Donizeti Leandro de; Zambalde, André Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo neste estudo foi identificar, na percepção de alunos, em que medida as práticas de alguns cursos de bacharelado em Ad ministração encontram-se alinhadas às competências demandadas pela atual sociedade do conhecimento. A pesquisa partiu de uma abordagem quantitativa, por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, abrangendo um total de 376 alunos concluintes dos cursos de bacharelado em Administração de seis instituições de ensino superior de Minas Gerais (Brasil). Dentre os principais resul tados, constatou-se que as competências de investigação científica e as competências empreendedoras têm sido as competências gerais menos desenvolvidas. Em relação às competências específicas à formação do administrador, identificou-se que as legal-tecnológicas representam as competências menos desenvolvidas, principalmente no que se refere à capacidade de gerir sistemas de informação e ao conhecimento do marco jurídico aplicado à gestão. Ademais, foram identificadas diferenças significativas entre as percepções de alunos de instituições públicas e privadas, indicando perfis de formação diferentes. Os resultados obtidos permitem concluir que as práticas evidenciadas nos cursos de Administração pesquisados não têm acompanhado as exigências das competências destacadas na literatura, surgindo novas reflexões para a melhoria na formação de administradores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo en este estudio es identificar, en la percepción de los estudiantes, en qué medida las prácticas de algunos cursos de grado en Administración se encuentran alineadas con las competencias demandadas por la actual sociedad del conocimiento. El estudio parte de un enfoque cuantitativo, en que se utilizan técnicas estadísticas descriptivas y multivariadas, y comprende un total de 376 estudiantes graduados de cursos de Administración de seis instituciones de educación superior de Minas Gerais, Brasil. Entre los resultados más destacados, se ha constatado que las com petencias de investigación científica y las competencias emprendedoras han sido las competencias generales menos desarrolladas. Con relación a las competencias específicas de la formación del administrador, se ha identificado que las legales tecnológicas representan las competencias menos desarrolladas, sobre todo en lo que se refiere a la capa cidad de gestionar sistemas de información y el conocimiento del marco jurídico aplicado a la gestión. Asimismo, se han identificado diferencias significativas entre las percepciones de los estudiantes de instituciones públicas y privadas, lo que indica perfiles de formación diferentes. Los resultados permiten concluir que las prácticas que se llevan a cabo en los cursos de Administración analizados en este estudio no están en consonancia con las exigencias de las competencias evidenciadas en la literatura, lo que da lugar a nuevas reflexiones que colaboren a mejorar la formación de los administradores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to identify the perception of students, to what extent the practices of some undergraduate courses in Administration are aligned with the competencies demanded by the current knowledge society. The research began with a quantitative approach, through descriptive and multivariate statistics techniques, covering a total of 376 undergraduate students in Business Administration from six higher education institutions of Minas Gerais. Among the main results, we found that the scientific research and entrepreneurial competencies have been the less developed general competencies. Regarding specific compentencies to administrator training, we identified that the less devel oped skills are the legal-technological ones, especially with regard to the ability to manage information systems and knowledge of the legal framework applied to management. Moreover, significant differences between the perceptions of students from public and private institutions were identified, indicating different education profiles. The results allow us to conclude that the practices showed in the surveyed Administration courses do not follow the requirements of thecompetencies highlighted in the literature, emerging new thinking to improvement of administrators' education.
  • Os fundos setoriais e a redefiniçao do modelo de promoção de ciência, tecnologia e inovação no Brasil: uma análise à luz do CT-Agro Gestão Tecnológica

    Gomes, Vanessa Cabral; Oliveira, Luiz Guilherme de; Machado, Samara Haddad Simões; Sousa, Luciano Cunha de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo neste trabalho é analisar se os Fundos Setoriais redefiniram o modelo de promoção de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), mudando de ofertista-linear para o modelo sistêmico, como previsto em sua concepção. Para a consolidação desse modelo, o setor produtivo precisa estar inserido no processo inovativo. Dessa forma, apoiou-se na análise da presença ou não da empresa em dois objetos dos Fundos Sociais. Os resultados apontam que nem as agências de fomento, nem os projetos aprovados têm buscado estimular a cooperação universidade-empresa. Assim, o que se verifica é que não houve uma redefinição para o modelo sistêmico de inovação, e sim que a política de promoção de CT&I continua a seguir um modelo linear, mas agora induzido pela demanda.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo en este estudio es analizar si los Fondos Sectoriales han redefinido el modelo para la promoción de la Ciencia, Tecnología e Innovación (C,T&I), por medio del cambio del modelo ofertista lineal para el sistémico, se gún lo previsto en su concepción. Para que pueda consolidar este modelo, el sector productivo debe insertarse en el proceso de innovación. Así, este estudio tiene como base el análisis de la presencia o ausencia de la empresa en dos objetos de los Fondos Sectoriales. Los resultados indican que ni las agencias de fomento ni los proyectos aprobados han tratado de promover la cooperación universidad-empresa. Por lo tanto, lo que se comprueba es que no ha habido un ajuste para el modelo sistémico de innovación, sino que la política de promoción de C, T & I continúa siguiendo un modelo lineal, pero ahora impulsado por la demanda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this study is to analyze if the Sectoral Funds (SFs) redefined the model for the promotion of Science, Technology and Innovation (ST&I), changing from an offering-linear model to the systemic model, as provided for in its conception. In order to consolidate this model, the productive sector needs to be inserted into the innovation process. Thus, this study relied on the analysis of the presence or not of the company in two objects of the SFs. The results show that neither the funding agencies nor the approved projects have sought to encourage university-industry cooperation. So it was possible to see that there wasn't any redefinition to the systemic innovation model; on the contrary, the promotion policy of ST&I continues to follow a linear model, now driven by demand.
  • Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker Marketing

    Leão, André Luiz Maranhão de Souza; Ianatomi, Thiago; Cavalcanti, Rodrigo César Tavares

    Resumo em Português:

    RESUMO Em meio a um cenário em que o consumo determina identidades, a marca revela-se um importante signo social, por meio do qual as pessoas podem se expressar. Por outro lado, com os avanços tecnológicos, os ambientes virtuais têm contribuído para a reunião de pessoas diferentes em torno de interesses comuns, como ocorre nas comunidades virtuais de marcas. Assume-se a noção de identidade como uma posição caracterizada por um conjunto de significados que insere os indivíduos em um sistema cultural, no qual as marcas desempenham um papel central nas interações sociais nele ocorridas. Com isso em vista, na pesquisa aqui relatada teve-se por objetivo, a partir da comunidade virtual brasileira da marca Johnnie Walker, analisar como os signos marcários são utilizados nas interações dos consumidores, de modo a estabelecer as identidades dos seus participantes. Para isso, realizou-se uma netnografia da comunicação sob a perspectiva interpretativista. As interações publicadas nas comunidades foram coletadas como corpus da pesquisa e escrutinadas por meio de análise de discurso funcional. Os resultados apresentaram 16 identidades, que foram organizadas em três grupos identitários mais amplos, denominados Boêmios, Uncools e Carismáticos. Os achados contribuem para o conhecimento e a gestão de marketing ao proverem uma perspectiva diferente da tradicional acerca de como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En un escenario en que el consumo determina identidades, la marca se revela un importante signo social por medio del cual las personas pueden expresarse. Además, con los avances tecnológicos, los entornos virtuales han contribuido a reunir diferentes personas alrededor de intereses comunes, como ocurre en las comunidades virtuales de marcas. Se asume la noción de identidad como una posición que se caracteriza por un conjunto de significados que ubica a los individuos en un sistema cultural en que las marcas juegan un papel central en las interacciones sociales que ocurren. Desde esta perspectiva, el objetivo en este estudio es, a partir de la comunidad virtual brasileña de la marca Johnnie Walker, analizar cómo se utilizan los signos marcarios en las interacciones de los consumidores, de modo a establecer la identidad de sus participantes. Para ello, se llevó a cabo una netnografía de la comunicación en una perspectiva interpretativista. Las interacciones publicadas en las comunidades se recogieron como corpus del estudio y se escrudiñaron por medio de análisis de discurso funcional. Los resultados mostraron 16 identidades que organizamos en tres grupos de identidad más amplios, denominados Bohemios, Uncools y Carismáticos. Los hallazgos contribuyen al conocimiento y la gestión de marketing al proveer una perspectiva diferente de la tradicional sobre cómo las personas se relacionan entre sí y con las marcas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In a scenario where consumption determines identities, the brand reveals an important social sign, through which people can express themselves. On the other hand, with technological improvements, virtual environments have contributed to meeting different people around common interests, such as it occurs in virtual brand communities. We assume the concept of identity as a position characterized by a set of meanings that inserts individuals into a cultural system in which the brands perform a central role in social interactions that occur in this system. With this in mind, this study aimed, through Brazilian virtual community of Johnny Walker brand, to analyze how the brand signs are used in consumers’ interactions, in order to establish the identities of their participants. For that, we conducted a netnography communication under an interpretive perspective. Interactions published in the community were collected as research corpus and scrutinized through functional speech analysis. Results revealed 16 identities, which we organized into three broader identity groups, that we called Bohemians, Uncools and Charismatics. Findings contribute to marketing knowledge and management in providing a different perspective from the traditional one, about how people relate with each other and with brands.
  • Maturidade do endividamento, desenvolvimento financeiro e instituições legais: análise multinível em empresas latino-americanas Finanças & Contabilidade

    Martins, Henrique Castro; Terra, Paulo Renato Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesta pesquisa, investiga-se a influência de diferentes grupos de fatores na variância da maturidade do endividamento corporativo na América Latina. Para isso, foi utilizado o Modelo Linear Hierárquico, que possibilita o aninhamento de variáveis em diferentes níveis. Ao longo do estudo, procedeu-se à análise fatorial com o objetivo de mensurar o nível de desenvolvimento financeiro e da qualidade das instituições dos países da amostra. Os resultados sugerem que as variações, ao longo do tempo e entre as empresas, são as maiores fontes de variações na maturidade do endividamento. Além disso, o tamanho e a liquidez da empresa, a taxa real de juros e o desenvolvimento financeiro do país sobressaem-se como principais determinantes da maturidade das dívidas. Finalmente, as medidas de desenvolvimento financeiro e qualidade das instituições impactaram indiretamente na maturidade do endividamento por meio da variável tamanho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este estudio se investiga la influencia de diferentes grupos de factores en la variación de la madurez de la deuda corporativa en América Latina. Para ello, se utilizó el Modelo Lineal Jerárquico, que permite anidar las variables en diferentes niveles. Se procedió al análisis factorial para medir el nivel de desarrollo financiero y la calidad institucional de los países de la muestra. Los resultados sugieren que las variaciones a lo largo del tiempo y entre las empresas son las principales fuentes de variación en la madurez de la deuda. Además, el tamaño y la liquidez de la empresa, el tipo de interés real y el desarrollo financiero del país destacan como los principales factores determinantes de la madurez de la deuda. Por último, se observa que las medidas de desarrollo financiero y la calidad de las instituciones influyen indirectamente en la madurez de la deuda por medio de la variable tamaño.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research investigates the influence of different factor groups in corporate debt maturity in Latin America. We used the Hierarchical Linear Model, which allows nesting variables at different levels. Throughout the study, we performed a factor analysis in order to measure the level of financial development and institutional quality in the countries of our sample. The results suggest that variations over time and between firms are the major sources of variations in corporate debt maturity. Moreover, the size and the liquidity of the firm, the real interest rate and the financial development of the country stand out as factors that significantly influence corporate debt maturity. Finally, financial development and institutional quality factors indirectly affect the corporate debt maturity through the firm size variable.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br