Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 50, Número: 4, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Reinhard, Nicolau; Saes, Maria Sylvia Macchione
  • Aspectos negativos no modelo de reporte proposto pela GRI: a opinião das organizações que reportam Sustentabilidade

    Ferreira-Quilice, Thiago; Caldana, Adriana Cristina Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo neste estudo foi identificar aspectos negativos no modelo de reporte proposto pelo Global Reporting Initiative (GRI), na opinião dos funcionários responsáveis pelo reporte. A importância deste estudo reside no fato de que poucos trabalhos investigam os relatórios de sustentabilidade a partir desse ponto de vista, e por oferecer ao GRI pontos específicos para serem melhorados. A pesquisa foi conduzida por meio da análise de conteúdo das respostas de 27 empresas à seguinte questão: que aspectos negativos você identifica no modelo de reporte proposto pelo GRI? Essa questão foi enviada a todas as empresas brasileiras que publicaram o relatório GRI, referente ao ano-base 2010, entre os anos 2011 e 2013. Como resultado, os respondentes consideraram que as empresas têm dificuldade em entender o modelo proposto pelo GRI, o qual foi considerado complexo, ambíguo e flexível demais, o que dificulta a padronização e a comparação entre os relatórios. Esse fato tem implicações para o GRI, que poderia propor uma metodologia mais simples e menos flexível.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo en este estudio es identificar las debilidades en el modelo de informe propuesto por el GRI (Global Reporting Initiative), en la opinión de los responsables de la presentación de los reportes. La importancia de este trabajo radica en el hecho de que en pocos estudios se investigan los informes de sostenibilidad desde este punto de vista, y porque presenta puntos específicos para mejorar. Se llevó a cabo un análisis de contenido de las respuestas de 27 empresas a la pregunta: ¿qué aspectos negativos identifica usted en el modelo de informe propuesto por el GRI? Esta pregunta fue enviada a todas las empresas brasileñas que publicaron el informe GRI para el año base 2010, entre los años 2011 y 2013. Como resultado, los encuestados opinaron que las empresas tienen dificultad para entender el modelo propuesto por el GRI, que fue considerado complejo, ambiguo y demasiado flexible, lo que hace difícil estandarizar y comparar los informes. Esto tiene implicaciones para el GRI, que podría proponer una metodología más sencilla y menos flexible.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this study is to identify negative aspects in the reporting model proposed by the Global Reporting Initiative (GRI), according to the opinion of the staff responsible for reporting. The importance of this study lies in the fact that few studies investigate the sustainability reports from this point of view and that it offers to GRI specific points to be improved. The research was conducted through content analysis of the answers of 27 companies to the following questions What are the negative aspects you identify in the reporting model proposed by GRI? The questionnaire was sent to all Brazilian companies that published the GRI report concerning base year 2010 between 2011 and 2013. As a result, respondents considered that the companies have difficulty to understand the guidelines proposed by GRI, which was considered complex, ambiguous and too flexible, thus undermining standardization and comparison between the reports. This fact has implications for the GRI, which should propose a simpler and less flexible methodology.
  • Uma análise da influência da promoção de vendas de desconto na intenção de compra do consumidor e os efeitos moderadores da atratividade Marketing

    Santini, Fernando de Oliveira; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Perin, Marcelo Gattermann; Vieira, Valter Afonso

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo neste trabalho foi analisar a influência da promoção de vendas de desconto na intenção de compra e os efeitos moderadores da atratividade nas relações entre intenção de compra de um produto em desconto e a impulsividade, percepção hedônica e de risco financeiro. Para isso, um experimento com a participação de 613 estudantes foi realizado. As hipóteses previam que um produto com promoção de desconto se relacionaria positivamente com a impulsividade e com a percepção hedônica sobre o bem ofertado, e ainda, negativamente, com a percepção de risco financeiro associado ao produto em desconto. Esperava-se uma moderação positiva da percepção da atratividade da promoção de desconto divulgada sobre as intenções dos comportamentos. Os resultados confirmaram as hipóteses, indicando efeitos positivos da impulsividade e percepção hedônica com a compra do produto em desconto, além do vínculo negativo existente entre a intenção de compra do produto em desconto e a percepção de risco financeiro. Os efeitos moderadores não foram confirmados. As considerações finais encerram o trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo en este trabajo es analizar la influencia de la promoción de ventas con descuento en la intención de compra y los efectos moderadores de la atractividad en la relación entre la intención de comprar un producto con descuento y la impulsividad, la percepción hedónica y del riesgo financiero. Para ello, se llevó a cabo un experimento con 613 estudiantes. Las hipótesis predecían que un producto con promoción de descuento podría relacionarse positivamente con la impulsividad, así como con una percepción hedónica sobre el bien ofrecido, y negativamente con la percepción de riesgo financiero asociado al producto que se ofrece con descuento. Se esperaba encontrar una moderación positiva de la atractividad percibida de la promoción de descuento anunciada sobre las intenciones de los comportamientos. Los resultados comprobaron las hipótesis, lo que indica efectos positivos de la impulsividad y la percepción hedónica con relación a la compra del producto con descuento, además de la relación negativa entre la intención de comprar el producto con descuento y la percepción de riesgo financiero. No se confirmaron los efectos moderadores. Consideraciones finales concluyen el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to analyze the influence of discount sales promotion in the purchase intention and the moderating effects of attractiveness in the relationship between intention to purchase a discounted product and the impulsiveness, hedonic perception and financial risk. Thus, an experiment involving 613 students was conducted. The hypotheses predicted that a product with discount promotion would relate positively with impulsivity, as well as with a hedonic perception about the good offered, and negatively with the perception of financial risk associated with the product offered with discount. A positive moderation was expected of the perceived attractiveness of the announced discount promotion on the intentions of behaviors. The results confirmed the hypothesis, indicating positive effects of impulsivity and hedonic perception by purchasing the discounted products, in addition to the negative link between the intention of purchasing discounted products and the perception of a financial risk. The moderating effects were not confirmed. Final considerations conclude the work.
  • Estrutura social e criação de empresas Empreendedorismo

    Vale, Gláucia Maria Vasconcelos; Corrêa, Victor Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Para a Sociologia Econômica, as estruturas sociais, no formato de redes interpessoais, influenciam as iniciativas individuais e os resultados econômicos daí derivados. Segundo Granovetter, existem três tipos básicos de estruturas: fortemente acopladas; fortemente desacopladas; fracamente acopladas. Este trabalho situa-se no contexto dessas reflexões, e procura-se, por meio de uma pesquisa amostral realizada com 100 empreendedores, localizados no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: identificar as estruturas sociais de origem desses indivíduos, em consonância com a tipologia genérica de Granovetter; avaliar a presença de associações entre essas estruturas e a trajetória dos empreendimentos, em particular, a motivação para empreender e o acesso ao mercado. Termina-se por elaborar uma tipologia de estruturas/redes sociais específicas para a análise do empreendedor, composta por três categorias: familiar, profissional e difusa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Para la Sociología Económica, las estructuras sociales, en forma de redes interpersonales, influyen en las iniciativas individuales y los resultados económicos. Según Granovetter, hay tres tipos básicos de estructuras: fuertemente vinculadas; fuertemente desvinculadas; débilmente vinculadas. En el marco de estas reflexiones, por medio de una encuesta por muestreo, realizada con 100 emprendedores de la ciudad de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, se pretende en este trabajo identificar las estructuras sociales de origen de estas personas, de acuerdo con la tipología genérica de Granovetter, y evaluar la presencia de relaciones entre dichas estructuras y la trayectoria emprendedora, en particular, la motivación para emprender y el acceso al mercado. Al final, se desarrolla una tipología de estructuras/redes sociales específicas para el análisis del emprendedor, compuesta por tres categorías: familiar, profesional y difusa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT To Economic Sociology, social structures, in the form of interpersonal ties, influence individual initiatives and economic results derived therefrom. According to Granovetter, there are three basic types of ties: strongly coupled; decoupled and weakly coupled. This work is situated in the context of these reflections, and we try to identify, through a sample survey of 100 entrepreneurs in the municipality of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, the original social structures of these individuals, in line with Granovetter's generic typology; to assess the presence of associations between these structures and the trajectory of the projects, especially the motivation to undertake and market access. We finish developing a typology of structures / specific social networks for the entrepreneur's analysis, consisting of three categories: family, professional and diffuse.
  • A capacidade de inovar no empreendedorismo internacional Entrepreneurship

    Leite, Yákara Vasconcelos Pereira; Moraes, Walter Fernando Araújo de

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, teve-se o objetivo de analisar a capacidade de inovar no empreendedorismo internacional. Para tanto, um estudo qualitativo de múltiplos casos foi desenvolvido. Os dados foram coletados principalmente por entrevistas semiestruturadas com 30 sujeitos sociais, e o software ATLAS.ti apoiou a análise de conteúdo. Observou-se que as ações de inovação dos empreendedores estavam voltadas para o produto e a produção. Com isso, identificou-se que a presença da capacidade de inovar foi intermitente ao longo do processo de internacionalização, com exceção em apenas uma das empresas, na qual ocorreu continuamente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo en este artículo es analizar la capacidad de innovación en la iniciativa empresarial internacional. Para ello, se desarrolló un estudio cualitativo de casos múltiples. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semiestructuradas con 30 sujetos sociales, y se utilizó el software ATLAS.ti en el análisis de contenido. Se observó que las acciones de innovación de los emprendedores estaban centradas en el producto y la producción. Con esto, se identificó que la presencia de la capacidad de innovar fue intermitente a lo largo del proceso de internacionalización y que sólo en una de las empresas se produjo de forma continua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, the purpose was to analyze the ability to innovate in international entrepreneurship. Thus, a qualitative study of multiple cases was developed. Data was collected mainly by semi-structured interviews with 30 social subjects, and ATLAS.ti software supported content analysis. We observed that the entrepreneurs' innovative actions were focused on the product and production. As a result, it was found that the presence of the ability to innovate was intermittent throughout the internationalization process, except in only one of the companies, where it occurred continuously.
  • Retratando a inovação no serviço público brasileiro: modelos de análise, sistematização e caracterização Public Administration

    Sousa, Marcos de Moraes; Ferreira, Vicente da Rocha Soares; Najberg, Estela; Medeiros, Janann Joslin

    Resumo em Português:

    RESUMO A inovação é fundamental para a melhoria do desempenho de organizações, tanto do setor privado quanto do setor público. Neste trabalho, descrevem-se e analisam-se as 323 experiências de inovação no serviço público federal no Brasil premiadas nas 16 edições (período de 1995 a 2012) do concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Trata-se de estudo quali-quantitativo em que se utiliza como categorias de análise os quatro tipos de inovação definidos no Manual de Copenhagen: produto, processo, organizacional e comunicação. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que existe sim inovação no setor público, a despeito do ceticismo de alguns pesquisadores, bem como do estado incipiente de pesquisa teórica sobre o tema. Observou-se que a inovação organizacional foi a que teve a maior quantidade de experiências premiadas, seguida respectivamente pelas inovações em processo, comunicação e produto, sendo que o atendimento ao cidadão e a melhoria dos processos de trabalho são os itens de maior destaque. Os resultados mostraram que embora a grande incidência das inovações ocorra em nível nacional, um número significativo de inovações também ocorre no nível local, provavelmente em função de muitas organizações do governo federal terem as suas ações difundidas apenas nesse nível de governo. No que diz respeito à área inovadora, saúde e educação preponderam com quase 33% das iniciativas, o que pode ser explicado pela capilaridade das áreas e pelo fato de ambas manterem grande interação com o usuário. As contribuições deste trabalho incluem a utilização de modelo teórico de análise de inovações no setor público ainda inédito no Brasil e a sistematização de conhecimento em base empírica sobre essa inovação. Nesse sentido, ainda contribui para o desenvolvimento da teoria com a apresentação de indícios de que as características, determinantes e consequências de inovação no setor público diferem não somente das de inovação na indústria, mas também das da inovação em serviços no setor privado.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La innovación es la clave para mejorar el desempeño de las organizaciones, tanto en el sector privado como en el sector público. En este trabajo se describen y analizan las 323 experiencias de innovación en el servicio público federal en Brasil premiadas en las 16 ediciones (de 1995 a 2012) del concurso Innovación en la Gestión Pública Federal, patrocinado por la Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Se trata de un estudio cuali- -cuantitativo en que se utilizan como categorías de análisis los cuatro tipos de innovación definidos en el Manual de Copenhague: producto, proceso, organizacional y comunicación. Los resultados permiten afirmar que sí existe innovación en el sector público, a pesar del escepticismo de algunos investigadores y el incipiente estado de investigación teórica sobre el tema. La innovación organizacional aparece en la mayor cantidad de experiencias premiadas, seguida por las innovaciones en proceso, comunicación y producto. Los servicios de atención a los ciudadanos y la mejora de los procesos de trabajo son los elementos más destacados. Los resultados muestran que, aunque la alta incidencia de las innovaciones se produzca a nivel nacional, un número significativo de innovaciones también se produce a nivel local, probablemente debido a que muchas organizaciones del gobierno federal hayan difundido sus acciones sólo en este nivel de gobierno. En cuanto al área innovadora, salud y educación predominan con casi el 33% de las iniciativas, lo que puede explicarse en razón de la capilaridad de las áreas y el hecho de que ambas mantienen una fuerte interacción con el usuario. Las contribuciones de este trabajo incluyen la utilización de un modelo teórico de análisis de innovaciones en el sector público todavía inédito en Brasil y la sistematización del conocimiento en base empírica sobre esta innovación. En este sentido, contribuye asimismo al desarrollo de la teoría, mediante la presentación de evidencias de que las características, los factores determinantes y las consecuencias de la innovación en el sector público son diferentes de aquellos que se observan no sólo en la innovación en la industria, sino también en la innovación en servicios en el sector privado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Innovation is essential for improving organizational performance in both the private and public sectors. This article describes and analyzes the 323 innovation experiences of the Brazilian federal public service that received prizes during the 16 annual competitions (from 1995 to 2012) of the Award for Innovation in Federal Public Management held by the Brazilian National School of Public Administration (ENAP). It is a qualitative and quantitative study in which were employed as categories for analysis the four types of innovation defined in the Copenhagen Manual: product, process, organizational and communication. The survey results allow us to affirm that there is innovation in the public sector, in spite of the skepticism of some researchers and the incipient state of theoretical research on the subject. It was possible to observe that organizational innovation was the one with the highest number of award- -winning experience, followed respectively by process, communication and product innovation, with citizen services and improvement of work processes being the main highlights. The results showed that, although the high incidence of innovation occurs at the national level, a significant number of innovations also occur at the local level, probably because many organizations of the federal government have their actions spread only at this level of government. Concerning the innovative area, health and education predominate, with almost 33% of initiatives, which can be explained by capillarity of these areas and the fact that both maintain a strong interaction with the user. The contributions of this work include the use of theoretical model of innovation analysis in the public sector in Brazil still upcoming, and the systematization of knowledge in empirical basis for this innovation. In this sense, it also contributes to the development of the theory with the presentation of evidence that the characteristics, determinants and consequences of innovation in the public sector differ not only from innovation in the industry, but also from innovation in services in the private sector.
  • Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica Gestão Pública

    Cabral, Sandro; Reis, Paulo Ricardo da Costa; Sampaio, Adilson da Hora

    Resumo em Português:

    RESUMO Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados por um órgão da administração pública federal brasileira, entre 2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças institucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram significativamente para o aumento na participação de MPE nos processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos, colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada. Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos, associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso e as chances de sucesso em compras públicas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Con base en recientes discusiones acerca de las relaciones entre estrategia y desempeño en el sector público, se analizan en el presente trabajo los factores que influyen en la participación y el éxito de las micro y pequeñas empresas (MPE) en compras públicas, a partir de cambios en la legislación que las favorecen. Se lleva a cabo un estudio cuantitativo y se desarrolla un conjunto de hipótesis que se pone a prueba mediante una base de datos única con información detallada de 542 contratos de compra realizados por un organismo de la administración pública federal brasileña, entre los años 2005 y 2011. Los resultados indican que los cambios institucionales, oriundos de una nueva normativa, han contribuido significativamente al aumento de la participación de las MPE en los procesos de licitación del organismo estudiado, sin embargo, no han cambiado la probabilidad de éxito de estas empresas en las compras públicas, lo que pone en tela de juicio la eficacia de la nueva legislación. Además, los hallazgos sugieren que factores estratégicos, en su relación con el ambiente competitivo, los atributos transaccionales y las capacidades inherentes a los participantes, influyen en el acceso y las oportunidades de éxito de las MPE en compras públicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the recent discussions on the relationship between strategy and performance in the public sector, this work analyzes the determinants of participation and success of micro and small enterprises (MSEs) in public procurement from changes in legislation, favoring such groups. We adopt a quantitative approach and develop a set of hypotheses, tested using a single database, with detailed information of 542 purchase contracts made by a public administration agency of the Brazilian federal government between 2005 and 2011. The results showed that the institutional changes promoted by new rules, significantly contributed for the increase in the participation of MSEs in the bidding processes of the studied agency, but did not change the success probability of these companies in bidding processes, putting into perspective the effectiveness of legislation. Additionally, the results suggested that strategic factors associated with competitive environment, transactional attributes and capabilities inherent to the participants influence their access and the chances of success in public procurement.
  • Indicadores de condições para criar no ambiente de trabalho: evidências de validação empírica de uma medida Recursos Humanos & Organizações

    Bruno-Faria, Maria de Fátima; Veiga, Heila Magali da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se, neste artigo, disponibilizar uma medida quantitativa de condições favoráveis e desfavoráveis à criatividade no ambiente de trabalho, concebida como um processo de produção de ideias novas e de valor para determinado contexto. Decidiu-se, inicialmente, aprimorar um instrumento já validado com fins semelhantes. A aplicação de survey para validação da nova medida, composta de 63 itens, foi feita em uma amostra de 409 analistas de uma empresa brasileira de pesquisa. Foram realizadas as análises semântica e dos juízes, com posterior análise fatorial e de confiabilidade dos itens. Obtiveram-se duas escalas distintas: uma que continha seis fatores que manifestam condições facilitadoras e três que retratam barreiras à expressão da criatividade no ambiente de trabalho. O instrumento foi denominado de Indicadores de Condições para Criar no Ambiente de Trabalho (ICCAT) e mostra-se como uma medida robusta e atualizada, com a redução de 97 para 60 itens, com cargas fatoriais elevadas, bem como índices de confiabilidade mais altos que a medida anterior. O índice de variância total explicada foi superior a 50%. Sugerem-se novas aplicações, a fim de verificar se a estrutura fatorial se confirma. Destaca-se a relevância de se disponibilizar tal medida para aplicação em pesquisas futuras, bem como para diagnósticos organizacionais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo se pretende establecer una medida cuantitativa de condiciones favorables y desfavorables a la creatividad en el ambiente de trabajo, concebida como un proceso de producción de ideas nuevas y de valor para determinado contexto. Se ha decidido, inicialmente, perfeccionar un instrumento ya validado con fines semejantes. La aplicación del survey para la validación de la nueva medida, compuesta por 63 ítems, se ha realizado en una muestra de 409 analistas de una empresa brasileña de investigación. Se han llevado a cabo los análisis semántico y de los jueces, con posterior análisis factorial y de confiabilidad de los ítems. Se han obtenido dos escalas distintas: una que contenía seis factores que manifiestan condiciones facilitadoras y tres que retratan barreras a la expresión de la creatividad en el ambiente de trabajo. El instrumento ha sido denominado Indicadores de Condiciones para Crear en el Ambiente de Trabajo (ICCAT) y se muestra como una medida robusta y actualizada, con la reducción de 97 para 60 ítems, con cargas factoriales elevadas, así como índices de confiabilidad más altos que la medida anterior. El índice de varianza total explicada fue superior al 50%. Se sugieren nuevas aplicaciones con el fin de verificar si la estructura factorial se confirma. Se subraya la relevancia de tal medida para aplicación en futuros estudios, así como para diagnósticos organizacionales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to provide a quantitative measure of the favorable and unfavorable conditions for creativity in the workplace, conceived as a production process of new ideas and value for a particular work context. We decided to initially improve an already validated instrument with similar purposes. The implementation of the survey to validate the new measure, comprised of 63 items, was made on a sample of 409 analysts of a Brazilian research organization. Semantics and judges analyses were performed, with subsequent factor and reliability analysis of the items. Two different scales were obtained: one that contained six factors expressing favorable conditions and three depicting unfavorable conditions for the expression of creativity in the workplace. The instrument was named Indicators of Conditions to Create in the Workplace (ICCW) and shows up as a robust and updated measure, with the reduction from 97 to 60 items, with high factor loadings, as well as higher reliability scores than the previous measure. The total variance explained index was above 50%. Future applications are suggested in order to check whether the factorial structure is confirmed. We highlight the relevance of making this tool available for use in future research, as well as for organizational diagnosis.
  • O processo de dual career sob a ótica brasileira: desvendando tipologias Human Resources & Organizations

    Berlato, Heliani

    Resumo em Português:

    RESUMO Um fenômeno que surge estreitamente relacionado às mudanças nos âmbitos social, econômico e cultural, e que cresce à medida que os anos caminham, vem despertando a atenção de pesquisadores para o desenvolvimento de estudos que envolvem tanto o campo individual quanto o organizacional. Denominado como dual career family, esse fenômeno enfatiza um movimento conjunto de marido e mulher (casal) na esfera familiar e no desenvolvimento da carreira de ambos. Dessa forma, a fim de conhecer como essas relações estão se estabelecendo, propôs- -se neste estudo a investigar quais os fatores determinantes que constituem o fenômeno da dual career no contexto brasileiro. A pesquisa contou com 340 participantes, todos ex-alunos de uma universidade pública, que deveriam ser casados ou viver maritalmente. Os resultados permitiram caracterizar, por meio de estatísticas descritivas, o perfil dos casais de dual career no cenário brasileiro e verificar quais os tipos de dual career existentes no País. Obtiveram-se cinco tipos de dual career: familistic coordenada, familistic convencional, carreirista coordenada, carreirista convencional e acrobata.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Un fenómeno que aparece estrechamente relacionado con los cambios en el contexto social, económico y cultural, y que sigue creciendo a lo largo de los años, ha atraído la atención de investigadores en el sentido de desarrollar estudios que incluyan tanto al individuo como el campo organizacional. Conocido como familias de doble carrera, este fenómeno pone de relieve un movimiento conjunto de marido y mujer (pareja) en el ámbito de la familia y el desarrollo de la carrera profesional de ambos. Con el fin de saber cómo se establecen estas relaciones, en este estudio se investigan los factores que constituyen el fenómeno de doble carrera en el contexto brasileño. La encuesta ha contado con 340 participantes, todos ex alumnos de una universidad pública que deberían estar casados o hacer vida marital. Los resultados permiten identificar, por medio de la estadística descriptiva, el perfil de las parejas con dos carreras en el ámbito brasileño y comprobar qué tipos de doble carrera existen en el país. Se han obtenido cinco tipos de doble carrera: familista coordinada, familista convencional, centrada en la carrera coordinada, centrada en la carrera convencional y acróbata.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A phenomenon closely linked to changes in social, economic, and cultural context is growing and growing as the years go by and attracting the attention of researchers for the development of studies involving both the individual and the organizational field. Named as "dual career family", this phenomenon emphasizes a joint move from a husband and wife (a couple) in the family sphere and in the development of both careers. Thus, in order to know how these relationships are being established, this study set out to investigate what are the determining factors that compose the dual career phenomenon in the Brazilian context. The research involved 340 participants, all former students of a public university, married or living in a marital status. The results allowed to feature, through descriptive statistics, the profile of dual career couples in the Brazilian scene and check what are the types of dual career in the country. We obtained five types of dual career: coordinated familistic, conventional familistic, coordinated careerist, conventional careerist and acrobat.
  • Motivação para entrada de voluntários em ONG brasileira Recursos Humanos & Organizações

    Cavalcante, Carlos Eduardo; Souza, Washington José de; Mol, Anderson Luiz Rezende; Paiva, Juarez Azevedo de

    Resumo em Português:

    RESUMO No presente estudo, propõe-se um modelo estrutural que identifique os motivos para escolher determinada Organização Não Governamental (ONG) para prestar trabalho voluntário. O espaço empírico é a Pastoral da Criança - organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. No referencial teórico apresenta-se o contexto no qual está o voluntariado, em níveis mundial e nacional. Em seguida, discutem-se os diversos conceitos de voluntariado e apresentam-se os modelos teóricos de motivação voluntária. Os estudos de Mostyn (1983) e Cavalcante, Souza, Nascimento e Cunha (2011a, 2011b, 2012) são as principais referências teóricas e empíricas para a construção do modelo testado. A coleta de dados foi feita por meio de questionário fechado com 21 indicadores, em duas visitas a cidades da Diocese de Pesqueira (Pernambuco/PE). Foram aplicados 720 questionários. A amostra foi dividida em duas partes. Na primeira foi feita a Análise Fatorial Exploratória e na segunda a Análise Fatorial Confirmatória, por meio da Modelagem das Equações Estruturais. O exame dos resultados alcançados pelo modelo dos motivos de entrada permite concluir pela validade e pela confiabilidade do instrumento. Assim, as razões para a entrada de voluntários na Pastoral da Criança podem ser explicadas por um conjunto de interações entre estes cinco construtos: Altruísmo, Afetivo, Amigável, Ajustado e Ajuizado.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este estudio se propone un modelo estructural que identifique las razones para la elección de una determinada organización no gubernamental (ONG) para participar en trabajo voluntario. El espacio empírico es la Pastoral da Criança - organismo de acción social de la Conferencia Nacional de Obispos de Brasil (CNBB) - institución que tiene su trabajo basado en la solidaridad y el intercambio de conocimientos. En el marco teórico se contextualiza el voluntariado, a nivel mundial y nacional. A continuación, se examinan los diversos conceptos de voluntariado y se presentan los modelos teóricos de motivación voluntaria. Los estudios de Mostyn (1983) y Cavalcante, Souza, Nascimento, y Cunha (2011a, 2011b, 2012) son las principales referencias teóricas y empíricas para la construcción del modelo probado. La recopilación de datos se realizó por medio de un cuestionario con 21 indicadores en dos visitas a las ciudades de la diócesis de Pesqueira, estado de Pernambuco, Brasil. Se aplicaron 720 encuestas y se dividió la muestra en dos partes. A la primera, se aplicó un análisis factorial exploratorio y, a la segunda, un análisis factorial confirmatorio, con el uso de modelos de ecuaciones estructurales. Los resultados obtenidos por medio del modelo permiten concluir por la validez y la fiabilidad del instrumento. Así, las razones para el ingreso al voluntariado en la Pastoral da Criança pueden explicarse mediante una serie de interacciones entre estas cinco construcciones teóricas: altruismo, afectivo, amigable, ajustado y juicioso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study proposes a structural model to identify the reasons for choosing a certain Non-Governmental Organization (NGO) to provide volunteer work. The empirical space was Pastoral da Criança - a social action agency of the National Conference of Bishops of Brazil (CNBB) - a community-based institution whose pillars are solidarity and sharing of knowledge. The theoretical framework presents the context in which is volunteering, at global and national levels. Then we discuss the various concepts of volunteering and we present the theoretical models of voluntary motivation. The studies of Mostyn (1983) and Cavalcante, Souza, Nascimento, and Cunha (2011a, 2011b, 2012) are the main theoretical and empirical references for the construction of the tested model. Data collection was done by means of a closed questionnaire with 21 indicators in two visits to cities of Pesqueira's Diocese (Pernambuco/PE). Seven hundred and twenty questionnaires were made. The sample was divided into two parts. In the first one, we made the Exploratory Factor Analysis and, in the second one, the Confirmatory Factor Analysis, through the Structural Equations Model. Examination of the results achieved by the input reasons model allows us to conclude in favor of the validity and the reliability of the instrument. Thus, the reasons for the voluntary entry at Pastoral da Criança can be explained by a set of interactions between these five constructs: Altruism, Affection, Friendly, Adjusted and Sensible.
  • Antecedentes à transição de carreira dos profissionais de Tecnologia da Informação Recursos Humanos & Organizações

    Mangia, Ursula Barreto; Joia, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Na pesquisa aqui relatada, investigou-se a migração dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para outras áreas funcionais, fenômeno denominado turnaway, por meio da identificação dos antecedentes associados à intenção dos profissionais de TI em abandonar essa área. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa explanatória, operacionalizada por meio de uma revisão bibliográfica, visando à proposição de um modelo estrutural que explicasse tal fenômeno, assim como à elaboração das respectivas hipóteses de pesquisa associadas à transição de carreira do profissional de TI. Em seguida, por meio de investigação empírica operacionalizada via web-survey e aplicação de técnicas estatísticas multivariadas de modelagem de equações estruturais, testaram-se o modelo proposto e as hipóteses elencadas. Como resultado, foram suportados como antecedentes estatisticamente significantes da transição de carreira do profissional de TI para outras áreas funcionais: exaustão com o trabalho na área de TI, insatisfação com a área de TI em geral, necessidade de adquirir novas experiências profissionais para se manter atrativo ao mercado de trabalho, necessidade de crescimento profissional, assim como prévia e consciente capacitação e desenvolvimento gerenciais. Ao final, foram apresentadas as implicações gerenciais oriundas deste trabalho e as limitações da pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este trabajo se analiza la migración de los profesionales de Tecnología de la Información (TI) a otras áreas funcionales, fenómeno conocido como turnaway, por medio de la identificación de los antecedentes relacionados con la intención de los profesionales de TI de dejar esta área. Para ello, se ha llevado a cabo una investigación explicativa a partir de una revisión bibliográfica, con el fin de proponer un modelo estructural que explicara dicho fenómeno y elaborar las respectivas hipótesis de investigación relativas a la transición de carrera del profesional de TI. A continuación, mediante una investigación empírica realizada por medio de un web-survey y la aplicación de técnicas estadísticas multivariadas de modelos de ecuaciones estructurales, se han puesto a prueba el modelo propuesto y las hipótesis de investigación elaboradas. Como resultado, se han confirmado como antecedentes estadísticamente significativos de la transición de carrera del profesional de TI a otras áreas funcionales: el agotamiento con el trabajo en el área de TI; la insatisfacción con el área de TI en general; la necesidad de obtener nuevas experiencias profesionales para mantenerse atractivo al mercado de trabajo; la necesidad de desarrollo profesional; así como el consciente y previo desarrollo gerencial. Por último, se presentan implicaciones gerenciales oriundas de este trabajo y las limitaciones de la investigación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research investigates the transition of Information Technology (IT) professionals to other functional areas, a phenomenon named as "turn away", via the identification of the antecedents associated with IT professionals' intention to abandon this area. In order to achieve this purpose, an explanatory research was conducted and operationalized literature review, aiming the proposition of a structural model that could explain that phenomenon, as well as the development of respective research hypothesis associated with the IT professional career transition. Then, by adopt­ing an empirical approach operationalized by means of a web-survey and the application of multivariate statistics techniques based on structural equations modelling, the proposed model, as well as the research hypothesis, were tested. As a result, exhaustion with work in the IT area, dissatisfaction with the IT area in general, the need to acquire further professional experience to remain attractive to the job market, the need for professional growth, as well as previous and conscious managerial training and development, were supported as statistically significant antecedents of IT professional career transition to other functional areas. Lastly, managerial implications arising from this work, as well as the research limitations were presented.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br