Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 51, Número: 1, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Reinhard, Nicolau; Saes, Maria Sylvia Macchione
  • Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro Strategy & Business Economics

    Ito, Nobuiuki Costa; Zylbersztajn, Decio

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo é propor um modelo para explicar como os termos contratuais são selecionados na presença de poder: poder de contrato. O setor de suco de laranja ilustra a análise, indicando os efeitos do poder de contrato na organização econômica do setor. Poder de contrato é definido como a capacidade de explorar lacunas ou falhas contratuais, que são deixadas incompletas estrategicamente. Evidências empíricas a partir da análise de conteúdo de documentos de defesa da concorrência suportam a lógica do poder de contrato de três formas: evitando a mudança no método de pagamento de peso para conteúdo de sólido (qualidade); utilizando informações assimétricas para manipular índices na fórmula de cálculo do preço da laranja; e atrasando deliberadamente a colheita da laranja e, consequentemente, reduzindo seu peso e preço. O artigo contribui para o entendimento da seleção dos termos do contrato, bem como as formas de atuação de escritórios de defesa da concorrência sobre este tópico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo es proponer un modelo para explicar cómo se seleccionan los términos contractuales en presencia del poder: poder de contracto. La industria de zumo de naranja ilustra el análisis, con indicación de los efectos del poder de contrato en la organización económica del sector. Poder de contrato se define como la capacidad de explotar las brechas o fallas contractuales que quedan incompletas estratégicamente. La evidencia empírica de los documentos de defensa de la competencia de análisis de contenido compatible con la lógica del poder de contracto tres maneras: evitar el cambio de la forma de pago de peso por contenido de sólidos (calidad); el uso de la información asimétrica para manipular los índices en la fórmula de cálculo del precio de la naranja; y retrasar deliberadamente la cosecha de naranja consecuentemente implicando enla reducción de su peso y precio. Esta investigación contribuye a la comprensión de la selección de los términos del contrato y las formas de acción de las oficinas de defensa de la competencia en esto tema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We propose a model to explain how contract terms are selected in the presence of a form of economic power: contract power. The orange juice sector is used to illustrate an analysis that demonstrates the effects of contract power on the economic organization of the sector. We define contract power as the ability to exploit contractual gaps or failures of contractual provisions, which are strategically left incomplete. Empirical evidence from content analysis of antitrust documents supports the logic of contract power in the orange juice sector in three forms: avoiding changes to payment methods from weight to solid contents (quality); using information asymmetries to manipulate indexes that calculate the formula of orange prices; and deliberately harvesting oranges late in order to dehydrate the fruit, which consequently reduces weight and price. The paper contributes to understanding the selection of contract terms and the debate about how antitrust offices can deal with this issue.
  • Análise da escolha das estruturas de governança em vinícolas brasileiras - estudos de casos em 3 vinícolas Strategy & Business Economics

    Watanabe, Kassia; Wever, Mark; Sousa, Rúbia Nara Rinaldi Leão de; Koenig, Claudia Cheron

    Resumo em Português:

    RESUMO A decisão da melhor estrutura de governança adotada pelas empresas tem sido objeto de estudo de diversas vertentes teóricas, muitas vezes, dissociadas. Assim, este estudo pretende contribuir para a compreensão dos múltiplos fatores que influenciam nas decisões de governança da empresa, a partir dos argumentos da Economia dos Custos de Transação; da Visão Baseada em Recursos e da Teoria dos Direitos de Propriedade. Para identificar alguns desses fatores, foram analisados ​​três casos na indústria do vinho brasileiro: Miolo, localizada no Vale dos Vinhedos (Sul do Brasil) e no Vale do Rio São Francisco (Nordeste do Brasil); Don Laurindo, localizada no Vale dos Vinhedos; e a Vinibrasil, localizada no Vale do Rio São Francisco. A maioria das vinícolas estudadas produz as uvas utilizadas na produção de vinho. Apenas a Miolo compra uma quantidade insignificante de uvas fora de sua produção. É importante observar que no Brasil, a produção de uva nestas regiões tem uma longa tradição e não é difícil comprar uma quantidade suficiente de uvas destinadas à produção de vinho. Identificou-se que a qualidade das uvas é fácil de ser medida e o custo de compra no mercado é mais barato do que a produção própria. Porém, as vinícolas argumentam que produzem a própria uva para garantir a qualidade das uvas e, consequentemente, do vinho produzido. Entretanto, o nível de especificidade dos ativos presentes na transação entre produtor de uva e vinícola parece, por si só, insuficiente para justificar o uso de forma de governança hierárquica. Assim, o objetivo do artigo é analisar as razões pelas quais essas vinícolas, em grande parte, dependem da forma de governança hierárquica para adquirir suas uvas. O que explica o uso de governança hierárquica, uma vez que tanto a especificidade de ativos como os problemas de mensuração parecem relativamente baixos?

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tiene como objetivo contribuir a la comprensión de los múltiples factores que influyen en las decisiones de gobernanza de las empresas. Para identificar algunos de estos factores, se analizaron tres casos en la industria del vino brasileño: Miolo ubicada en Valle de los Viñedos (sur de Brasil) y en Vale do Rio São Francisco (nordeste de Brasil); Don Laurindo ubicada en Valle de los Viñedos, y ViniBrasil ubicada en Vale do Rio São Francisco. En su mayor parte, las tres empresas producen las uvas que utilizan para su producción de vino. Sólo Miolo compra una cantidad insignificante de las uvas fuera de su producción. Según los estándares brasileños, en estas regiones tiene una larga tradición de producción de uva, y no es difícil comprar suficiente cantidad de uvas para producir vino. Sin embargo, las bodegas están preocupadas también por la calidad de las uvas que se utilizan y la compra de uvas de alta calidad podrían ser tema crítico. Por otro lado, es fácil de medir la calidad de las uvas y el costo para comprar en el mercado es más barato que producir. Por otra parte, también el nivel de especificidad de los activos presentes en la transacción de productor de uva-bodeguero parece, por sí sola, insuficiente para justificar el uso de formas jerárquicas. Entonces, el objetivo del artículo es analizar las razones por las que estas bodegas dependen en gran medida de las formas jerárquicas para adquirir sus vendimiadores entradas. ¿Cómo se explica el uso de la gobernanza jerárquica, teniendo en cuenta que tanto los problemas de especificidad de activos y de medición parecen ser relativamente bajos?

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to contribute towards understanding the multiple factors, which influence firm's governance decisions. To identify some of these factors, three cases in the Brazilian wine industry were analyzed: Miolo located in Vale dos Vinhedos (South of Brazil) and in Vale do Rio São Francisco (Northeast of Brazil); Don Laurindo located in Vale dos Vinhedos; and ViniBrasil located in Vale do Rio São Francisco. For the most part, all three firms procure the grapes they use for their wine production in-house. Only Miolo purchases an insignificant amount of grapes outside of its production. By Brazilian standards, these regions have a long tradition of grape production and it is not difficult to purchase sufficient quantity of grapes to produce wine. However, the wineries are concerned also about the quality of the grapes they use and purchasing high-quality grapes might be critical issue. On the other hand, the quality of grapes is easily measured and the cost to buy in the market is cheaper than producing in-house. Furthermore, also the level of asset specificity present in the grape-grower-wine-producer transaction seems, by itself, insufficient to justify the use of hierarchical governance forms. Then, the aim of the article is to analyze the reasons why these wineries largely rely on hierarchy governance forms to procure their grape-inputs. What explains their use of hierarchy governance, given that both asset specificity and measurement problems appear to be relatively low?
  • Sobrecarga de informação, adiamento de escolha e a função moderadora de need for cognition: evidência empírica Marketing

    Pilli, Luis Eduardo; Mazzon, José Afonso

    Resumo em Português:

    RESUMO Aumento da propensão a evitar a escolha em função da sobrecarga de informações é um tema sujeito a debate intenso. Os modelos de maximização neoclássica prevêem que a propensão a evitar escolha não aumente com a oferta de mais informação ao consumidores. Diferentemente, os modelos com origem na psicologia cognitiva predizem que as características do ambiente de decisão podem provocar efeitos comportamentais que aumentem a propensão a não escolher, em função da sobrecarga de informação.A partir de estímulos gerados experimentalmente, esta pesquisa empírica torna evidente a presença de efeitos comportamentais provocados pela sobrecarga de informação, revela diferenças no efeitos provocados pela variação no número de opções em comparação ao número de atributos e demonstra que a característica de personalidade need for cognition modera tais efeitos comportamentais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Aplazamiento de elección debido a la sobrecarga de información es un resultado indeseable de entornos competitivos. Los modelos de maximización neoclásicos predicen que la evitación de elección no va a aumentar a medida que más información se ofrece a los consumidores. Las teorías desarrolladas en el campo del comportamiento del consumidor predicen que algunas propiedades del medio ambiente pueden provocar efectos en el comportamiento y un aumento de la evitación de elección debido a la sobrecarga de información. Basado en los estímulos generados experimentalmente y probado entre 1.000 consumidores, esta investigación empírica proporciona evidencia de la presencia de efectos de comportamiento debido a la sobrecarga de información y revela los diferentes efectos de aumentar el número de opciones o el número de atributos. Este estudio encuentra también que need for cognition modera estos efectos en el comportamiento, y propone procesos psicológicos que pueden desencadenar los efectos observados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Choice deferral due to information overload is an undesirable result of competitive environments. The neoclassical maximization models predict that choice avoidance will not increase as more information is offered to consumers. The theories developed in the consumer behavior field predict that some properties of the environment may lead to behavioral effects and an increase in choice avoidance due to information overload. Based on stimuli generated experimentally and tested among 1,000 consumers, this empirical research provides evidence for the presence of behavioral effects due to information overload and reveals the different effects of increasing the number of options or the number of attributes. This study also finds that the need for cognition moderates these behavioral effects, and it proposes psychological processes that may trigger the effects observed.
  • Efeito dos investimentos nos fundamentos e na reação de mercado de empresas brasileiras pré-operacionais e operacionais do período de 2006 a 2012 Finance & Accounting

    Pereira, Marco Antonio; Securato, José Roberto; Sousa, Almir Ferreira de

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho fornece evidências sobre a reação do mercado às decisões de investimento de empresas cujo valor acionário é predominantemente atribuído às opções de crescimento. A pesquisa exploratória levantou empresas pré-operacionais e seus pares operacionais dos mesmos segmentos da economia. Investigou-se a existência de diferenciação estatística a partir de indicadores financeiros que refletissem os ativos instalados e os ativos de crescimento para, em seguida, estudar a reação do mercado às variações do ativo não circulante como elemento de sinalização acerca das decisões de investimento. Destaca-se nas empresas pré-operacionais o processo de formação do ativo operacional e o valor acionário quase exclusivamente dependente dos ativos de crescimento. Como resultado, os testes de diferenciação confirmaram que as empresas pré-operacionais têm seu valor especialmente derivado das opções de crescimento. A reação do mercado foi maior nas empresas pré-operacionais, apresentando retornos anormais negativos, enquanto que nas operacionais tais retornos foram positivos, o que pode indicar que a qualidade do investimento é julgada a partir da divulgação financeira. Ademais, a divulgação é aguardada pelos investidores de empresas operacionais para ajustarem seus preços. Conclui-se que os resultados estão de acordo com as evidências empíricas e que atenção especial deva ser dada aos investimentos de formação de capital de longo prazo pelos participantes dos mercados financeiros.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El trabajo proporciona evidencia sobre la reacción del mercado en las decisiones de inversión de las empresas, que el valor del accionista se atribuye en gran medida a opciones de crecimiento. La investigación exploratoria planteó empresas pre-operacionales y sus pares operativos en los mismos segmentos de la economía. Se investigó la existencia de diferenciación estadística de indicadores financieros que reflejan los activos instalados y activos de crecimiento para luego estudiar la reacción del mercado a los cambios en activos fijos como elemento de señalización sobre las decisiones de inversión. Se destaca en las empresas pre-operacionales del proceso de formación de los activos operativos y el valor del accionista depende casi exclusivamente en el crecimiento de los activos. Las pruebas confirmaron que el valor de las empresas pre-operacionales se deriva especialmente de las opciones de crecimiento. La reacción del mercado fue particularmente alto en las empresas pre-operacionales con rendimientos de las acciones negativas anormales, mientras que los otros tuvieron resultados positivos, lo que puede indicar que la calidad de la inversión se juzga basado en la divulgación de información financiera. Y la revelación es esperada por los inversores para ajustar sus precios. Los resultados son consistentes con la evidencia empírica y la atención especial se debe dar por los participantes en los mercados financieros a las inversiones de formación de capital a largo plazo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper provides evidence on the market reaction to corporate investment decisions whose shareholder value is largely attributed to growth options. The exploratory research raised pre-operational companies and their operational pairs on the same economy segments. It had the purpose of investigating the existence of statistical differentiation from financial indicators that reflect the installed assets and growth assets, and then study the market reaction to changes in fixed assets as a signaling element about investment decisions. The formation process of operational assets and shareholder value almost exclusively dependent on asset growth stands out in the pre-operational companies. As a result, differentiation tests confirmed that the pre-operational companies had their value especially derived on growth options. The market reaction was particularly bigger in pre-operational companies with abnormal negative stock returns, while the operational companies had positive returns, which may indicate that the quality of the investment is judged based on the financial disclosure. Additionally, operational companies' investors await the disclosure to adjust their prices. We conclude that the results are consistent with the empirical evidence and the participants in financial markets to long-term capital formation investments should give that special attention.
  • A evolução das relações da Universidade com o setor empresarial no Brasil: o que revelam as publicações nacionais entre 1980 e 2012 Technology Management

    Stal, Eva; Fujino, Asa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho aborda as mudanças nas relações entre universidades e empresas (U-E) no Brasil em atividades de inovação, com base em levantamento dos artigos publicados nos principais periódicos nacionais ou apresentados em congressos brasileiros e regionais mais relevantes, entre 1980 e 2012. O ano de 1980 marca a criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), primeira iniciativa do governo de estímulo à transferência de conhecimentos das universidades para empresas. O segundo foi a Lei de Inovação, instituída em 2004. O pressuposto é que, após esta lei, cresceria a produção acadêmica sobre o tema, com novas propostas de modelos e reflexões para melhoria desta relação. A metodologia empregou abordagem qualitativa, exploratória, utilizando pesquisa bibliográfica, estudo bibliométrico e análise de conteúdo em 247 trabalhos. A revisão da literatura contempla trabalhos internacionais que mostram problemas e sugestões de melhorias, enquanto no Brasil ainda se discute se esta colaboração deve ocorrer, e se este é um papel legítimo da universidade. A análise de conteúdo revelou poucos trabalhos sobre novas configurações e processos de gestão da parceria. As conclusões mostram que as relações U-E ainda não constituem um processo regular e amplamente aceito nas universidades públicas brasileiras, e refletem um viés ideológico contrário à cooperação com empresas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo aborda los cambios en las relaciones entre universidades y empresas (U-E) en Brasil en actividades de innovación, basado en una encuesta de artículos publicados en las principales revistas nacionales, o presentados en conferencias brasileñas y regionales más relevantes, entre 1980 y 2012. En el año 1980 fueron creados los Núcleos de Innovación Tecnológica, primera iniciativa del gobierno para estimular la transferencia de conocimientos de las universidades hacia las empresas. La segunda fue la Ley de Innovación, de 2004. Nuestra suposición era que a partir de la ley, aumentarían los trabajos académicos en este tema, con nuevas ideas y proposiciones de modelos para mejorar la colaboración. La metodología utilizó un enfoque cualitativo, exploratorio, mediante búsqueda bibliográfica y estudio bibliométrico en 247 artículos. La revisión de literatura incluye obras internacionales que muestran problemas y sugerencias de mejora, mientras en Brasil aún hay un debate sobre si debería ocurrir esta colaboración, y si es un legítimo papel de la universidad. El análisis de contenido ha mostrado pocos artículos sobre nuevas configuraciones y procedimientos para la gestión de la cooperación. Los hallazgos muestran que las relaciones UE no son un proceso regular y ampliamente aceptado en las universidades públicas brasileñas, y que reflejan un sesgo ideológico contrario a la cooperación con empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper addresses the changes in university-industry relations in Brazil regarding innovation activities. It is based on a survey of articles published in major national journals or presented at the most relevant Brazilian and regional conferences, between 1980 and 2012. The year 1980 was chosen due to the creation of the Technological Innovation Offices (NITs), which was the first government initiative to encourage knowledge transfer from universities to companies; the second was the Innovation Act of 2004. Our assumption was that after the Act the number of academic papers on this subject would increase, bringing new ideas and propositions of models to enhance this relationship. The methodology employed a qualitative, exploratory approach, using bibliographical research and a bibliometric analysis of 247 papers. Literature review of international studies shows the discussion of problems and suggestions for improvements, while in Brazil there is still a debate on whether this collaboration should occur, and if this is a legitimate role for the university. Despite the numerical growth, the content analysis showed few papers on new configurations and procedures for partnership management. We conclude that university-industry relations are not a regular and totally accepted process in Brazilian public universities, which reflect an ideological bias against cooperation with firms.
  • P&D colaborativo: o caso do primeiro chipmicrocontrolador brasileiro Technology Management

    Faccin, Kadigia; Balestrin, Alsones; Bortolaso, Ingridi

    Resumo em Português:

    RESUMO A cooperação interorganizacional, por meio da atuação conjunta com diversos atores, permite que empresas de setores de alta tecnologia possam complementar recursos, especialmente em projetos de P&D. Os projetos colaborativos têm sido apontados em diversos estudos como uma importante estratégia para produzir produtos e serviços complexos em ambientes de incerteza e competitividade. Nesse sentido, pretende-se com a presente pesquisa aprofundar o entendimento de como ocorre a dinâmica de desenvolvimento de um projeto colaborativo de P&D em uma indústria de alta tecnologia. Para alcançar o objetivo proposto, definiu-se como objeto de análise o projeto de P&D do primeiro microcontrolador da indústria brasileira de semicondutores. A escolha empírica justifica-se pela singularidade do caso e por trazer uma diversidade de atores e um nível de complementaridade de recursos que foram significativos para o êxito do projeto. Dada a motivação para conhecer quem foram os atores e quais as principais formas de coordenação utilizadas neste projeto interorganizacional, realizaram-se entrevistas bem como se utilizou um questionário e demais documentos relativos ao projeto. Os resultados apresentados evidenciam uma rede de nove atores e suas funções no processo de colaboração interorganizacional, bem como as formas de imbricamento social e temporal utilizados na coordenação dos esforços coletivos. Focalizando nos mecanismos de inserção temporal e de inserção social destacados ao longo do estudo, propõe-se a inclusão dos projetos de P&D na tipologia para projetos interorganizacionais proposta por Jones e Lichtenstein (2008).

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La cooperación interorganizacional en I&D, permite que empresas de sectores de alta tecnología puedan complementar recurso. Los proyectos colaborativos han sido apuntados como una importante estrategia para producir productos y servicios complejos en ambientes de incertidumbre y competitividad. Se pretende, con la presente investigación, profundizar el entendimiento de cómo ocurre la dinámica de desarrollo de un proyecto colaborativo de I&D en una industria de alta tecnología. Se definió como objeto de análisis el proyecto de I&D del primer microcontrolador de la industria brasileña de semiconductores. Dada la motivación para conocer quién fueron los actores y cuáles las principales formas de coordinación utilizadas en este proyecto interorganizacional, se realizaron entrevistas, así como se utilizó un cuestionario y demás documentos relacionados al proyecto. Los resultados evidencian una red de nueve actores y sus funciones en el proceso de colaboración interorganizacional, además de las formas de imbricamiento social y temporal utilizados en la coordinación de los esfuerzos colectivos. Enfocando en los mecanismos de inserción temporal y social destacados a lo largo del estudio, se propone la inclusión de los proyectos de I&D, en la tipología para proyectos interorganizacionales propuesta porJones y Lichtenstein (2008).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The interorganizational cooperation, through joint efforts with various actors, allows the high-tech companies to complement resources, especially in R&D projects. Collaborative projects have been identified in many studies as an important strategy to produce complex products and services in uncertain and competitive environments. Thus, this research aims at deepening the understanding of how the development dynamics of a collaborative R&D project in an industry of high technology occur. In order to achieve the proposed objective, the R&D project of the first microcontroller in the Brazilian semiconductor industry was defined as the object of analysis. The empirical choice is justified by the uniqueness of the case, besides bringing a diversity of actors and a level of complementarity of resources that were significant to the success of the project. Given the motivation to know who the actors were and what the main forms of interorganizational coordination were used in this project, interviews were carried out and a questionnaire was also made, besides other documents related to the project. The results presented show a network of nine actors and their roles in the interorganizational collaboration process, as well as the forms of social and temporal overlapping, used in the coordination of collective efforts. Focusing on the mechanisms of temporal and social integration highlighted throughout the study, the inclusion of R&D projects in the typology for interorganizational projects is proposed in this paper, which was also proposed by Jones and Lichtenstein (2008).
  • Atratividade do empregador na perspectiva geracional: implicações para o employer branding Human Resources & Organizations

    Reis, Germano Glufke; Braga, Beatriz Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve por objetivo identificar os fatores de atratividade do empregador priorizados por diferentes gerações: Baby Boomers, Geração X e Geração Y. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 937 profissionais, atuantes em diversas áreas e empresas, em sua maioria gestores e com alto nível de instrução. Foi adotada a Escala de Atratividade do Empregador de Berthon et al. (2005) e os resultados indicam que, ao escolher uma empresa, as gerações estudadas apresentam especificidades em relação aos atributos de atratividade que priorizam. Também se observou que a geração Y é a que mais nitidamente discrimina e hierarquiza tais atributos. Possíveis implicações para o employer brandinge limites da pesquisa são discutidos ao final do artigo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo identificar los factores del atractivo como empleador priorizados por diferentes generaciones: Baby Boomers, Generación X y Generación Y. La encuesta se realizó con una muestra de 937 profesionales, que trabajan en diferentes áreas y empresas, en su mayoría gerentes y con altos niveles de educación. Fue adoptada la Escala del Atractivo como Empleador de Berthon et al. (2005) y los resultados indican que, al elegir una empresa, las generaciones estudiadas tienen especificidades con relación a los atributos de atractivo que priorizan. También se observó que la generación Y es aquella que más claramente discrimina y jerarquiza dichos atributos. Posibles implicaciones en el employer branding y limitaciones de la investigación se discuten al final del artículo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to identify the employer attractiveness factors prioritized by different generations: Baby Boomers, Generation X, and Generation Y. The survey was conducted with a sample of 937 professionals, working in various areas and companies, most of them were managers and had a high education level. The Employer Attractiveness Scale proposed by Berthon et al. (2005) was adopted and the results indicate that, when choosing a company, the generations under study have specific features regarding the attractiveness attributes they prioritize. It was also observed that Generation Y discriminates and ranks such attributes more clearly than the others. Possible implications for employer branding and research limitations are discussed at the end of the article.
  • Reflections on a decade of microfoundations research Thinkbox

    Foss, Nicolai J.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT I briefly take stock on the microfoundations project which has become influential in macro-management research over the past decade or so. While the project has now moved into distinct theory-building, it still need to engage in serious empirical research. I discuss a number of challenges and solutions associated with the empirical side of microfoundations.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br