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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 11, Número: 2, Publicado: 1977
  • Dissertações de Mestrado Editorial

    PINHEIRO, MARIA ROSA SOUSA
  • REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ESTUDOS RELATIVOS ÀS DIFERENTES REGIÕES PARA APLICAÇÃO DE INJEÇÃO INTRAMUSCULAR Artigos Originais

    Castellanos, Brigitta Elza Pfeiffer

    Resumo em Português:

    Efetuou-se uma revisão bibliográfica até 1975 da utilização das regiões deltóide, dorso-glútea, ventro-glútea e face ântero-lateral da coxa para administração de injeção por via intra-muscular. Estes estudos foram agrupados de acordo com as diferentes regiões e reunidos, num quadro, as indicações mais importantes relativas à cada uma das regiões.

    Resumo em Inglês:

    A survey was performed of the literature published until 1975 about intramuscular injections and the utilization of deltoid, dorsogluteal, ventrogluteal and lateral thigh regions for their administration; the different studies has been grouped by regions, and supported by these bibliographycal review, a chart was made with the most importants indications referring to each on of the regions for intramuscular injections.
  • AVALIAÇÃO NO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA EM PACIENTES COM TRAUMATISMO CRÂNIO - ENCEFÁLICO. Artigos Originais

    Koizumi, Maria Sumie

    Resumo em Português:

    Estudo sobre a avaliação do nível de consciência em 50 pacientes com traumatismo crânio-encefálico, internados em uma Unidade de Terapia Intensiva de Neurocirurgia. Para a avaliação, o paciente foi observado e examinado no próprio leito, e utilizou-se uma escala contendo três índices comportamentais, com escore mínimo de 3, indicando o menor grau do nível de consciência e escore máximo de 15, indicando o estado neurofisiológico normal. O método utilizado demonstrou ser passível de ser usado, pela facilidade em verificar precisão das respostas avaliadas e pelo tempo reduzido para aplicação, o qual foi em média de 5 minutos.

    Resumo em Inglês:

    A study regarding the evaluation of conscious level in 50 patients with head-injury, admitted in Neurosurgical Intensive Care Unit. For evaluation, the patient was observed and examined in his own bed, bee utilized a scale with three behaviors tables, a minimum score de 3 pointing the smaller degree of conscious level, and maximum score of 15 pointing the neurophysiologic normal state. The utilized method has demonstrated to be usefull for the precision facilities verified in evaluated answers and for the reduced time of appliance, which was around five minutes as a rule.
  • PERFIL DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM Artigos Originais

    Nakamae, Djair Daniel

    Resumo em Português:

    Com o intuito de manter atualizadas informações quanto a dados demográficos, origem sócio-econômica, vida escolar, situação econômica atual, requisitos para o aproveitamento escolar, aspiração e informação sobre a carreira que caracterizam o estudante de enfermagem, e que no campo prático podem oferecer elementos para adequar programas c métodos de ensino, fez-se a pesquisa em 1976 confrontando-se estes dados com os já levantados em 1973 com o objetivo de detectar tendências. Estudo de tipo descrito, realizou-se o levantamento de dados, através de aplicação de questionário com 39 itens em 150 alunos na primeira amostra (1973) e 300 alunos na segunda amostra (1976), matriculados nas terceiras séries das escolas de enfermagem existentes no Estado de São Paulo. O perfil do estudante traçado pela pesquisa, evidenciou a emergência de problemas correlacionados, interferindo diretamente em seu rendimento escolar. Procurar resolvê-los dentro do âmbito próprio do ensino de enfermagem, a figura-se como a mais realista nas condições atuais. O caminho parece ser o da realização de esforços por parte do corpo docente no sentido de pesquisar e determinar métodos e técnicas mais adequados à presente realidade. Esta tarefa se impõe com toda a urgência se se tem em conta a necessidade de se promoverem esforços para aumentar o aproveitamento escolar dos estudantes e, como resultado, a eficiência dos futuros profissionais.

    Resumo em Inglês:

    Because the Author believes in the importance of keeping up to date information on demographic data, socio-economical origin, curriculum, present economic situation, request for scholar development, aspiration and information about carer expectation, that caracterize nursing students, and may furnish elements to improve programs and methods of clinical practice, this research was performed in 1976 withe the sole objetive of obtaining these data. It is a descriptive — type of study and the data were collected through the application of a 39 — item — questionnaire applied to 150 (1973) and 300 (1976) third grade students of Nursing Schools of the State of São Paulo. Therefore the student profile that was obtained through this research shows emergency of correlated problems, that interfere directly on scholar efficiency. Trying to solve them within our nursing teaching boudaires seems to be more realistic. The way to try solving them requires from nursing educators efforts in order to search for and determine more adequate teaching methods and techniques. This task is of the utmost urgency in one has in mind the need of promoting efforts to increase students profits and a result of it, more efficient professionals in the future.
  • O SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DE PALAVRAS RELACIONADAS À SAÚDE PARA DOCENTES DE PSICOLOGIA E ENFERMAGEM Artigos Originais

    LANE, SILVIA T. M.; HORTA, WANDA DE AGUIAR

    Resumo em Português:

    Estuda-se a resposta dos docentes ao Diferencial Semântico relacionados aos objetivos de ensino comuns e peculiares quanto à diferenças e semelhanças observadas. Em seguida, fez-se análise estatística aplicando-se o "t" de Student e análises de variâncias. Confirmou-se os dados obtidos em estudo anterior quanto às contingências grupais controlando o significado psicológico das palavras relacionadas à saúde. Porém, o critério adotado para formar sub-grupos não foi suficientemente diferenciador.

    Resumo em Inglês:

    Faculty's answers to the D. S. were studied, in order to relate them to common and especial educational goals as to the difference and similarities observed. Next, a "Student's t" statistical analysis and analysis of variances of the data was performed, which confirmed results of a prior study on groupal contingencies controlling affective meaning of words relating to health. However, the criterion adopted to establish sub-groups was not sufficiently differenciating.
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