Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 1984
  • A ESCOLA DE ENFERMAGEM NO ANO DO CINQÜENTENÁRIO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Editorial

    Mattos, Leda Ulson
  • SITUAÇÃO DO ENSINO DA ENFERMAGEM EM DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NO BRASIL Artigos Originais

    Araújo, Maria Rizoneide Negreiros de; Chompré, Roseni Rosângela

    Resumo em Português:

    Estudo sobre a situação do ensino da Enfermagem em Doenças Transmissíveis, nos Cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil, abrangendo os aspectos: conteúdo programático, estratégias didáticas, disposição na estrutura curricular e filosofia no ensino. Foram enviados questionários a 70 estabelecimentos de ensino de Enfermagem do pais. obtendo-se resposta de 27 deles. As principais conclusões do trabalho foram: a disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis é ministrada no 49 e 59 semestres; a carga horária da disciplina varia muito entre as Instituições estudadas, sendo a média de 80 a 120 horas; o ensino é direcionado à área curativa; os aspectos preventivos são pouco enfatizados, predominando como campo de estágio as unidades hospitalares.

    Resumo em Inglês:

    The authors of the given work, present the result of a study (investigation) carried out in 27 Schools of Nursing and Obstetrics in Brazil and about how the subject 'infections diseases " is taught and administered
  • ALUNOS-MONITORES: UMA EXPERIÊNCIA EM FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM Artigos Originais

    Friedlander, Maria Romana

    Resumo em Português:

    São descritos os resultados da utilização de três alunos, de classes mais adiantadas, como monitores na disciplina Fundamentos de Enfermagem durante os periodos letivos de 1981 e 1982, e é analisada a opinião desses monitores e dos estudantes orientados por eles.

    Resumo em Inglês:

    Three advanced students were used as proctors in Fundamentals of Nursing for the academic periods of 1981 and 1982. Results are presented and the opinions of both, the proctors and oriented students, are discussed.
  • VELOCIDADE DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO SEXUAL DE RATAS SUBMETIDAS A DIFERENTES GRAUS DE RESTRIÇÃO ALIMENTAR. Artigos Originais

    Mattos, Leda Ulson; Kajiyama, Hisako; Megrich, Sandra; Knoch, Margareth; Steuer, Ruth Silvia

    Resumo em Português:

    As autoras estudaram em dois grupos de ratas com restrição alimentar, que recebiam, respectivamente, 6g dia e 4g dia de uma dieta com 20% de proteína da caseína, a idade e o peso dos animais na abertura da vagina e no 19 estro. A média de peso dos animais nos 2 grupos não diferiram, significativamente, da do grupo controle, embora os primeiros apresentassem maturação sexual mais tardiamente que o último.

    Resumo em Inglês:

    Age and weight were determined by direct measure in 30 feed-restricted female rats studied from weaning to first estrus, and compared to well fed controls. At the first estrus the average weight of well fed rats did not differ from that of the feed-restricted groups. Mean ages at vaginal opening and first estrus in the feed-restricted animals were however greater.
  • EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA Artigos Originais

    Rodrigues, Marie Azuma

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda os aspectos teóricos da educação continuada, a saber: conceitos, características, relação que existe com a educação de adultos e as modalidades de métodos e técnicas. Também destaca alguns pontos significativos da educação continuada em enfermagem de saúde pública.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the theoretical aspects of continued education: concepts, characteristics and relationship to adult education, as well as modalities of methods and technics. It also emphasizes some significant aspects of continued education in public health nursing.
  • ENSINO CENTRADO NO ESTUDANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS NESTA METODOLOGIA Artigos Originais

    Edelia del Pilar Neira, Huerta; Madeira, Lélia Maria; Laganá, Maria Teresa Cicero; Miranda, Matilde Meire

    Resumo em Português:

    Quatro mestrandas em enfermagem relatam sua experiência como alunas de uma disciplina que adota a metodologia de ensino centrado no estudante Mostram suas dúvidas iniciais em relação à efetividade da metodologia, as dificuldades sentidas na formulação de um programa e sua percepção da atitude e do comportamento apresentados pelo professor-facilitador. Para atingir seus objetivos de aprendizado, o grupo optou por uma experiência de assistência materno-infantil numa favela de São Paulo. O trabalho foi implantado com as mães e outros adultos responsáveis pelo cuidado de crianças, utilizando-se a comunicação não-diretiva. Apesar da metodologia não tradicional, neste trabalho é possível identificar os diferentes elementos necessários a um curso. As autoras ressaltam, como principais efeitos do processo por elas vivido, o desenvolvimento profissional, tanto individual como de grupo, no desenvolvimento de cada uma como pessoa.

    Resumo em Inglês:

    Four master's degree nursing students tell of their learning experience in a pediatric nursing program based on student-centered teaching methodology. The students relate their initial doubts about the effectivity of the methodology, the difficulties they encountered in formulating a program to be followed, and their observations of the behavior and the attitudes presented by their teacher-facilitator. In order to attain their particular learning objectives for the program, the group chose to start an experiment involving maternal-child care in a slum area of são Paulo. The students and their teacher worked with mothers and other adults responsible for child care, using nondirective communication In this paper it's possible to identify the different necessary elements for a program The authors believe that the main result of this experiment on them wor theer accomphisment as individuals and as professionals, as well as their own development as persons.
  • O ENSINO DOS PROCEDIMENTOS BÁSICOS NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM Artigos Originais

    Friedlander, Maria Romana

    Resumo em Português:

    Desenvolveu-se uma investigação na qual se comparou dois métodos para o ensino dos procedimentos básicos no laboratório de enfermagem. Para tanto, escolheu-se o cateterismo vesical em mulher como procedimento básico e conclui-se resumidamente que: a) o treinamento prévio de estudantes no laboratório de enfermagem diminui o número de erros que são cometidos na primeira experiência em cliente; bj os estudantes que utilizaram um Roteiro auto-instrucional cometeram menor número de erros na prática de campo que aqueles que foram tremados por meio de estratégia convencional; e c) os alunos constataram que a estratégia auto-instrucional utilizada é agradável de se usar, ajusta-se às suas características pessoais e contribui para desenvolver a sua independência em relação ao professor.

    Resumo em Inglês:

    A comparision of the learning of basic nursing procedures was experimentally investigated. The main objectives were: a) to verify it students trained in nursing laboratory make less mistakes in their first real situation than those who had not similar training; b) to evaluate mursin laboratory training through a self-instructional strategy as compared with the traditional strategy. Sixty-four female students enrolled in the Fundamentals of Nursing Course were investigated They had no prior experience with bladder catheterization. All 64 students were thoroughly evaluated on the subject taugh after they were exposed both to lectures and practical demonstration. Three groups were formed A group A of 25, who received no training in the nursing laboratory was taken as control; a second group, B of 20 students, received the traditional training in the nursing laboratory; group C was composed of 19 students and their nursing laboratory training followed a self-instructional strategy. Each nursing student performed a bladder catheterization in a patient. A nurse-instructor supervised each student performance and assessed her mistakes. Following statistical analysis of the data it can be shown that: - No significant higher number of mistakes was made by group A (control) as compared with group BC groups B and C togethers and the same occurred to group B as compared with group C - Age and scores evaluation test, number of mistakes committed, and scores evaluation test or age were not statistically associated. - Similar mistakes were made by students of all three groups. - Time required for self-instruction varied greatly among students, but no association could be established with age, number of mistakes or scores evaluation test. - Most students praised highly self-instruction strategy and calimed that for better results should be adopted in the reaching of other laboratory procedures.
  • O PACIENTE NO SISTEMA CENTRO CIRÚRGICO - UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÕES E OPINIÕES DE PACIENTES EM RELAÇÃO AO PERIODO TRANSOPERATÓRIO Artigos Originais

    Rodrigues, Ana Irma

    Resumo em Português:

    A autora fez um estudo sobre as percepções e opiniões do paciente, durante o periodo transoperatório, relacionadas ao ambiente físico e humano do sistema centro cirúrgico em três hospitais de Londrina.

    Resumo em Inglês:

    The author made a study about the perceptions and opinions of the patient, during the period of transoperatory, in relation with the fisical human surroudings of the surgical system in three hospitals in Londrina.
  • RECURSOS NATURAIS NAS PRÁTICAS CASEIRAS DE CUIDADOS À SAÚDE - UTILIZAÇÃO PELA ENFERMEIRA Conferência Em Jornadas E Seminários

    Nogueira, Maria Jacyra de Campos
  • UM "THESAURUS" EM PORTUGUÉS PARA A ENFERMAGEM Nota Prévia

    Leal, Carmen Sylvia Arantes; Cerqueira, Lourdes Torres de; Pinheiro, Maria Rosa Sousa
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br