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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 1988
  • I ENCONTRO INTERAMERICANO DE PESQUISA QUALITATIVA EM ENFERMAGEM Editorial

    Torre Salzano, Sônia Delia; Kamiyama, Yoriko
  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DISTÚRBIOS HEMATOLÓGICOS Artigos Originais

    Aguillar, Olga Maimoni; Zago, Márcia Maria Fontão

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda considerações gerais sobre o cuidado ao paciente com distúrbios hematológicos. As autoras levantam os problemas mais comuns destes pacientes e apresentam algumas propostas para a solução dos mesmos.

    Resumo em Inglês:

    The present paper focuses genera! considerations about the care of the patient with diseases of the blood. The autors assess the patient's usual problems and present some purposes to solve them.
  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA POR ALUNOS AO CLIENTE PARTICULAR — RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Artigos Originais

    Matos, Selme Silqueira de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho a autora relata a sua experiência junto aos alunos de 5º período, da disciplina Enfermagem Médico-Cirúrgica I, do curso de Enfermagem e Obstetricia da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesta experiência procurou inserir o aluno na assistência ao paciente particular, em uma clinica médico-cirúrgica. O estudo constou de opiniões levantadas junto aos discentes sobre a importância da sua aprendizagem junto a esta clientela.

    Resumo em Inglês:

    In this article the author describes her experience with Junior Student Nurses — 5th semesters — discipline of Medical-Surgical Nursing, at the School of Nursing and Obstetrics, Federal University of Minas Gerais. The experiment was to introduce the students in the care of private patients in a Surgical Unit. The study relates the student's opinions about the importance of the learning experience with these different segment of the clientele.
  • A ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA NO CONTROLE DA HANSENÍASE. Análise das atividades realizadas Artigos Originais

    Pedrazzani, Elisete Silva

    Resumo em Português:

    A presentase um estudo com o objetivo de cotejar as atividades realizadas peto pessoal de enfermagem, com as preconizadas pelo Subprograma de Controle da Hanseníase, nos Centros de Saúde I do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto, da Secretaria da Saúde, do Estado de São Paulo. Destacam-se as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros, sendo que os mesmos estão vinculados preponderantemente às funções administrativas e de assessoria.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, the author presents a comparative study of the work done by the nursing personnel in Health Center I of the Regional Health Department of Ribeirão Preto, State Health Bureau of the State of São Paulo, in compliance with the recommentaiions set forth by the Sub-program for the Controle of Leprosy. It should be stressed that the nurses' work was of a mainly administrative and advisory nature.
  • PUBLICAÇÕES EM ENFERMAGEM: LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES Artigos Originais

    Friedlander, Maria Romana; Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos; Alexandre, Neusa M. C.

    Resumo em Português:

    A Comissão Especial do Livro-Texto da ABEn concretizou um levantamento sobre as prioridades de publicação em enfermagem no Brasil. Dos objetivos constaram: levantar os temas mais carentes de literatura na opinião de docentes das escolas de enfermagem do pais; verificar as principais dificuldades encontradas para a elaboração de trabalhos e as formas de apresentação da literatura preferida pelos docentes. Ao questionário responderam 47,6% das escolas e 39,5% dos docentes. Não houve unanimidade nas respostas pois a falta de literatura atinge todas as áreas. Destacaram-se a necessidade em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Pública e a preferência dos docentes recaiu sobre os livros-texto e revistas. Como dificuldades maiores para a divulgação do conhecimento responsabilizaram as condições de trabalho, a falta de tempo e recursos financeiros.

    Resumo em Inglês:

    The Special Comission on Text-Book of the Nursing Brasilian Association (ABEn) developed a survey to stablish priorities for nursing publication in Brazil. A questionnaire was sent to three teachers of every brazilian school of nursing and the following subjects were emphasized: areas that needed coverage; difficulties encountered by professors in the edition of nursing texts; and their preference for available vehicles. 47,6% of the schools returned the questionnaires, but only 39,5% of the professors answered. A general lack of pertinent literature was recognized, but Psychiatric Nursing and Public Health were areas most frequently indicated. Professors expressed a general lack of both, the available time and financial resources, that were recognized as major difficulties for an effective dissemination of professional information.
  • O SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO - UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM Artigos Originais

    Carvalho, Emília Campos de

    Resumo em Português:

    A autora enfatiza as características e aplicações do Método Keller, um método de ensino individual. Salienta a viabilidade de sua aplicação em Enfermagem, quer no ensino formal ou em educação continuada.

    Resumo em Inglês:

    The author emphasizes the characteristics and application of the Keller Method, a individualized instruction method. Highlights the feasiblilift for Nursing usage, either in formal or continued education.
  • ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA: SUA INSERÇÃO NO SISTEMA DE SAÚDE Artigos Originais

    Ide, Cilene Aparecida Costardi; Pierin, Angela Maria Geraldo; Chaves, Eliane Corrêa; Padilha, Kátia Grillo

    Resumo em Português:

    As autoras analisam a concepção e a estruturação de Enfermagem Médico-Cirúrgica frente ao contexto assistencial e social, além de abordarem a distribuição dos recursos humanos e institucionais no Sistema de Saúde.

    Resumo em Inglês:

    The authors analyse the conception of medical surgical based in a social and assistencial view besides to discuss the human and institutional recourses in the health system.
  • CONSULTA DE ENFERMAGEM A CLIENTE HIPERTENSO: ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO UTILIZADO E PROPOSTA DE UM NOVO MODELO Artigos Originais

    Pavani, Leda Maria Doccosse; Ferreira, Luci Maria; Wan, Hsia Sac; Zanei, Suely Sueko Viski

    Resumo em Português:

    As autor-as tecem considerações preliminares sobre Consulta de Enfermagem e analisam o instrumento utilizado na consulta a clientes hipertensos de um hospital especializado em cardiología. Através desta análise foi constatada a necessidade de adequação do instrumento para a clientela específica. Acredita-se que a adequação do instrumento seja importante elemento facilitador para a execução da Consulta de Enfermagem e para melhor direcionamento das ações pela enfermeira. Após prática vivenciada pelas autoras, foi proposto um modelo que consta de histórico de enfermagem, levantamento de problemas, plano de orientação e de cuidados de enfermagem e folha de evolução. Para que este modelo seja utilizado de modo uniforme, foi elaborado um manual de orientação.

    Resumo em Inglês:

    This is a preliminary study on nursing consultation for hypertensive patients and analysis of the instrument used in a cardiology hospital. The development of an adequate instrument for this kind of patients, with a specif model for assessment, orientation plan, nursing care plan and evolution, was followed by the preparation of an orientation guide to be used by nurses, so an uniformed way of registration could be obtained.
  • LEPTOSPIROSE HUMANA - INFECÇÃO EM HABITANTES DO VALE DO RIO ARICANDUVA, MUNICIPIO DE SÃO PAULO, 1984-1985. Parte I — Aspectos Relativos ao Grupo Estudado e ao Meio Ambiente Artigos Originais

    Souza, Doralice de

    Resumo em Português:

    Em 1985-86 foi realizada uma investigação epidemiológica em uma zona que fôra inundada, em 1983, pelo rio Aricanduva e seus afluentes, a leste do município de São Paulo; foram estudados 61 coabitantes de casos confirmados laboratorialmente de leptospirose humana ocorrida em 1983, residentes nessa área, com o objetivo de conhecer o nível de infecção por leptospiras nesse grupo de pessoas. No presente artigo são relatados os aspectos referentes ao grupo estudado e ao seu meio ambiente. Foi verificado que, cerca de um ano e meio após o surto, (1984-85), persistiam no ambiente fatores de risco de infecção leptospírica, tais como enchentes e presença de ratos. Em um próximo artigo serão relatados os aspectos sorológicos desta investigação.

    Resumo em Inglês:

    The article approachs the investigation, from the epidemiological point of view, of one zone that had been flooded in 1983 by the Aricanduva river and its tributaries in the east side of the São Paulo city, Brazil. At that time, zone was affected by human leptospirosis, confirmed by laboratory tests. For the present survey, a population of 61 inhabitants of the region, who dwelled with subjects affected by leptospirosis was studied, in order to establish the level of infection of leptospira remaining in that population. In this paper, the author describes the aspects relatives to the studied group and their environment. It was found that eighteen months after the 1983 outbreak of the disease (1984-5) there still persisted in the environment, risk factors of leptospirotic infection such as floods and the presence of rats. In a next paper, the author will describe the sorological aspects of this investigation.
  • PACIENTES COM AFECÇÕES ADQUIRIDAS DE BOCA, NARIZ E OUVIDO: NECESSIDADES BÁSICAS ALTERADAS E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Artigos Originais

    Araújo, Thelma Leite de

    Resumo em Português:

    O estado identifica as necessidades humanas básicas mais comumente alteradas nos pacientes com afecções adquiridas de boca, nariz e ouvido, as expectativas concernentes às ações de enfermagem e a relação dessas expectativas com o papel expressivo e o papel instrumental do enfermeiro.

    Resumo em Inglês:

    The study identifies the most basic human needs commonly altered on patients with adquired mouth, nose and ear affections, their expectations concerning nursing procedures and the relation of those expectations to the expressixe and instrumental roles of the nurse.
  • IATROGENIA EM ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: ANÁLISE MULDIMENCIONAL DO PROBLEMA Nota Prévia

    Padilha, Kátia Grillo

    Resumo em Português:

    A meta principal da assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é atingir o pronto restabelecimento das funções vitais do paciente, dentro de um sistema que lhe proporcione o máximo de segurança. Esta segurança, entretanto, fica severamente comprometida quando ocorrem acidentes iatrogênicos que podem trazer conseqüência danosa ao paciente. No entanto, há indícios de que o número de ocorrências registradas é inferior à sua incidência, o que pressupõe a existência de fatores de risco que interferem na assistência ao paciente crítico. A palavra iatrogênese deriva-se do grego e é composta por "iatros", que significa médico, e "gênese", origem \ Apesar de ter morfológicamente significado específico, o termo tem sido empregado largamente para identificar uma ação prejudicial. Segundo LACAZ et alii3, "doença iatrógena" é a doença despertada pelo próprio médico, por um de seus assistentes, pelos farmacêuticos e também pelos enfermeiros. A participação dos enfermeiros na incidência de ocorrências iatro-gênicas tem sido apontada como decorrente de várias situações: administração de medicamentos em concentração incorreta, omissão de doses, aplicação em horários e vias impróprias, queimaduras provocadas por bolsa de água quente, hemorragias por desconexão de catéteres, asfixia por obstrução de cánula endotraqueal, fraturas e traumas resultantes de queda, entre outros12. OGUISSO5, em estudo realizado sobre os aspectos legais das anotações de enfermagem, constatou as seguintes ocorrências listadas em ordem decrescente, segundo a freqüência obtida: queda do leito, administração de medicação trocada queimaduras, hemorragia por falta de vigilancia, passagem de sonda nasogástrica ectópica e troca de crianças. Conclui ainda que, apesar da gravidade dos eventos, as anotações são incorretas, incompletas e sem rubrica. Ocorrências conforme as acima citadas podem acontecer em qualquer unidade hospitalar, e levam a pensar inclusive nas unidades especializadas que, atendendo apenas a pacientes graves e de alto risco, os tornam sujeitos a terapêuticas sofisticadas e de grande complexidade, como é o caso das UTIs. A exposição dos pacientes a maior diversidade de procedimentos invasivos, o fato de estar ligado a fios e aparelhos, que lhes são muitas vezes vitais, e a própria dependência, quase sempre total da enfermagem, os caracterizam como mais suscetíveis a riscos? Qual seria a freqüência de incidentes nessas unidades? Quais seriam os fatores de risco associados a essas ocorrências? Parece evidente, no entanto, que não basta apenas conhecer a incidência das iatrogenias e as conseqüências delas advindas; é necessário antes, explorar as condições nas quais ocorrem e, sobretudo, determinar os fatores de risco geradores do problema, para que se possa atuar efetivamente sobre eles. Assim sendo, este trabalho tem por finalidade estudar a iatrogenia em enfermagem na UTI, sob enfoque sistêmico, de modo a proporcionar análise mais abrangente do problema, dos fatores de risco que lhe são inerentes, bem como estabelecer as possíveis interligações entre eles.

    Resumo em Inglês:

    The nursing care in intensive care unit is to recover vital functions with maximum security. Iatrogenic accidents may occur and they will bring many injuries to patient. The number of registered occurence is lower than the incidence that implies on risk factor with interference in the care of critical patient. Iatrogenesis is derived from "iatros" as doctor and "genesis" as original. The term has been used amply to identify harmful actions. LACAZ et alii3 wrote iatrogenic illness is propagated by doctors, assistants, pharmaceutical and nurses. In relation to nursing the iatrogenic illness is derived to: drug administration in incorrect administration, burn by hot pouch, hemorrhage because disconnection of catheters, asphyxia by endotraqueal obstruction, fractures and trauma consequece of fall and others1,2. OGUISSO5 studied legal aspects of nursing record and obtained, in decrescent order: fall of bed, change drug administration, burn, hemorhage as vigilance fault, nasogastric ectopic catheter, change of children. She concluded that the events are grave, there were incorrect recording and without rubric. These incidents will be more possible to occur in special units where there are critical patients with sophisticated procedures like the intensive care units. Many questions will be asked: how many times the incidents occured in those units? What are risk factors associated with these occurence? In this projects, we will study the conditions that they occured, analysis with sistemic approach and determine risk factors inherent in the iatrogenic illness and other connections.
  • CARACTERÍSTICAS DO DOCENTE DE ENFERMAGEM QUE FACILITAM AO ESTUDANTE O PROCESSO DE SE TORNAR ENFERMEIRO Nota Prévia

    Neira Huerta, Edelia del Pilar

    Resumo em Português:

    Nossa experiência como docente de enfermagem permite-nos afirmar, de modo geral, a constante preocupação dos docentes das diferentes escolas e faculdades de enfermagem com a formação dos futuros profissionais. Assim, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino, eles analisam e avaliam continuamente seus programas, planejando e implementando atividades teóricas e práticas novas ou diferentes. No entanto, apesar dessa preocupação, temos observado que o comportamento profissional da maioria dos enfermeiros de campo, especialmente daqueles há pouco tempo formados, não reflete muito daquilo que lhes fora ensinado. Não raro, eles manifestam insatisfação quanto à sua prática profissional, porém, pouco ou nada demonstram fazer para modificar essa realidade e obter auto-realização profissional. Múltiplos são, sem dúvida, os fatores que intervém e determinam a problemática acima delineada, mas, certamente, um deles é a qualidade que esses enfermeiros atribuem às diferentes experiências ou situações de aprendizagem por eles vivenciadas enquanto alunos do curso de graduação, experiências essas em que a pessoa do docente é sempre um elemento integrante e relevante. É inquestionável que o docente de enfermagem, como qualquer professor, exerce grande influência na qualidade das experiências, e na vida, de seus alunos. Através de sua atitude em relação ao processo educativo, particularmente em relação ao sujeito desse processo — o estudante — o docente de enfermagem pode, ou não, contribuir de maneira consistente e significativa para o amadurecimento emocional e para o crescimento pessoal e profissional de seus alunos, facilitando-lhes, assim, o processo de se tornarem profissionais. A falta de estudos a respeito desses aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem de enfermagem em nosso meio parece indicar que, em geral, os docentes da área conferem maior importância à qualidade do ensino do que à qualidade da aprendizagem. Preocupadas com essas observações em uma época que consideramos crítica para a enfermagem profissional brasileira, sentimos intensa motivação para identificar as características do docente de enfermagem que enriquecem as experiências de aprendizagem do estudante e que, conseqüentemente, lhe facilitam o processo de se tornar enfermeiro.

    Resumo em Inglês:

    Our experience as nursing educator allows us to affirm that, as a general rule, there is a constant concern on that part of nursing teachers from the various schools and universities for the formation of the future professionals. Thus, with the purpose of improving the quality of teaching, these educations continually analyze and evaluate their programs, planning and implementing new or different theoretical and practical activities. However, notwithstanding that concern, we have observed that the professional behaviour of most of staff RN's, especially those recent graduated, does not reflect much of what was taught to them in nursing school. Often staff, nurses manifest dissatisfaction with their professional practice, although little or nothing seems to be done by them in order to change their professional reality and obtain self-achievement. Without any doubt, there are countless number of factors intervening and determining the above outlined situation, but, certainly one of them is the quality that these nurses attribute to the different learning situations experienced by them while students in their nursing programs. The person of the nursing instructor is always a relevant component in these situations. It is inquestionable that the nursing teacher, as any teacher, exerts a great influence upon the quality of the learning experiences of his students, as well as upon their lifes. By way of his attitude towards the educational process, particularly with respect to the subject of this process — the student — the teacher may, or may not, contribute in a consistent and significant way to the emotional maturation and to the personal and professional growth of this students, facilitating, therefore, the process by which these students become professionals. The lack of studies done in our midst on these fundamentals aspects of the nursing teaching — learning process, seems to indicate that, in general, nursing teacher confer a greater importance to the quality of teaching thin to the quality of learning. Concerned with these observations in a time which we consider critical for professional nursing in Brazil, we have been intensely motivated to identify the characteristics of the nursing teacher that enriches the student's learning experiences, and, consequently, facilitate to him the process of becoming a nurse.
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