Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 1990
  • EDITORIAL Editorial

    Rolim, Marli Alves; Silva, Isília Aparecida
  • BRINQUEDO NO HOSPITAL Artigos Originais

    Huerta, Edélia del Pilar Neira

    Resumo em Português:

    No trabalho a autora apresenta algumas considerações a respeito da importância e da utilização do brinquedo na assistência à criança hospitalizada.

    Resumo em Inglês:

    In this paper the author presents some considerations about the importance and the use of toy in thecare of the hospitalized child.
  • A SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS-PARTO ENQUANTO CONTEXTO COMPORTAMENTAL: UMA TENTATIVA DE AVALIAÇÃO * Artigos Originais

    Soler, Zaida A.S. Geraldes; Mejias, Nilce Pinheiro

    Resumo em Português:

    Considerando a importância do ambiente enquanto contexto comportamental, este trabalho mostra uma primeira tentativa no sentido de avaliar uma sala de recuperação pós-parto imediato, usando como procedimento a observação sistemática. Como objeto de observação foram também consideradas as interações profissional-paciente e paciente-paciente. As informações obtidas sugerem que a alteração de algumas variáveis ambientais físicas e programáticas poderão contribuir para uma maior eficácia na assistência às pacientes.

    Resumo em Inglês:

    Considering the importance of environmental design as behavioral conetxt, a trial assesment was made in a postpartum recovery room, using systematic observation. Staff-patient and patient-patient interactions were also considerad. Results indicate that alterations in some of the physical and programmatic environmental variables may contribute to improve patient assistance.
  • IMPLEMENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA — ESTUDO PILOTO Artigos Originais

    Cruz, Isabel Cristina Fonseca da

    Resumo em Português:

    O presente estuda piloto trata da aplicação de um instrumento, visando a operacionalização do processo de enfermagem, na Unidade de Recuperação Pós-Anetésica (RPA). O conceito de Diagnóstico de Enfermagem (DE) que orientou a investigação foi o da Taxonomía 1, proposta pela North American Nursing Diagnoses Association (NANDA). A amostra compreendeu 19 clientes, sendo que os DE mais freqüentes foram: "potencial para injúria", "hipotermia" e "alteração do nível de conforto" para mais de 50% da população. O instrumento propiciou o alcance dos objetivos propostos.

    Resumo em Inglês:

    Implementation of the nursing process at the Post-anestesy Recovery Room — a preliminary study. This paper presents the preliminary results about a research on Nursing Diagnoses at the Post-Anestesy Recovery Room based on the Taxonomy I. In a population of 19 patients, the nursing diagnoses with high frequency plus then 50% were injury (potencial), hypotermy, and alteration in confort.
  • "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA — UM MODELO CONCEPTUAL" Artigos Originais

    Castellanos, Briguita Elza P.; Jouclas, Vanda Maria Galvão

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma proposta de modelo conceituai de assistência de enfermagem perioperatória, modelo este utilizado no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da disciplina Enfermagem em Centro Cirúrgico da Escola de Enfermagem da USP, em fase de operacionalização dentro do Programa de Integração Docente-Assistencial no Hospital Universitário da USP. O modelo é descrito a partir de suas bases filosóficas, as finalidades, os objetivos e sua operacionalização.

    Resumo em Inglês:

    This study shows a proposed conceptual model of perioperative nursing care. This model has been used during the teaching-learning process of students in the operating room course of the School of Nursing State of University of São Paulo. The development of perioperative nursing care in the "University Hospital" is based in this model and it is in the implementation phase as an activity of "Assistencial-Teaching Program". The model demonstrates the philosophical concepts, finalities and its performance.
  • CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES DE DUAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA (UTI): condições bio-sociais, processo de internação e intervenções terapêuticas Artigos Originais

    Pierin, Angela Maria Geraldo; Padilha, Kátia Grillo; Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou caracterizar pacientes de duas UTIs quanto a variáveis estruturais; proveniencia; tempo de permanência e destino após alta; diagnóstico principal e causa de internação; procedimentos invasivos e classificá-los segundo intervenções terapêuticas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to characterize the patients of two intensive care units (ICU) considering the structural variables, provenance, permanence and me destinanon after the disenarge, me main ataghosis, invasive procedures and to classify them on therapheutic procedures.
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO Artigos Originais

    Shima, Hisako

    Resumo em Português:

    A autora faz uma revisão dos estudos que exploram os efeitos da atividade física durante a gestação sobre o binômio mãe-filho. Diante dos dados existentes, bastante controversos, questiona a tendência atual de estimular atividades físicas mais vigorosas na gravidez.

    Resumo em Inglês:

    The author reviews works dealing with the effects of physical activity during pregnancy on the maternal and fetal organism. Considering the great controversy existent in the literature comments on the tendency to recommend more vigorous activity to pregnant woman is examined.
  • A PALESTRA EDUCATIVA NA ORIENTAÇÃO SOBRE O AUTO CUIDADO DO HIPERTENSO Artigos Originais

    Chaves, Eliane Corrêa

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo a investigação da eficácia da palestra educativa como estratégia para veicular orientações sobre o autocuidado do hipertenso.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research is to study the value of health education class in the communication of the information on hypertension self care.
  • PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA Artigos Originais

    Madeira, Lélia Maria

    Resumo em Português:

    Relata-se a experiência vivida num processo de reestruturação da Disciplina Enfermagem Pediátrica ministrada a alunos de graduação no qual a autora atua como orientador e sujeito do processo. Partiu-se da reflexão dos professores sobre sua prática docente chegando-se ao aprofundamento de conhecimentos sobre metodologias de ensino e avaliação utilizadas. A experiência é relatada após implementação da proposta, tendo como referência as avaliações docente e discente.

    Resumo em Inglês:

    The author reports her experience in implementing a process of change in the course of "Pediatric Nursing" tought to graduation students of UFMG where she works giving guidance to her colleagues and as a subject of the process. The tutors used, as a starting point, their personal working experiences and went on in the process studying more deeply teaching and assessment methods. She relates her own experience after implementing an improved proposal using the evaluation of tutors and the students.
  • ALEITAMENTO NATURAL EM CRECHES: AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES DAS MÃES PARA AMAMENTAR SEUS FILHOS Nota Prévia

    Rezende, Magda Andrade

    Resumo em Português:

    A proposta deste trabalho consiste em conhecer e analisar como está se dando o aleitamento natural em duas creches governamentais da cidade de São Paulo. O assunto foi escolhido tendo em vista sua importância para criança e mãe, pois é uma oportunidade para o estabelecimento e fortalecimento de vínculos afetivos entre a dupla. Este fato por si só justificaria seu estudo. No entanto além disso o leite humano acarreta para a criança em benefícios de ordem regulatória (através de hormônios), nutricional, anti-infecciosa e anti-alérgica. Estes fatos tem sido bastante explorados nos últimos anos pela literatura das áreas de saúde e biológica, em geral, além da social. Este último enfoque se justifica uma vez que a nutriz que trabalha pode encontrar dificuldades (ou não) para amamentar seus filhos. Neste ponto a abordagem também interessa às enfermeiras-pediatras, uma vez que gerenciamento e assessoria técnica a equipamentos de guarda de criança são também suas funções. Neste trabalho se pretende estudar o que é considerado adequado para lactentes e suas mães (a amamentação), no contexto (creches) em que atualmente se encontra uma parcela das mulheres brasileiras na cidade de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    This work will help us to know and to analyse how is ocurring breastfeeding in two governmental day-care nurseries in the city of São Paulo. We have chosen this subject due to its relevance for the child as well as for the mother, since it is an opportunity for establishing and strengthening love ties for both. Just this fact would justify its study, but besides this, breastfeeding provides the child with regulating (through hormones), nutritional, anti-infective and anti-allergic benefits. Usually, these facts have been much exploited by health and biological literature during the last years, also by social literature. This way of focusing the question justifies itself because the mother that works out can find difficulties (or not) to breastfeed her children. At this point, this approach also is a concern for pediatric-nurses, as the management and technical assistence to child care equipament are also their functions. With this work we will be able to study what is considered appropriate for the infant and their mothers (breastfeeding), in the context (day-care nursery) where we can find a reasonable number of brazilian women in the city of São Paulo. We think that analysing this gathered data will give us additional data for knowing the opportunities that nurseries are offering to the mothers to feed their children and to describe the way it is being done, identifying if mothers know about the existence of a breastfeeding legislation; evaluating its application by the institutions responsible for the children's right to be breastfeed and identifying variables that can interfere on the mother's decision to breastfeed or not.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br