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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 1994
  • AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DA ANGÚSTIA ESPIRITUAL Artigos Originais

    Cruz, Isabel Cristina Fonseca da

    Resumo em Português:

    Neste estudo, apresentamos alguns aspectos sobre as religiões afro-brasileiras, no sentido de subsidiar o diagnóstico e tratamento da angústia espiritual (4.1.1 -Taxonomía I - NANDA). São abordadas as seguintes religiões: candomblé, umbanda, quimbanda, islã e vodu, com destaque para as questões referentes ao processo saúde-doença. Diante da escassez de pesquisas sobre a saúde dos brasileiros de origem africana, ressaltamos a necessidade de se realizar estudos sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    This paper discuss the Afro-Brazilian religions (candomblé, umbanda, quimbanda, muslim, and vodum) and poits out the issues related to the spiritual distress as a nursing diagnosis.
  • A BAIXA DEMANDA AOS CURSOS DE ENFERMAGEM — UM PERFIL DA PROFISSÃO TRAÇADO PELOS JOVENS Artigos Originais

    Mishima, Silvana Martins; Almeida, Maria Cecília Puntel de

    Resumo em Português:

    Este estudo, de caráter descritivo exploratório, objetivou identificar a percepção que os jovens, que estão terminando o 2° grau, têm acerca dos fatores que possivelmente vêm influenciando no processo de escolha profissional para a Enfermagem. Foi possível identificar um perfil parcial para esta profissão, pouco atrativo para que os jovens optem por ela.

    Resumo em Inglês:

    This study, which is based in a descriptive exploratory charater objetified to identify the perception that young people have concerning to the factors which possibly have been influencing the process of how to choose a professional career for nursing, been possibly to identify an outline for nursing. Outline, is not so atractive for the young people to select this profession.
  • O SIGNIFICADO DA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM SEGUNDO A OPINIÃO DE GRADUANDAS: PARTE II Artigos Originais

    Kurcgant, Paulina; Leite, Maria Madalena Januário; Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Gaidzinski, Raquel Rapone

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo conhecer as impressões de um grupo de alunas do 8o semestre da EEUSP, referentes ao significado da administração, ao término da parte teórica da disciplina Administração aplicada à Enfermagem. Para tanto foram coletadas as opiniões de 30 alunas do 8° semestre. Os resultados demonstraram que essas estudantes percebem a administração aplicada à enfermagem como um instrumento de trabalho que possibilita a prestação da assistência de enfermagem de forma mais eficiente e eficaz, bem como, as propostas de desenvolvimento da equipe de enfermagem e que a função administrativa é um papel que a enfermeira deve desempenhar no exercício profissional.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to know the opinions about the significance, felt by the students of the Nursing School of the University of São Paulo, at the end of the theoretical part of the course of administration applied to nursing practice. Therefore the opinion of 30 students at 8th semester of the Nursing School has been colected. The results demonstrated that the students understood, the administration applied to nursing practice, as an instrument for the nurses work and to increase the quality of assistance, as well as for the development of the nursing staff and, the administrative functions as a role which has to be developped in the nursing professional practice.
  • O EXAME FÍSICO E O ENFERMEIRO DE UTI Artigos Originais

    Kimura, Miako; Miyadahira, Ana Mana Kazue; Cruz, Dina de Almeida Lopes Monteiro da; Takahashi, Edna Ikumi Umebayashi; Padilha, Katia Grillo; Sousa, Regina Marcia Cardoso de

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo realizado junto a 26 enfermeiros de UTI que teve como objetivos caracterizar a periodicidade de realização dos itens componentes do exame físico, identificar em que momento o seu aprendizado foi mais significativo e levantar a opinião dos enfermeiros sobre a fase adequada para o seu ensino. Os dados foram coletados mediante questionários enviados aos enfermeiros egressos dos Cursos de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos oferecidos pela Escola de Enfermagem da USP e que, na época da coleta de dados, trabalhavam em UTI. Os resultados permitiram concluir que de 45 itens apresentados, 31 (68,9%) eram realizados freqüentemente por mais de 50% dos enfermeiros. A pratica profissional foi considerada como o momento mais importante para o aprendizado do exame físico. Quanto à responsabilidade pelo seu ensino, constatou-se que 69,2% dos enfermeiros atribuiram-na ao curso de graduação.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study was to analyse some practicing, teaching and learning aspects of physical examination done by ICU's nurses. It was accomplished with 26 ICU nurses that concluded the Intensive Care Nursing Specialization Course at the School of Nursing at São Paulo University. The results showed that 31 (68,9%) of the 45 presented itens were done frequently by more than 50% of the nurses. The professional practice was considered the most important moment to physical examination learning. The responsability by teaching was attributed to undergraduation course by 69,2% of the nurses.
  • A CIÊNCIA DO SER HUMANO UNITARIO DE MARTHA ROGERS E SUA VISÃO SOBRE A CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM Artigos Originais

    Sá, Ana Cristina de

    Resumo em Português:

    O artigo aborda algumas formas de utilizar e conceitualizar a criatividade na prática da Enfermagem sob o ponto de vista de Martha Rogers, teorista norte americana, A ciencia do Ser Humano Unitário de Rogers considera que a utilização do potencial criador dos enfermeiros é essencial para o desenvolvimento da prática e do corpo de conhecimentos de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    The article describes some of the uses and conceptualizations about creativity in. nursing by the point of view of Martha Rogers. Rogers' Science of Unitary Human Beings considers the use of nurses' creative potential as something to develop nursing knowledge and practice.
  • O SERVIÇO DOS COLETORES DE LIXO: RISCOS OCUPACIONAIS VERSUS AGRAVOS À SAÚDE Artigos Originais

    Robazzi, Maria Lucia do Carmo Cruz; Gir, Elucir; Moriya, Tokico Murakawa; Pessuto, Janete

    Resumo em Português:

    Os autores estudaram o tipo de serviço executado por 36 coletores de lixo, de uma cidade do interior do Estado de são Paulo, observando o elevado índice de ausências ao trabalho por problemas decorrentes de acidentes de trabalho e de saúde, principalmente. Concomitantemente constaram vários riscos ocupacionais e o desuso de equipamentos de proteção individual a eles fornecidos, o que provavelmente contribui, entre outras causas, para o número de ausências ao trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The authors studied the kind of work a sample of 36 garbage collectors have been doing in a city of the State of São Paulo. A high frequency of occupational accidents and sick-due to health problem and some occupational risks was observed among them, and also that these worker haven't worn the individual protection equipament received, that probably contributes to such number of stop workwing.
  • ENFERMEIROS ESPECIALIZADOS EM NEUROCIÊNCIA: UMA NECESSIDADE? Artigos Originais

    Zanei, Suely Sueko Viski

    Resumo em Português:

    A especialização na enfermagem parece ser uma preocupação de alguns profissionais como um meio para melhorar a prática profissional. Especificamente, a expressão enfermagem em neurociência faz pensar numa possível área na qual os enfermeiros poderiam desenvolver-se e tornar-se especializados. O presente trabalho traz alguns esclarecimentos sobre o que é enfermagem em neurociência, as possibilidades de atuação para o enfermeiro e o que poderia ser desenvolvido num curso de especialização, baseado na literatura americana.

    Resumo em Inglês:

    A specialization in nursing seems to be a preocupation of several professional as a means to improve the professional practical. Specifically, the neuroscience nursing expression makes thought in a possible area which the nurses could develop and specialize themselves. The present report shows some enlightenments on what neuroscience nursing is, the actuation possibilities for the nurses and what could be developed in a specialization course, based in american literature.
  • ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Artigos Originais

    Madeira, Lélia Mana; Matos, Selme Silqueira; Magalhães, Zídia Rocha

    Resumo em Português:

    Considerando a importância da comunicação em todas as ações de enfermagem procurou-se verificar como se dá o processo ensino-aprendizagem deste tema no curso de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com docentes e discentes do referido curso. Os resultados revelaram que o problema básico desse processo não é "o que" ensinar mas "como" ensinar o conteúdo sobre comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Facing the importance of the communication in all nursing activities, in this paper the authors try to verify how has been occurring the teaching-learning process related to the communication subject during the undergraduate nursing course in the Nursing School at Federal University of Minas Gerais. The data were colected by intervewing professors aud students from the undergraduate course. The results showed that the basic problem in this process is not "what" to teach but "how" to teach the subject.
  • AUTO-EXAME DE MAMAS: IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS FATORES QUE INFLUENCIAM SUA PRÁTICA Artigos Originais

    Yoshioca, Magda Rojas; Souza, Doralice de

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve por objetivo identificar fatores que influenciam a prática do auto-exame de mama (AEM) realizado por enfermeiras/docentes. : foram entrevistadas 70 (78,6%) das 89 profissionais que lecionam em uma instituição pública da cidade de São Paulo. Resultados e conclusão: todas reconhecem a importância da realização do AEM. entretanto, 20,0% da população não o realiza. Os fatores identificados que influenciam a prática do AEM pelo grupo estudado foram: conhecimento técnico sobre cáncer de mama, vontade de detectar possíveis alterações precocemente (80,0%), falta de habilidade para identificar alterações, medo de descobrir alterações e desleixo, possivelmente sob influência de suas crenças e valores.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify the factors that influences the practice of breast self-examination (BSE) by nursing teachers. Seventy profissionais were interwied. Although alt of them judged important the realization of the BSE, 20% didn't practice it. The identified factors were: the techinical knowledge concerning breast cancer, the desire of early detection of possible alterations (80%), the lack of ability to identify those alterations, the fear of discovering some alterations and also negligence, possibly influenced by their beliefs and values about health.
  • VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM Artigos Originais

    Friedlander, Maria Romana

    Resumo em Português:

    Revendo a literatura, a autora descreve algumas vantagens do ensino das habilidades perceptivo-motoras (ou psicomotoras) no laboratório de enfermagem como treinamento anterior ao estágio em campo clínico. Os argumentos utilizados são de ordem ética (levantando a questão do erro cometido pelo aluno no cliente), de natureza psicológica, apontando os conflitos do aluno, do cliente e do professor, aspectos relacionados ao custo-benefício desse treinamento preliminar e de ordem pedagógica. Estes últimos aspectos apoiam-se nas teorias da aprendizagem perceptivo-motora que confirmam a importância do ensino no laboratório de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    Reviewing the literatur, the author describes some advantages of the psychomotor skill teaching at nursing laboratory as a previous training to the clinical service setting. The arguments herein presented are related, first to the ethics (questioning the mistakes mader by the trainee on the patient); second, to the psychological nature by pointing out the trainee, the patient and the teacher's conflicts, as well as aspects on the cost-benefit obtained with this preliminary training; and third, to the pedagogy. These last mentioned aspects are supported on the psychomotor learning theories which confirm the importance of a nursing laboratory.
  • EPIDEMIOLOGÍA: INSTRUMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO? Artigos Originais

    Prado, Marta Lenise do

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute o papel da epidemiología no processo de trabalho do enfermeiro, buscando tal compreensão nos conceitos de processo de trabalho e seus elementos, a partir de uma análise marxista. Discute a importância de tal compreensão para o conhecimento I reconhecimento da própria profissão e a questão do suporte epidemiológico, enquanto um instrumento do processo de trabalho do enfermeiro.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the role of the epidemology in the nurse's work process. It searches for the comprehension of the work process's concepts and their elements deriving from a marxist analysis. It discusses the importance of this comprehension for the knowledge / recognition of the nursing profession and the epidemologic support question as a work instrument.
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