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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 31, Número: 1, Publicado: 1997
  • Medidas de prevenção e controle de infecções urinarias hospitalares em hospitais da cidade de São Paulo Artigos Originais

    Penteado, Maridalva Souza

    Resumo em Português:

    Trata-se de parte de estudo onde avalia-se o conhecimento e a prática de enfermeiros e ocupacionais de enfermagem em relação a medidas de prevenção e controle de infecções hospitalares em vinte e nove hospitais gerais, da cidade de São Paulo. Objetiva, além de avaliar o conhecimento e a prática acerca das medidas de prevenção e controle das infecções, investigar se existem diferenças entre os níveis de conhecimento e de atuação prática dos enfermeiros e ocupacionais de enfermagem, quando lotados em diferentes grupos de hospitais: hospitais públicos com serviço de prevenção e controle de infecções hospitalares; hospitais públicos sem serviço de prevenção e controle de infecções hospitalares; hospitais privados com serviço e privados sem o referido serviço. Constata-se que existem lacunas no que se refere ao conhecimento e a prática acerca das medidas de prevenção e controle das infecções estudadas e que embora se detectem diferenças significativas para o conhecimento e a prática dos profissionais e ocupacionais de enfermagem, quando lotados em diferentes grupos de hospitais, a análise de perguntas isoladas nem sempre distingue, com significância, os mesmos grupos.

    Resumo em Inglês:

    Theorectical knowledge and practical ability of nurses and nursing auxiliaries regarding methods of prevention and control of hospital acquired urinary tract aquired infection are studied in 29 hospitals of São Paulo. For this it was filled a form with questions constructed with questions for the correct form of prevention and control of urinary tract acquired infection, particularly those that were published for the CDC guidelines of the prevention and control of the Center of Disease Control (CDC). We also studied the possible effects of the infection control Department on the Theoretical Knowledge and pratical ability of nurses and nursing auxiliaries regarding infection control measures.
  • A desinfecção de nebulizadores em uma unidade básica de saúde de Ribeirão Preto Artigos Originais

    Balthazar, Michele Benevenuto; Santos, Branca Maria de Oliveira

    Resumo em Português:

    Diante da grande divergência do pessoal de enfermagem em relação à desinfecção de nebulizadores em Unidades Básicas de Saúde (UBS), da falta de padronização do uso de produtos químicos e do processo de desinfecção como um todo, as autoras decidiram proceder a uma investigação cujos objetivos foram: observar sistematicamente a operação de rotina de desinfecção dos nebulizadores na sala de aerossóis de uma UBS e detectar, apontar e alertar para as possíveis falhas do processo de desinfecção. Para tanto realizou-se a observação direta sistematizada do processo de desinfecção e a aplicação de um questionário junto à enfermeira responsável pelo serviço. Os resultados mostraram que o processo de desinfecção realizado não está de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde e/ou Secretaria de Estado da Saúde; revelam ainda uma deficiência de conhecimento do pessoal envolvido com esta atividade quanto à padronização do uso dos produtos químicos utilizados e condições que interferem na ação dos mesmos durante o processo de desinfecção. Acredita-se que os resultados obtidos apontem para a necessidade de padronização do processo de desinfecção como um todo, segundo as normas sanitárias vigentes e de educação continuada em serviço, visando a qualidade da assistência de enfermagem prestada aos usuários do serviço de saúde.

    Resumo em Inglês:

    Considering the widely divergent views of the nursing staff with respect to nebulizer disinfecfion in Basic Health Units (BHU) and to the lack of standardizafion of the use of chemical products and of the disinfection process as a whole, the author undertook an investigafion with the folowing objectives: to observe systematically the routine procedure of nebulizer disinfection in the aerosol room of a BHU, and to detect, point out and warn about possible faults in the disinfecfion process. The disinfection process was observed directly and systematically and a questionnaire with open questions was applied to the nurse responsible for the service. The results showed that the process of disinfecfion performed is not consistent with recommendations by the Health Departament and/or State Health Secretariat, and that the personnel involved in this activity has incomplete knowledge of the standardizafion of the use of the chemical products utilized and of the condifions that interfere with their action during the disinfecfion process. The results obtained indicate the need for a standardization of the disinfection process as whole, according to current sanitary norms and for continuei in-service education in order to improve the quality of nursing care provided to the users of health services.
  • Assistência de enfermagem em unidade pediátrica: uma proposta de início de sistematização Artigos Originais

    Santos, Elizane Regina; Barros, Joziane Renata de; Baraldi, Marcia Maria; Minto, César Augusto; Dupas, Giselle

    Resumo em Português:

    O presente trabalho relata um processo inicial de sistematização da assistência de enfermagem desenvolvido em unidade pediátrica de um hospital de médio porte, no interior do estado de São Paulo, considerando os recursos humanos existentes e o tipo de abordagem adotada pela instituição na prestação da assistência à criança hospitalizada. Elaborou-se, com base na literatura e com a participação dos funcionários, um manual de rotinas e em seguida, realizou-se um treinamento desses funcionários, através de uma dinâmica grupal que procurou resgatar os conhecimentos que eles já possuíam sobre os ternas. O trabalho considerou a opinião dos funcionários sobre sua participação no processo de sistematização e treinamento.

    Resumo em Inglês:

    The present work reports an initial process of nursing assistance systematization developed in a Pediatric Unit of a medium size hospital in São Carlos - SP, considering the actual human resources and the type of approach adopted by the institution, on the assistance given to the hospitalized child. A Routine Manual was elaborated based on the literature and with the staff participation, and after that, a training was realized with these employees, starting from routines previously sketched, using groupal dynamics that looked forward to rescue the knowledge that they already had about the themes. The work considered the employees opinion about their participation, in the systematization process.
  • Avaliação do curso de auxiliar de enfermagem segundo a visão dos alunos Artigos Originais

    Machado, Katya Araujo; Santesso, Patrícia

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo comparativo que buscou investigar como os alunos de dois grupos avaliaras os cursos de auxiliar de enfermagem por eles cursados quanto a qualidade, duração, estágios e conteúdos de aula teórica. A coleta de dados foi realizada através de um questionário distribuido ao final dos cursos. Os resultados demonstraram que a maioria dos dois grupos julgou a qualidade do curso excelente, a duração, estágio e conteúdo das aulas suficientes e apontou a Biblioteca como um recurso muito utilizado por todos no decorrer dos cursos.

    Resumo em Inglês:

    Treats from comparative study who seeked to investigate how the students from two groups evaluate the courses of auxilliary in nursing by they coursed all that quality, duration, training and contents of the theoretical class. The seeks of the datas the result went realized through from the questions distribute finish of courses. The results demonstrated who the bigget peace the two groups judged the quality of course excellent, the duration, the training and contents of the theoretical class sufficients and aimed the library who a recourse very utilized for somebody in to pass of the courses.
  • Comunicação oral com pacientes hematológicos: comportamentos facilitadores e bloqueadores Artigos Originais

    Carvalho, Emília Campos de; Bachion, Maria Márcia; Braga, Maria Rita

    Resumo em Português:

    Neste estudo descritivo, adotamos o modelo de FORREST (1983) para categorização das emissões orais dos elementos da equipe de enfermagem ao prestarem assistência a pacientes hematológicos com alterações oncológicas. Buscando identificar a freqüência das categorias facilitadoras(F) e bloqueadoras(B) da comunicação, bem como de suas subcategorias, observamos, com o registro em vídeo, as interações entre 8 pacientes e 14 membros da equipe de Enfermagem de um Hospital Escola da cidade de Ribeirão Preto-SP. Registramos 8822 categorias sendo 56,9% facilitadoras(F). Dentre estas as mais freqüentes foram: dando informações (50,3%) clarificando (28,0%) e reconhecendo presença (11,2%). Das bloqueadoras(B), as mais frequentes foram: questões fechadas (64,6%), aconselhamento (13,9%) e aprovando ou concordando (10%). As demais subcategorias (F e B) obtiveram freqüências inferiores a 4,5%. Sugerimos maior emprego das outras categorias facilitadoras e, em situações especiais, o uso de questões fechadas. Acreditamos ser fundamental para o aprofundamento da relação equipe de enfermagem-pacientes a redução da subcategoria aconselhamento e aprovações da forma como vêm sendo empregados.

    Resumo em Inglês:

    In this descriptive study we adopted the model of FORREST (1983) for the categorization of oral utterances by the members of the nursing team when caring for hematological patients with oncological alterations. In order to identify the frequency of facilitating(F) and blocking(B) categories of communication and of their subcategories, we videotaped and observed the interactions between 8 patients and 14 members of the Nursing team in a Teaching Hospital in the city of Ribeirão Preto- SP. We recorded 8822 categories, 56,9% of which were facilitating. The most frequent of these were: providing information (50,3%), clarifying (28,0%) and recognizing the presence (11,2%). The most frequent blocking categories were: closed questions (64,6%), giving advice (13,9%) and approving or agreeing (10%). The remaining F and B subcategories were observed at frequencies of less than 4,5%. We suggest the more frequent use of other facilitating categories and the use of closed questions in special situations. We believe that, for a more profound relationship between nursing team and patients, it is of fundamental importance to reduce the "giving advice" and "approval" categories as they are being used now.
  • Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA Artigos Originais

    Lopes, Maria Helena Baena de Moraes; Vale, Ianê Nogueira do; Barbosa, Margarida

    Resumo em Português:

    Acreditando na importância do diagnóstico de enfermagem,o seu ensino foi introduzido ha 4 anos nas disciplinas de Assistência de Enfermagem à Saúde da mulher e Enfermagem Perinatal, no 6o. período do curso de graduação em enfermagem da UNICAMP. Com o intuito de avaliar essa experiência, propusémo-nos a levantar a opinião dos alunos e obter subsídios para aprimorar o ensino. Foram ministradas 4 horas de ensino teórico e indicada bibliografia básica. A aplicação prática supervisionada foi desenvolvida durante 21 horas numa unidade neonatal e 45 horas em centros de saúde. Ao término das disciplinas, 16 alunos responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. O grupo de alunos respondentes foi unânime em considerar válido o estudo dos diagnósticos de enfermagem. A maioria considerou mais adequado introduzir o ensino no 3o. semestre, quando se iniciam os procedimentos básicos de enfermagem. Quanto à dificuldade de aprendizado do uso dos diagnósticos, 68, 7% dos alunos relataram um nível de dificuldade superior a 25% e inferior a 75%. O grupo de alunos como um todo achou que o estudo do diagnóstico de enfermagem trouxe modificações no seu conceito de assistência de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    In accordance to North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) , nursing diagnosis is a clinical judgement of the individual, family or community answers to the vital process or to the actual or potential health problems.These gives the basis for the itervention selection, by which the nurse is responsible. Believing in the importance of nursing diagnosis, its teaching was introduced 4 years ago In the subjects of Womans Health Assistence and Perinatal Nursing, In the 6o. period of the undergraduate course In nursing at UNICAMP. Aiming At evaluating these experience, we proposed to get the students opinion and obtain subsides to perfect teaching. Teoric teaching of 4 hours was given and it was indicated the basical bibliography. The supervised pratical application was developed during 21 hours in a neonatal unit and 45 hours in health, centers. At the end of the subjects, 16 students aswered a form with closed and open questions. All the students considered valid the study of the nursing diagnoses. Most of the students considered more proper to introduce the teaching in the 3°. semester, when the nursing basic procedues is begun. As to the difficult of learning in the use of diagnoses, 68,7% of the students reported a diffucult level higher to 25% and lower to 75%. The students group consideres that the study of nursing diagnoses brought modifications in, its concept of nursing assistance.
  • Intuição: o discurso da literatura Artigos Originais

    Marta, Ilda Estefani Ribeiro; Berton, Ani Fabiana

    Resumo em Português:

    Neste artigo, temos por objetivo apresentar o conceito de intuição na literatura geral e resgatar, na literatura de enfermagem, qual tratamento tem sido dado a esta temática. Apresentamos, sucintamente, os achados da literatura, onde a intuição aparece como um atributo inato e acessível ao ser humano. Nos posicionamos favoráveis à união dos aspectos racional e intuitivo do nosso ser como uma forma de desenvolvimento pessoal e ampliação das possibilidades de compreender e ajudar as pessoas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present the concept of intuition in the literature in general and review how this theme has been considered in the nursing literature in particular. The findings in the li terature where intuition appears as an innate and accessible attribute of the human being are presented in short. The authors assume a favorable position concerning the association of the rational and intuitive aspects of the human being as a. hind of personal development and amplification of the possibilities to understand and help people.
  • Os paradigmas da enfermagem obstétrica Artigos Originais

    Osava, Ruth Hitomi; Tanaka, Ana Cristina d'Andretta

    Resumo em Português:

    Descreve-se a trajetória da prática de atenção ao parto na Inglaterra e Estados Unidos da América, privilegiando-se as relações entre a incipiente profissão de enfermeira e a tradicional profissão de parteira, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Propõe-se o estudo dessas relações adotando as deusas da mitologia grega como figuras arquetípicas do comportamento feminino. Relaciona a enfermeira à, deusa Atenas , protetora das artes, das cidades, dos valores patriarcais, do status quo - a personificação do arquétipo da filha do pai - e a parteira tradicional à, Ártemis, deusa da caça e da lua, protetora dos ermos, dos fracos e dos jovens - a personificação do arquétipo da grande irmã. Sob esta perspectiva, trata do declínio da prática da parte ira tradicional naqueles países. Finalmente , equaciona a questão do paradigma da enfermagem obstetra como algo a ser constituído em consonância e cumplicidade com o movimento organizado de mulheres e suas reivindicações no campo da saúde.

    Resumo em Inglês:

    The course of childbirth care practice in England and in the United States of America can be described by focusing on the relationship between the incipient nursing profession and the traditional profession of midwife, throughout the XVIIIth and the XIXth centuries. This paper proposes the study of such a relationship by adopting the Greek mythology goddesses as archetypical figures of female behavior. It relates the nurse to the goddess Athena, protector of the arts, the cities, the patriarcal values, the status quo - the personification of the father's daughter archetype - and the traditional midwife to Artemis, goddess of the hunt and the moon, protector of the wilderness, the weak, and the young - the personification of the great sister archetype. Under such a perspective, it deals with the decline of the traditional midwife practice in those countries. Finally, it poses the question of the obstetrics nursing pattern as something to be constituted in conformity and in cumplicity with the women's organized movement and their claims in the field of health.
  • Caracterização socioeconômica e educacional do estudante de enfermagem nas escolas de Minas Gerais Artigos Originais

    Nakamae, Djair Daniel; Araújo, Maria Rizoneide Negreiros de; Carneiro, Maria Lígia Mohallem; Vieira, Lúcio José; Coelho, Suelene

    Resumo em Português:

    Os autores fazem uma descrição do perfil comparativo dos estudantes de enfermagem provenientes das escolas mineiras, públicas e privadas. Concluem mostrando semelhanças e diferenças que caracterizam os dois grupos. Dão destaque às diferenças significativas que se referem à vida escolar , requisitos para o aproveitamento no ensino e a situação econômica dos estudantes. O aluno da escola privada está em desvantagem, entrou mais tarde na universidade, tem menos tempo para os estudos, a maioria deles trabalha, os pais têm menor instrução formal. Incentivam os colegas a darem continuidade com pesquisas de maior alcance.

    Resumo em Inglês:

    This study compare the profile of nursing students from public and private schools located in the State of Minas Gerais, Brazil . It shows the similarities and differences between the two groups. The results show that the mosts ignificant diferences are related to school life, requisites for learning and the economic situation of the students. The private schools student is in disadvantage, he enters at university later, disposes less time to study, the majority works, his parents have less regular instruction. This results can be used by other professionals to continue this kind of research with a broader scope.
  • Efeito da massagem prévia à punção venosa na reação do pré-escolar e escolar Artigos Originais

    Garcia, Rosângela Martins; Horta, Ana Lúcia de M.; Farias, Fernanda

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo descrever o efeito da massagem efetuada pelos pais, na reação do pré-escolar e escolar hospitalizado, à punção venosa. Analisaram-se as reações das crianças quanto aos parâmetros de sinais vitais, verbalização e comunicação não-verbal. Os resultados obtidos mostraram que a massagem teve ação significativa nas reações não-verbais principalmente as relacionadas ao relaxamento muscular. Os efeitos sobre os sinais vitais não apresentaram alterações entre os dois procedimentos, sem massagem e com massagem, que foram realizados na mesma criança.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to describe the effect of massage done by parents on the reaction to venous puncture of preschooler and school age child hospitalized. Children's reactions were evaluated through the data of vital parameters, non-verbal communication and verbalization. The results obtained indicated that massage had significant effect in non-verbal reactions, especially those related to muscular relaxation. Effects on the reaction of vital parameters showed no difference between the two procedures, with and without massage, realized on the same child.
  • O fenômeno recrutamento e seleção de enfermeiros em hospitais: um enfoque fenomenológico Artigos Originais

    Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Kurcgant, Paulina

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo, desvelar o processo de recrutamento e seleção de enfermeiros a partir da experiência dos sujeitos que vi venciam essa prática. Para tanto buscou-se como trajetória metodológica a fenomenologia, na modal idade do fenômeno situado no referencial de Joel . Martins. Assim, o estudo foi realizado a partir do discurso de oito enfermeiros que experienciam o fenômeno. A análise dos depoimentos contemplou os momentos de descrição, redução e compreensão fenomenológicas, até o desvelamento da essencialidade do fenômeno investigado. Da análise fenomenológica dos discursos foi possível resgatar aspectos que representam a compreensão geral do processo de recrutamento e seleção de enfermeiros. Dessa forma, a essencialidade do fenômeno desvelado caracterizou-se pelas relações Homem, Organizações e Sociedade, relações essas de interdependência permeadas por múltiplos determinantes transituacionais. Nessa perspectiva, novos horizontes abriram-se no que tange o pensar recrutamento e seleção em enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    This study had the purpose of showing the recruitment and selective process of nurses from their own experiences going through this process. The phenomenology was used as the methodological course, the phenomenon was based on the references by Joel Martins. The study was done from the speeches of eight nurses who went through the recruitment and selective process. The analysis of the speeches followed the moments of the phenomenological description, reduction and understanding until revealing the essence of the recruitment and selective process of nurses. From the phenomenological analysis of the speeches it was possible to get the aspects that represent the general understanding of the recruitment and selective process of nurses. In this way, the essence of the phenomenon was characterized by the relation among the man, the Company and the society, these relations were influenced by several determinants beyond the situation. Through this perspective, new horizons were opened concerning the thoughts about the recruitment and selective process of the nursing staff.
  • Qualidade de vida da pessoa diabética Artigos Originais

    Souza, Tania Theodoro de; Santini, Luciana; Wada, Silvia Ayumi; Vasco, Carolina Ferreira; Kimura, Miako

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo que teve por objetivos identificar o significado de qualidade de vida para a pessoa diabética, reconhecer os aspectos mais influenciados pela doença e o seu grau de satisfação com a vida. Participaram do estudo 46 pacientes diabéticos, adultos, de ambos os sexos, em tratamento ambulatorial. Os resultados obtidos demonstraram que o significado de qualidade de vida relacionou-se, prioritariamente, ao bem estar físico (54,5%), à estabilidade sócio-econômica 26,0%) e ao bem-estar psico-emocional e espiritual (16,9%). Os aspectos mais afetados pela doença foram: trabalho, estudo e atividades do lar (38,5%), capacidade física (25,6%) e relacionamento familiar (10,3%). Quanto ao grau de satisfação com a vida, a maioria dos pacientes (66,6%) considerou-se satisfeita ou muito satisfeita. Ressalta-se a importância de que, na assistência à pessoa diabética, seja considerada a multidimensionalidade do conceito de qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    The purposes of this study were to identify the meaning of the quality of life for the people who suffer from Diabetes Mellitus, to recognize the aspects which affect most their lives due to this disease and the degree of the satisfaction in their lives as well. Participated In this research forty-six (46) diabetic patients, adults of both sexes, who were in a policlinic for treatment. The results showed that the meaning of the quality of life had priority related to the physical well-being (54,5%), to the social and economical stability (26,0%), and to the spiritual and emocional well-being (16,9%). The most affected aspects due to this disease were: studying and home activities (38, 5%) physical ability (25,6%) and family relationship (10,3%). Concerning about the degree of satisfaction with their lives, the majority of them (66,6%) considered themselves satisfied or very satisfied. It is worth while to point out the importance of considering the multimensionality of the concept of quality of life while attending the diabetic person.
  • Classificação das práticas de enfermagem em saúde coletiva no Brasil Nota Prévia

    Antunes, Maria José Morais; Silva, Isília Aparecida; Egry, Emiko Yoshikawa; Chompré, Roseni Rosângela
  • Climatério e seu significado para a mulher Nota Prévia

    Lima, Josefa Vieira de
  • O CTI sob a ótica das pessoas de enfermagem - uma abordagem fenomenológica Dissertações E Teses

    Spíndola, Thelma
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