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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 32, Número: 1, Publicado: 1998
  • Editorial

    Kurcgant, Paulina
  • Produção científica publicada pelas enfermeiras de hospitais públicos e privados do município de São Paulo Artigos Originais

    Salzano, Sonia Della Torre; Stefanelli, Maguida Costa; Adami, Nilce Piva; Jorge, Ana Lúcia Silva; Castro, Rosa Aparecida Pimenta de; Silva, Isília Aparecida

    Resumo em Português:

    Estudo realizado em sete hospitais públicos e seis privados do Município de São Paulo, relacionado à publicação da produção científica realizada pelas enfermeiras, assistenciais, no período de janeiro de 1989 a junho de 1995. Foram apontadas 486 publicações, sendo 242 sob a forma de resumos, 124 em anais, 92 em periódicos nacionais e internacionais, 21 capítulos de livros e 7 livros na área de enfermagem. Aparecem também, as facilidades e dificuldades encontradas para a publicação dos trabalhos científicos, manifestadas pelas enfermeiras.

    Resumo em Inglês:

    This study shows the nurse's scientific publication from seven public and six private hospitals in São Paulo city, from january/1989 to june/1995. From a total of 486 papers identified, 242 were published as abstracts, 124 in annals, 92 in nationals and internationals journals, 21 as book chapters and 7 as books in nursing. The facilities and difficulties in publishing nursing scientific production were also discussed.
  • "Ser tratada como gente": a vivência de mulheres atendidas no Serviço de Pré-Natal de uma Instituição filantrópica Artigos Originais

    Bonadio, Isabel Cristina

    Resumo em Português:

    Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como referencial teórico a antropologia cultural e utiliza o método etnográfico de pesquisa. Teve por objetivo conhecer e compreender as necessidades, crenças e valores do cuidado pré-natal na visão e experiência vivenciada por mulheres grávidas atendidas no contexto do Serviço de Pré-Natal de uma Instituição filantrópica. A análise dos temas culturais identificados levou ao tema central "ser tratada como gente"; revelando que, na vivência das mulheres, o elemento mais significativo é representado pela interação efetiva ou pelo estabelecimento de vínculo de confiança entre elas e a enfermeira.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports a qualitative study conducted in an anthropological perspective using the ethnografic research methodology. It had has the objective of knowing and understanding the needs, antenatal care values and beliefs of pregnant women in the context of Prenatal Service of a Philanthropic Institution. The central theme "be treated as a Human Being". identified from the analysis of the cultural themes, revealed that, in the women experience, the most significant element is represented either by the effective interaction or by the establishment on bond of trust between them and nurse.
  • O professor de enfermagem frente às tendências pedagógicas. Uma breve reflexão Artigos Originais

    Pettengill, Myriam A. Mandetta; Silva, Lúcia Marta G. da; Basso, Mariusa; Savonitti, Beatriz H.R.A.; Soares, Isabel Cristina Vilela

    Resumo em Português:

    As autoras fazem uma reflexão situando o professor de enfermagem nas diferentes abordagens pedagógicas Tradicional, Cognitivista, Comportamentalista, Humanista, e Sócio-Cultural), com o objetivo de analisar sua aplicação no ensino de enfermagem, contribuindo para que o professor reflita sobre sua prática e a exerça de forma criativa e inovadora.

    Resumo em Inglês:

    This paper reviews important aspects about teaching nursing, in order to give nursing professionals an outline of the present pedagogical approaches (Traditional, Cognitivist, Behaviorist, Humanistic, Sociocultural), so that they can reflect upon their role as educators.
  • Algumas considerações sobre avaliação do paciente em sala de recuperação anestésica Artigos Originais

    Peniche, Aparecida de Cassia Giani

    Resumo em Português:

    A preocupação com a qualidade de assistência ao paciente tem sido uma constante ainda maior, quando relacionada a alta complexidade que envolve o cuidado do paciente em, sala de recuperação anestésica (SRA). Acreditando ser necessário uma, avaliação segura e eficaz, que considere também as alterações endócrinas e metabólicas decorrentes do trauma anestésico-cirúrgico do paciente, sugere-se a criação de padrões e critérios de avaliação para a assistência prestada: ao paciente em SRA e a validação dos mesmos.

    Resumo em Inglês:

    The quality in patient assistence concerne has been more constant than the high complexity of patient treatment needed in an anaesthetic recovery room. Thinking that is necessary to have assurance and efficiency in any evaluation, which has to consider all endocrine and metabolic variations resulting from patient surgical trauma, may be suggested the standardization and criterization of evaluation methods to patient assistence , and of course the validation of them.
  • Instrumentação na medida da pressão arterial: aspectos históricos, conceituais e fontes de erro Artigos Originais

    Araujo, Thelma Leite de; Arcuri, Edna A. Moura; Martins, Edi

    Resumo em Português:

    A medida indireta da pressão arterial é um dos procedimentos mais executados pelos enfermeiros de todo o mundo, segundo o Conselho Internacional de Enfermeiras. 0 trabalho discute os principais aspectos polêmicos do instrumental utilizado para a medida indireta da pressão arterial que são causa significativa de erros de medida, a partir da análise da literatura e das recomendações da American Heart Association.

    Resumo em Inglês:

    According to the International Council of Nurses the measurement of blood pressure is the procedure most performed by nurses in all the world. The aim of this study is to analyse the polemical aspects of instruments used in blood pressure measurement. Considering the analyses of the literature and the American Heart Association Recommendations, the main source of errors when measuring blood pressure are discussed.
  • O ensino da administração em enfermagem: percepção diante da vivência profissional Artigos Originais

    Gaidzinski, Raquel Rapone; Leite, Maria Madalena Januário; Takahashi, Regina Toshie

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo desvelar a compreensão de um grupo de enfermeiras egressas da Escola de Enfermagem da USP, quanto disciplina Administração aplicada à Enfermagem ministrada no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Para tanto buscou-se como trajetória metodológica a fenomenologia, tendo MARTINS;BICUDO como autores básicos e eixo principal da pesquisa. Guiadas por este referencial, realizou-se o estudo junto a oito enfermeiras, fazendo a descrição e a compreensão dos seus discursos e buscando trazer o significado que foi percebido do fenômeno estudado. Da análise fenomenológica dos relatos das enfermeiras emergiram possibilidades e limites do ensino da referida disciplina.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to disclose the nurses comprehension about the Nursing Administration discipline taught in the Nursing graduation course of the Nursing School of São Paulo University. We have followed the phenomenology as the methodological way, and MARTINS; BICUDO were taken as the basic authors and main axis of the research. Being guided by this referencial, we have done this study together with eight nurses and we could do a description and comprehension speeches trying to bring out the meaning of what was understood about their phenomenon studied. From the phenomenological analysis of the nurses'reports appeared the possibilities an limits of the teaching of this discipline.
  • A percepção dos docentes universitários à respeito de sua capacitação para o ensino em enfermagem Artigos Originais

    Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Kurcgant, Paulina; Leite, Maria Madalena Januário

    Resumo em Português:

    Como docentes da disciplina Administração aplicada à Enfermagem, há muito vem nos inquietando as múltiplas variáveis do processo educativo que afetam tanto o professor quanto o aluno, como interesses, atitudes, formas de pensar e agir, valores, expectativas, experiências anteriores, entre outros.Essas inquietações levam-nos a repensar a forma de vivenciar a prática educacional, refletindo sobre a capacitação docente. Para tanto propomo-nos a desvelar, neste estudo, as percepções dos docentes universitários no referente à própria. capacitação para o ensino de enfermagem, objetivando conhecer uma parcela dessa realidade no meio acadêmico. Para tanto foi adotada uma metodologia qualitativa que permitesse a, análise compreensiva dos discursos de docentes que atuam em uma instituição pública de ensino superior, na cidade de São Paulo. De acordo com a metodologia proposta foram resgatadas quatro unidades de significado que permitiram a. formulação dos seguintes temas emergentes: Percepção dos docentes quanto à capacitação técnica: Percepção dos docentes quanto à capacitação teórico-científica; Percepcão dos docentes quanto à capacitação pedagógica e Considerações dos docentes quanto à identificação com o ensino.O estudo possibilitou o desvelamento de relevantes facetas, a respeito da capacitação do docente, resgatando-a como resultante de um processo complexo e contínuo de preparo técnico, teórico e pedagógico, influenciado por fatores, psicológicos, sociais, éticos, econômicos, politicos e históricos. Pudemos resgatar ainda que as reflexões dos docentes a respeito da realidade de ensino, na sua totalidade, favoreceram a tomada de consciência e interferiram, positivamente, na sua formação crítica e foi resgatada a necessidade das escolas criarem, Centros de Formação e Atualização de professores, estabelecendo políticas de ação educacional renovadoras e de recursos humanos compatíveis com as transformações sociais.

    Resumo em Inglês:

    Teaching Administration Nursing Service we've been worried about several variables of the instructive process that affect the teachers and the students, as advantage, attitudes, thinking and acting manner, values, expectations, previous experiences, among some. These uneasiness take us to check the educational practice experience, considering the teaching's ability. In this study, we intend to reveal the teacher's understanding about the ability to teach nursing throw the education's reality recognition. So, we adopted a quality methodology that allow us a comprehensive analysis of the teaching's speech at a Public University in São Paulo city. According to the methodology it was possible to get back four meaning unities that allowed us to prescribe the emerging subjects; teaching's understanding about technical ability, teaching's understanding about scientific-theretical ability, teaching's understanding about pedagogical ability and the teaching identity. This study permitted us to reveal some points considered outstanding about the teacher's ability, getting it back as the result in a complex and continuous process of technical, theoretical and pedagogical training. contained in a. several factors, psycological, social, ethical, economical, political and historical. We still understanding that the teacher's reflections about the teaching reality, in its totality, favouring the awareness and interfering positivly in thei" criticism. formation. Finally there 'is a necessity to set up schools formation and up-dating centers and establish human political resources compatible with a renewed political of na educational action.
  • Falar em público: visão do mestrando de enfermagem Artigos Originais

    Faria, Maria de Fátima G.; Fernandes, Silvana Gomes; Pirolo, Sueli Moreira; Silva, Maria Júlia Paes da

    Resumo em Português:

    A comunicação é um instrumento básico de trabalho dos enfermeiros, no entanto falar em público é uma situação temida por muitos profissionais. Este trabalho teve como objetivos descrever as emoções sentidas pelos enfermeiros mestrandos e identificar como planejam a apresentação e o que consideram importante para falar em público. Participaram do estudo cinquenta enfermeiros matriculados no mestrado da EEUSP. A coleta de dados deu-se através de questionário com perguntas abertas. Os resultados mostraram que a ansiedade foi a emoção mais freqüente citada pelos enfermeiros, no planejamento o domínio do conteúdo foi o aspecto mais relatado e falar com clareza foi a característica mais valorizada para quem fala em público.

    Resumo em Inglês:

    Communication is a basic element of Nursing; still, speaking in public can be a frightening experience for many nurses. This article intends to study the emotions felt by Master's studentes in Nursing, identifying how they plan their presentation and whatthey consider important enough to reveal to the public. Fifty nurses who were enrolled in the Master's program at EEUSP participated in the study. Data was collected through a questionaire utilizing open-answer questions. Results showed that anxiety was the most frequent emotion related by. them. In the planning of a presentation, however confidence in the content of the speaker's text was the most important aspect, while speaking clearly appeared as the most valued characteristic in general.
  • Assistência multiprofissional na reabilitação da comunicação da pessoa laringectomizada Artigos Originais

    Zago, Marcia Maria Fontão; Sawada, Namie Okino

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo divulgar a experiência de um grupo de profissionais envolvidos na reabilitação e na reabilitação vocal dos laringectomizados que participam do GARPO- Laringectomizados. São descritas as diferentes possibilidades de reabilitação vocal para o laringectomizado como também, os pressupostos que permeiam todas as atividades e etapas do processo. Destaca-se as características da pessoas laringectomizadas, as conseqüências da cirurgia, o significado de ser laringectomizado que direcionam a assistência do enfermeiro no processo, em integração com o fonoaudiólogo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to bring basic information about the work of a multiprofissional group involved with the laryngectomees rehabilitation, and vocal rehabilitation. Those patients take part in the GARPO-Laryngectomees. The authors describe the different possibilities of vocal rehabilitation for the patients and the framework of the activities and steps of the process. They emphasize the laryngectomees characteristics, the surgical results, and the meaning of being a laryngectomee, as the basis to direct the nurses and the speech therapeutists assistance.
  • O brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada: significado da experiência para o aluno de graduação em enfermagem Artigos Originais

    Ribeiro, Circéa Amalia

    Resumo em Português:

    Este estudo consiste na análise fenomenológica do discurso de unia aluna do curso de graduação em Enfermagem, que utilizou o brinquedo terapêutico para assistir a uma criança hospitalizada. O objetivo do estudo é compreender o significado da experiência para esta estudante.

    Resumo em Inglês:

    This study describes a phenomenological analysis of a nursing under graduated student's discourse, who used the therapeutic play for caring a hospitalized child. The goal of the study was to understand the meaning of the experience for this student.
  • Reflexões sobre a docência de enfermagem em uma universidade pública Artigos Originais

    Merighi, Miriam Aparecida Barbosa

    Resumo em Português:

    É discutido o papel do docente de enfermagem que trabalha em Escola de Enfermagem vinculada Universidade Pública, numa tentativa de propor estratégias de integração entre ensino-pesquisa e assistência e, consequentemente benefícios para os próprios docentes, para a escola de enfermagem e para a profissão.

    Resumo em Inglês:

    This article is about the discussion, on the faculty member's role, who are working in a Nursing School of a Public University, attempting to suggest integration, strategies to teach and research about the nursing and the care of people, and consequently the benefits to the teachers, to the nursing school and to the nursing profession.
  • Ergonomia e as atividades ocupacionais da equipe de enfermagem Artigos Originais

    Alexandre, Neusa Maria Costa

    Resumo em Português:

    Esse trabalho discute determinadas condições ergonômicas do trabalho que causam lesões no sistema músculo-esquelético da coluna vertebral, relacionando-as com as atividades ocupacionais da equipe de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses some of the ergonomics conditions that contribute to the development of musculoskeletal disorders of the vertebral column and relates these conditions to the occupational activities of the nursing staff.
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