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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 33, Número: 3, Publicado: 1999
  • Técnica Delphi: identificando as competências gerais do médico e do enfermeiro que atuam em atenção primária de saúde Artigos Originais

    Silva, Roseli Ferreira da; Tanaka, Oswaldo Yoshimi

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo identificar as competências gerais do médico e do enfermeiro que atuam em atenção primária de saúde em Marília, estado de São Paulo. A técnica Delphi foi utilizada para identificação destas competências. Foram identificadas oito (8) competências comunicação, trabalho em equipe, gerência, orientada à comunidade, valores profissionais, tomada de decisão, resolver problemas e habilidades educacionais. A competência referente à gerência foi a única a não apresentar consenso entre os médicos que não a consideram necessária para atuar m medicina.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify the generic competence required of doctors and nurses working in a primary health care. It teas based on a series of 3 round of the Delphi technique which identified 8 generic competencies: ability to communicate, ability to /u community oriented, ability in teamwork, management shills, educational skills, ability to problem solving, professional shills, ability to make-decision. Only the competence management skills there was not consensus by doctors. They disagree that this competence is required by them working in primary health care.
  • Conhecimento dos alunos que ingressam no curso de auxiliar de enfermagem em relação ao ser profissional e as suas atribuições Artigos Originais

    Fidelis, Wania Maria Zangirolano; Muramatsu, Clarice Heiko

    Resumo em Português:

    Este estudo de natureza descritiva e exploratória tem como objetivo verificar o conhecimento dos alunos que ingressam no Curso de Auxiliar de Enfermagem em relação ao profissional e suas atribuições. Como resultado, constatou-se que para os alunos o ser e o fazer do auxiliar de enfermagem envolvem o relacionamento interpessoal, responsabilidade, conhecimento teórico-científico e competência.

    Resumo em Inglês:

    This descriplice and exploratory study focused on verifyng how know legeable the students of the Auxiliary Nursing Course are regarding their profession and the attributes thereof. Results were that, as far as the students are concerned, being and attendant involves interpesonal relationship, responsability, theoristscientific know-how and competence.
  • Aspectos éticos e legais das anotações de enfermagem nos procedimentos de doação de órgãos para transplantes Artigos Originais

    Dalri, Maria Barcelos; Rossi, Lídia Aparecida; Carvalho, Emilia Campos de

    Resumo em Português:

    Objetivo deste estudo foi verificar os registros de enfermagem de pacientes doadores de órgãos quanto aos aspectos éticos e legais. Foram analisados os registros de enfermagem de 12 prontuários de pacientes doadores de órgãos internados em um Hospital Universitário do interior do estado de São Paulo, no período de Janeiro de 1992 a agosto de 1996. Foi identificada a informação quanto ao consentimento para doação de órgãos nos registros de enfermagem em 16,7% dos prontuários. Observamos, em 91,7% dos prontuários, falta de data, de assinaturas, ou presença de rasuras nos registros de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to verify the ethical and legal aspects concerning the documentation of nursing practice in the organ donor's records. The records of the 12 organ donors admitted in a Brazilian University Hospital, from January/1992 to august/1996 were analysed. The donor consent was reported by nurses in 16,7% of the records. Defects that preclude legal value for the charling such as missing date or signature, erasure were found in 91,7% of the records.
  • Percepção do significado da função do cuidador por um grupo de enfermeiras e cuidadores: convergências e divergências em seus discursos Artigos Originais

    Pai, Marilda Martins; Soares, Mariangela Abade de Lara

    Resumo em Português:

    Este estudo discute a função do cuidador na unidade pediátrica durante a internação da criança. Foram levantadas as opiniões de cuidadores e enfermeiras a respeito da função que caberia ao familiar acompanhante durante sua permanência junto a criança hospitalizada. Os dados foram colhidos no período de abril junho de 1997 em unidades de internação conjunta pediátrica de um hospital da rede plública estadual. As enfermeiras com os grupos foram decompostas por meio da analise de discurso, baseado nos estudos de COSTA(1992); FRIENDMAN (1980), que nos possibilitou chegar a seis categorias: Segurança e Proteção, Cuidar, Recuperação, conhecimento, Supervisão e Orientação, que nos permitiu uma explanarão das convergências e divergências nas percepções dos nossos entrevistados sobre a função do cuidador.

    Resumo em Inglês:

    This study review the of role the caretaker at the pediatric unit while the child is in hospital. The opinions of caretaker and nurses were surveyed as for the role that the participating family member would have during their stay along with the child in hospital. Data were gathered between April and June 1997 in units allowing for children to stay together with caretaker, at state hospitals. The interviews with the groups were separated by menu of the stafement analysis, based on the studies by COSTA (1992), and FRIEDMAN (1986), which allowed us to determine six categories: Security & Protection, Caretaking, Recovery, Knowledge, Supervisionn and Guidance, which in turn allowed us to study, although in a modest fashion, the agrements and disagreements regarding how our interviewews perceive the role of the caretaker.
  • Utilizando instrumentos para avaliação da percepção de dor em pré-escolares face a procedimento doloroso Artigos Originais

    Rossato, Lisabelle Mariano; Angelo, Margareh

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos: verificar se a escala de faces de intensidade de dor possibilita ao pré-escolar identificar sua experiência dolorosa; identificar comportamentos indicadores de dor em pré-escolares submetidos a procedimentos doloroso conhecer palavras utilizadas pelo pré-escolar para descrever a dor em relação a procedimento doloroso. Para tanto foram aplicados três instrumentos em 41 crianças hospitalizadas submetidas a curativo ou coleta de sangue. Os instrumentos utilizados foram escala de faces, indicadores comportamentais e palavras descritoras de dor. A maioria dos pré-escolares compreendeu e utilizou corretamente a escala de faces, o que foi evidenciado pelo movimento crescente 0 (sem dor)® 4 (dor máxima) na escolha das faces antes e depois do procedimento doloroso. Os comportamentos choro imóvel e franzir a testa predominaram como indicadores comportamentais, mostrando-se intensificados na vigência do procedimento. As verbalizações do pré-escolar relativas a sua dor revelaram uma tendência na utlização de termos concretos e de natureza avaliativa ou indicativa, resultando em conceitos variados e pouco precisos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was evaluate the utilization of tools for pain perception assessment in 41 hospitalized preschool children submitted to painful procedures: care of wounds or blood extraction. The utilizaded tools were the faces scale, behaviorial indicators and words which describe the pain. Most of the pre-schoolers understood and correctly answered to the faces scale, which can be noticed by the crescent moviment 0 (no pain)® 4 (maximum pain) during the choice of faces before and after the painful procedure. Crying, immortility and forehead wriking were the predominant behavioral indicators, intensified during the procedure. Preschoolers verbalizations about their pain showed up to be concret terms or evaluative-indicative nature, esulting in variable, precise or weakly precise concepts.
  • Condições de trabalho de parteiras tradicionais: algumas características no contexto domiciliar rural Artigos Originais

    Bessa, Lucineide Frota

    Resumo em Português:

    Este é um estudo de abordagem qualitativa e dialética, que tem como objetivo analisar as condições de trabalho da parteira tradicional, numa perspectiva de trabalho reprodutivo e, portanto, desvalorizado economicamente. A análise foi construída tendo como categoria central o trabalho à partir de pressupostos marxista e feminista. Os resultados obtidos nos permitem, afirmar que as parteiras realizam seu trabalho em precárias condições materiais, financeiras, relativas ao transporte e ao acesso e, ainda, ao ambiente de trabalho. A análise dessa prática nos proporcionou apresentar uma discussão em torno de algumas características do trabalho da parteira tradicional, o qual se caracteriza como trabalho reprodutivo, desvalorizado economicamente, informal, autônomo e eminentemente feminino. Se configura, ainda, como uma prática social de saúde popular legitimada pela comunidade. Na prática obstétrica domiciliar rural evidenciamos relações desiguais, à medida que homens e mulheres realizam atividades diferentes numa mesma ocupação, cabendo às mulheres as tarefas que reproduzem o papel feminino.

    Resumo em Inglês:

    This is a study of qualitative and dialectical approach, which subject is to analize the working conditions of the traditional birth attendants, in a reproductive perspective of work, and for this reason, economically undervalued. The analysis has been constructed having as central category the work, under Marxist and feminist premises. Obtained results permit us to state these traditional birth attendants do their work in material and financial poor conditions, related to transportation, access, and still, working enviroment. The analysis of this practice has given us a possibility to present a discussion on some traits of the traditional birth attendant's work, which is characterized as a reproductive work, economically undervalued, autonomous and eminently feminine. It still configures as a social practice of popular health, legitimated by the community. In the rural domestic obstetrics practice, unequal relations were in evidence since men and women play different roles in the same occupation, being women's responsability the reproduction of the feminine role.
  • Buscando uma chance para o filho vir a ser: a experiência do pai na UTI Artigos Originais

    Souza, Aspásia Basile Gesteira; Angelo, Margareth

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetiva desvelar a experiência do pai cujo filho encontra-se em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, utilizando a pesquisa qualitativa, sob a perspectiva fenomenológica de Martin Heidegger, para analisar os discursos obtidos por entrevistas. Esta análise permitiu identificar três temas que configuraram aquela vivência em: Transformando seu medo em esperança, Percebendo-se como tomador de decisões e Agindo em benefício do filho. Estes temas desocultaram o fenômeno BUSCANDO UMA CHANCE PARA O FILHO VIR A SER, revelando que, para isso, o pai expõe o filho aos riscos e tratamentos que forem necessários, indicando que suas ações e a constante superação de seus sentimentos objetivam oferecer ao filhouma oportunidade para viver com plenitude.

    Resumo em Inglês:

    This study was intended to analyse the experience of the father who have a child in an Intensive Care Unit, by applyng the qualitative research under the phenomenologycal perspective of Martin Heidegger, it was to identify three themes which figured that experience:Transforming the fear into hope,Perceiving himself as the person who decides and Acting for his child benefit. These themes unveiled the phenomenon SEARCHING A CHANCE FOR THE CHILD TO BECOME, who reveals that submits his child to risks and to essential treatments while continuously unchanging overcomes his own feelings in order to offer to his child an opportunity of full living.
  • Análise do instrumento utilizado no processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem do hospital universitário da USP Artigos Originais

    Leite, Maria Madalena Januário; Gualda, Dulce Maria Rosa; Gonçalves, Vera Lucia Mira; Castilho, Valéria; Ortiz, Diley Cardoso Franco; Fugulin, Fernanda Maria Togeiro; Carmo, Dulce Regina Batista; Coan, Teresa Cristina Manrique

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivos verificar se os avaliadores e avaliados seguem os critérios operacionais que norteiam o processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem do HU, identificar as graduações atribuídas aos prognosticadores obrigatórios e optativos pelos avaliadores e avaliados; identificar os prognosticadores optativos escolhidos pelos avaliadores e avaliados e instrumentalizar os pesquisadores para a reformulação do processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem do HU. Os resultados mostraram que apesar das diferentes posições e categorias funcionais dentro do processo de avaliação de desempenho, houve um alto grau de concordância entre avaliadores e avaliados, tanto na atribuição de valores, como na seleção de prognosticadores optativos. Este fato demonstra que há uma coerência no processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem do HU, revelando que avaliadores e avaliados compartilham dos mesmos pressupostos quanto a finalidade e importância dos prognosticadores inseridos no instrumento de avaliação de desempenho.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to check if the evaluators and evaluated follow the operational criterion that direct the nursing staffs evaluation of HU; to the identify the graduation confered to obrigatory and optional forecasters by evaluators and evaluated; to indentify the optional forecaster chosen by evaluators and evaluated and prepare the researches to a change at the process of nursing staff's evaluation of HU. The results showed that different functional categories had similar points of view; there were high level of agreement between them ; both values atribuition as optional forecaster selection. It's demonstraded that there's coherence at the process of nursing staff's perfomance evaluation, the evaluators shaves with evaluated the same presupposition about the purpose and importance of the forecasters insert in the instrument of perfomance evaluation.
  • Fatores de risco para úlcera de pressão: subsídios para a prevenção Artigos Originais

    Faro, Ana Cristina Mancussi e

    Resumo em Português:

    Uma das complicações mais severas para a pessoa com lesão medular é a úlcera de pressão. Sendo assim a prevenção destas feridas e a identificação de fatores de risco são necessidades prementes para o enfermeiro. Trata-se de um estudo decorrente de uma pesquisa mais abrangente, que abordou a assistência de enfermagem ao lesado medular em reabilitação buscando identificar os fatores de risco para úlcera de pressão utilizando os registros das enfermeiras nos históricosde enfermagem e a Taxonomia I da NANDA e analisar as intervenções de enfermagem preconizados face ao diagnóstico potencial para prejuízo na integridade da pele. Os fatores de risco identificados referem-se às alterações decorrentes da lesão neurológica, história prévia de ferida e lesão inicial. As intervenções de enfermagem preconizadas totalizaram. 16, com caráter de orientação ao paciente e à família voltadas para higiene corporal, mudança de decúbito, posicionamento no leito e em cadeira de rodas, denotando pertinência ao diagnóstico elaborado.

    Resumo em Inglês:

    Pressure ulcers is one of the most severe complication in the spinal cord injuried patients begin the prevention aspects and the early identification of the risk factors are imperative action for the nursing assistance of these patients. This study evaluated the nursing care plans for these patients that at the time of the study were already included in the rehabilitation program in order to identify the risk factors for the pressure ulcer development by analysing the nursing documentation adapting the Taxonomy of NANDA. Evaluate the nursing procedures proposed to the diagnosis risk for impaired skin integrity. The identified risk factors are referred to the phisical alterations determinate by the neurologic lesion, wound's history and inicial lesions. The proposed nursing procedures were sea:teen (16) that infasezed patient and family's instructions on body cleaning, position on bed and wheel chair based on the diagnosis established.
  • Seguimento do enfermeiro graduado na Escola de Enfermagem da USP: sua inserção em Unidades de Terapia Intensiva Artigos Originais

    Kitahara, Paula Hatsuye; Kimura, Miako; Padilha, Katia Grillo

    Resumo em Português:

    O estudo foi realizado com os objetivos de identificar as atividades desenvolvidas após a formatura pelos enfermeiros graduados na Escola de Enfermagem da SP (EEUSP) e caracterizar a inserção destes enfermeiros em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no que se refere a ter sido ou não sua primeira área de atuação, à experiência anterior de trabalho em UTI, ao treinamento inicial específico e às dificuldades enfrentadas para assumir as atividades nessas Unidades. A população foi composta pelos egressos da EEUSP nos anos de 1991 a 1995. Uma listagem dos alunos formados no período, com os respectivos endereços e telefones, foi obtida junto à Seção de Graduação. Foi utilizado um questionário para a coleta de dados. Dentre os 235 questionários enviados, 117 (49,8%) retornaram com resposta. Quanto as atividades após a formatura, 90,5% informaram estar exercendo a profissão; o hospital ,foi o local de trabalho mais indicado, totalizando 76,2% das respostas. Em todos os anos do período estudado, um contingente significativo de enfermeiros foi absorvido nas UTls. Dos 117 respondentes, 55 (47,0%) informaram que trabalham ou trabalharam em UTI, sendo que para 54,5% deles, este foi o primeiro emprego. A maioria (52,8%) não tinha experiência de trabalho anterior em UTI. Apesar de 64,1% dos enfermeiros terem recebido treinamento inicial específico, foram mencionadas dificuldades para assumir as atividades na UTI, dentre as quais destacaram-se: a falta de destreza manual e de conhecimento teórico (45,4%), o manuseio de equipamentos (25,8%) e o relacionamento com as equipes de enfermagem. e multiprofissional (8,2%).

    Resumo em Inglês:

    The purposes of this research was to identify the activities developed by the nurses after undergraduation course at the School of Nursing of the University of São Paulo and to characterize their insertion in Intensive Care Units (ICUs), in relation to have been or not their first area of job, their previous experience in ICU, the specific initial training and difficulties faced to take on the ICU activities. The population was composed by nurses graduated between 1991 and 1995. A rol of names, addresses and telephone numbers was obtained at the school office. Two hundred and thirty five questionnaires were sent by mail and 117 (49,8%) were returned. The majority of the respondents (90,5%) were working as nurses, mainly in hospitals, which was the most indicated area of work (76,2%). Almost half of the informants (47,0%) said they worked or were working in ICUs and for 54,5% of them, this was their first job; 52,8% had no previous experience in ICU. Although 64,1% of these nurses had received a specific initial training, some difficulties to take on the ICU activities were faced: lack of knowledge and psychomotor skills (45,4%), handling equipments (25,8%) and relationship with the multiprofessional and the nursing team (8,2%).
  • Dificuldades e facilidades dos doentes no seguimento do tratamento da hipertensão arterial Artigos Originais

    Castro, Valdênia Dias de; Car, Marcia Regina

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivos identificar as dificuldades e as facilidades de doentes no seguimento do tratamento da hipertensão arterial; e, verificar se existem diferenças nessas dificuldades e facilidades em dois momentos dessa trajetória - no atendimento ambulatorial e na internação. Para este estudo descritivo, quantitativo, foram entrevistados 34 doentes, com diagnóstico médico de hipertensão arterial (HA) e/ou suas complicações, sendo 17 matriculados no ambulatório e 17 hospitalizados na unidade de internação de nefrologia. Os resultados revelaram que, em geral, não houve diferenças entre as dificuldades e as facilidades referidas pelos doentes para o seguimento do tratamento da HA, nos dois momentos estudados. As dificuldades e facilidades apontadas referem-se ao financiamento do tratamento (compra de medicamento e gastos com transporte); acessibilidade ao serviço (facilidade em marcar consulta médica e distância do serviço de saúde); mudança de hábito alimentar (dieta hipossódica) e a importância do apoio familiar nesta trajetória.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify difficulties and facilities of the patients in following the treatment of the arterial hypertension; and, to verify differences that exist between those difficulties and facilities in two moments of the trajectory -in the ambulatorial treatment and in the hospital stay. For this quantitative, descriptive study, 34 patients with medical diagnosis of arterial hypertension or its complications were interviewed, being 17 registered in the ambulatorial unit and 17 hospitalized in the nefrology unit. The results of the study revealed that, in general, there were no differences among the difficulties and the facilities referred by the patients for the following of the treatment in. the two studied moments. The difficulties and facilities pointed out by the patients refer to the financing of the treatment (medication purchase and expenses with transport); accessibility to the service (easiness in marking medical consultation and distance of the service of heakth); change of alimentary habit (hipossodic diet) and the importance of the family support in this trajectory.
  • Sistema de informação em AIDS: limites e possibilidades Artigos Originais

    Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi; Shima, Hisako

    Resumo em Português:

    O artigo faz uma análise do atual Sistema de Informação (SI) em AIDS, apontando as dificuldades com que se defrontou ao buscar caracterizar o modo como ocorria e evoluía em 1995 a epidemia da AIDS na Administração Regional de Saúde de Pirituba-Perus (ARS-8) do município de São Paulo. São enumeradas algumas críticas que a Vigilância Epidemiológica e o SI vêm sofrendo nos últimos anos, tais como a centralização e a desagregação das informações; dados que contemplam aspectos eminentemente biológico e a utilização de formulários complexos. Estas questões somadas às dificuldades que se impuseram ao se buscar caracterizar a epidemia na região, revelou que o sistema, tal como se encontrava estruturado, dificultava a caracterização da epidemia e o acompanhamento sistemático pelos níveis locais de saúde. Chama-se a atenção para a necessidade de revisão da finalidade do SI em AIDS, da natureza e da qualidade dos dados coletados. Reitera-se a importância da integração dos diversos bancos de dados sócio-demográficos e do enfoque microlocalizado do Sl para o Distrito de Saúde.

    Resumo em Inglês:

    The article makes an analysis of the current System of Information (SI) in AIDS, aiming the difficulties with that was confronted when looking for to characterize the way as it happened and it developed in 1995 the epidemic of the AIDS in the Regional Administration of Health of Pirituba-Perus (ARS-8) of the municipal district of São Paulo. Some are enumerated critics that the Epidemic ,surveillance and the SI they come suffering in the last years, such as the centralization and the disaggregation of the information; the data that contemplate aspects eminently biological, the use of complex forms. These subjects, added to the difficulties that were imposed to the e/she/it to look for to characterize the epidemic in the area, he/she revealed that the system, just as her found structured, it hindered the characterization of the epidemic and the systematic accompaniment for the local levels of health. He/she gets himself the attention for the need of revision of the purpose of the SI in AIDS, of the nature and of the quality of the collected data. It is reiterated the importance of the integration of the several databases partner-demografics of the focus microlocalizado of Sl for the District of Health.
  • Vítimas de trauma crânio-encefálico e seu retorno a produtividade após 6 meses e 1 ano Artigos Originais

    Sousa, Regina Marcia Cardoso de; Koizumi, Maria Sumie

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo prospectivo que analisa o ,retorno a produtividade de vítimas de trauma crânio-encefálico (TCE) de diferentes gravidades, com idade entre 12 e 6C anos. As vítimas foram examinadas aos 6 meses e 1 ano pós-trauma e seu retorno à produtividade foi analisado, considerando as variáveis nível de escolaridade e tipo de ocupação anterior ao trauma. A maioria (73,6%) retornou a atividade produtiva aos 6 meses e a freqüência de retorno à produtividade foi aior 1 ano após TCE. Quanto ao retorno ao trabalho remunerado e nível de escolaridade ou tipo de ocupação anterior, não houve associação estatística significativa.

    Resumo em Inglês:

    A prospective and longitudinal study about head injury victims was carried out in order to identify their return to productivity after 6 months and 1 year post-trauma and to analyze the relationship between their return to work and their educational level as well as to determine the relationship between their return to .work and their type of job before the onset of the injury. Of the 72 patients who were students or employees pre-injury, or housewives at the time of injury, the majority (73,6%) had returned to productivi:'y 6 months after onset of injury. Of the victims who had returned to roductivity, 25.0% had changed their original occupations or reported significant problems when returning to productivity. Baseline return was achieved in 48.6% of the victims at 6 months. Return to productivity was higher at 1 year after injury than at 6 months. When. the relationship between return to work and educational level and job type was analyzed, return to work was not related to educational level or job type.
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