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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 34, Número: 2, Publicado: 2000
  • Política de planejamento familiar em João Pessoa - PB: análise das contradições existentes entre o discurso oficial e a prática Artigos Originais

    Coelho, Edméia de Almeida Cardoso; Lucena, Maria de Fátima Gomes de; Silva, Ana Tereza de Medeiros

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve c o mo objetivo analisar as contradições existe ntes entreodiscurso oficial e a práticaem planejamento familiar em serviços públicos de saúde de João Pessoa - PB, tendo como referência o Programa de Assistência In tegral à Saúde da Mulher (PAISM). A ref erida política f oi analisada nos seus pressupostos e na sua prática, a partir do discurso de prof issionais e de mulheres clientes vincul ados ao Programa. Concluiu-se que, a política de pl anejamento familiar em João Pessoa restringe-se ao âmbito das intenções e o que se concretiza é uma prática utilitarista, negando a regulação da fecundidade enquanto direito de cidadania.

    Resumo em Inglês:

    This research project's main objective is to analyze the contradictions encountered between official and practical discourses ref erent to f amily planning in public heal th policies in João Pessoa, PB, Brasil ,using as its ref erence, PAISM (Program f or A ssi stance in Women' s Heal th). The pol icy was anal yzed ac cor ding to i ts of f icial in ten tions and i ts pr ac ti cal u se through interviews with people linked to PAISM. It was concluded that, this program is being developed under a utilitarian ideal, negating the individual citizen's right to regulate one's own fertility.
  • Integração docente-assistencial: um estudo de caso Artigos Originais

    Olschowsky, Agnes; Silva, Graciette Borges da

    Resumo em Português:

    O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas.

    Resumo em Inglês:

    The teaching-welfare integration process (TWI) between the "Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul" and the "Hospital de Clínicas de Porto Alegre" is this work's object of study focusing the actors in it and its concrete historical practice. The intention is that of knowing the dynamics of the process relationships, understanding it is a collective work as the result of historical and social changings. The inter-institutional dychotomy becomes evident as a rule, unleashing an integration issue. The existing TWI is not a concordant one but its integrating power connections must be used as a motive for its action and transformation, defining the making and re/making of new alternatives.
  • Administração de medicamentos injetáveis por via intramuscular: conhecimento dos ocupacionais de farmácias Artigos Originais

    Rangel, Silvia Mara; Cassiani, Silvia Helena De Bortoli

    Resumo em Português:

    Complicações advindas da aplicação incorreta das injeções intramusculares podem acarretar sérios prejuízos orgânicos, favorecer o aparecimento de infecções e aumentar a permanência do paciente na instituição ou prejudicar as funções no trabalho. Estudo anterior detectou vários casos de pacientes com complicações locais após aplicação intramuscular de diclofenaco sódico em farmácias e concluiu que a falta de conhecimento da técnica de administração desse medicamento pode ter sido uma das causas das complicações. Diante disso o estudo atual teve o objetivo de identificar e avaliar o nível de conhecimentos de ocupacionais que administram medicamentos injetáveis intramusculares à população, em farmácias de Ribeirão Preto - SP. O estudo se constituiu num levantamento, a partir de um questionário contendo 20 questões abertas e fechadas, aplicado a uma população constituída por ocupacionais atuando em farmácias, selecionadas através do método da amostragem simples casual estratificada -partilha proporcional, resultando num total de 41 sujeitos. Concluímos que a população vem recebendo medicamento s injetáveis de ocupacionais com déficit de informações a respeito da técnica de aplicação de injetáveis. Os sujeitos referiram não receber treinamento adequado para exercer esse procedimento, terminando por aprendê-lo com outro funcionário ou observando alguém que o realize. Disto resulta lacunas de conhecimento em uma amostra de ocupacionais que podem, realmente, levar ao aparecimento de complicações pós injeções intramusculares na população que utiliza os serviços desses estabelecimentos.

    Resumo em Inglês:

    Complications from the incorrect administration of intramuscular injections can cause serious organic damages, infections and increase the patient's permanence in health institution or to harm the functions in the work. The previous study detected several cases of patients with local complications after administration of diclofenac in pharmacies and it concluded that the lack of knowledge of this technique can be the causes of these complications. This current study objectives to identify and evaluate the level of knowledge of the professional that administer medications in pharmacies of Ribeirão Preto -SP. The study constituted in a survey, from a questionnaire with 20 open and closed questions, applied to a population constituted for occupational working in pharmacies, selected through the method of the sampling, resulting in a total of 41 pharmacies. It was concluded that the population is receiving medications from occupationals, without a specific formation and with deficit of knowledge regarding the technique. The subjects referred not to receive training to exercise that procedure, learning it with other employee or observing somebody that accomplishes it. It results knowledge gaps that can cause complications in the population that uses the services of those institutions.
  • O cotidiano da vida de hipertensos: mudanças, restrições e reações. Artigos Originais

    Castro, Vanda Dias de; Car, Marcia Regina

    Resumo em Português:

    Objetivou-se descrever o cotidiano da vida de hipertensos após o conhecimento do diagnóstico da hipertensão arterial (HA); e, identificar possíveis mudanças na dinâmica da vida de hipertensos após o início do tratamento da HA. Utilizou-se o método descritivo com abordagem qualitativa e a análise de discurso dos depoimentos de seis hipertensos. Evidenciaram-se diferentes comportamentos/reações dos doentes em relação aos seus cotidianos após a descoberta da HA, nem sempre coincidentes no tempo, com o início do tratamento anti-hipertensivo. Essas diferenças parecem estar associadas à compreensão dos doentes sobre o significado da HA e ao impacto desta nas suas vidas. Em síntese, conviver com a cronicidade da HA significa, ao longo do tempo, fazer/sofrer mudanças no cotidiano da vida.

    Resumo em Inglês:

    Aiming to describe daily living of hypertensive people after Arterial Hypertension (AH) diagnoses and to identify changes in their lives. The method of inquiry used was descritive and qualitative using discursive method to figure out theme factors. The results showed different behaviors/reactions of being sick according to their daily living after discovering AH, that not always happened at the same time that the antihypertensive treatment began. Those differences seems to be associated with individual understanding of sickness itself and of impact in their lives. So, getting along with hypertension is to learn about the sickness and symptoms and also make the necessaries changes.
  • Diagnósticos de enfermagem do paciente no período pós-operatório imediato Artigos Originais

    Rossi, Lídia Aparecida; Torrati, Fernanda Gaspar; Carvalho, Emilia Campos de; Manfrim, Alessandra; Silva, Dulce Ferreira da

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes de pacientes em pós-operatório imediato. Foi elaborada uma ficha de avaliação pós-anestésica do período pós-operatório que foi utilizada em 28 pacientes nas primeiras duas horas em que permaneceram em centro de recuperação pós-anestésica. Os diagnósticos de enfermagem foram estabelecidos com base na Taxionomia I dos Diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association -NANDA. Foram identificados os seguintes diagnósticos: risco para injúria (100,0%), risco para infecção (92,8%), senso-percepção alterada (89,2%), risco para aspiração (82,1%), mobilidade física prejudicada (71,4%), integridade tissular prejudicada (82,1%) e hipotermia (67,8%).

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify the nursing diagnoses that are more f requent in patients in immediate post-operative period. Data were collected and recorded on specially cards, through evaluation of 28 patients in the f irst two hours af ter the admission of the patient. The nursing diagnoses were set by one of the authors, based on Taxonomy I, proposed by North American Nursing Diagnosis Association - NANDA. The diagnoses that occurred mostly were: Risk for injury (100,0%), Risk for inf ection (92,8% ), Sensory perceptual al terations (89,2% ), Risk for aspiration (82,1% ), Impaired physical mobility (71,4%), Impaired tissue integrity (82,1%) and Hypothermia (67,8%).
  • Movimentação e transferência de pacientes: aspectos posturais e ergonômicos Artigos Originais

    Alexandre, Neusa Maria Costa; Rogante, Maria Marilene

    Resumo em Português:

    Os procedimentos que envolvem a movimentação e o transporte de pacientes são considerados os mais penosos e perigosos para os trabalhadores de saúde, sendo que a implementação de treinamentos e reciclagem é parte obrigatória de programas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas em escolas e instituições de saúde. O presente trabalho descreve orientações básicas e inovadoras sobre esses procedimentos, dentro de uma abordagem ergonômica e com a utilização de materiais auxiliares.

    Resumo em Inglês:

    The most dangerous and difficult tasks faced by health workers are those procedures involved with lifting and moving patients. Therefore, training and recycling programs in lifting procedures are a compulsory part of programs for the prevention of musculoskeletal disorders in schools and health institutions. The present study presents basic and innovative orientation with an ergonomic approach regarding these procedures, together with the use of devices.
  • Percepção das enfermeiras sobre fatores de risco para a infecção hospitalar Artigos Originais

    Turrini, Ruth Natalia Teresa

    Resumo em Português:

    Realizou-se estudo num hospital público pediátrico com o intuito de avaliar o conhecimento das enfemeiras-chefes sobre possíveis fatores de risco envolvidos na ocorrência de infecções hospitalares. Entrevistou-se as enfermeiras responsáveis pelos serviços de cuidados semi-intensivos, intensivos e emergências. Através da análise de conteúdo dos discursos, identificou-se os seguintes fatores de risco: ausência de rotinas pré-estabelecidas, inadequação de planta física e instalações, falta de material e equipamentos, desproporção entre o número de profissionais e o número de leitos ocupados, falta de treinamento e orientação dos funcionários e acompanhantes.

    Resumo em Inglês:

    A study was undertaken in a pediatric teaching hospital to evaluate the nurses understanding about risk factors for nosocomial infections. The data were obtained in interviews with nurses of the emergency room, intensive and semi-intensive units. The analysis of the meaning of the conversation permitted the identification of the following risk factors: inadequacy of the hospital design and construction, deficiency of care equipments and supplies, understaffing, lack of education and training to the healthcare workers and orientation to the patients family.
  • Paramentação cirúrgica: avaliação de sua adequação para a prevenção de riscos biológicos em cirurgias - parte II: os componentes da paramentação Artigos Originais

    Monteiro, Cibele Estanislau da C.; Lacerda, Rúbia Aparecida; Paz, Marielen Silva de Oliveira; Conceição, Viviane Peres da

    Resumo em Português:

    O estudo elaborou critérios de avaliação dos componentes da paramentação cirúrgica de hospitais do município de São Paulo. A maior dificuldade nessa elaboração deveu-se à inexistência de normas e consenso sobre a porosidade dos tecidos como barreira microbiológica e de contato com sangue e outros fluidos. Contudo, foi possível reconhecer aspectos positivos e problemáticos. Observou-se que existe semelhanças dos componentes entre os hospitais, no que se refere a modelo e tipo de tecido. As luvas foram os componentes com maior índice de adequação e os propés, os de maior índice de inadequação. O aspecto mais problemático referiu-se aos controles de aquisição e de reprocessamento dos componentes re-utilizáveis.

    Resumo em Inglês:

    The study elaborated evaluation patterns of the components of the surgical scrub in hospitals of the district of São Paulo. The most important difficulty was the lack of rules and consent on the types of the fabrics, as a microbiological and contact with blood and other fluids barrier. However, it was possible to identify positive and problematic aspects. It was observed that the components are similar among the hospitals, considering the design and the way of fabrics production. Gloves were the ones with the best quality results, while shootweares were the worst. The most problematic aspect was referred to the acquisition controls and the re-use process of the components.
  • Projeto larga escala: uma proposta pedagógica atual Artigos Originais

    Gryschek, Anna Luiza de F. P. Lins; Almeida, Alva Helena de; Antunes, Maricy Nair; Miyashiro, Suely Yuriko

    Resumo em Português:

    Discorre-se sobre um projeto de formação dos atendentes de enfermagem, o conhecido "Projeto Larga Escala", seu histórico, a legislação que o ampara e a sua trajetória na Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo. Conclui-se que o "Projeto Larga Escala" é uma proposta pedagógica válida, devendo ser incentivada e ampliada em âmbito nacional.

    Resumo em Inglês:

    This study discourses about a nursing project, the well known "Larga Escala Project", its history, the legislation that gives support to it and its trajectory in the Health Secretary of the Township of São Paulo. The conclusion is that the "Larga Escala Project" is a valid pedagogic proposal and it must be encouraged and amplified to all the national field.
  • Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante Artigos Originais

    Oliveira, Irma de; Angelo, Margareth

    Resumo em Português:

    O presente estudo foi realizado com mães acompanhantes em um hospital escola. Os objetivos foram: compreender as interações vivenciadas, identificar os significados que o familiar acompanhante atribui à experiência de vivenciar a hospitalização da criança, identificar o que essa vivência provoca na vida do familiar e construir um modelo teórico representativo da experiência. Utilizou-se como Referencial Teórico o Interacionismo Simbólico e Referencial Metodológico a "Grounded Theory". Identificou-se os fenômenos Indo em busca de solução e Atravessando uma situação difícil. A partir desses fenômenos emergiu a categoria central Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora.

    Resumo em Inglês:

    This study was conducted with live-in mother in university hospital. The objectives were as follows: to understand the experienced interactions, to identify the meanings that a family attribute to the experience of going through the child's hospitalization, to identify what the experience of hospitalization provokes in the family life and construct a model theory representative of the experience. Reference Theory the Symbolic Interactionism and Reference Methodology Grounded Theory had been utilized. From results appeared the phenomenon Going in search of solution, and Going through a difficult situation. Through these phenomena, the main category Experiencing a difficult and revealing passage with her child was identified.
  • Reflexões sobre comunicações na assistência de enfermagem ao paciente renal crônico Artigos Originais

    Gullo, Aline Beatriz Moreira; Lima, Antônio Fernandes Costa; Silva, Maria Júlia Paes da

    Resumo em Português:

    Os autores deste artigo desenvolvem algumas reflexões sobre o aspecto da comunicação, na prática do profissional enfermeiro junto ao paciente renal crônico, em programa de hemodiálise, cujo tratamento propicia uma relação prolongada e, muitas vezes, mais profunda. Analisa e exemplifica a necessidade de usarmos, de f orma consciente, alguns modos de comunicação verbal e o não-verbal para que possamos estabelecer uma interação terapêutica para o cuidar desses pacientes.

    Resumo em Inglês:

    This article makes considerations about the communication in the nursing assistence to the chronic renal patient, submitted to hemodyalisis, which tratment is characterized by a frequent relation and sometimes a "closed" prof issional relation between nurse and patient. The object of this article is to analyse and give examples of the way to use consciently the verbal and nonverbal communication in order to stablish a therapeutic interaction of these patients.
  • A gerência nos serviços públicos de saúde: um relato de experiência Artigos Originais

    Fraccolli, Lislaine Aparecida de; Maeda, Sayuri Tanaka

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo discutir as tecnologias em uso na gestão dos serviços públicos de saúde. Os dados empíricos sobre os quais essa análise se esboça partem da vivência profissional de um dos autores como assessor técnico junto à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. A prática de gerência vivenciada é confrontada com as propostas de tecnologia gerencial trazidas por MERHY; ONOCKO (1997) e articulada às estratégias de construção de sujeitos plenos a partir do trabalho. As conclusões indicam a necessidade de se repensar as tecnologias gerenciais em uso e apontam novos instrumentos gerenciais.

    Resumo em Inglês:

    This study has as objective to discuss technologies in use in administration of public health's services. The empiric data which this analysis it sketches are based in a professional experience of one of the authors as technical adviser close to Government Bureau of Health of São Paulo. The practice of management experienced is confronted with proposals of managerial technology brought by MERHY; ONOCKO (1997) and articulated to strategies of construction of full subjects starting from the work. The conclusions indicate the need to rethink the managerial technologies in use and they aim new managerial instruments.
  • Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades Artigos Originais

    Bousso, Regina Szylit; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa; Rolim, Marli Alves; Riesco, Maria Luiza Gonzales; Angelo, Margareth

    Resumo em Português:

    A experiência do "Estágio Curricular" no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), é relatada não só como uma inovação para atender às exigências do Currículo Mínimo em Enfermagem, como para dar consistência à formação pretendida com o novo currículo da EEUSP. A proposta é de possibilitar ao aluno vivenciar um processo de transição do ser estudante para o ser profissional. As autoras fazem uma análise retrospectiva de como a experiência tem sido vivenciada pelos envolvidos - graduando, docente e enfermeiro assistencial, tecendo considerações acerca dos resultados que evidenciam indicadores de autonomia e de responsabilidade do futuro profissional.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to describe nursing students clinical experience in the Maternal-Child and Psychiatric Nursing Department of the School of Nursing of the University of São Paulo (EEUSP). This activity has been implemented since 1996, not only to follow the demands of the Minimum Curriculum in Nursing, but also to give consistency to one of the purposes of the new curriculum of the EEUSP. This new purpose is concentrates on the facilitation of the transition process from being a student to being professional. The authors describe the experience of those involved in the process - Undergraduate student, faculty members and nurses making some considerations, regarding the results that demonstrate development of autonomy and responsibility in the future professional.
  • Amamentação: uma necessária mudança de enfoque Artigos Originais

    Rezende, Magda Andrade

    Resumo em Português:

    Durante muitos anos o objetivo da produção científica sobre amamentação têm sido o produto: o leite. No entanto, pesquisas da década de 90, realizadas por enfermeiras, vêm mostrando que este enfoque não é adequado e que as nutrizes precisam ser vistas como pessoas que estão amamentando (ou tentando fazê-lo). O processo de amamentar pode ser muito sofrido causando, inclusive, desmame precoce. Tendo em vista tais interpretações, propõe-se um cuidado centrado na pessoa da nutriz. Deve-se lembrar também que a nutriz precisa de circunstância sócio-ambientais adequadas para conseguir amamentar e é dever da sociedade provê-las.

    Resumo em Inglês:

    During many years, the objective of the scientifc production on breast-feeding has been the product: milk. However, researches during the 90.s, performed by nurses, have shown that this focus is iatrogenic: milk becoming more important than people (the mothers in this case) and that the fortresses must be seen as persons who are breastfeeding (or trying to do so). The breast-feeding process can be very painful, also causing premature weaning. The author proposes, in view of these considerations, care that is centered on the person of the fortress. It must also be remembered that the fortress needs adequate social-ambient surroundings to achieve breast-feeding and it is society's duty to provide them.
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