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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 34, Número: 4, Publicado: 2000
  • Editorial

    Egry, Emiko Yoshikawa
  • Suicídio: um ensaio em busca de um des-velamento do tema Artigos Originais

    Sampaio, Mauren Alexandra; Boemer, Magali Roseira

    Resumo em Português:

    Este ensaio propõe-se a des-velar facetas do tema suicídio por meio do discurso de diferentes autores que tratam do tema, bem como mediante os contatos que pude ter, durante os estágios de aprendizado, coin pessoas que tentaram suicídio. Minha trajetória acadêmica inclui uma incursão pelas idéias da fenomnenologia, particularmente pelos pensamentos de Heidegger, ou seja, análise existencial do homem enquanto ser-aí. Nesse sentido, a compreensão da pessoa que decide colocar fim à sua existência, pode se constituir, na perspectiva desta análise, como um caminho para reconstrução e redimensionamento de suas perspectivas existenciais.

    Resumo em Inglês:

    This essay proposes to reveal facets of the suicide through the discourse of differents authors treating this theme as well as through contacts that I was able to have in my nursing training, through my academic trajectory. This trajectory includes an incursion by phenomenological ideas, mainly by the ideas of Heidegger and his existencial analysis of the man as being-there. In this way, the understanding of a person who decides to finalize his/her existence, can be, by the existencial analysis perspective, a way to reconstruct and redimension his/her existencial perspectives.
  • Mãe adolescente cuidando do filho Artigos Originais

    Matos, Regina; Madeira, Anézia Moreira Faria

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo conhecer a percepção das mães adolescentes sobre o cuidar do filho. Como trajetória metodológica, utilizamos da fenomenologia, que como um caminho, um movimento, permitiu-nos apreender a essência do fenômeno a partir dos significados emergidos dos discursos de 7 (sete) sujeitos que participaram da pesquisa. Para as adolescentes cuidar do filho significa: alimentar a criança, fazer a higiene, tratar a doença, promover o sono, dar atenção, dar carinho, promover a recreação e a educação. Estes temas de análise convergiram para 3 (três) categorias abertas: atender as necessidades biológicas da criança, atender as necessidades psíquicas da criança e atender as necessidades sociais da criança.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative research that had the objective of understanding the perception of adolescent mothers about their child Os care. The phenomenological approach was used to analyze data gathered from 7 mothers. To the adolescent mothers caring for their child means feeding the child, do his/her hygiene, care for his/her illness, promote rest, give attention, give love, give educational support and promote leisure. These themes converge to 3 main cathegories: attend to the biological, psychological and social necessities of the child.
  • A significação do glaucoma e a mediação dos significados de velhice na perspectiva vygotskiana: subsídios para a educação à saúde Artigos Originais

    Cintra, Fernanda Aparecida; Sawaia, Bader Burihan

    Resumo em Português:

    Visando obter subsídios para a educação à saúde de idosos portadores de glaucoma, realizou-se o estudo coin três sujeitos glauco matosos, acima de 60 anos, por meio de entrevista individual e grupal. Foram identificados e analisados os sentidos e significados da doença e da própria vida e a relação entre eles, na perspectiva vygotskiana. A significação do glaucoma se configura no decurso da constituição emocional dos sujeitos e das suas experiências, reestruturando a sua subjetividade e a realidade em que vivem. A motivação central dessa significação é a esperança na cura da doença, a manutenção da autonomia e da independência.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to obtain support to the heal th education of elderly with glaucoma. We interviewed three glaucoma patients, with ages above 60 years, individually, prior to a group session. We identif ied and analyzed the senses and meanings of gl aucoma and of lif e itself as well the rel ationship between them, f rom the Vygotsky's perspective. The signif icance of glaucoma takes form during the patient's emotional constitution and experiences, remodelling of their subjective condition and their lives. The central motivation in this signif icance is the hope of a cure f or glaucoma and the desire to preserve the autonomy and independence.
  • Liderança e comunicação: opinião dos enfermeiros responsáveis pelos serviços de enfermagem de um hospital governamental Artigos Originais

    Corniani, Fabiana; Galvão, Cristina Maria; Sawada, Namie Okino

    Resumo em Português:

    No cenário da enfermagem atual, ao nosso ver, a liderança e a comunicação consistem em estratégias essenciais para a prática profissional do enfermeiro. O presente estudo teve como objetivo identificar a opinião dos enfermeiros responsáveis pelos serviços de enfermagem de um hospital governamental sobre o tema liderança e comunicação. Os dados foram obtidos em fevereiro e março de 1999 através de entrevista estruturada com doze enfermeiros. Pela análise dos dados concluímos que as opiniões relatadas, na sua grande maioria, coincide com os conceitos encontrados na literatura sobre a temática investigada. O estudo não teve como propósito esgotar o assunto, mas possibilitar subsídios para a realização de outras investigações pois, acreditamos na necessidade de investirmos esforços visando a melhor formação do enfermeiro-líder do futuro.

    Resumo em Inglês:

    In the actual nursing scenery, we believe that leadership and communication are the essential strategies for nurse's professional practice. The present study aimed at identifying the opinion of nurses responsible for the nursing services of a government hospital about the theme of leadership and communication. Data were obtained in february and march of 1999 through structured interviews with twelve nurses. Findings showed that the opinions are mostly the same as the concepts found in the literature on the theme. The study had the purpose to give elements for other investigations as we believe in the need of investments for the improvement of the formation of nurses leaders for the future.
  • Mulher, mãe e... trabalhadora de enfermagem Artigos Originais

    Spindola, Thelma

    Resumo em Português:

    Este trabalho se propõe a desvelar o significado para as profissionais de enfermagem do fenômeno "ser mulher, mãe e trabalhadora de enfermagem" , através de um estudo qualitativo, comabordagem fenomenológica. Os sujeitos da pesquisa foram mulheres atuantes num hospital geral público do município do Rio de Janeiro. A análise dos depoimentos permitiu a ação de unidades de significado evidenciando que as de poentes acham complicado conciliar casa, trabalho e filhos, sendo mais difícil quando os filhos são pequenos. Assim, pudemos desvel ar das falas que ser mulher, mãe e profissional é desafiador para essas mulheres que, continuamente, sentem suas capacidades sendo testadas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to reveal the meaning of the phenomenon "being a woman, mother and nursing professional" to nursing professionals through a qualitative study and a phenomenological approach. Women who work at a public hospital in the city of Rio de Janeiro are the subjects of this research. The analysis of their statements allowed the identification of meanings that made it clear that women consider it complicated to conciliate home, work and kids, especially when they are small. Thus, what can be inferred from their statements is that being a woman, mother and professional is a challenge for them, who constantly have their abilities tested.
  • Enfermagem e aleitamento materno: combinando práticas seculares Artigos Originais

    Silva, Isília Aparecida

    Resumo em Português:

    A assistência à prática da amamentação, como um dos fatores de promoção à saúde materno-infantil, tem sido incrementada através de inúmeras iniciativas de órgãos governamentais e não governamentais. No entanto, a mulher ainda encontra dificuldades para o acesso à assistência especializada para resolução de problemas relativos ao aleitamento e lactação, após a alta hospitalar. Relatamos aqui o Programa de Atendimento Domiciliar ao Binômio, que tem como objetivo o apoio e orientação às nutrizes, em seu domicílio. A assistência constitui-se no ensino de técnicas simplificadas de manejo do aleitamento, e segue um modelo teórico construído com base no Interacionismo Simbólico. Todas as mulheres atendidas conseguiram manter a amamentação ou relactar com sucesso.

    Resumo em Inglês:

    Support for breastfeeding, one of the factors contributing to mother-child wellbeing, has increased through innumerable government and non-government iniciatives. Despite this, women still have difficulty finding specialised help to solve problems related to breastfeeding and lactation after discharge from hospital. We describe the Domiciliary Attendance to Mother and son, whose aim it is to give assistance and advice to mothers in their homes. This assistance consists of teaching simplified breastfeeding management techniques, based on the Symbolic Interactionism Model. All the women assisted under this program have been able to continue breastfeeding or to re-lactate succes fully.
  • Coping: significados, interferência no processo saúde-doença e relevância para a enfermagem Artigos Originais

    Chaves, Eliane Corrêa; Cade, Nágela Valadão; Montovani, Maria de Fátima; OLeite, Rita de Cássia Burgos de; Spire, Wilza Carla

    Resumo em Português:

    Artigo de revisão bibliográfica que aborda o tema Coping na perspectiva do Modelo Interacionista Cognitivo, e apresenta como objetivos traçar um paralelo entre esse referencial da psicologia com o processo saúde-doença, e pontuar a relevância do assunto e os caminhos possíveis de serem trabalhados pelo enfermeiro, entendendo ser este um referencial importante que o orienta no desenvolvimento de suas ações assistenciais.

    Resumo em Inglês:

    This article is a bibliographic review about Coping in a cognitive-interactionist model. The goal is to analyse this psychologycal referencial within the health-illness process and stress its importance and the possible ways to be worked by nurses, understanding that it can be an important model which direct them in the development of their assistencial works.
  • Dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma unidade especializada em transplante de fígado: comparação do real com o preconizado Artigos Originais

    Tanos, Maria Aparecida de Abreu; Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga; Gaidzinski, Raquel Rapone

    Resumo em Português:

    O estudo foi desenvolvido em uma clínica cirúrgica de um hospital público universitário, onde, dentre as modalidades terapêuticas oferecidas, são realizados transplantes de fígado. Nessa clínica são internados pacientes que necessitam de cuidados de enfermagem de diferentes complexidades, desde intermediários até os intensivos. Teve-se como objetivo comparar o quadro de pessoal de enfermagem existente na unidade coin o preconizado pela Resolução COFEN nº 189/ 96, onde ficou demonstrado que o quadro da unidade respeita essa Resolução.

    Resumo em Inglês:

    The study was developed in a surgical clinic of a public-university hospital where, among the offered therapeutic modalities, they are accomplished, also, liver transplants. In that clinic they are interned patient that, need caring of nurs ing of different complexities, from the intermediate from to the intensive ones. The objective was to compare the staff nursing existents in the unit for the installment of nursing attendance with the preconized for the Resolution COFEN nº 189/96. It's conclude that the existent staff nursing respects the preconized for this Resolution.
  • Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino Artigos Originais

    Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz; Miyadahira, Ana Maria Kazue

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo que teve como objetivo, identificar como é oferecido o ensino do processo de enfermagem nas Escolas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. A população foi composta de 247 docentes. Na metodologia de estudo foi elaborado um questionário, que foi enviado aos 899 docentes das 32 instituições públicas e privadas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. Os resultados permitiram constatar que os fatores que dificultam o ensino do processo de enfermagem foram numericamente maiores que os que facilitam. Entretanto, o ensino do processo de enfermagem, apesar das dificuldades apresentadas, tem sido oferecido pelos docentes das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    The present study intends to identify how the teaching nursing process in the Graduation Schools of the São Paulo State are presented. The population was composed of 247 docents. As part of the methodology a questionnaire was elaborated. It was sent to 899 docents of the 32 public and private nursing schools of the São Paulo State. The results demonstrated that the factors that difficult the teaching of the nursing process were bigger in number than the factors that facilitate. However, the teaching of the nursing process, despite the presented difficulties, has been offered to the teachers of public and private schools of the São Paulo State.
  • Enfermeiro hospitalar e o stress Artigos Originais

    Bianchi, Estela Regina Ferraz

    Resumo em Português:

    Relata a comparação do nível de stress no desempenho das atividades do enfermeiro de instituição hospitalar em unidades consideradas abertas e fechadas. Constatou-se que os enfermeiros que atuam em unidades abertas obtiveram maior nível de stress do que aqueles que trabalham em unidades fechadas e praticamente a atuação relacionada à administração de pessoal foi considerada estressante para a totalidade de enfermeiros. E necessária a educação do enfermeiro para minimizar esses fatores estressantes.

    Resumo em Inglês:

    This study is a comparison between hospital nurses who work in 'open and closed" units. In open units, patient and his family have free transit and in closed units, like critical care unit, patient and his family have limitation in transit. The results demonstrated that nurses who worked in open unit had higher stress score than nurses in closed units. For both groups, personal administration had high stress score. The nurses' education is important to improve her performance.
  • Enfermagem em doenças transmissíveis: como abordar esse tema na graduação em enfermagem? Artigos Originais

    Fracolli, Lislaine Aparecida; Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi; Takahashi, Renata Ferreira; Oliveira, Maria Amélia de Campos; Gryschek, Anna Luiza de F.P.L.

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata o esforço da Disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva coin enfoque nas Doenças Transmissíveis (ESC-DT) para reorganizar seu objeto de ensino, seu o conteúdo teórico-prático e suas estratégias pedagógicas, tendo como finalidade contribuir para a formação de um profissional de enfermagem comprometido com a Saúde Coletiva. Para tanto, busca-se descrever o contexto em que se inscreve a Saúde Coletiva, bem como o perfil do profissional de saúde que se faz necessário para a implementação do Projeto Sistema Único de Saúde. Relata-se o conteúdo e as estratégias de desenvolvimento da experiência de ensino e faz-se uma análise crítica das potencialidades e limites da mesma para a obtenção da finalidade proposta.

    Resumo em Inglês:

    This study relates the attempts of the discipline Collective Health Nursing with focus in transmissible diseases to reorganize its teaching object, its theorical and practical content, and its pedagogical atrategics, as a contribution to the formation of a nursing professional comnpromissed with Collective Health. It descrybes the context of Collective Health in Brazil and the characteristics needed to improve the implementation of the Unified Health Care System in the Country. It also reports the content and the padagogical strategics used in the discipline and makes a critical analysis of its potentialities and limitations to the porposed goal.
  • Trabalhando com histórias de vida de familiares de pacientes psiquiátricos Artigos Originais

    Osinaga, Vera Lúcia Mendiondo; Vieira, Maria Jésia; Armelin, Maria Vigonete Araújo Lima; Furegato, Antonia Regina F.

    Resumo em Português:

    Este texto contém o relato de uma experiência prática, de pesquisa, utilizando-se a teoria e as técnicas de história oral. As autoras apresentam os fundamentos teóricos e metodológicos da técnica, a escolha do tema que focalizou o paciente psiquiátrico e sua relação familiar, o local da pesquisa e a caracterização dos colaboradores. Apresentam cada passo desta metodologia desde a entrevista, leituras, transcrição, limpeza do texto, leitura flutuante, transcriação, identificação do tom vital e das categorias de análise. Finalmente, destacam as categorias subtraídas do relato, comentando os temas referentes a cada uma. A técnica mostrou-se eficaz para apreensão de categorias subjetivas e como fonte de compreensão das relações pessoais e sociais, no cotidiano da enfermagem em saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    This text contains the account of a practical research experience which uses the theory and techniques of oral narratives. The authors present the theoretical and methodological framework of the technique, the choice of the ,topic, which focused on the psychiatric patient and his/her family relationship, the research site and the characterization of collaborators. They also present each step of this methodology, starting from the interviews and following on to the reading, transcription, text correction, floating reading, trans-creation, identification of the vital tone as well as that of analysis categories. Finally, they point out the categories that have been removed from the account by making comments on the topics referring to each one. The technique was shown to be effective for the apprehension of subjective categories and as way to understand personal and social relationships in the everyday practice of nursing in mental health.
  • Relato de experiência sobre o processo educativo para a promoção da saúde de adolescentes Artigos Originais

    Hoga, Luiza Akiko Komura; Abe, Catarina Terumi

    Resumo em Português:

    Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido com um um grupo de adolescentes, moradores em uma comunidade de baixa renda. O objetivo do trabalho foi a educação para a saúde com contextualização socioeconômica e cultural. Participaram do grupo, 34 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 18 anos. Foram realizadas nove sessões grupais de educação para a saúde, no período entre setembro e dezembro de 1997. Foram levantadas as principais dúvidas que os adolescentes tinham sobre saúde, que foram esclarecidas no decorrer das sessões de educação para a saúde, com utilização de estratégia participativa, associados a vários recursos didáticos. Os termos técnicos foram decodificados para a linguagem popular. Com base nos temas trabalhados nas sessões, foi elaborado um caderno educativo e a compreensão sobre o conteúdo foi validado com os adolescentes. A experiência permitiu conhecer as peculiaridades do grupo e planejar orientações compreensíveis e significativas aos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This article is a experience report about a group developed with adolescents, living in a low income community in Sao Paulo City. The aim of the task was the adolescent's health promotion, with sociocultural contextualization for this group. Took part in 34 adolescents of both sex, from 12 to 18 years old. It was realized nine health classes when the adolescents reported their doubts related to health. The methodology of the work was based on participative approach during the educational process. The adolescent's doubts about health were classified according to the similarities, and answered according to the scientific literature. These answers were formulated in popular language. The educational resource's contents were validated with the adolescents and they have suggested the necessary modifications. The experience permitted to know the charactheristics of this particular group and to plan a kind of orientations meaningful to the adolescents.
  • Parada cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva: análise das ocorrências iatrogênicas durante o atendimento Artigos Originais

    Silva, Sandra Cristine da; Padilha, Katia Grillo

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que utilizou a Técnica do Incidente Crítico para obtenção e análise dos dados. Foram entrevistados 103 profissionais de enfermagem de duas UTIs gerais de um hospital do Estado de São Paulo, os quais forneceram relatos de situações de PCR . Do total de 126 situações obtiveram-se: falha na realização de procedimento técnico (58,6%); problemas relacionados a recursos materiais e equipamentos (31,2%) e falta de coordenação das atividades (8,6%). Quanto as conseqüências encontrou-se o óbito (70%) e a sobrevida imediata (30%) dos pacientes. Os resultados apontam a necessidade de investimentos na capacitação dos profissionais da UTI, bem como a importância do provimento adequado de materiais e equipamentos, com vistas a minimizar as ocorrências iatrogênicas no decorrer do atendimento.

    Resumo em Inglês:

    It is a descriptive-exploratory study which made use of the Critical incident Technique either to obtain and carry out the data analysis. Hundred and three nursing professionals working in two general ICUs of a Hospital located in the State of São Paulo, Brazil, provided reports concerning CPR situations. From the total of 126 situations obtained: failure in performing technical procedures (58,6%); problems concerning material resources and equipment (31,2%) and lacking coordination of activities (8,6%). Regarding the consequences generated by the type of attendance, patients¢ death (70%) and immediate survival (30%). The results point the need for higher investments in the multiprofessional ICU team capability, as well as in the need to furnish them with adequate material and equipment viewing to minimize iatrogenic occurrences during the attendance.
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