Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 35, Número: 1, Publicado: 2001
  • Editorial

    Egry, Emiko Yoshikawa
  • Caracterização de crianças e adolescentes atendidos por maus tratos em um hospital de emergência no município de Fortaleza-CE Artigos Originais

    Silva, Arcelina Maria da; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo caracterizar o perfil da criança e adolescente maltratados e atendidos em um hospital de emergência, no Município de Fortaleza, Ceará. Utilizou-se a pesquisa documental retrospectiva com análise dos formulários da Comissão de Maus Tratos à Infância e Adolescência. Os resultados revelaram que o sexo masculino e a faixa etária de 1 a 5 anos foram os mais atingidos; o principal agressor é o pai biológico e os tipos de violência mais freqüentes foram o hematoma, o abuso sexual e as lesões por objetos cortantes. Conclui-se que o tema requer estudos aprofundados que modifiquem o ambiente em que a criança, adolescente e famílias estão inseridos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to characterise the profile of the child and the adolescent who were maltreated and taken into paediatric emergency care in a hospital, in Fortaleza, Ceará. It was used a documented retrospective evaluation. The results showed that the children in the age group of 1-5 years were the most victimised as well as the children of the male sex. The main perpetrator was a biological father and the most frequent kind of violence were hematomas, sexual abuse and wounds by slashing objects. In conclusion, this subject needs to be more investigated for providing changes within the' environment where a child, adolescent and families were inserted.
  • O perfil de um grupo de pessoas hipertensas de acordo com conhecimento e gravidade da doença Artigos Originais

    Pierin, Angela M.G.; Mion Jr, Décio; Fukushima, Júlia T; Pinto, Alessandro R.; Kaminaga, Marcia M.

    Resumo em Português:

    Foram entrevistados 205 hipertensos em tratamento ambulatorial para avaliar o papel do perfil bio-social no conhecimento e grau de gravidade da doença. As características da população foram: 72% mulheres, 63% brancos, 78% com mais de 40 anos, 60% casados, 68% com baixa escolaridade, 41% com renda de 1 a 3 salários, 75% com peso elevado, 76% não fumantes, 89% sem atividade física regular, e das mulheres 48% já tinham usado hormônios anticoncepcionais. A análise evidenciou que a ausência de conhecimento se associou com sexo masculino, idade entre 20 e 40 anos, viúvo, não branco e peso normal. Pressão arterial mais elevada (diastólica> 110 mm Hg) se associou com mais de 60 anos, não casado, acima do peso, baixa escolaridade, baixa renda, com mais de 5 anos de hipertensão e já ter feito tratamento anterior.

    Resumo em Inglês:

    We interviewed 205 hypertensives to characterize social demographic data, life style, history and awareness of hypertension. Most patients were female (72%), white (63%), over 40 years old (78%), married (60%), and had low level of education (68%). Their family income was lower than US$ 3000 a year (41%). In terms of weight, 75% were classified as overweight, 76% were non smoker, and 89% did not do any regular physical activity. The profile of the hypertensives who were unaware of the disease was: male, 20-40 years old, widow, not white, and non-obese. The profile of the hypertensives who had high level of hypertension (diastólic> 110 mm Hg) was older than 60 years old, not married, overweight, low level of education, low income, with more than 5 years of hypertension, and previously treated.
  • A prevalência do tabagismo entre estudantes de graduação da escola de enfermagem da Universidade de São Paulo Artigos Originais

    Oguisso, Taka; Seki, Lúcia Kanako

    Resumo em Português:

    Estudo feito entre estudantes da EEUSP para saber se eles eram fumantes habituais ou ocasionais, e se esse hábito havia sido adquirido antes ou depois do ingresso na Escola. Do total de 314 estudantes matriculados em 1998, 80,9% responderam ao questionário, dos quais 49,2% já haviam experimentado fumar, e dentre esses, 38 continuavam a fumar na data do estudo. Entre os fumantes encontrados, 16 haviam começado a fumar dos 16 aos 20 anos, 12 com menos de 15 e três com 21 anos ou mais. Ao final, propõe-se que a EEUSP coloque maior quantidade de placas de "proibido fumar" no ambiente da escola; realize seminários periódicos sobre tabagismo para incentivar docentes e alunos a deixarem de fumar; participe ativamente do Dia Mundial sem Tabaco ou inclua essa atividade no programa do CCEx. Enfim, que se divulgue os dados e estatísticas da OMS sobre as conseqüências do tabagismo.

    Resumo em Inglês:

    Survey among undergraduate students to find out whether they were daily or occasional smokers, and whether this habit was acquired before or after their entrance into the School. From the total of 314 students registered in 1998, 80,9% filled out the questionnaire, among those 49,2% have already experienced to smoke, and 15,0 % have continued smoking at the date of the study. Among smokers, 16 have started to smoke between the age of 16 and 20, 12 students started before, and three at age 21 or older. At the end, it is proposed that the School spread out "no smoking" signs within its environment; periodically organise workshops and seminars to encourage lecturers and students on smoking cessation; to actively participate in the World no Tobacco Day or include such activity in the work of a specific committee. At last, to disseminate WHO data and statistics on smoking consequences.
  • Interações medicamentosas: fundamentos para a pratica clínica da enfermagem Artigos Originais

    Secoli, Silvia Regina

    Resumo em Português:

    O fenômeno das interações medicamentosas constitui na atualidade um dos temas mais importantes da farmacologia, para a prática clínica dos profissionais da saúde. O uso concomitante de vários medicamentos, enquanto estratégia terapêutica, e o crescente número destes agentes no mercado são alguns dos fatores que contribuem para ampliar os efeitos benéficos da terapia, mas que também possibilitam a interferência mútua de ações farmacológicas podendo resultar em alterações dos efeitos desejados. Este artigo, de revisão, tem por objetivos rever os princípios farmacológicos relacionados aos mecanismos das interações medicamentosas; descrever as classes dos medicamentos interativos, os grupos de pacientes expostos ao risco e sugerir medidas práticas para a equipe de enfermagem, no intuito de prevenir a ocorrência de reações adversas decorrentes de interações fortuitas.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays drugs interactions constitute one the most important subjects of pharmacological for clinical practive of health professionals. The concomitant use of many drugs as therapeutic strategy and the growing number of agents available contribute to enlarge the benefical effects of therapy. Besides, these factors can also permit the mutual interference of pharmacological actions that result in alteractions of therapeutics effects. The aim of this article is to review the principles pharmacological related to the mechanisms of drugs interactions, to describe the types of interactive drugs; the groups of risk patients and to suggest specific nursing interventions aiming the prevention of occurrence of adverse reactions from accidental interactions.
  • A experiência de cuidar do paciente cirúrgico: as percepção dos alunos de um curso de graduação em enfermagem Artigos Originais

    Pedrolo, Flávia Tatiana; Hannickel, Sabrina; Oliveira, Janaína Zambon de; Zago, Márcia Maria Fontão

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo apreender as percepções que os alunos de graduação de enfermagem têm do ato de cuidar do paciente cirúrgico. Foi utilizada a metodologia qualitativa e os dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas, A análise dos dados identificou as categorias: caracterização do paciente cirúrgico, habilidades necessárias para o cuidar, dificuldades para o cuidar, resultados percebidos quanto à aprendizagem do cuidar. As categorias foram integradas no tema "vencer a cultura do cuidar do paciente cirúrgico", pelo qual apreendemos que a experiência é influenciada pelos valores, conhecimentos e crenças da cultura da enfermagem cirúrgica, encontradas no cotidiano da assistência e na literatura.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to apprehend the nursing students' perceptions about the experience of caring for the surgical patient. Using the qualitative methodology the authors identified the categories: the characterization of the surgical patient, the skills to care, the difficulties to care and the perceptible outcomes of the learning to care. The categories were integrated into the theme "To win the culture of care of the surgical patient". The results evidence the great cultural influence of values, knowledge and believes of surgical nursing met in the practical context and in the literature.
  • Percentual de recirculação sanguínea em diferentes formas de inserções de agulhas nas fístulas arterio-venosas, de pacientesem tratamento hemodialítico Artigos Originais

    Reis, Ercia Missaio Koto dos; Malvaso, Giudita Odoni; Ferraz, Ana Emilia Pace; Rossi, Lídia Aparecida

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi aferir a porcentagem de recirculação sangüínea (%R), nas diferentes formas de punções nas fístulas artério-venosa de pacientes em hemodiálise. Verificou-se o nível de uréia sangüínea em oito pacientes utilizando o modelo clássico de punção e de outros três grupos de oito pacientes com diferentes tipos de punção, simultânea e imediatamente após transcorridos 10 minutos de sessão, na linha arterial (A), linha venosa (V) e membro contra-lateral ao acesso vascular (S), aplicando-se a fórmula %R = (S-A) I (S-V) . 100. Constatamos que na forma clássica de punção houve uma a porcentagem de recirculação significativamente menor.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the percentage of recirculation (%R) in patients on hemodialysis in different models of insertion of needles in arteriovenous fistula. Urea concentration was measured in samples of the arterial (A), venous line (V) and blood from the apposite arm (S) 10 minutes later in 8 patients using the classical model (apposite-oriented, ³ 5 cm apart needles) as well as in patients with three other different models (8 patients in each group). The percentage of recirculation was calculated according to the formula %R= (S-A) / (S-V).100 . A significant lower percentage of recirculation occurred in the use of the classical model.
  • Fiscalização e formação das parteiras em São Paulo (1880-1920) Artigos Originais

    Mott, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada em nível de Pós-Doutuorado na Escola de Enfermagem da USP (1999-2000), intitulada «Caminhos Cruzados: os cursos para formação de parteiras e enfermeiras em São Paulo (1880-1971)» que teve por objetivo refletir sobre as atribuições de parteiras e enfermeiras obstétricas e a exclusão dessas profissionais na assistência ao parto no decorrer do século XX. O artigo se detém nos primeiros cursos para formação de parteiras e na fiscalização da profissão, apontando que no início do século XX, já se pode perceber uma associação entre parteiras e enfermeiras, não apenas em alguns cursos para formação profissional, como também no cotidiano de trabalho. Passa a existir a expectativa de que a parteira fosse também enfermeira.

    Resumo em Inglês:

    This paper is part of a major research, entitled «Crossed Roads: the training schools for midwives and nurses in São Paulo (1880-1971)». Its objectives is to discuss the midwives' and nurse-midwives ' roles and their exclusion in the attendance to the childbirth. This study has focused on the first training schools for midwives and the control of the profession, showing that at the beginning of the XXth century, one can already notice a close relationship between midwives and nurses, not just in the schools, but also in the daily work. It starts some expectation that midwifes become nurses too.
  • Percepção de risco para HIV/AIDS de mulheres faveladas segundo o modelo de crenças em saúde Artigos Originais

    Praça, Neide de Souza; Gualda, Dulce Maria Rosa

    Resumo em Português:

    Este estudo, com abordagem qualitativa, teve como referenciais a Antropologia Cultural e o método etnográfico. Objetivou identificar a percepção de risco de infecção pelo HIV de mulheres moradoras em uma favela. Constou de entrevistas e observação participante do contexto. Os constructos do Modelo de Crenças em Saúde foram utilizados para análise dos dados. Nesta ótica, verificou-se que as mulheres não se vêem com suscetibilidade para infectar-se pelo HIV pelos seus parceiros, situação que se modifica diante da informação da infidelidade destes, Diante desta descoberta, motivam-se a exigir medidas de proteção para evitar infecção pelo HIV no relacionamento com o companheiro.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with a qualitative study theoretically based on Cultural Anthropology and in the ethnographic methodology. The investigation had the aim to identify the perception of women living in a slum about the risk of HIV infection. Participant observation and interview were used for data collection. Using the concepts of the Health Belief Model the analysis showed that the women do not feel susceptibility to get HIV from their partners. They change this behavior when they have knowledge that their partner has an other woman. For this reason, they ask them to use condon in the sexual intercourse.
  • Avaliação nutricional de lactentes hospitalizados Artigos Originais

    Alves, João Guilherme Bezerra; Cabral Filho, José Eulálio; Figueiroa, José Natal

    Resumo em Português:

    Investigou-se a evolução ponderal, conforme o valor das quotas calóricas de dietas prescritas (QCP) e aceitas (QCA) de lactentes internados por diarréia ou broncopnemonia no Instituto Materno Infantil de Pernambuco, Brasil. A proporção de crianças que ganharam ou não ganharam peso foi avaliada em função das QCP E QCA que atingiram as quotas calóricas ideais (QCI) durante o internamento, verificando-se que 46% das crianças perderam ou mantiveram o peso nos dois primeiros dias. Houve maior freqüência de ganho de peso associado às QCP e QCA que atingiram as QCI, bem como entre as crianças amamentadas. Concluiu-se existir deficiente evolução ponderal relacionada às baixas quotas calóricas oferecidas ou aceitas durante a hospitalização.

    Resumo em Inglês:

    This work investigated the body weight evolution according to prescribed or accepted dietetic caloric value, in children with diarrhea or bronchopneumonia, admitted at Instituto Materno Infantil de Pernambuco, Brazil. The proportions of children who increased or did not increase body weight were evaluated as a function of the prescribed caloric quota (PCQ) and the accepted caloric quota (ACQ) that attained the ideal caloric quota (ICQ) during hospitalization. 46% children lost or maintained the weight during the two first days. A higher frequency of increased weight was observed when PCQ or ACQ attained the ICQ, as well as in breast feeding children. Therefore, this study confirmed the relationship between low caloric values offered or accepted with a deficient body weight evolution.
  • A experiência da família ao conviver com a família doença crônica da criança Artigos Originais

    Damião, Elaine Buchhorn Cintra; Angelo, Margareth

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa objetivou compreender como a família vivencia os períodos de dificuldades impostos pela doença crônica da criança. Utilizou-se como método de pesquisa a Teoria Fundamentada nos Dados e como referencial teórico o Interacionismo Simbólico. Foram entrevistadas famílias de crianças com doença crônica, fibrose cística do pâncreas e diabetes, possibilitando desvelar o processo vivenciado e o significado atribuído pela família a sua experiência. Os dados foram analisados até a fase de categorização dos significados, tendo emergido o fenômeno: "Sendo Difícil Não Ter Controle".

    Resumo em Inglês:

    This research has focused on the family meaning of having a child with chronic illness. The Grounded Theory and the Symbolic Interactionism were employed as research method and theoretical approach respectively. The interviews involved families with children diagnosed as having a chronic disease, cystic fibrosis and diabetes, aiming to study the way the family copes with this situation, and the meaning giving by the family to this experience. Data were analyzed until the phase of categorizing and the phenomenon disclosed was: "Being hard not to have control".
  • Caracterização das publicações sobre a educação profissional de enfermagem no Brasil Artigos Originais

    Kobayashi, Rika M.; Frias, Marcos Antonio da E.; Leite, Maria Madalena Januário

    Resumo em Português:

    Buscando publicações sobre educação profissional em enfermagem constatou-se que pouco se escreve a respeito. Considerando que a força de trabalho na enfermagem é constituída por profissionais de nível médio e a competência de sua formação é do enfermeiro, optou-se por levantar e caracterizar as publicações relacionadas ao ensino médio de enfermagem no Brasil. Os resultados mostraram a concentração das publicações na região sudeste, sendo os autores, enfermeiros atuantes em instituição de ensino. Os conteúdos abordaram temas emergentes do período relacionadas à qualificação pessoal, suas implicações educacionais, legais e políticas e sobre o processo ensino aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    On reviewing the Brazilian literature between 1988-1998 about the professional education of auxiliares de enfermagem and técnicos de enfermagem, professionals that develop activities similar to those carried out by nursing aides and practical nurses, it was observed that not much is available. Considering that the workforce related to those two groups is made up of professionals whose educational level is that of high school, and that nurses are responsible for their education, we decided to review and analyze the literature related to the education of those professionals in Brazil. Findings show that papers are published mainly in the southeastern part of the country. Most authors are professionals working in educational institutions. The papers addressed issues related to personal qualification, its implications on educational, legal, and political aspects, and its impact on the teaching-learning process.
  • A gênese e o desenvolvimento histórico do ensino de enfermagem no Brasil Artigos Originais

    Galleguillos, Tatiana Gabriela Brassea; Oliveira, Maria Amélia de Campos

    Resumo em Português:

    Buscou-se reconstruir a história do ensino de enfermagem no Brasil desde a criação da Escola de Enfermagem Anna Nery, em 1922, através de seus programas de ensino, de 1923, 1926 e 1949, e dos currículos mínimos para o ensino de enfermagem no país, de 1962, 1972 e 1994. Apesar da enfermagem moderna no Brasil ter sido instituída para formar enfermeiras para atuar em saúde pública, desde o início a formação foi centrada no espaço hospitalar e voltada para o estudo sistemático das doenças, sem priorizar as questões vinculadas à saúde pública. Mesmo o currículo mínimo de 1994, construído coletivamente a partir de uma proposta contra-hegemônica, preservou a subdivisão em especialidades médicas, própria do modelo flexneriano. Verifica-se que continua presente o modelo biomédico, individualizado e hospitalocêntrico que marcou o ensino de enfermagem desde as suas origens no Brasil, e que a formação não está voltada para as necessidades de saúde da população, sendo portanto antagônica aos pressupostos da Saúde Coletiva.

    Resumo em Inglês:

    Nursing education history in Brazil was re-visited, beginning with the foundation of the Anna Nery School of Nursing in 1922, followed by the analysis of the teaching programs of 1923, 1926 and 1949, and of the national curriculum for Nursing education of 1962, 1972 and 1994. In spite of the fact that modern Nursing in Brazil was established to qualify nurses to work in public health, since the beginning they were trained in hospitals, with the systematic study of diseases, without giving priority to subjects linked to public health. Although the reformulation that resulted in the 1994 curriculum was committed to the construction of an education proposal that was non-hegemonic in Nursing, the subdivision in medical specialties was preserved, as a result of the adoption of the flexnerian model. The biomedical, individualized and hospital-based model that influenced Nursing education from it origins in Brazil is still present and Nursing education is not focused on the population needs, being therefore antagonistic to the presuppositions of Collective Health.
  • Estudo exploratório sobre a utilização dos recursos de informática por alunos do curso de graduação em enfermagem Artigos Originais

    Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Duarte, Yeda Aparecida de Oliveira; Maeda, Sayuri Tanaka; Colvero, Luciana Almeida

    Resumo em Português:

    Atualmente a influência da informatização na educação é uma realidade irreversível. Isto obriga-nos a repensar o método de ensino-aprendizagem tradicionais. Frente a isto a Comissão de Informática da EEUSP desenvolveu um estudo exploratório-descritivo dos alunos de graduação em relação ao conhecimento dos recursos de informática e habilidades em seu manuseio. Os resultados revelaram que há uma relação direta entre o tempo de utilização e a habilidade no manuseio do computador. A aquisição de conhecimentos, até o momento, ocorre independentemente da política institucional. Pode-se perceber a importância da informatização no ensino de enfermagem e a necessidade das instituições de ensino adequarem a metodologia educacional às novas tecnologias.

    Resumo em Inglês:

    Nowdays influence of informatization in education is an irreversible reality. This situation obligate us to reconsider the tradicional teaching - learning method. Face that the Informatic Commission of EEUSP developed ari exploratory - descriptive study of undergraduate nursing students relating to knowledge of informatic resourses and habilities on it. The results revealed that there is a straight relationship between time of use and hability on using computer. The acquirement of knowlendges, until now, occurs independently of institutional policy. It permitted perceive the significance of informatization on teaching nursing and that teaching institutions need to adapt its educational methodology to the new technology.
  • Constituição de competências a serem desenvolvidas para a intervenção dos processos saúde: doença da população no ensino de terceiro grau em enfermagem Artigos Originais

    Silva, Cesar Cavalcanti; Egry, Emiko Yoshikawa; Barros, Sônia
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br