Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 35, Número: 4, Publicado: 2001
  • Editorial

    Egry, Emi ko Yoshi kawa
  • Possibilidades e limites do trabalho de vigilância epidemiológica no nível local em direção à vigilância à saúde Artigos Originais

    Rodrigues, Verônica Maria; Fracolli, Lislaine Aparecida; Oliveira, Maria Amélia Campos de

    Resumo em Português:

    O estudo tem como marco referencial o processo de trabalho em saúde e em enfermagem, e como objetivos descrever e analisar as ações de Vigilância Epidemiológica (VE) desenvolvidas em uma unidade de saúde, buscando identificar o quanto se aproximam da estratégia de Vigilância à Saúde (VS). Utilizou-secomo referência um check-list elaborado com base nas ações de VE preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os dados obtidos demonstraram que na unidade de saúde estudada, as ações de VE restringiam-se à notificação e ao controle das doenças transmissíveis e que o trabalho da enfermeira na VE caracteriza-sepor atividades burocráticas. Conclui-sepela necessidade de se ampliarem as discussões sobre as formas de operacionalização da VS nos serviços de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación tuvo los objetivos de describir las acciones de Vigilancia Epidemiologica desarolladas en un servicio sanitário de atención primaria y analisarias desde concepciones del processo salud-enfermidad y del proceso de trabajo en salud y en enfernmeira a fin de identificar en que medida las acciones se acercam de la estrategia de Vigilancia de la salud. Como referencia se uso un listado de chequeo com las acciones de la Vigilancia Epidemiologica que son preconizadas por el Ministerio de salud de Brazil. Los dados han demuenstrado que en el servicio investigado las acciones de Vigilancia Epidemiológica se limitam a la notificación y al control de las enfermedades transmissibles. Los resultados también muestraron que el trabajo de la enfermeria em la Vigilancia Epidemiologica se caracteriza por ias actividades burocráticas . La conclusón es que la necesidad de se extender las discusiones acerca de las formas de operar la Vigilancia de la salud en los servicios sanitarios.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to describe and analyze Epidemiological Surveillance activities (ES) developed in a Health Care Unit and to identify their adherence to recommended Health Surveillance (HS) strategies. A checklist with the activities recommended by the Ministry of Health was used to conduct interviews with health professionals involved in ES activities. The data obtained from these interviews showed that Epidemiological Surveillance activities are limited to the notification and control of infectious diseases, and the nurses' labor is characterized by bureaucratic tasks. This shows that further discussion about Health Surveillance strategies is necessary to find ways to better implement them in health services.
  • Assistência domiciliaria ao idoso: perfil do cuidador formal - parte II Artigos Originais

    Kawasaki, Kozue; Diogo, Maria José D'Elboux

    Resumo em Português:

    O idoso fragilizado, mantido em seu domicílio, requer cuidados específicos, os quais são realizados muitas vezes por pessoas contratadas pela família para tal, denominadas cuidadores formais. Frente o aumento da oferta de trabalho destas pessoas e a escassez de literatura nacional sobre seu perfiL, desenvolvemos um estudo com 41 pessoas que ofereceram seus serviços através de anúncios em dois jornais de maior circulação no município de Campinas, São Paulo. Tal estudo teve por objetivos: 1. caracterizar estes cuidadores (este objetivo foi contemplado com um artigo publicado anteriormente) e 2. verificar as atividades propostas para a assistência ao idoso. No presente trabalho serão apresentados os dados referentes ao segundo objetivo.

    Resumo em Espanhol:

    El anciano debilitado, mantenido en su habitación, carece de cuidados específicos, los cuales han sido realizados muchas veces por personas contratadas, denominadas cuidadores formales. Frente al aumento de oferta de trabajo de estas personas y a la escasez de literatura sobre el perfil, desarrollamos un estudio con 41 anunciantes que ofrecieron sus servicios dos periódicos de grande circulación en el municipio de Campinas, San Pablo, con los siguientes objetivos: 1. caracterizar estos cuidadores y 2. verificar las actividades propuestas para la asistencial al anciano. El presente trabajo presenta los datos referentes a lo secundo objetivo.

    Resumo em Inglês:

    The frail elderly, maintained in its home, request specific cares, which are accomplished many times by people contracted, denominated formal caregivers. With the increase of the offer of these people's work and the shortage literature on its profile, we developed a study with 41 advertisers that offered their services in two newspapers of larger circulation in the city of Campinas, São Paulo, with the following objectives: 1. to characterize these caregivers and 2. to verify the activities proposals for care to the elderly. In the present work the referring data are presented to the second objective.
  • Alterações no estilo de vida, necessidades e dificuldades enfrentadas pelos cuidadores de portadores de aids, no âmbito do domicilio Artigos Originais

    Gir, Elucir; Reis, Renata Karina

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos traçar o perfil sociodemográfico de 17 cuidadores de doentes com aids; identificar as alterações ocorridas nos estilos de vida; identificar as principais necessidades, dificuldades e dúvidas que estes apresentam, ao assistir um indivíduo com aids no âmbito do domicilio, bem como identificar os cuidados prestados pelo cuidador. Constatou-se que a entrada do HIV/aids nas famílias gera situações de crise, desperta muitos sentimentos negativos em seus cuidadores e altera a vida diária com sobrecarga de tarefas. As principais dificuldades citadas pelos cuidadores referem-se ao cuidar do paciente em si e às dificuldades financeiras e emocionais. Evidenciou-se a necessidade de orientações mais efetivas quanto às medidas de proteção durante os cuidados com o paciente e a importância dessas orientações e ações educativas, fornecidas por profissionais da saúde, cabendo à enfermeira a assistência/visita domiciliária imprescindível.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo el contornear del perfil social y demográfico de 17 cuidantes de los pacientes de SIDA, identificando las alteraciones que ocurrieron en el estilo de vida, sus principales necesidades, las dificultades y dudas presentadas al asistir a un individuo con la SIDA en el domicilio así como el tipo de cuidado dado. Fue identificado que la ocurrencia de HIV/SIDA en familias genera situaciones de crisis y causa muchas sensaciones negativas en los cuidantes. Hay una alteración en sus vidas diarias tan bien como una sobrecarga de tareas de ser realizadas. Las dificultades principales de los cuidantes se relacionan con cuidar el paciente en el domicilio además de dificultades financieras y emocionales. La necesidad de una orientación más eficaz cuanto a medidas de protección durante el cuidado fue mostrada. La importancia de la orientación y de las acciones educativas proporcionadas por los profesionales de salud fue acentuada y el papel de enfermeras en lo cuidado/visita domiciliar fue mostrado ser esencial

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at delineating the social and demographic profile of 17 home caregivers for AIDS patients, identifying the alterations occurring in their life style and detecting the main needs and doubts presented by them when assisting a person living with AIDS at home, as well as the difficulties stemming from the disease and the care givén by them. We identified that the introduction of HIV/AIDS within the family generates a crisis situation and awakens many negative feelings in caretakers. An alteration in life routine takes place and there is also an overload of tasks to be carried out. The main difficulties of caretakers are related to taking care of the patient at home in addition to financial and emotional difficulties. We have shown the need for more effective orientation as to protection measure while caring for the patient. We have also pointed out the importance of orientation and educational actions to be given by health professionals, during which nurses' participation in home assistance/visits is essential.
  • O processo de cuidar da pessoa que sofreu queimaduras: significado cultural atribuído por familiares Artigos Originais

    Rossi, Lídia Aparecida

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste estudo etnográfico foram identificar o significado cultural atribuído por familiares à participação no processo de cuidar da pessoa ultima de queimadura; identificar as estratégias de cuidado que os familiares focalizam frente à participação no cuidado. Os dados foram coletados mediante entrevistas semi-estruturadas com 25 familiares de clientes que sofreram queimaduras, admitidos em uma Unidade de Queimados e observações participantes. Os resultados mostram que o significado cultural atribuído por familiares de pessoas vítimas queimaduras ao processo de cuidar tem duas dimensões: a física e a moral e gera principalmente medo.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos fueron investigar los significados culturales atribuidos por familiares a la participación en el proceso de cuidar de personas víctimas de quemadura; identificar las estratégias que los familiares enfocan en su participación en el cuidado. Los datos fueron colectados a través de entrevistas semi-estructuradas con 25 familiares de clientes quemados admitidos en una Unidad de Quemados y a través de observaciones participantes realizadas durante el período de visitas y en reuniones con familiares de clientes. Los resultados de este estudio muestran que la perspectiva de cuidar de una persona que sufrió una quemadura tiene dos dimensiones: la física y la moral, y genera principalmente miedo.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at investigating the cultural meanings attributed by relatives to their participation in the process of delivering care to burned people; identifying the care strategies focused on by relatives during their participation in the care process. Data were collected by means of semi-structured interviews with 25 relatives of burned patients admitted in a Unit for Burned and by participant observation. The results of this study show that the perspective of giving care to a burned person has two dimensions: a physical dimension and a moral one; and generates mainly fear.
  • Relação da temperatura da solução de diálise e a hipotensão arterial sintomática observada durante sessões de hemodiálise em pacientes com insuficiência renal crônica Artigos Originais

    Soares, Clélia Beltrame; Ochiro, Emilia Yaeko; Sannomiya, Natalina Toyoko

    Resumo em Português:

    Realizado estudo prospectivo em um grupo de 21 pacientes portadores de insuficiência renal crônica que apresentavam hipotensão arterial no decorrer da hemodiálise. Avaliada a pressão arterial durante duas sessões com dialisato a 35(9)C e duas a 37°C, observou-se que as pressões sistólica e diastólica, nas temperaturas estudadas, mostraram diferenças estatisticamente significativas quando comparadas aos valores iniciais pré-diálise, queda progressiva das pressões com prevalência de episódios hipotensivos na 3(5) e 4(5) horas de tratamento em ambas temperaturas, diminuição de 7,69% das hipotensões com dialisato a 35ºC e importante queixa de sensação de frio, tornando o tratamento desconfortável.

    Resumo em Espanhol:

    Realizado estudio prospectivo en un grupo de 21 pacientes portadores de insuficiencia renal crónica que presentaban hipotensión arterial en el decorrer de la hemodiálisis. Evaluada la presión arterial durante dos sesiones con dialisato a 35° C y dos a 37° C se observó que las presiones sistolica y diastólica, en las temperaturas estudiadas, mostraron diferencias estadisticamente significativas cuando comparadas a los valores iniciales predialisis, caída progresiva de las presiones con prevalencia de episodios hipotensivos en la 3(9) y 4(5) horas de tratamiento en ambas temperaturas. Disminuición de 7,69% de las hipotensiones con dialisato a 35°C e importante queja de sensación de frio, tornando el tratamiento desconfortable.

    Resumo em Inglês:

    This prospective study was designed to evaluate hypotension in a group of 21 end stage renal disease patients (ESRD) on hemodialysis, with syntomatic low blood pressure. The arterial blood pressure was recorded at 4 consecutive dialysis sessions, two at 35°C and two at 37°C dialysate temperature. In both situations, systolic and diastolic pressures, measured during dialysis, were different from the pre-dialysis value, with progressive lowering up to the end of the procedure. Cold dialysis did not protect from lowering the blood pressure in an amount similar to that occuring at 37°C.
  • Desenvolvendo o cuidado proposto por leininger com uma pessoa em terapia dialítica Artigos Originais

    Dias, Maria Socorro de Araújo; Araujo, Thelma Leite de; Barroso, Maria Grasiela Teixeira

    Resumo em Português:

    Estudo de abordagem etnográfica, tipo estudo de caso. Descreve o acompanhamento de uma pessoa portadora de insuficiência renal crônica, com déficit de adesão ao tratamento. O embasamento teórico foi o modelo SUNRISE proposto por Leininger. Apresenta-se o Sr. Luz e descrevem-se os cenários. Observam-se influências sócio-econômicas, culturais, tecnológicas e educacionais no processo de cuidar. Após a identificação dos sistemas de saúde, decidiram-se as ações do cuidar através da manutenção, acomodação e reestruturação. O estudo possibilitou intervenções efetivas para os comportamentos de não aderência. O referencial é oportuno em processos contínuos de cuidado, favorecidos pela proximidade entre enfermeira e pessoa assistida.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de abordaje etnográfica, tipo estudio de caso. Describe el acompanhamiento de una persona portadora de insuficiência renal cronica com déficit de adhesión al tratamiento. La base teórica fué el modelo SUNRISE propuesto por Leininger. Presentase el senor Luz e se describen los escenarios. Observase influencias socio-económicas, culturales, tecnológicas e educacionales en el procedimiento de cuidar. Después de la identificatión los sistemas de salud, se decidió las acciones del cuidar a través del mantenimiento, acomodación y reestructuración. El estudio permitió efectivas intervenciones para los comportamientos de no adhesión. El referencial es oportuno en procesos continuos de cuidado, favorecidos por la proximidad entre enfermera y persona asistida.

    Resumo em Inglês:

    Study of a ethnographic approach, type case study. Describing a person's bearer of chronic renal inadequacy accompaniment, with adhesion deficit to the treatment. The theoretical presupposition had the model SUNRISE proposed by Leininger. It's presented the Mr. Light and the involved sceneries. Described. Influences economical, social, cultural, technological and educational in the process of taking care. After the identification of the systems of health, were decided the actions of taking care through the maintenance, accommodation and restoration. The study possibilited effective interventions for the behaviors of non adherence. The referencial in continuous and lingering processes of care, favoured by the proximity between nurse and attended person.
  • Parada cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva: considerações teóricas sobre os fatores relacionados às ocorrências iatrogênicas Artigos Originais

    Silva, Sandra Cristine da; Padilha, Kátia Grillo

    Resumo em Português:

    O atendimento na Parada Cardiorrespiratória (PCR) exige rapidez, eficiência, conhecimento científico e habilidade técnica. Ainda, faz-se necessário uma infra-estrutura adequada e a realização de um trabalho harmônico e sincronizado, pois a atuação em equipe é necessária para se atingir a recuperação do paciente. Os fatores iatrogênicos relacionados ao atendimento a PCR, na Unidade de Terapia Intensiva, podem ser resultantes de inexperiência profissional, insuficiência de pessoal e problemas de material e equipamentos. Daí a importância de preparar a equipe para ministrar assistência adequada, pois a reanimação deve restaurar o processo de vida e não prolongar o processo de morte.

    Resumo em Espanhol:

    El atendimiento en el Paro Cardiorrespiratório exige rapidez, eficiencia, conocimiento científico y habilidad técnica. Todavia, se hace necesário una infra estructura adecuada y la realizacíon de un trabajo harmônico y sincronizado, pues la actuacíon en equipo es necesária para alcanzar la recuperacíon del paciente. Los factores iatrogénicos relacionados al atendimiento del Paro, en la Unidad de Cuidado Intensivo, pueden ser resultantes de inexperiencia profesional, insuficiencia de personal y problemas de material o equipamientos. De ahí la importância del equipo para realizar asistencia adecuada, pues la reanimacíon deve restaurar el proceso de vida y no prolongar el proceso de muerte.

    Resumo em Inglês:

    The attendance of Cardiopulmonary Resuscitation (CPR ) demands rapidity, efficiency, scientific knowledge and technical ability. Still, an adequate infra structure is vital as well as the accomplishment of an harmonic and synchronized work and team performance, in order to promote the patient's backup. latrogenic factors related to attendance of CPR in the Intensive Care Unit may be due to professional inexperience, insufficient staff and problems with material or equipments. Thus, the team must be prepared to assist the patient efficiently, as resuscitation should restore the life process and not prolong the death process.
  • Capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de ressuscitação cardiopulmonar: subsídios para o processo ensino-aprendizagem Artigos Originais

    Miyadahira, Ana Maria Kazue

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma estudo bibliográfico sobre a identificação das capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) cuja finalidade é obter subsídios para o planejamento do processo ensino-aprendizagem desta habilidade. Verificou-se que as capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de RCP são predominantemente cognitivas e motoras, envolvendo 9 capacidades perceptivo-motoras e 8 capacidades de proficiência física. A técnica de RCP é uma habilidade psicomotora classificada como aberta, seriada e categorizada como uma habilidade fina e global e o processo de ensino-aprendizagem da técnica de RCP tem alto grau de complexidade.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio bibliográfico sobre la identificación de las capacidades motoras involucradas en la habilidad psicomotora de la técnica de resucitación cardiopulmonar (RCP) cuya finalidad fue obtener subsidios para la planificación del proceso ensenanza-aprendizaje de esta habilidad. Se verifico que las capacidades motoras involucradas en la habilidad psicomotora de la técnica de RCP son predominantemente cognitivas y motoras, involucrando 9 capacidades perceptivo-motoras y 8 capacidades de proficiencia física. La técnica de RCP es una habilidad psicomotora clasificada como abierta, seriada y categorizada como una habilidad fina y global y el proceso de ensenanza-aprendizaje de la técnica de RCP tiene alto grado de complejidad.

    Resumo em Inglês:

    It is a bibliographic study about the identification of the motor capacities involved in the psychomotor skills of the cardiopulmonary resuscitation (CPR) which aims to obtain subsidies to the planning of the teaching-learning process of this skill. It was found that: the motor capacities involved in the psychomotor skill of the CPR technique are predominantly cognitive and motor, involving 9 perceptive-motor capacities and 8 physical proficiency capacities. The CPR technique is a psychomotor skill classified as open, done in series and categorizedas a thin and global skill and the teaching-learning process of the CPR technique has an elevated degree of complexity.
  • Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil Artigos Originais

    Kurcgant, Paulina; Ciampone, Maria Helena Trench; Felli, Vanda Elisa Andres

    Resumo em Português:

    No presente trabalho os objetivos foram: analisar os referenciais teóricos relativos ao processo de avaliação de desempenho, buscando suas correlações com as diferentes correntes pedagógicas. Esses referenciais constituem as bases de análise dos dados que estão sendo coletados e trabalhados. O presente estudo está inserido em um projeto mais amplo, que vem sendo desenvolvido e que objetiva conhecer como se dá a avaliação docente, discente e de resultados nas disciplinas que tratam de conteúdos referentes à Administração em Enfermagem no âmbito dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação no Brasil. Assim, espera-se contribuir para a explicitação e compreensão dessa realidade concreta, do processo de avaliação de desempenho, tendo em vista a transformação do ensino dessas disciplinas.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo los objetivos fueron analizar los referenciales teóricos relativos al proceso de evaluación de desempeno, buscando sus correlaciones com las diferentes corrientes pedagógicas. Esos referenciales constituyen las bases del análisis de los Jatos que están siendo recolectados y trabajados. El presente estudio está inserto en um proyecto más amplio, que se viene desarrollando y que objetiva conocer como se de la evalución docente, docente y de resultados en los cursos que tratan de los contenidos referentes a la Administración en Enfermería rn rl ámbito del plan de estudios de la carrera de Enfermería, en los niveles de Pret-Grado y Pos-Grado, en Brasil. Así, se espera contribuir para la explicación y comprensión de esa realidad concetra, del proceso de evaluación de desempeno, teniendo en vista la tranformación de la enseñanza en las asignaturas que dictan esos contenidos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze the theoretical references related to the performance evaluation process, establishing their correlation to different pedagogical lines. These references constitute the foundation for the analysis of data being collected and studied. This study is part of a broader project, currently in progress, whose objective is to determine how to evaluate teachers, students and achievement in courses dealing with content related to Nursing Administration at the graduate and undergraduate levels in Brazil. We hope to be contributing to a clearer and better understanding of this concrete reality, and of the performance evaluation process in light of the changes in the teaching of such courses.
  • Influências do comportamento comunicativo não-verbal do docente em sala de aula: visão dos docentes de enfermagem Artigos Originais

    Castro, Rosely Kalil de Freitas; Silva, Maria Júlia Paes da

    Resumo em Português:

    Na interação professor-aluno, o professor tem um importante papel e seu bom desempenho depende da consciência e habilidade que tenha na comunicação. Este trabalho teve como objetivo verificar junto aos docentes de Enfermagem, o conhecimento e a importância atribuída aos sinais não-verbais na sua interação em sala de aula. É um estudo exploratório, na linha qualitativa e foram entrevistados 25 docentes da EEUSP, de outubro a dezembro de 1999. Dentre os achados, pudemos verificar que são considerados facilitadores da interação: algumas características do professor, características do aluno, a regularidade de contato, o tipo de conteúdo exposto e a própria comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    En la interacción profesor-alumno, el profesor tiene un importante papel y su buen desempeno depende de la consciencia y habilidad que tenga com la comunicación. Este trabajo tuvo como objetivo verificar junto a los docentes de Enfermería, el conocimiento y la importância atribuida a los senales no verbales en su interacción en sala de clase. Es un estudio exploratório, en la linea cualitativa y fueron entrevistadas 25 docentes de la Escuela de Enfermeras de la Universidad de São Paulo (EEUSP), de outubre a diciembre de 1999. Dentro de los resultados, podemos verificar que son considerados facilitadores de la interacción: algumas características del profesor, características del alumna, la regularidad del contacto, el tipo de cohtenido expuesto y la propia comunicación.

    Resumo em Inglês:

    In the interaction teacher-student, the teacher has an important paper and his good acting depends mainly on thé conscience and ability that he has in the communication, the nonverbal. This work had as objective to verify the educational of Nursing, the knowledge and the importance attributed to the nonverbal signs in its interaction in class room close to. It is an exploratory study, in the qualitative line and 25 teachers were interviewed in the Nursing School of USP, in October to December of 1999. As results, we could verify that facilitators of the interaction are considered in class room: some teacher's characteristics, student's characteristics, the contact regularity, the type of exposed content and the own communication.
  • Avaliação da qualidade das anotações de enfermagem embasadas no processo de enfermagem Artigos Originais

    Ochoa-Vigo, Kattia; Pace, Ana Emilia; Rossi, Lídia Aparecida; Hayashida, Miyeko

    Resumo em Português:

    Estudo retrospectivo no qual foram analisadas as anotações de enfermagem em uma Unidade Especializada que desenvolve o cuidado ao paciente embasado no Processo de Enfermagem. Os dados foram coletados em dois prontuários, utilizando-se instrumento construído para esta finalidade. Na análise, considerou-se, aspectos que avaliaram aparência e conteúdo dos registros. Nos resultados, o auxiliar de enfermagem destacou-se pelo maior número de anotações extensas e pouco específicas, já nos registros realizados pelo enfermeiro observou-se maior número de anotações legíveis e objetivas. Por expressar o trabalho da Enfermagem, maiores investimentos devem ser feitos para tornar as anotações de enfermagem mais objetivas e completas.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio retrospectivo en el cual furaon analizados las anotaciones de enfermería en una Unidad Especializada que desarrolla el cuidado al paciente baseado en el Proceso de Enfermería. Los datos fueron colectados en dos historias clínicas utilizandose instrumento construido para esta finalidad. En el análisis fueron considerados aspectos que evaluaron la apariencia y el contenido de los registros. En los resultados el auxiliar de enfermería se destacó por el mayor número de anotaciones de características extensas y poco específicas. En los registros realizados por el enfermero se observó mayor número de anotaciones legibles y objetivas. Por expresar el trabajo de Enfermería, mayores inversiones deben ser realizadas para tornar las anotaciones de enfermería más completas y objetivas.

    Resumo em Inglês:

    This is a retrospective study that analyzed the nursing notations in a Specialized Unit which develops the care to the patient based on Nursing Process. The data were collected through two promptuaries utilizing instrument constructed for this purpose. Aspects which valuate appearance and content were considered in the analysis. The nursing assistant was distinguished in the results considering the bigger number of extensive and not very specific notations, and in the registrations achieved by the nurse, it was observed a bigger number of legible and objective notations. By expressing the Nursing work, greater investments must be made to become more objective and full the nursing notations.
  • Vivenciando a inexorabilidade do tempo e as suas mudanças com perdas e possibilidades: a mulher na fase do climatério Artigos Originais

    Lima, Josefa Vieira de; Angelo, Margareth

    Resumo em Português:

    Este estudo versa sobre a experiência da mulher na fase do climatério. O Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados foram as abordagens teóricas e metodológicas que nortearam o estudo tendo em vista os seguintes objetivos: compreender como a experiência do climatério é definida pela mulher; quais os processos psicossociais de interação vividos pela mulher e desenvolver um modelo teórico representativo da vivência da mulher na fase do climatério. As estratégias utilizadas para a obtenção dos dados foram a observação e a entrevista. Tomamos como sujeito da investigação a mulher na faixa etária de 45 a 60 anos, perfazendo um total de 30 mulheres. Através deste estudo foi possível descobrir que a experiência do climatério pode ser constituída por dois fenômenos: REJEITANDO AS MUDANÇAS, no qual o climatério é caracterizado pela mulher como um momento de perda e BUSCANDO SUPERAR AS MUDANÇAS, que representa um momento na construção de novos conceitos, com possibilidades de renovação. A partir desses fenômenos identificamos a categoria central: VIVENCIANDO A INEXORABILIDADE DO TEMPO E SUAS MUDANÇAS COM PERDAS E POSSIBILIDADES, que é fundamental para o modelo teórico representativo da experiência da mulher na fase do climatério.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio trata de la experiencia de la mujer en el período del climaterio. El Interaccionismo Simbólico y la Teoria Fundamentada en los Datos fueron los abordajes teórico y metodológico que nortearon el estudio teniendo en cuenta el alcance de los siguientes objetivos: comprender como la experiencia del climaterio es definida por la mujer; cuales son los procesos psicosociales de interacción vividos por la mujer y desenvolver un modelo teórico representativo dela vivencia de la mujer en la fase del climaterio. Las estrategias utilizadas para la obtención de los datos fueron la observación y la entrevista. Tomé como sujetos de la investigación la mujer en la faja etaria de 45 a 60 anos, completando un total de 30 mujeres. A través de este estudio fue posible descubrir que la experiencia del climaterio puede ser constituida por dos fenómenos: RECHAZANDO LOS CÂMBIOS, en el cual el climaterio es caracterizado por la mujer como un momento de pérdida e INTENTANDO SUPERAR LOS CÂMBIOS, que representa un momento en la construcción de nuevos conceptos, con posibilidades de renovación. A partir de esos fenómenos identifiqué la categoria central: VIVENCIANDO LA INEXORABILIDAD DEL TIEMPO Y SUS CÂMBIOS CON PERDIDAS Y POSIBILIDADES que es fundamental para el modelo teórico representativo de la experiencia de la mujer en la fase del climaterio.

    Resumo em Inglês:

    This research deals with the experience of women in climacterium. Symbolic interactionism and Grounded Theory were the theoretical and methodological framework of the study. Its objectives were to understand: how the experience of the climacterium is defined by the women; what were the psychosocial processes of interaction lived by the women; and to develop a theoretical model representing the experience of the women in climacterium. The strategies used to collect the data were participant observation and open ended interviews. The subjects were women in the age group of 45 to 60. The sample was of 30 women. The study revealed that the climacterium experience may be constituted of two phenomena: REJECTING CHANGES which is characterized by the women as a moment of loss and TRYING TO COPE WITH CHANGES, which represents the moment construction of new concepts with possibilities of reconstruction of life. Supported by these two phenomena, the central cathegory was generated: LIVING THE INEXORABILITY OF TIME AND ITS CHANGES WITH LOSSES AND POSSIBILITIES which is fundamental to the generation of the theoretical model representing the experience of women in climacterium.
  • Percepção de mães adolescentes acerca da participação paterna na gravidez, nascimento e criação do filho Artigos Originais

    Gonçalves, Silmara Delgado; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima; Bertoncello, Neide Marina Feijó

    Resumo em Português:

    A participação paterna na gravidez de adolescentes ainda é pouco discutida, embora a ausência do companheiro seja apontada como um dos problemas sociais dela decorrente. Esta investigação, de cunho qualitativo, teve por objetivo descrever como se dá a participação do pai do bebê durante a gestação, nacimento e criação do filho nos primeiros meses de vida, na perspectiva de adolescentes que passaram pela experiência de engravidar e ter um filho. Na sistematização dos dados, os mesmos foram agrupados em duas categorias: vivenciando a gravidez e valorizando a presença e participação do companheiro/pai.

    Resumo em Espanhol:

    La participación del padre en el embarazo de adolescentes es poco discutida, aunque la ausencia del compañero sea apuntada como un de los problemas sociales della decorrente. Esta investigación cualitativa, tuve por objetivo describir como fue la participación del padre mientras la gravidez, nascimiento y criación del hijo en los primeros meses de vida, en la perspectiva de las adolescentes que pasaran por la experiencia de embarazar y tener un hijo. En la sistematización de los datos, los mismos fueran agrupados en dos categorias: vivenciando el embarazo y valorizando la presencia y participación del compañero/padre.

    Resumo em Inglês:

    Paternal participation in adolescents' pregnancy is little discussed. Although the absence of the partner is pointed out as one of the problems due to it. This research had the aim to ascertain, under the perspective of mothers who gave birth at an early age, the participation of a father during gestation, birth, and raising of his child in the first months of life. In order to record data, two categories have been devised: experiencing pregnancy and valuing a partner/father 's presence and participation.
  • Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas Artigos Originais

    Zem-Mascarenhas, Silvia Helena; Dupas, Giselle

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo conhecer a experiência da criança institucionalizada e foi norteado pelo referencial teórico do "Interacionismo Simbólico" e pelo referencial metodológico da "Teoria Fundamentada nos Dados". Os dados foram coletados por meio de duas etapas: a primeira compreendeu atividades em grupo e a segunda consistiu em entrevistas individuais. Os resultados mostraram que a institucionalização ocorreu por abandono e rejeição dos pais ou por decisão jurídica como medida de proteção à criança, tendo como contexto a pobreza de sua família. A experiência da criança é conflituosa com relação à institucionalização, pois percebe ter recursos materiais, mas sente falta da família, da casa, dos amigos, enfim, da vida fora dali.

    Resumo em Espanhol:

    La puntería de este estudio era saber la experiencia del nino institucionalizado y fue dirigida por la referencia teorica del "Interacionismo Simbólico" y por la referencia metodologica del "Teoria Fundamentada en los Resultados". Los datos habían sido recogidos en dos etapas: primer entendia que las actividades del grupo y segunda etapa consistió en entrevistas personales. Los resultados habían mostrado que el institutionalization ocurrió para el abandono y el rechazo de los padres o para la decisión legal como mesure de la protección del nino, teniendo como contexto la pobreza de su familia. La experiencia del nino está estando en conflicto en lo referente a la institutionalización, porque mientras que he/she percibe la necesidad del beneficio material, él falta su familia, su hogar, sus amigos, y simplemente vida afuera.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to know the experience of the institutionalized child and was guided by the theoretical referential of the " Symbolic Interactionism " and by the methodological referential of the " Grounded Theory". The data had been collected in two stages: the first one understood group activities and second stage consisted of personal interviews. The results had shown that the institutionalization occurred for abandonment and reject of the parents or for legal decision as a measure of child protection, having as context the poverty of its family. The child's experience is conflicting in relation to being institutionalized, because while he/she perceives the necessity of material gain, they miss their family, their home, their friends, and simply life outside.
  • Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas a coleta de sangue Artigos Originais

    Ribeiro, Patrícia de Jesus; Sabatés, Ana Llonch; Ribeiro, Circéa Amalia

    Resumo em Português:

    O estudo é um quase-experimento, que teve como objetivo verificar o efeito da aplicação do Brinquedo Terapêutico sobre o comportamento de crianças pré-escolares, durante a coleta de sangue para exames laboratoriais. A amostra constituiu-se de 42 crianças divididas nos grupos controle e experimental. Todas as crianças tiveram seu comportamento observado, sendo apenas as do grupo experimental preparadas com o uso do Brinquedo Terapêutico. Os resultados foram analisados comparando-se o comportamento das crianças dos dois grupos e demonstraram que o preparo com o Brinquedo Terapêutico foi eficaz na compreensão do procedimento e no controle de suas reações comportamentais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio es un casi-experimento que tuvo como objetivo verificar el efecto de la aplicación del Juguete Terapeutico sobre el comportamiento de niños pre-escolares, durante la colecta de sangre para examines laboratoriales. La muestra se constituyó de 42 niños divididos en dos grupos: de control y experimental. Todos los niños tuvieron un comportamiento observado, siendo solo los del grupo experimental preparados con el uso del Juguete Terapeutico. Los resultados fueron analisados comparándose el comportamiento de los niños de los dos grupos y demonstraron que el preparo con el Juguete Terapeutico fue eficaz en la compreensión y en el control de sus reacciones comportamentales durante el mismo.

    Resumo em Inglês:

    This study is almost an experiment with the objective to verify the effect of the Therapeutic Play on preschool children during blood collect for laboratory tests. The sample consisted of 42 children divided into control and experimental groups. All the children had their behavior observed and only the children of the experimental group were prepared for the Therapeutic Play. The results were analyzed comparing the children's behavior with the groups and showed that arrangement with the Therapeutic Play was effective in the comprehension of the procedure and in the control of their behavioral reactions.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br