Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 38, Número: 1, Publicado: 2004
  • Editorial: a Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem comemora 30 anos!

    Miyadahira, Ana Maria Kazue; Silva, Maria Júlia Paes da; Egry, Emiko Yoshikawa
  • A dimensão subjetiva do profissional na humanização da assistência à saúde: uma reflexão

    Hoga, Luiza Akiko Komura

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma reflexão sobre a humanização da assistência à saúde, que é uma demanda crescente da atualidade. Ela envolve inúmeras dimensões que são complexas e mutuamente influenciáveis. Aspectos relativos à esfera subjetiva do profissional e do relacionamento interpessoal são discutidos e evidenciados como componentes essenciais da humanização do cuidado. São ressaltadas as necessidades de auto-conhecimento dos profissionais e de consciência de suas resistências pois estas são importantes para a efetivação do verdadeiro encontro dos profissionais com seus clientes.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo hace una reflexión sobre la humanización de la asistencia a la salud, que es una demanda creciente de la actualidad. Ella involucra innúmeras dimensiones que son complejas y mutuamente influenciables. Aspectos relativos a la esfera subjetiva del profesional y a la relación interpersonal son discutidos y evidenciados como componentes esenciales de la humanización del cuidado. Se resalta las necesidades de autoconocimiento de los profesionales y de toma de conciencia respecto a sus resistencias pues éstas son importantes para la efectividad del verdadero encuentro de los profesionales con sus clientes.

    Resumo em Inglês:

    This article reflects upon the humanization of health care, the demand for which is growing. It involves several complex and interdependent dimensions. The professional's subjective perspective and the interpersonal relationship are discussed and shown to be important factors in the humanization of health care. The necessity of professional's self-awareness and the awareness of their defenses are emphasized since they are considered to be important for the creation of an real encounter between professionals and patients. These topics are essential for the humanization and promotion of health care.
  • A redescoberta da ética do cuidado: o foco e a ênfase nas relações

    Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo resgatar os sentidos, os aspectos históricos e as distintas estruturas explicativas da ética do cuidado, a fim de contribuir para o debate acerca do cuidar como bem interno e razão de ser da enfermagem. Também introduz o contraponto da ética de cunho feminino e da abordagem feminista da ética, explorando as possíveis motivações para o lugar periférico que tem cabido à ética do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo objetiva rescatar los sentidos, los aspectos históricos y las distintas estructuras explicativas de la ética del cuidado, con miras a contribuir en el debate acerca del cuidar como el bien interno y la razón de ser de la enfermería. También plantea la contraposición de las éticas femeninas y las feministas, en la búsqueda de las posibles razones para el rol secundario de la ética del cuidado.

    Resumo em Inglês:

    The author presents a discussion of the meanings, the historical aspects and the different explanatory frameworks for the ethics of care. The main purpose is to contribute to the debate concerning the core role of care in nursing and nursing ethics. It also addresses the opposition between feminine and feminist ethics as an explanation for the secondary role of the ethics of care.
  • Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica

    Silva, Raimunda Magalhães da; Gurgel, Almerinda Holanda; Moura, Escolástica Rejane Ferreira

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue evidenciar ética y solidaridad en el proceso enseñar-cuidar de la mujer en el prenatal y el parto. Se utilizó un estudio de caso centrado en la pedagogía crítica-reflexiva. Fueron entrevistados 39 alumnos del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Ceará y seis docentes que impartían clases teórico-prácticas. Los resultados mostraron que los alumnos y profesores son conscientes de la necesidad de competencia ética y de su aplicabilidad en el cuidado y que necesitan nuevas estrategias de enseñanza para que el alumno desarrolle acciones interactivas, humanas y solidarias. El cuidado carece de metodologías actualizadas que involucren a la mujer como partícipe del proceso y posibiliten el respeto a su dignidad.

    Resumo em Inglês:

    This objective of this study was to observe ethics and solidarity in the teaching-care process in women during prenatal care and childbirth. A centralized case study was carried out using critical-reflexive pedagogy. Thirty-nine nursing students and six teachers who taught theoretical-practice classes were interviewed at the Federal University of Ceará. The results showed that students and teachers are aware of the need for ethics competency and its applicability in care and that there is a need for new learning strategies to enable the student to develop interactive and human actions and solidarity. Updated care methodologies are needed that involve women as process participants and enable respect to their dignity.
  • Atuação de enfermeiras no campo da regulação da fecundidade em um serviço público de saúde

    Coelho, Edméia de Almeida Cardoso; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da

    Resumo em Português:

    Trata-se de um artigo extraído de Tese de Doutorado que teve como objetivo conhecer a prática das enfermeiras na assistência à mulher em um serviço público de saúde. Traz um recorte dessa prática, referente à atuação das enfermeiras no campo da regulação da fecundidade. O material empírico foi produzido por meio de oficinas de reflexão e, analisado pela técnica de análise do discurso, sob a abordagem teórica de gênero. A análise revelou que, em sua prática, as enfermeiras valorizam as vivências sexual e reprodutiva das usuárias, mas o poder institucional, neste incluído o poder médico, limita a participação das enfermeiras na construção da autonomia e da liberdade reprodutiva das mulheres.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo fue producido a partir de una Tesis de Doctorado que investigó la práctica de enfermeras en la asistencia a la mujer en un Servicio Público de Salud. Es una experiencia de la práctica referente a la actuación de las enfermeras en el campo de la regulación de la fertilidad. El material empírico fue obtenido por medio de talleres de reflexión y analizado por la técnica de Análisis del Discurso bajo un abordaje teórico de género. El análisis demostró que en su práctica las enfermeras valoran las experiencias sexuales y reproductivas de las mujeres aunque el poder institucional, incluso el poder médico, limita la participación de las enfermeras en la construcción de la autonomía y de la libertad de reproducción de las mujeres.

    Resumo em Inglês:

    This article is based on a doctoral dissertation that investigated the behavior of nurses concerning women's health in a public health care institution. It presents an experience in this practice regarding the actions of fertility regulation. The empirical data were obtained through reflection workshops and they were analyzed according to the discourse analysis technique and the gender theoretical approach. The analysis showed that in their practice, nurses value women's sexual and reproductive experiences, however, the institutional power, including here medical power, restrain their participation in the development of the autonomy and reproductive freedom of women.
  • O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem

    Vargens, Octávio Muniz da Costa; Progianti, Jane Márcia

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias pedagógicas de desmedicalização da assistência no ensino da enfermagem na saúde da mulher adotadas na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Contextualiza o ensino na área e apresenta, à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu, três esferas de atuação discente e docente neste processo.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo como objetivo presentar las estrategias pedagógicas adoptadas por la Facultad de Enfermería de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ - Brasil), para la desmedicalización de la asistencia y de la enseñanza de enfermería en la salud de la mujer. El artículo presenta el contexto de la enseñanza en esta área del conocimiento. También presenta, bajo la perspectiva de los conceptos de Pierre Bourdieu, tres esferas de actuación del estudiante y del maestro en este proceso.

    Resumo em Inglês:

    This objective of this study is to present the pedagogic strategies adopted by the Rio de Janeiro State University Nursing School (UERJ - Brazil) for the demedicalization of care in nursing education in women's health. It presents the context of teaching in this area of knowledge. It also presents, from the perspective of concepts by Pierre Bourdieu, three spheres of students' and teachers' performance in this process.
  • Representação social da criança sobre o câncer

    Cagnin, Elaise Regina Gonçalves; Liston, Noeli Marchioro; Dupas, Giselle

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa foi inspirada na necessidade de aprofundar conhecimentos acerca da assistência à criança com câncer. O objetivo do trabalho foi de desvendar as representações sociais da criança com câncer. Realizamos 10 entrevistas do tipo aberta, com crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. Os núcleos de análise emergentes giraram em torno da doença, do tratamento, dos profissionais da área da saúde e relações familiares. Este trabalho traz as representações sociais pertencentes ao núcleo doença, objetivando a melhor compreensão sobre o tema e possibilitando o direcionamento da assistência de enfermagem com vistas a diminuição dos traumas que este processo desencadeia na criança.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación se inspiró en la necesidad de profundizar en los conocimientos referentes a la asistencia de niños con cáncer. La propuesta es descubrir las representaciones sociales de los niños con cáncer. Fueron realizadas 10 entrevistas de tipo abierta, a niños y adolescentes de 9 a 15 años. Los núcleos de análisis han sido enfermedad, tratamiento, profesionales responsables del área de la salud y relaciones familiares. Este trabajo incluye las representaciones sociales que pertenecen al núcleo enfermedad, con la finalidad de mejorar la comprensión sobre el asunto y hacer posible el direccionamiento de la asistencia de enfermería con las perspectivas de reducción de traumas que el proceso puede desencadenar en los niños.

    Resumo em Inglês:

    This research was motivated by the need to know more about the care of children with cancer. The objective of the study was to discover what the social representation of the child with cancer are. Ten open interviews were conducted with children and teenagers from 9 to 15 years of age. The analysis issues that emerged from the children's discourse were about the disease, the treatment, the health care workers and family relationships. The present study presents the social representation of the disease, with the objective of better understanding the topic and directing nursing care towards a minimization of the trauma which this process brings upon the children.
  • Evolução dos isolamentos em doenças transmissíveis: os saberes na prática contemporânea

    Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi; Gir, Elucir; Takahashi, Renata Ferreira; Ciosak, Suely Itsuko

    Resumo em Português:

    A identificação de novos agentes infecciosos, a crescente expansão de infecções e doenças já conhecidas têm estimulado a revisão das medidas de biossegurança nas atividades profissionais dos trabalhadores da saúde. No presente artigo recuperou-se a evolução dos saberes e práticas dos isolamentos/precauções, o que permitiu resgatar os conceitos e as intervenções que vieram sendo formuladas e implementadas. Desde o início da enfermagem moderna, no século XIX, mantém-se basicamente os mesmos elementos da prática dos isolamentos em doenças transmissíveis, ou seja, destaque à utilização de barreiras mecânicas, químicas e ambientais, fundamentadas nas especificidades inerentes aos elementos da cadeia do processo infeccioso.

    Resumo em Espanhol:

    La identificación de nuevos agentes infecciosos, la creciente expansión de infecciones y enfermedades ya conocidas, han estimulado la revisión de las medidas de bioseguridad en las actividades profesionales de los trabajadores de la salud. En el presente artículo, se recuperó la evolución de los saberes y de las prácticas de aislamiento/precauciones, lo que permitió rescatar los conceptos y las intervenciones que vienen siendo formuladas e implementadas. Desde el nacimiento de la enfermería moderna en el siglo XIX, se mantienen básicamente los mismos elementos de las prácticas de aislamiento en enfermedades transmisibles, es decir, predomina la utilización de barreras mecánicas, químicas y ambientales, fundamentadas en las especificidades inherentes a los elementos de la cadena del proceso infeccioso.

    Resumo em Inglês:

    The identification of new infectious agents and the ever increasing expansion of known infections and diseases have been stimulating the revision of biosafety measures in the activities of professional health care workers. In the present article, the evolution of knowledge and practices of isolation and precautions were reviewed, which allowed us to recover the concepts and the interventions that were formulated and implemented. Since the beginning of the modern nursing, in the XIX century, the elements of the isolation practice for contagious diseases have remained basically the same. In other words, the emphasis on the use of mechanical, chemical and environmental barriers are given, based on inherent specificities of each part of the infectious chain process.
  • Aspectos fisiopatológicos e assistenciais de enfermagem na reabilitação da pessoa com lesão medular

    Bruni, Denise Stela; Strazzieri, Kelly Cristina; Gumieiro, Marcella Nicoletti; Giovanazzi, Romy; Sá, Vinício de Góes; Faro, Ana Cristina Mancussi e

    Resumo em Português:

    O traumatismo raquimedular é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neurológicos, tais como alteração das funções motora, sensitiva e autônoma. Este artigo tem como propósito relatar detalhadamente as principais complicações clínicas resultantes desse tipo de lesão, e apresentar as intervenções assistenciais de enfermagem que possam auxiliar na promoção do bem estar e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, seja em caráter de acometimento já instalado ou profilático.

    Resumo em Espanhol:

    El traumatismo de la médula espinal puede llevar a daños neurológicos, incluso a la alteración de las funciones motora, sensorial y autonómica. En este trabajo nos proponemos descubrir detalladamente las más importantes complicaciones clínicas resultantes de ese tipo de lesión, y enseñar las intervenciones asistenciales de enfermería que puedan ayudar en la promoción del bienestar y en la mejora de la calidad de vida de los pacientes, sea en carácter de lesión ya instalada o en carácter profiláctico.

    Resumo em Inglês:

    Spinal cord injury can cause neurological damage such as alterations in the motor, sensitive and autonomic function. In this paper, details of clinical complications such as PVT, infection, respiratory insufficiency, pressure ulcers, autossomic disreflection, orthostatic hypotension, sphincteral-vesical and intestinal disfunctions, are related. And will also present prophylactic and therapeutic nursing care interventions designed for the well-being and improvement in life quality for patients.
  • Adaptação de instrumento para dimensionar horas diárias de assistência de enfermagem residencial

    Dal Ben, Luiza Watanabe; Sousa, Regina Márcia Cardoso de

    Resumo em Português:

    O Therapeutic Intervention Scoring System Intermediate: TISS-Intermediário foi traduzido para a língua portuguesa e adaptado para estabelecer horas diárias de assistência domiciliar. O processo de modificação do instrumento, desenvolvido através da Técnica Delphi, teve como participantes 16 enfermeiros, que atuam em empresas de assistência domiciliar e determinam horas diárias de assistência de enfermagem para pacientes na residência, após a hospitalização. Ao término do estudo obteve-se um instrumento com 104 itens, para ser no futuro validado clinicamente. Tal instrumento ajudará enfermeiros a estender cuidados de enfermagem a pacientes em casa, após a alta hospitalar, especialmente na tomada de decisões relativas à avaliação dos pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    El Therapeutic Intervention Scoring System Intermediate: TISS-Intermedio, fue traducido para el idioma portugués y adaptado para establecer las horas diarias de asistencia en el domicilio. Dieciséis enfermeros participaron del proceso de modificación del instrumento desarrollado a través de la Técnica Delphi. Esos enfermeros actúan en empresas de atención a domicilio y determinan las horas diarias de atención de enfermería a los pacientes en su domicilio después del alta. Al término del estudio se obtuvo un instrumento con 104 items para ser validado clínicamente.Tal instrumento ayudará a los enfermeros a extender sus cuidados de enfermería a pacientes que se encuentran en casa, después del alta hospitalario, especialmente en la toma de decisiones relacionadas con la evaluación de los pacientes.

    Resumo em Inglês:

    The Therapeutic Intervention Scoring System Intermediate: TISS-Intermediate, was translated into Portuguese and adapted to establish the number of hours daily of home care. The adaptation process of the instrument, developed with the Delphi Technique, used 16 nurses, who work in home care service providers and helped in calculating the number of nursing care hours for patients at their home after a period of hospitalization. At the end of the study, a 104 item-instrument was obtained for future clinical validation. This instrument will help nurses to extend nursing care to patients in their homes after they are discharged from hospitals, especially in regard to their decision-making concerning patient assessment.
  • Comparação dos perfis dos pacientes hipertensos atendidos em Pronto-Socorro e em tratamento ambulatorial

    Sanchez, Cristiane Garcia; Pierin, Angela Maria Geraldo; Mion Jr., Décio

    Resumo em Português:

    O estudo comparou 100 hipertensos atendidos no Pronto-socorro com 100 pacientes do Ambulatório. Os hipertensos do Pronto-Socorro foram diferentes (p < 0,05) em relação a: maior pressão arterial; menor renda salarial; maior consumo de bebida alcoólica; não pertenciam à comunidade do hospital; descobriram ser hipertensos por sentirem-se mal; mediram menos a pressão; e deixaram de tomar mais medicamentos. A análise multivariada revelou diferenças significativas entre os dois grupos quanto à renda, ao local onde é medida a pressão e não tomar os medicamentos. Concluiu-se que características desfavoráveis podem contribuir para não realizar o tratamento anti-hipertensivo, levando a atendimentos em unidades de emergência.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio comparó 100 hipertensos atendidos en un servicio de emergencia, con 100 pacientes de consulta externa. Los hipertensos de emergencia fueron diferentes (p<0,05) en relación a: presión arterial más elevada; menor renta salarial; no pertenecían a la comunidad del hospital; mayor consumo de bebidas alcohólicas; descubrieron ser hipertensos por sentirse mal; se midieron menos la presión y dejaron de tomar los medicamentos. El análisis multivariado muestra que la renta, el local donde se mide la presión y dejar de tomar los medicamentos marcaron diferencias entre los dos grupos. Se concluyó que estas características desfavorables pueden contribuir al abandono del tratamiento antihipertensivo llevando a los pacientes a ser atendidos en unidades de emergencia.

    Resumo em Inglês:

    This study compares 100 hypertensive patients in emergency units with those who were seen in outpatient clinics. Hypertensive patients seen at the emergency unit showed to be different (p < 0.05) from those seen at the outpatient clinic regarding: higher blood pressure; lower income; not belonging to the hospital community; greater alcohol intake; became aware of their hypertension because felt bad; measured blood pressure less often; did not take the medicine more often. In conclusion, unfavorable characteristics can contribute to hypertensive patients who do not follow anti-hypertension treatment adequately, leading to care in emergency units.
  • Conhecimento dos estudantes de enfermagem em relação às drogas psicotrópicas

    Campos, Fernanda Vieira de; Soares, Cássia Baldini

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é caracterizar a situação de aprendizado dos estudantes de enfermagem sobre drogas psicotrópicas. Foram entrevistados estudantes de uma escola pública e uma privada. A análise dos dados foi temática. Os resultados não apontam diferenças substanciais entre as escolas, mostrando: aprendizado centrado nos psicofármacos; influência da mídia e utilização do senso-comum na epidemiologia, motivações e problemas advindos do uso de drogas, reprodução de mitos e preconceitos sobre usuários; desconsideração dos conflitos sociais que permeiam as drogas. É necessário aperfeiçoar o ensino desses conteúdos para que os estudantes tenham uma base de conhecimento adequada nos espaços de atuação.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue caracterizar el estado de conocimiento sobre drogas psicotrópicas en estudiantes de enfermería. Se entrevistaron estudiantes de una escuela pública y de una privada. El análisis de los datos fue temático. Los resultados no muestran diferencias substanciales entre las escuelas. Se evidencia conocimiento centrado en los psicofármacos; influencia de los medios de comunicación y la utilización del sentido común en la epidemiología; motivaciones y problemas resultantes del uso de drogas; reproducción de mitos y prejuicios sobre los usuarios; desconsideración de los conflictos sociales que permean las drogas. Es necesario mejorar la educación de esos contenidos para que los estudiantes tengan una base de conocimiento adecuada en los espacios de actuación.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to characterize the learning situation of nursing students with regard to psychotropic drugs. Students from a public and a private school were interviewed. Data analysis was thematic. The results do not suggest substantial differences between the schools regarding: learning centered on psychophar-macology; influence of media and use of common sense in the epidemiology; motivations and problems related to drug use; myth repetition and prejudice of users; disrespect of the social conflicts that involve drug problems. It is necessary to improve education on this topic so that students will have adequate knowledge to act as professionals.
  • Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo: 36 anos zelando pela qualidade do trabalho na Enfermagem

    Silva, Maria Júlia Paes da; Ângelo, Margareth; Castilho, Valéria; Egry, Emiko Yoshikawa; Rocha, Semiramis Melani Melo; Trzeniak, Piotr

    Resumo em Português:

    A REEUSP é uma revista trimestral desde 1998, que publica de 11 a 13 artigos por número nas diferentes subáreas da Enfermagem, na sua maioria sobre ensino, tecnologia em saúde, saúde do adulto (nas suas diferentes especialidades), saúde mental e psiquiátrica. O enfoque dos artigos e pesquisas continua a ser hospitalar. Por estar ligada a uma unidade de ensino, apresenta qualidade nas suas publicações, muitas vezes geradas de teses e dissertações. Enfrenta o desafio de estimular a publicação de autores de outras instituições, para não se tornar endógena. Nos últimos 10 anos recebeu e publicou artigos de 18 estados brasileiros e de várias cidades do interior de São Paulo. Seu projeto gráfico também foi remodelado para 2003, permitindo maior legibilidade e facilidade na leitura. Aceita permuta com outros periódicos e é indexada em várias Bases de Dados. Recebeu a classificação C internacional pela CAPES.

    Resumo em Espanhol:

    La REEUSP es una revista trimestral que desde 1998 publica entre 11 a 13 artículos por número en las diferentes sub áreas de la enfermería, en su mayoría sobre enseñanza, tecnología en salud, salud del adulto (en sus diferentes especialidades), salud mental y psiquiátrica. El enfoque de los artículos e investigaciones continúa siendo hospitalario. Por estar ligada a una unidad de enseñanza, presentan calidad en sus presentaciones, muchas veces generadas de tesis de maestria y de doctorado. Enfrenta el desafio de estimular la publicación de autores de otras instituciones, para que no se torne endógena. En los últimos 10 años recibió y publicó artículos de 18 estados brasileños y de varias ciudades del interior de San Pablo. Su proyecto gráfico también fue remodelado en el 2003, permitiendo mayor legibilidad y facilidad en la lectura. Acepta permuta con otros periódicos y está indexada en muchas bases. Recibio la clasificación C internacional dada por la CAPES.

    Resumo em Inglês:

    REEUSP has been a trimestrial journal since 1998, which publishes 11 to 13 articles per issue on different nursing subareas; most of them on teaching, health technology, adult health (in its different specialties), mental and psychiatric health. The article and research emphasis keeps on the hospital. For being linked to a teaching unit, it presents quality on its publishing; many times produced from thesis and dissertations.It faces the challenge of stimulating the publishing of authors from other institutions ; for not becoming endogenous. On the last 10 years, it received and published articles from 18 Brazilian states and several country cities from Sao Paulo State. Its graphic design was also remodeled for 2003, allowing higher clearness and easiness for reading. It accepts exchange with other journals and it is indexed on many basis. It was gotten a C international classification by CAPES.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br