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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 41, Número: 3, Publicado: 2007
  • Uma visita notável Editorial

  • Nursing Activities Score (NAS) como instrumento para medir carga de trabalho de enfermagem em UTI adulto Artigo Original

    Conishi, Regina Maria Yatsue; Gaidzinski, Raquel Rapone

    Resumo em Português:

    Pesquisa de campo, prospectiva, quantitativa, descritiva-exploratória, realizada na UTI geral/adulto de um hospital privado do município de São Paulo. Objetivos: avaliar o NAS - Nursing Activities Score - como medida de carga de trabalho de enfermagem; sua aplicabilidade por turnos e sua correspondência com o quantitativo de enfermagem efetivo. Classificados 33 pacientes: idade média: 70,4 anos (+/-16,5), 66,7% do sexo masculino; permanência média na UTI: 17 dias (+/- 20,4); SAPSII: 41,7 (+/-17,9); risco de morte: (RM) 33,5% (+/- 26,8); 63,6% transferidos para Unidades de Cuidados Semi-Intensivos, 18,2% evoluíram a óbito. Obtiveram-se 396 medidas por turnos (134-manhã; 132-tarde; 130-noturno), média de 55,4 (+/-12,3) e 147 medidas de NAS de 24h, média de 69,6 (+/-18,2). O instrumento mostrou-se mais adequado à aplicação em 24 horas que por turnos, tendendo a refletir o número de profissionais efetivo, revelando-se interessante instrumento de classificação de pacientes e carga de trabalho de enfermagem em terapia intensiva.

    Resumo em Espanhol:

    Pesquisa de campo, prospectiva, cuantitativa, descriptivo-exploratoria desarrollado en una UCI (Unidad de Cuidados Intensivos) general/adultos en el municipio de São Paulo. Objetivos: evaluar el NAS como instrumento para medir carga de trabajo de enfermeras, su aplicación en períodos y su correspondencia con el número efectivo de enfermeros. 33 pacientes con edad media de 70,4 años (+/-16,5) fueron clasificados; 66,7% del sexo masculino; media de permanencia en UCI, 17 días (+/-20,4); SAPSII 41,7 (+/-17,9); riesgo de muerte (RM), 33,5% (+/-26,8). 63,6% recibieron alta para unidades de cuidados semi intensivos y 18,7% murieron. Se lograron 396 medidas de NAS en períodos (134-mañana; 132-tarde; 130-noche), media: 55,4 (+/-12,3); y 147 medidas de 24 horas, media: 69,6 puntos (+/-18,2). NAS se mostró más adecuado a aplicación en 24 horas, tendiendo a reflexionar en el número de enfermeros en efectivo y se reveló interesante instrumento de clasificación de pacientes y en la carga de trabajo de enfermeras en UCI.

    Resumo em Inglês:

    This is an exploratory, descriptive, prospective field study with a quantitative approach carried out at a general/adult Intensive Care Unit in the city of São Paulo. Objectives: to evaluate the NAS - Nursing Activities Score - as a tool for measuring nursing workload, its use in measuring shifts, and its correspondence to the number of effective nursing personnel. Thirty-three patients, with mean age of 70 years (+/-16.5), were classified. Most were males (66.7%). Length of stay in the ICU was 17 days (+/- 20.4); SAPSII was 41.7 (+/-17.9), with mean probability of death of 33.5% (+/- 26.8); 63.6% were transferred to Intermediate Care Units and 18.2% died during ICU stay. Three hundred and ninety six NAS measures (shifts) were performed (134-morning, 132-afternoon, 130-evening), with averages of 55.4 (+/-12.3) and 147 in 24-hour NAS and mean of 69.6 (+/- 18.2). NAS performed better in 24-hour application than in shifts, and proved to be an interesting tool for patient and nursing workload classification in intensive care.
  • A saúde do trabalhador na concepção de acadêmicos de enfermagem Artigo Original

    Azambuja, Eliana Pinho; Kerber, Nalú P. da Costa; Kirchhof, Ana Lúcia

    Resumo em Português:

    Neste estudo, de abordagem qualitativa, buscamos compreender a concepção do acadêmico de enfermagem do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina sobre saúde do trabalhador. Foram feitas três questões a vinte acadêmicos: O que entende por saúde do trabalhador? De que forma a enfermagem pode contribuir para a saúde do trabalhador? Qual a relação que existe entre trabalho e estilo de vida? Os resultados foram agrupados nos temas: concepções sobre saúde do trabalhador; papel da enfermagem no contexto da saúde do trabalhador; relação entre trabalho e estilo de vida. Destacamos a interrelação entre trabalho e estilo de vida, e trabalho e saúde do trabalhador. As reflexões realizadas reforçam a necessidade dessa temática ser discutida nas universidades, para que os acadêmicos sejam estimulados a pensar sobre sua saúde desde o início da academia. Assim estimulados, acreditamos que possam incorporar ações de proteção voltadas a sua saúde no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    En este papel, de abordaje cualitativo, intentamos entender el concepto del curso de enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina sobre la salud del trabajador. Fueron contestadas tres preguntas hechas a veinte académicos: ¿Cuál es tu comprensión sobre la salud del trabajador? ¿De qué forma la enfermería puede ayudar a mejorar la salud del trabajador? ¿Cuál es la relación entre el trabajo y el estilo de vida del trabajador? Los resultados habían sido organizados en forma de temas: conceptos sobre la salud del trabajador; carácter de la enfermería en el contexto de la salud del trabajador y relación entre trabajo y estilo de vida. Destacamos la interrelación entre trabajo y estilo de vida y trabajo con la salud del trabajador. El énfasis a las contemplaciones hechas refuerzan la necesidad que ese tema tiene para ser discutido en las universidades, así como, estimular a los académicos a pensar en su propia salud desde el principio del curso. De esa forma, creemos que puedan incorporar acciones a la protección de su salud en el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, which uses a qualitative approach, we try to understand the conception undergraduate Nursing students at the Federal University of Santa Catarina have regarding worker's health. Three questions were asked to twenty students: What does he/she understand as worker's health? How can Nursing help to improve worker's health? Which is the relation between work and lifestyle? The results were grouped in the following themes: conceptions of worker's health; the role of Nursing in the context of worker's health; and relation between work and lifestyle. We highlighted the interrelation between work and lifestyle, and between work and worker's health. Our reflections reinforce the need to discuss these themes in the universities so that students are stimulated to think about their own health since the beginning of their academic life. That way, we believe that they will be able to incorporate protective actions to their own health in their daily's work.
  • Validação da nomenclatura diagnóstica de enfermagem direcionada ao pré-natal: base CIPESC® em Curitiba - PR Artigo Original

    Cubas, Marcia Regina; Koproski, Ana Cláudia; Muchinski, Andrei; Anorozo, Giane Severo; Dondé, Nátaly de Fátima Perin

    Resumo em Português:

    É de fundamental importância uma linguagem específica da profissão e a CIPESC® -Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva tem como um dos objetivos desvelar a atuação dos enfermeiros na saúde coletiva. No Brasil, a ABEn, responsável pela classificação, encontrou na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba - PR aliada para efetiva implantação. O objetivo deste artigo foi validar a nomenclatura dos 52 diagnósticos de enfermagem do pré-natal - base CIPESC® - Curitiba. É um estudo exploratório-descritivo, desenvolvido com enfermeiras assistenciais e com experts na área de gineco-obstetrícia e terminologia. Os resultados foram apresentados pelo Índice de Concordância por meio de freqüência absoluta, todas as definições foram validadas, porém necessitam de adequações à linguagem cotidiana. As enfermeiras apresentam dificuldades para inter-pretar intervenção de enfermagem na promoção do bem-estar, sendo premente a discussão do conceito de promoção à saúde e o processo saúde-doença na saúde coletiva.

    Resumo em Espanhol:

    Es de fundamental importancia un lenguaje específico de la profesión y la CIPESC® -Clasificación Internacional para las Prácticas de Enfermería en Salud Colectiva que tiene como uno de los objetivos desvedar la actuación de los enfermeros en la salud colectiva. En Brasil, la ABEn, responsable por la clasificación, encontró como aliada para realizar la efectiva implantación la Secretaria Municipal de la Salud de Curitiba - PR. El objetivo de este artículo fue validar la nomenclatura de los 52 diagnósticos de enfermería del periodo de embarazo - base CIPESC® - Curitiba. Es un estudio exploratorio-descriptivo, desarrollado con enfermeras asistenciales y con experts en el sector de ginecología-obstetricia y terminología. Los resultados fueron presentados por el Índice de Concordancia por medio de la frecuencia absoluta, todas las definiciones fueron validadas, sin embargo, necesitan de adecuaciones para el lenguaje cotidiano. Las enfermeras presentan dificultades para interpretar la intervención de enfermería en la promoción del bienestar, siendo apremiante la discusión del concepto de promoción a la salud y el proceso salud-enfermedad en la salud colectiva.

    Resumo em Inglês:

    The existence of a specific language for the profession is essential, and the International Nursing Practice Classification in Collective Health (CIPESC, in the Portuguese-language acronym) has as one of its goals the classification of the work of nurses in collective health. In Brazil, the Brazilian Nursing Association (ABEn, in the Portuguese-language acronym), responsible for the classification, found in the Municipal Secretary of Health of Curitiba, in the State of Paraná, an ally for its effective implantation. The purpose of this article was to validate the nomenclature of the 52 diagnoses of pre-natal Nursing - CIPESC base - in Curitiba. It is an exploratory-descriptive study developed with assisting nurses and experts in the area of gynecology obstetrics and terminology. The results were presented through the Consonance Index through absolute frequency. All the definitions were validated, but they need to be adjusted to the daily language. The nurses show difficulty in interpret nursing intervention in the promotion of well-being, and it is urgent to discuss the concept of health promotion and the health-illness process in collective health.
  • Número de horas de cuidados de enfermagem em unidade de terapia intensiva de adultos Artigo Original

    Tranquitelli, Ana Maria; Ciampone, Maria Helena Trench

    Resumo em Português:

    O adequado dimensionamento de pessoal de enfermagem nas Terapias Intensivas tem sido uma grande preocupação para os enfermeiros que nelas atuam a despeito dos diferentes modelos de classificação dos pacientes propostos, no âmbito nacional e internacional. No presente estudo de caso, os objetivos foram estabelecer o tempo médio despendido na assistência direta de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva geral e calcular o número médio de horas de assistência direta de enfermagem prestada a esses pacientes. Para tanto, primeiramente, classificaram-se os procedimentos de enfermagem desenvolvidos com pacientes da UTI, de acordo com a sua complexidade: baixa, média e alta. A seguir, cronometrou-se o tempo médio despendido na realização desses procedimentos, a fim de se encontrar o tempo médio de assistência direta de enfermagem prestada aos pacientes, durante um período de três meses consecutivos.

    Resumo em Espanhol:

    La dimensión adecuada del personal de enfermería en los centros de terapias intensivas ha sido una gran preocupación para los enfermeros que actúan en ellos, llevando en consideración los diferentes modelos de clasificación de los pacientes propuestos, tanto en el ámbito nacional como en el internacional. En este estudio, los objetivos fueron establecer el tiempo medio que se utilizó en la asistencia directa de enfermería en un centro de terapia intensiva (CTI) general y calcular el número medio de horas de asistencia directa dispendidas con estos pacientes. Para eso fueron clasificados primeramente los procesos de enfermería desarrollados con pacientes de CTI, de acuerdo con su complejidad: baja, media y alta. Enseguida se cronometró el tiempo medio que se gastó en la realización de estos procedimientos con la finalidad de encontrar el tiempo medio de la atención de enfermería dedicada a los pacientes, durante un periodo de tiempo de tres meses consecutivos.

    Resumo em Inglês:

    The adequate sizing of the nursing staff in Intensive Care Units has been one of the main concerns for the nurses that work in them, in spite of different classification models for patients that have been proposed at the domestic and international levels. In the present case study, the goals were to establish the average time spent in direct nursing assistance in an ICU and to calculate the average number of hours of direct nursing assistance delivered to its patients. In order to do that, the first step was to classify the nursing procedures carried out with ICU patients according to their complexity: low, medium and high. Next, the average time spent in theses procedures was counted during a threemonth period, in order to find out the average time of direct nursing assistance delivered to patients.
  • Avaliação do grau de independência de idosos residentes em instituições de longa permanência Artigo Original

    Araújo, Maria Odete Pereira Hidaldo de; Ceolim, Maria Filomena

    Resumo em Português:

    As instituições de longa permanência abrigam um grande número de idosos dependentes, embora essa não seja condição sine qua non para que ocorra a institucionalização do idoso. O objetivo deste estudo foi identificar o grau de independência para a realização de atividades da vida diária (AVDs) dos idosos residentes nas instituições da cidade de Taubaté-SP, segundo avaliação baseada no Índice de Independência nas AVDs de Katz, realizada em dezembro de 2001 e repetida em maio de 2002. A primeira avaliação, feita com todos os residentes com idade igual ou superior a 60 anos (139 mulheres e 48 homens), mostrou que 70 idosos eram considerados independentes para o desempenho das AVDs, sendo que, dentre eles, 52 idosos tinham entre 70 e 89 anos. A segunda avaliação mostrou que 53 idosos mantiveram-se independentes. Os dados corroboram estudos anteriores que apontam para o declínio da capacidade funcional de idosos institucionalizados.

    Resumo em Espanhol:

    Las instituciones asilares abrigan un gran número de ancianos dependientes, aunque esta no sea la condición sine qua non para que ocurra la institucionalización del anciano. Este estudio investigó el grado de independencia para la ejecución de actividades de la vida diaria (AVDs) de los ancianos residentes en las instituciones asilares de la ciudad de Taubaté, Brasil, según la evaluación basada en el Índice de Independencia en AVDs de Katz, efectuada en diciembre de 2001 y en mayo de 2002. En la primera evaluación, hecha con todos los individuos con 60 años o más (139 mujeres y 48 hombres), 70 ancianos fueron considerados independientes según el Índice de Katz mientras, 52 de estos ancianos tenían entre 70 y 89 años. La segunda evaluación mostró que 53 ancianos mantuvieron su nivel de independencia. Los hallazgos confirmaron lo estudios anteriores que apuntan para la declinación de la capacidad funcional de ancianos institucionalizados.

    Resumo em Inglês:

    Long-term care institutions shelter a large number of dependent elderly, although dependence is not the sine qua non condition for elderly institutionalization. This study aimed at identifying the independence level for the performance of activities of daily living (ADLs) of elderly residents in long-term care institutions in the city of Taubaté, State of São Paulo, according to an evaluation based on Katz's Index of Independence in ADLs. The first assessment was conducted in December of 2001 with all residents aged 60 or more (139 females and 48 males). Seventy subjects were considered independent for ADLs, 52 of them aged between 70 and 89. The second assessment, performed in May of 2002, revealed that 53 subjects remained independent for ADLs. The results corroborate previous studies that point to a decline in the independence level of institutionalized elderly subjects.
  • A morte e o morrer segundo representações de estudantes de enfermagem Artigo Original

    Oliveira, José Rodrigo de; Brêtas, José Roberto da Silva; Yamaguti, Lie

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo qualitativo, cujo objetivo foi conhecer as representações das estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, sobre as questões que envolvem a morte e o morrer. Os sujeitos foram 40 estudantes do sexo masculino e feminino que freqüentavam a 2.ª, 3.ª e 4.ª séries do curso de graduação em Enfermagem. Como metodologia, foram utilizadas as premissas das Representações Sociais, usando a técnica de entrevista com duas questões norteadoras não estruturadas. Os resultados deste estudo foram organizados e dispostos em uma árvore máxima, tendo como núcleo central da representação o evento morte e como representações periféricas mais importantes: conceitos, medo da morte e relacionamento aluno-paciente.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio cualitativo, cuyo objetivo fue conocer las representaciones de los estudiantes del curso de graduación en Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo, sobre las cuestiones que envuelven la muerte y el morir. Los sujetos fueron 40 estudiantes del sexo masculino y femenino que frecuentaban la 2ª, 3ª y 4ª series del curso de graduación en Enfermería. Como metodología usamos las premisas de las Representaciones Sociales, utilizando la técnica de entrevista con dos cuestiones dirigidas no estructuradas. Los resultados de este estudio fueron organizados y dispuestos en un árbol máximo, teniendo como núcleo céntrico de la representación el evento muerte y como representaciones periféricas más importantes: conceptos, miedo a la muerte y relación alumno-paciente.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative study whose objective was to know the representations of the Federal University of São Paulo's undergraduate Nursing students on the questions that involve death and dying. The subjects were 40 students, males and females, in the 2nd, 3rd and 4th year of the undergraduate course in Nursing. As a methodology were used the assumptions of the Social Representations, using the technique of an interview with two nonstructured guiding questions. The results of this study were organized and placed on a maximum tree having as the represen tation's central nucleus the event death and as the most important peripheral representations concepts, fear of death and relationship pupil-patient.
  • Diagnósticos de enfermagem documentados para pacientes de clínica médica Artigo Original

    Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello; Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da

    Resumo em Português:

    Este artigo relata estudo descritivo, de análise de registros, dos diagnósticos de enfermagem documentados após três meses da implementação da classificação da NANDA-I no HU-USP e propõe resultados e intervenções para os três diagnósticos mais freqüentes. A amostra de conveniência, de 34% das internações no mês, constituiu-se de 30 prontuários de pacientes internados na Clínica Médica em agosto de 2004 (60% mulheres; idade média 60,9±23,1 anos; média de internação=5,8±2,7 dias). Os diagnósticos documentados nos prontuários, no primeiro dia de internação, foram manualmente transcritos e analisados segundo freqüências. Foram documentados 144 diagnósticos (31 categorias diagnósticas); com média de 4,8(± 4,0) diagnósticos por paciente (variação = 1 a 10) e os mais freqüentes foram: Dor aguda (66,7%), Integridade tissular prejudicada (63,3%), Desobstrução ineficaz de vias aéreas (43,3%), Risco para integridade da pele prejudicada (36,7%) e Integridade da pele prejudicada (33,3%). São apresentadas propostas de resultados e intervenções para os três mais freqüentes.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo relata un estudio descriptivo, de analice de registros, de los diagnósticos de enfermería documentados tres meses después de la implementación de la clasificación de la NANDA-I en el HU-USP. La muestra de conveniencia (34% de las internaciones en el mes) constituyó de 30 prontuarios de pacientes internados en la Clínica Médica en agosto de 2004 (60% sexo femenino; edad promedio: 60,9±23,1 años; media de internación: 5,8±2,7 días). Los diagnósticos documentados en el primer día de hospitalización fueron manualmente transcritos y analizados según sus frecuencias. Fueron documentados 144 diagnósticos (31 categorías), media de 4,8± 4,0 por paciente (variación = 1-10) y los más frecuentes fueron: Dolor agudo (66,7%), Deterioro de la integridad tisular (63,3%), Limpieza inefectiva de las vías aéreas (43,3%), Riesgo de deterioro de la integridad cutánea (36,7%) y Deterioro de la integridad cutánea (33,3%). Son presentados los resultados e intervenciones para los 3 más frecuentes.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports a descriptive study, based on nursing records, of nursing diagnoses documented three months after the implementation of the NANDA-I classification at the University of São Paulo's Hospital Universitário (HU-USP) and proposes outcomes and interventions for the 3 most frequent diagnoses. The convenience sample (34% of the month's admissions) consisted of 30 charts of patients admitted in the Medical Clinic in August of 2004 (60% female, average age 60.9±23.1 years, mean length of stay = 5.8±2.7 days). The diagnoses documented on the admission day were manually transcribed from the charts and analyzed according to their frequency. There were 144 diagnoses (31 categories), with an average of 4.8±4.0 diagnoses per patient (range = 1-10). The most frequent were: acute pain (66.7%), impaired tissue integrity (63.3%), ineffective airway clearance (43.3%), risk of impaired skin integrity (36.7%), and impaired skin integrity (33.3%). The proposed outcomes and interventions are presented.
  • A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade Artigo Original

    Silva, Ana Lúcia da; Camillo, Simone de Oliveira

    Resumo em Português:

    Os objetivos desta pesquisa foram reconhecer, interpretar e discutir temas oriundos dos discursos de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, como fontes orientadoras para um ensino-aprendizagem humanizado, à luz da Teoria da Complexidade defendida por Edgar Morin. Tratase de pesquisa qualitativa, tipo exploratória e analítica. Buscou-se verificar princípios do paradigma da complexidade por meio da análise de conteúdo, modalidade temática , em discursos de onze docentes, obtidos no ano de 2004. Os temas encontrados foram: ensinar: responsabilidade do docente; unir saberes: ligações e interrelações para o enfrentamento da realidade; ensinar a complexidade humana; estimular a criatividade e a curiosidade; enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida; viver o processo ensino-aprendizagem por meio da transdisciplinaridade e ensinar a cidadania. Este estudo nos mostrou que é possível fazer acontecer um ensino superior pautado na condição humana, na solidariedade e na interligação dos saberes.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos de esta investigación han sido los de reconocer, interpretar y discutir temas oriundos de los discursos de docentes de un Curso de Graduación en Enfermería, como fuentes de orientación para una enseñanzaaprendizaje humanizados bajo la Teoría de la Complejidad defendida por Edgar Morin. Se trata de una investigación cualitativa, tipo exploratoria y analítica. Se buscó verificar principios del paradigma de la complejidad a través del análisis de contenido , modalidad temática en discursos de once docentes, obtenidos en el año de 2004. Los temas encontrados han sido: enseñar: responsabilidad del docente; unir sabidurías: relaciones e interrelaciones para hacer frente a la realidad; enseñar la complejidad humana; estimular la creatividad y la curiosidad; hacer frente a la incertidumbre: construyendo el conocimiento continuado y dinámico de la vida; vivir el proceso de enseñanzaaprendizaje por medio de la trans= disciplinariedad y enseñar la ciudadanía. Este estudio nos ha mostrado que es posible que haya una enseñanza superior pautada en la condición humana, en la solidaridad y en la interrelación de los conocimientos.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this research were to recognize, interpret and discuss themes that arise out of the speeches of instructors of an undergraduate course of Nursing as guiding sources to a humanized teaching-learning experience in the light of Edgard Morin's Theory of Complexity. It is a qualitative, exploratory and analytic research. The study tried to verify principles of the paradigm of complexity through content analysis, theme modality, in the speeches of 11 instructors, obtained in 2004. The themes that were found were: teaching the instructor's responsibility; combining knowledge: connections and interrelations to face reality; teaching human complexity; stimulating creativity and curiosity; facing uncertainty: building life's continuous, dynamic knowledge; experiencing the teaching-learning process through transdisciplinarity; and teaching citizenship. This study shows that it is possible to have a university education based on the human condition, solidarity and knowledge interconnection.
  • Aspectos da comunicação da enfermeira com o deficiente auditivo Artigo Original

    Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Fiúza, Nara Lígia Gregório; Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida

    Resumo em Português:

    Indivíduos com limitação auditiva têm seu processo comunicativo prejudicado. Procurou-se explorar aspectos da comunicação da enfermeira com os deficientes auditivos. Estudo descritivo-exploratório, realizado em hospitais de Fortaleza de maio a junho de 2004 mediante entrevistas abertas analisadas qualitativamente. As enfermeiras percebem que é difícil a comunicação com o deficiente auditivo, embora algumas tenham desempenho satisfatório. Nesse processo, algumas referem utilizar tanto a comunicação não verbal, por mímica e leitura labial, como a comunicação verbal oral e escrita. Outras utilizam o acompanhante, quebrando o sigilo da consulta. Para aperfeiçoar a comunicação, sugerese o preparo profissional na graduação e cursos de LIBRAS. Conforme se conclui, existe dificuldade da enfermeira ao se comunicar com o deficiente auditivo.

    Resumo em Espanhol:

    Individuos con limitación auditiva tienen su proceso comunicativo perjudicado. Se buscó explorar aspectos de la comunicación de la enfermera con los deficientes auditivos. Estudio descriptivo y exploratorio, realizado en hospitales de Fortaleza, de mayo a junio de 2004, mediante entrevistas abiertas analizadas cualitativamente. Las enfermeras notan que es difícil la comunicación con el deficiente auditivo, aunque algunas tengan desempeño satisfactorio. En ese proceso, algunas se han referido en utilizar tanto la comunicación no verbal, por mímica y lectura labial, como la comunicación verbal oral y escritura. Otras utilizan el acompañante, rompiendo el sigilo de la consulta. Para perfeccionar la comunicación, se sugiere el preparo profesional en la graduación y cursos de LIBRAS. Conforme se concluye, existe dificultad de la enfermera para comunicarse con el deficiente auditivo.

    Resumo em Inglês:

    The communicative process of individuals with hearing limitation is jeopardized. This article is aimed at exploring nurses' communication aspects with hearing impaired persons. It is a descriptive-exploratory study conducted in hospitals in Fortaleza, State of Ceará, from May to June of 2004 through open interviews that were analyzed qualitatively. The nurses perceived communication with hearing impaired persons as difficult, although some had a satisfactory performance. In the process, some mention the use of both nonverbal communication, such as mimics and lip reading, and verbal oral and written communication. Others resorted to the person that accompanies the patient, thus breaking the confidentiality of the consultation. To enhance communication, professional preparation in the undergraduate course and through Libras courses is suggested. The conclusion is that it is difficult for nurses to communicate with hearing impaired persons.
  • A comunicação não-verbal enquanto fator iatrogênico Artigo Original

    Araújo, Monica Martins Trovo de; Silva, Maria Júlia Paes da; Puggina, Ana Cláudia G.

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo verificar se os enfermeiros identificam situações nas quais os aspectos não-verbais da comunicação interpessoal entre profissionais de saúde e pacientes constituem fator iatrogênico. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com oito enfermeiros e analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo. Do discurso dos profissionais emergiram três categorias, que evidenciam a percepção da iatrogenia, suas conseqüências e características e a interrelação entre a linguagem não-verbal e o cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tuvo como objetivo chequear si las enfermeras identifican situaciones en las cuales los aspectos noverbales de la comunicación interpersonal entre los profesionales de la salud y los pacientes, constituyen factor iatrogénico. Los datos habían sido recogidos por medio de entrevistas mitad estructuradas con ocho enfermeras y analizadas de acuerdo con la metodología del análisis del contenido. Del discurso de los profesionales tres categorías habían emergido, que evidencian el factor iatrogénico, sus resultados y características y la interrelación entre la lengua no-verbal y el cuidado.

    Resumo em Inglês:

    The current study has the purpose of verifying if nurses are able to identify situations in which the nonverbal aspects of interpersonal communication between health professionals and patients constitute an iatrogenic factor. The data were collected through semistructured interviews with eight nurses and were analyzed according to the content analysis methodology. Three categories appeared from the professional discourses, and these categories make evident the perception of iatrogenesis, its consequences and characteristics and the interrelation between non-verbal language and nursing care.
  • Vulnerabilidade e sofrimento no trabalho do agente comunitário de saúde no Programa de Saúde da Família Artigo Original

    Martines, Wânia Regina Veiga; Chaves, Eliane Corrêa

    Resumo em Português:

    A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como núcleo de interesse investigativo as representações e as significações que um grupo de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) possui acerca das vulnerabilidades para o sofrimento no trabalho a que estão expostos, assim como as próprias manifestações deste sofrimento ao desempenharem suas ações relativas ao Programa de Saúde da Família (PSF).A entrevista semi-estruturada com um grupo de ACSs, explorou o significado de ser ACS e a percepção da organização do trabalho; a análise foi embasada no referencial teórico-metodológico da hermenêutica e nas teorias relacionadas à psicodinâmica do trabalho. Os achados mostram a existência de uma importante vulnerabilidade ao sofrimento, gerada principalmente pela ideação idealizada da própria prática e pela escassa perspectiva de rearranjo dos ingredientes constitutivos da organização do trabalho, já que este profissional depende de fatores alheios ao seu espectro de alcance, que inclui as limitações do modelo assistencial proposto pelo PSF.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación, de naturaleza cualitativa, tuvo como centro de interés un grupo de Agentes Comunitarios de Salud (ACSs) sobre las vulnerabilidades para el sufrimiento en el trabajo a que están expuestos, al desempeñar sus acciones profesionales en el Programa Salud de la Familia (PSF).La entrevista semi estructurada exploró el significado de ser ACS y la percepción de la organización del trabajo; el análisis fue efectuado con base al referencial teórico-metodológico de la hermenéutica y de las teorías relacionadas a la psicodinámica del trabajo.Los descubrimientos muestran la existencia de una importante vulnerabilidad al sufrimiento, generada principalmente por la creación de las ideas idealizadas de la propia práctica y por la escasa perspectiva de la disposición de los ingredientes constitutivos de la organización del trabajo, siendo que el profesional depende de factores ajenos a su espectro de alcance, que incluyen las limitaciones del modelo asistencial propuesto por el PSF.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative research was aimed at investigating the representations and significations that a group of community health agents (CHAs) has concerning the vulnerabilities for suffering in their work to which they are exposed to, as well as the manifestations of this suffering as they perform their actions in the Family Health Program (PSF, in the Portuguese language acronym). The semi-structured interview with the group of agents explored the meaning of being a CHA and their perception of their work organization; the analysis was based on the hermeneutics theoretical-methodology referential and on the theories related to labor psychodynamics. The findings show the existence of considerable suffering vulnerability, generated by an idealized ideation of the practice and by the scarce perspective for rearranging the constitutive ingredients of work organization, since these professionals depend on factors that are beyond their grasp, which include the limitations of the assistential model proposed by the PSF.
  • Representação de gestantes tabagistas sobre o uso do cigarro: estudo realizado em hospital do interior paulista Artigo Original

    Possato, Marina; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima; Tonete, Vera Lúcia Pamplona

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou apreender as representações de gestantes tabagistas sobre o uso de cigarro. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Para análise dos dados, construiu-se o Discurso do Sujeito Coletivo. Das 27 mulheres entrevistadas, 18 possuíam primeiro grau completo, oito, o segundo grau completo e uma, ensino superior; 14 tinham união estável, seis eram casadas. Quatro temas emergiram: 1) o início do hábito de fumar: prática social e natural; 2) satisfação versus culpa; 3) uma bomba: efeitos do cigarro na gestação; 4) cessação: entre o querer e o poder. Apreendeu-se representação negativa do cigarro, considerado o pior dos vícios e potencial causador de complicações feto-maternas. O tabagismo foi representado de maneira preconceituosa, desconsiderando a existência e necessidade de tratamento. Emergiram dificuldades relativas à cessação, trazendo a necessidade de ajuda profissional, para informações, abordagem e tratamento adequados e apoio para que se alcance êxito.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue aprehender representaciones de gestantes fumadoras sobre el uso del cigarrillo. Se utilizó la Teoría de las Representaciones Sociales. Para análisis de los datos, se construyó el Discurso del Sujeto Colectivo. De las 27 mujeres entrevistadas, 18 tenían el primero grado completo, 8 el segundo grado completo y una, la educación más alta; 14 tenían unión estable, 6 estaban casadas. Cuatro temas emergieron: 1) inicio del hábito de fumar: práctica social y natural; 2) satisfacción versus culpa; 3) una bomba: efectos de l cigarrillo en la gestación y 4) cesación: entre el querer y el poder. Se manifestaron los negativos del cigarrillo, considerado el peor de los vicios y potencial causador de complicaciones feto-maternas. El tabaquismo fue representado de manera prejuzgada, desconsiderando la existencia y necesidad de tratamiento. Emergieron dificultades hacia la cesación y necesidad de ayuda profesional para informaciones, abordaje y tratamiento adecuado y apoyo para que se alcance el éxito.

    Resumo em Inglês:

    This study sheds light on the smoking pregnant women's outlook on cigarette use. The Theory of Social Representations was used as a theoretical reference. For data analysis, the Collective Subject Discourse was constructed. Of the 27 women that were interviewed, 18 had finished elementary education, 8 had completed secondary education, and one had college level education; 14 had a stable union and 6 were married. Four themes emerged from the interviews: 1) starting to smoke: a natural, social practice; 2) satisfaction versus guilt; 3) shattering news: effects of smoking on pregnancy; and 4) quitting: between will and ability. Pregnant women revealed negative ideas about smoking, considering smoking the worst of addictions and a potential cause for complications to the fetus and the mother. Smoking was represented in a prejudicial manner, disregarding the existence of treatment and the need for it. Emerging difficulties were related to quitting, for which professionals, information and adequate approaches for treatment and support for achieving success are utmost necessities.
  • Assistência ao recém-nascido em um Programa de Saúde da Família Artigo Original

    Slomp, Fátima Martinez; Mello, Débora Falleiros de; Scochi, Carmem Gracinda Silvan; Leite, Adriana Moraes

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo descrever o atendimento neonatal implementado pelo PSF de uma unidade do município de Guarapuava-PR, com vistas a subsidiar a organização da atenção à saúde da criança no contexto da família. É um estudo descritivo, com base no levantamento de dados registrados em declarações de nascidos vivos e prontuários de famílias com bebês nascidos no período de 01/10/2003 a 30/09/2004, totalizando 90 recém-nascidos. Considerando a descrição da forma de captação da clientela e da verificação dos atendimentos realizados, foi possível construir um fluxograma de atendimento ao recém-nascido. Depreendeu-se que o fluxograma representa uma forma de identificar o tipo de demanda, o atendimento de cada profissional, os procedimentos, os encaminhamentos, os retornos, assim como as lacunas. Permitiu visualizar o atendimento esquematicamente, possibilitando contribuir para a organização da assistência ao recém-nascido em unidades de Programa de Saúde da Família.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo describir la atención al recién nacido en un Programa de Salud a la Familia, realizado en la ciudad de Guarapuava-PR, para subvencionar la organización de la atención a la salud del niño en el contexto de la familia. Es un estudio descriptivo, de datos registrados en declaraciones de nacidos vivos y manuales de las familias de los bebés natos a partir la 01/10/03 a 30/09/04, en la cantidad de 90 recién nacidos. Considerándose la descripción de cómo fue hecha la captación de la clientela y con la verificación realizada en los servicios, fue posible estructurar un organigrama de la atención al recién nacido. Se percibió que el organigrama representa una forma de identificar el tipo de demanda, el servicio de cada profesional, los procedimientos, las orientaciones, los retornos, así como las fallas. Permitió visualizar el servicio esquemáticamente, posibilitando contribuir para la organización de la asistencia al recién nacido en unidades del Programa de Salud de la Familia.

    Resumo em Inglês:

    This study describes the neonatal health care implemented through the Family Health Program in a unit in Guarapuava, State of Paraná, with the aim of supporting the organization of child health care in a family context. It is a descriptive survey based on data from live birth statements and files of families with babies born between October 1, 2003 and September 30, 2004, totaling 90 infants. The description of how clients were attracted and the verification of care delivery made possible the construction of a newborn health care flow chart. It was found that the flow chart represents a means for identifying the type of demand, the care delivered by each professional, the procedures, the referrals and the returns, as well as the gaps. This made possible for us to visualize the health care schematically, thus contributing to the organization of newborn health care in Family Health Program units.
  • As enfermeiras da força expedicionária brasileira no front italiano Artigo Original

    Bernardes, Margarida Maria Rocha; Lopes, Gertrudes Teixeira

    Resumo em Português:

    Estudo histórico-social, analisa a proximidade das Enfermeiras do Exército na FEB junto às autoridades que detinham o poder dos comandos dos exércitos norte-americano e brasileiro durante a 2.ª Guerra. Fontes primárias: duas fotografias que se complementam e depoimentos de nove enfermeiras que estiveram no conflito. Fontes secundárias: acervo literário referente ao assunto. Alguns conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu foram utilizados para apoiar a discussão. Resultados: as enfermeiras inseridas no meio militar tiveram tratamento diferenciado pelos Comandantes dos Exércitos Norte-Americano e Brasileiro, tendo maior visibilidade junto à tropa masculina e à mídia. As enfermeiras ganharam uma batalha, sendo respeitadas num mundo novo e desconhecido, no universo das Forças Armadas, historicamente dominado por homens. Integrando uma equipe, aquelas enfermeiras lutaram por auto-afirmação e respeito naquele momento histórico peculiar.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio histórico-social, analiza la proximidad de las enfermeras del Ejército en la FEB junto a las autoridades que detenían el comando de los Ejércitos Norte Americano y Brasileño durante la 2nda. Guerra Mundial. Fuente primaria: dos fotografías de la época que se complementan y las declaraciones de nueve enfermeras que estuvieron en el conflicto. Fuentes secundarias: el acervo literario referente al asunto. Utilizamos conceptos del sociólogo Pierre Bourdieu para apoyar la discusión. Los resultados evidenciaron que ellas tuvieron tratamiento diferenciado por los dos Ejércitos, cuyo objetivo era pasar mayor visibilidad a las brasileñas junto a la tropa masculina y también a la prensa. Evidenció la importancia que ese momento tuvo en sus vidas. Concluimos que ellas lucharon, imponiéndose en un mundo nuevo y desconocido, incluyéndose en un universo masculino militar. Integrando un equipo, lucharon para buscar auto-afirmación y respecto en aquél momento histórico peculiar.

    Resumo em Inglês:

    This social-historical study analyzes the proximity between the nurses at the Brazilian Expeditionary Force (FEB, in the Portuguese-language acronym) and the authorities in charge of the U.S. the Brazilian Armies in World War II. Primary sources: two photographs that complement each other and reports from nine nurses who participated in the conflict. Secondary sources: literature on the subject. Some of Pierre Bourdieu's concepts were used to give support to the discussion. Conclusions: in the military milieu the nurses received a special treatment from the commanders of the U.S. and the Brazilian Armies, and had more visibility to the Brazilian nurses amongst soldiers and in the media. The nurses won a battle by being respected in a new and unknown world, within the universe of the Armed Forces, which is historically dominated by men. Working as part of a team, those nurses struggled for self-affirmation and respect in that peculiar historical moment.
  • A participação do homem na saúde reprodutiva: o que pensam os profissionais de saúde Artigo Original

    Galastro, Elizabeth Perez; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções dos profissionais de saúde sobre a participação do homem nos diferentes aspectos do processo reprodutivo. Os dados foram coletados em um hospital filantrópico da periferia de Belo Horizonte-MG, mediante uma oficina de trabalho. Aqui é apresentado o tema O lugar dos homens no serviço de saúde reprodutiva, parte dos dados do estudo. Foi possível verificar que o homem acompanha sua mulher e o filho nos vários setores dos serviços, porém, mostra-se ausente nas situações de pós-aborto e doação do filho. A precária infra-estrutura física e material do serviço tem sido um dos maiores obstáculos para a assistência integral.

    Resumo em Espanhol:

    Esta pesquisa tuvo como objetivo analizar las concepciones de los profesionales de salud, sobre la participación del hombre en los distintos aspectos del proceso reproductivo. Los datos fueron recogidos en un hospital filantrópico de la periferia de Belo Horizonte, Minas Gerais, mediante un taller de trabajo. Aquí se presenta el tema "el lugar de los hombres en el servicio de la salud reproductiva", que es parte de los resultados del estudio. Fue posible verificar que el hombre acompaña a la mujer y al hijo en los varios sectores del trabajo de la salud, pero que él se muestra ausente en las situaciones del pos-aborto y de la donación del hijo. Uno de los mayores obstáculos para que consigamos una asistencia integral es la precaria infraestructura física y material del servicio.

    Resumo em Inglês:

    This survey was aimed at analyzing health professionals' concepts concerning male participation in the different aspects of the reproductive process. The data were collected in a philanthropic hospital in the outskirts of Belo Horizonte, in the State of Minas Gerais, by means of a workshop whose theme was: "Men's place in the reproductive health service". The data obtained are part of the results of this study. It was possible to observe that men go with their partners and children to many of the service's sectors, but are absent in situations like post-abortion and child donation for adoption. One of the main obstacles for full assistance has been the precarious physical and material infrastructure of the services.
  • O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular Artigo Original

    Avelar, Maria do Carmo Querido; Silva, Arlete; Teixeira, Marina Borges; Sabatés, Ana Llonch

    Resumo em Português:

    Este estudo descritivo e exploratório teve como objetivo analisar as facilidades e dificuldades referidas por quinze alunos de cursos de especialização em enfermagem, em relação ao processo de ensino da disciplina Métodos de Investigação Cientifica, focalizado no referencial do paradigma do agir comunicativo. As categorias expressas, como facilidades e dificuldades, em relação ao conteúdo da disciplina, elaboração do projeto de pesquisa e seu desenvolvimento, foram analisadas segundo os tipos padronizados de ação comunicativa. Após a análise, pode-se perceber a emersão de elementos em diferentes níveis de desenvolvimento e interpretados numa seqüência de formas de comunicação, destacando-se por não permitir vislumbrar um compromisso com a inovação ou mudança do processo de ensino, demonstrando as perturbações do consenso neste processo.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio descriptivo y exploratorio, tuvo como objetivo analizar las facilidades y dificultades referidas por quince alumnos de cursos de especialización en enfermería, en relación al proceso de enseñanza de la asignatura Métodos de Investigación Científica, enfocado en la referencia del paradigma del actuar comunicativo. Las categorías expresas como facilidades y dificultades en relación al contenido de la asignatura, elaboración del proyecto de investigación y su desarrollo, fueron analizadas según los tipos estandarizados de acción comunicativa. Tras el análisis se puede percibir la emersión de elementos en diferentes niveles de desarrollo e interpretados en una secuencia de formas de comunicación, destacándose por no permitir vislumbrar un compromiso con la innovación o mudanza del proceso de enseñanza, demostrando las perturbaciones del consenso en este proceso.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this descriptive, exploratory study was to analyze, with focus on the referential of the communicative action paradigm, what were listed as ease and difficulties by fifteen students of specialization courses in Nursing concerning the teaching process of the discipline of Scientific Investigation Methods. The categories expressed as ease and difficulties regarding the discipline's content, the elaboration of the research project and its development were analyzed in accordance with the standardized types of communicative action. After the analysis there could be noticed an emergence of elements at different development levels interpreted in a sequence of communication forms that show no commitment with innovation or change of the teaching process, demonstrating the disturbances of the consensus in this process.
  • A família na unidade de internação hospitalar: entre o informal e o instituído Artigo Original

    Monticelli, Marisa; Boehs, Astrid Eggert

    Resumo em Português:

    Estudo de abordagem comparada que utilizou duas etnografias já concluídas com o objetivo de identificar como as famílias percebem suas inserções na unidade de internação e como são percebidas pela equipe de saúde, considerando-se as regras e as normas da cultura institucional. Os resultados obtidos revelam que tanto as equipes quanto as famílias se aproximam ou se distanciam em face da concordância ou não das regras vigentes na instituição. Embora as famílias, em muitas situações, submetam-se aos regulamentos impostos pelo hospital e pela equipe, também usam resistências individuais e coletivas para enfrentar os mecanismos reguladores. Os resultados contribuem para aumentar a compreensão sobre o tema, tanto para a equipe de saúde quanto para a prática de enfermagem com famílias, especialmente no sentido de reconhecer as famílias como unidades ativas, responsáveis e coparticipantes na atenção intra-hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    Un estudio de abordaje comparado que utilizó dos etnografías ya concluidas con el objetivo de identificar como las familias perciben sus inserciones en la unidad de internamiento y como éstas son percibidas por el equipo de la salud, considerándose las reglas y las normas de la cultura institucional. Los resultados obtenidos revelan que tanto los equipos cuanto las familias se aproximan o se distancian en torno del acuerdo o no de las reglas vigentes en la institución. Aunque, las familias en muchas situaciones, se sometan a los reglamentos impuestos por el hospital y por el equipo, también, usan resistencias individuales y colectivas para que ellos enfrenten los mecanismos reguladores. Los resultados contribuyen para aumentar la comprensión sobre el tema, tanto para el equipo de la salud, cuanto para la práctica de la enfermería con las familias, especialmente, en el sentido de reconocer a las familias como unidades activas, responsables y co-participantes en la atención intrahospitalar.

    Resumo em Inglês:

    This study uses a comparative approach, as well as two already concluded ethnographies, to achieve its objective of identifying how families perceive their insertion into the overnight stay unit in a hospital and how they are perceived by the health care team, considering the rules and regulations of the institutional culture. The results obtained show that teams and families get closer or more distant depending on whether there's agreement or disagreement regarding the hospital's governing rules. Although families, in many situations, subject themselves to the regulations imposed by the hospital and the health care team, they also use individual and collective resistances in order to confront the regulatory mechanisms. The results contribute to increase the comprehension of this theme, both for the health care team and for the practice of family nursing, especially in the sense of recognizing the family as an active, responsible, and co-participatory unit within intra-hospital care.
  • Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino Artigo Original

    Paschoal, Amarílis Schiavon; Mantovani, Maria de Fátima; Méier, Marineli Joaquim

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo la discusión de la concepción de los términos de la educación permanente, continuada y en servicio con enfermeros del hospital de enseñanza. Es una investigación de naturaleza cualitativa, en que fueron recogidos los datos a través de la técnica del grupo focal, durante seis sesiones grabadas en audio y video. Participaron de este estudio nueve enfermeros de un hospital de enseñanza. Para analizar los datos fue utilizada la técnica del discurso del sujeto colectivo, que consiste en la organización y tabulación de datos cualitativos de naturaleza verbal obtenidos por medio de deposiciones, que resultó de un único discurso. La investigación demostró que los enfermeros diferenciaron los términos educación permanente, continuada y en servicio, construyendo conceptos propios, resaltando la importancia de la diferenciación para definir el tipo de acción a ser tomada delante de la necesidad educativa representada.

    Resumo em Inglês:

    This study is aimed at discussing the conception of permanent, continuous, in service education among nurses at a school hospital. It is a research of qualitative nature, for which the data was gathered using the technique of focal group in six sessions recorded in audio and video. Nine nurses of a school hospital took part in it. For the analysis of the data was used the technique of collective subject speech, which consists of the organization and computation of the qualitative data of oral nature recorded, from which resulted a single speech. The research showed that the nurses differentiated the terms permanent education, continuous education and in service education, building their own concepts, highlighting the importance of differentiation in order to define the kind of approach to be taken to address the educative need presented.
  • Variabilidade circadiana da temperatura oral, timpânica e axilar em adultos hospitalizados Artigo Original

    Simões, Ana Leda Bertoncini; Martino, Milva Maria Figueiredo De

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo verificar a variabilidade circadiana da temperatura timpânica, oral e axilar, considerando o ângulo de medida. Realizou-se em um hospital de ensino HC-Unicamp, na cidade de Campinas-SP. Os dados foram coletados a cada duas horas, por dois dias consecutivos, a partir do horário de vigília até as 22 horas, nas enfermarias de Cardiologia, Geral de Adultos e Gastroclínica. Os resultados mostraram que as medidas dos períodos matutino e vespertino, comparadas com as do período noturno, pela análise de variância, houve diferença significativa com p-value = 0,0001. O teste de Tukey confirmou a diferença no que se refere ao nível de significância µ =0,05. Identificou-se que as medidas do termômetro timpânico mostraram temperaturas mais elevadas em relação aos outros termômetros, confirmando os dados das literaturas internacionais e também demonstrando que a curva de ritmicidade circadiana foi similar à obtida pelas medidas do termômetro oral durante o período de vigília.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue verificar la variabilidad circadiana de la temperatura timpánica, oral y de la axila considerando el ángulo de medida. Se realizó en un hospital de enseñanza, el HC - Unicamp, Campinas. Los datos fueron colectados a cada dos horas, durante dos días consecutivos, a partir del horario de vigilia hasta las diez de la noche, en las enfermerías de Cardiología, General de Adultos y Gastroenterología . Los resultados demostraron que, comparando las medidas de los períodos matutino y vespertino, con las del período nocturno, hubo una diferencia significativa por el análisis de variancia, p-value - 0,0001. El teste de Tukey confirmó la diferencia. Las medidas del termómetro timpánico mostraron temperaturas más elevadas en relación a los otros termómetros, lo que está de acuerdo con la literatura internacional. Se demostró que la curva de ritmo circardiano fue similar a las medidas del termómetro oral durante el período de vigilia.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to measure the circadian variability of patients' temperature in the eardrum, oral, and armpit positions considering the measurement angle. The study was carried out at the State University of Campinas' Clinics Hospital (HC Unicamp), a school hospital in the city of Campinas, State of São Paulo. Temperatures were taken in the Cardiology, Adult General Clinic and Gastric infirmaries every two hours in two consecutive days, from the time patients woke up until 10 PM. The results show a significant difference, p-value = 0.0001, between the morning and after-noon periods compared to the evening period. The Tukey test has also showed a difference. It was observed that the measurement in the eardrum position resulted in higher temperatures compared to the other positions, thus confirming data in the international literature. The circadian variability eardrum temperature was similar to the measurements of the oral temperature during the patients' awaked period.
  • Levantamento do custo do processo admissional de técnico de enfermagem de um hospital de ensino Artigo Original

    Okano, Helena Isuku Horibe; Castilho, Valéria

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo contribuir para a gestão de custo do processo admissional de técnicos de enfermagem pelo mapeamento e mensuramento do custo direto das principais atividades desse processo. O estudo exploratório, retrospectivo, documental, na modalidade de estudo de caso foi realizado no Serviço de Apoio Educacional do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. O processo admissional foi dividido em cinco subprocessos: planejamento, recrutamento, seleção, contratação e treinamento admissional. Os resultados mostraram que o custo total direto do processo admissional foi de R$ 6.359,90 e o subprocesso seleção foi o que mais consumiu recurso, com R$ 3.416,40, representando R$ 53,72% do total. Cada candidato contratado custou R$ 635,99.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo contribuir para la gestión de costo del proceso ad misional de técnicos de enfermería por el mapa y medición del costo directo de las principales actividades de ese proceso. El estudio exploratorio, retrospectivo, documental, en la modalidad de estudio de caso fue realizado en el Servicio de Apoyo Educacional del hospital Universitario de la Universidad de São Paulo. El proceso ad misional fue dividido en cinco subprocesos: planeamiento, reclutamiento, selección, contratación y entrenamiento ad misional. Los resultados muestran que el costo total directo del proceso ad misional fue de R$ 6.359,90, el sub-proceso de selección fue el que más consumió recurso con R$ 3.416,40 representando R$ 53,72% del total. Cada candidato contratado costó R$ 635,99.

    Resumo em Inglês:

    This study was aimed at contributing to the cost management of the admission process of nursing technicians by mapping and measuring the direct cost of the main activities in this process. The exploratory, retrospective, documental study on the modality of case study was carried out at the Educational Support Service of the University of São Paulo's Hospital Universitário. The admission process was divided into five sub-processes: planning, recruiting, selection, hiring and admission training. Results showed that the direct total cost of the admission process was R$ 6,359.90, and that, within the sub-processes, selection was the one that consumed most resources - R$ 3,416.40, amounting to 53.72% of the total. Each hired candidate cost R$ 635.99.
  • Acerca da interdisciplinaridade: aspectos epistemológicos e implicações para a enfermagem Estudo Teórico

    Carvalho, Vilma de

    Resumo em Português:

    Trata-se da interdisciplinaridade como fenômeno e assunto emergente da ciência (re)partida em várias especialidades ou disciplinas do saber/conhecimento e da formação profissional, principalmente na área da saúde e da enfermagem. A abordagem é de natureza crítica e filosófica e o propósito principal visa a expor dificuldades e problemas com intuito de favorecer e ampliar a discussão. Conceitos gerais, mais correntes, são apresentados de permeio com idéias epistemológicas subjacentes às repercussões do trabalho em grupo e transcendentes à consciência para além da filosofia do sujeito. A autora advoga sua opinião e postura em face do tema com exemplos de sua prática acadêmica e experiências da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de la interdisciplinariedad como fenómeno y asunto que emerge de la ciencia (re)partida en varias especialidades o disciplinas del saber/conocimiento y de la formación profesional, principalmente en el área de la salud y de la enfermería. El abordaje es de naturaleza crítica y filosófica cuyo propósito principal es exponer las dificultades y problemas con el intuito de favorecer y ampliar la discusión. Conceptos generales más corrientes, son presentados en medio de ideas epistemológicas subyacentes a las repercusiones del trabajo en grupo y transcendentes a la conciencia, para más allá de la filosofía del sujeto. La autora defiende su opinión y postura frente al tema con ejemplos de su práctica académica y experiencias en la Escuela de Enfermería Anna Nery/UFRJ.

    Resumo em Inglês:

    This study is about interdisciplinarity as a phenomenon and as an emerging subject in Science, which has been divided into many knowledge and professional formation specialties or disciplines, mainly in the health and nursing areas. The approach is of a critical and philosophical nature and the main intention is to point out difficulties and problems with the aim of encouraging and further advancing the discussion. General, more current concepts are presented along with epistemological ideas subjacent to the repercussions of teamwork and transcendent to the conscience beyond the subject's philosophy. The author defends her opinion and posture towards the theme using examples from her academic practice and experience at the Federal University of Rio de Janeiro's Anna Nery School of Nursing.
  • Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer Relato De Experiência

    Souza, Sônia Regina de; Oliveira, Isabel Cristina dos Santos

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un relato de experiencia, que tiene como objetivo presentar reflexiones sobre las experiencias vividas junto a los alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de la Universidad Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). En el cotidiano de la práctica de enseñanza, los alumnos se deparan con adolescentes acometidos por los disturbios oncológicos-hematológicos. Se constató que para los alumnos el desafío era aprender a cuidar al adolescente en el momento del cáncer. Como estrategia para el aprendizaje, se optó por una actividad denominada Oficina de Ideas. Esta posibilitó que los alumnos expresasen sus sentimientos y expectativas de como cuidar al adolescente con cáncer. Como resultado se evidenció un singular momento de reflexión que resulta en un reconocimiento de las peculiaridades de este grupo y actitudes de aproximación para el cuidar en el espacio hospitalario.

    Resumo em Inglês:

    This is an experience report that has the goal of presenting reflections on the experiences lived with undergraduate Nursing students of the Federal University of the State of Rio de Janeiro. In the day-to-day teaching practice students have to deal with adolescents that are victims of onco-hematogenic disorders. It was observed that for the students it was a challenge to learn how to care for adolescents suffering from cancer, an illness that brings with it important significances in the social imaginary. As a learning strategy was used an activity called workshop of ideas, which made possible for the students to express their feelings, their (pre)conceived ideas and their expectations regarding the care for adolescents with cancer. Results evidenced a unique moment of reflection/sensibilization that leads to a preparation and to recognition of the peculiarities of this group of patients, and to an attitude that brings them closer to caring within the hospital space.
  • Aplicação prática do processo de enfermagem a uma adolescente portadora de doença crônica Relato De Experiência

    Pellison, Franca; Nagumo, Márcia Mitie; Cunha, Elizabeth Sousa da; Melo, Luciana de Lione

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo de caso foi aplicar o processo de enfermagem fundamentado nos Padrões Funcionais de Sáude, NANDA e NIC para uma adolescente portadora de diabetes mellitus secundário a fibrose cística e seu cuidador, visando ao cuidado integral. As intervenções de enfermagem foram fundamentadas nos seguintes diagnósticos de enfermagem: enfrentamento ineficaz e síndrome de estresse por mudança. A utilização desses referenciais possibilitou-nos o desenvolvimento de intervenções de enfermagem efetivas proporcionando um cuidado individualizado, além de promover uma linguagem de enfermagem padronizada.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente trabajo fue aplicar el proceso de enfermería fundamentados en la Taxonomia de los Diagnósticos de Enfermería de la North American Nursing Diagnosis Association - NANDA y en la clasificación de las intervenciones de la Enfermería - NIC respectivamente, para una joven portadora de diabetes mellitus secundaria a la fibrosis quística y su cuidador, visando el atención integral. Las intervenciones de enfermería fueron fundamentadas en los siguientes diagnósticos: enfrentamiento ineficaz y síndrome de estrés por cambio. La utilización de esos referenciales nos ha posibilitado el desarrollo de las intervenciones de enfermería efectivas proporcionando el cuidado individual, además de promover un lenguaje estándar de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this case study was to apply nursing diagnoses and interventions based on the North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) Taxonomy of Nursing Diagnoses and the Nursing Interventions Classification (NIC) on an adolescent with secondary mellitus to cystic fibrosis and on her caretaker in order to provide them full care and guidelines. The nursing interventions were based on the following diagnoses: ineffective confrontation and stress syndrome due to alterations. These references helped us develop effective nursing interventions that provided a framework for individualized care, in addition to promoting a standardized nursing language.
  • Grupos de discussão virtual: uma proposta para o ensino em enfermagem Relato De Experiência

    Dal Pai, Daiane; Lautert, Liana

    Resumo em Português:

    Este trabalho descreve uma experiência docente que teve como objetivo proporcionar interatividade à técnica do diário de campo, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta educacional teve como origem o Estágio de Docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual a mestranda, supervisionada pela sua orientadora, propôs a formação de grupos de discussão virtual para realizar o diário de campo em uma disciplina da graduação em enfermagem, visando a oportunizar a discussão conjunta das vivências acadêmicas em campo de prática. Os professores da disciplina na qual a proposta foi desenvolvida também estiveram inseridos nas atividades. A tecnologia virtual dinamizou a técnica de diário de campo, permitindo a troca de experiências entre os acadêmicos, o professor e a mestranda, assim como momentos de reflexão e discussão acerca dos temas confrontados na prática da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio describe una experiencia docente que tuvo como objetivo proporcionar la interactividad en la técnica del diario de campo, utilizando un ambiente virtual de aprendizaje. La propuesta educacional se originó en el Entrenamiento de Docencia, vinculado al Programa de Post Graduación Stricto Sensu en Enfermería de la Universidad Federal del Rio Grande do Sul (UFRGS) en la cual la académica, bajo la supervisión de su Profesora Orientadora, propuso la formación de grupos de discusión virtual para realizar el diario de campo en una disciplina de la graduación en enfermería con el fin de crear la oportunidad de discusión conjunta de las experiencias académicas en el campo de la práctica. Los profesores de la disciplina en la cual la propuesta fue desarrollada también estuvieron inseridos en las actividades. La tecnología virtual tornó dinámica la técnica de diario de campo, permitiendo el cambio de experiencias entre los académicos, el profesor y la estudiante, bien como momentos de reflexión y discusión sobre los temas confrontados en la práctica de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a teaching experience aimed at providing interactivity to the technique of field diary by using a virtual learning environment. The educational proposal derives from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)'s Teaching Training Program of the Stricto Sensu Post-Graduation Program in Nursing, in which the author, a Master's degree candidate, oriented by her advisor, proposed forming virtual discussion groups in order to write the field diary for an undergraduate discipline in Nursing, with the aim of providing an opportunity for a joint discussion of academic experiences in the realm of practice. The instructors of the discipline in which the proposal was developed also participated in the activities. The virtual technology gave new dynamism to the technique of field diary, making possible an exchange of experiences among the students, the instructor and the author, as well as moments of reflection and discussion regarding the themes faced in the Nursing practice.
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