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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 41, Número: spe, Publicado: 2007
  • Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva: duas décadas de feitos e compromissos com a enfermagem e a saúde da população Editorial

    Fujimori, Elizabeth; Takahashi, Renata Ferreira; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
  • Princípios do modelo britânico do visitador em saúde

    Cowley, Sarah

    Resumo em Português:

    Em um contexto internacional, muitas vezes, é importante considerar como os conceitos são compreendidos nos diferentes países e explorar algumas de suas distintas funções. Esse conhecimento raramente pode ser transferido de um país ou de uma localidade para outra, mas ouvir outras experiências de desenvolvimento, de quaquer parte do mundo, pode despertar idéias e pensamentos que sejam úteis ao desenvolvimento local. Este artigo apresenta um breve histórico sobre como a profissão de visitador em saúde se desenvolveu na Grã-Bretanha, explicando os valores e princípios que, atualmente, servem de base à sua prática, estabelecendo-se alguns paralelos com a atual situação da saúde no Brasil contemporâneo.

    Resumo em Espanhol:

    En el contexto internacional, muchas veces es importante considerar como los conceptos son comprendidos en los diferentes países y explorar algunas de sus diferentes funciones. Ese conocimiento raramente puede ser transferido de un país o de una localidad para otra, no obstante, escuchar las experiencias de desarrollo, de cualquier parte del mundo, posibilitan despertar ideas y pensamientos que pueden ser útiles para el desarrollo local. Este artículo presentó un breve histórico sobre como la profesión de visitador de salud se desenvolvió en Gran Bretaña, explicando los valores y principios que actualmente sirven de bases para su práctica y estableciendo algunos paralelos con la actual situación de salud de Brasil contemporáneo.

    Resumo em Inglês:

    In an international context, it is sometimes helpful to consider how concepts are understood in different countries, and to explore some different roles. Such knowledge rarely transfers directly from one country or place to another, but to hear about developments from elsewhere can spark ideas and thinking that may be helpful for local developments. This paper gives some brief background about how the health visiting profession developed in Great Britain, and then explains the values and principles that underpin its practice today. Some parallels are drawn with the health situation in modern Brazil.
  • Políticas e práticas de saúde rumo à equidade: uma abordagem geral Artigo Original

    Egry, Emiko Yoshikawa; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da; Oliveira, Maria Amélia de Campos; Bertolozzi, Maria Rita; Takahashi, Renata Ferreira; Ciosak, Suely Itsuko; Chiesa, Anna Maria; Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi; Nakamura, Eunice

    Resumo em Português:

    Trata-se de um texto introdutório ao debate sobre as políticas e práticas de saúde rumo à eqüidade. Inicia-se descrevendo suscintamente a forma como o Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo desenvolveu suas ações para apoiar o enfrentamento das iniqüidades em saúde. Finalmente abre perspectivas de compreensão diferenciada do conceito de eqüidade baseado na literatura atual. Cada um dos tipos de eqüidade enseja práticas e políticas distintas.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto hace una introducción al debate sobre las políticas y prácticas de salud para el desafío de la equidad. Se describe sucintamente la forma como el Departamento de Enfermería en Salud Colectiva de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo ejecutó sus acciones para apoyar el enfrentamiento de las iniquidades en salud. Finalmente, abren-se las perspectivas para una comprensión diferenciada del concepto de equidad, basada en la literatura actual. Cada uno de los tipos de comprensión de equidad abraza prácticas y políticas distintas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a preliminary overview of policies and practices in health focusing equity. It begins with a brief description of the actions developed by the Collective Health Nursing Department of the School of Nursing of the University of Sao Paulo, Brazil, to support the struggle for social equity. It also presents the different perspectives of the concept that can be identified in health literature, each of them shaping distinct policies and practices.
  • Políticas e práticas de saúde e equidade Artigo Original

    Souza, Renilson Rehem de

    Resumo em Português:

    O artigo discute os conceitos de igualdade e eqüidade em saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto o autor comenta sobre os princípios do SUS com destaque para a Universalidade e a Integralidade. Faz uma breve revisão dos antecedentes do SUS, bem como de seu processo de implantação. Comenta o contexto de grandes avanços tecnológicos e suas implicações na qualidade da atenção à saúde e em seus custos. Apresenta alguns avanços alcançados pelo SUS no Brasil, e de modo particular, no Estado de São Paulo. Conclui com uma breve análise dos desafios do SUS, de modo especial, o acesso aos serviços em um contexto de necessidades crescentes e recursos limitados.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discutió los conceptos de igualdad y equidad en salud, tomando como escenario el Sistema Único de Salud (SUS) de Brasil. Para tal, se realizó un comentario acerca de los principios del SUS, enfatizando la Universalidad y la Integralidad. Se hizo una breve revisión sobre la historia de la constitución del SUS y del proceso de implantación. Se comentó el contexto de los grandes avances tecnológicos y sus implicaciones en la calidad de la atención a la salud y en sus costos. Se presentaron algunos avances alcanzados por el SUS en Brasil, destacando el Estado de São Paulo. Se concluyó con un breve análisis de los desafíos del SUS, destacando el acceso a los servicios, en un contexto de crecientes necesidades y limitados recursos.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the concepts of equality and equity in the health area in Brazilian scenario, which means under the Unified Health System (UHS). The author shows the principles of UHS, emphasizing the principles of Universality and Integrality. Also reviews briefly the history of UHS and its construction process. It shows singularity of present issues such as technological advances and its consequences to the quality of health attention, both reflecting to the costs of the health care. It analyses some advances that were possible in Brazilian health attention and especially in São Paulo State. In conclusion, he explains a brief analyze about UHS news challenges: the increasing of accessibility to the health services, increasing of needs and the limited resources.
  • Políticas e práticas de saúde rumo à eqüidade Artigo Original

    Sena, Roseni Rosângela de; Silva, Kênia Lara

    Resumo em Português:

    O texto abordou as desigualdades e a exclusão social em saúde e estabeleceu as suas interrelações e determinações sociais, históricas, culturais e econômicas. Apontou as iniqüidades, como conseqüência das desigualdades na produção e na distribuição das riquezas expressas em serviços e bens materiais. Discutiu as práticas de gestão no campo da saúde, como favorecedoras de eqüidade, indicando a gestão compartilhada, como uma ferramenta que potencializa os valores de cidadania e respeito à diversidade. Abordou a participação e o controle social como práticas que promovem eqüidade nos serviços de saúde. Comentou a experiência da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e de Saúde de Belo Horizonte com o trabalho em territórios geopolíticos-sociais com práticas de gestão, assistência e controle social que contribuem para a eqüidade. Concluiu que, além das análises e macrointervenções, é fundamental tomar os espaços micro do trabalho para reflexão e atuação na construção da equidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto abordó las desigualdades y la exclusión social en salud, estableciendo sus interrelaciones y determinaciones sociales, históricas, culturales y económicas. Se señaló a las iniquidades como consecuencia de las desigualdades en la producción y distribución de las riquezas, expresadas en servicios y bienes materiales. Se discutió las prácticas de la gerencia, en el campo de la salud, como facilitadores de la equidad, indicando a la gerencia compartida como herramienta que potencialaza los valores de ciudadanía y respeto a la diversidad. Se abordó la participación y el control social como prácticas que promueven la equidad en los servicios de salud. Se comentó sobre la experiencia del Departamento Municipal de Políticas Sociales y de Salud de Belo Horizonte sobre el trabajo en territorios geopolíticos y sociales, con prácticas de gerencia, asistencia y control social que contribuyeron para la equidad. Se concluyó que además de los análisis y de las macro-intervenciones, es fundamental tomar los espacios micro del trabajo para reflexionar y actuar en la construcción de la equidad.

    Resumo em Inglês:

    The text approaches the inequalities and the social exclusion in health establishing its social, historical, cultural and economic inter-relations and determinations. It points to the iniquities as consequence of the inequalities in the production and distribution of the wealth expressed by access to services and material goods. It discusses the practices of management, in the field of the health, as supporters of the equity, indicating the shared management as a tool that promotes the values of citizenship and respect to the diversity. It approaches the participation and the social control as practices that promote equity in the health services. It comments the experience of the Department of Social Politics and Health of Belo Horizonte with the work in geopolitical and social territories with practices of management, assistance and social control that contribute for equity. It concludes that, beyond the analyses and macro interventions, it is basic to take the spaces micro of the work for reflection and performance in the construction of equity.
  • A relação trabalho-saúde de enfermeiros do PSF no município de São Paulo Artigo Original

    Santos, Viviane Camargo; Soares, Cássia Baldini; Campos, Célia Maria Sivalli

    Resumo em Português:

    Este estudo tomou como objeto a relação trabalho/saúde dos enfermeiros do PSF e como objetivo compreender as características do trabalho desses enfermeiros e a relação entre os processos de fortalecimento e de desgaste que neles se expressam. Foram entrevistadas 16 enfermeiras de UBS de São Paulo. As formas de trabalhar das entrevistadas foram analisadas conforme as categorias: processo de trabalho, exploração da subjetividade, polivalência, desgaste e fortalecimento, verificando-se, em cada uma delas, os potenciais de fortalecimento e de desgaste gerados. O fortalecimento advém principalmente da relação prazerosa com o objeto/finalidade do trabalho e com o trabalho em si. As enfermeiras convivem com a expectativa das suas potencialidades para solucionar problemas e ao mesmo tempo com a impossibilidade de oferecer respostas à população. O desgaste se concretiza em cansaço físico e mental, levando à hipertensão, alergias, dores de estômago e outros.

    Resumo em Espanhol:

    El objeto de este estudio fue la relación trabajo/salud de las enfermeras del Programa Salud de la Familia. El objetivo fue comprender las características del trabajo de esas enfermeras y la relación entre los procesos de fortalecimiento y de desgaste que manifestaron. Fueron entrevistadas 16 enfermeras que trabajan en unidades básicas de salud de São Paulo. Se analizaron las formas de trabajar según: proceso de trabajo, exploración de la subjetividad, polivalencia, desgaste y fortalecimiento. El potencial de fortalecimiento provino principalmente de la relación agradable con el objeto/finalidad del trabajo y con el trabajo en sí. Las enfermeras conviven con la expectativa de sus potencialidades para solucionar problemas y al mismo tiempo con la imposibilidad de encontrar respuestas para los problemas de la población. El desgaste se manifestó en la debilidad física y mental, que originó hipertensión, alergias, dolor de estómago, entre otras.

    Resumo em Inglês:

    The object of this study is nurses' job and its relation to their health in the Family Health Program and objective was to comprehend the characteristics of nurses' job. Sixteen nurses who work in Basic Health Units in São Paulo city were interviewed in 2007. The nurses' ways of working were analyzed according to: working process, subjectivity, polyvalence, consuming and strengthening process. The strengthening process comes from the pleasant and rewarding relation between object and purpose of work which is acquired from most of the time done individually. Nurses are committed to the job and handle with the expectation of their ability to solve problems as well as with the impossibility of finding a solution for people's problems. The usual discontinuity of tasks in progress and the development of activities they are not designated to, causes stress, agony and exacerbation. The consuming process causes physical and mental weakness that leads to health problems.
  • Pressão social do grupo de pares na iniciação sexual de adolescentes Artigo Original

    Borges, Ana Luiza Vilela

    Resumo em Português:

    Dado que a literatura enfatiza a estreita relação entre o início da vida sexual e a pressão exercida pelos pares, o objetivo deste trabalho foi identificar a presença da pressão social na iniciação sexual de adolescentes, com base nos relacionamentos com o grupo de iguais. Participaram 363 pessoas, com idade entre 15 e 19 anos, compreendendo uma amostra representativa dos adolescentes cadastrados em uma unidade do Programa de Saúde da Família da cidade de São Paulo. Foi utilizado um questionário estruturado e auto-aplicado. Os resultados mostraram associação entre a iniciação sexual e idade, já ter ficado com alguém sem vontade, ter a maior parte dos amigos com experiência sexual e estar namorando, o que revelou indícios de que os pares parecem exercer certa influência na opção pela iniciação sexual.

    Resumo em Espanhol:

    Considerando que la literatura enfatiza la estrecha relación entre el inicio de la vida sexual y la presión ejercida por los pares, fue realizada una investigación para identificar la presencia de la presión social para la iniciación sexual de adolescentes, a partir de relacionamientos con su grupo de pares. Participaran 363 individuos, con edad entre 15 y 19 años, una muestra fue representativa de los adolescentes registrados en una unidad del Programa de Salud de la Familia de la ciudad de São Paulo. Fue utilizado cuestionario estructurado y auto-aplicado. Los resultados mostraron asociación entre la iniciación sexual y la edad, ya haber estado con alguien sin voluntad, tener amigos, en su mayoría con experiencia sexual y estar enamorando, lo que revela indicios de que los pares parecen ejercer cierta influencia para optar por la iniciación sexual.

    Resumo em Inglês:

    Considering that scientific articles have emphasized the link between the onset of sexual life and peer pressure, the aim of this study was to identify peer pressure in the adolescents' sexual initiation from the point of view of their relationship with the group of friends. A cross-sectional study was conducted among 363 15-19 year-old teens that represented a sample of the adolescents enrolled in a family health unit in Sao Paulo City, Brazil. Results showed a relation between sexual initiation and age, being involved in physical experience with someone without wishing, having the majority of riends with sexual experience and dating. Eventually, data show that peers might play some influence on adolescents' option for sexual debut.
  • Práticas inovadoras em saúde coletiva: ferramenta re-leitora do processo saúde-doença Artigo Original

    Cubas, Marcia Regina; Egry, Emiko Yoshikawa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo foi apresentar as bases para a construção de uma ferramenta re-leitora do Processo Saúde-doença, por meio da relação dialógica entre categorias sociais e as variáveis funcionais, contidas no instrumento CIPESC® de Curitiba. Ancorou-se nos marcos conceituais apresentados na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. A ferramenta constituiu-se de um modelo analítico de apoio à tomada de decisão, pretendendo o desenvolvimento de data warehouse. Os dados do prontuário eletrônico do paciente, relacionados às categorias: Necessidade, Classe Social, Gênero, Etnia e Geração, desvelam a face social e atribuem vulnerabilidade aos grupos sociais homogêneos. Foram visualizados quatro graus de vulnerabilidade, qualificados por 11 marcadores. O estudo remeteu à reflexão de que as desigualdades reproduzem-se ao longo do tempo e transformam grupos em alvos de imobilidade social. Embora existam lacunas para visualização das categorias sociais, o instrumento permitiu visualizar a face coletiva de famílias e grupos sociais.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo fue presentar las bases para la construcción de una herramienta re-lectora del proceso salud-enfermedad, por medio de una relación entre las categorías sociales y las variables funcionales de un instrumento utilizado en las consultas de enfermería. La herramienta se constituyó en un modelo analítico de apoyo para tomar decisiones, pretendiendo el desarrollo de data warehouse. Las informaciones fueron obtenidas de las bases electrónicas de los pacientes, en relación a las categorías: necesidad, clase social, género, etnia y generación. Esas categorías revelaron el aspecto social y atribuyeron vulnerabilidad a los grupos sociales homogéneos. Los resultados llevan a la reflexión que las desigualdades se reproducen a lo largo del tiempo y transforman grupos en albos de inmovilidad social. A pesar de existir lagunas para visualizar las categorías sociales, el instrumento permitió visualizar el aspecto colectivo de familias y grupos sociales.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to present the basis to build a re-reading tool of the Health-Disease Process which relies on dialogical relation among social categories and the functional variables found in the a consultation instrument. The tool is an analytical model for decision support that intends the development of data warehousing. Data from the electronic records of nursing consultation were related to the categories: need, social class, gender, race and generation, unveil the social aspects of the health - disease process and assign degrees of vulnerability to homogeneous social groups. Four degrees of vulnerability can be observed that are qualified by eleven markers. The tool lead to the reflection that inequalities are reproduced as time goes by and transforms groups in targets from the social immobility. Although there are some gaps for the visualization of the social categories, the tool enables to visualize the collective face of families and social groups.
  • Autonomia e necessidades de saúde na sistematização da assistência de Enfermagem no olhar da saúde coletiva Artigo Original

    Barros, Débora Gomes; Chiesa, Anna Maria

    Resumo em Português:

    Face às mudanças na organização da atenção básica, torna-se necessário refletir sobre as contribuições da Enfermagem no âmbito assistencial. Este artigo teve como objetivo revisar os conceitos de autonomia e necessidades de saúde e suas aplicações nas diferentes propostas de sistematização da assistência de enfermagem. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre sistematização da assistência de enfermagem, autonomia e necessidades de saúde nas bases de dados LILACS e BDENF. Os resultados indicaram que a autonomia se refere ao profissional e ao paciente. Quanto ao tema necessidades, verificaram-se as vertentes necessidades biológicas e sociais, que se interceptam com a psicológica, para abranger as necessidades bio-psicossociais. Verificou-se que a aplicação dos conceitos analisados não estão presentes em todos os sistemas de classificação de enfermagem, os que mais se aproximam são os projetos de Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem (CIPE) e Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC).

    Resumo em Espanhol:

    Frente a los cambios en la organización de la atención básica, se torna necesario reflexionar sobre las contribuciones de enfermería en el ámbito asistencial. Este artículo tiene como objetivo revisar los conceptos de autonomía e necesidades de salud, y revisar sus aplicaciones en las diferentes propuestas para sistematización de la asistencia de enfermería. Se realizó una revisión bibliográfica sobre: sistematización de la asistencia de enfermería, autonomía y necesidades de salud, en las bases LILACS y BDENF. Los resultados indican que la autonomía contempla las vertientes profesionales y del paciente. Con respecto al tema necesidades, se verifican las vertientes necesidades biológicas y sociales, que se interceptan con la psicológica para abarcar las necesidades bio-psicosociales. Se comprobó que la aplicación de los conceptos analizados, no están presentes en todos los sistemas de clasificación de enfermería, sin embargo, los que más se aproximan son los proyectos de CIPE y CIPESC.

    Resumo em Inglês:

    Given recent changes in the organization of the primary health care in Brazil, it is necessary to reflect on the contributions of nursing care. This article aims to review the concepts of autonomy and health needs and its applications in different proposals for the systematization of the nursing care. It is a literature review on systematization of the nursing assistance, autonomy and health needs in databases LILACS and BDENF. The most relevant results indicate that autonomy incorporates aspects professional and patient's that are sustained by their respective categories. About needs we found that tracks biological needs and social needs, which intersect with the psychological to cover biopsychosocial needs. It was found that the application of the concepts was not present in classification systems of nursing. However, they were more related to International Classification of Nursing Practice (ICNP) and International Classification of Nursing Practice in Collective Heath (ICNPCH) projects.
  • Atendimento à população de rua em um Centro de Saúde Escola na cidade de São Paulo Artigo Original

    Canônico, Rhavana Pilz; Tanaka, Ana Cristina D'Andretta; Mazza, Márcia Maria Porto Roccetto; Souza, Maria de Fátima e; Bernat, Maria Cristina; Junqueira, Luciana Xavier

    Resumo em Português:

    O Centro de Saúde Escola Geraldo Honório de Paula Souza localiza-se na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, atende à população do território adjacente e contribui para a formação acadêmica na área da saúde. Também oferece assistência aos moradores em situação de rua da região de Pinheiros/Lapa e conta com o trabalho do Programa A Gente na Rua, parceria entre o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O Programa é composto por três agentes comunitários de saúde e uma enfermeira, que realizam atendimento e acompanhamento a essa população no Centro de Saúde com as enfermeiras da unidade. Os agentes abordam os moradores de rua que, posteriormente, serão acompanhados tanto na unidade como nas visitas de rua realizadas pelos próprios agentes e pela enfermeira do Programa, considerando os princípios de eqüidade e universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Resumo em Espanhol:

    El centro de Salud Escuela Geraldo Honório de Paula Souza está localizado junto a la Facultad de Salud Pública de la Universidad de São Paulo atendiendo la población del territorio adyacente y contribuyendo para la formación académica en el área de la salud. También ofrece asistencia a los habitantes que viven en las calles de la región de Pinheiros y cuenta con el trabajo del Programa A Gente na Rua, una sociedad entre el Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto y la Secretaría Municipal de Salud de São Paulo. Ese programa es compuesto por tres agentes comunitarios de salud y un enfermero que atienden y observan esa población en el centro de salud junto con las enfermeras de la unidad. Los agentes abordan a los habitantes que viven en las calles que posteriormente serán observados en la unidad y también en las visitas en las calles realizadas por los propios agentes y por lo enfermero del Programa, contemplando el principio de equidad del Sistema Único de Salud.

    Resumo em Inglês:

    Geraldo Honório de Paula Souza health unit is located close to the Public Health College at University de São Paulo and has largely contributed to improve education in the health field. As it registers just population who live in a specific location nearly, it has also provided help to the homeless people in the area of Pinheiros couting on the support of the Program Gente de Rua, a partnership between Social Center Nossa Senhora do Bom Parto and Health Secretary of São Paulo municipality. This program consists of three communitarian agents and a nurse who take care of this population in the health center. The agents first contact homeless people who can be later assisted by a heath team in the unit. Assistance also includes visits by the agents and the nurse from the program, taking into consideration the principle of equity of Brazilian Unified Health System.
  • A peregrinação das gestantes no Município do Rio de Janeiro: perfil de óbitos e nascimentos Artigo Original

    Melo, Enirtes Caetano Prates; Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira; Oliveira, Rejane Burlandi de; Tonini, Teresa

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo ecológico. Objetivou-se analisar as trajetórias dos nascimentos no município do Rio de Janeiro e identificar a relação entre oferta de serviços de saúde e fluxo de gestantes entre local de residência e a maternidade. Foram utilizados dados dos Sistemas de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (SINASC) de 2004. O processamento e mapeamento dos dados foram feitos através do programa TabWin. O SINASC processou 99.042 declarações de nascidos vivos e o SIM processou 1.318 declarações de óbitos em menores de um ano no Município do Rio de Janeiro. Concluiu-se que a possibilidade de intervenção no perfil da mortalidade infantil e materna desloca-se cada vez mais para a esfera dos serviços de saúde, e o acesso à assistência de qualidade tem papel fundamental na determinação da mortalidade. Deve-se investigar a existência de desigualdades no acesso a tais serviços.

    Resumo em Espanhol:

    Tratase de un estudio ecológico que tiene como objetivo analizar las trayectorias de los nacimientos en lo Municipio del Rio de Janeiro y identificar la relación entre oferta de servicios de la salud y del flujo de gestantes entre el lugar de la residencia y la maternidad. Fueron utilizados los datos de los Sistemas de la Información sobre Mortalidad (SIM) y Nacidos Vivos (SINASC) de 2004. El proceso y el mapeamento de los datos fueron hechos a través del programa TabWin. El SINASC procesó 99.042 declaraciones de nacidos vivos y el SIM procesó 1.318 declaraciones de óbitos en menores de un año en lo Municipio del Rio de Janeiro. Concluyese que la posibilidad de intervención en el perfil de la mortalidad infantil y materna dislocase cada vez más para la esfera de los servicios de la salud, y el acceso a la asistencia de calidad tiene papel fundamental en la determinación de la mortalidad, débese, investigar la existencia de desigualdades en el acceso a tales servicios.

    Resumo em Inglês:

    This ecological study presented analyze of the birth pathways in the Rio de Janeiro City and identification of the relationship between the health services offer and pregnant flow between their households and the maternity. It was used the data available in the Mortality Information System (MIS) and Live Birth Information System (LBIS) in 2004. The TabWin program processed the data and drew the maps. The LBIS processed 99,042 declarations of live birth and MIS processed 1,318 declarations of deaths in less than one year old in the Rio Janeiro City. The conclusion was that the possibility of intervention in the infantile and maternal mortality profile has happened at the health services, and the access to the quality assistance has fundamental hole in the mortality determination. The existence of access inequalities to the services must be investigated.
  • Rede social e promoção da saúde dos "descartáveis urbanos" Artigo Original

    Souza, Eduardo Sodré de; Silva, Sandra Regina Vilchez da; Caricari, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Com a aceleração da globalização, uma parcela da população ficou excluída do trabalho e dos bens e serviços de nossa sociedade, observando-se o aumento significativo das pessoas em situação de rua. As instituições que atendem à população adulta em situação de rua, no centro da cidade de São Paulo foram diagnosticadas. Seus objetivos, ações desenvolvidas e a articulação entre tais instituições foram diagnosticados. A hipótese é que a realidade atual é formada por práticas isoladas, assistencialistas, centralizadas que sustentam e cronificam a situação de rua. Por meio da metodologia participativa, observou-se uma mudança gradativa desse modelo para a emancipação do sujeito, embora haja ainda a imposição do saber técnico e de seus valores, o que abafa a voz dessa população. A formação de uma rede social pautada em ações intersetoriais, na perspectiva da Promoção da Saúde, é uma possibilidade na construção e gestão de políticas públicas inovadoras.

    Resumo em Espanhol:

    Con la aceleración de la globalización, una parte de la población se ha quedado excluida del trabajo, y de los bienes y servicios de nuestra sociedad, observándose un aumento significativo de las personas que viven en las calles. Este estudio analizó las instituciones, localizadas en el centro de la ciudad de São Paulo, que atienden a la población adulta que viven en la calle. Se identificaron sus objetivos, acciones ejecutadas y la articulación entre tales instituciones. La hipótesis es que la realidad actual está formada por prácticas aisladas, asistencialistas e centralizadas que sustentan y tornan crónica la situación de vivir en las calles. Por medio de la metodología participativa, se observó que hay cambios graduales de ese modelo para o de emancipación del sujeto. Aunque todavía exista la imposición del saber técnico y de sus valores, que sofoca la voz de esa población. La formación de una red social, pautada en acciones intersectoriales y en la perspectiva de la promoción de la salud, es una posibilidad para la construcción y gestión de políticas públicas innovadoras.

    Resumo em Inglês:

    One of the outcomes of globalization has been a constant increase of the number of people living in the streets of metropolis such as São Paulo: those are not only homeless, but also people who live in the streets and earn their living from it. We have surveyed the institutions working with adult homeless population in the central region of Sao Paulo. Their goals and strategies were described, as well as how they associate with each other. Our main hypothesis is that our reality is still formed by isolated actions, based on mere assistance policies that help to maintain the problem of homelessness and turn it into a chronicle situation. Although, the participative methodology we chose has shown a small change from this model towards the idea of the emancipation of the subject. Even so, the idea of a technical knowledge still looms large and keeps the voice of the population in the background. The constitution of a network based on inter-sectorial actions (according to the perspective of health promotion) indicates the possibility of building innovatory public policies.
  • Práticas inovadoras para o cuidado em saúde Artigo Original

    Barros, Sônia; Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira de; Silva, Ana Luisa Aranha e

    Resumo em Português:

    A necessidade de se construir um novo olhar para o cuidado baseado no diálogo e na criatividade possibilita a transformação social do papel dos profissionais no exercício da sua prática. Entende-se, neste artigo, que cuidar é mais que um ato: é uma atitude. Além disso, o arcabouço conceitual da reabilitação psicossocial é um instrumental que pode possibilitar a construção desse novo olhar. Nesta perspectiva, cuidar é considerar a importância da construção de projetos de vida, significativos para cada usuário, como eixo central da ação terapêutica. As transformações necessárias na prática em saúde mental e na enfermagem psiquiátrica estão avançando, pois os conhecimentos produzidos nesta área incorporam estratégias de acolhida e continência que consideram, em todos os momentos, o exercício da cidadania ativa dos portadores de transtornos mentais.

    Resumo em Espanhol:

    La necesidad de construir una nueva perspectiva para el cuidado, basado en el diálogo y en la creatividad, torna posible la transformación social del rol de los profesionales en el ejercicio de su práctica. En el presente artículo, se entiende el cuidar como más que un acto: una actitud. Además, el marco conceptual de la rehabilitación psicosocial se muestra como un instrumento que posibilita la construcción de esa nueva perspectiva. En ese aspecto, cuidar es considerar la importancia de construir proyectos de vida, significativos para cada usuario, como principal foco de la acción terapéutica. Los cambios necesarios en la práctica de salud mental y enfermería psiquiátrica están avanzando, ya que el conocimiento producido en esta área incorpora estrategias para acoger y adherir que considera, en todo momento, el ejercicio de la ciudadanía activa de los enfermos mentales.

    Resumo em Inglês:

    The need to build a new look to the care, based on dialogue and creativity, enables the social transformation of the role of professionals in their practice. It is understood here that the care is more than an act: it is an attitude. Moreover, the conceptual framework of psychosocial rehabilitation is an instrument that might enable the construction of this new look. In this context, to care is to consider the importance of building projects of life, significant for each user, as lynchpin of the therapeutic action. The necessary changes in mental health's practice and psychiatric nursing are progressing, since the knowledge produced in this area incorporates strategies to welcome and maintenance which considers, at all times, the exercise of active citizenship of the mental patients.
  • Desafios da formação em enfermagem no Brasil: proposta curricular da EEUSP para o bacharelado em enfermagem Artigo Original

    Oliveira, Maria Amélia de Campos; Veríssimo, Maria De Lá Ó Ramallo; Püschel, Vilanice de Araújo; Riesco, Maria Luiza Gonzalez

    Resumo em Português:

    O atual currículo do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP está sendo reformulado e sua implantação está prevista para 2009. Este artigo tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o novo currículo do curso de graduação em Enfermagem da EEUSP. A estrutura proposta está dividida em três ciclos: Básico (1.500 horas), Intermediário (1.500 horas) e Complementar (1.000 horas), com carga horária total de 4.000 horas, ministrada em oito semestres letivos. A mudança visa a aumentar a integração entre as disciplinas e os departamentos, a autonomia do estudante e adotar a formação para o Sistema Único de Saúde como orientação geral do currículo. O novo currículo está voltado à formação da enfermeira generalista, com competência técnica, científica e ético-política para prestar cuidados de enfermagem a indivíduos, famílias e grupos sociais.

    Resumo em Espanhol:

    El actual currículo de bachillerato de la Facultad de Enfermería de la Universidad de São Paulo está siendo reformulado y su implantación está prevista para el 2009. El objetivo de este trabajo fue presentar, en líneas generales, el nuevo currículo de bachillerato en Enfermería. La estructura del nuevo currículo se divide en tres ciclos: Básico (1.500h), Intermedio (1.500h) y Complementar (1.000), totalizando 4.000h, las que son suministradas en ocho semestres lectivos. El propósito de la reformulación es promover la integración entre los cursos y departamentos, aumentar la autonomía de los estudiantes y adoptar la formación para el Sistema Único de Salud como orientación general del currículo. El nuevo currículo está dirigido para la formación de la enfermera generalista, con competencias técnicas, científicas y ético-políticas para proveer el cuidado de enfermería a individuos, familias y grupos sociales.

    Resumo em Inglês:

    The School of Nursing of the University of Sao Paulo is involved in a process to change the Baccalaureate curriculum, and its implementation is planned to happen in 2009. This is a presentation of the main guidelines of the new curriculum. It is structured in three cycles: Basic (1.500h), Intermediate (1.500) and Final (1.000h), with 4.000h in total, in eight semesters. The aim of the change is to increase de integration among its courses and departments, to promote the autonomy of the student and to adopt as guidelines the principles of the Unified Health Care System in Brazil. The profile aimed is of a general practitioner in nursing, with technical, scientific, ethical and political competencies to provide nursing care to individuals, families and social groups.
  • Promoção da saúde como decisão política para a formação do enfermeiro Artigo Original

    Silva, Kenia Lara da; Sena, Roseni Rosangela de; Grillo, Maria Jose Cabral; Horta, Natalia de Cássia; Prado, Priscila Malta Coelho

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa com o objetivo de analisar a promoção da saúde na formação do enfermeiro. Os cenários foram dois cursos de enfermagem do Estado de Minas Gerais (Brasil). Os resultados indicaram que as duas escolas utilizam espaços de aprendizagem favoráveis à abordagem da promoção da saúde na formação. Ancora-se esta abordagem na necessidade de propiciar aos discentes experiências de aprendizagem com base na imersão na realidade da vida profissional. Na formação, prevalecem tensões entre boas práticas de ensino para a promoção da saúde, reveladas como aquelas que acontecem no cotidiano dos serviços, e práticas que aprisionam os sujeitos em seus modos de pensar e fazer. Concluiu-se que a promoção da saúde é tomada como decisão política para mudança na formação do enfermeiro, embora esta incorporação seja incipiente e heterogênea quanto à formulação teórica, indicando a necessidade de ampliação dos espaços de discussão conceitual e operacional.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio exploratorio descriptivo y cualitativo, analizó la promoción de la salud en la formación de los enfermeros. Los escenarios de investigación fueron dos facultades de Enfermería del Estado de Minas Gerais (Brasil). Los resultados indicaron que las escuelas han practicado aprendizaje favorable al abordaje de la promoción de salud, fundamentada en la necesidad de propiciar experiencias a partir de la inmersión en la vida profesional. Prevalecieron tensiones entre las buenas prácticas de enseñanza para la promoción de la salud, reveladas como las que acontecieron en el cotidiano de los servicios, y las prácticas que aprisionaron a los sujetos en sus modos de pensar e de actuar. Se concluyó que la promoción de la salud fue considerada como decisión política para cambios en la formación del enfermero, a pesar de esa incorporación ser incipiente e heterogénea, fue evidente la necesidad de ampliar los espacios de discusión conceptual y operacional.

    Resumo em Inglês:

    It is a descriptive-exploratory study with a qualitative approach that has the objective of analyzing the health promotion in training nurses. The setting of the research was two nursing undergraduate courses in the State of Minas Gerais, Brazil. The results show that both schools used settings favorable to a health promotion approach in this training. They anchor this approach in the need to provide students experiences of learning from an immersion in the reality of professional life. It is prevalent on formation a tension between good educational pratices for health promotion were revealed those become into the daily of the service and practices that arrest the subjects on their ways of thinking. It is concluded that health promotion is recognized as a political decision in nursing education, although this is yet incipient and has a mixed theoretical formulation, indicating the need to increase opportunities for conceptual and operational discussion.
  • Ensinar saúde/enfermagem numa nova proposta de reestruturação acadêmica Artigo Original

    Fernandes, Josicélia Dumêt; Almeida Filho, Naomar de; Santa Rosa, Darci de Oliveira; Pontes, Márcia; Santana, Neuranides

    Resumo em Português:

    O estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de reestruturação da arquitetura curricular, avaliando seus desdobramentos no que tange ao ensino em saúde, com foco na Enfermagem. Para o alcance desse objetivo, apresenta-se, inicialmente, o panorama atual da educação superior no Brasil. Em seguida, explicita-se uma proposição de reestruturação curricular. Finalmente, aborda-se a configuração do ensino na saúde/enfermagem, frente a essa proposta. O estudo aponta para a necessidade de construção de uma universidade renovada, em sua interface com a formação na área da saúde, favorecendo o desenvolvimento de práticas educativas mais aderentes aos contextos da vida e à pluralidade e singularidade dos processos sociais concretos.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene como objetivo pre-sentar una propuesta de reestructuración de la arquitectura curricular, evaluando sus objetivos en lo que consiste al enseño en salud, con foco en la enfermería. Para alcanzar ese objetivo, se presenta, inicialmente, el panorama actual de la educación superior en Brasil. Después, se muestra una proposición de reestructuración curricular. Finalmente, se trabaja la configuración del enseño en la salud/enfermería, frente a esa propuesta. El estudio apunta para la necesidad de construcción de una universidad más actualizada, en su articulación con la formación en el área de la salud, favoreciendo el desarrollo de prácticas educativas más sólidas a los contextos de la vida y a la pluralidad y singularidad de los procesos sociales concretos.

    Resumo em Inglês:

    This study has as objective the presentation of a proposal of curricular restructure, evaluating its influence in the health instruction, focusing the nursing school. It presents, initially, the real panorama of superior education in Brazil. After that, it shows one curricular restructure proposal. Finally, it approaches the nursing/health teaching configuration in this proposal. This study points to the need of construction of a regenerated university, in its interface with the health graduation. It supports the development of educative practices adherent to the life context and to the plurality and singularity of the real social processes.
  • Competências para a gestão de Unidades Básicas de Saúde: percepção do gestor Artigo Original

    André, Adriana Maria; Ciampone, Maria Helena Trench

    Resumo em Português:

    O artigo descreve uma investigação realizada para conhecer o perfil de competências dos gestores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e verificar se favorecem a implementação dos novos modelos assistenciais e gerenciais propostos. A modalidade pesquisa-ação foi utilizada por se tratar de estudo social com base empírica, na qual os investigadores e sujeitos do estudo interagiam no cenário onde foi realizado. Participaram dezenove gestores de uma Supervisão Técnica de Área da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Foram realizadas entrevistas e grupo focal. Os temas disparadores do grupo foram gerados pela análise das entrevistas visando à problematização. As evidências mostraram que a percepção dos gestores em relação às competências para gerir uma UBS baseia-se em uma visão simplista que influencia diretamente o modo de operacionalização das estratégias e na dinâmica das equipes, dificultando a implementação de propostas mais eficazes.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo describe una investigación hecha para conocer el perfil de competencias de los gestores de Centros de Salud y verificar si esas favorecen la implementación de los nuevos modelos asistenciales y gerenciales. Se eligió la modalidad investigación-acción, por ser un estudio social con base empírica, en la cual los investigadores y los sujetos de la investigación interactúan en el escenario. Se efectuaron entrevistas y grupo focal. Participaron diecinueve gestores de una Supervisión Técnica de Área de la Secretaría Municipal de Salud de São Paulo. Los temas motivadores del grupo focal se generaron a partir del análisis de las entrevistas, para propiciar la problematización. Fue evidenciado que la percepción de los gestores, al respecto de las competencias para gestionar un Centro de Salud, son basadas en una visión simplista, influenciando directamente el modo de operar las estrategias y la dinámica de los equipos, contribuyendo a la ineficacia de las propuestas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this research was to identify the competences profile of the healthcare Unit Manager's and verify if it facility the implementation of the new clinical and managerial models proposed. To understand the changes in the health care management, the authors have analyzed the social transformation in their historical and dynamic context; the research-action methodology was chosen because the authors are involved cooperatively in the scenery. The subjects of this study were nineteen managers from one of the Health Technical Supervision in Health of São Paulo City. The data was gathered by individual interviews and by means of a focus group. Results showed that the perceptions of current managers regarding the competences to manage a Basic Healthcare Unit involving a simplistic view that directly influences the implementation of strategies and the dynamics of working teams, to becoming processes no efficient.
  • A Tele-educação e a avaliação de competências profissionais da auxiliar de enfermagem no Brasil

    Marques, Claudia Maria da Silva; Egry, Emiko Yoshikawa; Silva, Maria Bonifácio; Ribeiro, Maria Cecília; Coelho, Marta Pazos Peralba; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da; Morais, Teresa Christina Pereira

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a experiência brasileira na organização de metodologias e estratégias de avaliação de competências profissionais do auxiliar de enfermagem. O processo avaliativo proposto pelo Ministério da Saúde inclui, além de outras etapas, a criação do ambiente virtual de avaliação, que tem como premissa a avaliação formativa e à distância. Dentro da proposta metodológica de avaliação de competências profissionais na perspectiva crítico-emancipatória, foi desenvolvido um ambiente de tele-educação, com a criação de softwares, do homem virtual e do cybertutor de avaliação. Os módulos de avaliação consideraram as competências nas dimensões do saber-saber, saber-fazer e saber-ser, baseado em perfil profissional das praticas hospitalares e de unidades básicas de saúde. O instrumento mostrou ser uma importante estratégia de otimização dos procedimentos de avaliação para uso em larga escala no Brasil, além de um instrumento importante para educação permanente.

    Resumo em Espanhol:

    Presenta-se la experiencia brasileña en la organización de metodología y estrategias de evaluación de las competencias profesionales de los afiliares de enfermería. El proceso evaluativo propuesto por el Ministerio de la Salud incluí la creación del ambiente virtual que tiene como premisa la evaluación formativa y à la distancia. Dentro de la propuesta metodológica de evaluación de las competencias profesionales en la perspectiva critico-emancipatória, fue desarrollado un ambiente de tele-educación, con la creación de software, del hombre virtual y del cybertutor de la evaluación. Los módulos de evaluación consideraran las competencias en las dimensiones del saber-saber, sa-ber-hacer y saber-ser, con bases en perfil de los profesionales de los hospitales y de unidades de salud. El instrumento mostró ser una importante estrategia de optimización de los procedimientos de eva-luación para uso en larga escala en Brasil, además de se mostrar un potente medio de educación permanente.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents Brazilian's experience with the organization of methods and strategies for the assessment of competencies for technical level of nursing workers. The evaluative process proposed includes the creation of a learning-oriented and distance-based virtual assessment environment. The proposed methodology for professional competencies assessment adopted a critical-emancipatory perspective. A tele-education environment was deployed, involving software development - a virtual man - and an assessment cybertutor. Learning modules for the cybertutor were developed and videos of clinical simulations, structured around assessment in cognitive, behavioral, and simulation areas. The evaluation modules considered aspects of competencies in know-know, know-how and know-act professional ethics. Also the variability of practices of nursing - hospitals and primary health care units - was considered. This instrument showed as an important strategy for the optimization of assessment procedures that are widely used across Brazil and it is a powerful tool for incorporation into the continuing professional education.
  • Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica Artigo Original

    Leonello, Valéria Marli; Oliveira, Maria Amélia de Campos

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo qualitativo com o objetivo de descrever a metodologia do processo de construção coletiva de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira. A categoria conceitual utilizada foi a competência, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e saber operante. Foram coletados discursos de docentes e estudantes do curso de bacharelado em enfermagem da EEUSP; enfermeiras, gestores e usuários dos serviços de saúde vinculados à Universidade de São Paulo, analisados com a técnica de análise de discurso. Houve similaridades em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento de práticas educativas mais dialógicas e participativas. Foi possível a construção de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira, numa perspectiva coletiva e das necessidades de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Tratase de un estudio cualitativo para construcción de un perfil de competencias para la acción educativa de la enfermera. Utilizó el materialismo histórico y dialéctico, y como categoría conceptual la competencia, basada en las concepciones de trabajo en salud y saber operativo. Participaron docentes y estudiantes de bachillerato en enfermería de la EEUSP, enfermeras, gestores y usuarios de los servicios de salud vinculados a la Universidad de São Paulo. Se utilizó la técnica de análisis de discurso. Todos presentaron similitudes en relación a conocimientos, habilidades y actitudes necesarias para el desarrollo de prácticas educativas más dialogantes y participativas. La metodología posibilitó la construcción de un perfil de competencias para la acción educativa de la enfermera, en una perspectiva colectiva y más próxima a las necesidades de salud.

    Resumo em Inglês:

    This is a study to review the methodological process developed to built a profile of competencies required for nurse's educational actions. It was a qualitative research, in the historical and dialectical materialism, that used competence as the conceptual category, anchored in the conceptions of work in health and operating knowledge. The subjects were teachers and students of the School of Nursing of University of Sao Paulo (USP), Brazil; nurses, managers and patients of health services connected to USP. The speech analysis technique was used to analyze the speeches. All groups addressed contained similarities related to knowledge, skills and attitudes required to the development of more dialogical and participative educational practices. The methodological approach described enable the construction of a profile of competencies related to nurse's educational actions, in a collective perspective, closer to the population's health needs.
  • Izabel dos Santos: fazendo história na história da enfermagem brasileira Entrevista

    Santos, Izabel dos
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