Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 49, Número: spe2, Publicado: 2015
  • Pesquisa em Recursos Humanos em Saúde Editorial

    Dussault, Gilles
  • Adaptação transcultural e validação da Readiness for Interprofessional Learning Scale no Brasil Artigo Original

    Peduzzi, Marina; Norman, Ian; Coster, Samantha; Meireles, Everson

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a adaptação transcultural e a validação da versão de 29-itens daReadiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) para língua portuguesa falada no Brasil. Método Foram adotadas cinco etapas: três traduções, síntese, três retrotraduções, avaliação por especialistas e pré-teste. A validação contou com 327 estudantes de 13 cursos de graduação de uma universidade pública. Foram realizadas análises paralelas com o software R e a análise fatorial utilizando Modelagem de Equações Estruturais. Resultados A análise fatorial resultou em uma escala de 27 itens e três fatores: Fator 1 – Trabalho em equipe e colaboração com 14 itens (1-9, 12-16), Fator 2 – Identidade profissional, oito itens (10, 11, 17, 19, 21-24), e Fator 3 – Atenção à saúde centrada no paciente, cinco itens (25-29). Alfa de Cronbach dos três fatores foi respectivamente: 0,90; 0,66; 0,75. Análise de variância mostrou diferenças significativas nas médias dos fatores dos grupos profissionais. Conclusão Foram identificadas evidências de validação da versão em português da RIPLS em sua aplicação no contexto nacional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Realizar la adaptación transcultural y la validación de la versión de 29 ítems de la Readiness for Interprofessional Learning Scale(RIPLS) para el portugués hablado en Brasil. Método Adoptado cinco etapas: tres traducciones, síntesis, tres retro-traducciones, evaluación de expertos y pretest. Validación consistió de 327 alumnos de 13 cursos de formación de grado en una universidad pública. Análisis paralelos con el software R y análisis factorial utilizando Modelo de Ecuaciones Estructurales fueron realizados. Resultados El análisis factorial resultó en una escala de 27 ítems y tres factores: Factor 1 - Trabajo en equipo y colaboración con 14 ítems (1-9, 12-16), Factor 2 - Identidad Profesional ocho ítems (10, 11, 17, 19, 21-24) y Factor 3 - Atención a la salud centrada en el paciente, cinco ítems (25- 29). El Alfa de Cronbach de los tres factores fueron, respectivamente: 0,90; 0,66; 0.75. Análisis de varianza mostró diferencias significativas en los promedios de los grupos profesionales. Conclusión Se identificaron evidencias de validación de la versión en portugués de RIPLS en su aplicación en el contexto nacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Conduct a cross-cultural adaptation of the expanded version of the 29-items Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) into Brazilian Portuguese. Method Five steps were adopted: three translations, synthesis, three back-translations, assessment by an expert committee, and pre-test. Validation comprised 327 students from 13 undergraduate health courses from a public university. Parallel analyses were conducted using the R software and factor analysis using Exploratory Structural Equation Modeling. Results 1 9 12 16 10 11 17 19 21 24 25 29 Conclusion Evidences were found relating to the validity of the RIPLS version in Brazilian Portuguese in its application in the national context.
  • Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde* Artigo Original

    Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da; Peduzzi, Marina; Orchard, Carole; Leonello, Valéria Marli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Compreender as percepções de docentes, trabalhadores e estudantes sobre a articulação da educação interprofissional com as práticas na Atenção Primária à Saúde. Método Qualitativo compreensivo e interpretativo, cuja coleta de dados foi realizada de 2012 a 2013, por meio de 18 entrevistas semiestruturadas com docentes e quatro sessões de grupos focais homogêneos com estudantes, docentes e trabalhadores da Atenção Primária. Resultados A triangulação dos resultados possibilitou a construção de duas categorias: prática colaborativa centrada no usuário e barreiras para educação interprofissional. A primeira indicou a necessidade de mudança do modelo de atenção e de formação dos profissionais de saúde, e a segunda apontou dificuldades percebidas pelos diferentes atores sociais no que se refere à implementação da educação interprofissional. Conclusão A educação interprofissional é incipiente no Brasil e sinaliza possibilidades de mudança em direção à prática colaborativa, mas requer maiores investimentos na articulação ensino-serviço.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Comprender las percepciones de los profesores, trabajadores y estudiantes sobre la articulación de la educación interprofesional con las prácticas en la Atención Primaria de Salud. Método Cualitativo, comprensivo e interpretativo cuya recolección de datos se realizó de 2012 hasta 2013, através de 18 entrevistas semi-estructuradas con profesores y cuatro sesiones de grupos focales homogéneos, con estudiantes, profesores y trabajadores de Atención Primaria. Resultados La triangulación de los resultados llevó a la construcción de dos categorías: práctica (s) colaborativa centrada en el usuario y barreras para la educación interprofesional. La primera indicó la necesidad de cambiar el modelo de atención y formación de los profesionales de la salud y la segunda revela las dificultades percibidas por los distintos actores sociales en relación con la implementación de la educación interprofesional (EIP). Conclusión La educación interprofesional es incipiente en Brasil y apunta las posibilidades de cambio hacia la práctica colaborativa, pero requiere mayores inversiones en la articulación enseñanza-servicios

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To understand the perceptions of professors, health care providers and students about the articulation of interprofessional education with health practices in Primary Health Care. Method To understand and interpret qualitative data collection, carried out between 2012 and 2013, through semi-structured interviews with 18 professors and four sessions of homogeneous focus groups with students, professors and health care providers of Primary Health Care. Results A triangulation of the results led to the construction of two categories: user-centered collaborative practice and barriers to interprofessional education. The first perspective indicates the need to change the model of care and training of health professionals, while the second reveals difficulties perceived by stakeholders regarding the implementation of interprofessional education. Conclusion The interprofessional education is incipient in the Brazil and the results of this analysis point out to possibilities of change toward collaborative practice, but require higher investments primarily in developing teaching-health services relationship.
  • Instrumento de medida de carga de trabalho dos profissionais de Saúde na Atenção Primária: desenvolvimento e validação Artigo Original

    Bonfim, Daiana; Pereira, Maria José Bistafa; Pierantoni, Célia Regina; Haddad, Ana Estela; Gaidzinski, Raquel Rapone

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Propor e validar um instrumento que contemple as intervenções/atividades realizadas pela equipe de saúde da família, como referência para o planejamento da força de trabalho. Método Pesquisa metodológica desenvolvida nas etapas: construção do instrumento; validação de conteúdo e teste piloto, em três unidades, localizadas na região sudeste do Brasil. Resultados Foram validadas 39 intervenções em um único instrumento de medida de carga de trabalho para médico, cirurgião-dentista, técnico/auxiliar de saúde bucal, enfermeiro, técnico/auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. No teste piloto, o instrumento contemplou 100% das intervenções observadas, atingindo 93,7% de concordância entre os observadores. Conclusão O instrumento proposto, inédito na sua configuração, subsidia o planejamento da força de trabalho em atenção primária.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Proponer y validar un instrumento que contemple las intervenciones/actividades realizadas por el equipo de salud de la familia, como referencia para la planificación de la fuerza de trabajo. Método investigación metodológicadesarrollada en etapas.construcción del instrumento; validación de contenido y prueba piloto en tres unidades, ubicadasen la región sudeste de Brasil. Resultados Fueron 39 intervencionesvalidadas con un único instrumento para medir la carga de trabajo paramédico, cirujano dentista, técnico/asistente de salud bucal, enfermero, técnico/asistente de enfermería y agente comunitario de salud. En la prueba piloto, el instrumento contempló 100% de las intervenciones observadas, alcanzando 93,7% de concordancia entre los observadores. Conclusión El instrumento propuesto, inédito en su configuración, subsidia la planificación de la fuerza de trabajo en la atención primaria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To develop and validate an instrument that addresses the interventions/activities carried out by the family health team as reference for staff planning. Method Methodological research developed in stages: instrument development, content validation, and pilot test in three units located in the southeastern region of Brazil. Results 39 interventions were validated in a single instrument to measure workload for clinician, dental surgeon, oral health technician/assistant, nurse, nurse assistant, and community health agent. In the pilot test, the instrument contained 100% of the interventions observed and the observers reached 93.7% agreement. Conclusion The proposed instrument is an innovating tool because of its configuration for health team and supports staff planning in primary health care.
  • Absenteísmo do pessoal de enfermagem: decisões e ações de enfermeiros gerentes Artigo Original

    Kurcgant, Paulina; Passos, Andrea Rodrigues; Oliveira, Juliana Macedo Lima de; Pereira, Irene Mari; Costa, Taiza Florêncio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Mensurar o absenteísmo dos enfermeiros técnicos/auxiliares de enfermagem em três instituições hospitalares e conhecer possíveis decisões gerenciais de enfermeiros gerentes frente a este evento. Método Quantiqualitativo, sendo que, na etapa quantitativa mediu as taxas mensais, média anual e taxa geral de absenteísmo dos enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem de 12 unidades de serviço dos hospitais, durante 12 meses, segundo a equação proposta pelo NAGEH. Na etapa qualitativa foram realizadas entrevistas com as 12 enfermeiras gerentes das 12 unidades. Resultados A etapa quantitativa mostra diferenças importantes em cada instituição e entre instituições com diversas taxas mensais acima da taxa mensal máxima preconizada pelo COFEN de 6,7%. Na etapa qualitativa foram resgatadas as decisões de impacto positivo, por elas tomadas, considerando o relacionamento com chefia, o diálogo, e o atendimento das demandas de ordem física e emocional dos profissionais como fatores importantes. Conclusão O absenteísmo mostrou-se como um evento presente no cotidiano do gerenciamento do pessoal de enfermagem, pois apresentou variações nos diferentes meses do ano e nas diferentes unidades de serviço sendo possível classificá-las frente à maior ou menor problemática, além disso, mostrou o adoecimento do trabalhador, insatisfação com as condições institucionais e o relacionamento interpessoal inadequado, o que orienta para decisões gerenciais próprias a realidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Mensurar el absentismo de los enfermeros técnicos/asistentes de enfermería en tres instituciones hospitalarias y conocer las posibles decisiones de gestión de los enfermeros gestores frente a este evento. Método Estudios cuantitativos y cualitativos, siendo que, en la fase cuantitativa mide las tasas mensuales, y promedio anual tasa general de absentismo del personal de enfermería y técnicos/asistentes de enfermería de 12 unidades de servicio de los hospitales durante 12 meses, de acuerdo con la ecuación propuesta por NAGEH. En la etapa cualitativa fueron realizadas entrevistas con as 12 enfermeras gestoras de las 12 unidades. Resultados La etapa cuantitativa muestra diferencias importantes en cada institución y entre instituciones con distintas tasas mensuales por encima de la tasa máxima mensual abogada por el COFEN de 6,7%. En la etapa cualitativa fueron rescatadas las decisiones de impacto positivo, por ellas tomadas, considerando el relacionamiento con los superiores, el diálogo y el atendimiento de las demandas de orden física y emocional de los profesionales como factores importantes. Conclusión el absentismo resultó como un evento presente en el cotidiano del gerenciamiento del personal de enfermería, pues presentó variaciones en los distintos meses del año y en las distintas unidades de servicio siendo posible clasificar frente a la mayor o menor problemáticas, además, mostró la enfermedad del trabajador, insatisfacción con las condiciones institucionales y el relacionamiento interpersonal inadecuado, lo que orienta para decisiones gestoras propias a la realidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Measure absenteeism among nurses and nursing technicians/aides in three hospitals and explore possible management decisions by nursing managers to deal with it. Method Quantitative, qualitative study. In the qualitative stage, monthly rates, annual average and overall rates of absenteeism were measured among nurses and nursing technicians/aides from 12 service units in the hospitals, over 12 months, according to the equation proposed by the Support Center for Hospital Management (NAGEH – Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar). In the qualitative stage, 12 nursing managers from 12 units were interviewed. Results The quantitative stage revealed important differences in each institution and between institutions, with various monthly rates exceeding the monthly rate of 6.7% recommended by the Federal Council of Nursing (COFEN – Conselho Federal de Enfermagem). The qualitative stage examined positive impact decisions taken by these institutions, where relationships with managers, dialogue, and meeting the physical and emotional demands of professionals were considered important factors. Conclusion Absenteeism was a reality in day-to-day nursing staff management. It varied according to the month of the year and in different service units, and it was possible to classify these units according to the degree of the problem. In addition, the results showed that employee illness, dissatisfaction with institutional conditions, and inadequate interpersonal relationships were key factors, enabling management decisions based on each hospital’s particular reality.
  • Humanização da assistência à saúde na percepção de enfermeiros e médicos de um hospital privado Artigo Original

    Calegari, Rita de Cássia; Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga; Santos, Marcelo José dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o significado do termo “humanização” para enfermeiros e médicos de um hospital privado do município de São Paulo e identificar os fatores que dificultam e facilitam a humanização da assistência. Método Pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 19 profissionais de saúde e os discursos foram categorizados de acordo com o método proposto por Bardin e analisados segundo o referencial teórico da humanização. Resultados A humanização está relacionada com respeito, acolhimento e empatia. Na prática profissional, as ações que visam à humanização podem ser facilitadas pela cultura organizacional, mas dificultadas pela sobrecarga de trabalho. Conclusão É necessária a adoção de políticas e ações gerenciais que propiciem aos profissionais atender às expectativas dos pacientes e seus familiares para a prestação de uma assistência humanizada.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Verificar el significado del término “humanización” para las enfermeras y los médicos de un hospital privado en la ciudad de São Paulo e identificar los factores que dificultan y facilitan la humanización en la asistencia. Método Estudio exploratorio, descriptivo y de abordaje cualitativo. Fueron entrevistados 19 profesionales de la salud y los discursos fueron categorizados de acuerdo con el método propuesto por Bardin y analizados según el referencial teórico de la humanización. Resultados La humanización está relacionada con el respeto, la acogida y la empatía. En la práctica profesional, las acciones dirigidas a la humanización se pueden facilitar por la cultura organizacional, pero dificultadas por el exceso de trabajo. Conclusión Es necesaria la adopción de políticas y acciones de gestión que proporcionen a los profesionales satisfacer las expectativas de los pacientes y sus familias en busca de una asistencia humanizada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Exploratory, descriptive, qualitative study aimed at checking the meaning of the term humanization for nurses and physicians at a private hospital in the city of São Paulo and identify factors that hinder and facilitate humanization in care. Method Exploratory, descriptive, and qualitative study conducted with 19 health care professionals. After data collection, the reports were categorized according to the method proposed by Bardin and analyzed within the theoretical framework of humanization. Results Humanization is related to respect, caring, and empathy. In professional practice, the actions aimed at humanization can be facilitated by organizational culture, but hampered by overwork. Conclusion It is necessary to adopt management policies and actions that provide professionals to meet the expectations of patients and their families in search of humanized care.
  • Quadro de profissionais de enfermagem em unidades médico-cirúrgicas de hospitais de ensino: composição e custos Artigo Original

    Fugulin, Fernanda Maria Togeiro; Lima, Antônio Fernandes Costa; Castilho, Valéria; Guimarães, Caroline Pereira; Carvalho, Ariane; Gaidzinski, Raquel Rapone

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar o quadro quanti-qualitativo médio de profissionais de enfermagem em serviço nas unidades médico-cirúrgicas de três hospitais gerais, públicos e de ensino, do município de São Paulo frente ao quadro médio projetado, segundo parâmetros da Resolução Cofen nº 293/04 e mensurar o custo médio dos quadros em serviço e projetado. Método Estudo quantitativo, exploratório descritivo, com coleta prospectiva de dados. Resultados Na maioria das unidades estudadas o quadro de profissionais de enfermagem está quantitativamente adequado. Em duas Instituições a proporção de enfermeiras é inferior ao preconizado pelo Cofen. O ajuste quali-quantitativo do quadro representaria acréscimo mensal de R$ 141.325,92 para o Hospital A; R$ 138.988,80 para o Hospital B e redução de R$ 99.028,00 para o Hospital C. Conclusão A principal contribuição deste estudo reside na proposição de um método para avaliação quali-quantitativa do quadro de profissionais de enfermagem, bem como para determinação do custo médio de sua adequação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Evaluar el promedio del cuadro cuantitativo y cualitativo de los profesionales de enfermería que prestan servicio en las unidades médico-quirúrgicas de tres hospitales generales, públicos y de enseñanza, del municipio de São Paulo, frente al cuadro medio proyectado según los parámetros de la Resolución Cofen n° 293/04 y mensurar el promedio de costo de los cuadros en servicio y proyectado Método estudio cuantitativo, descriptivo, exploratorio, con recolección prospectiva de datos. Resultados en la mayoría de las unidades estudiadas el cuadro de los profesionales de enfermería está cuantitativamente adecuado. En dos instituciones, la proporción de enfermeras es inferior a la recomendada por el Cofen. El ajuste cualitativo y cuantitativo del cuadro representa un incremento mensual de R$ 141,325.92 para el Hospital A; R$ 138,988.80 al hospital B y la reducción de R$ 99,028.00 al hospital C. Conclusión la principal contribución de este estudio está en proponer un método de evaluación cualitativa y cuantitativa de los profesionales de enfermería, así como para determinar el promedio de costo de su adecuación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Evaluate the mean quantitative and qualitative nursing staff working in the internal medicine and surgical units of three public general teaching hospitals in the city of São Paulo, compared to projected mean staff according to the parameters of Cofen Resolution No. 293/04, as well as measure the mean cost of current and projected nursing staff. Method Quantitative, descriptive, exploratory study using prospective data collection. Results In most of the units studied, the number of nursing professionals was adequate. In two of the institutions, the percentage of nurses was lower than that recommended by Cofen. Qualitative and quantitative adjustment of the staff would represent a monthly cost increase of R$141,326 for Hospital A, R$138,989 for Hospital B, and a reduction of R$99,028 for Hospital C. Conclusion The main contribution of this study was the proposed method for qualitative and quantitative evaluation of nursing staff, in addition to determining the average cost for adjustments.
  • Indicadores de prevalência de úlcera por pressão e incidência de queda de paciente em hospitais de ensino do município de São Paulo Artigo Original

    Melleiro, Marta Maria; Tronchin, Daisy Maria Rizatto; Baptista, Cleide Maria Caetano; Braga, Aline Togni; Paulino, Ariane; Kurcgant, Paulina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Mensurar a prevalência de úlcera por pressão e a incidência de queda de pacientes em três hospitais de ensino do Município de São Paulo. Método Estudo quantitativo, exploratório-descritivo. Os dados foram coletados no período de agosto de 2012 a julho de 2013, por meio de um formulário e analisados segundo estatística descritiva e inferencial. Resultados A média anual da prevalência geral de úlcera por pressão (UP) foi de 10,1% e a incidência de queda de pacientes foi de 13,8. Conclusão Os pacientes do Hospital 3 foram os mais vulneráveis às úlceras por pressão e à queda, devido, provavelmente, à agressividade da doença e aos tratamentos complexos a que são submetidos. A aplicação desses indicadores vem possibilitando o benchmarking e a revisão dos protocolos institucionais, tanto assistenciais como gerenciais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Mensurar la prevalencia de úlcera por presión y la incidencia de caídas de pacientes en tres hospitales de enseñanza en São Paulo. Método Un estudio cuantitativo, exploratorio y descriptivo. Los datos fueron recogidos a partir de agosto 2012-julio 2013, a través de un formulario y analizados mediante estadística descriptiva e inferencial. Resultados el promedio anual de la prevalencia general de úlcera por presión (UP) fue 10,1% y la incidencia de caídas de los pacientes fue de 13,8. Conclusión Los pacientes del Hospital 3 fueron más vulnerables a las úlceras por presión y caída, probablemente debido a la agresividad de la enfermedad y los tratamientos complejos a que son sometidos. La aplicación de estos indicadores ha permitido el benchmarking y la revisión de los protocolos institucionales, tanto de asistencia y de gestión.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To measure the prevalence of pressure ulcers and the incidence of patient falls in three teaching hospitals in the city of São Paulo. Method Quantitative, exploratory and descriptive study. Data were collected from August 2012 to July 2013 using a form. They were analyzed according to descriptive and inferential statistics. Results The annual mean of pressure ulcers overall prevalence (PU) was of 10.1%, and the incidence of patient falls was of 13.8%. Conclusion Patients of Hospital 3 were the most vulnerable to pressure ulcers and falls, probably due to the aggressiveness of the disease and the complex treatments these patients were undergoing. Implementation of such indicators has enabled benchmarking and review of both assistance and management institutional protocols.
  • Formação em Enfermagem na Cruz Vermelha Brasileira na década de 1940: uma abordagem Foucaultiana* Artigo Original

    Mecone, Márcia Cristina da Cruz; Freitas, Genival Fernandes de; Bonini, Bárbara Barrionuevo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos Identificar e analisar os enunciados discursivos que caracterizam a formação de RH em enfermagem, na década de 1940 pela Cruz Vermelha Brasileira. Método A abordagem das fontes documentais se deu através dos pressupostos do Método Histórico, problematizado a partir do pensamento de Michel Foucault. Resultados Historicamente, a formação dos recursos humanos (RH) em enfermagem, sobretudo na década de 1940, foi influenciada por um modelo peculiar de ensino, o militar. A Cruz Vermelha Brasileira vinculava-se ao Ministério da Guerra e a formação em enfermagem tinha ênfase na conduta moral, na disciplina, no respeito à hierarquia, que culminava na produção de “corpos dóceis” femininos na enfermagem. Os atributos esperados da enfermeira se constituíam na tríade da formação da identidade profissional à época: abnegação, disciplina e obediência. Conclusão O referido modelo reverbera práticas na formação ainda arraigadas na atualidade, seja no âmbito da gestão, da assistência e do ensino na enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos Identificar y analizar los enunciados discursivos que caracterizan la formación de RH en enfermería, en la década de 1940 por la Cruz Roja Brasileña. Método El abordaje de las fuentes documentales ocurrió a través de los supuestos del Método Histórico, problematizado a partir del pensamiento de Michel Foucault. Resultados Históricamente, la formación de recursos humanos (RH) en enfermería, sobre todo en la década de 1940, fue influenciada por un modelo peculiar de enseñanza, el militar. La Cruz Roja Brasileña fue vinculada al Ministerio de la Guerra y la formación en enfermería tenía énfasis en la conducta moral, la disciplina, el respeto a la jerarquía, culminando en la producción de “cuerpos dóciles” femeninos en la enfermería. Los atributos esperados de la enfermera constituyeron en la tríada de la formación de la identidad profesional en la época: abnegación, disciplina y obediencia . Conclusión El modelo referido reverbera prácticas en la formación enfermera arraigadas en la actualidad, tanto en el ámbito de gestión, asistencia y de enseñanza en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives To identify and analyze the discursive statements that characterizes the training of human resources in nursing in the 1940s by the Brazilian Red Cross. Method The approach of the documentary sources was through the assumptions of the Historical Method and they were questioned by using the thought of Michel Foucault. Results Historically, a peculiar model, the military teaching model, influenced the training of human resources in nursing, especially in the 1940s. The Brazilian Red Cross was linked to the Ministry of War and its nursing education had an emphasis on moral conduct, discipline, and respect for hierarchy, culminating in the production of nurses’ “docile bodies”. The attributes expected of nurses constituted the triad in the professional formation identity at that time: dedication, discipline and obedience. Conclusion The military model still reverberates practices in training of nurses in the present, as in the management, care and education in nursing.
  • Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem Artigo Original

    Maruxo, Harriet Bárbara; Prado, Cláudia; Almeida, Denise Maria de; Tobase, Lucia; Grossi, Manoela Gomes; Vaz, Débora Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever o processo de construção e implementação da Webquest como estratégia pedagógica orientadora do estudo sobre as concepções pedagógicas, utilizando História em Quadrinhos (HQ). Método A primeira fase do estudo foi delineada como pesquisa aplicada de produção tecnológica. A segunda caracterizou-se como pesquisa exploratório-descritiva documental para análise das HQ no Curso de Licenciatura da EEUSP, em 2013. Resultados A Webquest proposta foi implementada, resultando em 18 HQ. Todas as concepções pedagógicas estudadas foram abordadas; foram utilizados os softwares indicados e o Power Point®, os enredos desenvolveram-se em diferentes cenários e a maioria das HQ contemplou os itens obrigatórios. Conclusão A utilização de diferentes recursos tecnológicos proporcionou o aprendizado, pela mobilização de múltiplas potencialidades, capacidades e interesses dos educandos, favorecendo a construção do aprendizado coletivo e colaborativo e fortalecendo características importantes e necessárias na formação profissional que influenciarão no perfil dos recursos humanos, em sintonia com as aspirações do mercado de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Describir el proceso de construcción e implementación de Webquest como estrategia pedagógica orientadora de estudio de los conceptos pedagógicos que utilizan tiras cómicas. Método La primera etapa del estudio fue delineada como una investigación aplicada de producción tecnológica. La segunda se caracteriza por ser la investigación documental descriptiva exploratoria para el análisis de las tiras cómicas en la licenciatura en Enfermería en EEUSP en 2013. Resultados La Webquest propuesta fue implementada, resultando en 18 tiras cómicas. Todos los conceptos pedagógicos estudiados fueron abordados; utilizados los softwares indicados y el Power Point®, las tramas se desarrollaron en distintos escenarios y la mayoría de las tiras cómicas contemplaron los elementos obligatorios. Conclusión El uso de distintos recursos tecnológicos proporcionaron el aprendizaje, mediante la movilización de múltiples potencialidades, capacidades e intereses de los estudiantes, favoreciendo la construcción de aprendizaje colectivo y de colaborativo, el fortalecimiento de las funciones importantes y necesarias en la formación profesional que influirán en el perfil de los recursos humanos en sintonía con las aspiraciones del mercado de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To describe the process of constructing and implementation of Webquest as pedagogical strategy as guiding the study about the pedagogical concepts using Comic. Method The first stage of the study was outlined applied research of technological production. The second stage was characterized as research exploratory, descriptive documentary for the analysis of Comic. in the teaching diploma in Nursing of EEUSP in 2013. Results The proposed Webquest was implemented, resulting in 18 Comic. All Pedagogical Concepts studied were addressed; used the software indicated and the power point, the plots developed in different scenarios and most Comic contemplated mandatory items. Conclusion The use of different technological resources provide learning, by mobilizing multiple potentialities, abilities and interests of students, favoring the construction of collective and collaborative learning, strengthening important and necessary features in training that will influence the human resource profile in tune with the aspirations of the labor market.
  • Formação do eu professor na abordagem Walloniana* Artigo Original

    Aranha, Ana Lúcia Batista; Mrech, Leny Magalhaes; Zacharias, Adriana Pereira Gonçalves; Figueredo, Luana Prado; Mendonça, Catarina Terumi Abe; Fernandes, Maria de Fátima Prado

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos Analisar como o professor percebe a construção de seu Eu Professor na perspectiva de Wallon e conhecer como vivencia seu cotidiano na escola na condição de ser o si mesmo e o outro. Método Estudo qualitativo que contou com 13 participantes atuantes no Curso Bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2013, por meio de entrevistas submetidas à análise temática. Resultados Emergiram três categorias: Construção do Eu Professor; Viver o cotidiano apoiado em si mesmo e no outro; e Componentes da construção do Eu Professor, com destaque para a conscientização e valorização de si mesmo e do outro, edificando a construção do Eu Professor. Conclusão Os professores percorreram uma trajetória na qual permitiu reconhecer o si mesmo em diferentes movimentos da internalização do Eu.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos Analizar como el profesor percibe la construcción del Yo Profesor en la perspectiva de Wallon y conocer como vivencia su cotidiano en la escuela en la condición de ser a sí mismo y el otro. Método estudio cualitativo, que contó con 13 participantes actuantes del Curso de Bachiller en Enfermería. La recolección de los datos fue realizada en 2013, por medio de entrevistas, las cuales fueron sometidas al análisis temático. Resultados surgieron tres categorías: Construcción del Yo Profesor; Vivir el cotidiano apoyado en sí mismo y del otro; y Componentes de la construcción del Yo Profesor, destacándose la concientización y valorización de sí mismo y del otro, edificando la construcción del Yo Profesor. Conclusión Los profesores siguieron una trayectoria tal que les permitió reconocerse a sí mismo y en los distintos movimientos de la internalización del Yo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives Analyze how teachers perceive the construction of their I Professor from the perspective of Wallon and learn about their everyday experiences in school in the condition of being self and other. Method Qualitative, with 13 participants from the Bachelor of Nursing Program. Data collection was carried out in 2013 using interviews that were subjected to thematic analysis. Results Three categories emerged: Construction of the I Professor; living daily life supported by oneself and the other; and the components for constructing the I Professor, highlighting consciousness and valuing of oneself and the other. Conclusion The teachers traveled a path that allowed them to recognize themselves in different movements of the internalization of the I.
  • Intervenções de enfermagem em pediatria: contribuição para a mensuração da carga de trabalho Artigo Original

    Assis, Melissa Nardini de; Andrade, Ana Caroline Ramirez de; Rogenski, Karin Emília; Castilho, Valéria; Fugulin, Fernanda Maria Togeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar e validar as intervenções/atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem em unidade pediátrica. Método Pesquisa descritiva, transversal, observacional, desenvolvida na Clínica Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, organizada nas etapas: identificação das atividades realizadas pela equipe (registros em prontuários e observação direta); mapeamento e validação das atividades identificadas em intervenções, segundo a Nursing Intervention Classification (NIC). Resultados As 275 atividades identificadas foram mapeadas em 63 intervenções, 22 classes e sete domínios da NIC, 25 atividades associadas e 13 pessoais. Após validação, o número de atividades passou para 244, correspondendo a 53 intervenções, 20 classes e seis domínios da NIC, 30 atividades associadase nove pessoais. Conclusão A identificação das intervenções/atividades executadas pela equipe de enfermagem favorece a mensuração da carga de trabalho, constituindo importante contribuição para a superação das dificuldades relacionadas à operacionalização do processo de dimensionamento de profissionais na área de pediatria.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Identificar y validar intervenciones/actividades desarrolladas por el equipo de enfermería en una unidad pediátrica. Método Estudio descriptivo, transversal, observacional desarrollado en la Clínica Pediátrica del Hospital Universitario de la Universidad de São Paulo, São Paulo, Brasil, organizado en las siguientes etapas: identificación de las actividades realizadas por el equipo (registros en archivos y observación directa); mapeo y validación de las actividades identificadas en las intervenciones, de acuerdo con la Clasificación de Intervenciones de Enfermería (CIE). Resultados Las 275 actividades identificadas fueron mapeadas en 63 intervenciones, 22 clases y siete dominios de la CIE, 25 actividades asociadas y 13 personales. Después de la validación, el número de actividades pasó para 244, lo que corresponde a 53 intervenciones, 20 clases y seis dominios de la CIE, 30 actividades asociadas y nueve personales. Conclusión la identificación de las intervenciones/actividades realizadas por el equipo de enfermería favorece la medición de la carga de trabajo siendo una importante contribución a la superación de las dificultades relacionadas con la aplicación del proceso de dimensionamiento de profesionales en el área de pediatría.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To identify and validate interventions/activities developed by a nursing team in a Brazilian pediatric unit. Method A descriptive, cross-sectional, and observational study was developed in the pediatric clinic of the university hospital of University of São Paulo, São Paulo, Brazil. It was organized in the following stages: identifying activities carried out by the team (from records in patient charts and from direct observation); mapping out and validating activities identified in interventions according to the Nursing Intervention Classification (NIC). Results The 275 identified activities were mapped out into 63 interventions, 22 NIC classes and 7 NIC domains, and 25 associated and 13 personal activities. After validation, the number of activities decreased to 244, corresponding to 53 interventions, 20 NIC classes and 6 NIC domains, and 30 associated activities and 9 personal activities. Conclusion Identifying the interventions/activities performed by the nursing team can help measure workload and is an important contribution to overcoming difficulties when it comes to operationalizing the process of sizing professional teams in the field of pediatrics.
  • Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos Artigo Original

    Souza, Geisa Colebrusco de; Gonçalves, Maria Narcisa da Costa; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Borges, Elisabete Maria das Neves; Mira, Vera Lucia; Leite, Maria Madalena Januário

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar curso online na perspectiva do egresso e verificar a relação entre variáveis. Método Estudo quantitativo, descritivo e exploratório, aplicado aos participantes no final de três versões de um curso de atualização onlinena temática de Gerenciamento em Enfermagem. Resultados Os índices de satisfação nas três categorias elencadas, em três anos, apresentaram resultados acima de 75,0%. Os coeficientes obtidos indicaram alta consistência do questionário. Considerando o índice total, a categoria Desempenho do tutor foi a de índice mais alto. Fortes associações entre Autoavaliação e Desempenho do tutor, Autoavaliação e Programa do curso e Desempenho do tutor e Programa do curso foram identificadas. Não houve associação entre as três categorias referidas com as demais variáveis do estudo. Conclusão Os egressos demonstraram satisfação com o curso, que favoreceu a interação e a promoção do conhecimento coletivo no gerenciamento em enfermagem. Foram reconhecidos, também, aspectos que carecem de melhorias, com destaque à capacitação do tutor para mediar discussões e estimular o envolvimento do estudante ao longo do curso.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Evaluar curso online desde la perspectiva de los egresos y verificar la relación entre las variables. Método Estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio aplicado a los participantes en el final de tres versiones de un curso de actualizaciónonline en la temática de Gestión en Enfermería. Resultados Los índices de satisfacción en las tres categorías enumeradas, en tres años, presentaron resultados arriba de los 75,0%. Los coeficientes indican una alta consistencia del cuestionario. Teniendo en cuenta el índice total, la categoría Desempeño del Tutor ha presentado el índice más alto. Se identificaron fuertes asociaciones entre Autoevaluación y Desempeño del Tutor, Auto Evaluación y Programa del Curso, y Desempeño del Tutor y Programa del Curso. No se identificaron asociaciones entre las tres categorías mencionadas con las otras variables del estudio. Conclusión Los egresos expresaron su satisfacción por el curso que favorecía la interacción y la promoción del conocimiento colectivo en la gestión de enfermería. También fueron reconocidos los aspectos que deben ser mejorados, sobre todo la capacitación del tutor para mediar discusiones y estimular la participación de los estudiantes a lo largo del curso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To evaluate the online course from the perspective of e-learners as well as the relation between variables. Method A quantitative, descriptive and exploratory study. Results After three years, the satisfaction rates in the three listed categories presented an average rate higher than 75%. The coefficients indicated a high consistency of the questionnaire. Considering the overall rates in the three years period, the Instructor Performance category presented the highest rate. Strong associations between Self-Assessment and Instructor Performance, Self-Evaluation and Program of the Course and Instructor performance and Program of the course were identified. There was no association between the three categories mentioned with any other variables existing in the study. Conclusion E-learners expressed satisfaction with the course that means favored the interaction and the promotion of collective knowledge in nursing management. Also aspects need to be improved, especially the training of the instructor to mediate discussions and encourage student involvement throughout the course.
  • Exposição dos trabalhadores de enfermagem às cargas de trabalho e suas consequências Artigo Original

    Felli, Vanda Elisa Andres; Costa, Taiza Florêncio; Baptista, Patrícia Campos Pavan; Guimarães, Ana Lúcia de Oliveira; Anginoni, Bárbara Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Mensurar a exposição dos trabalhadores às cargas de trabalho, aos processos de desgaste e as suas consequências, por meio de indicadores. Método Estudo epidemiológico descritivo, transversal e quantitativo, realizado em doze unidades de três hospitais de ensino do município de São Paulo. A população foi de 452 trabalhadores de enfermagem e a coleta de dados foi realizada por meio do software Sistema de Monitoramento da Saúde do Trabalhador de Enfermagem (SIMOSTE) nos prontuários dos trabalhadores de enfermagem. Os dados foram analisados segundo indicadores que permitiram apreender a dinâmica organizacional (DO), os problemas de saúde dos trabalhadores (PS) e suas consequências (CO). Resultados Os indicadores PS evidenciam 879 exposições às cargas de trabalho e 1.355 processos de desgaste. Os indicadores de CO mostram 2.709 dias perdidos em um ano. Conclusões A exposição às diferentes cargas de trabalho submete os trabalhadores a inúmeros processos de desgaste, os quais devem ser monitorados para que sejam implementadas medidas preventivas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo mensurar la exposición de los trabajadores a las cargas de trabajo, los procesos de desgaste y sus consecuencias a través de indicadores. Método estudio epidemiológico descriptivo, transversal y cuantitativo realizado en 12 unidades de tres hospitales de enseñanza de São Paulo. La población era 452 trabajadores de enfermería y la recolección de datos se realizó mediante el software Sistema de Monitoreo de los Trabajadores de Enfermería (SIMOSTE) en los ficheros de los trabajadores de enfermería. Los datos fueron analizados a través de indicadores que permitieron aprehender la dinámica organizacional (DO), los problemas de salud de los trabajadores (PS) y sus consecuencias (CO). Resultados los indicadores de PS evidenciaron 879 exposiciones a las cargas de trabajo y 1.355 procesos de desgaste. Los indicadores de CO muestran 2709 días perdidos en un año. Conclusiones La exposición a distintas cargas de trabajo somete los trabajadores a numerosos procesos, que deben ser monitoreados para que se apliquen medidas preventivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Measure the exposure of nursing workers to workloads and strain processes and their consequences, by means of indicators. Method Epidemiological, descriptive, cross-sectional quantitative study, conducted in 12 units of three teaching hospitals in the city of Sao Paulo. The study population consisted of 452 nursing workers and the data was collected from hospital medical records using the software System for Monitoring the Health of Nursing Workers (SIMOSTE). The data was analyzed on the basis of indicators that provided information about organizational dynamics, occupational health problems and their consequences. Results The health problem indicators revealed 879 exposures to worloads and 1,355 strain processes. The consequences indicators showed 2,709 lost days per year. Conclusions Exposure to different workloads subjects workers to numerous strain processes, which should be monitored in order to implement preventive measures.
  • O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes Artigo Original

    Messas, Jussara Tolardo; Leonello, Valéria Marli; Fernandes, Maria de Fátima Prado; Gonçalves, Gabriela Cristina da Costa; Bucchi, Sarah Marília; Mira, Vera Lucia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar o ambiente educacional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na perspectiva do estudante. Método Abordagem quantitativa com desenho exploratório. Participaram do estudo, 176 estudantes que responderam a uma escala Likert, com graduação de 1 a 5 para avaliação do ambiente educacional. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratóriae testes estatísticos inferenciais; a confiabilidade do instrumento foi constatada pelo Alpha de Cronbach. Resultados A análise de dimensionalidade estabeleceu quatro fatores: Suporte à aprendizagem prática, com média de escore 3,64; Atitudes durante a aprendizagem, escore médio 2,92; Clima de aprendizagem, média 3,58 e Fragilidades da aprendizagem com 3,04. Conclusão O fator mais favorável do ambiente foi o Suporte à aprendizagem. As competências atitudinais atingiram escores mais baixos, sugerindo a necessidade de fortalecer esses aspectos durante a graduação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Evaluar el ambiente educativo de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo, en la perspectiva del estudiante. Método Enfoque cuantitativo con diseño exploratorio. Participaron del estudio 176 estudiantes que respondieron a una escala Likert, con graduación 1 a 5 para evaluar el ambiente educacional. Los datos fueron sometidos a análisis factorial exploratorio y pruebas estadísticas inferenciales; la confiabilidad del instrumento fue verificada por el alfa de Cronbach. Resultados El análisis de la dimensión estableció cuatro factores: Soporte al aprendizaje práctico, con una puntuación media de 3,64; Actitudes durante el aprendizaje, la puntuación media de 2,92; Clima de aprendizaje, medias 3,58 y fragilidades de aprendizaje 3,04. Conclusión El factor más favorable fue del ambiente fue el Soporte para el aprendizaje. Competencias actitudinales alcanzaron puntuaciones más bajas, lo que sugiere la necesidad de fortalecer estos aspectos durante la graduación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Evaluate the educational environment of the School of Nursing at the University of São Paulo from the student perspective. Method Quantitative approach with exploratory design. The 176 students who participated in the study answered questions ona Likert scale from 1 to 5 to evaluate the educational environment. The data underwent an exploratory factor analysis and inferential statistical tests, while the reliability of the instrument was verified by Cronbach’s Alpha. Results The dimensionality analysis established four factors: support for hands-on learning, with a mean score of 3.64; attitudes during learning, mean score of 2.92; learning atmosphere, mean 3.58; and learning weaknesses,mean 3.04. Conclusion The most favorable factor of the environment was support for learning. The attitudinal competencies received lower scores, suggesting the need to strengthen these aspects during the undergraduate course.
  • Análise do desempenho dos estudantes de enfermagem no ensino por competências e no ensino para compreensão Artigo Original

    Paranhos, Wana Yeda; Chaves, Adriano Aparecido Bezerra; Frias, Marcos Antonio da Eira; Leite, Maria Madalena Januário

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o desempenho dos estudantes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do projeto pedagógico baseado em Competências (currículo A) e dos estudantes do projeto pedagógico na perspectiva do Ensino para Compreensão (currículo B). Método Estudo exploratório descritivo, quantitativo e documental. O local da pesquisa foi uma universidade privada do município de São Paulo e para a coleta de dados foram utilizados 312 instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes da disciplina em questão. Resultados A avaliação do desempenho dos estudantes do currículo A não teve diferença em relação à média geral dos estudantes do currículo B. Os estudantes do A mostraram melhor desempenho em relação ao B na unidade de terapia intensiva e no tópico práticas pedagógicas, e os do B nos tópicos bases comportamentais e atitudinais e gestão. Os estudantes que são técnicos de enfermagem têm desempenho melhor e os que trabalham à tarde têm melhores notas. Conclusão Não foi comprovada a hipótese de que os estudantes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do currículo por compreensão (B) tem melhor desempenho que os estudantes do currículo por competências (A). A formação como técnico de enfermagem e turno de trabalho foram variáveis que interferiram no desempenho dos alunos independentemente do tipo de currículo. Durante o estudo houve a possibilidade de analisar os instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes, bem como o preenchimento pelos docentes, constatando-se que há necessidade de melhor estruturação na avaliação de desempenho do estudante e, principalmente, um processo de capacitação dos professores para a execução dessa atividade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos Analizar el desarrollo de los estudiantes en las asignaturas del Práctica Curricular del proyecto pedagógico basado en Competencias (currículo A) y de los estudiantes del proyecto pedagógico en la perspectiva de la Enseñanza para la Comprensión (currículo B). Método Estudio exploratorio descriptivo, cuantitativo y documental. El local de la investigación fue una Universidad Privada, del municipio de São Paulo y para la recolección de datos fueron utilizados 312 instrumentos de evaluación del desarrollo de los estudiantes de la mencionada disciplina. Resultados La evaluación del desempeño de los estudiantes de las asignatura en cuestión. Resultados la evaluación del desempeño de los estudiantes del currículo A no presentó diferencia al ser comparada con el promedio general de los estudiantes del currículo B. Los estudiantes del currículo A demostraron mejor desempeño en relación al B en la unidad de terapia intensiva y en tópico de prácticas pedagógicas, y los del B en los tópicos bases comportamentales y actitudinales y gestión. Los estudiantes que son técnicos de enfermería tuvieron mejor desempeño y los que trabajan en el periodo de la tarde obtienen mejores notas. Conclusión no se comprobó la hipótesis de que los estudiantes de la Práctica Curricular Supervisada del currículo por comprensión (B) tuvieron mejor desempeño que los estudiantes del currículo por competencias (A). La formación como técnico de enfermería y turno de trabajo fueron variables que interfirieron en el desempeño de los alumnos independientemente del tipo de currículo. Durante el estudio hubo la posibilidad de analizar los instrumentos de avaluación de desempeño de los estudiantes, bien como el relleno por parte de los profesores, constatándose la necesidad de mejor estructuración en la evaluación de desempeño del estudiantes y, principalmente en el proceso de capacitación de los profesores para ejecutar esa actividad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To analyze the performance of students of the course Supervised Curricular Internship based on skills (curriculum A) and teaching for understanding (curriculum B). Method Exploratory descriptive, quantitative and documentary study. The location of the research was a private university of the city of São Paulo and for data collection were used 312 performance assessment tools for students of the course being studied. Results The assessment of the performance of curriculum A students had no difference compared to the overall average of curriculum B students. The A students showed better performance in relation to B in the intensive care unit and in pedagogical practices, and B showed better performance in attitudinal bases topics and management. Students who are nursing technicians have better performance and, those working in the afternoon have better grades. Conclusion It was not proven that students of the course Supervised Curricular Internship of the understanding curriculum (B) had better performance than the students of the skills curriculum (A). The technical training of nursing and work shift were variables that interfered in student performance regardless of the type of curriculum. During the study there was the possibility of analyzing the performance assessment tools for students, as well as the filling by professors, noting that there is need for better structuring of the evaluation of student performance and, above all, a process of training of professors for the execution of this activity.
  • Saúde dos trabalhadores de enfermagem e a segurança do paciente: o olhar de gerentes de enfermagem* Artigo Original

    Baptista, Patricia Campos Pavan; Pustiglione, Marcelo; Almeida, Mirian Cristina dos Santos; Felli, Vanda Elisa Andres; Garzin, Ana Claudia Alcantara; Melleiro, Marta Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Compreender a percepção de gerentes de enfermagem sobre a relação entre a saúde dos trabalhadores de enfermagem e a segurança dos pacientes. Método Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, realizada por meio de entrevistas individuais, com nove gerentes de enfermagem de cinco hospitais universitários distribuídos no Brasil. Resultados A percepção dos gerentes de enfermagem sobre a relação entre a saúde dos trabalhadores de enfermagem e a segurança dos pacientes foi evidenciada nas categorias: “O sofrimento para equilibrar a saúde dos trabalhadores e a segurança dos pacientes” e “Intervenções no cotidiano de trabalho”. Conclusão A vivência dos gerentes evidenciou um cotidiano de trabalho marcado por sofrimento e preocupação, devido aos altos índices de absenteísmo e presenteísmo decorrentes do adoecimento e incapacidade dos trabalhadores, e à necessidade de garantir a segurança dos pacientes por meio de uma assistência de enfermagem qualificada.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Conocer la percepción de los gestores de enfermería sobre la relación entre la salud de los trabajadores de enfermería y la seguridad del paciente. Método Esta es una investigación cualitativa, con enfoque de la fenomenología social de Alfred Schütz, realizada por medio de entrevistas individuales con nueve gestores de enfermería de cinco hospitales universitarios distribuidos en Brasil. Resultados La percepción de los gestores de enfermería sobre la relación entre los trabajadores de enfermería y seguridad de los pacientes fue evidenciada en las categorías: “El sufrimiento para equilibrar la salud de los trabajadores y la seguridad de los pacientes” y “las intervenciones en el trabajo diario”. Conclusión La experiencia de los gestores mostró una rutina diaria de trabajo marcado por el sufrimiento y la preocupación por los altos índices de absentismo y preceptismo resultantes de enfermedad y discapacidad en los trabajadores y la necesidad de garantizar la seguridad de los pacientes por medio de una asistencia de enfermería cualificada,

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To understand the perception of nurse managers about the relationship between nursing workers health and patient safety. Method A qualitative survey was conducted using the social phenomenology approach of Alfred Schütz, accomplished through individual interviews with nine nurse managers from five Brazilian university hospitals. Results Nurse managers’ perception of the relationship between nursing workers health and patient safety was evidenced in the following categories: “The suffering to balance workers health and patient safety” and “Interventions in everyday work life”. Conclusion Managers’ experience showed an everyday work life marked by suffering and concern, due to high rates of absenteeism and presenteeism resulting from illness and incapability of workers, and the need to ensure patient safety through qualified nursing care.
  • Experiências e expectativas de enfermeiros no cuidado ao doador de órgãos e à sua família Artigo Original

    Moraes, Edvaldo Leal de; Neves, Fabrício Ferreira; Santos, Marcelo José dos; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa; Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Compreender as experiências e expectativas dos enfermeiros de unidades de terapia intensiva no cuidado ao doador de órgãos para transplantes e à sua família. Método Pesquisa qualitativa, com abordagem da Fenomenologia Social realizada em 2013, com 20 enfermeiros. Resultados As experiências dos enfermeiros com as famílias dos doadores foram representadas pelas categorias: obstáculos vivenciados e intervenções realizadas no cuidado às famílias dos doadores. As expectativas desses profissionais na assistência às famílias e aos doadores de órgãos foram descritas pela categoria: cuidar para salvar vidas. Conclusão O estudo mostrou que o cotidiano dos enfermeiros de terapia intensiva no cuidado às famílias e aos doadores de órgãos é permeado por obstáculos que interferem no processo de doação. Diante desse cenário têm como expectativas oferecer uma assistência intensiva ao doador falecido e um cuidado humanizado às famílias, intencionando possibilitar a aceitação da doação de órgãos pelos familiares e viabilizar órgãos para transplantes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Comprender las experiencias y expectativas delas enfermeras de las unidades de cuidados intensivos en la atención al donante de órganos para trasplante y su familia. Método : Investigación cualitativa, con el enfoque dela Fenomenología Social que ocurrió en 2013, con 20 enfermeras. Resultados Las experiencias delos enfermeros conlas familias de losdonantesestuvieron representadas porcategorías: obstáculos experimentados y intervenciones en la atención a las familias de los donantes. Las expectativas de estos profesionales en la asistencia a las familias y a los donantes de órganos fueron descriptas en la categoría: cuidar para salvar vidas. Conclusión El estudio mostró quela rutina diaria delos enfermeros de cuidados intensivos en relación a la atención de las familias y los donantes de órganos está permeado por los obstáculos que interfieren con el proceso de donación. Ante este escenario, la expectativa primordial es ofrecer asistencia intensiva a los donantes fallecidos y atención humanizadaa las familias, con la intención de posibilitarla aceptación dela donación de órganos por parte de familiares y hacer factible la potencian de los órganos para trasplantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Understand the experiences and expectations of intensive care unit nurses in caring for organ donors and their families. Method Qualitative research, with a social phenomenological approach, conducted in 2013 with 20 nurses. Results The experiences of the nurses with the families of donors were represented by two categories: obstacles encountered and interventions performed in the care of the donors’ families. The expectations of these professionals in caring for organ donors and their families were described in the category: care to save lives. Conclusion The study showed that the day-to-day work of intensive care nurses in their care of organ donors and their families is permeated with obstacles that interfere in the donation process. In light of this, their goal is to provide intensive care to deceased donors and humanized care to the families, to help family members agree to organ donation and enable organs to be made available for transplants.
  • Enfermeiras americanas do Serviço Especial de Saúde Pública e a formação de recursos humanos na Enfermagem Brasileira Artigo Original

    Bonini, Bárbara Barrionuevo; Freitas, Genival Fernandes de; Fairman, Julie; Mecone, Márcia Cristina da Cruz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Historicizar as mudanças na formação de recursos humanos em enfermagem no Brasil, no período de 1942 a 1961, a partir da presença de 35 enfermeiras americanas designadas para trabalhar em cooperação com o SESP. Método O estudo utilizou como fontes relatórios redigidos pelas enfermeiras, que descrevem suas impressões, sugestões e atividades desenvolvidas no país, e foram analisadas a partir da análise de discurso de Michel Foucault. Resultados O período mencionado foi marcado pela presença americana nos projetos de enfermagem desenvolvidos pelo Serviço Especial de Saúde Pública (SESP). Os discursos indicaram que o período foi marcado por muitas mudanças na enfermagem brasileira, em especial no que diz respeito à captação e formação de recursos humanos para a profissão. Conclusão Pode-se afirmar que elas, através de seus discursos e influência, foram centrais para a consolidação de um novo paradigma na formação de profissionais de enfermagem no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Recrear la historia de los cambios en la formación de recursos humanos en enfermería en Brasil, en el período de 1942 a 1961, a partir de la presencia de 35 enfermeras americanas que fueron destinadas a trabajar en cooperación con el SESP. Método El estudio utilizó como fuentes los informes escritos por dichas enfermeras las cuales reportaron sus impresiones, sugerencias y actividades desarrolladas en el país y fueron analizadas desde el análisis del discurso de Michel Foucault. Resultados el período mencionado estuvo marcado por la presencia americana en los proyectos de enfermería desarrollados por el Servicio Especial de Salud Pública (SESP). Los discursos indicaron que el período mencionado fue marcado por muchos cambios en la enfermería brasileña, en especial con respecto a la captación y formación de recursos humanos para la profesión. Conclusión Los resultados indican que las enfermeras americanas, a través de sus discursos y por medio de la influencia, fueron fundamentales para la consolidación de un nuevo paradigma en la formación de los profesionales de enfermería en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To historicize the changes in training human resources in nursing in Brazil during the period from 1942 to 1961 based on the presence of 35 American nurses assigned to work in cooperation with Special Public Health Service. Method The sources used for the study were reports written by American nurses who described their impressions, suggestions, and the activities they carried out in the country. These were analyzed based on the discourse analysis of Michel Foucault. Results The period mentioned was marked by an American presence in nursing projects developed by the Special Public Health Service. The discourses indicated that the period was marked by many changes in Brazilian nursing, particularly with respect to attracting and training human resources for the profession. Conclusion The results indicate that the American nurses, through what they said and their influence, were central to the consolidation of a new paradigm in the training of nursing professionals in Brazil.
  • Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais Artigo Original

    Parigi, Dayane Mayara Gambini; Tomazelli, Priscila Caccer; Almeida, Denise Maria de; Vaz, Débora Rodrigues; Heimann, Candice; Prado, Cláudia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Analizar el proceso de la construcción de la identidad académica desde la perspectiva del pasado, presente y futuro en la formación de profesores de enfermería a través de la integración de las tecnologías digitales. Método investigación cualitativa descriptivo exploratorio, consolidada en el aula “Construcción de la identidad del profesor”, 2012. De las actividades síncronas y asíncronas cuatro fueron analizadas por medio del análisis de contenido. Resultados En el chat se identificaron marcas positivas y negativas y reflexiones en la construcción de la misma identidad (seis categorías); “túnel del tiempo” la proyección de la futura identidad (cuatro categorías); en el “portfolio” la percepción de la propia identidad (cuatro categorías); evaluación de la clase y la percepción de experiencias vivenciadas en el aula (dos categorías). Conclusión La integración de las tecnologías digitales favoreció la discusión y comprensión de los estudiantes de graduación, de manera colaborativa, acerca de cómo se construye su identidad y la proyección de su identidad futura alineado con el perfil y el rol del profesor exigidos hoy día.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Analyze the teacher identity formation process from the perspective of the past, present and future in the training of nursing teachers through the integration of digital technologies. Method Descriptive, exploratory study, with a qualitative approach, conducted in the on-site class “Teacher Identity Formation” in 2012. Of the synchronous and asynchronous activities, four were analyzed using content analysis. Results In chat, positive and negative impressions and reflections on the formation of one’s own identity were identified (six categories); in the “Time tunnel,” the projection of future identity (four categories); in the “Portfolio,” the perception of one’s own identity (four categories); and in the evaluation of the class, the perception of the experiences lived in the class (two categories). Conclusion The integration of digital technologies promoted, in a collaborative way, discussion and understanding by students of how their identity is formed and the projection of their future identity, aligned with the profile and role of teachers demanded in the world of today.
  • Tecnologia educacional na gestão de cuidados: perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses Artigo Original

    Landeiro, Maria José Lumini; Freire, Rosa Maria Albuquerque; Martins, Maria Manuela; Martins, Teresa Vieira; Peres, Heloísa Helena Ciqueto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar o perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses. Método Estudo exploratório quantitativo, realizado em dois hospitais da região norte e um da região central de Portugal. A amostra foi aleatória e contou com960 enfermeiros. Resultados Dos partícipes 420 (46,1%) utilizavam ocomputador, 196 (23,4%) referiram que têm conhecimento da utilização do computador para o ensino, 174 (21,1%)utilizaram o computador para ensino, 112 (15,1%) reconhecem que a utilização do computador pode ser um meio tecnológico para completar a formação presencial, 477 (61,6%) gostariam de receber formação sobre a utilização do computador e 382 (40,9%) referiram autoaprendizagem em informática. Em relação ao ensino a distância 706 (74,9%) relataram que não estão familiarizados e 752 (76,4%) referiram interesseem participar em formaçõesnesta modalidade. Conclusão As organizações devem estar atentas ao perfil tecnológico que se desenha neste grupo de enfermeiros e procurar formas de introduzir as tecnologias educacionais na gestão de cuidados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Identificar el perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses. Método Un estudio exploratorio cuantitativo realizado en dos hospitales en la región norte y la región central de Portugal. La muestra se seleccionó de forma aleatoria e incluyó 960 enfermeros. Resultados De los 420 participantes (46,1%) utilizan el computadora, 196 (23.4%) reportaron haber tenido conocimiento del uso de la computadora para la enseñanza, 174 (21,1%) utiliza la computadora para la enseñanza, 112 (15, 1%) reconoce que el uso de la tecnología informática puede ser un medio para complementar la formación presencial, 477 (61,6%) les gustaríarecibir capacitaciónen el uso dela computadora y 382 (40,9%) informaron de auto-aprendizaje en la computación. En relación con la educación a distancia 706 (74.9%) reportaron no están familiarizados y 752 (76,4%) indicaron su interés en participar en esta modalidad de formación. Conclusión Las organizaciones deben tener en cuenta el perfil tecnológico que señala este grupo de enfermeras y buscar maneras de introducir tecnologías de la educación en gestión de la atención.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To identify the technological profile of nurses in Portuguese hospitals. Method A quantitative exploratory study conducted in two hospitals in the northern region and one in the central region of Portugal. The sample was randomly selected and included 960 nurses. Results Of the participants, 420 (46.1%) used computers, 196 (23.4%) reported having knowledge about using computers for teaching, 174 (21.1%) used computers to teach, 112 (15.1%) recognized that using computers can be a technological means to supplement classroom training, 477 (61.6%) would like to receive training on using computers, and 382 (40.9%) reported self-learning of information technology. In relation to distance education, 706 (74.9%) reported they were familiar with it and 752 (76.4%) indicated an interest in participating in training using this modality. Conclusion Organizations should be mindful of the technological profile shown by this group of nurses and look for ways to introduce educational technologies in the management of care.
  • Aplicação de pesquisa e informação para políticas de recursos humanos: as metas regionais para as Américas Relato De Experiência

    Mandelli, Marcos; Rigoli, Felix

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Relatar a experiência sobre o uso de pesquisas e sistemas de informação para apoiar as políticas nacionais de recursos humanos por meio de benchmarking entre diferentes países, com comparações ao longo do tempo ou entre países ou regiões semelhantes. Método A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) promoveu em 2007 um conjunto de metas para todos os países das Américas para aprimorar a situação dos recursos humanos para a saúde, utilizando uma metodologia uniforme e um processos de pesquisa pelos Observatórios de Recursos Humanos. Resultados A análise se centra no avanço dos principais desafios nos países do Cone Sul, com especial ênfase no caso do Brasil, mostrando melhorias na distribuição de profissionais nos territórios. Conclusão A experiência mostrou como a pesquisa e o uso dos sistemas de informação pode impulsionar a ampliação das melhores práticas de formação, fixação e desenvolvimento da força de trabalho em saúde nas Américas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Relato de experiencia sobre el uso de investigaciones y sistemas de información para ayudar en la formulación de políticas nacionales de Recursos Humanos por medio de benchmarking entre distintos países, con comparaciones a lo largo del tiempo o entre países o regiones similares. Método La Organización Panamericana de la Salud (OPAS) promovió en 2007 un conjunto de metas para todos los países de las Américas para mejorar la situación de los recursos humanos para la salud, utilizando una metodología uniforme e investigaciones a través de los Observatorios de Recursos Humanos. Resultados El análisis se enfoca en el avance de los principales desafíos en los países del Cono Sur, con especial énfasis en el caso de Brasil, mostrando progreso en la distribución de profesionales en los territorios. Conclusión La experiencia muestra como las investigaciones y los sistemas de información pueden impulsar la expansión de las mejores prácticas de formación, fijación y desarrollo de la fuerza de trabajo en salud en las Américas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Report experiences involving the use of research and information systems to support national human resources policies through benchmarking between different countries, with comparisons over time and between similar countries or regions. Method In 2007, the Pan American Health Organization (PAHO) promoted a set of goals for all the countries in the Americas to improve the situation of health human resources, using a uniform methodology and research process carried out by Observatories of Human Resources. Results The analysis focused on the progress made in relation to the main challenges in the Southern Cone countries, with a special emphasis on Brazil, noting improvements in the distribution of professionals in the regions. Conclusion These experiences showed how research and the use of information systems can stimulate the expansion of good practices in the training, retention and development of the health workforce in the Americas.
  • Desenvolvimento do curso de gerenciamento em enfermagem on-line: experiência exitosa entre Brasil e Portugal Relato De Experiência

    Tronchin, Daisy Maria Rizatto; Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Lima, Antônio Fernandes Costa; Alavarce, Débora Cristina; Prata, Ana Paula; Santos, Margarida Reis; Aroldi, Juscilynne Barros da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Describir la experiencia en la planificación y desarrollo de un Curso de Actualización Online de Gestión de Enfermería para las enfermeras en los contextos Brasil y Portugal. Método el diseño de instrucción del Curso está basado en la Teoría del Aprendizaje Significativo, en la Andragogía y la Metodología Dialéctica, valorando la interacción entre los actores y privilejiando los escenarios de práctica y la aplicación de los conceptos tratados. Resultados El curso se estructura en nueve unidades teóricas, cuatro estudios de casos y prueba disertativa. Fue evaluado positivamente por los participantes, que informaron de la posibilidad de adquirir nuevos conocimientos; la interacción y el intercambio de experiencias; la motivación para el estudio de los temas y el autoaprendizaje. Conclusión Se espera que la experiencia descrita estimule la proposición de nuevos cursos y programas en la modalidad de Educación a Distancia, mejorando los procesos de enseñanza y aprendizaje para subsidiar los futuros análisis de su impacto en el desarrollo y mejora de las capacidades de gestión en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To describe the experience of planning and developing online refresher courses in nursing management for nurses in the contexts of Brazil and Portugal. Method The instructional design was based on meaningful learning theory, andragogy, and dialectical methodology, so it valued interaction between the actors, emphasizing the scenarios of practice and applying the concepts covered. The course structure is divided into nine theoretical units, four case studies, and an essay exam. Results The course was positively evaluated by the participants, who reported opportunities for acquisition of new knowledge, interaction and exchange of experiences, motivation to study the topics, and self-learning. Conclusion It is expected that description of this experience will stimulate proposals for new courses and programs in distance education modalities, improving the processes of teaching and learning so as to give support to future analyses of their impact on the development and enhancement of management skills in nursing.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br