Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos de Pesquisa, Número: 106, Publicado: 1999
  • EDITORIAL

  • Comunicação e educação: entre meios e mediações Tema Em Destaque: Educação A Distância

    Souza, Mauro Wilton de

    Resumo em Português:

    O texto levanta a hipótese de que a relação conflitiva ainda hoje presente entre educação e comunicação repousa na compreensão que ao longo desse século perpassou a emergência e a análise dos meios de comunicação social. Identificando as posturas fundadoras da comunicação e aquelas que hoje despontam a respeito, o texto faz uma primeira abordagem sugerindo novas pistas para a compreensão da relação entre comunicação e educação, escola e mídia.

    Resumo em Inglês:

    The text raises the hypothesis that throughout this century the conflictive relationship between education and communication, still present today, lies in understanding has by-passed the emergence and analysis of the means of social communication. Identifying the founding attitudes in communications and those of today, the text attempts a first approach suggesting new clues to understanding the relationship between communication and education, school and media.
  • O programa TV Escola: desafios à introdução de novas tecnologias Tema Em Destaque: Educação A Distância

    Draibe, Sônia M; Perez, José Roberto Rus

    Resumo em Português:

    Este trabalho examina o processo de implementação dos programas federais Kit Tecnológico e TV Escola, expondo de modo resumido os principais resultados de pesquisa recente que avaliou, em âmbito nacional, o seu processo de implementação. O processo recente de introdução de sistemas de educação a distância nas redes públicas municipais e estaduais brasileiras oferecem uma excelente oportunidade para o estudo dos fatores que obstaculizam o seu pleno funcionamento. E, do ponto de vista contrário, identificar os fatores que, nas condições concretas de nossas escolas, têm facilitado a utilização de filmes didáticos nas práticas escolares e em que medida esses meios didáticos aparecem como vantajosos aos agentes que, potencialmente, deles se utilizarão ou se beneficiarão - e, por isso mesmo, podem apoiar e facilitar sua introdução.

    Resumo em Inglês:

    This work examines the process of implementing the federal programs Kit Tecnológico [Technology Kit] and TV Escola [TV School], explaining in a succinct way the main results of a recent study to evaluate the implementation process on the national level. The recent introduction of educational extension systems into Brazilian public municipal and state networks offers an excellent opportunity to study factors that are obstacles to their full functioning, and to identify those factors that in the real situation of our schools have facilitated the use of didactic films and how they appear advantageous to those who potentially use or benefit from them - and for this same reason can help with and facilitate their introduction.
  • O binômio comunicação e educação: coexistência e competição Tema Em Destaque: Educação A Distância

    Busato, Luiz R.

    Resumo em Português:

    Este artigo argumenta, inclusive a partir de uma abordagem comunicacional, que a educação sempre se serviu dos meios técnicos, mas que a situação atual tem uma originalidade: é que todos os destinatários da educação estão mergulhados num universo de tecnologias que impedem o professor de ignorá-las. Por isso, ensinar requer dos professores e responsáveis pela educação um mínimo de cultura e de habilidade tecnológica. É sob essa condição que eles podem orientar os equilíbrios instáveis entre as formas mais tradicionais de ensino e as formas mais tecnicistas. Disso surgem novos modelos de pedagogia que constituem verdadeiros desafios teóricos e práticos para todos os atores que trabalham ou se interessam pela educação.

    Resumo em Inglês:

    This paper arguments from a communicational standpoint, that education has constantly used communication technologies. Besides nowadays people in teaching positions can no longer pretend to ignore technology, since technology does exist in everyday's life for those they teach. Thus, teaching now requires a minimum technical proficiency, as well as the search for a new balance: traditional teaching models on one hand; modern, more technology based on teaching techniques on the other. As such, this model turns out to be a new challenge to professionnal teachers and to anyone concerned with education, both from a theoretical and practical point of view.
  • Formação de docentes a distância: reflexões sobre um programa Tema Em Destaque: Educação A Distância

    Barreto, Elba Siqueira de Sá; Pinto, Regina Pahim; Martins, Angela Maria

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende analisar os resultados alcançados em duas avaliações realizadas sobre o Programa de Educação a Distância intitulado "Um Salto para o Futuro", em 1992 e 1997, respectivamente. Ambos os estudos guiaram-se sobretudo pelo intuito de destacar aspectos fundamentais do modelo de ensino a distância desenvolvido pelo Programa, tendo em conta o fato de que a sua concepção e o teste de realidade por que passou têm muito a acrescentar à experiência nacional sobre o assunto.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the results achieved in two evaluations of the Educational Extension Program titled "A Leap for the Future", carried out in 1992 and 1997 respectively. Both studies are guided by the aim of underlining aspects fundamental to the extension teaching model developed by the Program, taking into account the fact that the process of conception and the reality testing it has undergone has much to add to the national experience on the subject.
  • A mulher, a criança e seus direitos Outros Temas

    Campos, Maria Malta

    Resumo em Português:

    O artigo examina as concepções sobre os direitos da criança pequena à educação na legislação brasileira mais recente, à luz da evolução das definições mais gerais sobre os direitos humanos, da criança e da mulher, e das demandas trazidas pelas mobilizações de vários setores da sociedade. Discute também as contradições e obstáculos que surgem na aplicação das novas definições legais à realidade brasileira.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the evolution of children's and women's rights in Brazil, specially the rights of small children to education. The analysis is based on the changes is the definition of human rights in different historical contexts and on the demands brought about by the social movements that had impact on recent Brazilian legislation. The article also discusses the contradictions and barriers that have to overcome in order to apply this new legislation in the reality.
  • Leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação Outros Temas

    Kramer, Sonia

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta pesquisa sobre narrativa, experiências de leitura/escrita e memória de professores. Baseado na teoria crítica da cultura e da modernidade, em especial em Walter Benjamin, procura conhecer práticas de leitura e escrita de professores e compreender como foi construída - ao longo de suas trajetórias - sua relação com a escrita e de que forma tal relação influencia a prática escolar. Discute questões de natureza teórico-metodológica; apresenta as etapas da pesquisa, seus desafios e os principais achados, tratando do período exploratório (entrevistas com professores de pré-escola e 1as séries do 1º grau) e da investigação (entrevistas com professores que atuaram nas décadas de 20/30/40 e 50/60); e sintetiza o ensaio que vem sendo feito a partir de acervo de fotografias de situações de leitura e escrita captadas no cotidiano do Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a research about narrative, reading and writing experiences and teachers' biographies. Based on critical theory of culture and modernity, particularly on Walter Benjamin, the research intends to study reading and writing teachers' practices, to understand their relation with written language and to understand also in which way this relation influences pedagogic action. The article begins analysing theorethical and methodological questions; than it presents the phases performed by the research - exploratory period (when pre-school and elementary school teachers were interviewed), field study (when teachers that worked at the 20/30/40ies and the 50/60ies were interviewed), the main results; and, at the end, it summarizes the analyses that are being developed concerning reading and writing photographies in Rio de Janeiro daily life.
  • Raízes da historiografia educacional brasileira (1881-1922) Outros Temas

    Kuhlmann Jr, Moysés

    Resumo em Português:

    A comunicação pretende analisar as primeiras iniciativas de elaboração de uma história da educação brasileira, apresentando várias publicações. As principais fontes utilizadas neste estudo foram divulgadas durante as Exposições Nacionais e Internacionais realizadas no final do século XIX e início do século XX. O marco inicial, no ano de 1881, refere-se à realização da Exposição de História do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, e a data de 1922, à Exposição do Centenário da Independência do Brasil, ocorrida também naquela cidade. A cada exposição, anunciava-se o trilhar da nação rumo ao progresso, amparada pela ciência, pela indústria e pela técnica. Impulsionava-se a elaboração de nossa história, da história de cada um dos setores e das instituições que representariam os pilares da civilização "moderna", entre elas a história da educação brasileira. Anunciava-se uma "evolução" a ser alcançada em um futuro mais ou menos distante. A análise irá mostrar ainda que o privilégio ao uso de fontes oriundas da legislação, dos relatórios elaborados por representantes do executivo, ou dos debates parlamentares e anuários estatísticos, assim como a eleição de certos temas recorrentes em nossa historiografia educacional, têm suas raízes no material estudado.

    Resumo em Inglês:

    The article intends to analize the beginning of the history of the Brazilian education, presenting several publications. The sources of this study were disclosed during the national and international expositions in the late 19th and early 20th centuries. The initial landmark in 1881 refers to the Exposition of History of Brazil, in Rio de Janeiro, and the end in 1922 refers to the International Exhibit which celebrated the centennary of the Independance, also in Rio. For each exhibit, the nation was proclaimed in the wake of progress, guided by science, industry and technology. The history of every sector and institution which were seen as the foundation of the "modern" civilization were boosted, including the history of the Brazilian education. Our "evolution" was announced for a near future. The analysis will show that the privilege assigned to sources coming from the educational legislation, governamental repports, or parliament debates, and the election of recurrent themes in our educational historiography has its roots in these publications.
  • Estratégias de comunicação em situação poliádica de creche Outros Temas

    Lordelo, Eulina da Rocha; Carvalho, Ana Maria Almeida

    Resumo em Português:

    Tendo em vista a importância das experiências iniciais, em termos de responsividade e sincronicidade nas interações com o meio, com amplas repercussões nos terrenos cognitivo, social e afetivo, o presente trabalho objetivou investigar as possibilidades da creche como contexto interacional. 62 crianças de um a três anos, de cinco creches diferentes, metade delas proveniente de creches privadas e as demais de creches públicas, foram observadas em seus ambientes naturais de brinquedo, nas creches, em três sessões de dez minutos cada, tomadas em dias diferentes. Amostras de episódios interativos entre adultos e crianças foram examinados qualitativamente, buscando identificar os parceiros das interações e os modos pelos quais criança e adultos situam-se no conjunto das interações. Os resultados dessa análise sugeriram que o adulto, além das esperadas estratégias de comunicação individual ou coletiva, emprega comumente uma terceira estratégia básica de comunicação, aqui denominada comunicação articulada, com alternância de alvos e articulação, inclusive temática, entre os alvos. Nesse padrão, o adulto estende as interações que ocorrem com um indivíduo para outros, amplificando o episódio interativo, criando inter-relações entre temas e indivíduos. Esses resultados são discutidos em termos da inadequação da oposição situação diádica versus poliádica, que costuma ser empregada para comparar os contextos de criação em ambientes familiar ou coletivo.

    Resumo em Inglês:

    Considering the importance of early experiences, particularly regarding responsiveness and synchrony in the interactions with the environment, with important effects on the cognitive, affective and social areas, this study aimed to search the day-care-centers possibilities as interactional contexts. 62 children aged 1 to 3 years old, from 5 different day-care centers, half of them from private and the others from public day-care centers, were observed at their natural play settings, in three sessions of 10 minutes each, obtained in different days. Samples of interactive episodes between adults and children were qualitatively examined, aiming to identify the interactional partners and the ways through which children and adults set themselves in the whole interactional pattern. The results of this analysis suggest that the adult, besides the expected strategies of individual and collective communication, use ordinarily a third basic communication strategy, called articuled communication, with thematic and other forms of alternation between the targets. In this pattern, the adult extends the interactions that occur with an individual to others, amplifying the interactive episode, creating links between themes and individuals. These results are discussed in terms of the inadequacy of the opposition between dyadic versus polyadic situations, that is generally used to compare the rearing contexts in family and collective environments.
  • A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração Outros Temas

    Bhering, Eliana; Siraj-Blatchford, Iram

    Resumo em Português:

    Este estudo usa dados qualitativos coletados em entrevistas com um grupo de 21 "pais" de crianças de 4º série do 1º grau, em oito escolas estaduais de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo foi o de pesquisar sua opinião sobre seu envolvimento com a escola primária e com aspectos educacionais. Os dados foram coletados utilizando a tipologia criada por Epstein (in Brandt, 1989), na qual foram resumidas em cinco categorias as várias maneiras de envolver os pais com a escola. Esta tipologia tem sido usada em várias pesquisas, em diferentes países e sua validade já se encontra testada cientificamente. É também usada a teoria das esferas sobrepostas (Epstein, 1987). Os resultados mostram o surgimento de um modelo diferente do de Epstein, que pode ser resumido em três categorias: ajuda, comunicação e envolvimento. A nossa definição de "pais" inclui mães, pais, e todos os outros responsáveis pela guarda legal da criança, mas isso não implica a participação de pais neste estudo, pois nele prevaleceram mães que costumam ser mais presentes na escola, tanto no Brasil como em outros países.

    Resumo em Inglês:

    This study uses data from 21 fourth grade parents in 8 Brazilian state pre- and primary schools in Belo Horizonte - MG, Brazil, to examine their views about parental involvement and others issues related to their children's school education. The data has been collected through using Epstein's typology (in Brandt, 1989). This typology has already been validated in the past and it was created to summarise many of the kinds of parental involvement practices that any level of school education - from nursery years to secondary level - may develop. A different pattern of the parents and the schools relationship emerged from the parents' data analysis if put in contrast with Epstein's parental involvement typology (1987). The pattern can be unfolded in three variations described as help, involvement and communication. A semi-structured questionnaire was used to conduct the interview with the parents. This article does not intend to analyse the present situation of the contemporary family but we acknowledge the fact that there are different family structures in our modern world and that they may influence parental involvement results.
  • O plano nacional de educação Temas Em Debate

    Beisiegel, Celso de Rui

    Resumo em Português:

    Em 1998, foram encaminhados ao Congresso Nacional dois anteprojetos de lei do Plano Nacional de Educação. O primeiro, elaborado pelo Ministério da Educação e, o outro, por educadores das oposições, reunidos no Segundo Congresso Nacional de Educação - II CONED. As duas propostas procuraram fundamentar-se em ampla consulta a educadores, entidades profissionais e associações de educadores. Este artigo é dedicado ao exame de alguns aspectos dessas propostas. O anteprojeto do II CONED apresenta-se sobretudo como um documento de luta política e ideológica. A proposta do Executivo estaria mais comprometida com a racionalidade administrativa ou com a implementação racional da política educacional do Ministério da Educação.

    Resumo em Inglês:

    In 1988, two proposals for the law of the National Plan of Education were received at Brazilian's Parliament. The first one was prepared by the Ministry of Education and the other by the oposition educators assembled in the second National Congress of Education - II Coned. The two proposals tryed to seek its foundations in a wide inquiry from educators, professional associations and trade-unions. This paper aims to examine some aspects of those proposals. The proposal of the II Coned announces itself as a document of political and ideological struggle. The government proposal would reveal more commitment with administrative rationality or with the rational execution of the Ministry of Education educational policy.
  • Intercultura e movimentos sociais Resenhas

    Silva, Celeida Maria Costa de Souza
Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br