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Cadernos de Pesquisa, Número: 109, Publicado: 2000
  • Orientações nacionais para a reforma do ensino médio: dogma e liturgia Tema Em Destaque

    Bueno, Maria Sylvia Simões

    Resumo em Português:

    O estudo analisa criticamente os fundamentos das atuais diretrizes nacionais para o ensino médio brasileiro, dando especial enfoque à sua coerência com tendências mundiais e seus nexos com recomendações de agências internacionais para reformas educativas nos países emergentes. Discute, outrossim, as vicissitudes e peculiaridades do processo de formulação das referidas diretrizes e sugere o aprofundamento da discussão, indicando aspectos polêmicos que merecem maior reflexão.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with framework underlying the current national directions for Brasilian secondary school, with special emphasis to its harmony with global trends and its bonds to international agencies advices concerning educational reforms in the emergent contries. On the other hand, it discusses vicissitudes and peculiarities of its formulating process; it also points out controversial aspects that should deserve more careful study, therefore it puts forward a farreaching discussion on the subject.
  • Regime de colaboração intergovernamental: alternativa para a maioridade do ensino médio Tema Em Destaque

    Gomes, Candido Alberto

    Resumo em Português:

    O ensino fundamental e médio no Brasil têm compartilhado, por longo tempo, prédios, equipamentos e professores, cujo dimensionamento este trabalho apresenta, com base nos dados censitários. O rápido crescimento da matrícula do ensino médio suscita importantes questões sobre as verdadeiras necessidades de construção escolar, bem como sobre a divisão de competências educacionais na esfera de governo e a identidade pedagógica das escolas. Os dados censitários revelam que será necessário construir numerosos prédios escolares, ante o aumento da procura, porém, ainda é significativa a utilização de espaço e tempo letivo. Portanto, governos estaduais e municipais precisarão colaborar entre si, continuando a compartilhar pessoal e recursos materiais. Para melhores resultados, é necessário operacionalizar o regime de colaboração, prescrito pela Carta Magna. Normas mais claras e estáveis precisam ser negociadas para evitar casuísmos.

    Resumo em Inglês:

    The first and second levels of education in Brazil (8+3 years) have shared buildings, equipment and even faculty for a long time. The fast enrolment increase of the second level arises important questions on the actual needs of school construction, as well as on enrolment decentralization and schools pedagogical identity. Census data reveal that it will be necessary to build numerous schools, however, there is still significant underutilization of space and time. Therefore, state and municipal governments will need to co-operate, keeping to share personnel and material resources. For better results it is necessary to operationalize the intergovernmental collaboration system, prescribed by Constitution. Clearer and steadier rules are to be negotiated, avoiding casuistical or arbitrary solutions.
  • Educação profissional numa sociedade sem empregos Tema Em Destaque

    Ferretti, Celso João; Silva Júnior, João dos Reis

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é o de promover a análise da proposta de educação profissional por meio do exame do documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do MEC/CNE no contexto das recentes transformações do capitalismo e sua expressão no Brasil. A ênfase da análise é posta nas relações entre a educação profissional e o ensino médio, transição do conceito de qualificação profissional ao modelo de competência e na crítica ao determinismo tecnológico que parece orientar o referido documento.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to analyze proposals for professional education through an examination of the document of the National Curricular Directives for Professional Education and the Technical Level of the MEC/CNE in the context of recent transformations of capitalism and its expression in Brazil. The emphasis of the analysis is placed on the relationship between professional education and technical training, the transition of the concept of professional qualification to a model of competence and on the critique of technological determinism that appears to orient the referenced document
  • Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio: avaliação de documento Tema Em Destaque

    Martins, Angela Maria

    Resumo em Português:

    Este texto pretende oferecer algumas contribuições para o debate sobre as mudanças propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais elaboradas para a reforma do ensino médio no Brasil. Na primeira parte, avalia-se o cenário político e econômico, como contexto gerador da última etapa de reformas no âmbito da educação, nos anos 90. Pretende-se questionar a opção por um modelo de reforma de estrutura (no caso brasileiro mais restrita ao Programa de Reforma da Educação Profissionalizante - PROEP) e de currículo, cujos temas encontram justificativa no contexto econômico, social, cultural e político contemporâneo. Discute-se a utilização de um "modelo" que toma por base experiências desenvolvidas em outros países, e por referência teórico-metodológica as orientações internacionais de organismos multilaterais, desconsiderando as peculiaridades e injunções do sistema administrativo-político brasileiro, medida política essa que pode aumentar a tensão e a distância normalmente existentes entre programas de governo e a possibilidade de sua concretude na rede escolar. Na segunda parte, discute-se a Resolução do Conselho Nacional de Educação, da Câmara de Educação Básica, n. 3, de 16.6.98, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio, bem como as Bases Legais - Parte I - dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. A análise do discurso oficial toma como referência metodológica a proposição de Bardin (1977, p. 209) para os modelos de análise estrutural, procurando-se relevar os valores implícitos e as conotações dos textos legais

    Resumo em Inglês:

    This text offers some contributions to the debate on the changes proposed to the National Curricular Directives to reform secondary education in Brazil. In the first part, the political and economic scene is evaluated as the context which generated the last stage of reforms in the educational field in the 90s. It questions the option for a model of structural reform (in the Brazilian case more restricted to the Program for Reform of Professional Education - PROEP) and of the curriculum, whose themes find their justification in the contemporary economic, social cultural and political context. It discusses the use of a "model" that bases itself on experiences developed in other countries and takes the international orientation of the multilateral organizations as its theoretical methodological reference, leaving out the peculiarities and injunctions of the Brazilian political administrative system. Such a policy measure can increase the tension and distance normally existing between government programs and the possibility of their real implementation in the school network. In the second part, it discusses the Resolution of the National Education Council, the Congress on Basic Education, no.3, of 16.698 that instituted the National Curricular Directives for secondary education, as well as the Legal Bases - Part I - of the National Curricular Parameters for secondary education. The analysis of official discourse takes Bardin's (1977, p. 209) proposals as its methodological reference for the models of structural analysis, seeking to make the implicit values and the connotations of the legal texts explicit
  • Orientações pedagógicas das "casas de asilo da infância desvalida" (1834-1840) Outros Temas

    Fernandes, Rogério

    Resumo em Português:

    Este estudo sobre os primeiros anos de atividades da Sociedade das Casas de Asilo da Infância Desvalida firmou-se na exploração do arquivo da instituição, denominada desde há poucos anos Fundação D. Pedro IV. Ela orientou-se pela filantropia, seguindo as tendências manifestadas pelas classes hegemônicas européias, sobretudo em França, tendo à sua frente o ex-Imperador do Brasil, que regressou a Lisboa após a derrota dos absolutistas. As Casas de Asilo tinham uma fisionomia própria que se distinguia das salles d'asile. No intuito de acharem um rumo ajustado às necessidades da sociedade portuguesa, os animadores da iniciativa começaram por criar uma "escola de ensino". Colhidos os primeiros frutos da experiência, o movimento das Casas de Asilo começou a difundir-se pelo país e a diversificar as suas intervenções. Embora destinadas a um público de crianças provenientes de famílias muito pobres ou indigentes, em idade pré-escolar, essas instituições configuravam as escolas de Primeiras Letras, mas incluíam no currículo atividades educativas, manuais ou artísticas, e de educação social, visando à integração de seu público. Apesar disso, essa experiência de educação infantil não logrou desprender-se da tradição escolarizante que a marcava.

    Resumo em Inglês:

    This study on the first years of activity of the Society of Homes for Disabled Children bases itself in the exploration of the archives of the institution, recently renamed the Foundation D. Pedro IV. It was oriented by philanthropy, following the tendencies manifested by the hegemonic European classes especially in France and headed by the ex-Emperor of Brazil who had returned to Lisbon after the defeat of the Absolutists. The Homes for Disabled Children had their own physiognomy, different from the salles d'asile. Aiming to set a course consonant with the needs of Portuguese society, the promoters of the initiative started by creating a "school for teaching". Harvesting the first fruits of the experience, the Homes for Disabled Children movement began to spread throughout the country and diversify its interventions. Although intended for children of pre school age from poor or indigent families, these institutions became schools for learning first literacy, they also included manual and artistic educational activities in their curriculum as well as social education aimed at integrating their public. Despite this, the experience of early childhood education did not manage to disengage from the teaching tradition that characterized it.
  • Rede de significações: perspectiva para análise da inserção de bebês na creche Outros Temas

    de Souza Amorim, Katia; Vitoria, Telma; Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde

    Resumo em Português:

    A inserção de bebês em creche envolve familiares, crianças e educadoras em um complexo processo de integração, particularmente em nossa cultura, em que a educação coletiva de bebês é fenômeno recente. As representações sociais e a literatura científica reforçam a noção de que idealmente bebês devem ser cuidados em casa, pela mãe. Assim, freqüentemente, essa se sente culpada por ter que compartilhar os cuidados do(s) filho(s). O período inicial do bebê em uma creche, portanto, implica a emergência de novos significados que são atribuídos e assumidos, confrontados e negociados nas interações estabelecidas pelos participantes. Uma perspectiva teórico-metodológica foi desenvolvida para analisar esse processo, baseado em um projeto de pesquisa que acompanhou a inserção de 26 bebês (5-18 meses de idade) em uma creche. Registrou-se a situação a partir de gravações em vídeo, fichas de observação e entrevistas. A perspectiva referida destaca três personagens centrais: mãe, criança e educadora, em seus mútuos relacionamentos, os quais criam vários campos interconectados. O campo mãe-criança está inserido, principalmente, no cenário da família. Os outros dois, educadora-criança e mãe-educadora, no cenário da creche. Ambos os cenários estão impregnados por uma matriz socioistórica ampla, criada por complexo sistema cultural, econômico e político. Os vários elementos formam uma rede de significações semióticas, que continuamente se transforma e estrutura/desestrutura o desenvolvimento humano.

    Resumo em Inglês:

    The insertion of babies in a day care involves family members, child and caregivers in a complex integration process, as in our culture, collective education is a recent phenomenon. Social representations and scientific literature reinforce the notion that, by nature, babies require personal care at home, by their own mother. Consequently, she often feels guilty for leaving her baby in an institution. The baby's first period in a day care thus implies the emergence and creation of new meanings which are attributed to, assumed by, confronted to and negotiated in the interactions established by all participants. A model was developed to analyse this process based on a research project on the insertion of 26 infants (5 to 18 months old) into a day care. Video recordings, observational reports, as well as interviews with mothers, caregivers and technicians were made during the babies' first year at an university day care centre. The model focus on three main personages: mother, child and caregiver and on their mutual relationships which create three interconnected fields. The mother-child field is inserted in a larger network, the family scenery. The other two, caregiver-child and mother-caregiver fields are located in the day-care scenery. Both scenarios are impregnated by a wider social-historical matrix created in complex cultural, economic and political systems. The various elements are interconnected in a semiotic network of meanings, which continuously transforms and structures human development, allowing varied paths of behavior for each individual.
  • Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia: Piracicaba, Capivari and Jundiaí hidrographic basins Outros Temas

    Bortolozzi, Arlêude; Perez Filho, Archimedes

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

    Resumo em Inglês:

    The goals of this study are to identify the potencialities avaiable in elementary public schools for the development of an educational process wich includes environmental issues helpping to find its integration with university in order to contribuite raises teaching levels for a better comprehension of regional environmental problems. Research data were collected through questionnaires and interviews with geography teachers analyising theirs activities and perspectives on the environmental crisis and environmental education. The study also offers sugestions for the devellopment of interdisciplinaires programs trying to contibute for the construction of citizenship showing the importance of better comprehension from environmental problems which includes physical, economics, social, political and cultural aspects.
  • O desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª série Outros Temas

    Leite, Sérgio Antonio da Silva; Vallim, Ana Marisa de Campos

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa analisa o desenvolvimento da habilidade de produzir textos dissertativos em crianças da 4ª. série, relacionando com o contexto em que foram produzidos. Este estudo justifica-se devido à escassez de trabalhos lingüísticos na área, bem como ao alto índice de fracasso dos alunos nesta modalidade de texto. Coletou-se a produção escrita de crianças de rede pública, durante um período de três meses. O material foi analisado buscando-se identificar os operadores argumentativos, os tipos de argumentos utilizados e o estágio da capacidade argumentativa dessas crianças. O estudo sugere que a introdução do texto argumentativo nas séries iniciais do 1º grau, além de proporcionar mais chances de sucesso aos alunos na produção deste tipo de texto ao término do 2º grau, certamente facilitará o desenvolvimento de uma postura crítica, possibilitando aos alunos refletirem sobre a realidade social onde vivem.

    Resumo em Inglês:

    This reaserch analysed the developmental stage of fourth grade (primary school) children in ability of writting argumentative texts joint with their context. The reason of this reaserch is the lack of new studies in linguistical area and high ratio of unable students to make this kind of text. It will be showed the analysis of making text by public schools children for three months. These data were analysed trying identify argumentative operators, the kinds of arguments used and the stage of the argumentative ability of these children. The study showed that the introduction of argumentative text in first grades give them more chances of succeed, preparing these pupils in their finishing high school. This fact obviously will make easier the development of their critical point of view, helping the students to think about their living social reality.
  • Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República Outros Temas

    Valente, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    O estudo da presença da matriz positivista na história da educação brasileira vem sendo feito, muitas vezes, de forma mecânica e reducionista pela historiografia tradicional. A partir da perspectiva da história cultural, este artigo toma o livro didático como objeto cultural para mostrar que tipo de apropriação o cotidiano escolar realizou, por ocasião do advento da República, do pensamento positivista no ensino da matemática escolar. Tal análise concentra-se na resposta à questão: existiu, em algum momento da história da educação brasileira, uma matemática escolar positivista?

    Resumo em Inglês:

    The traditional historiography has been focusing the positivist influences in Brazilian's history of education in a very reducing way. Analysing the school mathematics textbooks as cultural objects this article will explain how the positivist thinking really contributed to mathematics' teaching in the period comprehending the end of Monarchy and the early Republic.
  • Adolescentes, drogas e AIDS: avaliação de um programa de prevenção escolar Outros Temas

    Soares, Cássia Baldini; Jacobi, Pedro Roberto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi o de analisar um projeto de prevenção de drogas e Aids desenvolvido nas escolas públicas estaduais de São Paulo. A análise foi desenvolvida considerando-se a diversidade e a complexidade do uso contemporâneo de drogas e o papel da escola, como uma agência de socialização, ambos historicamente determinados. As concepções analisadas são concepções sobre drogas; a relação entre drogas e Aids - como um dos eventos vinculados ao processo saúde-doença; e concepções e objetivos da prevenção. A análise é baseada em documentos e nos depoimentos dos supervisores do projeto, professores treinados pelo projeto e estudantes que participaram das atividades. O estudo encaminha conclusões que implicam o ordenamento das políticas públicas de prevenção relacionadas a droga e Aids.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to evaluate a São Paulo state public school drugs and Aids prevention project. The analysis was developed considering the diversity and complexity of contemporary drug use and the school role, as a socialization agency, always historically determined. The conceptions analyzed are conceptions about drugs; the relation between drugs and Aids - as a possible consequence to the health-illness process and prevention objectives. The analysis was based on documents, the statements of program supervisors, school teachers trained by the program and students who participated in the program activities. The conclusions presented have implications for public policies related to drugs and Aids prevention.
  • NO CORAÇÃO DA SALA DE AULA: GÊNERO E TRABALHO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS Resenhas

    Vidal, Diana Gonçalves
  • O corpo educado: pedagogias da sexualidade Resenhas

    Carvalho, Marília Pinto de
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