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Cadernos de Pesquisa, Número: 112, Publicado: 2001
  • Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar Tema Em Destaque - Sociologia Da Infância: Novos Enfoques

    Sirota, Régine

    Resumo em Português:

    Este é um artigo introdutório ao debate sobre a emergência de uma sociologia da infância, que procura contemplar a evolução do objeto e das perspectivas de análise registradas nos anos 90, focalizando, sobretudo, a produção em língua francesa. O texto apresenta e discute os diferentes elementos e principais questões que resultam da emergência do campo, buscando colocá-los em sinergia pela retomada de proposições de autores convidados a participar dos números 2 e 3 da revista Éducation et Societés, dedicados ao tema.

    Resumo em Inglês:

    This is an introductory article in the discussion of the emergence of a sociology of childhood, which seeks to contemplate the evolution of the object and the perspective of analysis recorded in the 90s; it focuses on French language production. The text presents and discusses the different elements and main issues that result from the emergence of the field, seeking to put them in synergy starting with the retaking of the proposals of the authors invited to participate in issues 2 and 3 of Éducation et Societés magazine dedicated to the theme.
  • Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa Tema Em Destaque - Sociologia Da Infância: Novos Enfoques

    Montandon, Cléopâtre

    Resumo em Português:

    Este artigo faz um balanço retrospectivo das publicações sobre a infância na área da sociologia, examinando os textos em língua inglesa produzidos não apenas nos países anglo-saxônicos e escandinavos, mas também contribuições provenientes de países e regiões como a Alemanha, África do Sul, Austrália, Europa do Leste e do Sul. Aponta para a emergência de um novo campo de estudos: a sociologia da infância, que a toma como uma construção social específica, que tem uma cultura própria e merece ser considerada nos seus traços peculiares.

    Resumo em Inglês:

    This article does a retrospective analysis of publications on childhood in the area of sociology, examining texts in the English language produced not just in Anglo-Saxon and Scandinavian countries, but also the contributions from countries and regions such as Germany, South Africa, Australia and Eastern and Southern Europe. It points to the emergence of a new field of studies, the sociology of childhood, viewed as a specific social construction, which has its own culture and deserves to be considered with its own particular traits
  • As organizações da sociedade civil e as ONGs de educação Outros Temas

    Oliveira, Anna Cynthia; Haddad, Sérgio

    Resumo em Português:

    Esta resenha de idéias e conceitos esclarece o leitor sobre uma sucessão de termos empregados livremente nos últimos tempos: sociedade civil, ONGs, Terceiro Setor, Lei das OSC-IPs, conselhos paritários - o que vêm a ser, integrando a pauta da grande imprensa? Em abordagem simples, apresentam-se elementos da trajetória política das ONGs brasileiras dentro do cenário mais amplo da sociedade civil organizada. Discute-se o papel especial desempenhado por elas na longa luta pela socialização da educação, e seu atualíssimo dilema frente à onda de privatização de deveres constitucionais do Estado.

    Resumo em Inglês:

    This text summarizes a series of concepts merely referred to by national press in recent years: civil society, NGOs, third sector, Law for CSOs of Public Interest, public policy councils - what are they, for the ordinary reader? In simple language, the authors highlight moments of the political trajectory of Brazilian NGOs and explain the niche they occupy in the broader nonprofit sector. They discuss the particular role NGOs have played in the struggle to democratize education, and the very present dilemma put by current governmental push to privatize constitutional duties.
  • Educação comunitária: além do estado e do mercado? Outros Temas

    Silva, Ronalda Barreto

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute o público, o privado e o comunitário na educação brasileira, abordando as questões do abandono das teses da democratização, da igualdade e da inscrição da educação no âmbito do assistencialismo como parte do processo de modificação/redução da intervenção estatal nas políticas sociais, legitimado pela metamorfose dos conceitos que se verifica no âmbito educacional e articulado com o esvaziamento da luta pela escola pública e o fortalecimento do denominado "terceiro setor" da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the public, private and communitarian in Brazilian education, commenting on the issues of abandoning the principles of democracy of equality and of inscribing education in the realm of philanthropy as part of the process of the modification/reduction of state intervention in social policy, legitimized by the metamorphosis of the concepts that can be verified in the educational ambit and combined with the weakening of the struggle for public education and the strengthening of the so called "third sector" of society.
  • Relendo Luria: os limites de uma perspectiva Outros Temas

    Mello, Marisol Barenco de

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de discutir a relação existente entre a escrita e o desenvolvimento cognitivo de sujeitos adultos não alfabetizados, realizamos uma (re)leitura da pesquisa de Luria, tradicional no universo dos estudos cognitivos. Interessa-nos esclarecer algumas das noções historicamente estabelecidas por esses estudos que, baseados nos critérios da lógica formal, apontam déficits cognitivos em sujeitos adultos não alfabetizados. Como um de seus resultados, a presente análise aponta para a necessidade de uma ruptura com os critérios tradicionalmente estabelecidos, centrados principalmente na lógica formal, e propõe uma visão plural da racionalidade humana, levando-se em conta as interações dos sujeitos entre si e com a cultura na qual estão inseridos e que modificam, em suas existências. Este trabalho é assim parte de um estudo mais amplo que se propõe a olhar para as racionalidades de sujeitos com diversos níveis de letramento, em uma situação dialógica, tendo-se como pressuposto fundamental, construído com base na releitura de Luria, entender as racionalidades como intimamente relacionadas às vivências e práticas culturais dos sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    With the aim of discussing the relationship between writing and the cognitive development of illiterate adults, we carried out a (re)reading of Luria's research, a central reference among cognitive studies. Our main purpose was to clarify some of the historically established notions that underpin those studies, which focus on criteria from formal logic and show illiterate adults' cognitive deficits. Our analysis stresses the need, among other findings, to break away from traditionally established criteria that rely on formal logic. As a result, our study proposes a plural view of human rationality, that considers subjects' interactions among themselves and with the culture to which they belong, and which they modify throughout their lives. This study is part of a broader project which further develops our analysis of Luria's study. Starting from the assumption that rationalities are intimately linked to peoples' experiences and practices in culture, this project proposes to look at the rationalities of subjects at different levels of litteracy, when involved in a dialogic situation.
  • Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão Outros Temas

    Silva, Joyce Mary Adam de Paula e

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a reflection on some theoretical concepts of authority and hierarchy and how these concepts become elements of the school culture constructed in daily interactions, defining differentiated forms of school participation. It starts with the assumption that the school as a bureaucratic organization has a body of principles and values in its structure given by the educational system, through laws, decrees and formally established roles, and another body of principles and values constructed and re-elaborated on the inside by the participants in the educational process, forming a school culture. Thus the degree of participation in school is defined in function of the concepts that will be shared and constructed in the process of constituting the school culture.
  • Contribuições do construcionismo social a uma nova psicologia do gênero Outros Temas

    Negueira, Conceição

    Resumo em Português:

    As questões de gênero como hoje são faladas e assumidas foram construídas pelos discursos das ciências. Abordaremos como o discurso do gênero foi construído pela psicologia moderna, isto é, como o próprio conceito e as teorias explicativas que o envolvem foram construindo um significado que hoje está associado ao seu próprio estudo. Após a "invasão" de perspectivas pós-modernas, pós-estruturalistas e da teoria critica, assiste-se à crítica aos paradigmas convencionais. São agora colocadas novas questões e desafios tanto para a própria psicologia e para os programas de pesquisa tradicionais, quanto para a análise do significado e práticas associadas ao gênero.

    Resumo em Inglês:

    The gender questions, as they are assumed today by the public in general, have been built by the science discourses. We start by approaching the way the discourse on gender has beenconstructed by modern psychology, i.e., how the concept and the explanatory theories have constructed a meaning that, today, is itself associated with its study. After the "emergence" of the post modernists, post structuralists perspectives and of the critical theory, one now sees the emergence of the critique of conventional paradigms. New questions and new challenges are now raised to psychology and to the traditional research programs, as well as to the study and analysis of the meaning and practices associated to gender.
  • O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade Outros Temas

    Carvalho, José Sérgio

    Resumo em Português:

    O texto discute alguns aspectos do discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais, ressaltando como o jargão pedagógico e o recurso a expressões consagradas e slogans educacionais obnubilam a especificidade da tarefa educativa em instituições escolares e ignoram os desafios concretos da ação docente nessas instituições. As análises centram-se no ideal de "desenvolvimento da competência crítica", visto como objetivo do processo de escolarização e no ideal pedagógico da "interdisciplinaridade", tomando-os como exemplares típicos desse tipo de discurso.

    Resumo em Inglês:

    This text discusses some aspects of the pedagogical discourse of the National Curricular Directives, emphasizing how pedagogical jargon and the recourse to consecrated expressions and educational slogans cloud the specificity of the educational task in school institutions and ignore the concrete challenges to teaching activities in these institutions. The analyses center on the ideal of "developing critical competency", seen as the objective of the process of schooling and in the pedagogical ideal of "inter disciplinarity" taking them as examples typical of this type of discourse.
  • Os jovens do ensino médio e suas representações sociais Outros Temas

    Franco, Maria Laura P. Barbosa; Novaes, Gláucia Torres Franco

    Resumo em Português:

    O artigo relata os resultados de pesquisa sobre as representações sociais que estudantes do ensino médio desenvolvem acerca da escola e do trabalho. Constatou-se que estes jovens depositam na escola e na educação a única esperança de conseguir um status social mais reconhecido e empregos mais qualificados, desejando freqüentemente continuar os estudos. As representações sobre o trabalho mostram-se bastante idealizadas, indicando o desconhecimento dos muitos determinantes estruturais e conjunturais nas relações de trabalho e sociais. Os resultados encontrados são analisados de forma a contribuir para as reflexões em torno da implantação da atual reforma curricular deste nível de escolaridade no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The article reports on the results of research on the social representations that high school students develop about school and work. It can be seen that these young people deposit in education and the school their sole hope for acquiring better recognized social status and better jobs, frequently wanting to continue their studies. Representations about work reveal themselves to be quite idealized, indicating the lack of knowledge of many of the structural and conjunctural determinants in social and work relations. The results obtained are analyzed in such a way as to contribute to reflections on the implantation of the present curricular reform at this level of schooling in Brazil.
  • A divisão de tarefas na educação profissional brasileira Outros Temas

    Oliveira, Ramon de

    Resumo em Português:

    Argumenta-se que em virtude das mudanças ocorridas no capitalismo em nível global, caracterizadas pela ascensão da produção de caráter flexível, desencadeou-se na educação profissional e no ensino médio brasileiros um conjunto de modificações, objetivando assegurar maior aproximação dessas modalidades de ensino com o setor produtivo. O governo brasileiro, contudo, influenciado pelas agências multilaterais e pelo grande empresariado, aos invés de buscar assegurar um modelo de formação profissional direcionado à confecção de um trabalhador mais autônomo e crítico, estabeleceu uma divisão de tarefas entre os Ministérios da Educação e do Trabalho, reforçando no interior do sistema educacional brasileiro a dicotomia entre a educação profissional e a formação propedêutica.

    Resumo em Inglês:

    It is argued that as a function of the changes which have taken place in capitalism on the global level, characterized by the rise of production f a flexible nature, a group of modifications meant to assure closer approximation of these teaching modalities to the productive sector has been set off in professional education and mid level teaching. The Brazilian government, however, influenced by the multilateral agencies and by big business, instead of seeking to assure a model of professional training directed at making a more autonomous and critical worker, has established a division of tasks between the Ministries of Education and Labor, which reinforces the dichotomy between professional education and propaedeutic training inside the Brazilian educational system.
  • Documento sem título Resenhas

  • Mídia terceiro setor e MST: impactos sobre o futuro das cidades e do campo Destaque Editorial

    Gohn, Maria da Glória
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