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Cadernos de Pesquisa, Número: 113, Publicado: 2001
  • A identidade das pesquisas qualitativas: construção de um quadro analítico Tema Em Destaque - Pesquisa Em Educação

    Brito, Angela Xavier de; Leonardos, Ana Cristina

    Resumo em Português:

    O principal argumento deste artigo consiste em sugerir que seria ainda cedo para propor um novo paradigma para o campo das ciências sociais e humanas. A emergência de abordagens metodológicas qualitativas veio permitir um novo olhar sobre os fenômenos sociais, que rejeita os princípios fundamentadores da pesquisa empírico-analítica e, por conseguinte, questiona seus critérios hegemônicos de qualidade. As tentativas da última década de proclamar um novo paradigma não só denotam o embate pelo poder no meio científico mas também silenciam precocemente um debate profícuo sobre pressupostos e princípios estruturantes de um campo em plena maturação e em busca de seus próprios parâmetros de qualidade. Neste artigo, em que as experiências anglo-americana e francesa se entrelaçam, propomos um quadro/esquema de caráter essencialmente descritivo, que pretende contribuir para a melhor compreensão e análise de diversas práticas de pesquisa qualitativa. O quadro também consiste em mais uma arena de discussão sobre "qualidade" nas abordagens qualitativas de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of this article consists in suggesting that it is still early to establish a new paradigm in the social and human sciences. The emergence of the qualitative methodological approaches has introduced a new way of viewing social phenomena, which rejects the founding principles of empirical analytical research and, subsequently, their hegemonic set of quality criteria. The attempts to proclaim a new paradigm has not only surfaced the fight for power in the scientific community but also prematurely silenced a productive debate on the inherent assumptions and principles of a field which is in a maturing process and still searching for its own set of quality parameters. In this article, where the Anglo-American and the French experience are intertwined, a conceptual framework for description and analysis is set forth with the intent of improving the understanding of different qualitative research practices. This conceptual framework also acquires the role of fostering the discussion on "quality" in the qualitative research approaches.
  • Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação Tema Em Destaque - Pesquisa Em Educação

    Alves-Mazotti, Alda Judith

    Resumo em Português:

    Partindo das principais avaliações da qualidade da pesquisa em educação, o artigo sustenta que todas as deficiências observadas são, ao mesmo tempo, decorrentes e realimentadoras da pobreza teórico-metodológica apontada nessas pesquisas. A seguir, procura-se demonstrar a importância da teorização sobre os resultados para favorecer a transferibilidade para outras pesquisas dos conhecimentos produzidos, o que, por sua vez, facilita sua divulgação e avaliação pela comunidade científica. Enfatiza-se finalmente que a identificação de padrões, dimensões e relações, ou mesmo a construção de modelos explicativos, além de não ser incompatível com o estudo de fenômenos microssociais, constitui etapa essencial à construção da teoria e à aplicação a outros contextos.

    Resumo em Inglês:

    Based on encompassing evaluations of educational research, the article sustains that all the deficiencies mentioned are both consequent and determinant of the poor theory/method approach presented by that research. The importance of theorization is emphasized as a mean of fostering transferibility of the knowledge produced, which, by its turn, facilitates its diffusion among practitioners and its evaluation by the scientific community. Finally, it is sustained that the identification of patterns, dimensions and relations, or even the construction of explicative models, is not only compatible with the study of micro-social phenomena, but also constitutes an essential step in the construction of theory and in its application to other contexts.
  • Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade Tema Em Destaque - Pesquisa Em Educação

    André, Marli

    Resumo em Português:

    O texto aborda questões relativas à busca de rigor na pesquisa em educação. Mostra que as mudanças nos referenciais, nos contextos e nas metodologias dos estudos, nos últimos anos, suscitaram questionamentos sobre a natureza dos conhecimentos produzidos, sobre os critérios de julgamento dos trabalhos científicos e sobre os pressupostos dos métodos e técnicas. Além disso, analisa as condições reais que os pesquisadores enfrentam na produção de conhecimento científico e conclui pela necessidade de lutar pela melhoria dessas condições.

    Resumo em Inglês:

    The paper discusses some questions related to the attempts to safeguard quality of educational research. It shows that it have been many changes in research concepts, contexts and methodologies in the last years followed by issues on the nature of scientific knowledge, on the criteria to evaluate scientific work and on new methodologies assumptions. Further, it analyses real situations of knowledge production and points out that it is mandatory to improve them.
  • Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil cotemporâneo Tema Em Destaque - Pesquisa Em Educação

    Gatti, Bernadete A.

    Resumo em Português:

    Este artigo busca recuperar no tempo aspectos do desenvolvimento das pesquisas educacionais no Brasil, associando-os a conjunturas histórico-sociais. Trabalham-se algumas questões de teorias e métodos, hegemonias de grupos de investigação e questões institucionais. Ressalta-se o papel da década de 80, na qual vigorosos debates são travados, a partir dos quais vêm à luz problemas intrínsecos a procedimentos de pesquisa e sua validade. Discute-se em que condições se pode falar de impacto social das pesquisas educacionais, analisando-se a possível porosidade dos conhecimentos advindos de pesquisas em educação nas ações de educadores e em políticas educacionais, perguntando-se também se a consistência metodológica desempenha, nessa porosidade, algum papel.

    Resumo em Inglês:

    This article studies the development of educational research in Brazil over time, relating it to the social and historical context, working on such issues as theory and method, hegemony of the research groups and institutional questions. The 1980s stand out as a time when vigorous debates were engaged based on which problems intrinsic to research procedures and their validity came to light. The article discusses under what conditions we can speak of the social impact of educational studies on educational action and policy, analyzing the possible fallibility of knowledge derived from such research and also asking whether methodological consistency plays some role in this fallibility.
  • Educação, cidadania e competividade: questões em torno de uma nova agenda Outros Temas

    Afonso, Almerindo Janela; Antunes, Fátima

    Resumo em Português:

    Há alguns anos tem-se firmado o debate em torno de uma agenda política e teórica que procura defender e sustentar uma articulação possível entre a procura de competitividade das economias e a manutenção e desenvolvimento dos direitos, nomeadamente sociais, que viabilizam e constituem condições de cidadania. Neste debate, que é atravessado por distintas posições, argumentos e propostas, a educação e formação são apontadas como eixos decisivos daquela articulação. A nossa argumentação vai no sentido de mobilizar análises e investigações em Ciências Sociais, trazendo para o centro da discussão questões e problemas que freqüentemente têm sido omitidos. Defendemos que, pelo contrário, é do confronto dessas questões e problemas que depende a possibilidade de constituir uma agenda política e teórica merecedora de crédito para uma via de desenvolvimento humana, social e ecologicamente sustentável.

    Resumo em Inglês:

    It has been growing the debate around a political and theoretical agenda that argues for the articulation between the search of competitiveness of the economies and the development of the social rights, which make possible conditions for citizenship. Although the different positions, arguments and proposals that cross this debate, education and formation have been pointed as decisive axes of that articulation. Our argumentation aims to call up Social Sciences analysis and research bringing to the centre of the discussion questions and problems, which frequently have been neglected. We stand up for that only scrutinising these questions and problems it will be possible to constitute a consistent political and theoretical agenda towards a human, social and ecologically sustainable development
  • O Fundef e os equívocos na legislação e documentação oficial Outros Temas

    Davies, Nicholas

    Resumo em Português:

    O trabalho analisa a legislação bem como documentos produzidos pelo Ministério da Educação sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério e acerca da remuneração/valorização docente, e conclui que as dificuldades de compreensão do tema originam-se, em boa medida, de formulações não uniformes na própria legislação e nos muitos equívocos contidos nos documentos oficiais que pretendem oferecer explicação e orientação.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the legislation as well as documents produced by the Brazilian Ministry of Education concerning the Fund for Maintenance and Development of the Compulsory 8-year School Education and Valorization of Teaching Personnel and concerning teachers valorization and salaries and it concludes that the difficulties in understanding the subject derives a great deal from non-consistent wording in the legislation itself and from the many mistakes contained in official documents claiming to provide explanation and guidance.
  • Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG Outros Temas

    Braga, Mauro Mendes; Peixoto, Maria do Carmo L.; Bogutchi, Tânia F.

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a demanda pelo ensino de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - na década de 90, considerando os seguintes aspectos: perfil socioeconômico dos candidatos; fatores que influenciaram a demanda e as preferências por áreas e cursos; o papel da oferta dos cursos noturnos sobre a demanda e as diferenças existentes entre os cursos que oferecem, ou não, a habilitação licenciatura. A demanda cresceu exponencialmente a partir de 1995, crescimento este centrado em candidatos da escola pública e pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo. O aumento mais acentuado da procura ocorreu nos cursos de mais baixo prestígio social da área biológica e em todos os de licenciatura. Verificou-se, também, uma nítida seletividade social associada à escolha da carreira: alguns cursos, de elevado prestígio social, para os quais a aprovação exige notas elevadas, são preferidos pelos candidatos da classe média alta, enquanto os pertencentes aos estratos sociais menos favorecidos optam geralmente por outros nos quais a aprovação pode ser alcançada com desempenho mediano. A abertura de cursos noturnos caracteriza-se como um aspecto da democratização do acesso ao ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the demand for undergraduate courses in Federal University of Minas Gerais during the decade of 90, considering the following aspects: candidates' social and economic profile; factors which influenced the student's demand; the existing differences among courses that offer or not teaching licenses. The demand grew exponentially from 1995 on, having this growth been due to public school and lower income classes students' demand. The most pronounced increase in the demand occurred in the courses with lower social prestige of the biological area and in all those that offer teaching licenses. It also showed the presence of a clear social selectivity associated with the career choice: some of the courses, of high social prestige, to which the application test requires higher grades are preferred by the candidates from the high medium classes while the ones who belong to lower social and economic stratum generally choose others for which the approval can be achieved with medium results. The offer of evening courses shows as an aspect of democratic access to the university course.
  • A dialética micro/macro na sociologia da educação Outros Temas

    Brandão, Zaia

    Resumo em Português:

    Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o "novo movimento teórico", defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.

    Resumo em Inglês:

    This article is about the micro-macro debate in sociology. Based upon the new theoretical mouvement (Alexander,1987) it defends the linkage between those approches in the realm of Sociology of Education. In my point of view the problem and the subject of research is the anchor for the theoretical and methodological options.
  • Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil Outros Temas

    Arce, Alessandra

    Resumo em Português:

    O artigo descreve a trajetória, bem como apresenta as conclusões de pesquisa que resultou em dissertação de mestrado em educação, defendida em 1997, cujo objeto de estudo é o profissional que atua na educação infantil em nosso país. As análises levaram à conclusão de que, ao longo da história, tem-se reforçado a imagem do profissional dessa área como sendo a da mulher "naturalmente" educadora, passiva, paciente, amorosa, que sabe agir com bom senso, é guiada pelo coração, em detrimento da formação profissional. A não-valorização salarial, a inferioridade perante os demais docentes, a vinculação do seu trabalho com o doméstico e a deficiência articulam-se à difusão da figura mitificada, que não consegue desvincular-se das significações que interligam a mãe e a criança.

    Resumo em Inglês:

    This work describes the conclusion of the dissertation in Education, finished in 1997. The object of the dissertation was the professional who deals with children under six years in Brazilian pre-schools. The results of the research presented in this work led to the conclusion that the image continually reinforced of this professional was naturally a born educator, passive, patient, loving, who knows how to act with common sense, is guided by heart, to detriment of professional formation. The undervaluing of this professional in terms of salary, the inferiority in relation to other colleagues, the links of this work with domestic labour and private life, as well as the deficiencies of training appear as the results of this image based on widely divulged gender determinations and mythification of this professional who is unable to free herself from the myths linking mother and child.
  • Sobre o conceito de "capital humano" Temas Em Debate

    Paiva, Vanilda

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a retomada do conceito de capital humano nas últimas décadas no contexto da hegemonia de organismos multilaterais mais diretamente vinculados ao pensamento e aos interesses norte-americanos na área educacional, e de demandas que resultam da reestruturação produtiva e sociocultural na Nova Era Capitalista. Ressalta a amplitude das noções metafóricas dele derivadas (Bourdieu e outros) e indica o trecho dos Grundrisse em que Marx refere-se ao homem como sendo o próprio capital fixo criado pelo desenvolvimento de suas capacidades no tempo livre.

    Resumo em Inglês:

    The article treats the retaking of the concept of human capital in recent decades in the context of the hegemony of the multilateral organizations more directly linked to the North American thinking and interests in the educational area and the demands which have resulted from the productive, social and cultural restructuring of the New Age of Capitalism. It highlights the breadth of the metaphorical notions derived from it (Bourdieu and others) and cites the excerpt from the Grundrisse in which Marx refers to humans as fixed assets created by the development of their abilities in their free time.
  • Resenhas Resenhas

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