Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos de Pesquisa, Número: 120, Publicado: 2003
  • Editorial

  • A contribuição de Bernstein para a sociologia da educação Tema Em Destaque

    Santos, Lucíola Licínio de C. P.
  • Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões Tema Em Destaque

    Santos, Lucíola Licínio de C. P.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é dar uma visão geral do trabalho de Bernstein e de sua importante contribuição para a teoria e a pesquisa no campo da sociologia da educação. Busca-se também explicar as razões de algumas incompreensões de seus conceitos e de sua orientação teórica. Para isso, o artigo está dividido em três partes. A primeira, procura mostrar como o trabalho de Bernstein é analisado no interior do campo acadêmico. A segunda, explora como o autor desenvolveu sua teoria, de acordo com a meta de avaliação que faz de seu trabalho. A terceira, volta-se para a análise de sua obra, baseada na extensa literatura educacional.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to provide a general view of Bernstein work and his outstanding contribution to theory and research in the field of Sociology of Education. It is also highlighted some misunderstandings of his concepts and theoretical orientation. In this way the article is divided in three different sections. The first one tries to show how Bernstein's work is analysed in the academic field. The second part explores how this author developed his theories according to his own perspective. The third part turns to the analysis of his work, based on an extensive literature that has been produced about his contributions to the field of education.
  • Bernstein, Dukheim e a sociologia da educação na Inglaterra Tema Em Destaque

    Davies, Brian

    Resumo em Português:

    Neste texto o autor procura elucidar o modo pelo qual Basil Bernstein utilizou e enriqueceu a contribuição de Durkheim para a análise de questões abordadas pela sociologia da educação.

    Resumo em Inglês:

    The author attempts to elucidate how Basil Bernstein used and enhanced Durkheim's contribution to the analysis of issues addressed by the sociology of education.
  • A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização Tema Em Destaque

    Bernstein, Basil

    Resumo em Português:

    Este artigo busca demonstrar como o conceito de competência - que surgiu em diferentes campos das ciências sociais - entrou na área da educação, em estreita relação com o aparecimento das pedagogias invisíveis. Contrapondo-se a ele, definiu-se o conceito de desempenho, articulado agora com as pedagogias visíveis. Analisam-se as diferenças existentes na utilização desses conceitos, decorrentes do fato de que diferentes fundamentos os alicerçam. Mostra-se, também, a relação entre as diversas formas de desempenho e competência nos contextos educacionais mais amplos (que abrangem processos escolares e não-escolares) e a construção de identidades, indicando como este último processo, tido como dinâmico, é perpassado por resistências e oposições. Por último, procura-se identificar, na fase atual do capitalismo, o processo de construção de identidades privilegiado pela educação escolar, bem como seus conflitos com outros processos análogos que se dão fora da escola. A presença desses conflitos abre, no entanto, a possibilidade de uma reavaliação crítica das instituições escolares e dos princípios e dos aspectos focalizados em seus discursos.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to demonstrate how the concept of competence, which emerges in different social sciences fields, got into the area of Education. In fact, while the notion of competence is related to the so-called invisible pedagogies, the one of performance - defined in opposition to it - is connected to visible pedagogies. It is also examined how both concepts assume various modalities in face of the central differences that underlie their fundamental bases. It is yet established a link between how these notions were employed in wider educational relations (which encompass school and non-school processes) and the process of identities' construction, indicating this last one is not only dynamic but also per passed by resistances and oppositions. Last, there is an attempt to identify, in the actual moment of capitalism, which is the process of identity construction that is privileged by school education, pointing out how it conflicts with other analogous processes that take place elsewhere. These problems, however, permit a critical reappraisal of school institutions, as well as of the principles and aspects focused on their discourses.
  • Trabalho e estratégias formativas: um exemplo empírico Outros Temas

    Paiva, Vanilda; Calheiros, Vera; Potengy, Giselia

    Resumo em Português:

    Apoiado em pesquisas empíricas realizadas no Rio de Janeiro nos últimos anos, este relato focaliza profissionais considerados "potenciais ganhadores", "potenciais perdedores" e "ideológicos alternativos em processo de integração" no contexto das transformações ocorridas na estrutura produtiva e no mercado de trabalho dos últimos anos. Tem-se pesquisado segmento profissional e sua característica, no que diz respeito à microeletrônica e aos novos meios de comunicação (potenciais ganhadores), aos professores aposentados e profissionais que entraram em Planos de Demissão Voluntária (potenciais perdedores); e professores ativos, que complementam sua renda com atividades informais e pessoas ligadas a segmentos dedicados a diferentes práticas alternativas no processo de integração à nova era capitalista (terapeutas corporais, praticantes de "adivinhações" e de alimentação alternativa). O tratamento conjunto dos três grupos pretende oferecer uma visão ampla dos processos que os afetam e suas contradições, focalizando também as novas estratégias formadoras acionadas em meio à fragmentária qualificação nos anos mais recentes.

    Resumo em Inglês:

    Based on empirical research conducted in Rio de Janeiro during the past few years, this article focuses on professionals considered as "potential winners", "potential losers" and "followers of alternative/ideological jobs in the process of integration" within the context of changes occurred in the production structure and in the labour market during recent years. Research has focused on different professional segments and their characteristics connected to: microelectronics and the new means of communication (potential winners); retired teachers and professionals who opted for voluntary resignation programs (potential losers); and teachers who are working and supplement their income with informal activities and persons dedicated to different alternative practices in the process of integration into the new capitalism age (body therapists, "fortune-tellers" and alternative food suppliers). The treatment given to the three groups altogether aims to provide a wider outlook of the processes that affected as well as their contradictions. The article also focuses on the new skill formation strategies adopted the midst of the fragmentary qualification processes during the past few years.
  • Exame nacional de cursos e política de regulação estatal do ensino superior Outros Temas

    Gomes, Alfredo Macedo

    Resumo em Português:

    Análise da política de avaliação para a educação superior formulada pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC - na gestão Paulo Renato Sousa, com especial ênfase sobre o Exame Nacional de Cursos - ENC. O artigo discute: 1. os princípios, objetivos e características da política de avaliação para o ensino superior; 2. o contexto de formulação e implementação do Exame Nacional de Cursos e a concepção de seu papel dentro do sistema de ensino superior brasileiro; 3. a avaliação como o principal instrumento de coordenação e controle empregado pelo MEC; e 4. as relações estratégicas entre a política de avaliação e a lógica de regulação estatal. Este trabalho é produto de pesquisa realizada entre 1997 e 2000, em que foram entrevistados atores responsáveis pela formulação de políticas para o ensino superior no nível federal.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses the assessment policy for higher education formulated by the Ministry of Education and Culture - MEC - in the Paulo Renato Sousa's term, with especial reference to the National Examination of Courses. The following policy aspects are treated in this article: 1. principles, aims, and methodological features of the Cardoso government assessment policy; 2. the context of the policy's formulation and implementation, and the role played by it in brasilian higher education system; 3. the assessment as the MEC's core policy instrument of co-ordination and controlling; and 4.strategic relations between this policy and the logic of state regulation.
  • Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale Outros Temas

    Valente, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino - Reforma Francisco Campos - com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada "Matemática", resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895-1974) e Jacomo Stávale (1881-1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemática, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper to analyse, from a historical point of view, the debate between two mathematics teachers in the beginning of the 1930's. At that time the first National Education Law was created (Francisco Campos Reform), including, in all schools of the country a single curriculum. In it, a discipline denominated "Mathematics", wich was the result of an articulation of the independente branches of arithmetic, algebra and geometry should be taught. The protagonists of the discussion were Júlio César de Mello e Souza (1895-1974) and Jacomo Stávale (1881-1956). The analysis of this event provides an understanding about how it possible to Brazilian's schools daily routine to incorporat, more than twenty years before this controversy, the first proposal of internationalalization of Mathematics teaching.
  • A escola média: um espaço sem consenso Outros Temas

    Krawczyk, Nora

    Resumo em Português:

    Este artigo busca discutir o processo de implementação da reforma do ensino médio, a partir de dados colhidos em pesquisa realizada em três estados brasileiros. O intuito é analisar os principais eixos das reformas estaduais e seus focos mais críticos, a partir do estudo de seus diferentes aspectos e das tensões geradas entre a intencionalidade das novas estratégias, a realidade que se quer transformar e o que foi efetivamente produzido como decorrência das medidas propostas. As preocupações principais suscitadas referem-se: ao cenário educacional em que convivem velhos e novos problemas que apontam para a expansão do ensino médio com baixa qualidade, para a privatização da sua gestão, e, simultaneamente, para um forte componente de exclusão; ao fato de que a reforma em curso vem afetando sensivelmente o trabalho do professor e a dinâmica institucional da escola e, em muito menor grau, a realidade educacional do aluno. O estudo conclui que a situação atual do ensino médio encerra o seguinte paradoxo: uma reforma curricular complexa junto com a desvalorização do trabalho intelectual da escola como instituição cultural.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the implementation process of secondary school reform through the analysis of data collected by a research conducted in three Brazilian states. The purpose is to point out the main aspects of state reforms and its most critical issues, starting with the study of the different features and tensions generated between the purposes of the new strategies, the reality to be transformed and what was actually achieved as a result of the proposed measures. The main concerns refer to: the educational scenario in which old and new problems coexist, highlighting the expansion of low quality secondary education, the privatization of its administration and, simultaneously, the presence of a strong exclusion component; the fact that the reform in progresshas significantly affected teachers' work and the school's institutional dynamics and, to a lesser degree, the students' educational reality. The study concludes that secondary school current situation encompasses the following paradox: a complex curriculum reform coexistin with the depreciation of intellectual work of the school as a cultural institution.
  • Literatura, indústria cultural e formação humana Outros Temas

    Fhiladelfio, Joana Alves

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda questões referentes à literatura e aos produtos da indústria cultural, especialmente aos chamados romances "cor-de-rosa", focalizando as potencialidades de diferentes discursos na formação da subjetividade. As protagonistas dos romances O Quinze e As Três Marias, de Rachel de Queiroz são utilizadas como referência. Nesta perspectiva, evidencia-se a impregnação das criações ficcionais, atuando, de forma subconsciente e inconsciente, nas camadas profundas da personalidade, que pode em alguns casos, ampliar o conhecimento e a experiência humanos, aguçar os meios de expressão, despertar o senso crítico, mas em outros, reforçar a alienação da realidade. Conclui que enquanto a literatura oferece a possibilidade de libertar, os produtos da indústria cultural, ou seja, a literatura de massas, constituem um convite à alienação, ao conformismo, uma vez que tendem a inculcar estereótipos e preconceitos.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses aspects referring to literature and culture industry products, mainly the "rosy" novels, focusing the potential role of different discourses on the formation of subjectivity. The characters portrayed in the novels O Quinze and As Três Marias by Rachel de Queiroz serve as reference. From this point of view, it is plain to see how fiction creations impregnate, sub-consciously and unconsciously, the deep layers of the personality. This may, in some cases, enlarge human knowledge and experience, sharpen means of expression, arose critical sense, but, in other cases, it may reinforce alienation from reality. It concludes that while literature offers the possibility to set people free, the products of culture industry, i.e. mass literature, are an invitation to alienation, to conformity, as they tend to instill stereotypes and prejudices.
  • Uma análise da municipalização do ensino no Estado de São Paulo Outros Temas

    Martins, Angela Maria

    Resumo em Português:

    O texto analisa alguns resultados de pesquisa mais ampla que avaliou a implementação do convênio estado-municípios no que diz respeito aos serviços educacionais do ensino fundamental no Estado de São Paulo. Tomando como cenário o contexto político-adminitrativo e dados de transferência da administração de escolas estaduais para o nível local, o estudo original buscou investigar as características do processo gestor de dois municípios, escolhidos com base nos índices de cobertura do ensino fundamental, nas características de suas políticas de formação continuada e no seu perfil de arrecadação fiscal. Discutem-se, neste artigo, apenas as características do processo de transferência de escolas, alunos e professores para as redes municipais de ensino.

    Resumo em Inglês:

    The text discusses some results of a more comprehensive research aimed to assess the implementation of a state-municipalities agreement to provide elementary education in the State of São Paulo. Considering the political-administrative context, as well as data on schools assignments from state to local schools, the original study searched to identify the characteristics of the management process of two municipalities, chosen on the basis of their elementary schooling coverage, their policies on teacher's continued education and the cities taxpayer profile. This article focuses specially on the characteristics of the two Municipal Education Departments management process, based on interviews with the Departments' main authorities, members of the Municipal Board of Education and school principals and vice - principals.
  • Documento sem título Resenhas

  • Errata

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br