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Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 45, Número: 110, Publicado: 2004
  • Apresentação

    Perini-Santos, Ernesto; Figueiredo, Virginia
  • O pensamento sem estaca zero (A mentalidade externalista e as razões nossas de cada dia) Artigos

    Bensusan, Hilan

    Resumo em Português:

    O reconhecimento de uma autoridade (de fatos, de observações compartilhadas, de princípios comumente aceitos etc.) por parte de quem se convence é o que buscamos quando nos engajamos em uma prática de oferecer razões para um pensamento ou uma ação. Parece que o ato do reconhecimento é um elemento constitutivo do estado em que temos (ou aceitamos) razões. Por outro lado, muitas vezes estamos inclinados a dizer que temos ou não temos razão; como se, caso a tenhamos, o reconhecimento da autoridade da nossa razão seja compulsório. Por vezes, quando nos movemos no espaço das razões, temos a impressão de que elas já estão lá, de que elas são independentes do nosso melhor julgamento, e o melhor que temos a fazer é aprender a ficar sensíveis a elas. Neste texto examino o realismo quanto a razões como uma formulação do externalismo e considero as conexões entre externalismo em semântica e em epistemologia. Argumento que um realismo quanto a razões pode fazer uso de uma estratégia davidsoniana para conciliar a idéia de que razões estão no mundo com a concepção destas últimas segundo a qual o reconhecimento lhes é constitutivo.

    Resumo em Inglês:

    When we offer reasons for a belief or an action we prompt the audience to recognize authorities (of facts, of shared observations, of commonly held principles etc.). This recognition seems to be constitutive of the very state we find ourselves in when we have or accept reasons. On the other hand, often we are inclined to say that either we have or we don't have reasons for something; we sound as if in case we have reasons, their acceptance is compulsory. Sometimes, when we move in the space of reasons we have the impression that reasons are already there, that they are independent from our best judgment and we should rather learn to be sensitive to their claim. In this paper I consider realism about reasons as a way of stating externalism and I then examine connections between externalism in semantics and in epistemology. I argue that a realism about reasons could make use of a Davidsonian strategy to put together the idea that reasons are in the world with the conception according to which recognition is part of what constitutes a reason.
  • O papel das vivências no Aufbau Artigos

    Stein, Sofia Inês Albornoz

    Resumo em Português:

    Este artigo faz a análise de alguns aspectos do sistema de constituição do Logische Aufbau der Welt (A construção lógica do mundo) de Rudolf Carnap, tendo em vista duas possíveis interpretações da base autopsicológica escolhida pelo autor, ou seja, das vivências. Alguns autores, como Michael Friedman e Moulines, vêem o Aufbau como sendo um sistema estrutural cujas formas não são determinadas pelas experiências básicas - pelas vivências. Outros, como, por exemplo, Stegmüller, afirmam que as estruturas, as definições do Aufbau, resultam de relações que podem ser estabelecidas entre estas. Acompanhando os argumentos desses intérpretes e a proposta epistemológica do próprio Carnap, sustento a necessidade de pensar a base autopsicológica, as vivências, como determinantes das relações estruturais do Aufbau.

    Resumo em Inglês:

    This paper is an analysis of some aspects of the constitutional system of Carnap's Logische Aufbau der Welt. It considers two possible interpretations of the autopsychological basis - the elementary experiences - as this concept is used in Carnap's book. Some authors, like Michael Friedman and Moulines, see the Aufbau as a structural system whose forms are not determined by basic experiences - elementary experiences. Others, as for instance Stegmüller, say that the structures, the definitions, within the Aufbau are the result of relations which can be established among those experiences. Following the arguments of these interpreters as well as Carnap's epistemological proposal, I sustain in this paper that it is necessary to think about the autopsychological basis - the elementary experiences - as determining Aufbau's structural relations.
  • Conteúdo não conceitual, holismo e normatividade Artigos

    Perini-Santos, Ernesto

    Resumo em Português:

    A atribuição de conteúdos não conceituais serve à explicação da riqueza da experiência. No entanto, a integração de estados perceptivos, através do tempo e entre diferentes modalidades, necessários à constituição da experiência, parece dever apelar a um vocabulário conceitualista, ao qual se aplicam princípios de racionalidade. Procuro neste artigo contestar esta segunda tese: conteúdos não conceituais são parte da experiência humana, que é organizada de acordo com princípios racionais. A integração da experiência não depende de um vocabulário conceitualista, no entanto, princípios de racionalidade aplicam-se à integração própria à experiência humana. Conteúdos não conceituais são parte da experiência e a eles se aplicam princípios de racionalidade, mesmo se só podem ser atribuídos em um determinado curso de ações e identificados por meio de mecanismos demonstrativos, precisamente porque não são recrutados em conceitos.

    Resumo em Inglês:

    The attribution of non-conceptual contents aims at a fine-grained description of experience. But it seems that the integration of different perceptual states, necessary to constitute the experience, demands a conceptual vocabulary, to which rational constraints apply. In this paper, I argue against this second thesis: non-conceptual contents are part of human experience, organized according to rational constraints. Integration of experience does not demand a conceptual vocabulary, although rational constraints apply to the integration of human experience. Non conceptual contents are part of human experience, and therefore are subject to rational constraints, even if they can only be attributed in a given course of actions, and identified through demonstrative devices, precisely because they are not regimented by concepts.
  • O sensível e o inteligível: Merleau-Ponty e o problema da racionalidade Artigos

    Moutinho, Luiz Damon Santos

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga a crítica merleau-pontiana ao idealismo moderno a partir do modelo reflexivo adotado por este último. Procura mostrar a necessidade em que o filósofo se vê de superar a separação entre o domínio da "sensibilidade" e do "entendimento", como condição para redefinir o problema da racionalidade. Procura mostrar ainda que a "reflexão radical" proposta por Merleau-Ponty, em oposição à reflexão idealista, leva-o a retomar as tarefas que outrora cabiam à metafísica clássica.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates Merleau-Ponty's criticism of modern idealism, which stems from the reflective model adopted by the latter. It aims at showing the need the philosopher has of going beyond the separation between the realm of "sensitivity" and the one of "understanding", as a condition to redefine the problem of rationality. It aims also at showing that the "radical reflection" proposed by Merleau-Ponty, as opposed to idealistic reflection, leads him to resume the tasks that used to be dealt with by classical metaphysics.
  • Prolegomenon for an ethics of visibility in Hannah Arendt

    Assy, Bethânia

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo discutir as noções arendtianas de aparência e percepção, a fim de promover um deslocamento dessas concepções do domínio geralmente associado da apreensão passiva da faculdade de conhecimento em direção a uma praxiologia da ação e da linguagem, baseada na percepção ativa. As apropriações de Arendt do "apresentar-se como" (sich hin-stellen) heideggeriano serão discutidas, bem como o "achar-se no mundo" (diligere) agostiniano. Será feita a distinção de uma dupla disposição da aparência: produção e posição, que transpostas para a noção arendtiana de mundo correspondem, respectivamente, à fabricação (poiesis) do mundo, o espaço-entre objetivo do homem, e à ação (praxis) no mundo, o espaço-entre subjetivo do homem. Essas substituições conceituais, em sentido mais amplo, sustentam uma imbricação mais próxima entre as atividades da mente e a atuação, stricto sensu e, conseqüentemente, fomentam não só a valorização do espaço público, como também a visibilidade de nossas ações e feitos, evocando a dignidade da aparência na ética.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the Arendtian notions of appearance and perception in order to promote a displacement of those conceptions from the generally associated domain of passive apprehension of the faculty of knowledge towards the domain of a praxiology of action and language, based on an active perception. Arendt's appropriations on the Heideggerian "to take one's <it> place" (sich hin-stellen) will be discussed, as well as the Augustinian "finding oneself in the world" (diligere). A twofold disposition of appearance will be distinguished: producing and position, whose transposed to the Arendtian notion of world correspond, respectively, to fabrication (poiesis) of the world, man's objective in-between space, and to action (praxis) in the world, man's subjective in-between space. Those conceptual replacements, in a broad sense, uphold a closer imbrication between the activities of the mind and acting, stricto sensu, and consequently, foment not only the valorization of the public space, but the visibility of our acts and deeds as well, calling out the dignity of appearance in ethics.
  • Meta-estética e ética francesa do sentido (Derrida, Deleuze, Serres, Nancy) Artigos

    Huchet, Stéphane

    Resumo em Português:

    "Meta-estética e ética francesa do sentido" é uma análise de alguns conceitos formadores do chamado "pós-estruturalismo" e de certos aspectos de sua seqüência histórica. Através de fontes textuais de pensadores que ocupam um momento significativo da produção filosófica internacional, com Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Michel Serres e Jean-Luc Nancy, dos anos sessenta até os noventa, o texto coloca em perspectiva conceitos nevrálgicos e estratégicos ressituados nas suas implicações críticas. A manifestação das convergências ligando os pensamentos desses quatro filósofos permite ressaltar os bastidores especulativos de uma "condição poética do pensamento" (Alain Badiou) delineando os contornos de uma meta-estética do sentido que é ao mesmo tempo uma ética. Essa fusão, bem sintetizada na fórmula de Michel Serres, que diz que "a moral é a física", é determinada pelas elaborações, as experimentações e as conquistas realizadas na filosofia derridiana da desconstrução, na filosofia deleuziana do conceito, na filosofia serresiana da física e na filosofia nancyana da arealidade. Os processos em jogo nesses sistemas tentam descobrir nos estratos aporéticos do pensamento as chances de induzir uma cosmologia paradoxal e inaudita.

    Resumo em Inglês:

    "Meta-aesthetic and French ethics of sense" analyses some concepts which shape the so-called "post-structuralism" and some aspects of its historical sequencing. Through textual sources of thinkers which determine a very significant moment of the international philosophical production, such as Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Michel Serres and Jean-Luc Nancy, it leads from the sixties to the nineties, the text puts into perspective some crucial and strategic concepts replaced in its critical implications. The manifestation of the convergences that link the ideas of these four philosophers enables to enforce the speculative background of what Alain Badiou calls the "poetical condition of thinking", delimiting the outlines of a meta-aesthetic of sense which, at the same time, is an ethics. This coalescing, so well summarized by Michel Serres' formula - "morals is physics" - is determined by the elaborations, the experimentations and the conquests carried out by the Derridian philosophy of deconstruction, the Deleuzian philosophy of concept, the Serresian philosophy of physics and the Nancyan philosophy of areality. The at stake betted in these "systems" try to discover in the aporetical stratum of thinking the chances to induce a paradoxical and unheard cosmology.
  • Animais, homens e sensações segundo Descartes Artigos

    Rocha, Ethel Menezes

    Resumo em Português:

    O objetivo central deste artigo é examinar em que sentido Descartes está efetivamente comprometido com a tese forte de que, no caso dos animais não-humanos, não há sensação propriamente dita, mas apenas movimentos da matéria, e em que sentido os argumentos em favor dessa tese tornam problemática a tese, com a qual Descartes também se diz comprometido, de que todos os animais humanos têm sensações.

    Resumo em Inglês:

    My main purpose in this article is to analyze the extent to which Descartes is indeed commited to with the strong claim that, in the case of non-human animals, there are no sensations, but rather only movements of matter, and analyze to what extent his arguments in favor of this claim makes problematic the other claim to which he also seems to be committed, that is, that all human animals have sensations.
  • Resenhas

    Puente, Fernando Rey
  • Epistemologia das Ciências Humanas _ Tomo 1: Positivismo e Hermenêutica Resenhas

    Araújo, Guaracy
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