Acessibilidade / Reportar erro
Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 48, Número: 115, Publicado: 2007
  • Apresentação Apresentação

    Figueiredo, Virginia
  • A epistemologia holista-individualista e o republicanismo liberal de Philip Pettit Conferência

    Berten, André
  • A amizade como paisagem conceitual e o amigo como personagem conceitual, segundo Deleuze e Guattari Artigos

    Cardoso Jr., Hélio Rebello

    Resumo em Português:

    O presente artigo parte da proposição de uma "pedagogia do conceito" segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Procura-se, em seguida, definir, panoramicamente, o que seriam o amigo e a paisagem da amizade em filosofias como a de Platão, Nietzsche, Heidegger e Foucault.

    Resumo em Inglês:

    This paper begins with the proposal of a "pedagogy of concept" according to Deleuze and Guattari. On this basis, I emphasize and explore the assertion that every thought demands relational traces" as their internal condition". Among the relational traces defined by this pedagogy of concept, I selected "friend" as a character who distinguishes a given thought. I try, after that, to define, generally what friend and the scene of friendship in Plato's, Nietzsche's, Heidegger's and Foucault's philosophies are.
  • Pode Deus determinar o valor de pi? (Ou, pensar na objetividade depois de Hegel e Wittgenstein) Artigos

    Bensusan, Hilan

    Resumo em Português:

    O trabalho discute alguns elementos comuns nas argumentações de Hegel e Wittgenstein contra a idéia de que objetividade deriva de uma pura receptividade. Discuto o impacto das observações de Wittgenstein sobre o que torna uma maneira de seguir regras correta para a maneira como pensamos em correção, contato com o mundo e verdade. Considero essas observações à luz do modo como Hegel faz uso de algumas idéias de Kant e como este uso ilumina o modo como podemos pensar no contato do nosso pensamento com o mundo. Entram na discussão algumas posições recomendadas contemporaneamente por filósofos como McDowell, Hornsby e Brandom. Termino sugerindo uma maneira de pensar na verdade que não invoca a imagem da adequatio intellectus ad rem e na objetividade que procura levar em conta os argumentos de Hegel e Wittgenstein contra a possibilidade de acesso ao mundo sem a interferência de práticas conceituais.

    Resumo em Inglês:

    The work discusses some common elements present in the way Hegel and Wittgenstein argue against the idea that objectivity can be understood in terms of pure receptivity. I consider the impact of Wittgenstein observations concerning what makes the following of a rule correct , both for the way we think about correctness and for the contact with the world and truth. I contrast these observations with Hegel's use of some Kantian ideas and how this use brings light to the way we can think about the contact of our thought with the world. In the course of the elaboration of a position that could take Hegel's and Wittgenstein's arguments, I examine some positions recently recommended by McDowell, Hornsby and Brandom. I finish out by suggesting a way of thinking about truth without appealing to the image of an adequatio intellectus ad rem, and a way of thinking about objectivity that builds on Hegel and Wittgenstein's arguments against the possibility of accessing the world without the aid of conceptual practices.
  • David Hume contra os contratualistas de seu tempo Artigos

    Almeida, Gabriel Bertin de

    Resumo em Português:

    O objetivo do texto é propor uma interpretação da obra de Hume que permita uma outra maneira de refutação ao contratualismo, diversa da refutação "oficial", baseada, aquela interpretação, no conceito de artifício, significativamente diferente do artifício criado pelos contratualistas, oposição esta a que a tradição de comentaristas da filosofia política humeana, de maneira geral, não faz referência, quando se trata da refutação ao contratualismo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the text is to propose an interpretation of Hume's works that allows another way of refusing contractualism, different from the "official" refusal, and which is based (the new one) on the concept of artifice, which is extremely different from the artifice created by the contractualists, whose opposition the tradition of commentators of Humean political philosophy, generally, do not refer to, when it is the case of refusing contractualism.
  • O argumento do criador do conhecimento em Nietzsche Artigos

    Sampaio, Evaldo

    Resumo em Português:

    Este texto propõe-se identificar o argumento do criador do conhecimento em Nietzsche. Com isso, não se objetiva reduzir o argumento a Nietzsche nem tampouco este àquele. Identificá-los significa aqui fazê-los convergir em pontos nos quais se tornam quase que indiscerníveis, postulando-se que tal semelhança já pressupõe suas diferenças. Pretende-se com tal procedimento intensificar o aspecto criador do pensamento de Nietzsche, bem como sugerir novo alcance para a nossa capacidade intelectual ao se tomar o vínculo entre conhecer e criar enquanto uma questão sobre a própria condição humana.

    Resumo em Inglês:

    This essay proposes to identify the knowledge maker's argument in Nietzsche's philosophy. Based on this, it is neither intended to reduce the argument to Nietzsche, nor the latter to the first. Identifying them in this study means to lead them to converge into elements which make them almost undistinguished, claiming that such similarity already predicts their differences. It is planned with such procedure to intensify the creative aspect of Nietzsche's philosophy, as well as to suggest a new scope for our intellectual capacity by taking a connection between knowing and creating as a matter of human condition itself.
  • Os problemas do fundacionismo Artigos

    Burdzinski, Júlio César

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa o fundacionismo epistemológico, uma das principais alternativas de resposta ao problema do regresso epistêmico. Em particular, o autor pretende sistematizar aquelas que entende serem as dificuldades básicas que a proposta fundacionista deve superar para resolver satisfatoriamente o problema do regresso. Para tanto, acompanha as duas vertentes principais pelas quais circula o fundacionismo contemporâneo, a saber, a vertente internalista e a vertente externalista. Nesse acompanhamento, as noções de "justificação epistêmica" e de "crença básica" são prioritariamente avaliadas.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses the epistemological foundationism, one of the most important alternatives of answers to the problem of the epistemic return. In particular, the author intends to systematize those he believes to be the basic difficulties that the foundacionist proposal must overcome to solve, reasonably, the problem of return. Thus, he follows the two principal subjects through which the contemporary foundationism moves, namely, the internalistic truth and the externalistic truth. In this follow up, the notions of 'epistemic justification' and of 'basic belief' are preferably evaluated.
  • Love and rationality: on some possible rational effects of love

    Ortiz-Millán, Gustavo

    Resumo em Português:

    Neste artigo defendo a idéia de que, em vez de perturbar a racionalidade, como a concepção do senso comum o faz, o amor pode, na verdade, ajudar-nos a desenvolver modos racionais de pensar e agir. Dou bons argumentos para o amor romântico ou erótico, uma vez que esse é o tipo de amor que é mais freqüentemente associado à irracionalidade no agir e no pensar. Argumento que esse tipo de amor pode fazer-nos desenvolver formas epistêmicas e práticas de racionalidade. Com base em uma análise de suas tendências características para a ação, argumento que o amor pode ajudar-nos a desenvolver uma forma instrumental de racionalidade para se determinar o melhor meio de atingir o objeto de amor. Ele também pode limitar o número de considerações práticas que podem ajudar-nos a atingir os nossos objetivos. Finalmente, o amor pode gerar modos racionais de formação de crenças ao estruturar os parâmetros considerados na percepção e na atenção e ao revelar somente uma pequena parcela da informação epistêmica disponível. O amor pode fazer-nos perceber a realidade de um modo mais vivo.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I defend the idea that rather than disrupting rationality, as the common-sense conception has done it, love may actually help us to develop rational ways of thinking and acting. I make the case for romantic or erotic love, since this is the kind of love that is more frequently associated with irrationality in acting and thinking. I argue that this kind of love may make us develop epistemic and practical forms of rationality. Based on an analysis of its characteristic action tendencies, I argue that love may help us to develop an instrumental form of rationality in determining the best means to achieve the object of love. It may also narrow down the number of practical considerations that may help us to achieve our goals. Finally, love may generate rational ways of belief-formation by framing the parameters taken into account in perception and attention, and by bringing into light only a small portion of the epistemic information available. Love may make us perceive reality more acutely.
  • Dieter Henrich, leitor de Kant: sobre o fato legitimador na dedução transcendental das categorias Artigos

    Klotz, Christian; Nour, Soraya

    Resumo em Português:

    Este artigo reconstrói os momentos principais dos trabalhos de Dieter Henrich sobre a filosofia teórica de Immanuel Kant. Henrich procura esclarecer e recuperar os fundamentos da teoria do conhecimento de Kant, dos quais seus seguidores teriam se distanciado, a partir da análise da dedução transcendental das categorias. De início, Henrich investiga a estrutura da prova na dedução, comparando a primeira e a segunda edição da Crítica da Razão Pura. Em seguida, Henrich investiga no argumento kantiano a relação entre o princípio de identidade da consciência de si, por um lado, e objetividade, por outro. Por fim, estendendo a comparação à Crítica da Razão Prática, Henrich elucida o programa e a metodologia na dedução, mostrando como o "fato" legitimador se torna o elemento fundamental.

    Resumo em Inglês:

    This article reconstructs the principal moments of Dieter Henrich's work on Immanuel Kant's theoretical philosophy. Henrich tries to clarify and recover the foundations of Kant's theory of knowledge, from which his followers would have taken distance, based on the analysis of the "transcendental deduction of categories". Firstly, Henrich investigates the proof structure in the deduction, comparing the first and the second edition of the Critique of Pure Reason. Secondly, he investigates, inside Kantian argument, the relationship between the identity principle of self-consciousness and objectivity. Finally, extending the comparison to the Critique of Practical Reason, Henrich elucidates the program and methodology of deduction, showing how the legitimating fact becomes the fundamental element.
  • Espetáculo, comunicação e comunismo em Guy Debord Artigos

    Aquino, João Emiliano Fortaleza de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho se orienta pela hipótese de que a reflexão sobre a linguagem e a crítica do fetichismo mercantil, de Guy Debord, são aspectos inseparáveis de um único e mesmo ponto de partida da crítica da "sociedade do espetáculo", centrado na crítica da linguagem e da forma-mercadoria. Debord se posiciona por uma transição, no que diz respeito ao horizonte da reflexão estética e social sobre a linguagem, do conceito de expressão ao de comunicação ou diálogo. Ele busca recolher e manter, ultrapassando-a, a natureza crítica da expressão não-comunicativa (e, por isso, refratária à "pseudocomunicação" da sociedade burguesa), tal como concebida e experienciada pela arte moderna e as vanguardas do início do século XX, formulando a perspectiva crítica social da comunicação direta.

    Resumo em Inglês:

    The present work is oriented by the hypothesis that Guy Debord's reflection on language and criticism of the commodity fetishism are inseparable aspects of a single and same point of departure of the criticism of "the society of the spectacle", centred on the criticism of language and commodity-form. Debord sets his view on a transition, concerning the horizon of the aesthetic and social reflection on language, from the concept of expression to that of communication or dialogue. He seeks to compile, maintain and surpass the critical characteristic of uncommunicative expression (and, therefore, refractory to the pseudo communication of the bourgeois society), as it was conceived and experienced by modern art and the vanguards of the beginning of the 20th century, formulating the social critical perspective of direct communication.
  • Em defesa de Adorno: a propósito das críticas endereçadas por Giorgio Agamben à dialética adorniana Artigos

    Chiarello, Maurício

    Resumo em Português:

    Pensador dos mais instigantes da atualidade, Giorgio Agamben explora, em boa parte de seus ensaios filosóficos, a significação excepcional que apresenta Auschwitz para a compreensão de nossa modernidade esclarecida, significação esta que Adorno foi um dos primeiros a acusar. Sob o pano de fundo dessa convergência temática existente entre os dois pensadores, empreende-se aqui uma apreciação das críticas que Agamben endereça à filosofia de Adorno. Seria justo recriminar a dialética negativa adorniana por não ter sido capaz de se libertar do pendor idealista da dialética hegeliana? Seria justo censurá-la por ter sucumbido a uma espécie de estetização do messianismo, como sentencia Agamben? Essas questões são respondidas em defesa de Adorno.

    Resumo em Inglês:

    Giorgio Agamben is, nowadays, one of the most intriguing thinkers. In a great extent of his philosophical essays he exploits the exceptional signification of Auschwitz for the understanding of our clarified modernity, and whose signification Adorno was one of the first to accuse. Under the background of such thematic convergence which is between the two thinkers, here we evaluate Agamben's criticisms of Adorno's philosophy. Would it be fair to condemn the Adornian negative dialectics because it could not get rid of the idealistic tendency of Hegelian dialectics? Would it be fair to censor it for having succumbed to a sort of aesthetic bias of messianism, as Agamben claims? Such questions are answered in defense of Adorno.
  • Verdade e diferença no pensamento de Michel Foucault Artigos

    Candiotto, Cesar

    Resumo em Português:

    O presente artigo versará sobre as articulações entre verdade e história no pensamento de Michel Foucault, e seu distanciamento da concepção originária e universalista de verdade. Acontecimento e diferença constituem conceitos decisivos para situar sua demarcação no domínio de estudo das ciências humanas, especialmente em seu primeiro grande livro, História da loucura na idade clássica.

    Resumo em Inglês:

    The paper deals with the articulation between truth and history in Michel Foucault's thought, and their separation from the originary and universal concept of truth. Event and difference constitute decisive concepts to situate his demarcation in the study domains of human sciences, especially in his first great book Madness and Civilization: A History of Insanity in the Age of Reason.
  • Considerações sobre o fundamento moral da propriedade Artigos

    Sahd, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva

    Resumo em Português:

    Para Hugo Grotius a propriedade era originalmente coletiva, e os homens tinham, de comum acordo, decidido dividi-la, o que havia feito nascer a propriedade privada. Como a propriedade privada devia ser garantida pelo governo, ela só podia ser uma emanação deste. O problema dessa análise, para John Locke, era que ela era perfeitamente compatível com o absolutismo, pois um monarca podia garantir essa propriedade. Como Locke funda a propriedade sobre a lei natural, sua teoria da prioridade refuta, ao mesmo tempo, as teorias de Sir Robert Filmer e de Grotius e Samuel Pufendorf. A teoria da propriedade de Locke garante, por fim, a liberdade dos indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    According to Hugo Grotius, property was originally collective, and men had commonly agreed to divide it. Consequence: private property. And private property should be guaranteed by the government, therefore, it had to emanate from it. To John Locke, the problem of such an analysis is that it is perfectly compatible with Absolutism, since the king could guarantee, in these terms, property as well. John Locke founds property on natural law, and doing so, refutes simultaneously Samuel Pufendorf's, Hugo Grotius' and Robert Filmer's theories about the same subject. John Locke's theory of property guarantees individual freedom.
  • O bruxo contra o comunista ou: o incômodo ceticismo de Machado de Assis Artigos

    Krause, Gustavo Bernardo

    Resumo em Português:

    O artigo comenta a presença do ceticismo na obra de Joaquim Maria Machado de Assis a partir da crítica que lhe faz Octávio Brandão em O niilista Machado de Assis, publicado em 1958. Brandão iguala os termos "ceticismo", "niilismo", "cinismo" e "pessimismo" para melhor desqualificar a obra de Machado de Assis. O artigo procura demonstrar que esses termos designam filosofias muito diferentes, reconhecendo o ceticismo em Machado para sustentar que seu valor artístico deriva precisamente deste ceticismo.

    Resumo em Inglês:

    The paper comments the skepticism present in the work of Joaquim Maria Machado de Assis according to Octávio Brandão's criticism in O niilista Machado de Assis, published in 1958. Brandão equals the terms "skepticism", "nihilism", "cynicism" and "pessimism" to devalue Machado de Assis' work. The article seeks to demonstrate that those terms denote very different philosophies; the article recognizes Machado's skepticism to sustain that his artistic value derives precisely from this skepticism.
  • Bayle e o ceticismo antigo Artigos

    Smith, Plínio Junqueira

    Resumo em Português:

    Apresenta-se a interpretação oferecida por Bayle do ceticismo antigo: suas características, sua origem e a distinção entre pirrônicos e acadêmicos. Em seguida, discutem-se alguns aspectos importantes do ceticismo: sua concepção de ciência, sua conduta na vida prática e sua atitude em face da religião.

    Resumo em Inglês:

    The topic of this paper is Bayle´s interpretation of ancient scepticism: its characteristics, its origin and the distinction between pyrrhonism and academic scepticism. Some important aspects of scepticism are also discussed: its conception of science, its conduct in practical life and its attitude concerning religion.
  • Meister Eckhart em português: o primeiro volume dos sermões alemães Resenha

    Guerizoli, Rodrigo
  • Morte de um corajoso Homenagens

    Tackels, Bruno
  • Bento Prado Junior e a filosofia vivida Homenagens

    Pinto, Débora Cristina Morato
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br