Resumo em Português:
Resumo: Os autores apresentam uma metodologia quantitativa de avaliação objetiva da capacidade de formação de programas de Residência Médica. Tecem breves comentários a respeito da história desse tipo de recurso de treinamento médico, e sua importância atual. Como parte de uma série de estudos a respeito dos programas de Residência Médica do Estado de São Paulo, Brasil, o apresentado tem por objetivo permitir a alocação de recursos entre diferentes instituições, assim como localizar em determinada instituição aqueles fatores que devem ser incrementados com a finalidade de ampliar sua capacidade de formação. O método envolve o estabelecimento de uma relação de 30 indicadores, sendo três na área de aspectos físicos, 14 na de aspectos funcionais, 7 na área de Recursos Humanos e 6 na de atividades didáticas complementares. Os indicadores foram submetidos a três painéis de 30 peritos (especialidades clínicas, especialidades cirúrgicas e outro referente a meios de apoio diagnóstico e terapêutica e outros), que por intermédio de um processo Delphi em três turnos estabeleceram pontuação ("pesos") para cada indicador. Paralelamente, por meio de um questionário encaminhado aos coordenadores dos programas e de entrevistas com os responsáveis foram estabelecidos os valores para cada um dos componentes dos indicadores em cada Programa. A seguir, tais valores foram transformados em seu correspondente como variável padrão ("Z"), com o intuito de eliminar a grande variação nos valores absolutos das diferentes variáveis. Os valores padronizados das distintas variáveis foram multiplicados pelos pesos descritos anteriormente e assim encontrados índices de capacidade de formação para cada indicador; para as diferentes áreas de análise e, um indicador de capacidade de formação para a instituição em questão. Exemplificando com o caso dos 12 programas de Residência Médica em Pediatria do Estado de São Paulo, os autores demonstram como os indicadores encontrados podem facilitar a comparação entre a capacidade de formação dos distintos programas e ainda permitir a identificação de áreas e setores cujo incremento poderiam resultar na ampliação de tal capacidade.Resumo em Português:
Resumo: Neste trabalho os autores fazem uma avaliação sumária dos aspectos mais relevantes do Curso da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, que completou vinte e cinco anos, em 1988. Foram analisadas as características do ensino nessa instituição, em relação a: corpo discente, corpo docente e currículo, em três momentos distintos de seu desenvolvimento (1968, 1978 e 1988). Evidenciou-se elevação progressiva do número de estudantes do sexo feminino de 1963 a 1983. Registrou-se considerável ampliação do corpo docente no período, atingindo 189 em 1988, dos quais 89% em regime de dedicação integral à docência e pesquisa. Observou-se um acréscimo de 100% no número de disciplinas, de 1968 para 1978, sobretudo no 4° e 5º anos do curso, relacionadas ao surgimento de especialidades e/ou sub-especialidades, notadamente em 1988. A análise global indica a necessidade de reformulação de currículo e curso.Resumo em Português:
Sumário: Um estudo retrospectivo foi feito relativo às atividades desenvolvidas junto aos quintanistas da FMUSP nos últimos anos cursando a disciplina de Pediatria Preventiva e Social II. A autora relata os objetivos do curso, a metodologia e avaliação do mesmo ressaltando a importância que este tem tido na formação dos alunos, ou seja, ajudando-os a criar responsabilidade diante dos clientes e exercerem Puericultura em nível de 1a linha (atenção primária em saúde).