Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 1994
  • Avaliação da Educação Médica Editorial

    Rocha, Edite
  • A IMPORTÂNCIA CLÍNICA DOS ACHADOS DO EXAME FÍSICO DO APARELHO CARDIOVASCULAR Artigo Original

    Macedo, Jefferson Lessa Soares de; Santos Neto, Leopoldo; Macedo, Vanice

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho verificou, através de uma revisão bibliográfica, a credibilidade e a importância clínica dos achados de exame físico do aparelho cardiovascular. Detectando, inclusive, a etiologia e as estratégias para minimizar ou previnir a discordância clínica. Observa-se a espantosa acurácia do exame físico em certas ocasiões; e, em outras, a pobre correlação dos achados de exame físico com os estudos de imagem.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This work related, through a bibliographic review, the credibility and clinic importance of the findings of physique exam of the cardiovascular system. Detecting including the etiology and strategies to minimize or forewarm the clinic disagreement. It observes the remarkable accuracy of the physique exam in some occasions; and in another opportunities, the poor correlation of the fidings of physique exam with the findings of image studies.
  • APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: EFEITOS NO APRENDIZADO Artigo Original

    Sobral, Dejano Tavares

    Resumo em Português:

    Resumo Como motivar o aluno de Medicina e proporcionar um aprendizado significativo e produtivo no ensino pré-clínico? A estratégia de aprendizagem baseada em problemas pode ser uma das respostas para tal questão. Na Universidade de Brasília desenvolveu-se uma experiência com essa estratégia em programa de integração interdisciplinar, que passou a incorporar apresentação seriada de casos clínicos, uso de módulos de orientação para aprendizagem auto-dirigida e discussão em grupo pequeno, da base de informação e do raciocínio envolvidos na resolução de problemas. Efetuou-se uma análise de processos e produtos nessa experiência, incluindo exame de resolução de problemas e questionários de avaliação que envolveram 421 participantes. Os resultados indicam a utilidade da estratégia inovadora em função, principalmente, do desenvolvimento da capacidade de aplicação de informação e das habilidades de processo pelos alunos. A avaliação de programa sugere aumento da qualidade da experiência educativa, após incorporação da estratégia, em termos de medidas do valor e significado da vivência, da adaptação pessoal do aprendiz, e da percepção de maior eficácia da aprendizagem, na comparação com programas congêneres do ensino pré-clínico na Universidade.

    Resumo em Inglês:

    Summary: How to motivate the medical student in preclinical studies and to provide a meaningful and productive learning experience? The strategy of problem-based learning may be an answer to this questions. An experience with this strategy was developed in a program of inter-disciplinary integration at the University of Brasilia. Presentation of clinical problems, use of study guides for self-learning, and small group discussion of knowledge basis and reasoning in problem-solving, were blended in the program. An analysis of processes and outcomes, including problem-solving examinations and evaluation questionnaires was done with 421 respondents. The results point out the usefulness of the strategy, mostly regarding the development of students' capacity to apply knowledge and the extension of process skills. Course appraisal suggests an increasing educational quality, after the change to problem-based learning, regarding measures of meaningfulness and value, leaner's personal adaptation, and perception of learning efficacy, in comparison with other preclinical programs at the University.
  • FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO Artigo Original

    Barbosa, Janete Viccari; Santos, Antonio Cardoso dos; Bordin, Ronaldo; Areson-Pandikow, Helena Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo descreve os resultados quanto ao treinamento em habilidades psicomotoras da Disciplina de Reabilitação Médica, destinada aos académicos do 9º semestre, nos semestres 92/1 e 93/1, sendo parte do Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico, referente às disciplinas do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários investigando, inicialmente, a experiência prévia e após o estágio, as oportunidades auferidas pelo aluno quanto à assistência e desempenho de 19 habilidades consideradas básicas na área. As habilidades foram agrupadas em quatro grupos: exame físico, abordagem do paciente com dor, fisioterapia respiratória e motora e a reabilitação em algumas patologias. Observam-se baixos percentuais de assistência, ou desempenho das habilidades questionadas no semestre 92/1 que, com a reformulação da disciplina e do questionário, passaram, no semestre 93/1, a apresentar incremento significativo no nível de treinamento ofertado. Os resultados apontam para a necessidade de monitoramento continuo do treinamento dos alunos, para planejar e complementar as atividades de ensino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study assesses the discipline of Medical Rehabilitation for undergraduates as part of an ongoing evaluation project from the Medical School, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Questionnaires containing 19 skills considered basic in the area were applied to student at the 9th semester of the medical course, during the first half academic year of 1992 (n=52) and 1993 (n=52). Before the training period in the discipline, one questionnaire .form asked about their previous experience on the skills. After its termination, the other form inquired on the opportunities granted to the trainees to assist and to perform these same skills. The 19 skills were agregated into four main groups : physical examination, the management of patient with pain, motor/respiratory physiotherapy and rehabilitation. The results showed in the 92/1 group of study a low percentage of students who assisted or performed those skills. After this preliminary assessment a new approach was given to the discipline formulation and to the questionnaires forms. The 93/1 assessment showed significant difference between previous exposures to the skills and the experience gained during the training period This trend emphasizes the need for continuous monitoring of the students training programme. It helps to better both the planning and the teaching activities.
  • O CLINICO COMO CURA D'ALMAS: O DESPREPARO PARA UM PAPEL SOCIALMENTE OUTORGADO, IMPLÍCITO NA RELAÇÃO TERAPÊUTICA MÉDICO/PACIENTE Artigo Original

    Job, José Roberto Pretel Pereira; Job Neto, Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo O autor comenta sobre a necessidade ele maior atenção para um papel socialmente outorgado ao médico que é o ele cura d’almas . Ressalta o pouco treinamento que o profissional tem para essa função e, por isso, a tendência a se infelicitar e, também, perder a oportunidade para uma ajuda mais eficaz. Opina pela necessidade de maior integração da Medicina com as Ciências Humanas e por um ensino médico voltado para, realmente, atender ao fenômeno humano como um ser bio-psico-social.

    Resumo em Inglês:

    Summary Given the fact that Medicine was undoubredly neaded toward greats complexity and thus, increasing stress, the psychological strain on physicians was in all probability increased too. The training occurred during the graduation, especially in the "role of counselor" or in the "apostolic function”, remains poor considered and certainly is one of the many causes of the failure, in the medical patient relation in our days. In this article was suggested, a need for a integration among the Medicine and the humanities, and the application of the biopsychosocial model, that improves a implicit therapy in medical and patient relationship.
  • RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO - INQUIETAÇÕES - INDAGAÇÕES - ÉTICA Artigo Original

    Hossne, Willian Saad

    Resumo em Português:

    Resumo: Com base no livro de Viekko Tahka "O relacionamento médico-paciente" é feita adaptação e ou transposição para a relação docente-discente. Frases, expressões e idéias dessa obra foram utilizadas. Reconhece-se a "apropriação". As qualidades e os méritos pertencem a ela, os defeitos e falhas ao exercício e à liberdade da transposição e ou adaptação. O texto procura abordar principalmente aspectos problemáticos, o que poderia dar a impressão de que a relação professor-aluno só se reveste de aspectos negativos. Na verdade, na maioria das vezes, esta relação, graças à boa formação do docente e do aluno, é altamente positiva e gratificante.
  • INCENTIVO À PRODUTIVIDADE DOCENTE-ASSISTENCIAL NA ÁREA DA SAÚDE DAS UNIVERSIDADES: ALGUNS PROCESSOS EM ANDAMENTO E REGISTRO SOBRE SUA REGULAMENTAÇÃO EM LONDRINA Comunicação

    Almeida, Márcio José de
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com