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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 1998
  • Editorial Editorial

    Rego, Prof. Sergio
  • Complexidade e Transdisciplinaridade: Uma abordagem multidimensional do Setor Saúde Ensaios

    Chaves, Maria M.

    Resumo em Português:

    Resumo: Este ensaio resulta de um esforço de síntese do conhecimento que hoje se possui sobre o caráter multidimensional do setor saúde com os avanços recentes no desenvolvimento de uma teoria, epistemologia ou paradigma da complexidade. O objetivo em vista é o de uma melhor compreensão do processo saúde-doença nas populações. A partir dessa compreensão, sugere-se a construção coletiva de estruturas matriciais que facilitem a criação de parcerias entre múltiplos atores e sistemas sociais na abordagem de problemas do setor saúde.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This essay represents an effort to combine current knowledge about the multidimensional character of the health sector with recent developments of what may be called a theory, epistemology or paradigm of complexity. The objective is to obtain a comprehensive view of the problems of the health sector including the responsability of other sectors and systems, in order to better plan and implement concerted multi-sectoral actions. To achieve this goal, the author suggests the construction of matrices problems x systems to facilitate building partnerships among multiple soci­al actors and systems.
  • Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica Ensaios

    Moretto, Renato Alves; Mansur, Odila F. Carvalho; Araújo Júnior, Jair

    Resumo em Português:

    Resumo: Traça-se o perfil do estudante de Medicina e do médico, buscando encontrar uma dimensão humana no processo ensino-aprendizagem em Educação Médica. Evidencia-se o caráter ansiogênico da prática médica e os riscos advindos à saúde mental do profissional. Visando a uma educação humanista, propõe-se mais debates sobre emoções, sociopatias e relação médico-paciente, pressupostos básicos à saúde mental na formação do médico. Sugere-se a criação de condições para expressão corporal e verbalização. Ressaltam-se a interconsulta, a interdisciplinaridade e a operacionalização de um Serviço de Apaio ao Educando como condições básicas para a humanização do processo e dos atores.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author trace the medicine student's profile and of the doctor looking for to find a human dimension in the process teaches leaning in Medical Education. They evidence the provocative character of anxiety of the medical practice and the risks to the professional’s mental health. Seeking a Humanist Education, they proposes more debates on themes, such as emotions, social problems, doctor-patient's relationship, considering them as presupposed to the mental health in the doctor's formation. They stand out the inter consult, the interdisciplinarity and the operacionalization of a Service of Support to the Educating as basic conditions for the humanization of the process and it donates actors.
  • Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos Pesquisa

    Arenson-Pandikow, Helena Maria; Votto, Lúcia Glaci da Rosa; Barbosa, Janete Viccari

    Resumo em Português:

    Resumo: O conhecimento das opiniões discentes sobre o curso frequentado é um dos componentes a ser considerado na avaliação do ensino. A Famed/UFRCS vem aplicando questionários aos alunos de graduação desde 1991 para avaliação da aquisição de habilidades psicomotoras básicas, selecionadas nos seguintes estágios curriculares: Fisiatria, Anestesia, Ginecologia-Obstetrícia, Técnica Operatória, Urgência-Emergência, Otorrinolaringologia, Pediatria e Medicina Interna. Nas questões abertas, dos formulários pós-realização dos estágios, foram registrados 976 comentários espontâneos de alunos. Na presente etapa do processo de avaliação, este trabalho analisa o teor dos comentários. A análise qualitativa das informações emitidas pelos alunos, nos diferentes estágios, definiu seis categorias principais de opiniões: MÉRITOS, INTEGRAÇÃO, ESTRUTURA, DOENTES, ORGANIZAÇÃO e AVALIAÇÃO. A recodificação dos dados segundo ELOGIOS, CRÍTICAS e SUGESTÔES possibilitou a confrontação dos comentários elogiosos e críticos pelo teste Z. Em seis estágios, o percentual de críticas ultrapassou 80%. Os melhores resultados foram obtidos por Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Interna, com 42,3% e 29,2%, respectivamente, no item Méritos. Os resultados predominantemente negativos desta avaliação refletem um processo de ensino-aprendizagem, em diversas áreas de treinamento, desacoplado das necessidades da graduação médica, na ótica dos alunos. Essas opiniões deveriam estimular a revisão crítica dos dados pelos professores.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The medical students' opinion about the course is one of the elements to be considered in the evaluation process. Since 1991, the Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRCS), applied questionnaires to undergraduates for the evaluation of the acquisition of basic motor skills in the following apprenticeships: Physiatrics, Anestesiology, Ginecology­Obstetrics, Operatory Technics, Emergency, Otorrinolaringology, Pediatrics and Internal Medicine. After termination of the training programs, the open-ended question of the questionnaires registered 976 spontaneous comments. ln this report we analyse these comments. The qualitative analysis of the students opinions produced the following six categories: merits, integration, structure, teachers, organization and evaluation. Through data's recodification on merits, critics and suggestions, merits and critics were confronted by the Z test. ln six areas of training the percentual of critics exceeded 80%. Better results for merits were reached by Ginecology-Obstetrics (42.3%) and Internal Medicine (29.2%). This survey shows that the training courses are by far below the students needs. This evidence should mobilize a critical review from the curricula organizers.
  • Enfoques de Estudo de Alunos de Medicina Pesquisa

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: Examina-se que falares afetam o enfoque de aprendizagem de alunos de Medicina, mediante a aplicação do Inventário de Enfoques de Estudo desenvolvido por Entwistle e colegas, o qual identifica três orientações de estudo: significativa, reprodutiva e estratégica. Uma versão abreviada do Inventário foi administrada a alunos de Medicina no início do terceiro semestre e no decorrer do quinto semestre do curso. Foram obtidos dados de características dos estudantes, da avaliação inicial do curso e do rendimento acadêmico no semestre da iniciação clínica, e medidas suas relações com os escores de orientação de estudo. Os resultados revelam que a escala de orientação significativa mostra escores mais elevados que as demais, diferencia grupos (segundo sexo e nível de motivação), apresenta associação significante com a escala de orientação estratégica e com medidas de avaliação do curso e de rendimento acadêmico, e tem estabilidade moderada. As implicações dos achados são comentadas. O perfil de orientação de estudo fornecido pelo Inventário utilizado pode ser útil para monitorar as dimensões de variação do enfoque de aprendizagem adotado por estudantes nos diversos contextos do ensino médico.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Which learning approach is predominant among medical students? This article addresses the question by the use of the Approaches to Studying Inventory (ASI), developed by Entwistle et al. This questionnaire identifies three study orientations: meaning, reproductive, and strategic. A short version of ASI was administered to medical students at the start of the third term and during the fifth term of the medical program. Student descriptors and measures of course evaluation and student assessments were also obtained. The results show that the scale of meaning orientation has moderate stability and higher scores than the others. The scale differentiates between groups by sex and level of motivation and shows significant association with strategic orientation and measures of course evaluation and academic achievement. ln conclusion, the study orientation profile derived from ASI may be useful for monitoring the dimensions of variation of the learning approaches adopted by students in the different contexts of their medical education.
  • Metodologia do Ensino Superior: Relato de uma Experiência no Mestrado em Clínica Médica da Universidade Federal de Uberlândia Comunicação

    Sousa, Ana Maria Costa de

    Resumo em Português:

    Resumo: Relata-se a experiência vivida ao ministrar a disciplina Metodologia do Ensino Superior no Curso de Mestrado em Clínica Médica da Universidade Federal de Uberlândia e seu significado na formação docente dos participantes. Os resultados observados foram positivos e animadores, demonstrando que os componentes do grupo passaram a ver de uma nova maneira sua prática enquanto professores e educadores, o que, certamente, os conduzirá a uma reformulação de seu posicionamento político-pedagógico.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This article reports the experience with the course of Methodofogy for the instruction of Higher Education in the Master's Course of Clinical Medicine at the Federal University of Uberlândia and its importance in the formation of the instructors. The observed results were positive and encouraging, showing that the group had began to see in a new light their function as teachers and educators, and that, certainly would reformulate their politic­pedagogic position.
  • O Estágio Regional da Faculdade de Medicina da UFJF Comunicação

    Heckert, Uriel

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta-se a experiência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora com o Estágio Regional. Apontam-se as atividades desenvolvidas pelos alunos, bem como os recursos disponíveis e as repercussões positivas alcançadas. Incluem-se sugestões para o continuo aperfeiçoamento do mesmo.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author presents the Regional Internship of the Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. The students' activities, the available resources and its good receptivity and goals are showed. At last, suggestions are made to improve it.
  • O Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde: uma Estratégia para a Melhoria da Graduação Médica Comunicação

    Batista, Nildo Alves; Stella, Regina Celes de Rosa

    Resumo em Português:

    Resumo: Discutem-se os desafios atuais da Educação Médica, focalizando a especificidade da formação docente em saúde e da incorporação da tecnologia educacional nos cenários pedagógicos do processo ensino-aprendizagem da graduação em Medicina. Apresenta­se a experiência da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina com a implementação de um Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde como uma estratégia que visa à melhoria da graduação por meio de uma atuação interdisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The authors discuss the contemporary challenges of Medical Education, focusing primarily on the specificity of teacher training. They also emphasize the incorporation of educational technology to the pedagogic scenaries of the teaching-learning process in undergraduation in Medicine. They introduce the experience of Unifesp-EPM with the setting up of a Center for Development of Higher Teaching in Health. This center aims at improving undergraduate medical studies through an interdisciplinary approach.
  • Breve Resumo Histórico do Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG Comunicação

    Alves, Antônio Leite

    Resumo em Português:

    Resumo: Descreve-se e se analisa a trajetória do Internato Rural da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Criado em 1978, o estágio, de caráter obrigatório, propiciou a cerca de seis mil acadêmicos a vivencia, de forma autônoma, da realidade sanitária de mais de 150 municípios. Sua trajetória coincide com os principais movimentos sanitários em direção a um sistema de saúde eficiente e democrático no País.

    Resumo em Inglês:

    Summary The article describes and analizes Rural lntership (Internato Rural da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais) course. Criated in 1978, the stage, with obligatory character, has propitiated to around six thousand medicine students a autonomous experience at more one hundred and fifty municipalities of Minas Gerais state. lts course coincide with the major sanitary movements toward to a efficient and democratic system of health.
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