Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 22, Número: 2-3, Publicado: 1998
  • CIÊNCIAS DA SAÚDE: integração ou isolamento Editorial

    Ferreira, José Roberto
  • OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO MÉDICA Artigo Original

    Gonçalves, Ernesto lima

    Resumo em Português:

    Resumo: São analisados os objetivos clássicos da educação médica, de natureza cognitiva, psicomotora e comportamental. Considerando que novos conhecimentos testemunham a importância do aspecto emocional no processo de aprendizagem, sugere-se o reconhecimento de um novo objetivo educacional, representado por adequado equilíbrio psicoemocional do educando. Parta tanto, será importante o reconhecimento da ‘ecologia do estudante de Medicina’, com o objetivo de reduzir o fatores de ansiedade envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Classical objectivities in medical education areanalyzed. New informations are giving evidence about emotional aspects relevance in learning process, supporting the conception of a new objective in medical education, of psycho-emotional content. In this sense it is important a conscient search about anxiety factors that are included in the ‘ecology medicine student’.
  • Sobre as Relações entre Complexidade e Transdisciplinaridade em saúde Debate

    Almeida Filho, Naomar de

    Resumo em Português:

    Resumo: São analisadas, de modo sistemático, as condições de desenvolvimento e uso dos conceitos de transdiciplinaridade e complexidade, visando aprofundar algumas questões epistemológicas e teóricas apenas esboçadas numa abordagem multidimensional do Setor Saúde proposta por Mário Chaves. Em paralelo, discutem-se algumas perspectivas de integração teórica desses conceitos, na tentativa de contribuir para a reflexão sobre as bases conceituais e metodológicas da pesquisa no campo científico da Saúde Coletiva.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This pape ris aimed at analysing systematically the consitions of development and use of the concepts of transdiciplinarity and complexity, approaching some epistemological and theoretical questions drafted in a multidimensional modeling of the health sector as proposed by Mario Chaves. In parallel, perspectives of theoretical integration of such concepts are discussed as a contribuition to the epistemological foudations of research in the scientific field of Public Health.
  • A Função Docente em Medicina e a Formação/Educação Permanente do Professor Artigo Original

    Batista, Nildo Alves; Silva, Sylvia Helena Souza da

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao considerar a docência no panorama atual da escola médica brasileira, enfoca-se o exercício da função docente em Medicina, caracterizando suas especificidades e singularidades. A partir destes parâmetros, aborda-se o desafio de formar o professor de Medina numa perspectiva de educação permanente. Este desafio figura como nuclear no processo de transformação da educação médica no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Considering leaching, within the Brazilian Medical School present context, the role of the professor of medicine is focused on its specificity and singularities. From these parameters, the challenge of the medical professor formation is approached under a permanent education perspective. This challenge is essential in the transformation process of the medical education in Brazil.
  • A TEORIA DE CURRÍCULO E A DISCUSSÃO DO CURRÍCULO MÉDICO Artigo Original

    Koifman, Lilian

    Resumo em Português:

    Resumo: Aborda-se a Teoria de Currículo e discute-se a genealogia do conceito de currículo e algumas abordagens contemporâneas no contexto brasileiro. Avalia-se a contribuição da teorização crítica do currículo. Trata-se, ainda, do modelo de currículo médico atual das críticas que lhe têm sido feitas e de propostas de reformulação curricular atuais, na perspectiva da melhoria e de adequação da formação esse profissional.

    Resumo em Inglês:

    Summary: In this article, we deal with the curriculum theory where we discuss the genealogy of the concept of curriculum and some contemporary approaches in the Brazilian context. We evaluate the contributions of critical theory about the curriculum in order to face medical education issues concerned to the curriculum. We also deal with the actual medical curriculum, as well as the criticism about it, and current proposals of curriculum reformulation, aiming a better education of medical students.
  • O Aluno de Medicina em Serviços Docente-Assistenciais da Rede Básica Artigo Original

    Garcia, Maria Alice Amorim; Pachioni, Adriana Maria; Domingues, Patricia

    Resumo em Português:

    Resumo: Investiga-se o ensino da Saúde Coletiva na graduação em Medicina, por meio de um estudo de caso do projeto pedagógico do Departamento de Medicina Social e Preventiva da PUC-Campinas. Analisa-se a disciplina Programa Integrado em Saúde Coletiva, a qual é ministrada ao quinto ano em serviços básicos da rede municipal. Para avaliar o cumprimento de objetivos e possíveis mudanças de atitudes, realizou-se uma análise qualitativa dos depoimentos de alunos que haviam cursado a disciplina no ano anterior à pesquisa. Observou-se que, a cada turma, o estágio adquire características próprias, tendo, em geral, superado as expectativas, possibilitando o reconhecimento do papel do atendimento primário na ordenação de um sistema de saúde resolutivo e de qualidade. Os conteúdos relativos às relações com os pacientes, à integralidade, à interdisciplinaridade e ao contato com a realidade social Foram considerados proveitosos por se tratar de conhecimentos “novos” e por permitirem mudanças de atitude. Entre as conclusões, registra-se a importância da inserção da escola médica junto aos serviços da rede e a necessidade da integração vertical e horizontal do curso para a superação da dicotomia teórico-prática.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This research intends to verify the assessment of learning of Social Medicine in Medical Education. It’s focused the teaching plain of the Preventive and Social Medicine Department of PUC­Campinas and the discipline what is to be ministered during the fifth year class in Primary Health Care Services. Aiming to evaluate the information retained by students and their performance, a qualitative approach was chosen through interviews with students who had finished the training in the previous year. We could verify that in each group training acquired its own character. In general, the training has surpassed expectations, also making clear that primary health services can be effective and with resolution. Some contents about: doctor­patient relationship, integral attention, interdisciplinary work and the approach to social reality have been emphasized for the students. They considered this knowledge new and enable to review altitudes. For conclusion it is important that the medicine school integrate into health services and modify the curriculum structure for overcome the theoretical /practice dichotomy.
  • Deficiências e Necessidades em Educação Médica Continuada de Pediatras em Minas Gerais Artigo Original

    Ricas, Janele; Barbieri, Marco Antonio; Dias, Luciano Soares; Viana, Maria Regina Almeida; Fagundes, Eleonora D. L; Viotti, André G. A.; Teixeira, Paula V.

    Resumo em Português:

    Resumo: Com o objetivo de avaliar as deficiências e necessidades em Educ3çi1o Médica Continuada (EMC), foram entrevistados 397 pediatras do Estado de Minas Gerais, por meio de um questionário de perguntas predominantemente fechadas. O Estado foi dividido em três áreas levando-se em consideração o perfil sócio-econômico da população. Foi utilizado o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para análise estatística. Verificou-se que o conhecimento relacionado às ciências sociais e humanas é o mais deficiente na formação dos pediatras e que é pouco significativa a necessidade expressa desse tipo de conhecimento. Aponta-se a EMC como uma das estratégias para uma mudança de atitude dos médicos e das instituições ligadas à saúde.

    Resumo em Inglês:

    Summary Aiming to know the diferences and needs in Continued Medical Education (CME), 397 pediatricians of Minas Gerais were interviewed through a multiple-choice questionnaire. The state has been divided into three parts considering the e4conomic situation of the population. The Statistical Package for Social Science (SPSS) has been used to statistical analysis. The results show that the knowledge about social and human sciences is the great deficiency in pediatric formation and the urges for this kind of knowledge are not considered. This way, the author's point CME as a strategy changes the doctor's altitude and health institutions.
  • Extensão Universitária e Formação Médica: Uma Análise da Experiência dos Bolsistas no Programa "Escola Cidadã" Artigo Original

    Malheiros, Rodrigo; Guimarães, Regina Guedes Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo: Relata-se uma experiência universitária no programa de Extensão “Escola Cidadã” - parceria UNI-RIO/município de Queimados, objetivando0 formar uma rede interdisciplinar de apoio ao ensino fundamental. Sob a ótica da pesquisa qualitativa, enfoca atividades do grupo de alunos de Medicina, utilizamos: questionários de avaliação, respondidos pelos bolsistas em 1996; observação de campo, atas, plano de ação e relatórios de 1996 e 1997. O trabalho de Extensão: proporcionou aos alunos o conhecimento de uma realidade social que validou e interligou as diferentes disciplinas do currículo; permitiu a concretização e conhecimentos de cunho social e humanístico, mostrando a necessidade de uma formação social para o médico; possibilitou o trabalho interprofissional (Medicina, Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Pedagogia, Música, Nutrição e Teatro), entrevendo a necessidade de busca de interdisciplinaridade. Ao fomentar “o estado de apetite científico” dos alunos, evidenciou que a prática de Extensão concretiza sua função articuladora entre Ensino e Pesquisa, mostrando ser indispensável a indissociabilidade das três funções universitárias para a formação de profissionais com visão participativa e crítica.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This article delas with the report of a college experience at the extension program “Escola Cidadã” - a partnership between UNI-RIO/Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do município de Queimados (Department of Education, Culture and Soprts of the City of Queimados), aiming to build an interdisciplinary net as a support to primary schools. Analysing it under the optics of qualitative research, focusing on the activities of a group of Medical students, we have used questionnaires, answered by interns, in 1996, field observation, plans of action and reports from 1996 to 1997. The work of extension provided the students with knowledge about a social reality that legitimated and interwined the different disciplines of the course; allowed the concreting of social and humanistic knowledge; made possible an interprofessianl work (Medicine, Biomedicine, Biology, Nursing, Pedagogy, Music, Nutritionh and Drama), catching a glimpse of the need to search for interdisciplinarity; by stimulating the ‘state of scientifical appetite’ of the studentes, it was made evident that the practice of extension pronounces its function as the articulator between teaching and research, marking clear the indispensable indissolution of the three university functions for the formation of professionals with a critical, participative vision.
  • O Vídeo Educativo Produzido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/UFRJ: uma Visão Critica Relato De Experiência

    Siqueira, Vera Helena Ferraz de

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir da reconstrução histórica da produção de vídeos educativos no Nutes/CCS/UFRJ e de sua articulação com diferentes correntes educacionais e com o contexto sócio-econômico maior, busca-se um entendimento das ideologias subjacentes ao trabalho do núcleo ao longo de seus 20 anos de existência.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Based on a historical review of Nutes/CCS/UFRJ e educational video production, and of its connection with the major educational trends and the larger social context, this article attempts to identify the underlying ideologies of this educational technology center throughout its’ 25 years of existence.
  • Dos Objetivos da Psicologia Médica Comunicação

    Cruz, Emirene M. Trevisan Navarro da

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresentam-se dados de uma pesquisa realizada há 20 anos e que envolveu 569 sextanistas de oito escolas médicas. Naquele estudo, 90% dos estudantes assinalaram que conhecimentos de Psicologia e Psiquiatria eram importantes para melhor atendimento dos pacientes na especialidade que haviam escolhido. Isso também foi assinalado por 97 a 100% dos sextanistas da faculdade de Medicina de Rio Preto em estudos mais recentes. Todos os primeiranistas dessa escola também consideram importante a Psicologia no currículo médico e apresentam razoes para essa inclusão. Segundo a autora, essas opiniões podem ser vistas como um estímulo para professores dessa área. A autora apresenta, de modo conciso, os objetivos da Psicologia aplicada à Medicina, ressaltando sua importância na formação de médicos da pessoa.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author reports a study carried out 20 years ago, involvindo 569 graduates from 8 Medical Schools; in that investigation, 90% of the students stated that knowledge of Psychology and Psychiatry was important for a better patient assistance in the specialty thei had chosen, This continues to be true for 97 up to 100% of the graduates from Rio Preto Medical School, in more recent studies. All of the first year students also find Psychology an important discipline in Medical School and give reasons for their statement. The author summaraizes the objectives of Psychology applied to Medicine. It is also emphasized that it is a valuable tool for the making of better physicians.
  • ERRATA Errata

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com