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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 2000
  • SER PROFESSOR: As Múltiplas Dimensões da Docência Editorial

    Moretto, Renato; Mansur, Odila Carvalho
  • Interesse de Estudantes de Medicina por Pesquisa Científica Artigo Original

    Fagundes-Pereyra, Walter José; Petroianu, Andy

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o interesse por pesquisa científica dos estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Foram avaliados 60 estudantes, que responderam a um questionário sobre a importância da pesquisa na formação médica, participação em evento médico-científico e ocorrência de publicação em periódicos. Observou-se que 90% dos estudantes têm interesse por pesquisa científica, 97,3% acham-na importante na formação médica e 95% gostariam de realizar trabalhos científicos na Faculdade (p < 0,05). Apesar disso, apenas um terço deles já haviam participado de trabalho científico e somente 7% possuíam publicação médico­científica. Os alunos apontaram a falta de orientação específica, a falta de estímulo institucional e a falta de estrutura física adequada como os principais motivos para a não realização de pesquisa. Conclui-se que a falta de orientadores e de programas de incentivo para o desenvolvimento científico, além da falta de estrutura apropriada parecem ser os principais responsáveis pelo número reduzido de pesquisas, uma vez que os alunos estão dispostos a realizá-las e parecem compreender sua importância na formação acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Most Brazilian medical schools show limited scientific production. We performed the current study in order to assess this issue in our school. The research assessed 60 medical students at the Minas Gerais School of Medical Sciences. All subjects answered a questionnaire about interest in research, importance of research for medical education, and prior experience (if any) in scientific work or groups. Some 90% of the students stated interest in research, 97,3% said that scientific research is important in medical education, and 95% expressed a desire to be involved in scientific work (p < 0,05). However, only 7% of them had presented papers in medical events or published in the scientific literature. Students justified their position by complaining of the limited number of professors able to orient them in research, a lack of institutional stimulus; and poor research infrastructure. Based on these data, we conclude that medical students would like to develop scientific research and recognize its importance for Medical training; however, they are unable to achieve their research goals due to Jack of institutional support.
  • Uma Análise do Ensino Atual da Oncologia e Proposta de um Conteúdo Curricular Mínimo para o Curso de Graduação Artigo Original

    Barrios, Carlos Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo O ensino da oncologia clínica em nível de graduação carece da tradição que outras disciplinas no curso de Medicina possuem. O rápido desenvolvimento da especialidade, motivado por uma importância cada vez maior das neoplasias no contexto da saúde pública do nosso país, não tem sido acompanhado por programas bem estabelecidos no processo de ensino. O questionamento fundamental que deve ainda ser respondido é qual o conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades que qualquer acadêmico deve possuir ao completar o curso de Medicina. Uma análise de diferentes programas demonstra problemas similares em escolas médicas americanas, européias e latino-americanas. É crítico reconhecer que o ensino da oncologia tem uma característica muito singular que o diferencia da maior parte das matérias clínico-cirurgicas do curso médico. Diferentes aspectos relacionados à oncologia são ensinados em praticamente todas as disciplinas. Isto resulta em fragmentação dos conteúdos e até mesmo na apresentação de informações contraditórias que confundem o processo de aprendizado. Após uma revisão dos problemas identificados em diferentes programas, este trabalho procura iniciar um processo de definição de metas e objetivos para o ensino de graduação na área de oncologia. Pretendemos, com isto, motivar uma discussão ampla e multidisciplinar que resulte no aperfeiçoamento desta proposta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The teaching of cancer lacks the tradition other diciplines have in the medical curriculum . The rapid development of clinical oncology, led by cancer 's increasing public health importance in Brazil, has not been matched by well-established programs in the teaming process. The main question that remains to be answered is what oncological knowledge, attitudes, and skills students should have at the end of their basic undergraduate medical training. Different programs show similar problems in North American, European, and Latin American schools. It is critical to recognize a characteristics that is unique to the teaching of oncology and that distinguishes it from most other clinical and surgical courses, i.e., the fact that different cancer-related aspects are presented in practically every discipline in medical school. This results in fragmentation of information and even presentation in a contradictory manner; thereby confounding the learning process. After reviewing problems identified in different programs, the current study attempts to define objectives for the oncology teaching curriculum. We hope to motivate an extended and multidisciplinary discussion that will result in the enhancement of this proposal.
  • Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco Artigo Original

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: O aconselhamento é um modo de comunicação educativa que tem um potencial crescente na prestação de serviços de prevenção. O propósito deste estudo foi examinar as percepções da auto-eficácia no aconselhamento e a relação dessas percepções com a vivência de um módulo de instrução ao paciente e com a etapa de preparação de estudantes de Medicina. Os dados foram obtidos mediante dois instrumentos: um questionário para apurar a auto-eficácia e as atitudes dos estudantes sobre o aconselhamento na redução de riscos para a saúde, e uma auto-avaliação dos resultados da aprendizagem no módulo. As percepções de auto-eficácia no aconselhamento foram moderadas em intensidade e significantemente relacionadas com os escores da auto-avaliação. Os níveis de auto-eficácia variaram entre áreas de aconselhamento tais como aboliçiio de tabagismo, redução de estresse e orientação alimentar. Não foram observadas diferenças de auto-eficácia entre estudantes com diferentes categorias de atitude sobre o aconselhamento. Em acréscimo, observou-se forte tendência para auto-eficácia crescente no papel de instrução ao paciente com etapas progressivas de preparação. Os resultados confirmam a utilidade da medida de desenvolvi­mento da auto-eficácia e reforçam a idéia da importância de práticas educativas específicas que visem à melhoria do desempenho no aconselhamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Counseling is a mode of educational communication that is bound to play an increasing role in the future delivery of preventive services. The purpose of this study was to examine medical students' perceptions of their self-efficacy in counseling and the relationship of the perceptions to a patient education learning experience and the stage of undergraduate training. Data were obtained through two inventories: first a questionnaire to measure students self-efficacy and attitudes about counseling and health risk reduction, and later a self-assessment of learning outcomes from the patient education experience. Students' perceptions of self-efficacy in counseling were moderate in strength and significantly related to self-assessment of the patient-educator role. Self-efficacy levels varied across the areas of counseling, such as smoking cessation, stress reduction, and nutritional guidance. No differences were found in the distribution of self-efficacy measures between categories of attitudinal approach to counseling identified by content analysis. In addition, there was a strong trend for increasing self-efficacy in the patient-educator role with progressive stages of undergraduate training. The results confirm the usefulness of measuring the development of self-efficacy and reinforce the idea of the importancc of specific educationa/ praclices in fostering improvement of medical students' counseli.ng performance.
  • Novos Rumos para a Educação Médica Artigo Original

    Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes; Azevedo, Luiz Lanziotti de; Siqueira, Marcello Rebello Lignani; Menezes, Vinícius Martins de

    Resumo em Português:

    Resumo: Por várias décadas, o ensino médico ficou estagnado naquele que deveria ser o ponto de partida para mudanças continuas. Nos últimos anos, as escolas médicas de todo o mundo têm se deparado com a crescente demanda por reformas curriculares e pedagógicas, dando origem a diferentes estratégias de ensino. Descrevem-se aqui as principais estratégias didático-pedagógicas da atualidade, enfatizando suas vantagens e desvantagens, com o objetivo de proporcionar elementos para formar uma visão crítica a seu respeito.

    Resumo em Inglês:

    Summary Medical education has remained stagnant for decades, when it should be the starting point for continuous changes. During recent years, medical schools worldwide have faced an increasing demand for curricular and pedagogical reforms, this giving rise to different educational strategies. This paper describes the main current didactic-pedagogical strategies, focusing on their advantages and disadvantages, with the objective of identifying elements for a critical analysis.
  • A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica Artigo Original

    Franco, Selma Cristina; Rivorêdo, Carlos Roberto Soares Freire de; Keiralla, Dayse Maria Borges; Chacra, Fernando Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo: A constatação da inadequação na formação médica suscitou a institucionalização de discussões sobre avaliação nas escolas médicas em nosso país. O reconhecimento da necessidade de buscar instrumentos metodológicos adequados para avaliar aspectos inter­relacionais na prática médica e no processo formativo de estudantes de medicina levou à criação de uma atividade grupal, na qual estes conteúdos foram trabalhados. Foram realizadas reuniões semanais com internos e residentes de pediatria, usando grupo focal com técnicas de dramatização segundo uma abordagem pedagógica. Ao final, os estudantes produziram relatos escritos descrevendo e avaliando a atividade. Esta pesquisa é fruto da análise qualitativa destes relatos. Sentimentos e ações do cuidado à saúde na prática clínica pediátrica emergiam e os temas mais frequentes foram: relações hierárquicas, limitações pessoais, onipotência, papéis profissionais, competência, experiências, conhecimento científico, senso comum e racionalidade. Esta análise teve finalidade pedagógica e avaliativa, possibilitando compreender aspectos fundamentais do ensino e do ambiente acadêmico institucional da escola médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The observed inadequacy of medical education has led to the institutionalization of discussions on evaluation in Brazilian medical schools. Recognizing the need for appropriate methodological tools to evaluate interrelational aspects in medical practice and in the formative process of medical students, a group activity was created to approach these aspects. The authors conducted weekly meetings with internists and pediatric residents, using focus groups with dramatization techniques within a pedagogical approach. At the end, students wrote reports describing and evaluating the activity. This paper is the result of a qualitative analysis of these reports. Feelings and health care actions in clinical pediatric practice emerged, and the most frequent themes were: hierarchical relations, personal limitations, omnipotence, professional roles, competence, experiences, scientific knowledge, common sense, and rationality The analysis had both pedagogical and evaluative objectives, making it possible to comprehend fundamental aspects of both teaching and the institutional academic environment in medical schools.
  • Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico Artigo Original

    Peixoto, Maurício Abreu Pinto; Silva, Rosana N. M. Bittencourt

    Resumo em Português:

    Resumo: Reflexão teórica abordando a importância de investir na aprendizagem do aluno tanto quanto á investido na constituição de modelos curriculares integradores. O conhecimento sobre aprendizagem pode ser uma ferramenta de dupla função, tornando os aprendizes mais eficientes e os eficazes em sua atuação profissional. Aprender é elemento chave no processo contínuo de aprendizagem do médico tendo em vista um mundo velozmente mutável, os acentuados avanços na tecnologia da informação e as modificações nas relações de trabalho produção científica exigindo que os indivíduos sejam gerentes da sua própria formação. Ressalta-se ainda as diferenças existentes entre o ensino e a aprendizagem usando diversas análises conceituais; entre elas as metáforas do teatro e da dança, além dos problemas advindos da inadequação das posturas de aprendizagem do aprendiz, utilizando abordagem metacognitiva e crenças motivacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Learning how to learn is an important task for both teachers and pupils. Such knowledge helps leaners learn more efficiently in their professional duties. Continuous education is paramount in a constantly changing world. It requires that people manage their own learning. Learning and teaching are two closely related concepts. However, this paper approaches them as separate entities. To present this topic, learning. Learning is viewed as both dance and theater. Motivation and metacognition are also discussed.
  • Desenvolvimento de Habilidades de Aprendizagem: Estudo dos Efeitos de uma Experiência Artigo Original

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo se baseia em dados dos egressos do curso de Medicina no período de 1994-98. Do total de 255 egressos, 122 cursaram uma disciplina optativa visando à promoção da função educativa do aprendiz, com ênfase na melhoria de habilidades de aprendizagem autodirigida e cooperativa. Foram obtidos dados de rendimento cognitivo e de exercício de monitoria em semiologia, bem como de atributos dos egressos antes da opção de seguir ou não a optativa. Os resultados revelaram similaridade de atributos entre os grupos. Na comparação com o grupo controle, o grupo de participantes mo5trou índice de rendimento na graduação significativamente superior. A proporção de participantes que exerceram a monitoria foi também significativamente maior. Entre os participantes, o índice de rendimento na graduação mostrou relações significativas com o escore de desempenho no trabalho em equipe e o nível de autonomia na aprendizagem alcançados na disciplina. O escore de desempenho no trabalho em equipe foi significativamente superior entre os que exerceram a monitoria. A apreciação da experiência eletiva foi estreitamente relacionada ao aprendizado percebido e seu significado pessoal. Os resultados ampliam achados anteriores e sugerem a utilidade do refinamento de habilidades de aprendizagem na busca de um aprendizado mais significativo e duradouro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study is based on data for medical graduates over a 5-year period (1994-98). Out of 255 graduates, 122 took an elective course promoting the educator's role and featuring the development of self-directed learning skills and cooperative learning. The academic achievement, student preceptorship in semiotics, and learners' descriptors. The results showed similarities of descriptors between the groups prior to the intervention. However the participant group had an overall grade point average significantly superior to the control group at graduation. The proportion of participants who performed the preceptorship was higher than that of controls. Among the participants, there were significant relationships between overall grade point average at graduation and both the score in teamwork performance and the level of learner autonomy attained at end-of-course. Likewise, the score in teamwork performance was significantly higher among participants who carried out the preceptorship. Participant ranking of the elective was closely related to finding personal meaning and understanding of self-directed and cooperative learning. In conclusion, the results expand previous findings and suggest the usefulness of learning skill development in the quest for meaningful and lasting learning
  • Médicos Migrantes e a Formação Profissional: um retrato Brasileiro Original Article

    Pinto, Luiz Felipe; Machado, Maria Helena

    Resumo em Português:

    Resumo: A migração é um fenômeno marcadamente econômico-social com efeitos na sociedade moderna, relacionando-se com diferentes eventos históricos. Este trabalho aborda a questão da migração profissional médica. A hipótese central é que a área de atuação médica define o deslocamento. Focalizando-se os que migram do local de sua formação básica (graduação) em busca de especialização -os chamados médicos 'migrantes segundo a formação' -, a variável principal da análise foi a especialidade escolhida no programa de residência. Para isso, utilizou-se o banco de dados da pesquisa 'Perfil dos Médicos no Brasil' e seguiu-se a metodologia adotada, que caminhou no sentido Brasil/regiões/estados, com a redefinição da subpopulação-alvo de interesse para o estudo. Médicos recém-formados de ambos os sexos migram para cursar algum programa de residência em área de interesse profissional. Qual o caminho percorrido? Qual o estado/região que recebe a maior parte dos fluxos migratórios? O trabalho envolveu, ao final, a descrição das correntes de formação profissional observadas em cada uma das regiões brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Migration is a markedly economic and social phenomenon with effects on modern society. It is obviously related to the set of events which constitute Brazilian history. This article sheds light on the issue of medical professional migration. The main hypothesis is that medical specialization defines migratory movements. By focusing on physicians who migrate from the place where they obtain their undergraduate training to other areas in the search for specialization -the so-called 'intraining migrant physicians' -, we adopted the medical specialization chosen by physicians in their residence program as the main dependent variable. We used the research database 'Profile of Medical Doctors in Brazil'. ln accordance with the methodology, we followed the direction Brazil > Regions > States, establishing the part of the population which is the study target. Recently graduated physicians, both men and women, migrate twards residence programs in their area of professional interest. What route do they take? Which States/Regions of Brazil attract most migratory moves? The study concludes by describing trend, in professional training in each Region of the country.
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