Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2000
  • A Modernidade Desencantada, a Crise da Medicina e o Imaginário Institucional Artigo Original

    Sá, Manoel R. Castro

    Resumo em Português:

    Resumo: Constataram-se as profundas amarras do saber médico ao modelo e às normas da ciência moderna, que, ao dissociar razão/sujeito, produz uma ciência que centro seu objeto de estudo no corpo anatomopatológico, caracterizando-se, desta forma o aprimoramento da ciência médica ao paradigma da simplificação. A partir ainda das negatividades da dissociação racionalidade/subjetividade, é pensada a crise da modernidade, bem como a crise da medicina e da fonnação médica. Sugere-se a ruptura com o paradigma da simplificação como o caminho possível para a construção de um novo modelo de formação médica medicina da complexidade. Acredita-se que somente a partir de profundas mudanças através das quais se conceba a pedagogia como “escola de gestão de sujeitos”, será possível a superação de uma medicina orgânica e o surgimento de uma nova concepção em educação médica, que, por sua vez participe, dentro de suas limitações, da construção de um novo homem e uma nova humanidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: lt is possible to locate the profound connection between medical knowledge and the modem model and rules of modem science, which, by establishing a split between reason and subject, leads to a science which has the "pathological” body as its main object of study, thereby imprisoning medical science within a paradigm of simplification. The author analyzes both the crisis of modernity and that of medicine and medical education from the perspective of tire negativism arising from the dissociation between rationality and subjectivity. Breaking with the paradigm of simplification is suppested as a possible way to create a new model for medical education - a Medicine of Complexity The author contends that only by way of profound changes by which Education is seen as·a “school giving birth to subjects”. will it be possible to supplant organic medicine and bring about a new concept of modern education which - despite its limitations - takes part in giving rise to a new man and a new humankind.
  • Concepções de Avaliação de Professores e Alunos de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina, Paraná Artigo Original

    Mezzaroba, Leda

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetivou-se investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores e alunos do Curso de Farmácia. Habilitação em Bioquímica, da Universidade Estadual de Londrina. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou analisar as respostas aos questionários aplicados a professores e alunos e entrevistas realizadas com alguns docentes dessa habilitação. Os resultados demonstraram que as concepções se associaram frequentemente à mensuração educacional e apresentaram características de avaliação classificatória, privilegiando a quantificação da aprendizagem do aluno, a ênfase na transmissão de conteúdos programáticos e a memorização de conhecimentos. A principal dificuldade identificada quanto à avaliação foi a falta de formação didático-pedagógica dos profissionais que atuam como professores na área da Saúde, indicando a necessidade de consolidação de conceitos básicos em avaliação e de uma reflexão crítica de professores e alunos a respeito das questões pedagógicas nos cursos de graduação das Ciências da Saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper is based on an investigation of learning evaluation concepts held by faculty members and students from the school of Pharmacy (Biochemistry major) at the Universidade Estadual de Londrina. A qualitative case study allowed for analysis of the answers given to a questionnaire filled out by teachers and students and interviews with some teachers from the above-mentioned major course. Concepts of evaluation were frequently associated with educational measurement and present characteristics of classificatory evaluation, which favors quantification of students, learning with an emphasis on the transmission of program contents and knowledge memorization or role learning. The main difficulty in evaluation is the lack. of didactic and pedagogical training of teachers from the health area, who require consolidation of basic concepts in evaluation and a critical reflection by teachers and students on the pedagogical issues related to undergraduate health sciences courses.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com