Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 27, Número: 1, Publicado: 2003
  • A Formação Médica e o Processo de Trabalho Convite à Construção de Novas Propostas Editorial

    Martins, João José Neves
  • Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina Pesquisa

    Lima, Gerson Zanetta de; Almeida, Henriqueta Galvanin Guidio de; Ferreira Filho, Olavo Franco; Linhares, Rosa Elisa de Carvalho; Oberdiek, Hermann Iark; Colus, Ilce Mara de Syllos

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetivo: registrar as ações desenvolvidas pela comissão de capacitação docente (CC) do curso médico na Universidade Estadual de Londrina (UEL, no sentido de sensibilizar e treinar professores durante a implementação da ABP. Método: Consulta ao arquivo dos registros das ações da CC e análise das atividades desenvolvidas. Resultados: Entre 1977 e 2001, foram realizados cursos de sensibilização, de aprofundamento em ABP; de elaboração de problemas, de construção de módulo temático, fóruns de tutores e cursos de capacitação de tutores com dois desenhos. As atividades desenvolvidas nossos cursos influenciaram: observar e vivenciar grupos tutoriais; elaborar problemas; planejar módulos temáticos; discutir os passos da dinâmica tutorial e os problemas surgidos no desempenho da avaliação. Conclusão: o programa de capacitação docente em Londrina foi construído a partir de demandas surgidas com a implementação da nova metodologia de acordo com o grau de inscrição e resistência dos docentes ao processo. Avalia-se compositivo o trabalho desenvolvido e aponta-se como pertinente um programa de capacitação mais abrangente, que envolva as instâncias gerenciais, profissionais e pedagógicas do processo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Objective: To record the activities conducted by the Teacher Qualification Committee (TQC) at the School of Medicine of the State University in Londrina, Paraná, Brazil (UEL), in order to sensitize and train professors during the implementation of problem-based learning (PBL). Method: Consult the Committee file, and analyze the activities conducted by it. Results: From 1997 to 2001, awareness raising courses were held on the in-depth use of PBL; elaboration of problems development of a thematic module; forums of tutors; and training courses for tutors with to different designs. Activities in the courses included: observing and experiencing tutor groups; elaborating problems planning thematic modules; discussing steps in tutorial dynamics and problems emerging in performing the tutor's role; training in skills and activities in course-community interaction; and the evaluation system. Conclusion: The teacher training program in Londrina was designed and implemented on the basis of demand emerging from the implementation of the new methodology, and according to the degree of the teacher participation (or resistance to) the process. The work received a positive assessment and identified the importance of a broader training program involving the management professional, and pedagogical tiers in the process.
  • Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem: uma Experiência Vivenciada Pesquisa

    Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques

    Resumo em Português:

    Resumo: A avaliação é fundamental no processo ensino-aprendizagem, pois fornece dados desse processo e permite prever objetivos, metodologia e conteúdo. Considerando a avaliação como um processo permanente da auto educação, este estudo objetivou avaliar como os alunos percebem sua participação no desenvolvimento do conteúdo teórico ministrado na área de ginecologia e identificar as dificuldades encontradas durante o processo educativo diário. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado diariamente. A maioria dos alunos classificou os recursos audiovisuais, clareza da exposição e desenvolvimento da aula, bem como a compreensão do conteúdo como ótimos. Consideraram-se motivados, e o professor-facilitador da aprendizagem pela objetividade e discussão crítica. Quanto à análise, as categorias emergidas foram duração do bloco teórico, considerada pequeno relacionamento professor aluno como fator de incentivo à aprendizagem; estratégica de ensino aprendizagem inovadora, comunicação adequada e avaliação diária importante. Considerou-se que os objetivos e os critérios da avaliação teórica permitiram aos alunos avaliar seu progresso, possibilitando adequar o ensino às suas necessidades, e o professor pode avaliar a efetividade de seu desempenho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Evaluation (grading) is crucial for the teaching and learning process since it provides data on the process and allows one to review course objectives, methodology, and content. Considering evolutions as a permanent process of self-education, this study aimed to evaluate how students perceive its role in the difficulties encountered during the daily educacional process. The data collection instrument was a questionnaire that was filled out daily by students. The majority of the students classified the audiovisual resources, clarity of exposure of the course content, development of the class itself and comprehension of the content as excellent. They saw both themselves and the professor-facilitator as motivated in the teaching-learning process, based on objectivity and critical discussion. As for their overall analysis, the following categories merged; duration of the theoretical section, which they considered too short; professor-student relationship as a learning incentive; innovative teaching-learning strategies; adequate communication, and importance of daily grading. They felt that objectives and criteria for grading on theoretical content allowed students to evaluate their own progress thus making it possible to adjust the teaching to their needs and enabling professors to evaluate the effectiveness of their own performance.
  • Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica Pesquisa

    Troncon, Luiz Ernesto de Almeida; Colares, Maria de Fátima Aveiro; Figueiredo, José Fernando Castro; Cianflone, Ana Raquel Lucato; Rodrigues, Maria de Lourdes Veronese; Piccinato, Carlos Eli; Peres, Luiz Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo: Por quatro anos consecutivos, avaliaram-se as atitudes de formandos em Medicina frente a aspectos relevantes ao exercício dessa profissão. Como as turmas avaliadas correspondiam a dois diferentes currículos, foi avaliado o possível efeito de uma reformulação curricular sobre as atitudes dos estudantes. Empregou-se escala do tipo Likert validada e testada, com 52 itens agrupados em seis fatores. Não houve diferenças consideráveis entre as quatro turmas, o que permitiu agrupar os resultados dos quatro anos em um conjunto único de 317 graduandos. Os resultados revelaram atitudes predominantemente positivas frente a 1) aspectos emocionais em doenças orgânicas; 2) atenção primária à saúde; 3) outros aspectos da atuação médica na comunidade. Foram detectadas atitudes indefinidas ou conflitantes frente a ;4) morte ;5) doença mental; 6) contribuição do médico ao avanço científico de Medicina. Não houve diferenças significativas entre as turmas correspondentes aos dois currículos de graduação. Concluiu-se que os graduandos em Medicina apresentam atitudes positivas frente a três dois seis aspectos abordados, o que indica consecução dos correspondentes objetivos educacionais. A ausência de diferenças entre os graduandos das duas estruturas curriculares sugere que as tendências atitudinais detectadas refletem valores mais arraigados na cultura da instituição. A ausência de atitudes claramente positivas frente a alguns dos aspectos avaliados segura a necessidade de intervenções educacionais específicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The attitudes of graduating medical students towards six relevant aspects of medical practice went measured for 4 consecutive years using a previously validated scale. Since the 4 classes of students were subject to two different curricula, the effect of a curricular reform on students attitudes was also assessed. Attitudes were measured with a 5-point Likert scale containing 52 items covering six different factors. Since there were no consistente differences between the 4 classes of graduating students the results were pooled so as to correspond to a sample of 317 subjects. Graduatings students showing predominantly positive attitudes toward 1) emotional issues involved in organic diseases; 2) primary care; and 3) other aspects of medical work in the community. On the other hand, results revealed undefined or conflicting attitudes towards: 4) mental diseases; 5) management of situations related to death; and 6) the physician's role in medical research. Predominantly positive attitudes toward 3 out of the 6 aspectos assessed indicate that the relevant educational objectives are being reached. Lack of any significant effect of the curricular reform on student attitudes suggested that the detected attitudinal trends may reflect values that are deeply rooted in medical school culture. However, lack of positive attitudes towards some of the aspects evaluated suggests the reed for specific educational interventions.
  • Da Adolescência à Maturidade: Estudo Prospectivo dos Estudantes de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Pesquisa

    Costa-Macedo, Lêda Maria da; Taquette, Stella R.; Alvarenga, Fátima de Barros Fonseca

    Resumo em Português:

    Resumo: Com o objetivo de conhecer o estudante de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, suas expectativas e transformações sobre aspectos sociodemográficos, vida universitária e profissionalização. A adesão foi de 95%no primeiro e de 74% no último ano. Verificou-se que a maioria era de brancos (90%) e mulheres 56%, e que 87,5% dos egressos apresentavam dependências econômicas do país, eram solteiros e sem filhos. Ao final do curso, dominavam o idioma inglês (96,8% e computador 93,7) estudavam mais no sexto ano (90,5%), principalmente por livros, texto (41,4%). O curso atingiu as expectativas de 85,7% deles, como calouros, e dês 56,5%, como interno (p<0,05). A falta de integração teórico-prática, associada a mais prática, foi uma deficiência apontada por 92% no primeiro ano e por 93,7% no sexto ano. Ao final do curso, cerca de 44% dos alunos necessitavam aconselhamento profissional. Os resultados apontam a necessidade urgente de uma reformulação curricular, a fim de tornar o curso mais satisfatório aos alunos e adequados às novas diretrizes curriculares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A prospective study was carried out among medical students from Medical Sciences Faculty, Rio de Janeiro State University, as the aim to know the student expectations and charges all over the course. Information about social-demographic aspects, academic life and professional training was obtained from a questionnaire passed through students in the first term, in 1996, and again in the last term, in 2001. Most Of the students answered the questions, 95% of the freshmen and 74% of the interns. The results showed that most of them are white (90%), women (56%), not married, without kids, and 85,7% of them are dependent on their parents for Money. At about 90% of the interns used to studying mainly from textbooks. Their expectations in relations to the academic course was fulfilled for 85,7% of the freshmen and 56,5% of the last year students (p<0,05). The lack of integration of basic-clinical sciences associated to few practical skills training were pointed out to 92% of the first year students and 93,7% of the sixth-year students in the last school year , at about 44% of them needed professional advice. The results demonstrated the need for implement changes in the medical syllabus as to become the course more pleasant for the students and more suitable to the new charges required by the Ministry of Education.
  • A Reformulação Curricular do Curso de Medicina da Universidade de Buenos Aires (1986-2002) Pesquisa

    Koifman, Lilian

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como questão central o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires (UBA) no período de 1986-2002. Buscamos identificar, no processo alisado, algumas marcas da mudança por que passa o Estado desde ,a década de noventa e percebemos que as várias propostas de modificação no currículo estiveram vinculadas às modificações de panorama mundial As mudanças no Estado de saíras, seus reflexos na lei Argentina de Educação Superior (1995) e as propostas do Mercosul Educativo, a dinâmica interna própria da universidade pública, argentina, herdadas da Reforma de 1918 (atravessada pela disputa política),- a dimensão pedagógica que faz com que os profissionais da área de educação tenham grande prestígio e indiquem os caminhos a seguir nos processos de reformulação curricular da Medicina da UBA (Curricular Baseado em Resolução de Problema ou currículo por disciplinas) são alguns dos eixos presentes na realidade estuda. Cada uma dessas peças fez parte do quebra-cabeças e vem conformando o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicina da UBA por cerca de duas décadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article´s main focus is the reform in the teaching curriculum at the University of Buenos Aires (UBA) School of medicine from 1986 to 2002. The author sought to identify highlights in the charge the Argentine state has undergone since the 1990s and perceived that the various proposals for curricular charge were associated with changes in the international scenario. The changes described in Argentina state and their effects on the Argentine National Law on higher Education (1995), the proposals of the Mercosur (Southern Cone Common Market) Project far Education; the internal dynamics of Argentine public universities themselves, inherited from the 1918 Reform (traversed by political disputes); and the pedagogical dimension itself, by which professionals in the field of education enjoy tremendous prestige and determine the paths to be followed in the curricular reform processes at the UBA School of medicine (Problem-Based Curriculum or Discipline-Based Curriculum ) are some of the areas discussed in the current study. These are the various pieces in the puzzle that has shaped the curricular reform process at the UBA School of Medicine for some two decades.
  • O Internato do Curso de Medicina e o Programa de Saúde da Família Relato De Experiência

    Ciampo, Luiz Antonio Del; Ricco, Rubens Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo: Nos últimos anos tanto a educação como a prática médica têm sido amplamente discutidas e tem se experimentado modificações que incorporam novas, propostas de modelos para a formação do profissional médico generalista, humanizado e com forte vinculação ética à população e realidade nacionais. Este trabalho apresenta alguns aspectos das diretrizes básicas dos Currículos Nacionais do Curso de graduação em Medicina no Brasil, do Programa de Saúde da Família do ministério da Saúde e de ciclo de Internato do Curso de ciências Médicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Relata uma experiência de ensino incluída em seu novo currículo, que procura integrar atuais propostas, utilizando como espaço de treinamento e formação dos alunos de Medicina a mais nova estratégia de atuação em Saúde Pública vigente no país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In recent years both medical education and medical practice have been widely debated, and changes have been tested that have incorporated new models for the training of general practitioners with a humanitarian focus and a Strong ethical link to the national population and reality. This article presents key aspects in the basic guidelines of National Curricula for Medical Education in Brazil , the Ministry of Health´s Family Health Program , and the internship at the Riberão Preto School of Medicine , University of São Paulo . The authors report an teaching experience included in the school´s new curriculum which seeks to integrate the current proposals using the most recent new public health strategy in the country as the space for training medical students.
  • Profissionais para Reorientar o Modelo Assistencial. Quantos e Quais ? Ensaio

    Falerios, José Justino

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao longo do século 20, ocorreram três gerações de reformas em sistemas de Saúde. Quanto maior a orientação de sistemas de Saúde para a Atenção Primária, melhores os resultados de cuidados em relação aos custos. A avaliação de necessidades / demandas é realizada por excelência no nível primário dos sistemas de saúde e é onde a estrutura do mesmo pode frustrar ou facilitar a adequada exploração das especialidades. As funções dos diferentes níveis da atenção clínica e da saúde pública são apresentadas, assim como os diferentes níveis administrativos. A gestão dos recursos humanos de um sistema de saúde orientado para a estratégia do Programa de Saúde da Família necessita de 50% de médicos de família. As demais especialidades - mais de 60 - resultariam em relativamente pequenas proporções de especialidades gerais, subespecializas e profissionais da saúde pública. Estas alterações caracterizam mudança de paradigma, não apenas um especialistas a ser acrescido aos já existentes, determinam mudanças no ensino de medicina e geram incontáveis conflitos que só poderão ser suplantados por meio de amplos entendimentos entre todos os protagonistas, inclusive o público.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: During the 20th century there have been three overlapping generations of health systems reforms. The greater the orientation towards primary care, the better the outcomes of care in relation to costs. Needs assessment is mainly the role of primary care, and that is where the structure of the health care system can frustrate or facilitate exploitation of the specialized fields, the functions of each level of clinical care and of public health are presented hare, along with the respective administrative levels. Human resources management in a health system, including primary care, requires some 50% of Family practitioners. The others specialties - more than 60 - normally involve relatively smaller proportions of general specialists, and public health personnel. This means not only a change of paradigm (rather than merely adding one more specialist to others), but also charges in medical training meanwhile giving rise to countless conflicts that can only be resolved through broad agreements by all protagonists , including the lay public.
  • AS CIÊNCIAS HUMANAS E A SAÚDE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Ensaio

    Nunes, Everardo Duarte

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresentam-se as relações entre as ciências humanas e as ciências da saúde, enfatizando-se algumas questões gerais sobre a relevância das ciências humanas. Retornam-se alguns pontos sobre as origens do estudo das ciências e as ciências naturais. Apresentam-se, ainda, os eixos que geralmente são relacionados ao campo das ciências humanas, os eixos da física, da biologia e da história. Discorre-se, ainda, sobre as possibilidades da abordagem do ‘paradigma qualitativo’, construtivismo social, positivismos e teoria crítica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents the relations between human sciences and health stressing some general issues on the relevance of the human sciences. The article focuses on several highlights in the origins of human sciences as studied by Dilthey and the human-versus-natural sciences controversies. It presents the axes that are generally related to the field of human sciences: physics, biology and history. The final section provides some notes on the possibilities of a ‘qualitative paradigm’: social construtivism, post-positivism and critical theory.
  • CARTA AO EDITOR Carta

    Muza, Gilson Maestrini; Costa, Marisa Pacini
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com