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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2005
  • Formação Médica e Trabalho em Equi pe de Saúde Editorial

    Aguiar, Adriana Cavalcante de
  • Produção Científica dos Docentes do Curso Médico da Umversidade de Pernambuco - Um Estudo Exploratório Pesquisa

    Santos, Frederico Guilherme de Paula Lopes; Kovacs, Maria Helena; Melo, Raul Antonio de Morais; Beltrão, Renata Carneiro Isidoro; Santiago, Roberta Ribeiro de Santis; Alencar, Sílvia Azevedo de; Sarinho, Silvia Wanick; Falcao, Tânia Lago

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetivo: caracterizar o desenvolvimento de pesquisas pelos docentes do curso médico da Universidade de Pernambuco (UPE). Material e método: estudo descritivo, censitário, com 246 docentes da Faculdade de Ciências Médicas e do Instituto de Ciências Biológicas. Quatro alunos de iniciação científica utilizaram dois instrumentos para coleta; as questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: 74,4% desses docentes eram professores, 47,1% especialistas, 34,5% mestres e 14,2% doutores; 82,5% já realizaram pesquisa, 51,2% com iniciação científica. De janeiro de 1999 a agosto de 2002, 68,3% desenvolveram pesquisa, 48,8% com iniciação científica: 48,3% referiram falta de financiamento como o maior obstáculo: apenas 30,9% tiveram financiamento, sendo o CNPq a principal fonte (42,3%). O interesse científico motivou pesquisas (76,8%), esperavam fazer descobertas científicas (53,0%) e adquirir novos conhecimentos (41,7%). Metade dos projetos divulgou seus resultados, sobretudo em eventos científicos nacionais. Conclusões: é preciso estimular as potencialidades da UPE para que constitua um recanto privilegiado de interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem-pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this article was to characterize the development of research by the medical school faculty of the University of Permmbuco (UPE), Brazi1. This was a descriptive survey with a total of 246 faculty members (professor and instructors), at the School of Medicine and Institute of Biological Science. Four first-year science fellows used two instruments for the suvey. The open questions were submitted to a content analysis. Of the faculty members, 74.4% had professor status, 47.1% were specialists, 34.5% had Master’s degrees, and 14.2% were PhDs; 82,5% had conducted research, 51.2% of whom with science initiation grants. From january 1999 to august 2002, 68.3% conducted rescarch, 48.8%, with Science initiation grants; 48.3% reported lack of funding as the main obstacl to conducting research; only 30.9% received funding with the National Research Council (CNPq) as the main sorce (42.3%). Motivations for the research included scientific interest (76.8%), the expectation of making scientific discoveries (53.0%), and the hope of acquiring new knowledge (41.7%). Half of the projects had their results disseminated, especially at national scientific events. The authors conclude that it is neressary to sstimulate the potentialities at UPE in order for it to become a prime center for faculty-study interaction in the teaching-learning-research.
  • Estresse nos Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará Pesquisa

    Souza, Fábio Gomes de Matos e; Menezes, Maria da Glória Carneiro

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar o nível de estresse em estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará. A amostra constituiu-se de 562 estududantes distribuídos nos semestres de I a IX. O instrumento utilizado foi o General Health Questionnaire (GHQ), no qual o estresse foi definido com escore maior que 3, além de uma ficha com dados pessoais. A prevalência de distúrbios psicológicos em estudantes de Medicina foi de 35,4% (n = 199). As mulheres apresentaram um nível de estresse maior do que os homens, compondo 54,64% do grupo de estudantes estressados (n = 199). O semestre V (n = 60) foi o que apresentou maior percentagem de estresse 51,7% (n = 31). Estes dados sugerem que o curso de Medicina, da maneiro como está estruturado, associa-se a uma alta prevalência de estresse nos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objedive of this study was to evaluate the level of stress in medical students at the Federal University in Ceará, Brazil. The sample included 562 students from the 1st to lhe 9th semesters. The instrument used was the General Health Questionnaire (GHQ), and stress was defined as a score above three. Prevalence of stress in the sample was 35.4% (n = 799). Females scored higher than males, comprising 54.64% of the stressed students (n = 199). The 5th semester (n = 60) had the highest proportion (51.7%; n = 31) of students with scores above the GHQ cutoff. The findings suggest that the currently structured undergraduate medical course is associated with high levels of stress among students.
  • Sintomas Depressivos nos Estudantes de Medicina da Universidade da Região de Joinville (SC) Pesquisa

    Moro, Adriana; Valle, Juliana Barros do; Lima, Leandro Prates de

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetivo: verificar, comparar e analisar a epidemiologia da sintomatologia depressiva entre os estudantes dos cursos de Medicina, Engenharia Ambiental e Farmácia Bioquímica de uma universidade particular do estado de Santa Catarina. Método: uma amostra de 140 estudantes de Medicina e 181 estudantes dos outros dois cursos foi avaliada em um dos estudos individuado observacional seccional. A população estudada respondeu um questionário auto-avaliativo denomidado Inventário de Depressão de Beck, de junho a julho de 2003. Resultado: utilizando a escala de corte padrão de 1/10, 18/19 e 29/30, respectivamente. 27,85% da amostra do curso de Medicina apresentaram sintomas de depressão leve e moderada, 10,71% de depressão moderada à grave, e 2,14% de depressão grave.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this article was to identify, compare and analyze the epidemioloy of depressive symptoms among students in the School of Medicine, Envioromental Engeneering, and Biochemical Pharmacy at a private university in the State of Santa Catarina, Brazil. The methdology drew on a sample of 140 medical students and 181 studentes from the other two courses, using a cross-sectional individual observational approach. The study population filled out a self-rated quetionnaire called the Beck Depression Index, from June to July 2003. Based on a standard cutoff of 9/10, 18/19, 29/30, respectively, 27.85% of the sample in the School of Medicine showed symptoms of mild-to-moderate depression, 10.71% moderate-to-severe, and 2,14% severe depression.
  • Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Pesquisa

    Silva, Janaina Teixeira Nunes; Miranda, Daniel de; Marcolino, José Alvaro Marques; Muñoz, Daniel Romero

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Vários autores têm mostrado a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de Medicina. Em geral, a literatura tem relatado uma diminuição na sensibilidade ética dos estudantes ao longo da graduação em Medicina. Objetivos: O objetivo deste estudo foi medir a sensibilidade ética dos alunos de uma faculdade de Medicina. Método: Para a medida da sensibilidade ética foi selecionada uma amostra de 20 alunos de cada um dos seis anos de graduação, que responderam a um instrumento composto por quatro casos-vinheta. Resultados: Foi observado um aumento da sensibilidade ética dos alunos com a progressão dos anos da graduação, salvo uma pequena redução dos alunos do terceiro ano. Os alunos mais velhos mostraram maior sensibilidade ética. Não houve diferenças em relação a sexo e escolha de especialidades. Discussão: O aumento na sensibilidade ética contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular dessa faculdade, que enfatiza aspectos psicossociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currículos nas faculdades de Medicina incluam o estuda e a discussão de questões éticas durante a graduação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Several authors have shown the importance of teaching ethics as part of undergratuate medical training. Reports in the literature have generally described a reduction in ethical sensitivity among students over the course of their medical training. Objectives: The objeticve of this study was to mesure the ethical sensitivity of students at a medical school. Method: In order to mesure ethical sensitivity, a sample of 20 students from each of he six undergraduate years was selected. These students responded to na instrument consisting of four vignette cases. Results: Na increase in ethical sensitivity among the students as they progressed through their undergraduate training was observed, with the exception of a small reduction among the third-year students. The older students showed greater ethical sentivity. There were no diferences in relation to gender or choice of specialty. Discussion: The increase in ethical sensitivity goes against previous observations in the literature. There may be an association beteween greater ethical sensitivity and the curricular structure of this specific school, wich emphasizes psychosocial matters throughout students’ training. These findings may reinforce the proposition that medical school curricula should give consideration to the study and discussion of ethical questions during undergraduate training.
  • A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética Pesquisa

    Molinari, Giovani José Dal Poggetto; Moreira, Paulo Celso dos Santos; Conterno, Lucieni de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: Os laboratórios farmacêuticos e a indústria de medicamentos estão inseridos numa economia de mercado capitalista, onde a disputa comercial e a busca por novos medicamentos (mais eficazes e com menos efeitos colaterais) tornam-se objetivos de alcançar na corrida pelo domínio mercadológico. O investimento dessas empresas privadas em novas descobertas se reflete nem aumento significativo em seu custo. Sem esse incentivo financeiro, essas pesquisas científicas seriam consideravelmente reduzidas. Para que o novo medicamento seja apresentado à categoria médica e inserido ao mercado, as indústrias utilizam técnicas e estratégias de vendas que variam desde a participação em congressos até o contato individual sob a forma de benefícios pessoais. Este e à conduta médica, tendo em vista que são constantemente influenciados pela propaganda comercial, por vantagens concedidas e pela distorção de interesses das partes envolvidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Pharmaceutical companies and the medical industry as a whole participate in the capitalist market economy where comercial competition and the search for new drugs (with greater efficiancy and fewer and less sever adverse effects) become goals in the race for market dominance. Private companies’ investimento in new discoveries results in a significant increase in the cost of drugs. Withou this financial incentive, such scientific research would be considerably limited. In order to presente a new drug to the medical profession and launch it in the market, pharmaceutical companies use techniques and sales stragies varying from participation in medical congresso to individual contacts, in the form of personal benefits granted to physicians. The current article aims to analyze the fators involved in the ethics of medical prescriptions and medical behavior, influenced by constant comercial advertising, benefits, and distortions in interest among the vários parties.
  • Cinema para o Estudante de Medicina: um Recurso Afetivo/Efetivo na Educação Humanística Ensaio

    Biasco, Pablo González; Gallian, Dante M. C.; Roncoletta, Adriana F. T.; Moreto, Graziela

    Resumo em Português:

    Resumo: O Humanismo é parte da formação do médico para construir-se como um profissional capaz de entender e cuidar de seus pacientes. As humanidades e as artes são recursos educacionais para promover o humanismo nos futuros médicos. O cinema é particular mente útil para educar a afetividade do estudante. Educar as emoções requer estratégias inovadoras modernas que não ao encontro das necessidades do estudante. O processo vai além do ensino teórico de atitudes para, utilizando a cultura da emoção e da imagem na qual o estudante está imerso, promover a reflexão vital. A abordagem metodológica trabalha as emoções do estudante como ponto de partida para, através de grupos de reflexão, possibilitar a construção de conceitos na relação médico-paciente e criar o hábito da reflexão habitual que pode ser transportada para as atividades do cotidiano. O objetivo deste aprendizado é promover no futuro médico exercício da reflexão, base do compromisso vocacional profissional. A metodologia pode ser usada em vários cenários de educação médica, sempre que os professores tenham familiaridade e gosto pelas humanidades e priorizem o aprendizado centrado no aluno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Humanism is a critical trait for physician to learn for developing like professionals who are commited to understand and caring for their patients. Humanities and ats are educational resources that can be used to develop future physicians’ humanism. Movies are particular useful resouce for developing medical students’ affeticve domain (i.e. atitudes and beliefes). Teaching in the affective domain requires innovative instructional stategies that meet our learners’ nedds and with techniques that are current and fit the stuudents’ culture. These strategies must move beyond lecturing about theoretical concepts to using modalities that stir learners’ emotions, provide visual images, and promote thinking and reflexion. The authors’ approach invokes learners’ emotins, aids the construction of concepts through relefctions in groups, helps them lear new ways to strengten physician/patiant relationships and communication skills, and gives them a framework to reflect on and apply these importante concepts in their daily lives. This innovative learning process aims to encourage the future physicians to become self-directed learners and develop career commitments. This methodology can be used in several educational sets for medical students and requires theachers who are familiar to humanities and to the student centered learning process.
  • Transformações no Trabalho Médico Ensaio

    Nascimento Sobrinho, Carlito Lopes; Nascimento, Mônica de Andrade; Carvalho, Fernando Martins

    Resumo em Português:

    Resumo: O trabalho médico objeto deste estudo será tratado como processo de trabalho estruturado historicamente em realidades sociais concretas. O objetivo deste trabalho foi descrever e criticar as transformações ocorridas na organização do trabalho médico no último século, de um modelo taylorista/fordista para um “modelo japonês”. Concluiu-se que o contexto atual se apresenta desfavorável ao médico na qualidade de trabalhado e à sociedade como usuária dos serviços de saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: As the object of this study, medical work will be trated as a work process historically structured within concrete social realities. The objective was to describe and critically analyze changes in the organization of medical work in the last century, form a Taylorist/Fordist model to a “Japanese” model. The authir conclude that the current contexto is unfavorable to physicians as workers and to society as users of health services.
  • A Educação Médica diante das Necessidades Sociais em Saúde Ensaio

    Amoretti, Rogério

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo, de opinião e resgate de debates atuais, aborda a questão ad educação médica no contexto das necessidades sociais de formação de recursos humanos para a organização do Sistema Único de Saúde. A partir do cenário social histórico da segunda metade do século 20, quando as inovações tecnológicas revolucionaram as práticas médicas, são abordadas as distorções que o mercado da biotecnologia introduziu na educação médica de graduação e pós-graduação e as características principais dos profissionais formados, bem como dos serviços assistências e da pesquisa. É também discutido o movimento de mudanças na formação médica e algumas alternativas e propostas de reformas curriculares e do sistema hospitalar brasileiro na ótica de um gestor público da área de saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This opinion article reviews the current debate on the issue of medical colocation in the contexto of social nedds for training human sources for the organization of the Unified National Health System in Brazil. Based on the current scenario and the history from the later half on the 20th century, when technological innovations led to a revolution in medical practice, the author approaches the distortions introduced by the biotechnology market in undergraduate and graduate medical education and the principal characteristics of graduationg physicians, as well as of health care and research services. The article also discusses the changes in medical training and some alternatives and proposals for reform in the curriculum and the Brazilian hospital system from the perspective of a public manager in the health field.
  • Consulta Conjunta: uma Estratégia de Capacitação para a Atenção Integral à Saúde Relato De Experiência

    Mello Filho, Júlio de; Silveira, Lia Márcia Cruz da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo representa a prática de saúde denominada Consulta Conjunta, que une o viés assistencial ao pedagógico e tem por objetivo aprimorar a tarefa assistencial quanto à qualidade da assistência e à qualificação profissional. Trata-se de uma técnica de aprendizagem em serviço que surge da necessidade de dar respostas resolutivas durante a dinâmica ágil da assistência à saúde e que reúne, na mesma cena, profissionais de saúde de diferentes categorias, o paciente e, se necessário, a família deste. A ação se faz partir da solicitação de um dos profissionais para complementar e/ou elucidas aspectos da situação de cuidado em andamento que fujam ao entendimento do solicitante ao traçar uma conduta terapêutica. Este artigo enfoca a parceria entre o médico (solicitante) e o profissional psi (psicólogo ou psiquiatra solicitado), junto ao paciente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the health practice known as Joint Consultation, wich combines a health care and teaching approach and aims to improve both the quality the care provided and the training process.This in-service training techniques emerges from the need to provide case-resolving responses during the agile dynamics of health care, within a scenario that involves various categories of health professionals, the patient and the patient’s Family whenever necessary. The action takes place at the request of one of the heakth professionals in order to complemente and/or elucidate one or more aspects in the patient’s evolution wich are beyond that professinal’s scope, in order to define subsequente treatment options. The article focuses on the partnership between the requesting clinician and the mental heakth professional (psychologist or psychiatrist called in for the consultation) with the patient.
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