Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 34, Número: 4, Publicado: 2010
  • A educação médica e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos no Brasil Editorial

    Rego, Sergio
  • Educação permanente: uma ferramenta para o desenvolvimento docente na graduação Pesquisa

    Lazarini, Carlos Alberto; Francischetti, Ieda

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever a percepção dos docentes tutores e dos docentes da Unidade de Prática Profissional (UPP) da primeira série dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema quanto à relevância de participar do programa de Educação Permanente (EP). MÉTODOS: Estudo exploratório com questionário semiestruturado. Empregou-se a técnica de análise temática do Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: A quase totalidade dos sujeitos considerou a atividade de EP como relevante. Os docentes da UPP apontaram ótimo espaço para aprendizagem, troca de experiências e reflexão sobre a prática. As ideias centrais dos tutores foram bom espaço de discussão e reflexão, porém um momento mal aproveitado. CONSIDERAÇÕES: Para os docentes da UPP, a proposta da EP (reflexão sobre a prática) vem sendo atingida, mas não tem respondido às expectativas e ao entendimento dos tutores. Dada a importância do desenvolvimento docente para a sustentação de um currículo inovador, é necessário problematizar os sentidos implícitos nesta fala em busca de uma EP mais responsiva aos tutores

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To describe the perceptions by faculty and tutors in the Professional Practice Unit in the first year of the courses in Medicine and Nursing at Famema, in relation to the relevance of participating in the Continuing Education program. METHODS: Exploratory study using a semi-structured questionnaire. Thematic analysis technique was used, based on collective subject discourse. RESULTS: Nearly all of the study subjects considered the Continuing Education activity relevant. The faculty highlighted the activity as an ideal space for learning, fostering exchange of experiences and reflection on practice. The tutors emphasized the activity as a productive space for discussion and reflection, while pointing out that its full potential still remains to be explored. REMARKS: According to the faculty, the Continuing Education proposal (reflection on practice) has been implemented, but still not in keeping with the tutors' expectations or understanding. Understanding the importance of faculty development for ensuring an innovative undergraduate curriculum, it is necessary to analyze the problems involved in the implicit meaning in this collective discourse in the search for a form of Continuing Education that is more responsive to tutors
  • O encontro com a morte: à procura do mestre Quíron na formação médica Pesquisa

    Silva, Geórgia Sibele Nogueira da; Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo compreender como a formação médica lida com o processo de morte de um paciente, e o que os estudantes desejam e sugerem em relação ao tema. Trata-se de estudo qualitativo, baseado na narrativa de estudantes e residentes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Fenomenologia Existencial, a Hermenêutica Gadameriana e a Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas, constituem a base filosófica do trabalho de produção e interpretação das narrativas. Foram combinadas duas estratégias tecno-metodológicas: entrevistas em profundidade e oficinas com utilização de "cenas" projetivas. Os estudantes e residentes transitam entre escassos modelos e poucas experiências pessoais no lidar com a morte de pacientes. O mito de Quíron traduz a procura dos entrevistados por modelos conceituais capazes de ajudá-los a manejar suas vulnerabilidades e desenvolver seus potenciais

    Resumo em Inglês:

    The current study aimed to shed light on how medical education deals with end-of-life issues and death, and on students' related concerns and suggestions. This qualitative study was based on the narratives of medical students and medical residents at the Federal University in Rio Grande do Norte, Brazil. Existential phenomenology, Gadamer's Hermeneutics, and Habermas' Theory of Communicative Action provided the philosophical basis for the narratives' production and interpretation. Two methodological strategies were combined: in-depth interviews and workshops using projective role-playing activities. Students and residents reported a scarcity of models and poor personal experience in coping with the death of patients. The ancient Greek myth of Quiron expresses the participants' search for conceptual models to help them deal with their vulnerabilities and increase their own potential
  • Ludicidade e narrativa: estratégias de humanização na graduação médica Pesquisa

    Daltro, Mônica Ramos; Bueno, Gabriela

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Este trabalho apresenta a avaliação de uma experiência educacional inovadora que articula a construção do conhecimento às questões subjetivas do sujeito. A disciplina Desenvolvimento do Ciclo de Vida (DCV), ministrada no terceiro semestre, usa ludicidade e Narrativa Autobiográfica como método e busca compreender os processos psicológicos típicos da gestação ao envelhecimento e desenvolver competências interpessoais necessárias à prática médica. OBJETIVO: Descrever a avaliação de estudantes egressos da disciplina sobre seus efeitos educacionais. METODOLOGIA: Estudo descritivo qualitativo, realizado numa instituição privada de ensino superior em Salvador, na Bahia. Análise de conteúdo de sete entrevistas semiestruturadas com um estudante de cada semestre, desde que a disciplina começou a ser oferecida. Utilizou-se a análise de domínios, e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética. RESULTADOS: Os entrevistados percebem o método utilizado como uma estratégia de aprendizagem positiva e referem um importante reflexo desta em seu processo formativo. DISCUSSÃO/CONSIDERAÇÕES: A aquisição do conhecimento se faz com processos reflexivos e possibilita a percepção dos limites e possibilidades do sujeito, qualificando suas competências interpessoais. A humanização emerge espontaneamente, evidenciando o impacto da disciplina na construção da identidade profissional desses estudantes

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: This article describes students' evaluations of an innovative educational experience that connects the construction of knowledge to individuals' subjective issues. The course entitled "Life Cycle Development" is administered during the third semester of medical school and uses playful activities and autobiographical narrative as the methodology, while seeking to understand the typical psychological processes over the course of life, from conception to senescence, and to describe the interpersonal skills required in medical practice. OBJECTIVE: To describe the evaluation by students who have taken the course in terms of its effects on their education. METHODOLOGY: A qualitative, descriptive study was conducted in a private university in Salvador, Bahia, Brazil, consisting of a domain content analysis of 7 semi-structured interviews with students from each semester since the subject was first introduced. The study was approved by the university's Institutional Review Board. RESULTS: The methodology was perceived by interviewees as a positive learning strategy, and students reported that the course was significant in defining their professional backgrounds. DISCUSSION/REMARKS: Knowledge is acquired through reflective processes that enable individuals to perceive their limits and possibilities, qualifying their interpersonal skills. Humanization emerges spontaneously, confirming the effect of this course on the construction of the students' professional identity
  • Concepções sobre assédio moral: bullying e trote em uma escola médica Pesquisa

    Villaça, Fabiana de Mello; Palácios, Marisa

    Resumo em Português:

    O termo bullying vem sendo utilizado para descrever um tipo de violência insidiosa e devastadora, que compromete negativamente a saúde e o ambiente. Pesquisas conduzidas sobre o tema em estudantes de Medicina revelam que ela ocorre especialmente sob a forma de abusos repetidos, mas permanece pouco explorada durante a formação médica. O objetivo deste trabalho é analisar o tema do trote como aparece nas falas de docentes e estudantes quando são estimulados a relatar situações de violência entre alunos durante a graduação em Medicina. Foi feita pesquisa de caráter exploratório, qualitativa, de corte transversal, sob a forma de estudo de caso. Foram entrevistados alunos em cargo de representação e professores em cargo de chefia. Os resultados evidenciaram a ocorrência de diversas situações de abuso, especificamente durante o trote universitário. É necessário um amplo debate sobre a violência na universidade. Para que se construa um ambiente de respeito e cooperação, adequado ao desenvolvimento de pessoas, a violência precisa ser banida das universidades

    Resumo em Inglês:

    The term "bullying" is used to characterize a kind of insidious and devastating violence that negatively affects health and the school setting. Research on the issue in medical students suggests that it occurs in the form of repeated abuse, but the issue is still insufficiently explored during medical training. The current study aims to analyze the issue of hazing as it appears in the discourse of faculty and students when they are encouraged to report on situations of violence between undergraduate medical students. An exploratory, qualitative, cross-sectional case study was performed. Student representatives and faculty department heads were interviewed. The findings included various situations of abuse, specifically hazing. A wide debate on violence in the university is needed. In order to establish a school environment of respect and cooperation, adequate for personal development, violence must be banned from the universities
  • Médicos e indústria farmacêutica: percepções éticas de estudantes de medicina Pesquisa

    Peres, Gabriel; Job, José Roberto Pretel Pereira

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Após a Segunda Guerra Mundial, a indústria farmacêutica (IF) consolidou-se como importante e lucrativa atividade econômica. Considerando que os prescritores são médicos, a IF se vale de pesada campanha propagandística e do oferecimento de vantagens, desde os primórdios da formação médica. OBJETIVOS: Identificar percepções éticas em estudantes de Medicina no início do curso, além de comparar os distintos grupos que compõem a amostra. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Estudo transversal, descritivo, baseado na aplicação e análise de questionário sobre a relação entre médicos e IF, respondidos por 94 segundanistas. Para análise estatística, utilizaram-se testes do tipo Wilcoxon e Exato de Fisher. A significância foi de p = 0,5. RESULTADOS: As respostas foram semelhantes aos conceitos do Código de Ética Médica (CEM) de 1988. Na comparação entre grupos relativamente ao item que declarava a necessidade de maior tempo de abordagem de temas éticos, verificou-se divergência entre estudantes religiosos e aqueles sem religião declarada. DISCUSSÃO: A influência das ações da IF era conhecida entre os alunos, ainda que ignorassem certos mecanismos de atuação desta e se tornassem vulneráveis à propaganda em ambiente acadêmico. CONCLUSÃO: As percepções éticas dos estudantes pesquisados foram, em geral, homogêneas na amostra e estão em conformidade com o CEM. Reconheceram a necessidade de contínua discussão sobre o assunto

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Since World War II, the pharmaceutical industry has consolidated itself as an important and lucrative economic activity. Considering that the prescribers are physicians, the industry draws on heavy advertising and perks and benefits, beginning early in medical school. OBJECTIVES: The objectives were to identify ethical perceptions among medical students in early medical school, besides comparing the various groups comprising the sample. Sample and methods: This was a cross-sectional, descriptive study based on the application and analysis of a questionnaire on the relationship between physicians and the pharmaceutical industry, answered by 94 second-year medical students. Statistical analysis used the Wilcoxon's and Fisher's exact tests. Statistical significance was set at p = 0.5. RESULTS: The answers were similar to the Code of Medical Ethics, last revised in 1988. In the comparison of the groups concerning the statement on the need for more time devoted to ethical issues, there was a difference between religious and non-religious students. DISCUSSION: Students were aware of the pharmaceutical industry's influence, although they were unaware of some of its marketing mechanisms and the fact that they were vulnerable to advertising within the medical school setting. CONCLUSION: The students' ethical perceptions were largely homogeneous and consistent with the Code of Medical Ethics. They acknowledged the need for an on-going discussion on the subject
  • Arquivamento e comunicação de imagens radiológicas na formação médica online Pesquisa

    Santos, Alexandre Nogueira dos; Mercado, Luís Paulo Leopoldo

    Resumo em Português:

    O estudo investiga as possibilidades de utilização dos recursos de arquivamento e comunicação de imagens nas salas de aula e à distância no processo de formação médica através da telemedicina. Discutem-se as possibilidades de usar programas de informática que reproduzem os recursos de diferentes meios de diagnóstico por imagem como ferramenta didática nas aulas de telemedicina, por meio do acesso a imagens radiológicas utilizando sistemas de informática para fins de emissão de laudos à distância na formação médica. Avaliou-se a apresentação de imagens digitais nas salas de aula dos cursos de saúde a partir da experiência de residentes em formação que atuam na modalidade online, por meio de questionários aplicados com especialistas e residentes que atuam no caso relatado no estudo. Os aspectos de formação docente dos médicos, especialmente para atuar em ambientes online, definição de metodologias de avaliação, interação entre os sujeitos envolvidos foram avaliados para considerar a possibilidade de usar a experiência em cursos de Medicina como um meio de educação à distância (EAD) utilizando Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS)

    Resumo em Inglês:

    The study investigates the possibilities of using the resources of archival and image communication in the classroom and distance learning in the process of medical education through Telemedicine. A discussion was held on the possibilities of using computer programs that replicate the features of different types of diagnostic imaging as an educational tool in the Telemedicine classroom, through access to radiological images using computer systems for issuing distance reports in medical education. The study evaluated the presentation of digital images in classroom health courses based on the experience of residents-in-training that work in the online mode, through questionnaires completed by experts and residents working on the respective case. Teacher training for physicians (especially for working in online environments), development of evaluation methodologies, and interaction between the individuals involved in the process were assessed to consider the possibility of using the experience in medical courses as a modality of distance education using a picture archiving and communication system (PACS)
  • Perfil dos pesquisadores bolsistas de produtividade científica em medicina no CNPq, Brasil Pesquisa

    Mendes, Patrícia Helena Costa; Martelli, Daniella Reis Barbosa; Souza, William Pereira de; Quirino Filho, Sidinei; Martelli Júnior, Hercílio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil dos bolsistas de produtividade científica da área de medicina no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foram analisados os currículos Lattes de todos os pesquisadores da área de medicina no triênio 2005-2007. As variáveis estudadas foram: gênero, categoria do bolsista, instituição de origem, tempo de conclusão do doutorado, artigos nacionais e estrangeiros com o respectivo Qualis, publicação de livros e capítulos, orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado, e os periódicos utilizados para publicação. Entre os pesquisadores, houve prevalência do gênero masculino em relação ao feminino (1,94:1), com a maioria dos bolsistas na categoria 2 (51,4%), distribuídos por 13 estados da federação, com predomínio de São Paulo e Rio de Janeiro. Do total, 97,1% dos bolsistas estão vinculados a universidades e 49,4% deles concluíram o doutorado entre 6 e 15 anos. Na produção científica, verifica-se prevalência de artigos internacionais Qualis A e C e nacional B. Quanto à orientação, há prevalência na formação de mestres, seguida de iniciação científica e doutores. Os periódicos que concentraram a maior parte das publicações foram Brazilian Journal of Medical and Biological Research e Transplantation Proceedings. Estudos com metodologias similares poderão ser importantes para melhor aferição da produção científica brasileira em outras áreas do conhecimento, visto que existem poucos estudos nacionais sobre o perfil da produção científica gerada pelos bolsistas de produtividade científica do CNPq

    Resumo em Inglês:

    Scientific output by Brazilian researchers has increased. The aim of this study was to evaluate the profile of medical research projects funded with scientific productivity grants from the Brazilian National Research Council (CNPq). The authors analyzed the Lattes curricula of all Brazilian medical researchers from 2005 to 2007. The independent variables were gender, type of grant, origin of the resident institution, year of the PhD, number of national and international published articles with respective Qualis classification, number of books and book chapters, number of Master's and PhD theses and scientific initiation monographs supervised, and the journals used for publication. The male/female ratio was 1.94:1. Most of the grantees were in the second class (51.4%), spread across 13 States of Brazil but with the largest contingent in Sao Paulo and Rio de Janeiro. 97.1% of the researchers were in universities, and 49.4% of them had completed their PhDs program in the previous 6 to 15 years. Articles were mainly published in Qualis A and C international journals and Qualis B Brazilian journals. The most common form of supervision was for Master's theses, followed by scientific initiation monographs and PhD dissertations. The two journals that published the most articles were the Brazilian Journal of Medical and Biological Research and Transplantation Proceedings. Studies in other areas with similar methodologies could provide better knowledge of Brazil's scientific output and help define strategies to meet research needs, since there are few Brazilian studies on the scientific output generated by CNPq grants
  • Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da Unifesp - Escola Paulista de Medicina Pesquisa

    Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura; Rampim, Danielle Bianchini; Schor, Paulo; Silva, Julieta Freitas Ramalho da

    Resumo em Português:

    Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a Unifesp iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the need to deal with physician-patient relations at the affective level, which requires models for humanization of care during undergraduate medical training. In 2003, the UNI-FESP School of Medicine launched a course on Observation of Medical Practices as part of the regular curriculum for first-year medical students. The observation was followed by discussion of experiences with lectures, reflection, and debate with medical faculty from various specialties. The aim of the study was to assess the immediate and long-term impact of the course on the 30 first to third-year undergraduates (10 students per year), using a quantitative (5 multiple-choice questions) and qualitative questionnaire (3 open questions, categorized after analysis and consensus between the two authors). The authors concluded that the course allowed presentation of medical practices to the early medical undergraduates, who had little previous contact with this reality. Over the course of the years, a change was observed in the students' perception of Observation of Medical Practice: students in the initial years tended to value emotional support for patients, while as the years went by the undergraduates focused more on the knowledge in their field of learning and their future professional work
  • Adesão e percepções sobre simulação em graduação nas ciências da saúde Research

    Elias, Fernando Perpétuo; Schmidt, André; Pazin-Filho, Antonio

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O ensino superior tem sido constantemente pressionado para inserir novas técnicas. Em que se pese a vasta utilização das técnicas, ainda há carência de informações sobre sua utilização e impacto. A FMRP-USP está estruturando um Laboratório de Habilidades e necessita de dados sobre a prevalência de uso destes recursos. OBJETIVO: Avaliar a prevalência de recursos de simulação nos cursos oferecidos pela FMRP-USP. MÉTODOS: Entrevista estruturada através de questionário desenvolvido especificamente aos responsáveis pelas disciplinas de graduação da FMRP-USP. Os dados obtidos foram armazenados em banco de dados desenvolvido na plataforma Microsoft Access. Os cursos foram divididos entre aqueles que oferecem algum tipo de recurso (GI) e os que se limitam a recursos tradicionais (GII) e foi utilizado o teste de qui-quadrado para a comparação de proporções entre os grupos. RESULTADOS: Analisou-se 256 disciplinas. O percentual de disciplinas que compuseram o GI foi de 18,3%, variando de acordo com o curso - Medicina (24,7%), Terapia Ocupacional (23,0%), Nutrição (15,9%), Fisioterapia (9,8%) e Fonoaudiologia (9,1%). Há predominância do uso de programas de computador (42,5%) independente do curso. A origem dos recursos é de predomínio da FMRP-USP (56,3%), mas apresenta importante contribuição de outros setores. A manutenção, porém, é quase exclusividade da FMRP-USP. Os recursos estão alocados predominantemente nos Departamentos. Verificou-se grande interesse na centralização desses recursos em um laboratório de simulação. CONCLUSÃO: 1) Os recursos de simulação são predominantemente de baixa complexidade e em sua maioria restritos à programas de computador; 2) Há diversidade no uso dos recursos na dependência da área de aplicação, com maior uso em Medicina; 3) Os recursos estão dispersos na FMRP-USP, com aquisição e manutenção dependentes de iniciativas individuais dos cursos, sem centralização

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Simulation techniques are spreading rapidly in medicine. Suc h resources are increasingly concentrated in Simulation Laboratories. The MSRP-USP is structuring such a laboratory and is interested in the prevalence of individual initiatives that could be centralized there. The MSRP-USP currently has five full-curriculum courses in the health sciences: Medicine, Speech Therapy, Physical Therapy, Nutrition, and Occupational Therapy, all consisting of core disciplines. GOAL: To determine the prevalence of simulation techniques in the regular courses at MSRP-USP. METHODS: Coordinators of disciplines in the various courses were interviewed using a specifically designed semi-structured questionnaire, and all the collected data were stored in a dedicated database. The disciplines were grouped according to whether they used (GI) or did not use (GII) simulation resources. RESULTS AND DISCUSSION: 256 disciplines were analyzed, of which only 18.3% used simulation techniques, varying according to course: Medicine (24.7.3%), Occupational Therapy (23.0%), Nutrition (15.9%), Physical Therapy (9.8%), and Speech Therapy (9.1%). Computer simulation programs predominated (42.5%) in all five courses. The resources were provided mainly by MSRP-USP (56.3%), with additional funding coming from other sources based on individual initiatives. The same pattern was observed for maintenance. There was great interest in centralizing the resources in the new Simulation Laboratory in order to facilitate maintenance, but there was concern about training and access to the material. CONCLUSIONS: 1) The MSRP-USP simulation resources show low complexity and are mainly limited to computer programs; 2) Use of simulation varies according to course, and is most prevalent in Medicine; 3) Resources are scattered across several locations, and their acquisition and maintenance depend on individual initiatives rather than central coordination or curricular guidelines
  • Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde? Pesquisa

    Nunes, Tatiana Wittée Neetzow; Franco, Sérgio Roberto K; Silva, Vinícius Duval da

    Resumo em Português:

    As exigências sociopolíticas atuais quanto à formação e ao perfil do profissional de saúde se ampliam para além da capacitação técnico-científica, requerendo profissionais capazes de um atendimento integral em equipe interdisciplinar/multiprofissional. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi, através da Educação a Distância, baseada em método fundamentado na teoria construtivista, promover cenários de interação visando à construção de uma prática/pensamento integral em saúde, com a participação de seis graduandos de Medicina e nove profissionais da saúde. Foi utilizado o Teleduc, um ambiente de aprendizagem a distância. O modelo de estudo foi definido como um estudo de caso, e a análise se baseou nas interações dos alunos, na participação nos fóruns de discussão, nas edições dos exercícios individuais e dos portfólios de grupo. O procedimento mostrou-se um valioso promotor de interação em saúde, possibilitando desequilíbrios, reflexões, postura cooperativa e mudanças de conduta, com geração de conhecimento integral em saúde. A análise evidenciou que, para construir relações de cooperação no virtual, são necessários elementos que otimizem as interações, conferindo qualidade pedagógica e proporcionando um contexto favorável, a fim de prolongar o aprendizado rumo a uma prática transformadora

    Resumo em Inglês:

    Current social and political demands on health professionals' training and profile have expanded beyond technical and scientific training, requiring professionals capable of providing comprehensive care in an interdisciplinary and multiprofissional team. In this context, this study's aim was to focus on Distance Education, based on a method with its foundations in constructivist theory, to promote interaction scenarios to construct comprehensive practice and thought in health. Six undergraduate medical students and nine health professionals participated. The study used Teleduc, a distance learning environment. The study model was defined as a case study, and the analysis was based on students' interactions, participation in the discussion forums, editions of individual exercises, and group portfolios. The procedure proved to be a valuable promoter of health interaction, allowing imbalances, reflections, a cooperative stance, and changes of conduct, with the generation of comprehensive health knowledge. The analysis further allowed demonstrating that in order to build cooperative relations in the virtual environment, elements are needed that optimize interaction, providing a pedagogical quality and a favorable context in order to prolong learning towards a transformative practice
  • Conhecimento sobre tumores pediátricos comuns entre estudantes de medicina no nordeste do Brasil Research

    Barros, Cynthia de Araújo; Samico, Isabella; Feliciano, Kátia Virginia de Oliveira; Oliveira, Felipe Araújo Andrade de

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Durante as últimas décadas, o diagnóstico precoce do câncer pediátrico tem tido importante destaque na agenda internacional. Neste estudo, os autores avaliaram estudantes oriundos de uma faculdade de medicina no Recife, Brasil, considerando conhecimento e práticas no reconhecimento precoce do câncer pediátrico. MÉTODOS: estudo de corte transversal com uma amostra de 82 estudantes de um total de 86 elegíveis para o estudo. Os dados foram coletados por meio de questionários auto-aplicáveis. Os subgrupos foram definidos de acordo com o conhecimento sobre o tema e a auto-percepção dos estudantes acerca de sua competência e interesse no aprendizado. RESULTADOS: 74,4% apresentaram conhecimento mínimo. O grupo sem conhecimento mínimo e com competência percebida para identificar casos suspeitos (23,3%) se encontrava na pior situação no sentido do diagnóstico precoce. Todos expressaram interesse em aprender mais sobre o tema. CONCLUSÕES: Apesar dos níveis aceitáveis de conhecimento entre os estudantes, a definição de aspectos centrais dos processos de ensino-aprendizagem seria extremamente útil para a formação de médicos com competência para diagnosticar e tratar o câncer pediátrico

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: In recent decades, early diagnosis of childhood cancer has taken an important place on the international agenda. The authors of this study evaluated a group of medical students in Recife, Brazil, regarding knowledge and practices related to early diagnosis of common childhood cancers. METHODS: Cross-sectional study with a sample of 82 medical students, from a total of 86 eligible subjects. Data were collected using self-completed questionnaires. Subgroups were defined according to knowledge of the theme and students' perceptions of their own skills and interest in learning. RESULTS: 74.4% of the sample demonstrated a minimum level of knowledge. The group without minimum knowledge or self-perceived competence to identify suspected cases (23.3%) was in the worst position to perform early diagnosis. All subjects expressed interest in learning more about this topic. CONCLUSIONS: Despite acceptable levels of knowledge among these medical students, the definition of central aspects of the teaching and learning processes would be useful for training physicians with the skills for diagnosing and treating pediatric cancers
  • Mudança de comportamento de médicos com transferência passiva de informações Pesquisa

    Azevedo, Jorge de; Fisher, Paul Douglas; Bordin, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Avaliou-se a mudança de comportamento de um grupo de médicos empregando-se a mala direta como estratégia de divulgação de informações, objetivando otimizar o uso de "Serviços Auxiliares de Diagnose e Terapia - SADT" numa regional de cooperativa médica do Sul do Brasil. Do total de 176 médicos, 130 constituíram a amostra para estudo quase-experimento. Utilizando-se o método Audit and Feedback, mensalmente durante um ano, a relação SADT solicitados/consultas atendidas (aqui denominada "Índice de Solicitação de SADT - IsSADT") retornou em forma de gráficos aos médicos. Para análises, os respondentes foram estratificados de diferentes formas, compararam-se os IsSADT pré e pós-intervenções e entre e intraestratos com testes de Wilcoxon, Mann-Whitney e Kruskall Wallis. Apesar de as solicitações de SADT que vinham sendo praticadas serem o quádruplo do estimado para a população de beneficiários, o comportamento do grupo estudado não se modificou com o fornecimento de informações desacompanhadas de outras medidas administrativas

    Resumo em Inglês:

    This study evaluated the change of behavior in a group of physicians using direct mailing as a strategy for disseminating information, aimed at the optimization of the use of "Ancillary Diagnostic and Treatment Services" in a regional division of a medical cooperative in southern Brazil. Of the total of 176 physicians, 130 comprised the quasi-experimental study sample. Using the Audit and Feedback method monthly for a year, the ratio between diagnostic and treatment services ordered and consultations provided was fed back to the physicians in the form of graphs. For the analyses, the respondents were stratified in different ways, and the pre and post-intervention and inter and intra-stratum ratios were compared using the Wilcoxon, Mann-Whitney, and Kruskall Wallis tests. Although the orders for ancillary diagnostic and treatment services were fourfold the expected number for the portfolio of policy-holders under the medical cooperative, the group's behavior did not change by providing information without other accompanying administrative measures
  • Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente Pesquisa

    Carabetta Júnior, Valter

    Resumo em Português:

    São feitas algumas considerações sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica na educação superior, em especial na escola de Medicina, a partir da concepção do professor como profissional reflexivo. Sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo ensino-aprendizagem, para viabilizar um trabalho docente que exercite a reflexão sobre a ação e conceba a aprendizagem como uma construção realizada pelo próprio indivíduo por meio das relações e significados que estabelece entre as informações que lhe são apresentadas e com seu meio social

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the importance of reflection on teaching practices in higher education, specifically in medical school, based on the concept of the professor as a reflective practitioner. The study suggests the need for a new look at the teaching-learning process to allow the kind of teaching practice that reflects on action and conceives learning as a construction performed by the individuals themselves through the relations and meaning they establish between the information presented to them and their social milieu
  • Educação em saúde e espiritualidade: proposições metodológicas Ensaio

    Dal-Farra, Rossano André; Geremia, César

    Resumo em Português:

    A complexidade inerente à vida humana no período contemporâneo traz à luz novos desafios para os profissionais de saúde, concernentes às inter-relações entre saúde e espiritualidade. Para além dos limites da fisiologia corporal, a consideração do ser humano do ponto de vista integral representa um aspecto importante da formação dos profissionais da área. O objetivo deste artigo é abordar as interconexões entre saúde e espiritualidade, e contribuir para as reflexões a respeito das possíveis abordagens de inclusão destas questões nos currículos

    Resumo em Inglês:

    The inherent complexity of contemporary human life highlights new challenges for health professionals in regard to interrelations between health and spirituality. Beyond the limits of the body's physiology, health professionals need to view patients comprehensively. The current article thus aims to discuss the interconnections between health and spirituality and to contribute to reflections on possible approaches to include these issues in the undergraduate medical curriculum
  • A inclusão da perspectiva do paciente na consulta médica: um desafio na formação do médico Ensaio

    Ballester, Denise; Zuccolotto, Sandra M.C; Gannam, Silmar de S. A; Escobar, Ana Maria U

    Resumo em Português:

    A insuficiência do modelo biomédico para a resolução da maioria dos problemas de saúde da população vem sendo discutida. Diversos autores referem que a realização da consulta médica se associa a melhores resultados quando apoiada nos pressupostos do modelo centrado no paciente, dentre os quais se destaca a inclusão da perspectiva do paciente. Para que isso ocorra, é necessário conhecer as dimensões físicas, psicossociais e culturais que a compõem e incluí-las na realização de entrevistas médicas. Como a formação do médico na graduação ainda é apoiada no modelo biomédico, a mudança de paradigma para a realização de consultas médicas suscita mudanças curriculares significantes

    Resumo em Inglês:

    Growing discussion has focused on the failure of the biomedical model to solve most of the population's health problems. According to various authors, medical consultations lead to better outcomes when they are backed by the principles of the patient-centered model, including the patient's perspective. This requires knowing the physical, psychosocial, and cultural dimensions comprising the patient's perspective and including them in the patient interview. Since undergraduate medical training is still based on the biomedical model, the paradigm shift for medical consultations involves significant curriculum changes
  • Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular Relato De Experiência

    Silva, João Miguel de Almeida; Canedo, Rafael Vieira; Abrantes, Thomas Alves de Souza; Santos, Rafael Teixeira dos; Souza, Renata Almeida; Utagawa, Claudia Yamada

    Resumo em Português:

    O conhecimento sobre temas de Genética e Biologia Molecular, nos últimos anos, vem crescendo de maneira exponencial, demandando constante atualização, principalmente se considerarmos que, ao final do período de graduação, muito desse conhecimento está desatualizado. O Quiz de Genética e Biologia Molecular (GBM) foi proposto como nova ferramenta de ensino para complementar a abordagem dessa temática no ensino de ciências da saúde. Elaborado por alunos dos cursos de Medicina e Sistemas de Informação do UniFOA orientados pelos professores, o Quiz foi aplicado e avaliado por 159 alunos do terceiro período de Medicina. Os resultados mostraram excelente aceitação pelos alunos submetidos à ferramenta, apontando principalmente um aumento de interesse nos temas abordados e a possibilidade de reconhecimento das deficiências específicas de subtemas de cada aluno, facilitando correções no processo de aprendizagem. O Quiz surge como um novo instrumento didático que será atualizado e direcionado para as deficiências encontradas pelos alunos e ofertado de maneira presencial ou a distância

    Resumo em Inglês:

    Knowledge of genetics and molecular biology has improved so much in recent years that it requires constant updating, especially considering that a major portion of the knowledge acquired during undergraduate training is outdated by the end of the course. A quiz on genetics and molecular biology was proposed as a new tool to deal with this issue in health sciences teaching. The quiz, developed by students in the courses on medicine and computer studies at UniFOA and oriented by their teachers, was applied and evaluated by 159 third-year medical students. The results showed excellent acceptance by the students, indicating increasing interest in the topics presented and the possibility of identifying each student's specific knowledge needs, thus facilitating feedback into the learning process. The quiz is a new teaching tool that will be updated and focused on the students' knowledge gaps, and will be offered as an e-learning or distance learning system
  • Ensino e práticas de promoção da saúde durante o primeiro ano de medicina - Unicamp Relato De Experiência

    Sperandio, Ana Maria Girotti; Passos, Lívia Parente; Oliveira, Luiza Manhezi de Freitas; Bisinotto, Heloísa Sisconeto; Santo, Ítalo Fernandes do Espírito; Celestrino, Carla Cristina Carvalho; Silva, Fernanda Camelo; Kunii, Mayara Satsuki

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e as orientações da Abem para ampliar a visão generalista da prática médica, a FCM-Unicamp renovou seu currículo ao implantar, no primeiro ano do curso de Medicina, a disciplina Ações de Saúde Pública, na qual os alunos devem identificar e atenuar um problema da região mediante projetos de intervenção nos Centros de Saúde (CS). Foi desenvolvido um projeto com foco nos motivos e consequências da presença de adolescentes grávidas nas redondezas do CS São Quirino em 2008. OBJETIVO: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de adolescentes e bebês. MÉTODOS: Selecionadas as adolescentes, aplicou-se um questionário e formou-se um Grupo de Gestantes no CS. Oficinas com temas variados foram desenvolvidas. RESULTADOS: Alunos e funcionários do CS trabalharam harmonicamente, o que viabilizou a sustentabilidade do trabalho nos anos seguintes. CONCLUSÃO: As adolescentes reconheceram a importância dos cuidados com a gravidez, e os alunos tiveram contato precoce com as práticas do SUS

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: According to Brazil's National Curriculum Guidelines and recommendations from the Brazilian Association of Medical Education (ABEM) to expand the general practice focus of medicine, the School of Medicine at the University of Campinas (FCM-UNICAMP) renewed its curriculum by introducing a course on Public Health Action in the first year, in which students are expected to identify and take steps to attenuate a specific public health problem in the region, through projects in primary care clinics or Health Centers. In 2008, students detected a high teenage pregnancy rate in the area surrounding the São Quirino Health center, and a project was developed that focused on the reasons and consequences for this phenomenon. OBJECTIVE: The objective was to improve the quality of life of these teenage mothers and their infants. METHODS: A sample of adolescents was selected, after which a questionnaire was applied and a Pregnant Women's Support Group was organized in the Health Center. Workshops were held on various topics. RESULTS: Student and staff at the Health Center worked in collaboration, which helped sustain the work in the subsequent years. CONCLUSION: The adolescents recognized the importance of proper care during pregnancy, and the medical students had early contact with practices under the Unified National Health System (SUS)
  • O relato de caso como situação gnosiológica: reflexões sobre a prática diagnóstica em patologia a partir de um caso de abetalipoproteinemia Relato De Experiência

    Pena, Gil Patrus Mundim

    Resumo em Português:

    Neste ensaio, aproveita-se um caso raro de abetalipoproteinemia, diagnosticado a partir dos achados anatomopatológicos de biópsia jejunal, para refletir sobre a prática diagnóstica em patologia. Mais do que narrar o caso e comentar seu conteúdo, como usualmente se faz nos relatos de caso, o caso, como objeto de estudo, pode ser empregado como matéria para reflexão sobre a prática. O caso é objeto mediatizador da reflexão que se faz sobre a prática, possibilitando um desvelamento da realidade, na qual se insere o exercício da medicina

    Resumo em Inglês:

    This article draws on a rare case of abetalipoproteinemia, diagnosed from the pathological findings of a jejunal biopsy, as the point of departure for reflecting on practice in diagnostic pathology. Rather than present a case and comment on its content, as usually happens in case reports, the case, as object of study, can be used as material for reflection on practice. The case is the mediating object of reflection on the practice, allowing an unveiling of reality in which medical practice is a part
  • Violência e intimidação na recepção aos calouros nas faculdades de medicina: ato que persiste ao longo do ano Carta Ao Editor

    Akerman, Marco; Conchão, Silmara; Hotimsky, Sonia; Boaretto, Roberta
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com