Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 35, Número: 2, Publicado: 2011
  • A função da universidade e a formação médica Editorial

    Koifman, Lilian
  • Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção Pesquisa

    Aquilante, Aline Guerra; Silva, Roseli Ferreira da; Avó, Lucimar Retto da Silva de; Gonçalves, Flávia Gomes Pileggi; Souza, Mariza Borges Brito de

    Resumo em Português:

    O curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem seu currículo orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar e avaliar a construção das situações-problema (SP) utilizadas na Atividade Curricular Situações-Problema do curso de Medicina da Universidade de 2006 a 2009. Para a realização da coleta de dados, foram selecionadas as 81 situações-problema trabalhadas da 1ª à 4ª série pelos estudantes da primeira turma. Para tanto, realizou-se um estudo de caso cuja análise descritiva buscou uma abordagem quali-quantitativa. As variáveis analisadas foram: gênero; idade; ocupação; religião; cor da pele; desfecho da situação; fases do processo saúde-doença; cenário; dimensões (biológica, psicológica e social); áreas de competência (cuidado individual, cuidado coletivo, gestão e educação); e áreas de conhecimento. O estudo mostrou que a forma como as SPs estão sendo elaboradas é coerente com a literatura, pois guarda relação com os perfis sociodemográfico e epidemiológico brasileiros. Além disso, a investigação identificou outras características relativas ao formato das SPs, como a redação em diálogos e a opção por situações curtas e longas.

    Resumo em Inglês:

    The medical school curriculum at the Federal University in São Carlos (UFSCar) is competency-based and uses active learning methods. The current study aimed to identify and assess the construction of problem situations (PS) used in the Course on Problem Situations at the UFSCar School of Medicine from 2006 to 2009. For data collection, 81 problem situations were selected by the first class from the first to the fourth years. A case study was carried out with descriptive analysis and a qualitative-quantitative approach. The analytic variables were: gender, age, occupation, religion, skin color, outcome of the situation, phases of the health-disease process, scenario, dimensions (biological, psychological, and social), competency areas (individual care, collective care, management, and education), and knowledge areas. The study showed that elaboration of the problem situations is consistent with the literature, since they relate to Brazil's socio-demographic and epidemiological profile. The study also identified other characteristics related to the format, such as writing in dialogues and the choice between short and long situations.
  • Análise do perfil de professores da área da saúde que usam a simulação como estratégia didática Pesquisa

    Gomez, Margarita Victoria; Vieira, Joaquim Edson; Scalabrini Neto, Augusto

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, relata-se os resultados obtidos no primeiro momento de uma pesquisa que objetiva conhecer o perfil e a formação de professores da área da saúde que usam a simulação como estratégia didática no Laboratório de Habilidades (LabHab) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Com previsão de dois anos, a pesquisa busca contribuir para uma proposta de formação docente que observe as prioridades e a relevância da simulação nas suas atividades didáticas. A ideia é analisar como esse profissional recria seus conhecimentos em grupo para trabalhar a simulação na atuação clínica e observar como ele percebe o alcance dos processos de simulação aprimorados pela tecnologia e pelas propostas de inovação educativa.

    Resumo em Inglês:

    This article reports the results of the first stage of a study aimed at evaluating the profile and training of professors from the health fields that use simulation as a learning strategy in Laboratory Skills (LabHab) at the University of São Paulo School of Medicine. Scheduled to last two years, the study seeks to contribute to a proposal for teacher training that meets the priorities and relevance of simulation in teaching activities based on an analysis of how medical professors recreate their knowledge to work with simulation in clinical practice and how they perceive the scope of technology-enhanced simulation processes and proposals for educational innovations.
  • Perfil acadêmico dos professores de bioética nos cursos de pós-graduação no Brasil Pesquisa

    Figueiredo, Antonio Macena de

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa documental sobre o ensino de Bioética na pós-graduação da área da saúde. Seu objetivo principal é caracterizar o perfil acadêmico dos professores desse curso. Para tanto, foi mapeado o perfil acadêmico de professores das disciplinas relacionadas com a Bioética de 163 cursos reconhecidos pela CAPES. Por meio da identificação dos docentes nos programas das disciplinas, efetuou-se uma pesquisa nos currículos disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq. Devido à ausência de registros e tendo-se excluído aqueles que aparecem mais de uma vez em outras disciplinas, só foi possível analisar os currículos de 96 professores. Desses, 58 (60,4%) eram do sexo masculino, sendo 45 (46,9%) da área médica; 51 (53,1%) de outras 12 áreas acadêmicas; 36 (37,5%) têm duas ou mais pós-graduações; 2 (2,08%) são graduados em Filosofia; 1 (1,04%) em Linguística; 83 (86,47%) dos currículos não registram formação específica em cursos lato ou stricto sensu em Filosofia, Ética e Bioética; 16 (n = 16,7%) integram Comitês de Ética e em apenas 5 (5,2%) constam que já participaram desse tipo de comitê. O estudo evidenciou que o maior desafio é vencer a carência de profissionais qualificados para o ensino da Bioética em pós-graduação no País.

    Resumo em Inglês:

    This article summarizes the results of a document survey on the teaching of Bioethics in graduate studies courses in the health field, specifically related to one of its objectives: to characterize the professors' academic background. The academic background was mapped for Bioethics professors from 163 courses accredited by CAPES, the Brazilian Federal agency for graduate studies. By identifying the faculty members through the course programs, a survey of their resumés was performed in the CNPq Lattes database. Due to lack of records and exclusion of names that appeared more than once in other courses, it was only possible to analyze the resumés of 96 professors. Of these, 58 (60.4%) were male, 45 (46.9%) were from the medical field, 51 (53.1%) from 12 other academic fields, 36 (37.5%) had two or more graduate degrees, and 2 (2.08%) had graduated in philosophy and 1 (1.04%) in linguistics. In 83 (86.47%) of the resumés, there was no record of specific training in courses on Philosophy, Ethics, or Bioethics. Sixteen 16 (n=16.7%) were formal members of Institutional Review Boards or Ethics Committees, but only 5 (5.2%) had already participated actively. The study showed that the greatest challenge is to overcome the lack of qualified professionals for teaching Bioethics in Brazil's graduate courses.
  • Conhecimento de estudantes de medicina sobre tomada de decisão no fim da vida Research

    Pinheiro, Anielli; Nakazone, Marcelo Arruda; Leal, Fernanda Silva; Pinhel, Marcela Augusta Souza; Souza, Dorotéia Rossi Silva; Cipullo, José Paulo

    Resumo em Português:

    A influência do conhecimento de estudantes de medicina sobre o manejo com o fim da vida, considerando teorias éticas e aplicabilidade clínica, permanece controversa. Objetivamos investigar o conhecimento de estudantes de medicina sobre conceitos bioéticos a respeito dos tipos morais de morte (Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia) e analisar a influência de suas experiências clínicas para praticá-los, em um hospital terciário do estado de São Paulo, Brasil. Nós entrevistamos 180 estudantes de medicina [distribuídos em Grupo 1 (G1) - estudantes do primeiro ao terceiro ano de graduação em medicina e Grupo 2 (G2) - estudantes do quarto ao sexto ano] para avaliar a influência do "curso de ética médica" em teorias éticas e prática clínica, utilizando um questionário fechado. O "curso de ética médica" não diferiu os grupos (P=0.704) sobre os conceitos bioéticos. Neologismos como Cacotanásia e Idiotanásia foram erroneamente considerados como conceitos bioéticos por 28% dos indivíduos. Além disso, 45.3% da amostra consideraram os profissionais de saúde inaptos ao manejo de pacientes terminais, principalmente G2 (29%) comparado a G1 (16.5%, P=0.031). O conceito de Eutanásia foi aceito por 41% da amostra, enquanto Ortotanásia por 98.2%. Dentre os estudantes de medicina que aceitaram maneiras para abreviar a vida (22.9%), 30.1% deles pertenciam a G1 enquanto somente 16.1% a G2 (P=0.049). Estudantes de medicina mostram desconhecimento sobre conceitos clássicos em Bioética. Além disso, consideram os profissionais de saúde inaptos ao manejo de pacientes terminais. O ideal ético considerando a "boa morte" reflete melhor aceitação dos estudantes de medicina pela Ortotanásia, sugerindo tendência em aplicá-la em sua futura prática clínica.

    Resumo em Inglês:

    The influence of medical students' knowledge concerning end-of-life care, considering ethical theories and clinical practice, remains controversial. We aimed to investigate medical students' knowledge of bioethical concepts related to moral kinds of death (euthanasia, disthanasia, and orthothanasia) and to analyze the influence of their clinical experience on practicing such approaches in a tertiary hospital in the state of São Paulo, Brazil. We interviewed 180 medical students [distributed in Group 1 (G1) - first to third- year students, and Group 2 (G2) - fourth to sixth-year students] to evaluate the influence of the course on "medical ethics" on ethical theories and clinical practice, using a closed questionnaire. The course on "medical ethics" did not distinguish the groups (P=0.704) in relation to bioethical concepts. Neologisms such as "cacothanasia" and "idiothanasia" were incorrectly viewed as bioethical concepts by 28% of the interviewees. Moreover, 45.3% of the sample considered health care professionals incapable of managing terminally ill patients, especially G2 (29%) as compared to G1 (16.5%, P=0.031). The concept of euthanasia was accepted by 41% of sample, as compared to 98.2% for orthothanasia. Among medical students that accepted ways to abbreviate life (22.9%), 30.1% belonged to G1, and only 16.1% to G2 (P=0.049). These medical students were unfamiliar with common bioethical concepts. Moreover, they considered healthcare professionals incapable of managing terminally ill patients. The ethical ideal of the "good death" reflects better acceptance of orthothanasia by medical students, suggesting a tendency to apply it in their future clinical practice.
  • Abordagem psicológica na atenção básica em saúde: da fragmentação à integralidade Pesquisa

    Ferreira, Ricardo Corrêa; Chirelli, Mara Quaglio; Pereira, Alana Geórgia

    Resumo em Português:

    A Estratégia Saúde da Família tem sido a principal resposta de organização do cuidado perante os atendimentos médicos de visão biologicista, hospitalocêntricos e voltados para ações curativas. Por essa razão, este estudo teve por objetivo analisar como os profissionais médicos da Atenção Básica em Saúde, na Estratégia Saúde da Família, realizam o cuidado integral individual, tendo como foco a dimensão psicológica no processo saúde-doença das pessoas. A abordagem qualitativa foi o método desta investigação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e interpretados pela análise de conteúdo, modalidade temática, constituindo-se três temas. Identificou-se que a abordagem da dimensão psicológica pelos médicos se desenvolve na perspectiva da integralidade em um esforço de reconstrução das práticas fragmentadas em saúde. No entanto, percebe-se que há dificuldades e desafios a serem superados pelos profissionais médicos junto aos usuários, à equipe e à gestão do sistema. Dessa forma, a integralidade surge como a capacidade de os profissionais interagirem com os usuários, produzindo, assim, um território comum que possibilite o diálogo entre os sujeitos, gerando uma reorganização do cuidado.

    Resumo em Inglês:

    The Family Health Strategy has been the principal response in the organization of healthcare to narrowly biological, hospital-centered, and mainly curative medical care. This study analyzed how physicians working in primary care under the Family Health Strategy in Brazil conduct comprehensive individual care, with a focus on the psychological dimension in the health-disease process. The study used a qualitative approach. The data were collected with semi-structured interviews and interpreted by means of content analysis (thematic modality), comprising three themes. We found that the approach to the psychological dimension by physicians is developed from the perspective of comprehensiveness in an effort to reconstruct fragmented health practices. However, we observed difficulties and challenges to be overcome by physicians with the clientele, the health team, and management. Comprehensiveness thus emerges as the capacity of professionals to interact with users, thus producing a common ground that allows dialogue between the stakeholders, thereby fostering reorganization of care.
  • Um programa de treinamento prévio ao início da prática profissional de médicos peruanos melhora seus conhecimentos sobre o atendimento ao parto e o partograma

    Ponce, Jorge Renato Aparicio; Medrano, Sergio Gerardo Ronceros; Szielasko, Karim Goebel; Ingunza, Ericson Leonardo Gutierrez

    Resumo em Português:

    Foi realizado um estudo analítico, longitudinal e prospectivo; foi aplicado um questionário e uma lista de verificação para determinar o nível de conhecimentos e aplicação prévios sobre o parto e o partograma a 72 internos de medicina que, em sistema de rodízio, passaram pelo serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Nacional Dos de Mayo de Lima-Peru, entre janeiro e dezembro de 2006. Posteriormente, foi aplicado o mesmo instrumento na metade e no final do estudo. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de análise de variância (ANOVA), os cálculos foram realizados com um nível de confiança de 95%. O resultado apresentou um aumento significativo no nível de conhecimentos sobre o parto, o partograma e a aplicação na elaboração do partograma (p<0.001). A importância do estudo reside no fato que a maioria dos médicos peruanos vai iniciar a sua prática profissional em serviços de atendimento médico primário longe dos centros médicos de maior complexidade, nos quais eles vão ter que realizar partos. Além disso, este programa vai ajudar eles a reconhecer o momento indicado para realizar una transferência para um centro de saúde de maior complexidade.

    Resumo em Espanhol:

    Se realizó un estudio analítico, longitudinal y prospectivo; se aplicó un cuestionario y lista de cotejo determinando el nivel de conocimientos y aplicación previos sobre el parto y el partograma a 72 internos de medicina que rotaron por el servicio de Gineco-Obstetricia del Hospital Nacional Dos de Mayo de Lima-Perú, entre enero a diciembre del 2006, posteriormente se aplicó el mismo instrumento a la mitad y al final del estudio. Para el análisis estadístico se utilizó la prueba de análisis de varianza (ANOVA), los cálculos se realizaron con un nivel de confianza de 95%. Se encontró un aumento significativo en el nivel de conocimiento sobre el parto, el partograma y la aplicación en la elaboración del partograma (p<0.001). La importancia de este estudio radica en que la mayoría de los médicos peruanos iniciarán su práctica profesional en servicios de atención primaria alejados de los centros de atención de mayor complejidad, donde tendrán que realizar la atención de parto. Así mismo este programa les ayudará a reconocer el momento indicado para realizar una referencia a un servicio de salud de mayor complejidad.

    Resumo em Inglês:

    An analytical, longitudinal, and prospective study was performed, with the use of a questionnaire and checklist to determine the level of knowledge and prior application in deliveries and the partograph, with 72 medical interns that went through rotation at the Obstetrics and Gynecology Department of the "Dos de Mayo" National Hospital in Lima, Peru, from January to December 2006. The same instrument was later applied half way through and at the end of the study. Statistical analysis used analysis of variance (ANOVA), and the calculations were performed with a 95% confidence interval. The results showed a significant increase in the level of knowledge on childbirth, the partograph, and application in the elaboration of the partograph (p<0.001). The study's importance lies in the fact that the majority of Peruvian physicians begin their professional practice in primary care services (far from medical centers with higher complexity), where they will have to perform deliveries. The program will also help them recognize the right moment to transfer the patient to a health center with higher complexity.
  • Conhecimento e atitudes sobre genética entre médicos residentes Pesquisa

    Correia, Patrícia Santana; Vitiello, Pedro; Cardoso, Maria Helena Cabral de Almeida; Horovitz, Dafne Dain Gandelman

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi estudar o conhecimento, as crenças e opiniões sobre Genética em um grupo de médicos residentes. Foi utilizada a técnica de grupos focais com 12 residentes de Pediatria em seu primeiro mês de curso, divididos em quatro grupos. Para a análise do material, foi escolhida a técnica da leitura isotópica. Os participantes demonstraram pouco interesse pelo assunto, mas tinham um grau razoável de conhecimento. Este conhecimento, entretanto, era pouco vinculado à prática clínica, sugerindo a necessidade de reformulação da formação médica. Os grupos mostraram consciência da alta prevalência e da grande morbidade das doenças genéticas, sinalizando que a nova geração de médicos pode ser mais sensível à questão da inserção da Genética na saúde pública. O Brasil está passando por um momento de transição epidemiológica, com o aumento proporcional das doenças de etiologia genética como causas de morbi-mortalidade, tornando necessária a inclusão dessas condições no planejamento para a gestão da saúde pública.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on knowledge, beliefs, and opinions related to genetics among a group of medical residents. Twelve residents in pediatrics, divided into four focus groups, were interviewed during their first month of residency. The material was analyzed using the isotopic reading technique. Participants showed little interest in the topic, despite having a reasonably good level of knowledge, which bore little relationship to their clinical practice, suggesting the need to reformulate medical education. The groups were aware of the high prevalence and morbidity of genetic disorders, thus signaling that the new generation of physicians may be more sensitive to the need to include medical genetics in public health. Brazil is currently experiencing an epidemiological transition, with a proportional increase in genetic disorders as a cause of morbidity and mortality, thus requiring such inclusion in public health planning.
  • Compreendendo os profissionais de saúde da família como potenciais estudantes na educação à distância Pesquisa

    Tomaz, José Batista Cisne; Van Der Molen, Henk T.

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve os principais achados de um inquérito realizado no Estado do Ceará, Brasil, com o objetivo de avaliar a aceitabilidade de um curso baseado em Educação à Distância entre os profissionais que atuam no Programa Saúde da Família - uma nova estratégia para prover Atenção Primária à Saúde para a população brasileira. Foram enviados 255 questionários aos potenciais sujeitos, com uma taxa de resposta de 81,9%. Os achados mostraram que, em geral, os respondentes têm percepções e atitudes positivas em relação à EAD e estão motivados em participar num curso baseado nessa estratégia. Propõe-se uma lista de recomendações para ajudar os planejadores do curso.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports the main findings of a cross-sectional survey in the State of Ceará, Brazil, aiming to assess the acceptability of a distance education (DE) course among health professionals working in the Family Health Program, a new strategy to provide primary care to the Brazilian population. A total of 255 questionnaires were sent to potential subjects, with a response rate of 81.9%. Most respondents expressed positive perceptions and attitudes towards DE and were motivated to participate in a DE course. A list of recommendations was produced to help DE course planners.
  • Cursos de graduação em medicina: uma análise a partir do sinaes Pesquisa

    Gontijo, Eliane Dias; Senna, Maria Inês Barreiros; Lima, Luciana Barreto de; Duczmal, Luiz Henrique

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo analítico dos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-Sinaes/Inep/MEC. Existem evidências de problemas metodológicos nos instrumentos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Houve variação das matrizes de referência em 2004 e 2007, mudanças nas fórmulas e multicolinearidade no cálculo do Conceito Preliminar e do nível de dificuldade das provas, respectivamente 65% em 2004 e 35% em 2007. Nos dois períodos, quase metade das questões avaliou a capacidade de memorização (47% e 42%). A análise Cart apontou condição sociocultural, rede pública de ensino e percepção de alta oferta de formação complementar pela instituição como fatores associados ao melhor desempenho do concluinte. Tanto a nota no componente específico do concluinte como a diferença entre a nota de formação geral do concluinte e do ingressante são indicadores de forte discriminação de desempenho. Propõe-se um indicador multicritério dessas duas quantidades, que foi capaz de discriminar as instituições bem conceituadas da área médica. Matrizes de referência compatíveis e robustas são necessárias para o monitoramento de cursos que formem profissionais de excelência e que estejam conscientes de suas responsabilidades sociais.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study of the indicators from the National System for the Evaluation of Higher Education-Sinaes/Inep/MEC. There is evidence of methodological problems in the construction of the instruments for the National Examination of Students' Performance (Enade). There was a variation in the reference matrices in 2004 and 2007, changes in the formulas, and multi-colinearity in calculation of the Preliminary Classification. In 2004, 65% of the questions were classified as "difficult", as compared to only 35% in 2007..Nearly half of the questions evaluated the capacity for memorization (47% and 42%). Cart analysis pointed to the following factors associated with better performance on the graduating student's: higher socioeconomic status, public institution, and high supply of complementary training by the institution. Both the graduating student's specific component grade and the difference between them and first-year student's overall classification appear as robust performance indicators. This study proposes a multiple-criteria indicator which proved capable of discriminating between highly rated institutions in the medical field. Consistent and robust reference matrices are necessary for monitoring courses that train excellent professionals who are aware of their social responsibilities.
  • Consumo de álcool e atenção primária no interior da Amazônia: sobre a formação de médicos e enfermeiros para assistência integral Pesquisa

    Moretti-Pires, Rodrigo Otávio; Corradi-Webster, Clarissa Mendonça; Furtado, Erikson Felipe

    Resumo em Português:

    O uso problemático de álcool (UPA) é um dos principais problemas de saúde pública na lista de prioridades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Este artigo objetiva investigar a visão de enfermeiros e médicos de Saúde da Família sobre o UPA, focando a compreensão que trazem sobre esta temática e o modo como é trabalhada no dia a dia dos serviços da região amazônica. Trata-se de um estudo qualitativo, com 14 trabalhadores da ESF, médicos e enfermeiros recém-formados de um município do interior do Amazonas. Foram utilizados dois grupos focais. Os dados foram analisados por meio de análise temática, a partir dos princípios do SUS e da formação de recursos humanos em saúde. Os profissionais identificaram os fatores de risco para o UPA, mostraram conhecer as consequências para o indivíduo e para a sociedade, e descreveram os critérios utilizados pelos sistemas de classificação de doenças, mas não sabiam como atuar sobre esta questão, indicando problemas na formação universitária.

    Resumo em Inglês:

    Alcohol abuse is one of the main public health problems on the list of priorities in Brazil's Family Health Strategy. The objectives of this study were to learn the views of family health nurses and physicians concerning alcohol abuse, focusing on their understanding of this issue and the way it is handled routinely by health services in the Amazon. This was a qualitative study with 14 recently graduated nurses and physicians from the Family Health Strategy in a county in the interior of the State of Amazonas. Two focus groups were used. The data were analyzed through thematic analysis, based on the principles of the Unified National Health System (SUS) and human resources training. The health professionals identified risk factors for alcohol abuse, were aware of the consequences for the individual and society, and described the criteria used by disease classification systems, but they did not know how to act on this issue, thus revealing gaps in the respective university training.
  • Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico Pesquisa

    Peixoto, José Maria; Ribeiro, Maria Mônica Freitas; Amaral, Carlos Faria Santos

    Resumo em Português:

    Este estudo comparou a atitude do estudante de Medicina a respeito da relação médico-paciente de uma escola de currículo tradicional (CT) com outra de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) de uma mesma universidade privada. Para a avaliação da atitude, foi utilizada a escala PPOS (Patient-Practitioner Orientation Scale). A coleta de dados abrangeu 132 estudantes da escola de ABP e 142 da escola de CT. O valor do escore total da PPOS (ETPPOS) para toda a amostra na escola de ABP foi de 4,62 e na escola de CT foi de 4,45 (p = 0,002), significando atitudes mais centradas no paciente na primeira. O ETPPOS entre os homens, no décimo período, apresentou aumento significante na escola de ABP. Em ambas as escolas, as mulheres apresentaram atitudes de maior compartilhamento de decisões com os pacientes em relação aos homens. A análise de regressão multivariada demonstrou que os valores dos escores da PPOS foram explicados apenas pela variável escola. Este estudo encontrou atitudes mais centradas no paciente na escola de ABP, que poderiam ser atribuídas ao modelo curricular, uma vez que as escolas estudadas diferem basicamente em relação a esse aspecto.

    Resumo em Inglês:

    This study focused on medical students' attitudes towards the physician-patient relationship, comparing two private Brazilian medical schools, one with a traditional curriculum (TC) and the other with a problem-based learning (PBL) curriculum. Attitudes were measured with the Patient-Practitioner Orientation Scale (PPOS). 132 students from the PBL school and 142 from the TC school completed data collection. Total PPOS scores were 4.62 and 4.45 for the PBL and TC medical schools, respectively (p=0.002), meaning more patient-centered attitudes among the PBL medical students. Among male students enrolled in the 10th semester, the total PPOS score was significantly higher in the PBL school. In both schools, as compared to men, women showed more decision-sharing attitudes with patients. Multivariate regression analysis showed that PPOS results were only explained by the school variable. This study found more patient-centered attitudes in the PBL school, which could be attributed to the curriculum model, since this was the only basic difference between the two schools.
  • Mentoring: ir ou não ir, eis a questão: um estudo qualitativo Pesquisa

    Bellodi, Patrícia Lacerda; Chebabo, Rachel; Abensur, Silvia Itzcovici; Martins, Milton de Arruda

    Resumo em Português:

    Para melhor compreender a adesão dos alunos a um Programa de Mentoring, o Programa Tutores FMUSP, este estudo qualitativo explorou as razões apresentadas pelos estudantes em relação ao seu envolvimento com a atividade, no período 2004-2005, antes e depois de mudanças estruturais no programa (inserção da atividade na grade horária). Os estudantes avaliam anualmente o programa por meio de um questionário estruturado - "O Tutorando". Nele, uma questão específica sobre adesão é apresentada e foi analisada neste estudo. A análise dos resultados mostra que a troca de experiência entre alunos de diferentes anos, mediada por um tutor habilidoso, promove uma visão ampliada do curso e da profissão e motiva os alunos a participarem mais do programa. Tutores que se desligam do programa, agendamento irregular dos encontros, comunicação não efetiva, discussão de temas desinteressantes contribuem para uma baixa adesão. A inserção do programa na grade horária oficial resolveu importantes problemas, mas muitos alunos ainda preferem usar o tempo do Mentoring para outras atividades acadêmicas ou necessidades pessoais. O mentoring informal e grupos com uma dinâmica ruim também justificam, para os alunos, uma menor adesão. O sucesso de um Programa de Mentoring, no que diz respeito à adesão dos alunos, mostra estar vinculado não apenas a uma estrutura adequada, mas também às características pessoais e valores dos participantes.

    Resumo em Inglês:

    In order to better understand students' adherence to the Mentoring Program at the School of Medicine, University of São Paulo (FMUSP), this qualitative study explored the reasons expressed by students for their involvement in the activity in 2004-2005, before and after structural changes in the program (inclusion of the mentoring program in the course hours). Students perform an annual assessment of the program through a structured questionnaire: "The Mentoree". This includes a specific question on attendance in the program, analyzed in this study. The findings show that exchange of experiences between students from different years, as mediated by a skillful mentor, promotes an expanded view of the course and the profession and motivates students to participate more in the program. Mentors that leave the program, irregular scheduling of meetings, ineffective communication, and discussion of uninteresting themes contribute to low adherence to the program. Inclusion of the program in the official course hours solved important problems, but many students still prefer to use the mentoring time for other academic activities or personal needs. Informal mentoring and groups with poor dynamics also explain limited participation (in the students' eyes). A mentoring program's success, as measured by students' participation, proves to be linked not only to an adequate structure, but also to the participants' personal characteristics and values.
  • O processo de ensino e aprendizagem do raciocínio clínico pelos estudantes de medicina da Universidade Estadual de Londrina Pesquisa

    Fornaziero, Célia Cristina; Gordan, Pedro Alejandro; Garanhani, Mara Lúcia

    Resumo em Português:

    Um dos aspectos mais relevantes nas atuais discussões sobre ensino, e de grande impacto na prática clínica, é a forma como os médicos elaboram o raciocínio clínico. Esta pesquisa teve como intuito compreender o processo de raciocínio desenvolvido pelos estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, identificando o processo de ensino-aprendizagem do raciocínio clínico, sua concepção e as dificuldades que emergem de seu processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cuja amostra foi formada por 16 internos do sexto ano de Medicina. Os participantes da pesquisa foram entrevistados sobre a concepção e o processo de ensino-aprendizagem do raciocínio clínico, e o resultado foi avaliado por análise de discurso. O processo de ensino-aprendizagem do raciocínio trata dos aspectos relatados pelos estudantes: o docente como modelo profissional, a importância da comunicação no atendimento clínico e as condições favoráveis ao aprendizado. A apropriação do aprendizado do raciocínio clínico abrangeu as dificuldades e os significados expressos de raciocínio clínico pelos entrevistados. A análise qualitativa forneceu dados que podem levar a compreender melhor esse processo de raciocínio.

    Resumo em Inglês:

    One of the most relevant current issues in teaching, and which has a major impact on clinical practice, is the way physicians elaborate their clinical reasoning. This study focused on understanding the reasoning process developed by medical students at the State University in Londrina, Paraná State, Brazil, identifying the teaching-learning process in clinical reasoning, its conceptualization, and the difficulties that emerge in the related learning process. This was a qualitative study in which the sample consisted of 16 sixth-year medical students (interns). The participants were interviewed on the conceptualization and teaching-learning process in clinical reasoning, and the results were evaluated with discourse analysis. The teaching-learning process in clinical reasoning deals with aspects reported by the students: the professor as a model professional, the importance of communication in clinical care, and conditions that favor learning. The grasp of learning in clinical reasoning encompassed the difficulties and the meanings of clinical reasoning expressed by the interviewees. The qualitative analysis allowed obtaining data that can foster a better understanding of the clinical reasoning process.
  • Serious games baseados em realidade virtual para educação médica Ensaio

    Machado, Liliane dos Santos; Moraes, Ronei Marcos de; Nunes, Fatima de Lourdes dos Santos; Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da

    Resumo em Português:

    A evolução tecnológica tem permitido utilizar novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games se relacionam com uma categoria especial de jogos, voltados a conteúdos e finalidades específicos, nos quais o jogador utiliza seus conhecimentos para resolver problemas, conhecer novas problemáticas e treinar tarefas. Uma das tecnologias propícias à construção de serious games é a Realidade Virtual, que oferece ambientes computacionais tridimensionais com formas avançadas de interação capazes de prover maior motivação ao processo de aprendizagem. No contexto da educação médica, tais aplicações apresentam um nicho ainda pouco explorado, se observados sua relevância e impactos na sociedade. Este artigo apresenta os serious games baseados em Realidade Virtual como uma proposta para o ensino de conteúdos específicos da área médica. Para isso, categoriza-os e apresenta o que tem sido desenvolvido nos últimos anos, seus componentes, características de desenvolvimento e suas potencialidades como oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e negócios.

    Resumo em Inglês:

    Technological innovations have allowed new approaches in educational processes. "Serious games" are a particular category of games and content devoted to specific purposes, in which players use their knowledge to solve problems, learn new issues, and train tasks. One of the technologies for developing serious games is virtual reality, which offers 3D computer environments with advanced interaction capable of providing high levels of motivation in the learning process. In the context of medical education, such applications present a niche that has received relatively little attention, considering their relevance and potential impact on society. This article presents serious games based on virtual reality as a proposal for teaching specific contents in the medical field. The article categorizes such games and discusses how they have been developed in recent years, their components, characteristics of development, and potential and opportunities for research, development, and business.
  • Reflexões sobre erro e educação médica em Minas Gerais Ensaio

    Ribeiro, Wesllay Carlos; Julio, Renata Siqueira

    Resumo em Português:

    A temática relacionada a imperícia, imprudência e negligência na ética médica adquire os contornos previstos na noção de responsabilidade legal, de onde resulta a inferência de que o erro médico tem tripla acepção, fundada na noção de responsabilidade com bases patrimoniais, penais e éticas. Este estudo analisa 18 das 26 matrizes curriculares dos cursos de Medicina, autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) situadas no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de perscrutar a oferta de disciplinas relacionadas a responsabilidade civil médica, ética, bioética e deontologia. Desses cursos, oito não disponibilizam as matrizes curriculares para acesso público, nos moldes da Portaria nº 2.864, de 24 de agosto de agosto de 2005, do Ministério da Educação, e seis não têm nenhuma disciplina específica sobre ética, bioética ou responsabilidade civil. Apenas nove cursos oferecem a disciplina de ética, oito a de bioética, e apenas três a disciplina de deontologia. Nenhuma das matrizes curriculares analisadas oferece a disciplina de responsabilidade civil médica, embora os casos de erro médico estejam aumentando consideravelmente.

    Resumo em Inglês:

    In medical ethics, the issue of inexperience (failure to meet standard of conduct), recklessness, and negligence involves the notion of legal liability, suggesting that medical error has a threefold definition based on financial, criminal, and ethical liability. This study analyzes 18 of the 26 course curricula in medicine authorized or accredited by the Brazilian Ministry of Education and offered by institutions of higher learning in the State of Minas Gerais with the aim of identifying the supply of courses related to medical liability, ethics, bioethics, and deontology. Of these curricula, eight fail to provide public access to the course contents as established by Ministry of Education Ruling no. 2.864 of August 24, 2005, and six offer no specific course on ethics, bioethics, or liability. Only nine schools provide courses on ethics, eight on bioethics, and three on deontology. None of the curricula offered any course content on medical liability, although malpractice suits have become increasingly widespread in Minas Gerais.
  • Aspectos didáticos em bioética intercultural

    Kottow, Miguel

    Resumo em Português:

    Os dilemas éticos suscitados pelas etnias praticantes do infanticídio cultural exemplificam situações interculturais conflitivas que o ensino de uma bioética pragmática baseada na casuística não capacita para lidar com elas. Para estabelecer uma comunicação interétnica, é proposto que o profissional sanitário deveria ser habilitado em cinco eixos de deliberação, três deles substantivos e dois formais: a) Rejeitar práticas globalmente inaceitáveis ou, alternativamente, reconhecê-las como válidas em uma cultura local; b) Reconhecer valores universais ou aceitar o relativismo ético cultural; c) Defender uma moral comum vinculante dentro de um território nacional ou aceitar a coexistência de pluralismos discrepantes; d) Deliberar o infanticídio como una prática comparável ao aborto procurado ou entender que ele é baseado em visões do mundo não interpretáveis como análogas aos argumentos da bioética tradicional; e) Esclarecer se as dissidências culturais são problemas a solucionar ou práticas discrepantes a tolerar. Os dilemas interculturais requerem, cada vez mais, de um ensino da bioética ampliada para capacitar o estudante no desenvolvimento de competências de reflexão, de acordo com esses eixos de deliberação, em prol da comunicação intercultural respeitosa e de um pluralismo efetivo.

    Resumo em Espanhol:

    Los dilemas éticos suscitados por etnias practicantes del infanticidio cultural ejemplifican situaciones interculturales conflictivas que la enseñanza de una bioética pragmática basada en casuística no capacita para enfrentar. Para entablar una comunicación interétnica, se propone que el profesional sanitario debiera habilitarse en cinco ejes de deliberación, tres de ellos sustantivos y dos formales: a) Rechazar prácticas globalmente inaceptables o, alternativamente, reconocerlas como válidas en una cultura local; b) Reconocer valores universales o aceptar el relativismo ético cultural; c) Defender una moral común vinculante dentro de un territorio nacional o aceptar la coexistencia de pluralismos discrepantes; d) Deliberar el infanticidio como una práctica comparable al aborto procurado o entender que se basa en visiones de mundo no interpretables como análogas a argumentos de la bioética tradicional; e) Esclarecer acaso las disidencias culturales son problemas a solucionar o prácticas foráneas a tolerar. Cada vez más los dilemas interculturales requieren una enseñanza de bioética ampliada para habilitar al educando a desarrollar competencias de reflexión, de acuerdo a estos ejes de deliberación, en fomento de la comunicación intercultural respetuosa y un pluralismo efectivo.

    Resumo em Inglês:

    The ethical dilemmas raised by infanticide, as practiced by certain ethnic groups, exemplify conflicting intercultural situations for which the teaching of pragmatic bioethics based on case analysis fails to prepare students. To establish interethnic communication, health professionals should be skilled in five lines of decision-making, three of which are substantive and two formal: a) to either reject universally unacceptable practices or to recognize them as valid in a specific local culture; b) to recognize universal values or accept cultural ethical relativism; c) to defend binding common morals within a national territory or accept the coexistence of discrepant pluralisms; d) to deliberate on infanticide as a practice comparable to induced abortion or to understand that it is based on worldviews that are not interpretable as analogous to the arguments of traditional bioethics; and e) to clarify where cultural dissidences are problems to be solved or discrepant practices to be tolerated. Intercultural dilemmas increasingly require teaching an expanded bioethics in order to train students in the development of reflexive competencies according to these lines of decision-making, in favor of respectful intercultural communication and effective pluralism.
  • O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica Ensaio

    Gomes, Andréia Patrícia; Dias-Coelho, Udson Chandler; Cavalheiro, Priscila de Oliveira; Siqueira-Batista, Rodrigo

    Resumo em Português:

    No âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica.

    Resumo em Inglês:

    As part of the medical education, due to the compelling changes required to produce a professional who learns how to learn, the meaningful learning construct proposed by David Ausubel provides a true contextualization of the knowledge needed for medical practice, allowing in this way a more effective learning and allowing it to be used in an interdisciplinary and complex context. Accordingly, this manuscript aims to present the role of concept maps in medical education.
  • Unimontes solidária: interação comunitária e prática médica com a extensão Relato De Experiência

    Carneiro, Jair Almeida; Costa, Fernanda Marques da; Lima, Carolyne César; Otaviano, Marcelo Resende; Fróes, Gilson José

    Resumo em Português:

    A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, possibilitando uma relação transformadora entre Universidade e sociedade. Nesse contexto, o projeto Unimontes Solidária tem como objetivo promover ação solidária articulada, por meio dos diversos cursos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nos municípios carentes das regiões norte e noroeste de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, de forma a equacionar os problemas sociais, reduzir a exclusão e as disparidades regionais, colocando a serviço da sociedade o conhecimento que é produzido na Universidade. As ações do projeto no município de Indaiabira (MG) proporcionaram benefícios tanto aos acadêmicos do curso de Medicina como à comunidade local, a partir das atividades extracurriculares desenvolvidas, ampliando o espaço de aprendizado oferecido pela instituição, complementando a formação acadêmica, bem como amenizando as demandas inerentes ao município relacionadas à saúde. Pesquisar, aprender sobre temas relacionados e estender o conhecimento adquirido à comunidade é a tríade que sustenta a formação acadêmica nas mais modernas metodologias de ensino.

    Resumo em Inglês:

    University extension is an educational, cultural, and scientific process that combines teaching and research inseparably, transforming the relationship between university and society. In this context, the project "Unimontes Solidarity" aims to promote common action through the different undergraduate courses at the State University in Montes Claros (Unimontes) in the Jequitinhonha and Mucuri Valleys, economically depressed areas in northern and northwestern Minas Gerais State. The purpose is help people deal with social problems and mitigate social exclusion and regional disparities, sharing the knowledge produced at the University with society. The project's activities in the town of Indaiabira benefitted both medical students and the local community. Extracurricular activities allowed students to practice what they had learned in medical school and improved people's health conditions. Researching, learning about related issues, and extending knowledge to the community is the triad for academic training in modern teaching methodologies.
  • Tecnologia educacional no contexto do ensino de histologia: pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem Relato De Experiência

    Santa-Rosa, José Guilherme; Struchiner, Miriam

    Resumo em Português:

    Discutem-se as mudanças constatadas no ensino da Histologia, como a tecnologia tem sido empregada nos contextos de aprendizagem, os aspectos pedagógicos inerentes à utilização de recursos, tais como atlas digitais e microscópios virtuais, e apresenta-se pesquisa sobre o desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de Histologia, que contou com a participação de alunos e professores em sua construção. Verificou-se que os ambientes virtuais e outros recursos didáticos baseados nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) procuram atender à atual tendência de complementar a educação presencial com ferramentas de educação a distância, que podem ser utilizadas facultativamente no estudo extraclasse continuado. Concluiu-se que, embora as novas tecnologias possam contribuir para o ensino de Histologia, os materiais didáticos baseados em TICs devem se adequar às expectativas docentes e discentes e aos aspectos pedagógicos e ergonômicos, e precisam ser adotados pelos professores não como ferramentas isoladas, mas integrados às estratégias de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses changes in the teaching of Histology such as the technology that has been employed in learning contexts and pedagogical aspects inherent to the use of resources like digital atlases and virtual microscopes, in addition to presenting research on the development of a virtual teaching-learning environment in Histology, with participation by students and faculty. Virtual environments and other teaching resources based on information and communication technologies (ICTs) seek to accompany the current trend towards complementing classroom education with distance education tools that can be used optionally in continuing non-classroom study. The article concludes that although new technologies can contribute to the teaching of Histology, teaching materials based on ICTs should be consistent with the expectations of faculty and students as well as pedagogical and ergonomic issues, and the professors need to adopt such technologies not as isolated tools, but integrated into their teaching-learning strategies.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com