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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 35, Número: 4, Publicado: 2011
  • Pesquisa científica como eixo integrador da formação e prática médica Editorial

    Palácios, Marisa
  • Atenção primária como cenário de prática na percepção de estudantes de Medicina Pesquisa

    Massote, Alice Werneck; Belisário, Soraya Almeida; Gontijo, Eliane Dias

    Resumo em Português:

    A formação de médicos capacitados para atuar na Atenção Primária à Saúde (APS), cujo intuitoé promover um aprendizado vinculado às necessidades reais de saúde da comunidade, tem sido tema de estudos no Brasil há alguns anos. Em 1975, a Faculdade de Medicina da UFMG (FM/UFMG) inseriu seus estudantes em cenários de APS e atualmente busca ampliar essa inserção. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção dos estudantes do oitavo período da FM/UFMG sobre as atividades realizadas nos centros de saúde, tomando como referência as propostas do SUS para a APS. Trata-se de estudo qualitativo, que utilizou para a coleta de dados as técnicas de observação e grupos focais com estudantes de Medicina. A experiência de inserção na APS foi considerada válida e importante para a formação médica, contribuindo para construir uma nova visão do processo saúde- -doença e da organização do SUS. Conclui-se que é importante inserir os estudantes de Medicina na APS em seu processo de formação.

    Resumo em Inglês:

    For a number of years Primary Health Care (PHC) training of physicians, which aims to promote learning in line with the real health needs of the community, has been the subject of studies in Brazil. In 1975, the UFMG School of Medicine (FM/UFMG) began placing its students in PHC settings and is currently attempting to increase the number of such placements. The objective of this research, therefore, was to investigate the perception of eighth-semester medicine students regarding the activities performed at the health centres in relation to the SUS proposals for PHC. Qualitative study methods were employed for data collection, including observation and focus groups with student doctors. The PHC placement experience was considered valid and important for medical training, helping shape a new vision of the health-disease process and the organization of the SUS. The conclusion is drawn that PHC work experience is an important part of medical student training.
  • Avaliação do programa de Residência Médica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Pesquisa

    Koch, Vera Hermina K.; Doria Filho, Ulysses; Bollela, Valdes Roberto

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: A avaliação do perfil do egresso é útil para investigar o sincronismo entre o treinamento fornecido e a demanda profissional. OBJETIVOS: Analisar, por meio de um questionário padronizado, o perfil profissional dos egressos do programa de Residência Médica (RM) de Pediatria FMUSP no período 1997-2008 e a compatibilidade entre esse perfil e a prática clínica na comunidade. MÉTODOS: Pôde-se localizar o endereço eletrônico de 297/446 egressos; 150 responderam à pesquisa, após consentimento informado. RESULTADOS: 126/150 respondentes do sexo feminino, idade média de 31,9 ± 2,8 anos, 61,3% oriundas do Estado de São Paulo (SP), 64% atuam profissionalmente em SP. Os egressos originários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste se estabeleceram profissionalmente em SP. A escolha da Pediatria foi relacionada a afeto pela criança, preferência de exercício profissional voltado à criança e característica generalista da especialidade. Os estágios considerados mais importantes para o exercício profissional foram na área de urgência/emergência, neonatologia, enfermarias de Pediatria geral e de especialidades pediátricas. A ampliação da RM em Pediatria para três anos foi aprovada por 72%, 66% destes com vistas a aumentar a exposição às especialidades pediátricas; 78% se consideraram profissionalmente realizados e 22% parcialmente realizados em virtude de renda mensal inferior à esperada e por não terem iniciado/concluído a pós-graduação; 54% exercem função docente, principalmente em serviços públicos. As expectativas se concentram no início/término da pós-graduação, aprimoramento/reconhecimento profissional e melhoria da renda, com foco em clínica privada. CONCLUSÕES: Os egressos sugerem formação mais sólida nas especialidades pediátricas e demonstram tendência a se estabelecer em SP, não retornando ao Estado de origem.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Graduate profile assessment is a useful means of investigating the synchronicity between training provided and professional demand. OBJECTIVES: To review, by means of a standardized questionnaire, the professional profile of graduates from the Paediatric Medical Residency program of FMUSP in the period 1997-2008 and the compatibility of that profile with medical practice in the community. METHODS: The email addresses of 297/446 graduates were located; 150 responded to the survey, following informed consent. RESULTS: 126/150 respondents were female, average age 31.9 ± 2.8 years, 61.3% from São Paulo state (SP), 64% worked professionally in SP. Graduates from the North, Northeast and Central-West regions established their careers in SP. The choice of paediatric medicine was related to affection for children, preference for working with children and the general nature of the speciality. The internships considered to be of most importance for professional practice were in the area of emergency medicine, neonatal care, general paediatric units and paediatric specialities. Extending the paediatric medical residency to three years was approved by 72%; 66% of whom wished for greater contact with paediatric specialities; 78% considered themselves professionally fulfilled and 22% partially fulfilled in virtue of earning less than expected or due to lack of academic qualification; 54% worked in a teaching capacity, primarily in the public sector. Future expectations related mainly to starting/completing graduate studies, professional improvement/recognition and higher earnings, with a focus on private practice. CONCLUSIONS: The graduates suggest more solid training in paediatric specialities and display a trend of settling in SP, and not returning to their home state.
  • Os efeitos na formação de residentes de psiquiatria ao experimentarem grupos GAM Pesquisa

    Otanari, Thais Mikie de Carvalho; Leal, Erotildes Maria; Campos, Rosana Teresa Onocko; Palombini, Analice de Lima; Pereira, Eduardo Henrique Passos

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma dissertação de mestrado que propôs conhecer e descrever os efeitos desencadeados na formação de residentes de psiquiatria ao participarem de grupos constituídos por pessoas diagnosticadas com transtorno mental que utilizaram a intervenção GAM (Gestão Autônoma da Medicação) como norteadora. A aposta foi que, ao participarem dos encontros, os residentes experienciariam uma nova situação em que a palavra do paciente passaria a ser ouvida de forma diferente da trabalhada no currículo da residência, construindo um dispositivo capaz de transformar suas práticas clínicas. Para verificar esses efeitos, utilizamos dois grupos focais, realizados antes e depois dos grupos de intervenção, além de entrevistas individuais conduzidas após o término dos grupos. A análise do material indicou efeitos principalmente quanto à escuta clínica desses profissionais, mostrando a necessidade de estudos mais aprofundados.

    Resumo em Inglês:

    This work is a masters' dissertation that aimed to understand and describe the effects on the training of psychiatric residents when they participated in groups composed of mentally disturbed patients whose treatment was based on AMM (Autonomous Medication Management) intervention. The hypothesis was that upon participating in the meetings, the residents would experience a new situation in which the patient's word would begin to be interpreted in a different manner to in the residency curriculum, thus creating a mechanism capable of transforming their clinical practices. To verify these effects two focus groups were formed before and after the intervention groups, as well as individual interviews conducted after the group meetings. Analysis of the material indicated some effects mainly in relation to how these professionals listened to the patients, demonstrating the need for further studies.
  • Ser docente em métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico Pesquisa

    Almeida, Maria Tereza Carvalho; Batista, Nildo Alves

    Resumo em Português:

    Este trabalho mapeia as dificuldades e necessidades relativas ao desenvolvimento docente de professores atuantes em currículos que utilizam métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico. Os sujeitos desta pesquisa foram 115 professores do curso de Medicina de uma universidade estadual que trabalham com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Problematização e já desempenharam as diversas funções docentes propostas. Na coleta de dados utilizamos um questionário com assertivas relacionadas à temática pesquisada e análise do grau de concordância e/ou discordância, que foram sistematizadas, classificadas, tabuladas e dispostas em gráficos. Para aprofundar a pesquisa, usamos a entrevista semiestruturada, cujos dados foram submetidos à análise temática. Dentre as dificuldades apontadas, há ênfase na desvalorização docente, reforçada pela falta de reconhecimento, baixos salários e falta de tempo, uma vez que o professor se sente obrigado a assumir outras atividades além da docência. Quanto às demandas, os entrevistados assumem a necessidade de desenvolver seus saberes e práticas em docência e ressaltam a prática como eixo estruturante. Outro aspecto importante é a gestão das escolas médicas, que não é profissionalizada e não é reconhecida nem valorizada pela comunidade acadêmica. Neste contexto, a avaliação surge como uma importante estratégia de desenvolvimento docente, uma vez que estimula a reflexão sobre a própria prática, mas precisa de aprimoramento. Deu-se destaque à necessidade de investimento pessoal e institucional para que haja a indução e a sustentabilidade do processo de desenvolvimento docente. O resultado desta pesquisa aponta algumas propostas para os programas de desenvolvimento docente a serem oferecidos nos cursos que utilizam métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico. São necessários outros estudos que aprofundem a discussão destas propostas, uma vez que, nos métodos ativos, múltiplos são os interesses e grandes os desafios apontados.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the difficulties and needs relative to the development of teachers who work with active teaching/learning methods in medical education. The research subjects were 115 professors from a state university medicine course who work with problem-based learning (PBL) and problematization and have already performed the various teaching roles proposed. A questionnaire was used to collect data, with statements related to the research theme and analysis of the degree of agreement and/or disagreement, and the data was subsequently systematized, classified, tabulated and arranged in graphs. These data were complemented by semi-structured interviews, the content of which was subjected to thematic analysis. The difficulties identified included the devalued status of teachers, reinforced by a lack of recognition, low salaries and lack of time, since teachers feel forced to take on other jobs besides teaching. In relation to the demands, the interviewees recognized the need to develop their knowledge and teaching practices and highlighted practice as an underlying axis. Another important aspect is the management of medical schools, that has not been professionalized and is not recognized or given due value by the academic community. In this context, evaluation emerges as an important teacher development strategy, as it encourages reflection on their own work, but requires improvements. There is a clear need for personal and institutional investment so as to trigger and support the teacher development process. The result of this research indicates some proposals for teacher development programs to be offered for courses that use active teaching/learning methods in medical training. More studies are required to further the discussion regarding these proposals, since there are numerous interests and major challenges involved in active methods.
  • Estudantes de Medicina nos serviços de atenção primária: percepção dos profissionais Pesquisa

    Caldeira, Érika Soares; Leite, Maisa Tavares de Souza; Rodrigues-Neto, João Felício

    Resumo em Português:

    Este artigo objetivou compreender a percepção dos profissionais de Equipes de Saúde da Família (ESF) sobre a inserção do estudante de Medicina neste cenário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (24/10/08, nº 1.240/08). Participaram profissionais da ESF de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Na coleta dos dados foram realizados três grupos focais. O instrumental metodológico utilizado foi a análise do discurso. Foram construídas três categorias: integração ensino-serviço-comunidade, funcionamento do serviço e formação médica. Os profissionais percebem a necessidade do trabalho interdisciplinar e orientado na comunidade, mas com a visão de serviço de saúde centrado no médico. Verificou-se que, por meio de maior integração dos estudantes com a equipe e com a comunidade, pode-se obter um serviço mais efetivo e de qualidade, aumento da satisfação dos profissionais e diferencial positivo na formação dos estudantes. Para que esta integração ocorra, é importante construir a imagem do médico/estudante de Medicina como integrante da equipe de saúde. A inserção dos estudantes no serviço pode facilitar este processo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article was to understand the perception of family health team workers regarding the placement of student doctors in their work setting. This qualitative, descriptive and exploratory study was approved by the Research Ethics Committee of Montes Claros State University (24/10/08, # 1.240/08). The study was developed with family health workers from Montes Claros, northern Minas Gerais. Three focus groups were held for the data collection. The methodology used was discourse analysis. Three categories were created: service-learning-community integration, service functioning and medical training. The professionals perceived the need for interdisciplinary, community-focused work, but maintaining physician-centred health services. It was found that greater student integration with the health team and the community led to a more effective and higher quality service, greater job satisfaction and a positive edge in student training. In order to ensure such integration, it is important to build an image of the student doctor as a member of the health team. Inserting students in the service can facilitate that process.
  • A produção científica sobre docência em saúde: um estudo em periódicos nacionais Pesquisa

    Araujo, Erica Chagas; Batista, Sylvia Helena; Gerab, Irani Ferreira

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa artigos publicados em periódicos nacionais que abordam a formação docente em saúde. A metodologia compreende a busca nas bases Lilacs e SciELO, empreendendo-se análise documental no âmbito de uma revisão sistemática da literatura. Das 76 publicações inclusas, a análise foi realizada a partir de: região brasileira, profissão do autor, concentração da produção em periódicos, abordagem de pesquisa e temática abordada nas produções. A produção científica analisada é predominante na Região Sudeste do Brasil (65,7%), tendo como autores, na maioria, enfermeiros (43,3%), com uso da metodologia qualitativa (40,7%) e trazendo como assunto central a graduação (43,4%). A análise evidencia as necessidades dos pesquisadores de compreensão do processo de mudança na área, permitindo delinear diretrizes para a elaboração de um projeto de desenvolvimento docente.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses articles published in Brazilian periodicals that address teacher training in health. The methodology consists of searching the Lilacs and SciELO databases and systematic documental review of existing literature. Of the 76 publications included, the review was based on the criteria of: region of Brazil, author's profession, concentration of papers in periodicals, research approach and topic addressed in the studies. The majority of the scientific production reviewed was from the southeast of Brazil (65.7%), with a predominance of nurses as the authors (43.3%), the use of qualitative methodology (40.7%) and undergraduate studies being the most common topic (43.4%). The review demonstrates researchers' need to understand the process of change in the field, so that the guidelines for developing a pedagogical project can be outlined.
  • Avaliação do crescimento cognitivo do estudante de Medicina: aplicação do teste de equalização no Teste de Progresso Pesquisa

    Sakai, Marcia Hiromi; Ferreira Filho, Olavo Franco; Matsuo, Tiemi

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento cognitivo é avaliado, geralmente, por meio de testes objetivos, e o Teste de Progresso (TPMed) é um dos métodos que as escolas médicas utilizam. A comparação dos resultados é possível com a equalização dos testes. Este trabalho avaliou o desenvolvimento cognitivo dos estudantes de Medicina de uma universidade estadual através da análise dos TPMed no período de 2004 a 2007, que foram equalizados para estimar o progresso dos estudantes durante o curso. A metodologia foi pesquisa-ação e aplicaram-se os métodos para equiparação dos testes, Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI), seguidos pelo método linear por meio do teste de ancoragem para grupos não equivalentes. Observou-se uma média de acerto de 36,9% e 64,4% na primeira e sexta séries, respectivamente. A análise dos resultados baseou-se na psicometria e realizou-se a equiparação dos testes pela TCT, pela impossibilidade de aplicar a TRI. O alfa de Cronbach mostrou alta consistência interna dos testes, e os índices de dificuldade e discriminação dos itens mostraram boa evolução do nível das questões. O crescimento cognitivo dos estudantes de Medicina foi evidente em todos os TPMed.

    Resumo em Inglês:

    Cognitive development is usually assessed by applying objective tests, and the Progress Test (TP-MEd) is one of method used by medical schools. The results can be compared through test equalization. This study assessed the cognitive growth of medicine students at a state university by analysing the TPMed tests in the period of 2004 to 2007, using equalization to estimate student progress during the course. The methodology used was action research. Moreover, Classical Test Theory (CTT) and Item Response Theory (IRT) were applied as test equalization methods and, non-equivalent group with anchor test design. It was found 36.9% and 64.4% score in the first and sixth series, respectively. The results were based on psychometric analysis and CTT test equalization was applied, due to IRT being impossible to apply. Cronbach's alpha demonstrated displayed high internal consistency of the tests and the indices of difficulty and item discrimination showed good level of the question. Cognitive growth of medical students was evident in all TPMeds.
  • Modelo pélvico sintético como uma ferramenta didática efetiva comparada à pelve cadavérica Pesquisa

    Portugal, Hélio Sérgio Pinto; Palma, Paulo Cesar Rodrigues; Fraga, Rogério de; Riccetto, Cássio Luis Zanettini; Rocha, Sergio; Carias, Luciane

    Resumo em Português:

    A anatomia é considerada matéria essencial à educação médica. Aulas práticas com uso de componentes anatômicos manipuláveis são fundamentais ao ensino e à aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar o Modelo Sintético de Pelve (Masp) como ferramenta didática, comparada à pelve cadavérica (PC) tradicionalmente utilizada, bem como a satisfação dos estudantes em relação a ambos os métodos. Sessenta e sete estudantes receberam aula teórica após teste teórico preliminar (TTP). Foram randomizados em três grupos: G1 teve aula prática tradicional (APT); G2, aula prática com Masp (APM); e G3 não teve aula prática. Um teste final (TTF) foi aplicado a todos os grupos. G1 e G2 submeteram-se à avaliação do método (AM). A análise estatística foi realizada utilizando-se Anova (Análise de Variância) e teste não paramétrico Mann-Whitney. No TTF, G3 apresentou escores mais baixos do que G1 (p = 0,041) e G2 (p = 0,000). Não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre G1 e G2 (p >0,05). G2 apresentou maior satisfação com o método (p = 0,001). Concluiu-se que PC e Masp provaram ser ferramentas didáticas efetivas e que G2 mostrou maior satisfação.

    Resumo em Inglês:

    Anatomy is considered a fundamental subject of medical education. Practical classes which involve the use of manipulable anatomic components are essential to teaching and learning. The aim of this study was to evaluate the synthetic pelvic model (SPM) as a didactic tool, compared to the traditionally- -used cadaveric pelvis (CP), as well as student satisfaction in relation to both methods. Sixty-seven students were given a theory class following the preliminary theoretical test (PTT). The study sample was randomized in three groups: G1 had a traditional practical class (TPC); G2 had a practical class with SPM (PCS); and G3 had no practical class. A final test (FTT) was applied to all the groups. G1 and G2 were subjected to method evaluation (ME). Statistical analysis was conducted using analysis of variance (ANOVA) and the Mann-Whitney U test. In the FTT, G3 presented scores lower than G1 (p = 0.041) and G2 (p = 0.000). No statistically significant difference was found between G1 and G2 (p >0.05). G2 presented greater satisfaction with the method (p = 0.001). In conclusion, both CP and SPM proved to be effective didactic tools and student satisfaction was greater with G2.
  • Suicídio: um tema pouco conhecido na formação médica Pesquisa

    Ramos, Isadora Nunes Barbosa; Falcão, Eliane Brígida Morais

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa foi realizada em instituição federal pública universitária com o objetivo de melhor conhecer visões, valores e atitudes dos médicos residentes em clínica médica em relação ao suicídio. Trabalhou-se com o conceito de representação social (Moscovici) e a metodologia qualiquantitativa do discurso do sujeito coletivo (DSC) (Lefèvre e Lefèvre). Os discursos revelaram que os médicos residentes se apresentam sensibilizados com a questão do suicídio, entretanto não familiarizados com a bibliografia especializada e nem com os procedimentos de atendimento normatizados pelo Ministério da Saúde e pela OMS. Os pesquisados revelaram dificuldades para identificar e prestar atendimento a pacientes em risco de suicídio. Conclui-se que parece faltar à formação médica (graduação e residência) maior atenção ao tema suicídio.

    Resumo em Inglês:

    This research was conducted at a federal university with the aim of understanding better the visions, values and attitudes of resident physicians at medical practices in relation to suicide. The study drew on the concept of social representation (Moscovici) and employed the mixed method of discourse of the collective subject (DCS) (Lefèvre and Lefèvre). The discussions revealed that, although aware of the suicide issue, residents were not familiar with the specialist literature or with the Ministry of Health and WHO standard procedures in such cases. The residents revealed difficulties in identifying and providing care for high suicide risk patients. It is concluded that both university and residency medical training require a greater emphasis on the topic of suicide.
  • Avaliação do desenvolvimento de atitudes humanísticas na graduação médica Pesquisa

    Andrade, Silvia Caixeta de; Deus, Janio Agostinho de; Barbosa, Eduardo Carvalho Horta; Trindade, Eliana Mendonça Vilar

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: A sedimentação da qualidade teórica da educação médica é derivada de habilidades afetivas adequadas, passíveis de serem ensinadas e aprendidas. Essa aquisição, entretanto, requer abordagens curriculares diferenciadas, que propiciem a edificação de um vínculo profissional efetivo. OBJETIVO: Analisar a aquisição e evolução de atitudes dos discentes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). METODOLOGIA: Foram selecionados, por conveniência, 120 estudantes (25% de cada ano). O instrumento de coleta de dados constou de questionário estruturado e validado, com 52 itens do tipo Likert. Foram avaliados aspectos psicológicos de doenças orgânicas, situações relacionadas à morte, atenção primária em saúde, doença mental, contribuição do médico ao avanço científico da medicina e aspectos da prática médica. RESULTADOS: As atitudes positivas predominaram, destacando-se o amadurecimento importante nas questões ligadas à morte e dificuldades na abordagem da doença mental. A atenção primária em saúde obteve maior percentual positivo. CONCLUSÃO: O estudo traz subsídios indicativos de que a aprendizagem baseada em problemas (ABP) pode possibilitar uma prática médica de qualidade, utilizando-se de metodologias ativas, vivenciais e dinâmicas.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: The theoretical quality of medical education is consolidated through adequate affective skills that can be taught and learned. Such learning, however, requires distinctive curricular approaches that help build an effective professional bond. OBJECTIVE: To assess how well students adopt and develop the attitudes of the teachers at the Higher School of Health Sciences (ESCS). METHODOLOGY: The sample group was formed by 120 students (25% from each year). The data collection instrument was a structured and validated questionnaire, with 52 Likert-type items. Evaluation was made of the psychological aspects of organic diseases, death-related situation, primary health care, mental illness, the contribution by the physician to the scientific advance of medicine and aspects of medical practice. RESULTS: Positive attitudes were predominant, with the particular importance of maturity in death-related matters and difficulties in approaching mental illness. Primary health care obtained the highest positive percentage. CONCLUSION: The study reveals indicative evidence that problem based learning (PBL) can support quality medical practice, with the use of active, experience-based and dynamic methodologies.
  • Violência entre parceiros íntimos: desafios no ensino e atenção em saúde Pesquisa

    Berger, Sônia Maria Dantas

    Resumo em Português:

    A violência entre parceiros íntimos é um problema de saúde pública, mas, em geral, a integração da atenção a esta complexa problemática social é insatisfatória na formação e na atenção em saúde. Essa situação é examinada neste artigo, com base em evidências e questões levantadas na literatura. Nas experiências internacionais, constatou-se que a busca ativa dos casos nos serviços é priorizada, porém encontra dificuldades na institucionalização das rotinas e sistematização da capacitação desde a educação inicial. No contexto brasileiro, o pouco conhecimento sobre o assunto entre estudantes e profissionais de saúde foi sinalizado, sendo que a incorporação da normatização da assistência à violência sexual dá visibilidade ao despreparo das equipes. As conclusões ratificam limites da formação em saúde baseada no modelo biomédico e do processo de trabalho centrado na figura do médico. Recomenda-se a "problematização" da VPI via processos de ensino-aprendizagem que valorizem saberes e experiências dos educandos e garantam espaços coletivos de discussão, com apoio da incorporação dos referenciais das Ciências Humanas e Sociais nos currículos médicos e de mudanças na educação médica orientadas pela integralidade e intersetorialidade das ações.

    Resumo em Inglês:

    Although intimate partner violence is a public health problem, attention to this complex social issue is not usually adequately integrated into medical training and health care. This article examines the question based on evidence and issues raised in existing literature. International experiences reveal that active screening of cases of violence in health services has been prioritized, but difficulties occur in both the institutionalization of routines and systematization in academic training. In Brazil, the lack of knowledge on this subject among students and professionals has been noted, while incorporating standards for sexual violence care has exposed the unpreparedness of the health teams. The findings confirm the limits of biomedical model-based training and doctor-centred work processes. Recommendations include the 'critical questioning' of the IPV problem in teaching-learning processes that incorporate views and experiences of students, ensuring collective discussion spaces supported by the integration of references from Human and Social Sciences in medical curricula and a shift in focus toward comprehensive care and inter-sectorial actions.
  • Ligas Acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário Ensaio

    Hamamoto Filho, Pedro Tadao

    Resumo em Português:

    Ligas Acadêmicas têm ocupado o cotidiano do estudante de Medicina de forma crescente. As motivações pelas quais os estudantes as procuram estão atreladas à necessidade de vivência clínica, de socialização e de qualificação profissional. Muitas Ligas, porém, têm se distanciado do propósito da extensão universitária, abrindo espaço para o currículo paralelo, o preenchimento de lacunas curriculares, a especialização precoce e o reforço de vícios acadêmicos. Diante disso, é necessário repensar as Ligas Acadêmicas no âmbito de sua relevância social e acadêmica, de seus objetivos e de sua pactuação com a formação médica, com a interdisciplinaridade, com o SUS e com princípios éticos, visando à integração entre ensino, pesquisa e extensão universitária, para sanar demandas populacionais e contribuir com a formação médica.

    Resumo em Inglês:

    Student Leagues have gained increasing presence in the everyday lives of student doctors. The reasons why students seek them arise from their needs for clinical experience, socialization and professional qualification. However, several Leagues have shifted away from the principles of higher education extension studies, giving rise to a parallel curriculum, filling curricular gaps, providing premature specialization and reinforcing bad learning habits. It is therefore necessary to reconsider Student Leagues in terms of their social and academic relevance, their objectives and responsibility in relation to medical training, interdisciplinarity, the SUS and ethical principles, with a view to integration between education, research and university extension programs, in order to meet public demands and contribute toward medical training.
  • A formação do professor de Medicina como "intelectual": uma análise crítica Ensaio

    Santos, Marcos Antonio Almeida

    Resumo em Português:

    As diretrizes curriculares nacionais de 2001 demandam uma consistente formação em humanidades por parte do egresso da graduação em Medicina. A fim de cumprir essa exigência, caberia ao docente uma nova tarefa frente ao alunato, além da produção de conhecimento científico, capacitação profissional e formação ética. Diante dessa premissa, portanto, restaria ao professor de Medicina tomar posse de surpreendente atributo, o de ser um "intelectual". Este artigo apresenta uma análise crítica da viabilidade dessa "missão iluminista" relativa ao ensino médico brasileiro no século XXI, a partir de pressupostos históricos de formação docente tanto no Brasil quanto no exterior.

    Resumo em Inglês:

    The national curriculum guidelines of 2001 require medicine undergraduates to receive consistent training in humanities. In order to meet this requirement, teaching staff are faced with a new task, in addition to the production of scientific knowledge, professional qualification and ethical training. In light of this premise, therefore, the Medicine professor would be required to acquire a surprising attribute; that of being an "intellectual". This article presents a critical analysis of the feasibility of this "enlightenment mission" in relation to 21st century Brazilian medical education, drawing on historical assumptions for teacher training both in Brazil and abroad.
  • Cursinhos preparatórios para residência médica: reflexões sobre possíveis causas e consequências Ensaio

    Hamamoto Filho, Pedro Tadao; Zeferino, Angélica Maria Bicudo

    Resumo em Português:

    O ensino superior brasileiro tem sofrido mudanças significativas nas últimas décadas após a reforma universitária e a ampliação do setor privado. O número de escolas médicas é crescente, porém não tem sido acompanhado do aumento do número de vagas de residência médica. A competição acirrada por vagas de residência médica pode levar os estudantes a buscar auxílios para estudo, como os cursinhos preparatórios. A presença de estudantes nestes cursinhos pode influenciar negativamente o modo de aprendizagem dos médicos em formação, por estes se submeterem a normas de condutas e rotinas de estudo enrijecedoras. Entendendo os cursinhos como reflexo do desequilíbrio de políticas educacionais e de saúde, aponta-se a necessidade de políticas de formação profissional em saúde embasadas em necessidades sociais.

    Resumo em Inglês:

    Brazilian higher education has undergone significant changes in recent years, following the university reform and the expansion of the private sector. There are a growing number of medical schools, yet the number of medical residency places has not increased accordingly. The stiff competition for residency places can lead students to seek study support, such as preparatory courses. The presence of students in these courses can have a negative influence on the learning methods of trainee doctors, as the latter are subjected to restrictive study routines and standards. Understanding these courses as a reflection of the imbalance of health and education policies, there is an identifiable need for health education policies based on social needs.
  • Transformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem? Ensaio

    Gomes, Andréia Patrícia; Rego, Sergio

    Resumo em Português:

    As mudanças na formação dos profissionais médicos têm estado na pauta de discussão das escolas formadoras há algumas décadas. As principais tentativas concretizadas atêm-se, sobretudo, a mudanças metodológicas ou pedagógicas, com a reestruturação dos currículos a partir da inserção da aprendizagem baseada em problemas (ABP) como eixo estruturante. O modelo hegemônico é, ainda, a formação a partir de um currículo de formato tradicional, e a alternativa de mudança mais em voga passa, então, a ser a ABP. O objetivo deste artigo é apresentar esse método e as avaliações de seus resultados, de forma a compor um panorama da sua efetividade na busca do médico crítico, reflexivo e com responsabilidade social. Foi realizada revisão da literatura com busca bibliográfica nas bases SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Pubmed (www.nlm.nih.gov) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), tendo como critério de seleção os artigos publicados sobre o assunto nos últimos 20 anos. Os resultados apontam insuficiência da mudança pedagógica isolada como resposta a uma formação médica capaz de aliar competências técnicas e ético-humanísticas.

    Resumo em Inglês:

    The changes in medical training have long been discussed in medical schools. These attempted changes have primarily been of a methodological or pedagogical nature, with curriculum restructuring based on the introduction of problem based learning (PBL) as an underlying axis. The traditional curricular format is still predominant, with PBL emerging as the most common alternative. The aim of this article is to present this method and assessments of its results, in order to create a snapshot of how effective it is in preparing critically-minded, thoughtful and socially responsible doctors. A literature review was conducted based on searches of the SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Pubmed (www.nlm.nih.gov) and BVS (Virtual Library in Health) databases, with the selection of articles about the subject published in the last 20 years. The results reveal isolated pedagogical change to be insufficient as a solution to provide medical training capable of combining technical and ethical and humanistic skills.
  • O atendimento da crise psicogênica nos prontos-socorros Relato De Experiência

    Luccia, Thiago Paes de Barros De; Luccia, Danna Paes de Barros De

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa um aspecto da clínica médica e a rotina de acolhimento de doenças psicogênicas neste campo. A partir do fragmento de um caso de atendimento médico em pronto-socorro, observou-se um desmerecimento a pacientes com manifestações histéricas com somatização, consideradas pela equipe da instituição, ironicamente, como "emergências emocionais" ou "pitis". Tal comportamento reflete um problema clássico da deficiência de conhecimento sobre a medicina psicossocial, que se torna paradigmático nestes casos, onde há uma linha tênue entre o psíquico e o corporal. Para entender essa dinâmica, acreditamos que seja necessária uma incursão no contexto histórico do privilégio do diagnóstico racional, do discurso científico e suas influências no ensino médico contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates one part of medical practice and the routine of receiving psychogenic patients in that area. In one case at an accident and emergency unit, patients suffering hysterical somatization were pejoratively considered as "emotional emergencies" or "pitis" (a slang term for hysterical fit) by the health professionals, who questioned the need for medical care. Such behaviour reflects a classic problem of insufficient knowledge of psychosocial medicine, which forms the paradigmatic basis in such cases, where there is a fine line between the mental and the corporal. To understand this dynamic, we believe an investigation is required into the historical context of the centre stage given to rational diagnosis, scientific discourse and their influences on contemporary medical education.
  • Estágio supervisionado regional: visão do aluno Relato De Experiência

    Gardenal, Renata Vidal Cardoso; Marques, Ana Maria Campos; Martello, Lílian Bianca; Braga, Lucylea Pompeu Muller; Bonilha, Marcos Marinelli; Braga, Odilei; Assunção, Leandro Almeida

    Resumo em Português:

    O curso de Medicina da Uniderp/Anhanguera busca graduar um médico apto a desenvolver ações condizentes com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isto, é necessário que o aluno realize as atividades práticas do quinto e sexto anos nos três níveis de atenção à saúde e em diferentes cenários do Estado do Mato Grosso do Sul. Para alcançar tais objetivos, foi idealizado o Estágio Supervisionado Regional (ESR), em que os alunos do sexto ano desenvolvem atividades práticas em alguns municípios do Estado. Semanalmente, via Nead, os alunos enviam relatório em que descrevem as atividades, demonstram seus conhecimentos teóricos e práticos, fazem autoavaliação conforme o Plano de Ensino, organizam as atividades teóricas e tecem críticas sobre o funcionamento do estágio. Estes relatórios são arquivados no Nead. Foram buscados os conteúdos referentes aos depoimentos e críticas, para fazer um relato da visão do aluno nesse momento de aprendizado extramuros da academia.

    Resumo em Inglês:

    The Uniderp/Anhanguera Medicine Course aims to graduate physicians capable of working in line with the principles of the Unified Health System (SUS). In order to achieve this, fifth and sixth year students partake in practical activities at all three levels of health care and in different settings in Mato Grosso do Sul. The Regional Supervised Internship was designed to allow sixth year students this work experience opportunity in some towns in the State. The students send weekly reports, via the Nead system, in which they describe their activities, demonstrate their theoretical and practical knowledge, present self-assessments as per the Learning Plan, organise theoretical activities and develop critical reviews of the internship. These reports are filed on the Nead system. Searches were made for content relative to such accounts and reviews in order to construct the student's vision of this learning opportunity beyond the university walls.
  • Papel do preceptor da atenção primária em saúde na formação da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco: um termo de referência Relato De Experiência

    Barreto, Vitor Hugo Lima; Monteiro, Regina Onezifora da Silva; Magalhães, Gustavo Sérgio de Godoy; Almeida, Rodrigo Cariri Chalegre de; Souza, Lara Neves

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste artigo é apresentar uma orientação teórica e prática aos preceptores da atenção primária à saúde vinculados à Universidade Federal de Pernambuco. Pressupõe a atenção primária à saúde como um cenário de prática para estudantes de diferentes graduações e pós-graduações com características próprias. Aborda aspectos importantes do processo ensino-aprendizagem no ambiente comunitário, articulando os diferentes atores deste, entre os quais o conceito de conhecimento na atenção primária; a relação preceptor-estudante; a correlação teoria e prática; a avaliação processual; o ensino e a pesquisa no trabalho; a inserção político-social da aprendizagem; a interdisciplinaridade; o trabalho em equipe e a interinstitucionalidade na integração ensino-serviço. Por fim, propõe a reintegração do espaço da educação, da pesquisa e do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to present a theoretical and practical guideline to primary health care preceptors connected to the Pernambuco Federal University. Primary health care is presumed as a practical setting for students of different undergraduate and graduate courses, with their own characteristics. Important aspects of the teaching-learning process in the community are addressed, including the concept of knowledge in primary care; the preceptor-student relationship; theory-practice correlation; procedural assessment; education and research at work; socio-political context of learning; interdisciplinarity; teamwork and cross-institutional service-learning integration. Finally, it proposes the reintegration of the learning, research and work space.
  • Onde a morte se compraz em auxiliar a vida: a trajetória da disciplina de Anatomia Humana no currículo médico da primeira faculdade oficial de medicina de São Paulo - o período de Renato Locchi (1937-1955) Teses

    Tavano, Patricia Teixeira

    Resumo em Português:

    Considerada ponto de convergência entre uma medicina mais mística e uma medicina mais objetiva, a Anatomia e a dissecação traçam uma trajetória sócio-histórica de proximidade com a profissão médica, constituindo parte da racionalidade profissional, justificando-se sua constância nos currículos médicos pela imprescindibilidade de conhecer o corpo-máquina humano para a plena execução das atividades profissionais. Esta dissertação visa caracterizar a Anatomia Humana como disciplina no contexto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no período de cátedra de Renato Locchi (19371955). Propõe-se a distinguir as características iniciais da constituição da Anatomia Humana enquanto disciplina nesta instituição; determinar seu espaço de legitimidade curricular; estabelecer seus elementos constitutivos diante da documentação analisada; e discutir possíveis permanências e rupturas na disciplina empreendida por Renato Locchi. Utilizamos como base as teorias da construção sócio-histórica das disciplinas escolares, notadamente as discussões de André Chervel e Ivor Goodson, de onde elencamos os elementos constitutivos de uma disciplina, categorias que utilizamos como base para a análise da documentação resgatada nos acervos do Museu de Anatomia Humana "Alfonso Bovero" do ICB/USP, do Museu Histórico "Carlos da Silva Lacaz" e da Assessoria Técnica Acadêmica, ambos da FMUSP. Tendo como base a análise de fontes primárias, traçamos uma disciplina com forte retórica legitimadora empreendida por Renato Locchi, que distingue o espaço-tempo da cadeira em duas vertentes: a anatomia como campo de pesquisa e a anatomia escolar, esta composta por seleções históricas mediadas pela primeira. Aliado às suas ações de ocupação dos espaços institucionais e modificações na cátedra que consolidaram espaços e tempos para as disputas internas oriundas das subculturas disciplinares emergentes, organizando os saberes e indivíduos em uma comunidade representativa, reforçando e criando tradições, elevando ao ápice o paradigma dissecatório como método, atividade e avaliação, Renato Locchi constrói a disciplina de Anatomia na acepção estrita do conceito.
  • "Fundamentos teóricos para a reflexão ética no ensino da área de saúde" Resenha

    Aragão, Júlio
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