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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 36, Número: 1 Suplemento 1, Publicado: 2012
  • Pró-Saúde e PET-Saúde: a construção da política brasileira de reorientação da formação profissional em saúde Editorial

    Haddad, Ana Estela; Brenelli, Sigisfredo Luiz; Cury, Geraldo Cunha; Puccini, Rosana Fiorini; Martins, Milton de Arruda; Ferreira, José Roberto; Campos, Francisco Eduardo de
  • Um estudo com egressos do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 1982-2005 Pesquisa

    Câmara, Ana Maria Chagas Sette; Santos, Lucíola Licínio de Castro Paixão

    Resumo em Português:

    Estudo com egressos do curso de graduação em Fisioterapia da UFMG entre 1982 e 2005. Analisou-se a percepção dos egressos sobre o curso, bem como de seus percursos profissionais e as relações que podem ser estabelecidas entre ambos. Foi realizado um estudo transversal com questionário autoaplicável em egressos selecionados pelo método de amostragem estratificada, abordando os seguintes aspectos: identificação e contatos; estudos após a graduação; atividades profissionais; mercado de trabalho; avaliação do curso de graduação. Estudos no campo da sociologia das profissões e na área de currículo fundamentam este trabalho e constituem a referência para a análise dos dados. Segundo os resultados obtidos, o curso não só alcançou seu objetivo inicial de atender à demanda de formar profissionais para atuar na reabilitação, como teve importante participação na construção da identidade da profissão em Minas Gerais, tendo impacto na representação interna e externa ao grupo, ampliando e delimitando fronteiras do campo de atuação. Constata-se que é um curso de práticas pedagógicas tradicionais, com inserção tardia nos cenários de prática. Os dados mostram, ainda, que o egresso está inserido no mercado de trabalho, satisfeito com sua atividade profissional e reconhece que introduz novas técnicas e formas de atuação no mercado de trabalho. Praticamente todos os egressos estão em atividades relacionadas com a fisioterapia e avaliam que vale a pena ser fisioterapeuta. Os dados sugerem também que as possibilidades de trabalho para os graduados em Fisioterapia pela UFMG são bastante amplas.

    Resumo em Inglês:

    This was a study on alumni from the undergraduate course in physical therapy at the Federal University in Minas Gerais (UFMG) from 1982 to 2005. The study analyzed graduates' perceptions of the course, as well as their professional careers and the relations between the two. A cross-sectional study was conducted with a questionnaire answered by selected alumni, using a stratified sampling method and covering the following: personal identification and contact information; graduate studies; professional activities; work market; and evaluation of the undergraduate course. Research in the field of sociology of the professions and the curriculum provided the basis for this study and the reference for the data analysis. According to the findings, the course not only achieved its initial objective of meeting the demand for training professionals to work in rehabilitation, but made an important contribution to the establishment of the profession's identity in the State of Minas Gerais, with an impact on the group's internal and external representation, expanding and demarcating borders in its field of activity. The course involves traditional teaching practices, with late inclusion in physical therapy practice settings. The data further show that the alumni are participating in their work market and satisfied with their professional activity, besides recognizing that the course introduced new techniques and ways of acting in the work market. Virtually all of the alumni are involved in activities related to physical therapy and believe it is worthwhile to be a physical therapist. The data also suggest ample work possibilities for graduates of the UFMG School of Physical Therapy.
  • Educação e saúde: territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais Pesquisa

    Lopes, Roseli Esquerdo; Malfitano, Ana Paula Serrata; Palma, Ariane Machado; Furlan, Paula Giovana; Brito, Eni Marçal de

    Resumo em Português:

    Este trabalho integra a pesquisa "Ações Básicas de Saúde e a Construção do SUS: Cidadania, Direitos e Políticas Públicas", que questiona, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, a Estratégia de Saúde da Família. Discute-se a inclusão/exclusão na Atenção Básica de demandas comunitárias e daquelas referentes a problemáticas não tradicionalmente acolhidas pela saúde, como das pessoas com deficiência ou portadoras de transtorno mental, enfocando-se a ação dos agentes comunitários de saúde (ACS). Destaca-se o papel da formação dos estudantes e a possibilidade de potencializar a integração ensino-serviço para as demandas desses grupos populacionais. Trabalhou-se com três experiências, nas cidades de São Paulo e de São Carlos (SP), buscando definir estratégias para a sensibilização e formação dos ACS para lidar com demandas trazidas pela comunidade. O envolvimento real com a comunidade e a sensibilização/capacitação do ACS acerca das necessidades de grupos populacionais específicos e das demandas sociais para além da saúde básica são estratégias fundamentais para efetivar a noção de responsabilidade territorial em saúde e a real universalização da atenção.

    Resumo em Inglês:

    This study is part of a larger research project on "Primary Care and the Construction of the Unified National Health System: Citizenship, Rights, and Public Policies", which takes a socio-historical perspective to question the Family Health Strategy. The article discusses the inclusion/exclusion of Primary Care for community demands and those related to issues not traditionally covered by health, such as persons with disabilities or mental disorders, with a focus on action by community health workers (CHWs). The study highlights the role of student training and the possibility of strengthening the integration between teaching and services for the demands by these population groups. Three experiences were analyzed in the cities of São Paulo and São Carlos, seeking to define strategies for awareness-raising and training of CHWs to deal with community demands. Real involvement with the community and awareness-raising and training of CHWs concerning the needs of specific population groups and social demands beyond basic health needs are fundamental strategies for implementing the notion of territorial responsibility in health and genuinely universal care.
  • Resolubilidade da estratégia saúde da família e unidades básicas de saúde tradicionais: contribuições do Pet-Saúde Pesquisa

    Nunes, Altacílio Aparecido; Caccia-Bava, Maria do Carmo G. G.; Bistafa, Maria José; Pereira, Luciana Cisoto Ribeiro; Watanabe, Marlívia C.; Santos, Vânia; Domingos, Nélio Augusto Mesquita

    Resumo em Português:

    O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) materializa uma política indutora de novas relações entre instituições de ensino de nível superior e a rede assistencial à saúde. A Universidade de São Paulo - Campus de Ribeirão Preto e a Secretaria de Saúde do município, selecionadas pelo PET-Saúde/2009, avaliaram a resolubilidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), como forma de contribuir para a qualificação da Atenção Básica. Foi realizado um estudo transversal em 13 Unidades de Saúde (oito ESF e cinco UBS), com a participação de 216 alunos dos cursos da área da saúde, 30 preceptores (profissionais) da rede pública de saúde e cinco tutores (docentes). Foram coletados dados de 12.494 atendimentos, sendo 7.129 (58,9%) em ESF e 4.963 (41,1%) em UBS, compostos por 4.059 (33,6%) pessoas do sexo masculino e 8.035 (66,4%) do feminino.As UBS referenciaram mais pacientes do que as Unidades de ESF (OR = 1,67; IC 95% 1,46 - 1,90; [p < 0,05]). As especialidades com maior demanda por encaminhamentos foram oftalmologia, cardiologia e ortopedia. A ESF apresenta-se como modelo assistencial com maior resolubilidade, e o PET-Saúde é uma iniciativa importante, considerando-se que estimula a ampliação desse modelo.

    Resumo em Inglês:

    The Educational Program for Health Work (PET-Saúde) implements a policy to induce new relations between institutions of higher learning and the healthcare network. The University of São Paulo (Ribeirão Preto Campus) and the Ribeirão Preto Municipal Health Department, selected by PET-Saúde/2009, evaluated the case-resolving capacity of Primary Care Units (PC) and Family Health Strategy Units (FHS), as a contribution to upgrading primary care. A cross-sectional study was conducted in 13 health units (eight FHS and five PC), with participation by 216 students from various health fields, 30 preceptors (professionals) from the public health system, and five tutors (faculty members). Data were collected from 12,494 patient consultations, of which 7.129 (58.9%) were in FHS units and 4.963 (41.1%) in traditional PC units, consisting of 4,059 (33.6%) males and 8.035 (66.4%) females. The PC units referred more patients than the FHS units (OR = 1.67; 95%CI 1.46-1.90; [p < 0.05]). The specialties with the heaviest demand for referrals were ophthalmology, cardiology, and orthopedic. As a healthcare mode, the FHS units showed greater case-resolving capacity, and PET-Saúde appeared to be an important initiative, considering that it encourages this model's expansion.
  • Avaliação da inserção do estudante na Unidade Básica de Saúde: visão do usuário Pesquisa

    Almeida, Francisca Claudia Monteiro; Maciel, Ana Paula Pessoa; Bastos, Aline Ramos; Barros, Fernando Colares; Ibiapina, Juliana Ribeiro; Souza, Silézia Maria Franklin de; Araújo, Dayane Pessoa de

    Resumo em Português:

    Este trabalho avaliou, na perspectiva dos usuários, a inserção do estudante de graduação na atenção básica. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório-descritivo quali-quantitativo em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Fortaleza, Ceará, entre 2009 e 2010. Entrevistaram-se usuários da unidade mediante instrumento estruturado com questões objetivas e discursivas. As respostas às questões discursivas foram investigadas seguindo a técnica de análise de conteúdo e tabuladas quanto à sua frequência nos discursos. Setenta e oito usuários foram abordados, dos quais 51 (65,4%) tinham conhecimento da presença de estudantes na UBS (em atendimento, atividades de educação ou visitas domiciliares) e, por isso, foram entrevistados. Desses 51, 96,1% considera importante a UBS funcionar como campo de estágio; 98,0% referiu que a atuação do acadêmico contribui para a melhoria da atenção à saúde; e 98,0% avaliou o estágio como uma atividade importante para a formação profissional dos alunos; 49,0% dos entrevistados já haviam sido atendidos ou acompanhados por acadêmicos, dentre os quais 96,0% declarou que se sentia confortável com a presença e o serviço dos estudantes. Constatou-se que, na perspectiva dos usuários, a contribuição da inserção dos acadêmicos na UBS é positiva.

    Resumo em Inglês:

    This study adopted the perspective of services users to evaluate participation by undergraduate students in primary care. A qualitative and quantitative exploratory and descriptive study was conducted in a primary care unit in Fortaleza, Ceará State, in 2009 and 2010. Users of the primary care unit were interviewed with a structured questionnaire containing closed and open-ended questions. Answers to the discursive questions were investigated with the content analysis technique and tabulated according to their frequency. Seventy-eight users were approached, of whom 51 (65.4%) were aware of the presence of students in the primary care unit (in patient care, educational activities, or home visits), and these 51 were thus interviewed. Of these, 96.1% felt it was important for the primary care unit to act as a training facility; 98.0% reported that students' participation contributed to the improvement of healthcare; 98.0% considered this an important activity for the students' professional training; 49.0% of the interviewees had been treated or accompanied by students, among whom 96.0% stated that they felt comfortable with the students' presence and work. From the users' perspective, students' participation made a positive contribution to the primary care unit.
  • Percepção do processo saúde-doença: significados e valores da educação em saúde Pesquisa

    Câmara, Ana Maria Chagas Sette; Melo, Vinícius Lins Costa; Gomes, Maria Gabriela Pimentel; Pena, Bruna Calado; Silva, Ana Paula da; Oliveira, Kênia Marice de; Moraes, Ana Paula de Sousa; Coelho, Gabriella Rodrigues; Victorino, Luciana Ribeiro

    Resumo em Português:

    A relevância sociológica do estudo das representações sociais do processo saúde-doença está no fato de que elas fundamentam práticas e atitudes dos seus atores, assim como as relações que eles estabelecem com o seu contexto social e com aquilo que lhes acontece. O problema dessa pesquisa consiste em conhecer as representações sociais do processo saúde-doença dos profissionais do PSF, considerando que esse conhecimento pode ser fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde. A abordagem metodológica desta pesquisa foi qualitativa, tendo por base as representações sociais dos profissionais de apoio e das equipes de saúde da família do Centro de Saúde Milionários, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para a coleta de dados, foi utilizada entrevista individual semi-estruturada abordando os seguintes aspectos: processo saúde-doença; educação em saúde; e barreiras ou dificuldades para prescrição/adoção de hábitos saudáveis. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, a partir das categorias: dimensões do processo saúde-doença; barreiras ou dificuldades para adoção de hábitos saudáveis; e significados e valores da educação em saúde. Os dados apontam que há necessidade de modificações conceituais na formação permanente desses profissionais e da inclusão do enfoque coletivo, abordando o conceito ampliado de saúde com seus determinantes sociais e contextuais. Faz-se necessária também a busca de novas metodologias de educação em saúde, para que os profissionais do PSF possam ir além da informação e consigam a ressignificação dos conceitos do processo saúde-doença, podendo de fato estabelecer novas práticas e novos processos de trabalho em saúde.

    Resumo em Inglês:

    The sociological relevance of social representations of the health-disease process lies in the fact that they underlie the various participants' practices and attitudes, as well as the relations they establish with their social context and the health events that affect them. This study focused on social representations of the health-disease process among health workers in the Family Health Program, assuming that such knowledge is essential for developing health education practices. The study adopted a qualitative methodological approach, based on social representations by support staff and family health teams at the Milionários Health Center in Belo Horizonte, Minas Gerais State. Data collection used a semi-structured individual interview on the following issues: health-disease process; health education; and barriers or difficulties in prescribing/adopting healthy habits. The data were submitted to content analysis, based on the following categories: dimensions of the health-disease process; barriers or difficulties in adopting healthy habits; and meanings and values in health education. The data point to the need for conceptual changes in continuing training of these health workers and the inclusion of a collective focus, approaching the expanded concept of health and its social and contextual determinants. There is also a need for new methodologies for health workers in the Family Health Program to extend beyond information and redefine concepts in the health-disease process, establishing new practices and processes in health work.
  • A avaliação do desenvolvimento infantil: um desafio interdisciplinar Pesquisa

    Alvim, Cristina Gonçalves; Guimarães, Fabiano Gonçalves; Meinberg, Niriana Lara Santos; Aguiar, Larissa Tavares; Caetano, Lívia Cristina Guimarães; Carrusca, Loyane Cabral; Caetano, Luciana Machado; Labanca, Ludimila; Fonseca, Nathália de Magalhães; Paulo, Rafael Antônio Madeira; Tagliaferri, Thaysa Leite; Oliveira Junior, Haliton Alves de; Alves, Alex Christian da Silva; Sousa, Aline Zocrato Alves de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar o desenvolvimento de crianças de 2 meses a 2 anos de idade por meio da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), no contexto do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). MÉTODO: Estudo transversal realizado com 122 crianças, com idades entre 2 meses e 2 anos, da área de abrangência do Centro de Saúde São Bernardo (CSSB) - Belo Horizonte (MG), em 2009. Os dados relativos ao desenvolvimento foram obtidos através da aplicação de dois questionários: AIDPI e Caderneta de Saúde da Criança (CSC). Foram comparadas as classificações do desenvolvimento pela AIDPI e pela CSC, a associação entre atraso do desenvolvimento e as variáveis estudadas. RESULTADOS: As características com maior frequência na população estudada foram a baixa escolaridade das mães (62,1%), seguida de parentes com deficiência mental (71,3%) e problemas na gestação (71,3%). A AIDPI evidenciou que 61,5% da população estudada encontra-se normal com fator de risco, 16,4% normal sem fator de risco, 11,5% com possível atraso e 10,7% com provável atraso do desenvolvimento infantil. A concordância observada entre a classificação da AIDPI e da CSC foi de 0,34, coeficiente Kappa igual a - 0,12 (p = 0,98). Não houve associação estatisticamente significativa entre as variáveis analisadas (frequenta creches; convívio com problemas emocionais; escolaridade da mãe; idade gestacional; e peso ao nascer) e atraso possível/provável do desenvolvimento identificado pela AIDPI. CONCLUSÃO: O PET-Saúde, como proposta de integração da educação pelo trabalho, permitiu uma oportunidade de convivência e troca de experiências entre alunos e profissionais de diferentes áreas de atuação, trabalhando em um projeto comum.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: The aim of this study was to evaluate early childhood development, from two months to two years of age, based on Integrated Management of Childhood Illness, IMCI (or AIDPI in Portuguese) in the context of the Educational Program for Health Work (PET-Saúde). METHODS: A cross-sectional study was conducted with 122 children two months to two years of age from the coverage area of the São Bernardo Health Center in Belo Horizonte, Minas Gerais State, in 2009. Data on the children´s development were obtained using two questionnaires: IMCI and the Children's Health Booklet (CSC in Portuguese). Early childhood development according to the IMCI classification was compared to the results with CSC. The authors also investigated potential associations between independent variables and developmental delay. RESULTS: The most frequent characteristics in the study population were low maternal schooling (62.1%), followed by relatives with mental disability (71.3%), and problems during the pregnancy (71.3%). Based on the IMCI classification, 61.5% of the study population was normal with some risk factor, 16.4% normal without any risk factor, 11.5% with possible delay, and 10.7% with probable childhood developmental delay. Agreement between the IMCI and CSC classifications was 0.34, kappa index - 0.12 (p = 0.98). There was no statistically significant association between the variables (daycare attendance; contact with emotional problems; maternal schooling; gestational age; and birth weight) and possible or probable early childhood developmental delay according to the IMCI classification. CONCLUSION: PET-Saúde, as a proposal for integration between education and work, provided an opportunity for contact and exchange of experiences between students and health professionals from various fields, working in a common project.
  • As ações do serviço de saúde voltadas para o âmbito individual e pouco coletivo Pesquisa

    Costa, Maria Cristina Guimarães da; Ramalhão, Chrystinie de Lourdes; Pettersen, Amanda de Gouvêa; Pio, Julio Augusto Trindade; Berbare, Sarah; Melo, Vanessa Ferreira Amorim de; Crempe, Yuri Bonicelii

    Resumo em Português:

    Este estudo avalia a compreensão sobre o modelo de atenção básica nas ações de saúde. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, desenvolvida em Unidades de Saúde da Família (USFs) de Marília, com amostra composta por profissionais de saúde, usuários e estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos nas unidades. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Pôde-se observar que, independentemente da categoria entrevistada e da área onde se encontra a USF, a compreensão dos entrevistados sobre o modelo de atenção é o modelo médico-assistencial privatista, que reflete o predomínio das ações curativas em uma relação individualista, operada diretamente pelo médico e oferecida na demanda espontânea, não sendo exclusiva do setor privado. Foi proposto utilizar o espaço de grupos organizados para educação em saúde, em que trabalhadores e usuários são participantes para uma interação com as necessidades da comunidade e participação ativa dos usuários no planejamento do serviço, além de investimento nas ações de promoção e prevenção, o que causaria adesão da população e geraria credibilidade no modelo não médico-centrado.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluates the understanding of the primary healthcare model. This was an exploratory qualitative study conducted in Family Health Units in Marília, São Paulo, with a sample consisting of health workers, users, and medical and nursing students at the health units. The data were collected with semi-structured interviews and submitted to content analysis (thematic modality). Regardless of the interview category and area where the family health unit was located, the interviewees' understanding of the healthcare model was the private medical care model, which reflects the predominance of curative actions in an individualist relationship, operated directly by the physician and offered according to spontaneous demand, not exclusive to the private sector. The proposal here was to use organized groups as a space for health education in which health workers and users are participants in interaction between the community's needs and active participation by users in planning the service, in addition to investment in health promotion and prevention, intended to foster adherence by the population and generating credibility in a non-doctor-centered model.
  • Ensino na comunidade e inteligência coletiva: partilhando saberes com o WIKI Pesquisa

    Cyrino, Antonio Pithon; Amaral, Viviany Menossi do; Espósito, Ana Cláudia Cavalcante; Garcia, Vera Lúcia; Cyrino, Eliana Goldfarb; Zornoff, Denise de Cássia Moreira

    Resumo em Português:

    As novas tecnologias de informação e comunicação têm permitido a produção de inovações no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Neste estudo de intervenção e pesquisa em disciplina de ensino em comunidade da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp (FMB-Unesp), procura-se explorar tais possibilidades mediante o envolvimento de alunos, professores e membros da própria comunidade. Para tanto, desenvolveu-se uma página Wiki, com informações produzidas pelos alunos a respeito de um bairro da cidade de Botucatu, com o objetivo de criar um ambiente de troca, interação, cooperação e produção compartilhada de conhecimentos entre esses sujeitos. Um grupo de jovens dessa comunidade recebeu treinamento no uso do Wiki, o que lhes permitiu incluir na página informações novas sobre o território. A análise mostra que na produção textual desses jovens ganhou destaque alguns elementos significativos de seu cotidiano. A presença de um professor tutor na comunidade foi essencial para o êxito do processo. Os resultados alcançados apontam a viabilidade e potencialidade do uso do Wiki como ferramenta de inteligência coletiva, por permitir a troca de saberes entre alunos e comunidade, valorizando toda forma de conhecimento e a expressão das singularidades.

    Resumo em Inglês:

    New information and communication technologies have allowed the production of innovations in the teaching-learning process in higher learning. The aim of this intervention study in the course on community teaching at the Botucatu School of Medicine (FMB-Unesp) is to explore such possibilities through participation by students, faculty, and community members. A Wiki page was developed for this purpose, with information produced by the students on a neighborhood in the city of Botucatu, aimed at creating a setting for exchange, interaction, cooperation, and shared production of knowledge among these actors. A group of young people in this community received training on the use of Wiki, which allowed them to upload new information on the neighborhood on the page. The analysis shows that the text produced by these youth highlights several significant elements from their daily reality. The presence of a professor/tutor in the community was essential to the project's success. The results point to the feasibility and potential of Wiki as a collective intelligence tool, allowing exchange of knowledge between students and the community, valuing all forms of knowledge and the expression of unique characteristics.
  • Autonomia do cuidado: interlocução afetivo-sexual com adolescentes no PET-Saúde Pesquisa

    Baumfeld, Tiago Soares; Sá, Raphael Botelho; Santos, Daniela Fernanda de Almeida; Monteiro, Otávio Montovanelli; Ferreira, Mariana Benzaquen; Silva, Edith Márcia Valadares; Raymundo, Mário Augusto; Queiroz, Anderson Melo; Bonolo, Palmira de Fátima

    Resumo em Português:

    Realizou-se, dentro do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma pesquisa-ação em conjunto com o Centro de Saúde e a Escola Municipal de Glaura, um dos distritos de Ouro Preto/MG, reunindo 123 alunos, entre 11 e 19 anos de idade, que participaram de encontros semanais de abril de 2009 a março de 2010. O projeto visava à integração entre ensino e serviço de saúde, ao desenvolvimento da autonomia do cuidado, à construção de vínculos e ao intercâmbio de conhecimento com os adolescentes. Pautou-se na horizontalidade das relações entre os monitores, o preceptor, a tutora e os adolescentes, sob a óptica da visão freiriana de educação popular. Foram realizadas dinâmicas, encenações cômicas e quizzes, tendo a sexualidade como tema principal. Posteriormente, estimulou-se a confecção de ferramentas multiplicadoras pelos adolescentes, como vídeos e peças de teatro, tornando-os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Este artigo serve como parâmetro para avaliação qualitativa da eficácia do PET-Saúde, além de discutir a relevância do programa para a formação médica, especialmente no que tange as habilidades dos profissionais de saúde para fornecer orientação afetivo-sexual aos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    An action-based research project was conducted under the Educational Program for Health Work, through collaboration between the Health Center and the Municipal Public School in Glaura, a township in Ouro Preto, Minas Gerais State, including 123 students from 11 to 19 years of age who participated in weekly meetings from April 2009 to March 2010. The project aimed at integration between teaching and the health service, the development of self-reliant care, establishment of ties, and exchange of knowledge with the adolescents. The project was premised on equitable relations between the monitors, preceptor, tutor, and adolescents, from the perspective of popular education (Paulo Freire). The methodology included group dynamics, humorous play-acting, and quizzes, with sexuality as the central theme. The adolescents were later encouraged to make tools for multiplying the project, like videos and theater skits, thereby making them protagonists in the teaching-learning process. The article serves as a parameter for qualitative evaluation of the Educational Program for Health Work, in addition to discussing the program's relevance for medical training, especially in relation to health professionals' skills in providing affective and sexual orientation to adolescents.
  • Projeto conviver: estímulo à convivência entre idosos do Catete, Ouro Preto, MG Relato De Experiência

    Andrade, Thiago Pereira; Mendonça, Bernardo Pinto Coelho Keuffer; Lima, Débora Camargos de; Alfenas, Ivanilde do Carmo; Bonolo, Palmira de Fátima

    Resumo em Português:

    Os grupos de convivência para idosos contribuem para a promoção do envelhecimento ativo e a preservação das capacidades e do potencial do indivíduo nessa fase. Desse modo, criou-se o Projeto Conviver, direcionado, principalmente, para a população idosa da comunidade do Catete (bairro de Santo Antônio do Leite, Distrito de Ouro Preto), na qual foram observados relatos relevantes de tristeza, ansiedade e depressão descritos por profissionais de saúde da região. O grupo buscou interferir positivamente no bem-estar mental de seus participantes, por meio de oficinas que valorizaram o convívio e promoveram o envelhecimento ativo. Ao final do projeto, foi realizada uma avaliação na qual cada participante relatou a interferência dos grupos operativos em suas vidas. Com o trabalho, criou-se um forte vínculo entre os integrantes do Projeto Conviver; promoveu-se um intercâmbio de conhecimentos; houve a adoção pela comunidade de hábitos de vida mais saudáveis; e houve aproximação dos acadêmicos aos cenários de prática de promoção da saúde. Os resultados obtidos demonstram que, de fato, os grupos operativos promovem o bem-estar dos idosos, estimulando a socialização a partir da convivência de seus integrantes.

    Resumo em Inglês:

    Socialization groups for the elderly help foster active aging and preservation of the individual's capacities and potential in this phase of life. The "Conviver" project was thus created, targeting mainly the elderly population in the community of Catete (a neighborhood of Santo Antônio do Leite, a township in Ouro Preto, Minas Gerais State), where health workers reported cases of sadness, anxiety, and depression among the elders. The group sought to intervene positively in the participants' mental well-being, through workshops that valued socialization and fostered active aging. An evaluation was performed at the end of the project in which participants described the operative groups' impact on their lives. The project created a strong bond among members of the "Conviver" project , besides fostering exchange of knowledge and the community's adoption of healthier habits and closer participation by students in a health promotion setting. The results show that the operative groups promote the elders' well-being by fostering their socialization.
  • Programa de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas: oficina sobre sexualidade Relato De Experiência

    Sousa Neto, Ariel; Souza, Tássia Milenna Oliveira de; Rissato, Ulysses Pavan; Souza, Priscila Morais Galvão; Brito, Paula Vieira Nunes; Dytz, Jane Lynn Garrison

    Resumo em Português:

    Este artigo relata uma experiência de educação em saúde sobre sexualidade, conduzida por monitores do PET-Saúde, da Universidade de Brasília, do subgrupo de Planejamento Familiar. As oficinas foram realizadas com adolescentes de escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Ceres e Santa Isabel, em Goiás. Foram abordadas questões sobre sexualidade; gravidez; métodos anticoncepcionais; doenças sexualmente transmissíveis. Os alunos, divididos em grupos, formularam as perguntas anonimamente e as responderam, por sorteio. Os monitores coordenaram as atividades, orientaram os alunos na elaboração das respostas e simularam o uso de métodos contraceptivos (preservativos masculino e feminino). A experiência evidenciou a importância do desenvolvimento de uma ação crítica, reflexiva e participativa para a promoção da saúde dos adolescentes, abordando-se o tema sexualidade dentro da realidade local. A intenção do trabalho foi estabelecer um meio eficaz e criativo de abordagem dessa temática no âmbito escolar em conjunto com o serviço de atenção básica desses municípios, favorecendo a integração ensino-serviço-comunidade, que é um dos objetivos principais do programa PET-Saúde.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on an experience in health education on sexuality led by monitors from the Educational Program for Health Work from the University of Brasília, belonging to the Family Planning subgroup. The workshops included teenagers from public elementary and secondary schools in the municipalities of Ceres and Santa Isabel, Goiás State. The workshops discussed issues on sexuality, pregnancy, contraceptive methods, and sexually transmitted diseases. The students, divided into groups, prepared the questions anonymously and answered them by random selection. The monitors coordinated the activities, oriented the students in elaborating the answers, and simulated the use of contraceptive methods (male and female condoms). The experience showed the importance of developing critical, reflexive, and participatory action for health promotion with teenagers, approaching the theme of sexuality within the local reality. The project's goal was to establish an effective and creative means for approaching this topic within the school setting, together with the primary care service in these communities, favoring integration between teaching, health services, and the community, one of the principal objectives of the Educational Program for Health Work.
  • Ensino e pesquisa na estratégia de saúde da família: o PET-Saúde da FMB/Unesp Relato De Experiência

    Cyrino, Eliana Goldfarb; Cyrino, Antonio de Pádua Pithon; Prearo, Alice Yamashita; Popim, Regina Célia; Simonetti, Janete Pessuto; Boas, Paulo José Fortes Villas; Hashimoto, Miriam; Patrício, Karina Pavão; Romanholi, Renata Maria Zanardo; Manoel, Cássia Marisa; Hokama, Paula de Oliveira Montandon

    Resumo em Português:

    Tendo como princípios orientadores a integralidade e a humanização do cuidado, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) - Unesp busca reorientar a formação dos profissionais de saúde com o desenvolvimento de pesquisas e educação permanente na Estratégia de Saúde da Família. Este artigo analisa o primeiro ano do PET-Saúde desenvolvido na FMB e Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu (SP). Foram selecionados como temas de investigação: saúde bucal de gestante, criança e idoso; imunização do adolescente; saúde do adulto e do idoso; e saúde e meio ambiente. Realizaram-se oficinas com a metodologia da problematização, produzindo-se modelos de intervenção nos quais alunos, docentes e profissionais de saúde dos serviços locais de saúde são protagonistas. O programa é um desdobramento da disciplina Interação Universidade, Serviço e Comunidade, ministrada de modo integrado aos cursos de Medicina e Enfermagem. Há resistências no interior da universidade, reconhecendo-se a desvalorização da prática clínica extra-hospitalar e na Atenção Básica. Nesse processo, o PET-Saúde vem fortalecer a prática acadêmica que interliga a universidade, em suas atividades de ensino, pesquisa, serviço e extensão, com demandas da sociedade, de forma partilhada.

    Resumo em Inglês:

    Comprehensive and humanized care provides the underlying principles for the Botucatu School of Medicine (FMB/UNESP) in reorienting health professionals' training with the development of research and continuing education in the Family Health Strategy. This article analyzed the first year in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) developed by the School of Medicine and the Botucatu Municipal Health Department. The following research themes were selected: oral health in pregnant women, children, and the elderly; immunization in adolescents; health of adults and the elderly; and health and the environment. Workshops were held on the problem-solving methodology, producing intervention models in which students, faculty, and health professionals from local health services were the protagonists. The program is a spin-off of the course on Interaction between the University, Health Services, and the Community, given jointly to the courses in medicine and nursing. There is resistance inside the university, recognizing the devaluation of outpatient clinical practice and primary care. In this process, the PET-Saúde program is intended to strengthen academic practice that links the university with its teaching, research, services, and extension activities to demands from society, in a shared approach.
  • Formação e pesquisa em saúde: relato de experiência na atenção primária à saúde Relato De Experiência

    Arruda, Amanda Elias; Viegas, Cari na Souza; Alves, Cláudia Regina Lindgren; Goulart, Magda Zanon Cândido; Nunes, Maria Gilma Pimenta; Garcia, Jaciara Lagazeta; Borges, Ana Cecília de Assunção; Moreira, Fabiana Moraes; Morais, Flávia Carolina Melges de; Bragança, Lídia Lourenço Cunha; Bárbara, Milene Regina Mota Santa; Pereira, Natália Cristina Passos

    Resumo em Português:

    Inseridos numa conjuntura de reformulações de políticas públicas e de intervenções nos processos formativos, os Ministérios da Saúde e da Educação instituíram o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Relata-se o trabalho desenvolvido numa Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte, de março de 2009 a março de 2010, com foco no desenvolvimento infantil, que teve por objetivo refletir sobre as contribuições do PET-Saúde como recurso educacional para aprimorar o ensino na Atenção Primária. O trabalho consistiu numa fase exploratória, estudo piloto, coleta de dados, análise dos resultados, participação em eventos científicos, produção de artigos, grupos de capacitação e acompanhamento da rotina de trabalho dos profissionais da unidade. O programa propiciou experiências diferenciadas em um novo cenário de ensino-aprendizagem, o que tem contribuído para reestruturar os currículos dos cursos de graduação e fortalecer a relação entre serviço e ensino. Vivenciamos práticas de vigilância em saúde ricas de interlocuções interdisciplinares e com muitas possibilidades para a qualificação da Atenção Primária.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian Ministries of Health and Education established the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) as part of a set of public policy reformulations and interventions in training processes. This article reports on the work conducted by a Primary Healthcare Unit in Belo Horizonte, Minas Gerais State, from March 2009 to March 2010, with a focus on child development, aimed on reflecting on the program's contributions as an educational resource to improve teaching in Primary Care. The work consisted of an exploratory phase, pilot study, data collection, analysis of results, participation in scientific events, drafting of articles, training groups, and monitoring of the work routine by the unit's team. The program spawned experiences in a new teaching and learning scenario that has contributed to restructuring the undergraduate course curriculum and strengthening the relationship between the health service and teaching. We experienced health surveillance practices that were rich in interdisciplinary dialogue and numerous training possibilities in Primary Care.
  • O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na formação profissional Relato De Experiência

    Leite, Maisa Tavares de Souza; Rodrigues, Carlos Alberto Quintão; Mendes, Danilo Cangussu; Veloso, Noely Soares; Andrade, João Marcus Oliveira; Rios, Lorena Roseli

    Resumo em Português:

    Este estudo descreve as experiências das equipes de trabalho do PET-Saúde após sua implantação na universidade entre 2009 e 2010. Trata-se de relato de experiência retrospectivo, descritivo e inovador, por possibilitar aos estudantes e profissionais a aprendizagem significativa vivenciada no mundo do trabalho na perspectiva da interdisciplinaridade e da Educação Permanente. A prática foi desenvolvida com acompanhamento tutorial na Atenção Primária no lócus da Estratégia Saúde da Família, com vistas a contribuir com a formação dos estudantes de forma multidisciplinar. A partir dos problemas de saúde da população, sob supervisão dos preceptores, os estudantes atuaram junto às famílias, desenvolvendo a integralidade do cuidado, além da elaboração de projetos de iniciação científica com a realização de pesquisas de campo em interface com a comunidade. Analisam-se as principais potencialidades e desafios enfrentados, sinalizando a necessidade de integração entre os cursos de modo a permitir compatibilidade e flexibilidade curricular, com maior integração teórico-prática. Conclui-se que o programa, embora ainda enfrente inúmeras dificuldades na construção do SUS e da governança nas universidades públicas, tem enorme potencial transformador da realidade ensino-serviço-comunidade.

    Resumo em Inglês:

    This study describes the experience among the teams of the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) after its implementation at the university from 2009 to 2010. This is a descriptive, retrospective report of an innovative experience that allows students and faculty to enjoy a significant learning process in the world of work, from the perspective of interdisciplinary collaboration and continuing education. The practice was developed with tutorial follow-up in Primary Care with the Family Health Strategy, with a view towards contributing to multidisciplinary training of students. Based on the population's health problems, and under the supervision of preceptors, students work with the local families, developing comprehensive care and introductory science projects involving field research with a community interface. The study analyzes the program's main potentialities and challenges, highlighting the need for integration between courses in order to allow consistency and flexibility between curricula, with greater integration between theory and practice. The study concludes that despite numerous difficulties with building the Unified National Health System (SUS) and governance of public universities, the program has enormous potential for transforming the reality in the teaching, health services, and community interface.
  • Da teoria à prática da interdisciplinaridade: a experiência do Pró-Saúde Unifor e seus nove cursos de graduação Relato De Experiência

    Almeida, Magda Moura de; Morais, Rui Porto; Guimarães, Danilo Frota; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Diniz, Rita de Cassia Moura; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares

    Resumo em Português:

    A Universidade de Fortaleza e a Secretaria de Saúde do município se vincularam ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde II), fortalecendo a parceria para reorientar a formação profissional por meio dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da universidade. O projeto prioriza o desenvolvimento de ações interdisciplinares de assistência e atenção à saúde, proporcionando reforço aos Sistemas Locais Saúde-Escola nas áreas de abrangência de Centros de Saúde da Família, sensibilizando gestores e profissionais do serviço sobre a atuação interdisciplinar e implantando equipes ampliadas de saúde, buscando a educação permanente dos docentes, discentes e profissionais do serviço. Este artigo relata as ações e estratégias desenvolvidas neste contexto e produz uma reflexão acerca deste processo, mediante relato das mudanças nas estruturas curriculares nos cursos envolvidos e das atividades desenvolvidas nas unidades de saúde. Discute, ainda, aspectos que merecem ser aprofundados na interação ensino-serviço.

    Resumo em Inglês:

    The University of Fortaleza and the Fortaleza Municipal Health Department joined the National Program for Reorientation of Professional Training in Health (Pró-Saúde II), strengthening the partnership to reorient professional training through undergraduate courses at the university's Center for Health Sciences. The project prioritizes the development of interdisciplinary healthcare activities, thus reinforcing the Academic Local Health Systems in the coverage areas of the Family Health Centers, raising the awareness of policy-makers and health services staff concerning interdisciplinary action and deploying expanded health teams, seeking continuing education for faculty, students, and health services staff. This article reports on the actions and strategies developed in this context and reflects on the process by reporting the changes in the various course curricula and the activities conducted in the health units. The article further discusses issues that merit more in-depth investigation in the interface between teaching and health services.
  • Reconfigurando a interação entre ensino, serviço e comunidade Relato De Experiência

    Ferreira, Janise Braga Barros; Forster, Aldaísa Cassanho; Santos, José Sebastião dos

    Resumo em Português:

    O Conselho Municipal da Saúde (CMS) de Ribeirão Preto (SP) conduziu discussões sobre os fundamentos da reconfiguração da interação entre a gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino superior (IES), para promover a reorientação da formação profissional em saúde. Essa iniciativa local foi ao encontro das políticas indutoras nacionais, tais como o Promed, o Pró-Saúde e o PET-Saúde. O relato da experiência desse município expôs os interesses corporativos, políticos e econômicos dos agentes envolvidos. Ainda mostrou que o controle social e a cogestão foram potentes instrumentos para consolidar as instâncias democráticas de decisão, apontando o desafio de regular e avaliar o impacto dessa interação por meio de indicadores de saúde, ensino, pesquisa e deíndices de satisfação dos usuários.

    Resumo em Inglês:

    The Municipal Health Council in Ribeirão Preto, São Paulo State, conducted discussions on the principles for reshaping interaction between local management of the Unified National Health System (SUS) and institutions of higher learning in order to reorient professional training in health. This local initiative was consistent with national inductive policies such as Promed, Pró-Saúde, and PET-Saúde. The report on the experience in this city revealed the stakeholders' corporatist, political, and economic interests. It further demonstrated that social control and shared management were powerful instruments for consolidating the democratic decision-making levels, highlighting the challenge of regulating and evaluating the impact of this interaction through indicators for health, teaching, research, and user satisfaction.
  • Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial Relato De Experiência

    Peres, Cristiane Martins; Sasso, Ariane Morassi; Fabbro, Amaury Lelis Dal; Maffei, Claudia Maria Leite; Domingos, Nélio; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste relato é apresentar, dentro da proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), uma parte do projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Trata-se da estratégia de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de graduação extramuros da FMRP, que visa definir e implantar recursos tecnológicos de Aprendizado Eletrônico para apoiar atividades discentes e docentes, gestão da informação, educação continuada e segunda opinião formativa. A trajetória metodológica delineou tanto o processo de atendimento de parte das ações do eixo Cenário de Prática em Atenção Básica de saúde relativa ao processo de ampliação da rede de malha ótica, essencial para suporte às atividades de desenvolvimento do uso das TIC, quanto a abordagem qualitativa de um estudo exploratório sobre a utilização do Teleduc no primeiro ano do eixo de Atenção à Saúde da Comunidade (ASC) do curso de Medicina. Nesta investigação foram realizados dois grupos focais com aplicação de questionário estruturado a discentes e docentes.

    Resumo em Inglês:

    As part of the proposal of the National Program for Reorientation of Professional Training in Health (Pró-Saúde), this report discusses the project at the Ribeirão Preto School of Medicine, University of São Paulo (FMRP/USP). The focus is a strategy for the inclusion of information and communication technologies in extramural undergraduate training at FMRP, aimed at defining and deploying e-learning technological resources to support student and faculty activities, information management, continuing education, and formative second opinion. The methodological approach designed both the process of covering part of the actions from the Setting for Practice in Primary Healthcare pertaining to expansion of the fiber optic network, essential for supporting and developing ICT use, and the qualitative approach of an exploratory study on the use of e-learning in the first year of the Community Healthcare course in the undergraduate medical program. The study used two focus groups and a structured questionnaire for students and faculty.
  • Relato da experiência de São Carlos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Relato De Experiência

    Zem-Mascarenhas, Silvia Helena; Fabbro, Márcia Regina Cangiani; Floriano, Petterson de Jesus; Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian; Sato, Tatiana de Oliveira; Matsukura, Thelma Simões; França, Yaísa

    Resumo em Português:

    O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma importante estratégia para modificar a formação dos profissionais de saúde e qualificar a Atenção Básica. A Universidade Federal de São Carlos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, compreendendo a importância deste programa, elaborou e encaminhou o projeto, contando com representantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional. Como o foco de atuação do projeto é a Estratégia Saúde da Família, é importante integrar alunos de cursos distintos, tutores e preceptores em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco na excelência, integralidade e resolubilidade das ações para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de São Carlos. Nas Unidades de Saúde da Família estão sendo desenvolvidas atividades regulares dos alunos da graduação; ações para capacitar os preceptores vinculados à Estratégia Saúde da Família; pesquisa voltada à qualificação da Atenção Básica; revisão de protocolos adequados à Atenção Básica e às necessidades do SUS, entre outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    Resumo em Inglês:

    The Educational Program for Health Work (PET-Saúde) is an important strategy for modifying health professionals' training and upgrading primary care. The Federal University in São Carlos, São Paulo State, together with the São Carlos Municipal Health Department, realized the program's importance and thus prepared and implemented the project, including representatives from the courses in nursing, physical therapy, medicine, and occupational therapy. The project's focus is the Family Health Strategy, thus emphasizing the importance of integrating students from different courses, tutors, and preceptors in teaching, research, and extension activities, with a focus on excellence, comprehensiveness, and case-resolving capacity in the consolidation of the Unified National Health System (SUS) in São Carlos. Within the Family Health Units, the project conducts regular activities with undergraduate students, training activities for preceptors linked to the Family Health Strategy, research aimed at upgrading primary care, and review of adequate protocols for primary care and the needs of the Unified National Health System, among other teaching, research, and extension activities.
  • Educação em saúde para a prevenção do câncer cérvico-uterino Relato De Experiência

    Rodrigues, Bruna Côrtes; Carneiro, Ana Catarine Melo de Oliveira; Silva, Tábata Longo da; Solá, Ana Cláudia Nunes; Manzi, Natália de Melo; Schechtman, Noel Peixoto; Magalhães, Hugo Leonardo Gonçalves de Oliveira; Dytz, Jane Lynn Garrison

    Resumo em Português:

    Este estudo se trata do relato de uma experiência vivenciada por graduandos de Medicina e Enfermagem participantes do PET-Saúde da Universidade de Brasília, cujo objetivo foi realizar atividades de educação em saúde dentro do tema prevenção de câncer cérvico-uterino nos municípios de Ceres e Santa Isabel, Goiás. Para tanto, foram feitas diferentes ações comunicativas, tais como: confecção e distribuição de cartazes/panfletos; produção de um programa de rádio; e promoção de rodas de conversa na sala de espera das unidades básicas de saúde. Essa atividade se mostrou como uma oportunidade de compartilhar experiências e sentimentos, bem como discutir ideias e conceitos visando a construir um novo conhecimento, com contribuições do saber teórico dos acadêmicos e do saber prático das usuárias. As dúvidas e questionamentos das usuárias estavam de acordo com os apontados trazidos pela literatura, e as atividades mostraram-se uma boa forma de esclarecer as dúvidas das usuárias e aproximar sistema de saúde e população, bem como de promover a educação em saúde, especialmente no âmbito da autovalorização, da prevenção e da promoção da saúde.

    Resumo em Inglês:

    This case report describes the experience of undergraduate medical and nursing students participating in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) at the University of Brasília, the objective of which was to conduct health education activities in cervical cancer prevention in Ceres and Santa Isabel, Goiás State. The following communications activities were used: preparation and distribution of posters and leaflets; production of a radio program; and conversation groups held in the waiting rooms of primary healthcare units. This activity provided an opportunity to share experiences and feelings, as well as discussing ideas and concepts aimed at building new knowledge, with contributions from the students' academic training and the users' practical knowhow. The users' doubts and questions were consistent with those found in the literature, and the activities proved to be a good way for clearing up users' doubts and drawing the health system and the population closer, as well as promoting health education, especially in the areas of self-esteem, prevention, and health promotion.
  • Capacitação do agente comunitário de saúde na prevenção do câncer de colo uterino Relato De Experiência

    Silva, Tábata Longo da; Magalhães, Hugo Leonardo Gonçalves de Oliveira; Solá, Ana Cláudia Nunes; Rodrigues, Bruna Côrtes; Carneiro, Ana Catarine Melo de Oliveira; Schechtman, Noel Peixoto; Manzi, Natália de Melo; Dytz, Jane Lynn Garrison

    Resumo em Português:

    Atualmente, intensificam-se as discussões a respeito da educação em saúde, principalmente em relação aos agentes comunitários de saúde (ACS), para os quais a capacitação deve ser constante. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de capacitação de ACSs a respeito do tema câncer cérvico-uterino. A escolha do tema abordado baseou-se em sua relevância e na necessidade concreta dos ACSs observados, que não se sentiam empoderados com relação ao assunto. Diante disso, nove acadêmicos de Medicina e Enfermagem, monitores do PET-Saúde da Universidade de Brasília (UnB), realizaram encontros com ACSs dos municípios de Ceres e Santa Isabel (GO), com o intuito de fornecer a esses profissionais mais informações e técnicas para que a abordagem das usuárias em relação ao exame colpocitologico fosse bem-sucedida. A metodologia utilizada foi a integração entre educação bancária e educação dialógica, a fim de que elas se complementassem para alcançar melhores resultados. Foi evidenciado êxito, uma vez que os ACSs demonstraram ter assimilado o conteúdo e ter organizado os conceitos e puderam aplicá-los de forma criativa, envolvendo-se com o aprendizado e acrescentando a ele as suas vivências próprias em relação ao conhecimento aprendido.

    Resumo em Inglês:

    Recent years have witnessed increasing discussion on health education, especially for community health workers (CHWs), who should receive continuing training. The aim of this study was to report on an experience with CHWs trained in cervical cancer prevention. The choice of the theme was based on its relevance and the observed need among CHWs, who did not feel empowered to deal with it. Thus, nine undergraduate medical and nursing students, who were monitors in the PET-Saúde project at the University of Brasília (UnB), held meetings with CHWs in the municipalities (counties) of Ceres and Santa Isabel, Goiás State, Brazil, to provide them with information and techniques in order to improve the success of Pap smears for patients. The methodology used a combination of traditional and critical dialogical learning in order to achieve the best results. The training proved successful, since the CHWs assimilated the concepts and were able to apply them creatively, interacting with the learning process and enriching it with their own personal experiences.
  • Acompanhamento domiciliar de idoso de Unidade da Saúde da Família de Botucatu Relato De Experiência

    Boas, Paulo José Fortes Villas; Souza, Milena Luckesi de; Augusto, Mariana Cristina; Floripes, Tricia M. Feitosa

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Um dos projetos desenvolvidos pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp é voltado à atenção integral à saúde do idoso: Acompanhamento Domiciliar (ACO). OBJETIVOS: Realizar ACO em idosos de USF, mensurando o impacto de medidas, e descrever a percepção de acadêmicos quanto ao ACO. METODOLOGIA: A equipe era composta por um tutor, três preceptores e 12 acadêmicos. Cada aluno realizou o acompanhamento de um idoso, aplicando a Avaliação Geriátrica Ampla, com ênfase na capacidade funcional. Após cada visita, eram realizadas discussões e propostos planos terapêuticos intervencionais não medicamentosos. RESULTADOS: Avaliaram-se 15 idosos e foram acompanhados 12, com média etária de 84,3 (± 2,6) anos, sendo 75% do sexo feminino. Tinham dependência para AVD (atividades de vida diária) 67% e para AIVD (atividades instrumentais de vida diária) 85%. Durante o ACO, nenhum idoso necessitou de internação. Os acadêmicos relataram melhor compreensão do envelhecimento populacional e a adequação do ACO como forma de atenção à saúde dos idosos. CONCLUSÕES: As atividades permitiram o estabelecimento de vínculo entre a equipe. O interesse do acadêmico na atenção à saúde do idoso foi atingido. A metodologia facilitou o processo de integração ensino-serviço.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: One of the projects conducted by the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) at the Botucatu School of Medicine (Unesp) focuses on comprehensive healthcare for the elderly through homecare. OBJECTIVE: The objective was to conduct homecare for the elderly through the Family Health Unit, measuring impact and describing the medical students' perceptions of the care. METHODOLOGY: The team consisted of a tutor, three preceptors, and 12 medical students. Each student monitored one elderly patient, applying the Expanded Geriatric Assessment, with an emphasis on functional capacity. Each home visit was followed by discussions and proposals for non-pharmacological treatment plans. RESULTS: Fifteen elderly individuals were assessed, and 12 were monitored, with a mean age of 84.3 years (± 2.6), 75% of whom were women. Sixty-seven percent were dependent in their ADL (activities of daily living) and 85% for IADL (instrumental activities of daily living). None of the elderly individuals required hospitalization during the homecare. Students reported a better understanding of population aging and the appropriateness of homecare for the elderly. CONCLUSIONS: The activities allowed establishing a bond among the team and fostered students' interest in care for the elderly. The methodology facilitated integration between teaching and the health service.
  • O PET-Saúde e sua interlocução com o Pró-Saúde a partir da pesquisa: o relato dessa experiência Relato De Experiência

    Ferraz, Lucimare

    Resumo em Português:

    Este relato de experiência tem por objetivo apresentar a bem-sucedida estratégia de implementação e integração do curso de pesquisa em saúde promovido pelo Pró-Saúde no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. Participaram do curso tutores, preceptores e acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Como resultado, foi obtido o desenvolvimento de 18 projetos de pesquisa no PET-Saúde no município de Chapecó/SC no ano de 2009. Conclui-se que esta experiência reitera a iniciativa do Pró-Saúde em motivar não somente a classe acadêmica, como também os profissionais da área da saúde, para a investigação científica capaz de produzir conhecimentos essenciais para intervenção na realidade em saúde.

    Resumo em Inglês:

    This case report discusses the successful implementation and integration of the health research course conducted by Pró-Saúde in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde). Participants in the course included tutors, preceptors, and students of medicine, nursing, physical education, physical therapy, nutrition, psychology, and social work at the Chapecó Regional Community University. The experience resulted in the development of 18 research projects in PET-Saúde in the municipality of Chapecó, Santa Catarina State, in the year 2009. The article concludes that this experience reiterates the Pró-Saúde initiative to motivate not only academia, but also frontline health professionals, to conduct scientific research capable of producing essential knowledge for intervening in health reality.
  • Projetos PET-Saúde e Educando para a Saúde: construindo saberes e práticas Relato De Experiência

    Souza, Pâmela Leites de; Pereira, Celeste dos Santos; Nogueira, Maria Laura Silveira; Pereira, Denise Bermudez; Cunha, Giolana Mascarenhas da; Möler, Fabiana de Oliveira

    Resumo em Português:

    Buscando alcançar ações intersetoriais efetivas e inovadoras, o projeto Educando para a Saúde, vem envolvendo as escolas, academia e serviços de saúde locais no desafio de construir uma sólida relação entre saúde-escola. O presente relato de experiência socializa a trajetória do projeto Educando para a Saúde, uma parceria entre a Equipe de Saúde da Família (ESF) de um bairro de Pelotas - RS, a comunidade docente de duas escolas do território e acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. O objetivo é refletir o papel da ESF e dos acadêmicos do Projeto PET-Saúde na integração saúde-educação. Os temas discutidos são relacionados à educação em sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos com ênfase nas DSTs e métodos contraceptivos, prevenção, promoção e recuperação da saúde. A participação do acadêmico nas atividades de integração saúde-educação veio a acrescentar ideias, valores e conceitos, possibilitando a (re)construção das relações interpessoais, promovendo a reciclagem do processo de trabalho. Pelos laços multiprofissionais e interdisciplinares, essa parceria consiste em aprendizado mútuo, cujos frutos refletem diretamente na melhoria da assistência prestada à comunidade.

    Resumo em Inglês:

    Seeking to achieve effective and innovative inter-sector action, the Educational Program for Health Work has been involving schools, academia, and local health services in the challenge of building a solid relationship between health and schools. The current case report shares the experience with the Educating for Health project, a partnership between the Family Health Team (FHT) from a neighborhood in Pelotas, Rio Grande do Sul State, teachers from two local schools, and students from the Educational Program for Health Work (PET-Saúde). The aim was to reflect on the roles of the FHT and students from the PET-Saúde project in the integration between health and education. The themes discussed in the process relate to sex education, sexual and reproductive rights with an emphasis on sexually transmitted diseases and contraception, prevention, health promotion, and recovery/rehabilitation. Students' participation added ideas, values, and concepts, fostering the (re)construction of interpersonal relations and promoting a recycling of the work process. Based on multi-professional and interdisciplinary linkages, this partnership became a mutual learning process, the results of which are reflected directly by improvement in healthcare for the community.
  • Experiência educativa com grupos de atenção à criança em Mariana-MG Relato De Experiência

    Lopes, Fellype Rodrigues Freitas; Figueiredo, Adriana Maria de; Costa, Ana Luiza Leite; Nascimento, Gustavo Ferreira do; Silva, Lucas Leandro Araújo; Nascimento, Renato Gomes de Souza

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: A educação em saúde é o foco da experiência relatada neste trabalho que foi desenvolvido como uma das atividades de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, no âmbito do Programa de Atenção à Criança do município. OBJETIVOS: Melhorar a interatividade entre profissionais e população por meio de estratégias participativas e lúdicas envolvendo grupos de mães. MÉTODOS: Realização de dinâmicas educativas e avaliativas com os responsáveis pelas crianças e de atividades lúdicas para entretenimento das crianças que são assistidas pelo Programa, ambas pautadas na metodologia da educação popular. RESULTADOS: Os profissionais envolvidos se mostraram receptivos ao uso de novas metodologias educativas no trabalho com aqueles grupos operativos. Os participantes demonstraram interesse e interação nos encontros. As crianças se mostraram satisfeitas em ter um passatempo enquanto aguardavam a avaliação nutricional. O processo proporcionou reflexão crítica e construção de conhecimento entre os monitores e professores. CONCLUSÃO: A aproximação entre profissionais de saúde e população, historicamente pautada pela dicotomia entre o saber técnico e o saber popular, é beneficiada por ações que permitem a criação de espaços de diálogo, como os que foram desenvolvidos no grupo com o suporte da metodologia da educação popular.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: The focus of the experiment discussed here was health education, as one of the activities of a group under the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) at the Federal University in Ouro Preto (UFOP) in partnership with the Mariana Municipal Health Department, through the Municipal Childcare Program. OBJECTIVES: The objective was to improve interaction between he alth workers and the population through participatory leisure-time activities involving the children's mothers. METHODS: A literature search was conducted to enable the development of group dynamics, with support from the UFOP Educational Toy Collection. RESULTS: Group dynamics were developed, with interactive games and rounds of discussion for evaluation. CONCLUSION: Collaboration between health workers and the population, traditionally based on the dichotomy between technical expertise and grassroots knowledge, can benefit from actions that take into account the establishment of interfaces for dialogue and exchange of knowledge, such as those introduced by the group with the support of the popular education methodology.
  • O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida Relato De Experiência

    Teixeira, Simone; Lessa, Judith Kelly Abras; Xavier, Lilian Parreira Zebral; Costa, Mateus Figueredo Martins; Rabelo, Nívia Duarte Braga; Hans-Joachim, Menzel; Barreto, Aline Domingues; Silva, Ana Flávia Rodrigues da; Oliveira, Barbara Kellen Souza; Silva, Carlos Anderson Carvalho; Gomes, Fabrício Silva; Ireno, Gelmara Moraes; Braga, Isabela de Rezende; Guerra, Lorena Mara Mariz; Teixeira, Mariana Oliveira; Moreira, Pedro Henrique Vilela; Santos, Walter Júnior Lopes dos

    Resumo em Português:

    Trata-se de um de relato de experiência dos monitores bolsistas e voluntários de alguns cursos da área de saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no projeto PET-Saúde, sob supervisão de cinco preceptores e de um tutor do projeto realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cafezal. O objetivo é descrever a experiência desse grupo tutorial do PET-Saúde Cafezal na promoção de hábitos saudáveis de vida. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Primária, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da UBS Cafezal e perceberam que os aspectos mais relevantes do projeto foram o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito e ética, a observação da rotina e do funcionamento da UBS, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu-lhes um meio de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS, uma vez que, devido ao princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, são realizados diversos trabalhos em campo e desenvolvidas pesquisas com equipes multidisciplinares.

    Resumo em Inglês:

    This is an experience report of the scholarship students and volunteers of health science courses of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) who participated in the PET-Health project, under the supervision of five preceptors and one tutor. The project was carried out at the Primary Health Care Unit (PHCU) Cafezal in the city of Belo Horizonte. The objective of the project was the diffusion of healthy lifestyle concerning physical activity and nutrition. The aim of this report is the characterization of the experiences of this tutorial group. The monitors were able to experience the service routines of primary care by monitoring different activities in all sectors of the PHCU-Cafezal. The most relevant aspects of the project were multidisciplinary and interdisciplinary cooperation, in accordance with the principles of respect and ethics, the routine observation and operation of PHCU, as well as the opportunity to apply the recently acquired academic knowledge. This teaching and learning strategy enabled the students to practice the updated principles of preventive health care adopted by SUS, due to the principle of indivisibility of university extension projects, innovative teaching strategies and research.
  • PET-Saúde - medicina e educação em saúde no Programa de Saúde da Família: um relato de caso Relato De Experiência

    Esteves, Adiney Ferreira; Rodrigues, Fernando Mansano; Lorecchio, Gabriela P. L.; Oliveira, Bruna M. de Moraes; Laluna, Maria Cristina Martinez Capel

    Resumo em Português:

    A educação em saúde no Programa de Saúde da Família é uma ferramenta para a melhoria da saúde que o profissional da está utilizando cada vez mais. Dentro desse contexto, a Faculdade de Medicina de Marília, a partir de 2003, iniciou modificações para se adaptar a esta nova demanda profissional. A partir dessas mudanças, realizou-se um relato de experiência, conforme a vivência que os estudantes teveram, registrando como foram essas modificações nos quatro primeiros anos do curso de graduação em Medicina.

    Resumo em Inglês:

    Health education in the Family Health Program is increasingly used by professionals to improve healthcare. Beginning in 2009 the School of Medicine in Marília, São Paulo State, implemented changes to adapt to these new professional demands. A case report was conducted on this experience with students' reactions to changes in the first four years of their undergraduate medical training.
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