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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 36, Número: 1 Suplemento 2, Publicado: 2012
  • Pró-Saúde e PET-Saúde: experiências exitosas de integração ensino-serviço Editorial

    Ferreira, José Roberto; Haddad, Ana Estela; Brenelli, Sigisfredo Luiz; Cury, Geraldo Cunha; Puccini, Rosana Fiorini; Martins, Milton de Arruda; Campos, Francisco Eduardo
  • Relações interpessoais, equipe de trabalho e seus reflexos na atenção básica Pesquisa

    Martins, Alexandra da Rosa; Pereira, Denise Bermudez; Nogueira, Maria Laura Silveira Nogueira; Pereira, Celeste dos Santos; Schrader, Greice Schrader; Thoferhn, Maira Buss

    Resumo em Português:

    A formação e afirmação de vínculos profissionais têm por finalidade o desenvolvimento de relações interpessoais em equipes de trabalho, compreendendo a sua realidade para promover o crescimento de cada um dos profissionais individualmente e do grupo de trabalho como um todo, facilitando a resolução dos conflitos. O presente trabalho teve por objetivo resgatar as relações de trabalho em uma equipe multiprofissional para a formação de vínculos profissionais saudáveis. Foi realizada uma pesquisa convergente-assistencial, adotando-se uma abordagem construtivista de caráter qualitativo. O estudo foi feito em uma USF localizada na periferia da cidade de Pelotas - RS. Os sujeitos desse estudo foram nove profissionais, entre eles: dois médicos, três enfermeiros, três auxiliares de enfermagem e uma assistente social, que contaram ainda com dois acadêmicos da graduação em Enfermagem da UFPel. Portanto, foi possível vivenciar a experiência da Teoria dos Vínculos Profissionais, que proporcionou ao grupo momentos de reflexão a respeito da dinâmica das relações na equipe multiprofissional, permitindo com se alcançasse o objetivo desejado.

    Resumo em Inglês:

    The creation and affirmation of professional links aims to develop interpersonal relations in work teams, understanding their reality in order to foster the professionals' individual growth and that of the team as a whole, thereby facilitating conflict resolution. The current study aimed to reclaim the work relations in a multidisciplinary team in order to form healthy professional links. A convergent care study was performed using a constructivist qualitative methodology. The study was conducted in a Family Health Unit located on the periphery of the city of Pelotas, Rio Grande do Sul State, Brazil. The study subjects were nine health professionals: two physicians, three nurses, three nurse technicians, and one social worker, plus two undergraduate nursing students. It was thus possible to witness an experience with the Theory of Professional Links, providing the group with moments of reflection on the dynamics of multidisciplinary team relations and allowing the study to achieve its objective.
  • Análise da capacidade de aliar ações padronizadas e singulares na APS Pesquisa

    Silva, Rubens Cavalcanti Freire da; Barreto, Vitor Hugo Lima; Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    A política de saúde brasileira apresenta como diretrizes para a assistência à saúde as ações consideradas padronizadas, como as programáticas, e as ações singulares, como as de humanização. Na Atenção Primária à Saúde (APS), a apropriação por parte de gestores e profissionais das diferentes ações tem-se dado de forma gradual, por meiode diversas intervenções por ambas as partes. Com o objetivo de analisar a capacidade de uma Equipe de Saúde da Família (ESF), em contexto real, alcançar as metas propostas pelas ações programáticas, aliadas ao desenvolvimento de ações singulares, foi desenvolvida esta pesquisa. A partir de parâmetros assistenciais nacionais e internacionais para ações médicas na APS, foram realizadas projeções da capacidade assistencial, através de modelos de programação de resultados e do cálculo do índice de pressão assistencial (equação Stockmeier) de uma determinada ESF. As projeções foram então apresentadas à equipe em formato de grupo focal, no qualas contribuições foram analisadas qualitativamente. Assim, com os resultados da pesquisa, o presente estudo é útil no embasamento para se repensar as metas e parâmetros da APS.

    Resumo em Inglês:

    According to Brazilian health policy, the country's healthcare guidelines include what are defined as standardized actions, established according to specific program protocols, and unique actions such as humanization. In primary healthcare (PHC), the uptake of the different actions by health system managers and health professionals has occurred gradually, through distinct interventions. The current study aimed to analyze the ability of a family health team (FHT) in a real context to achieve the proposed targets for programmatic actions, combined with the development of unique actions. Based on Brazilian and international parameters for medical procedures under PHC, the study included healthcare capacity projections using models for programming results and calculating rate of care pressure (Stockmeier equation) for a given FHT. The projections were then presented to the FHT in a focus group format, in which the contributions were analyzed qualitatively. Thus, with the research results, the current study is useful for backing a revision of PHC goals and parameters.
  • Gravidez na adolescência: um desafio à promoção da saúde integral do adolescente Pesquisa

    Guanabens, Marcella Furst Gonçalves; Gomes, Alessandra Miranda; Mata, Maria Elizete da; Reis, Zilma Silveira Nogueira

    Resumo em Português:

    Para a promoção da saúde integral do adolescente, o PET-Saúde desenvolve ações integradas na comunidade do bairro São Marcos, região nordeste de Belo Horizonte, Minas Gerais. O trabalho tem por objetivo conhecer a importância da gravidez na adolescência como um problema de saúde na área de abrangência. Em um estudo observacional retrospectivo, foi realizado um levantamento do número de adolescentes entre as grávidas da área de abrangência da Unidade de Saúde São Marcos. Foram utilizadas informações do Sistema Datasus, do Ministério da Saúde, registradas entre junho de 2009 e maio de 2010. As complicações gestacionais, abortamentos e partos prematuros registrados no Sinasc/Datasus, do Ministério da Saúde, foram levantadas no ano de 2009. A prevalência de adolescentes entre as grávidas foi de 22,1%. Entre os 33 registros, 45,4% tinham 18 ou 19 anos de idade. Não houve associação entre prematuridade e gravidez na adolescência (p = 0,29) ou entre abortamentos registrados e adolescência (p = 1,0). Conclui-se que a prevalência de gestação em adolescentes na área de abrangência é preocupante, confirmando a necessidade de uma abordagem específica na prevenção de sua ocorrência nessa população.

    Resumo em Inglês:

    In order to promote comprehensive health among adolescents, the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) conducts integrated activities in the São Marcos neighborhood in northeast Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil. The current study focuses on the relevance of teenage pregnancy as a health problem in the program's coverage area. A retrospective observational study was conducted to determine the number of pregnant teenagers in the coverage area of the São Marcos Health Unit. Information was used from the Ministry of Health database (Datasus), recorded from June 2009 to May 2010. Complications of pregnancy, miscarriages, and premature deliveries recorded in Sinasc/Datasus (Ministry of Health) were tabulated for the year 2009. Among the pregnant women in the database, 22.1% were adolescents. Of the 33 records, 45.4% were 18 or 19 years of age. There was no statistical association between teenage pregnancy and prematurity (p = 0.29) or miscarriage (p = 1.0). In conclusion, the high teenage pregnancy rate in the coverage area is worrisome, confirming the need for a specific approach to its prevention in this population.
  • Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia Pesquisa

    Forte, Franklin Delano Soares; Vieira, Liza Barreto; Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes; Freitas, Claudia Helena Soares Morais; Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi compreender a concepção dos docentes da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFPB no uso do portfólio reflexivo. A adoção de novas abordagens metodológicas e consequente avaliação desses processos foram disparadas pelo Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais em Saúde (Pró-Saúde). A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os docentes. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do conteúdo. Constataram-se duas dimensões do uso do portfólio. A primeira diz respeito ao seu uso como ferramenta de reflexão e acompanhamento das vivências dos estudantes. A segunda trata do fato de que essa experiência nesses dois anos reflete a necessidade de continuação dos registros, pois é uma forma de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, além do diálogo entre professores e estudantes, oferecendo a criação de vínculo. Por fim, os docentes compreendem que é preciso o aprimoramento da aplicação do portfólio, o que tem acontecido de maneira gradual a cada semestre, contribuindo ativamente para a construção de profissionais mais reflexivos, críticos, norteando a autoavaliação e trabalhando a autonomia do estudante.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand professors' perceptions towards the use of the reflexive portfolio in the area of public health at the UFPB School of Dentistry. The adoption and evaluation of new methodologies were launched by the Program for the Reorientation of Professional Training in Health (Pró-Saúde). The methodological approach was qualitative, and the data were collected using interviews with professors. The data were processed using the content analysis technique. Two dimensions were identified in use of the portfolio: 1) as a tool for reflection and follow-up of the students' experiences and 2) an analysis of the fact that this two-year experience reveals the need to continue the records, as a way of expanding the teaching/learning process, beyond the dialogue between professors and students, fostering ties between them. Finally, the professors appreciated the need to improve the portfolio's use, which has happened gradually each semester, contributing actively to the development of more reflexive and critical professionals, orienting students' self-evaluation and fostering their autonomy.
  • A percepção de alunos quanto ao programa de educação pelo trabalho para a saúde - PET-Saúde Pesquisa

    Caldas, Juliana Barreto; Lopes, Aline Cristine Souza; Mendonça, Raquel de Deus; Figueiredo, Adriana; Lonts, Juliane Guarnieri de Araújo; Ferreira, Efigênia Ferreira e; Figueira, Taís Rocha

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Este trabalho propõe-se a analisar a percepção dos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em relação ao desenvolvimento do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), cujo objetivo é integrar ensino e serviços na Atenção Primária. OBJETIVO: Pretende-se investigar a percepção de alunos quanto ao método de integração interdisciplinar entre ensino, pesquisa e extensão proposto pelo PET-Saúde. MÉTODO: Para coleta dos dados, foi realizado um estudo seccional com alunos do PET-Saúde. Avaliou-se a percepção por questionário estruturado e autoaplicável. Realizou-se análise descritiva e teste qui-quadrado e exato de Fischer (p<0,05). RESULTADOS: Participaram do estudo 194 acadêmicos, com idade média entre 22,7±3,26 anos, dos quais 86,8% eram mulheres e 72,9%, bolsistas. Verificou-se que o método proposto favoreceu o ensino-aprendizagem de bolsistas e voluntários; a interdisciplinaridade; e a integração ensino, pesquisa e extensão. Os alunos do 2º ao 5º período (73,7%) foram os que relataram realizar mais a prática profissionalizante (p<0,001). As atividades mais desenvolvidas foram pesquisa e planejamento de ações, com diferenças entre bolsistas e voluntários na participação nas atividades das Equipes de Saúde da Família (85,3% versus52,9%;p=0,01) e na capacidade de divulgar a pesquisa na comunidade (35,5% versus87,0%;p<0,01). CONCLUSÃO: O PET-Saúde UFMG/SMSA-BH determinou avanços, mas também apresentou limitações em relação às mudanças nos processos de formação de recursos humanos na área da saúde.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: This study proposes to analyzes students' views of the course in medicine at the Federal University in Minas Gerais (UFMG) in relation to the development of the Educational Program for Health Work (PET-Saúde), the objective of which is to integrate training with primary care services. OBJECTIVE: Investigate students' perceptions of the method of interdisciplinary integration between teaching, research and extension as proposed by PET-Saúde. METHOD: For data collection, a cross-sectional study was conducted with students in PET-Saúde, using a self-completed structured questionnaire. The study used a descriptive analysis and chi-square and Fischer's exact test (p<0.05). RESULTS: The study sample included 194 students, with a mean age of 22.7 years (±3.26), of whom 86.8% were women and 72.9% scholarship students. The proposed method fostered teaching and learning by scholarship students and volunteers, interdisciplinary work, and integration between training, research, and extension. Medical students from the second to fifth semesters (73.7%) were those that reported the most frequent training practices (p<0.001). The most frequent activities were research and planning of activities, with differences between scholarship students and volunteers in terms of participation in the activities held by the Family Health Teams (85.3% versus 52.9%; p=0.01) and in the capacity to share the research results in the community (35.5% versus 87.0%; p<0.01). CONCLUSION: The PET-Saúde project at UFMG/SMSA-BH led to improvements, but also limitations, in relation to changes in human resources training in health.
  • Ensino de atenção primária à saúde na graduação: fatores que influenciam a satisfação do aluno Pesquisa

    Neumann, Cristina Rolim; Miranda, Camila Zamban de

    Resumo em Português:

    Formar profissionais capazes de trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), na Atenção Primária à Saúde (APS), tem motivado mudanças curriculares e projetos tais como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Sob essa perspectiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a disciplina Métodos de Abordagem em Saúde Comunitária (Masc), que discute o SUS e oferece ao estudante a oportunidade de participar do trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF), foi deslocada da 3ª para a 1ª etapa semestral em 2008 e passou a contar com o PET-Saúde em 2009. Com o objetivo de verificar se estas mudanças tiveram repercussões na satisfação dos alunos com a disciplina, foram estudados os seus instrumentos de avaliação nesse período de transição de semestre e implantação do PET-Saúde. As respostas dos 339 estudantes avaliados mostraram que as intervenções foram exitosas, pois melhoraram a opinião dos alunos em relação o ensino de APS, principalmente no que diz respeito à inserção precoce na ESF. A boa impressão inicial pode ser útil para uma avaliação mais positiva do SUS por esses futuros profissionais.

    Resumo em Inglês:

    Training professionals to work in Primary Healthcare (PHC) in the Unified National Health System (SUS) has driven curricular changes and projects like the Educational Program for Health Work (PET-Saúde). With this perspective, in the Federal University in Rio Grande do Sul (UFRGS), the course entitled "Methods for Approaching Community Health" (which discusses the SUS and gives students the opportunity to participate in activities under the Family Health Strategy) was shifted from the third to the first semester in 2008, and since 2009 it has been supported by the PET-Saúde project. In order to verify whether these changes had an impact on students' satisfaction with the course, this study focused on course assessment instruments during this semester transition period and since implementation of the PET-Saúde project. The answers from 339 students showed that interventions, especially early integration into health services in the first semester, were successful in improving students' opinions of the course. A good initial impression may be useful for a more positive opinion towards the National Health System among future professionals.
  • A equipe na estratégia de saúde da família: uma experiência do PET-Saúde Relato De Experiência

    Silva, Thiago Nogueira; Borges, Natália Maria Tavares Ferreira; Santana, Melissa Mota; Pereira, Mayara Novais; Pignaton, Paula Nascimento; Sacramento, Janaína Santos; Aquino, Maria de Fátima; Quadros, Márcia Verônica Caldeira; Vieira, Regina Lino; Melo, Adélia Maria Carvalho de

    Resumo em Português:

    O trabalho em saúde realizado em termos da Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) tem-se caracterizado por uma divisão parcelar do trabalho entre profissionais de saúde cada vez mais especializados e dependentes do trabalho de outros, perdendo, assim, autonomia e resolutividade. Percebe-se a atuação de equipes extremamente fragmentadas, nas quais cada profissional meramente executa a parte que lhe cabe no processo, sem se preocupar com o resultado geral e abstendo-se do seu papel social. O objetivo deste trabalho é relatar como essa tendência pôde ser verificada em uma Equipe de Saúde da Família no bairro do Salobrinho, no município de Ilhéus - BA, por universitários participantes do Programa de Ensino pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) vinculado à Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA, e sua tentativa de modificar a realidade a partir do uso de metodologias participativas para valorização da equipe.

    Resumo em Inglês:

    Work in primary healthcare under the Family Health Strategy has shown a division of labor between increasingly specialized health professionals that are dependent on the work of others, thus losing autonomy and case-resolution capacity. Such health teams display extremely fragmented work, in which individual professionals merely carry out their part in the process, without worrying about the overall results and abstaining from their social role. The aim of this article was to report on this trend in a Family Health team in the neighborhood of Salobrinho, Ilhéus, Bahia State, Brazil, through university students participating in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde), affiliated with the Santa Cruz State University, Ilhéus, Bahia, and their attempt to change the reality using participatory methodologies for valuing teamwork.
  • Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC Relato De Experiência

    Arrais, Paulo Sérgio Dourado; Aguiar, Andréa Silvia Walter de; Souza, Miguel Ângelo Nobre e; Machado, Márcia Maria Tavares; Mota, Maria Vaudelice; Alves, Renata de Sousa; Araújo, Maria Fátima Maciel

    Resumo em Português:

    A inserção dos sujeitos nos cenários de prática na Atenção Básica tem sido apontada como uma experiência instigante, pois reúne professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e comunidade, desafiando agregar valores, conhecimentos e experiência, a partir do caráter de interdisciplinaridade e integralidade das ações pedagógicas. Os avanços se relacionam na existência de um projeto, o PET-Saúde/UFC, com proposta metodológica de significativa operacionalidade para integralidade e interdisciplinaridade para os cursos de graduação em saúde. O presente trabalho relata as estratégias pedagógicas que fomentaram a compreensão do cuidado na Atenção Básica como um todo realizadas pelo projeto por meio do desenvolvimento de um percurso metodológico para percepçãodo vivido e da totalidade, enquanto relato de experiência do movimento em construção de processos formativos.

    Resumo em Inglês:

    Practical activities in primary care have been identified as a fulfilling experience, to the extent that they convene professors, students, health professionals, administrators, and the community, who are challenged to add values, knowledge, and experience based on the interdisciplinary and comprehensive nature of the teaching activities. Progress in this area has been identified in the Educational Program for Health Work at UFC, as an efficient methodological proposal for comprehensive, interdisciplinary learning in undergraduate health courses. The current study reports on the pedagogical strategies that fostered an understanding of primary care as a whole through the development of a methodological approach for grasping the total living experience, as a movement in the construction of formative processes.
  • Sala de espera para gestantes: uma estratégia de educação em saúde Relato De Experiência

    Santos, Débora Souza; Andrade, Adriana Lyzian Alves de; Lima, Beatriz Santana de Souza; Silva, Yasmyny Natash da

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi descrever as experiências das acadêmicas de enfermagem monitoras do PET-Saúde Enfermagem da Ufal, em 2009/2010, na realização de ações de educação em saúde para gestantes em sala de espera. As ações foram realizadas regularmente na Unidade de Saúde, enquanto as gestantes aguardavam atendimento médico e de enfermagem do pré-natal. Vários temas de interesse para a gestante foram abordados, sempre utilizando métodos criativos e participativos de educação em saúde. Com essas ações, as estudantes aprenderam sobre a dura realidade dessas mulheres e sobre o papel da enfermagem na saúde coletiva, efetivando o cuidar através da educação participativa, em que usuários, familiares e profissionais trabalham juntos para proteger, promover e recuperar a saúde.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the current study was to describe the experiences of nursing students working as monitors in the Educational Program for Health Work at the UFAL School of Nursing in 2009-2010, conducting health education activities with pregnant women in the prenatal care waiting room. The activities were held regularly at the Health Unit while the women were waiting for medical and nursing prenatal care. Various relevant themes were addressed with creative and participatory health education methods. Through these activities, the students learned about the harsh reality of these women and the role of nursing in public health, implementing more effective care through participatory education, in which users, families, and health professionals work together to protect and promote health.
  • Rede docente assistencial UFSC/SMS de Florianópolis: reflexos da implantação dos projetos Pró-Saúde I e II Relato De Experiência

    Reibnitz, Kenya Schmidt; Daussy, Maria Francisca dos Santos; Silva, Carlos Alberto Justo da; Reibnitz, Marynes Terezinha; Kloh, Daiana

    Resumo em Português:

    A Rede Docente Assistencial (RDA) se configura um espaço social de ensino e atenção à saúde que envolve a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS de Florianópolis) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Abrange quatro Centros de Ensino e o Hospital Universitário Polydoro Hernani de São Thiago (HU), integrando as pessoas que atuam nessas instituições. Articula conhecimentos, consolida modelos de aprendizagem, favorece a melhoria da assistência à luz dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem por objetivos desenvolver proposta de gestão compartilhada, estabelecendo atribuições e compromissos das instituições; criar espaços para discussão do processo de integração ensino-serviço; promover o ensino, a pesquisa e a assistência à saúde contextualizada com a realidade; promover a educação permanente; e desenvolver mecanismos de avaliação das ações. Como estratégia para atingir os objetivos propostos, destaca-se a composição de grupos de trabalho envolvendo profissionais das duas instituições - técnicos e professores - e estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Serviço Social, Educação Física e Psicologia, o que favorece a integração das ações de saúde promovendo o trabalho coletivo.

    Resumo em Inglês:

    The Academic Healthcare Network is a teaching and healthcare area that involves the Florianópolis Municipal Health Secretariat and the Federal University in Santa Catarina (UFSC). The network includes four teaching centers and the Polydoro Hernani de São Thiago University Hospital, integrating the professionals working in these institutions. The network links knowledge, consolidates learning models, and fosters healthcare improvements based on the principles of the Unified National Health System (SUS). The objectives are to develop a proposal for shared administration, setting responsibilities and commitments for the two institutions; create spaces for the discussion of integration between teaching and healthcare; promote teaching, research, and healthcare in keeping with the local context; promote continuing education; and develop mechanisms for evaluating the actions. A key strategy for achieving the objectives is the creation of working groups with professionals from the two institutions - staff and faculty - and undergraduate students from the Schools of Nursing, Medicine, Dentistry, Nutrition, Pharmacy, Social Work, Physical Education, and Psychology, thus favoring integration of healthcare activities and promoting teamwork.
  • O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência Relato De Experiência

    Dias, Cristina Maria Ganns Chaves; Siqueira, Marcello Rebello Lignani; Lessa, Leticia Peixoto; Moreira, Tiago Stanley; Freitas, Rafaela Teixeira; Sousa, Bruno Ivanovinsky Costa de; Bernini, Alesson Filipi; Mendonça, Bianca Gazolla; Oliveira, Felipe Alves de; Moreira, Larissa Beatriz do Carmo; Ribeiro, Lucas Mota; Nogueira, Lucianne Thais Alves; Maia, Polyana Mendes; Sales, Samuel de Souza; Ferreira, Mariana; Junqueira, Tulio da Silva; Cotta, Rosangela Minardi Mitre

    Resumo em Português:

    Como parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência.

    Resumo em Inglês:

    As part of its expansion plan, the Federal University in Viçosa created its School Of Medicine. Based on the Brazilian National Curriculum guidelines, the course seeks early integration of students into the primary care network. Central concerns in creating the course included integration of the school with public healthcare services and training of human resources with a sense of social responsibility, commitment to citizenship, and skills for serving the population's needs and operationalizing the Unified National Health System. The school was accredited by the Ministry of Education, with simultaneous approval for a project under the Educational Program for Health Work (PET-Saúde). This case report analyzes the multiple challenges of creating a new school of medicine in a traditional public university, based on the National Curriculum guidelines and an integrated curriculum, (re)thinking the initial experiences of the protagonists in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde/UFV).
  • O Pró-Saúde da Universidade Federal de São Paulo: contribuições para institucionalização e integração Universidade/Serviços de Saúde Relato De Experiência

    Puccini, Rosana Fiorini; Gabrielloni, Maria Cristina; Ávila, Clara Regina Brandão de; Figueiredo, Elisabeth Niglio de; Andreazza, Rosemarie; Ventura, Renato Nabas

    Resumo em Português:

    Em 2001 e 2002, foram editadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia, dentre outras profissões da área da saúde, definindo competências e estabelecendo a necessidade de utilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem, destacando a importância de se ampliarem as atividades práticas nos serviços de saúde, além do hospital universitário. Mais recentemente, iniciativas como o Promed e o Pró-Saúde foram desencadeadas pelos Ministérios da Educação e da Saúde com o objetivo de induzir mudanças curriculares que incluam a rede de serviços de saúde para desenvolvimento de atividades práticas, sobretudo na atenção básica à saúde. Neste relato de experiência dos projetos Pró-Saúde Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo, serão abordadas as principais estratégias que visaram à institucionalização das ações na Universidade e nos serviços de saúde, com o objetivo de garantir sua consolidação e continuidade, assim como os principais desafios, considerando os contextos políticos da Região Metropolitana de São Paulo e os modelos de assistência e de gestão adotados.

    Resumo em Inglês:

    In 2001 and 2002, Brazil published the National Curriculum Guidelines for undergraduate training in Medicine, Nursing, Speech Therapy, and other health professions, defining competencies and establishing the need for new teaching and learning methodologies, highlighting the importance of expanding practical activities in health services (beyond the university hospital). More recently, initiatives such as Promed and Pró-Saúde were launched by the Ministries of Education and Health with the objective of inducing curricular changes that include the health services network for the development of practical activities, especially in primary care. This report on the Pró-Saúde projects in Medicine, Nursing, and Speech Therapy at the Federal University in São Paulo discusses the main strategies aimed at institutionalization of the projects' action at the University and in the health services, with the objective of guaranteeing their consolidation and continuity, as well as the principal challenges in light of the political contexts in Greater Metropolitan São Paulo and the respective health care and management models.
  • Experiência de ensino em medicina e enfermagem: promovendo a saúde da criança Relato De Experiência

    Ribeiro, Bruna Brenha; Eckert, Juliane Beatrice; Figueiredo, Anna Carolina de Miranda e; Galhardi, Wania Maria Papile; Campanaro, Célia Martins

    Resumo em Português:

    Diante das mudanças curriculares do ensino médico e da importância da promoção de saúde e da atenção primária, este trabalho, fruto do PET-Saúde, possui como objetivo relatar uma experiência dos alunos do curso de Medicina e Enfermagem na integração entre ensino e serviço na Atenção Básica à Saúde. Além disso, mostra a importância do trabalho educativo na promoção de saúde e prevenção de doenças e evidencia os determinantes sociais no processo saúde-doença no território estudado. Este projeto foi dividido em duas fases: a primeira constou do cadastramento familiar do território adstrito à Unidade Saúde da Família do bairro utilizado como campo de ensino pela FMJ. A segunda trata da análise quanti-qualitativa realizada a partir dos dados colhidos, por meio dos quais foram elaboradas ações com foco na saúde da criança, saúde da mulher e saúde do adulto/idoso. Este artigo destaca as realizações na área de saúde da criança sobre os seguintes temas: acidentes na infância; aleitamento materno; obesidade; doenças respiratórias; anemia; e verminoses.

    Resumo em Inglês:

    Given curricular changes in medical education and the importance of health promotion and primary care, the current study, which resulted from the Educational Program for Health Work (PET-Saúde), aimed to report on the experience of a group of medical and nursing students with the integration of educational activities and primary healthcare. The study also demonstrates the importance of educational work in health promotion and disease prevention and reveals social determinants in the health-disease process in the study area. The project included two phases: 1) enrollment of families in the coverage area of the Family Health Unit in the neighborhood used as the teaching area for the Jundiai School of Medicine (FMJ) and 2) a quantitative and qualitative data analysis, used to prepare activities with a focus on the health of children, women, and adults and the elderly. This article emphasizes the achievements in children's health on the following issues: prevention of childhood accidents; breastfeeding; obesity; respiratory diseases; anemia; and intestinal parasites.
  • Pró-Saúde e os quarenta anos de integração docente-assistencial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp Relato De Experiência

    Meneghim, Marcelo de Castro; Pereira, Antonio Carlos; Mialhe, Fábio Luiz; Sousa, Maria da Luz Rosário de

    Resumo em Português:

    Para formar recursos humanos adequadamente preparados para trabalhar no SUS, é importante uma mudança qualitativa no ensino de graduação. Identificada com esses pressupostos, a FOP vem-se empenhado em construir um novo modelo de ensino voltado a atender às demandas de formação. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência da FOP na integração docente-assistencial. No primeiro ano da graduação, os alunos têm contato com a Atenção Básica e Secundária por meio de visitas guiadas. No segundo ano, prioriza-se as formas de promoção e prevenção das principais doenças em Odontologia e, no terceiro ano, são abordados temas de saúde coletiva. No último ano do curso, os alunos fazem seu estágio supervisionado em uma das seis USFs. Essa experiência é realizada em 64 horas divididas nos dois semestres. O programa é desenvolvido de forma integral (8 horas/dia) em quatro dias consecutivos em uma mesma semana. Pode-se concluir que essa atividade possibilita a experiência de praticar os conhecimentos auxiliando significativamente na formação profissional, na dinâmica do trabalho, na interação com a pós-graduação, além da quebra de preconceitos relativos ao serviço.

    Resumo em Inglês:

    A qualitative change in undergraduate education is important for adequately training human resources to work in the Unified National Health System. Based on this premise, the Piracicaba School of Dentistry, University of Campinas, has focused on developing a teaching model to meet such training requirements. This article aims to present the experience at the School of Dentistry in integration teaching and patient care. During their first year of undergraduate training, students have contact with primary and secondary care through guided visits. The second year prioritizes health promotion and the prevention of the principal oral and dental problems encountered in dentistry, while the third year focuses on public health issues. In the last year of the course, students participate in a supervised internship in one of the six Family Health Units. This experience covers 64 hours, divided into two semesters. The program is full-time (8 hours/day) on four consecutive days in a single week. The activity allows the experience of practicing knowledge, significantly improving the students' professional training in the work dynamics and interaction with graduate studies, in addition to challenging preconceived ideas about the health services.
  • PET-Saúde: (in)formar e fazer como processo de aprendizagem em serviços de saúde Relato De Experiência

    Oliveira, Milca Lopes de; Mendonça, Margarete Knoch; Alves Filho, Hilton Luís; Coelho, Tenile Carvalho; Benetti, Cibele Nabhan

    Resumo em Português:

    As novas diretrizes curriculares dos cursos da área da saúde enfatizam a inserção precoce e responsável de acadêmicos nos serviços de saúde permitindo que parcerias entre Universidade e serviço integrem docentes, profissionais da atenção básica e estudantes de graduação, tendo o serviço público de saúde como cenário de práticas. O objetivo deste trabalho é relatar o processo de implementação e descrever as ações desenvolvidas no PET-Saúde UFMS/Sesau2009. Os dados foram coletados a partir da legislação do PET-Saúde, Projeto PET-Saúde UFMS/Sesau2009, súmulas de reuniões dos professores e preceptores, relatórios individuais de acadêmicos, preceptores e tutores. O PET-Saúde configura-se um exercício de multi e interdisciplinaridade como exemplo da integração ensino-serviço-comunidade. As ações deste estudo foram orientadas por duas linhas de pesquisas com foco na promoção da saúde. Dificuldades no desenvolvimento dos projetos foram sentidas pela incongruência de horários e defasagem curricular dos acadêmicos de diferentes séries e de vários cursos, as quais foram sempre corrigidas com alternativas factíveis que possibilitassem a continuidade das ações. Com este trabalho foi possível evidenciar a importância e o impacto positivo da integração ensino-serviço-comunidade na formação profissional dos acadêmicos e no cotidiano dos profissionais envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    The new Brazilian curriculum guidelines in health courses emphasize students' early and responsible participation in health services, allowing partnerships between the university and services to integrate faculty, primary care staff, and undergraduate students, with public health services as the setting for practical training activities. The objective of the current study was to report on the implementation of such activities as developed by the Educational Program for Health Work at UFMS/Sesau2009. Data were collected from the Program's legislation, reports from meetings between faculty and preceptors, and individual reports by students, preceptors, and tutors. The Program is a multidisciplinary and interdisciplinary example of integration between teaching, health services, and the community. The actions in this study were backed by two lines of research focused on health promotion. Difficulties in the development of projects involved discrepancies in schedules and curriculum levels between students from different years and different courses; such difficulties were corrected through viable alternatives that allowed continuity in the activities. This study highlighted the importance and positive impact of integration between teaching, services, and the community on students' professional training and the daily work of the professional staff.
  • Estudantes e usuários avaliam ferramenta de educação permanente em saúde - Sieps Relato De Experiência

    Ezequiel, Maria Cristina Diniz Gonçalves; Noel, Bárbara Kern; Lemos, Pedro Paulo de; Paiva, Antonio Cardoso; Borges, Ludmila Paczkowski; Ferreira, Gabriela de Mesquita; Sanzovo, Paula Sajovic

    Resumo em Português:

    As Sessões Interativas em Educação Permanente em Saúde (Sieps) acontecem há quatro anos nas Unidades de Saúde da Família da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Artur de Sá Earp Neto (FMP/Fase). Baseiam-se nos princípios da educação permanente propostos pelo Ministério da Saúde e na metodologia de problematização. Buscam maior interdisciplinaridade dentro da unidade de saúde, trabalho em equipe, aproximação do usuário com o serviço e do estudante com a realidade. Esse trabalho objetiva compreender as reflexões feitas por estudantes de graduação em Medicina, Nutrição e Enfermagem e por usuários sobre as Sieps. Nesta pesquisa foram usados um questionário com base na escala de Likert, na amostra de estudantes, e uma entrevista, categorizada de acordo com a análise temática dentro da análise de conteúdo, usada na amostra de usuários. Foi possível concluir que os usuários e estudantes percebem positivamente as Sieps e que, em sua opinião e percepção, elas alcançam seus objetivos: melhoram o trabalho em equipe, enfatizando a interdisciplinaridade; acolhem bem os usuários; aproximam os estudantes da realidade das comunidades em que estão inseridos, com atualização e treinamento das equipes.

    Resumo em Inglês:

    The Interactive Sessions in Continuing Health Education (SIEPS) have taken place for four years at the Family Health Units of the Petrópolis School of Medicine/ Artur de Sá Earp Neto School (FMP/Fase). The sessions were based on the principles of continuing education proposed by the Ministry of Health and in the problem analysis methodology. They seek a stronger interdisciplinary approach within the health unit, teamwork, and a closer approach between users and the health service and between students and the local reality. This study aimed to understand the reactions by undergraduate students in Medicine, Nutrition, and Nursing and health services users concerning the Interactive Sessions. The study used a questionnaire based on the Likert scale, within the sample of students, and an interview, categorized according to a thematic content analysis, used in the sample of users. The conclusion was that users and students had a positive perception of the Interactive Sessions and that they had achieved the objectives by improving teamwork, emphasizing interdisciplinary work, receiving users properly, and drawing students closer to the communities' reality, with updated team training.
  • Acadêmicos da Unochapecó na interação com sistema único de saúde e ESF através do Projeto Pró-Saúde Relato De Experiência

    Miechuanski, Pauline Cureau; Kleba, Maria Elisabeth

    Resumo em Português:

    O presente artigo relata reflexões sobre possibilidades e desafios de implantação da Estratégia Saúde da Família em um município do sul do Brasil, a partir da experiência de uma acadêmica da 2a fase do curso de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. A experiência se deu no contexto de um dos projetos aprovados no Pró-Saúde, Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais, que inclui tutorias e atividades de observação no âmbito da atenção básica do município, envolvendo estudantes e professores de dez cursos de graduação e profissionais da rede de serviços da Secretaria de Saúde de Chapecó. A partir dessa observação foram identificadas as seguintes dificuldades: equipe de saúde restrita em relação à diversidade de profissionais, que é necessária para as ações de promoção da saúde na comunidade; baixo comprometimento dos usuários; déficits na relação médico-paciente; e baixo nível de satisfação de alguns profissionais no trabalho. Como avanços foram percebidos o comprometimento da equipe e a aproximação da unidade de saúde com o setor da assistência social em prol do trabalho intersetorial.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on possibilities and challenges in the implementation of the Family Health Strategy in a municipality in Southern Brazil, based on the experience of a female undergraduate medical student at the Chapecó Community University (Unochapecó). The experience occurred in the context of one of the projects approved by the Educational Program for Health Work (Pró-Saúde), entitled Interdisciplinary and Multi-professional Experiences, which includes tutorships and observation activities in primary care in the municipality, involving students and faculty from ten undergraduate courses and staff from the Chapecó municipal health services. This observation detected the following difficulties: a limited health team in terms of the diversity of professionals, which is necessary for the health promotion activities in the community; low commitment on the part of users; flaws in the physician-patient relationship; and low level of work satisfaction among some of the health professionals. Improvements included greater staff commitment and closer collaboration between the health unit and the social assistance department in favor of inter-sector work.
  • Projeto PET-Saúde: ferramenta de aprendizado na formação profissional em saúde Relato De Experiência

    Tanaka, Elisa Emi; Ortiz, Daniela A.; Neves, Gleyce; Penteado, Marcela Moreira; Dezan, Cássia Cilene; Codato, Lucimar Aparecida Britto; Higasi, Maura Sassahara; Kasai, Maria Luiza Hiromi Iwakura; Morita, Maria Celeste
  • Experiência da atenção integral à saúde individual e familiar com enfoque na responsabilização, vínculo médico-paciente, ética e profissionalismo no Currículo Médico Integrado Relato De Experiência

    Zeferino, Angélica Maria Bicudo; Zanolli, Maria de Lurdes; Antonio, Maria Ângela Reis de Góes Monteiro

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Visando atualizar suas práticas pedagógicas, atender as exigências da comunidade, da reestruturação do sistema de saúde e os avanços tecnológicos, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas implementou uma grande reforma curricular para alunos ingressantes de 2001. OBJETIVO: Descrever uma experiência de ensino voltada à integração dos conhecimentos para atenção aos indivíduos nas diversas fases da vida, dentro da realidade de assistência primária à saúde, com ênfase no conhecimento, nas habilidades clínicas, na responsabilização e nas atitudes humanísticas e éticas. MÉTODOS: No novo currículo, a integração intra, inter e transdisciplinar foi estruturada em módulos interdepartamentais, inserção progressiva das disciplinas clínicas, contato mais cedo e progressivo do aluno com a sistema de saúde, preservando módulos integradores horizontais e verticais. A iniciação da prática clínica em Centros de Saúde tem, no quarto ano, 432 horas destinada a atendimentos clínico-ambulatoriais de assistência à criança, à mulher, ao adulto e ao idoso num contexto de saúde da família. A supervisão é realizada por professores, médicos assistentes da Faculdade e tutores selecionados entre os profissionais da rede primária de saúde. O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde facilitou a inserção e a parceria do curso de medicina com as UBS. O conteúdo teórico é integrado em seminários ministrados em dois períodos semanais e avaliado por meio de provas teóricas (conhecimento cognitivo). As habilidades e competências nas atividades clínicas são avaliadas por meio de discussões teórico-práticas quinzenais ao longo do estágio, avaliações clínicas estruturadas de atendimentos à criança, mulher e adulto, além da composição de portfólio com planilha de atendimentos totais, casos selecionados para revisão e auto-crítica de aprendizado. RESULTADOS: O módulo foi avaliado na forma de fóruns semestrais de discussão, com participação de discentes, docentes, tutores e gestores. Os grupos foram unânimes em considerar plenamente atingidos os objetivos de responsabilização, vínculo e ética, e parcialmente atingida a integração dos conteúdos teórico-práticos e trabalho em equipe. CONCLUSÃO: O currículo integrado propiciou uma visão clínica abrangente da família. Permitiu que o estudante se responsabilizasse e criasse vínculo com o paciente, entendendo a resolutividade e demandas da atenção básica à saúde por meio de sua vivência.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: In order to update its teaching practices and meet the community's needs and restructuring of the health system and technological advancements, the School of Medical Sciences at the State University in Campinas implemented a major curricular reform for incoming students in 2001. OBJECTIVE: Describe a teaching experience focused on the integration of knowledge for individual care in the various life phases, within the reality of primary healthcare, with an emphasis on knowledge, clinical skills, accountability, and humanistic and ethical attitudes. METHODS: In the new curriculum, intra-, inter-, and cross-disciplinary integration was organized in inter-departmental modules, progressive participation in clinical disciplines, students' earlier and progressive contact with the health system, maintaining horizontally and vertically integrated modules. Initiation in clinical practice in Health Centers in the fourth year of school, with 432 hours dedicated to outpatient clinical care for children, women, adults, and the elderly in the context of family health. Supervision is provided by faculty, clinical staff from the medical school, and tutors selected from among the primary healthcare system staff. The National Program for Reorientation of Professional Training in Health (Pró-Saúde) facilitated participation and partnership between the medical school and the primary care units. Theoretical content is provided in seminars during two weekly periods, with grading based on written tests (cognitive knowledge). Skills and competencies in clinical activities are evaluated by means of theoretical and practical discussions every other week throughout the internship, structured clinical evaluations of care provided to children, women, and adults, in addition to the portfolio composition with the total number of consultations, selected cases for review, and self-criticism of the learning process. RESULTS: The module was evaluated through discussion forums held once a semester with students, professors, tutors, and administrators. The groups agreed unanimously that the project had fully achieved the goals of accountability, bonds, and ethics, having partially achieved the integration between theoretical and practical course content and teamwork. CONCLUSION: The integrated curriculum fostered a comprehensive view of the family. It allowed students to take responsibility and create ties with patients, understanding the service's case-resolution capacity and demands of primary care through their direct experience.
  • PET-Saúde: uma experiência prática de integração ensino-serviço-comunidade Relato De Experiência

    Ferreira, Vinicius Santos; Barreto, Renata Lavigne Moniz; Oliveira, Emilie Kruschewskt; Ferreira, Pedro Rafael Farias; Santos, Laryssa Passos Sarmento; Marques, Vitor Eduardo Andrade; Souza, Monaliza Lemos de; Menezes, Vanessa Valverde; Soares, Karla Thayse Mendes; Oliveira, Laís Ribeiro; Souza, Lorena Marinho de; Mendes, Rízia de Melo; Pinto, Edmundo P.; Bittencourt, Maria; Tapioca, Silvana; Almeida, Rita de Cássia S.; Linhares, Andréa; Farias, Alessandra; Santana, Meire Núbia S. de

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada por membros de equipes de Saúde da Família e graduandos de Medicina e Enfermagem participantes do PET-Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz. A referida integração contextualizou-se com o desenvolvimento do projeto "Unidos contra a dengue", mobilização conjunta da instituição de ensino com o serviço de saúde e a comunidade no combate à dengue no bairro Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus-Bahia. O foco das ações desse projeto foram as atividades de educação em saúde, nas quais se empregou preferencialmente metodologias ativas de ensino e aprendizagem. A mobilização contou com a participação expressiva da população das mais diversas faixas etárias. O sucesso do projeto ressalta a importância da implantação de programas como o PET-Saúde, que fortalecem a interação entre ensino-serviço-comunidade - importante para construção de serviços de saúde mais qualificados, capazes de inter-relacionar promoção, prevenção e assistência à saúde, possibilitando ações nessa área mais próximas das reais necessidades do SUS. Com esta experiência, espera-se ter contribuído para a formação de graduandos em saúde e qualificação em serviço de profissionais dessa área mais dispostos a trabalhar de forma integrada e integradora com a comunidade.

    Resumo em Inglês:

    This study reports on a practical experience with the integration between learning, services, and the community including members of family health teams and undergraduate medical and nursing students participating in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) at Santa Cruz State University. The integration took place within the context of the project "United Against Dengue", an integrated mobilization of the teaching institution, health services, and community in the fight against dengue fever in the district of Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus, Bahia State. The projects focused on health education activities, especially with active teaching and learning methods. The mobilization included a significant range of age groups. The project's success emphasizes the importance of implementing programs such as PET-Saúde that strengthen the interaction between learning, services, and the community, important for developing more qualified health services with the capacity to interrelate health promotion, prevention, and healthcare, fostering health activities more in line with the needs of the Unified National Health System (SUS). This experience aims to contribute to the qualification and training of health professionals and students that are willing to work in an integrated and integrating approach with the community.
  • Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde Relato De Experiência

    Palmier, Andréa Clemente; Amaral, João Henrique Lara do; Werneck, Marcos Azeredo Furquim; Senna, Maria Inês Barreiros; Lucas, Simone Dutra

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem-se mobilizado para mudar seu currículo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de sua formação profissional, quando a realidade e a prática do SUS são os objetos de ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que destinem a uma maior aproximação dos estudantes com a prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluídos na formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to describe the experience in the course on Social Sciences Applied to Health at the Dentistry School of the Federal University in Minas Gerais (FO-UFMG). In response to the recommendations in the National Curriculum guidelines for undergraduate dentistry courses and the National Program for the Reorientation of Professional Training in Health (Pró-Saúde), since 2004 the FO-UFMG has taken steps to change its curriculum, with special attention on the diversification of learning settings. In 2007, the course on Social Sciences Applied to Health was reformatted, allowing participation by students in the Unified National Health System since the beginning of their professional training, whereby the reality and practices of the National Health System become objects of learning. This movement reinforced the expectations that such participation is feasible. The changes in the course are expected to serve as a pilot project, backing initiatives towards closer ties between students and professional practice, serving as a benchmark for the organization and planning of other public health course contents to be included in the professional training.
  • Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! Relato De Experiência

    Souza, Maria Cristina Almeida de; Casotti, Elisete; Mello, Andréa Cristina de Farias; Goyatá, Frederico dos Reis; Souza, Therezinha Coelho de; Albuquerque, Carlos Jesivan Marques

    Resumo em Português:

    Os autores relatam a experiência de adoção de ações interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem no curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra (USS), as quais foram realizadas com fomento do Pró-Saúde. O objetivo do trabalho é descrever as etapas da construção da proposta, a metodologia adotada, as dificuldades e resistências enfrentadas, assim como os resultados e seus desdobramentos. A partir do relato é possível concluir que as ações interdisciplinares podem ser praticadas no ensino superior desde que haja uma diretriz no projeto pedagógico, uma equipe docente comprometida com a inovação metodológica e gestores institucionais empenhados em efetuar mudanças.

    Resumo em Inglês:

    The authors report on their experience with the adoption of interdisciplinary activities in the teaching-learning process at the Dentistry School of Severino Sombra University (USS), promoted through the Pró-Saúde project. The study describes the stages in developing the proposal, the methodology, difficulties and resistance, and the results and spinoffs. The authors conclude that interdisciplinary activities can be applied to a higher education project as long as the teaching project has guidelines, a faculty body committed to the methodological innovation, and institutional policymakers dedicated to implementing the changes.
  • O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde Relato De Experiência

    Araujo, Fernando Costa; Falcon, Elias Bruno Santana; Rodrigues, Gizele Moreira; Freitas, Leidian Coelho de; Dutra, Claudia Daniela Tavares; Pires, Carla Andréa Avelar

    Resumo em Português:

    O programa PET-Saúde atua promovendo a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experimentação de um semestre de atividades vivenciadas por acadêmicos da UFPA que compõem uma equipe multiprofissional do PET-Saúde/Ananindeua. Este projeto está atuando como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e a humanização. Dentre as atividades estimuladoras de aprendizado dos acadêmicos estão: palestras e formação complementar; discussão de artigos científicos; e acompanhamento de atividades na Unidade Básica de Saúde. A Atenção Primária representa interessante espaço de aprendizado para acadêmicos em saúde, e a inserção destes em seu âmbito representa grande ganho à comunidade, que passa a receber valiosas orientações em saúde.

    Resumo em Inglês:

    The Educational Program for Health Work (PET-Saúde) promotes the formation of tutorial learning groups in strategic areas for the Unified National Health System. This study aimed to report on an experiment with a semester of activities experienced by students from the Federal University in Pará (UFPA) that were part of a multi-professional team in the PET-Saúde project in Ananindeua. This project promotes activities that value learning and humanized care. Learning activities involving students include talks and complementary training, discussion of scientific articles, and follow-up of activities at the Primary Care Unit. Primary Care is a learning area for students in the health professions, and their participation in the arena is a major gain for the community, which receives valuable health information.
  • A integração ensino-serviço como estratégia na formação profissional para o SUS Relato De Experiência

    Pizzinato, Adolfo; Gustavo, Andréia da Silva; Santos, Beatriz Regina Lara dos; Ojeda, Beatriz Sebben; Ferreira, Eliana; Thiesen, Flávia Valladão; Creutzberg, Marion; Altamirano, Marisa; Paniz, Oscar; Corbellini, Valéria Lamb

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato de experiência relativo às estratégias e ações adotadas para a integração ensino-serviço, com a finalidade de contribuir no processo de formação profissional na área da saúde, em consonância com as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho aborda as descobertas, os avanços, as potencialidades, as dificuldades e os pontos críticos encontrados, assim como as experiências bem-sucedidas e a sustentabilidade vivenciada no contexto da Atenção Primária à Saúde com os programas Pró-Saúde e PET-Saúde.

    Resumo em Inglês:

    This is a case report on an experience with strategies and actions for the integration of learning and health services, with the aim of contributing to professional training in health, in keeping with the guidelines and principles of the Unified National Health System (SUS). The study addresses the discoveries, advances, potentialities, difficulties, and critical points, as well as successful experiences and sustainability in the context of Primary Healthcare with the Pró-Saúde and PET-Saúde programs.
  • Experiência de clínica ampliada em odontologia na Universidade Estadual de Maringá Relato De Experiência

    Hayacibara, Mitsue Fujimaki; Lolli, Luiz Fernando; Terada, Raquel Sano Suga; Hidalgo, Mirian Marubayashi; Bispo, Carina Gisele Costa; Terada, Hélio Hisashi; Padilha, Luciene Silvério; Rodrigues, Julyana Karolina; Vicente, Arivaldo de Jesus; Medeiros, Aline Cláudia Ribeiro; Calazans, Cristiane Muller

    Resumo em Português:

    A clínica ampliada (CA) representa uma estratégia da Política Nacional de Humanização (PNH) para reflexão sobre o cuidado com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Impulsionados pelo Programa Pró-Saúde e pela PNH, docentes do curso de Odontologia da UEM promoveram uma reestruturação do atendimento clínico ofertado, resultando na implantação da CA. Este trabalho relata a experiência vivenciada na implantação dessa clínica, que visa a promover a interação e o vínculo do aluno com a comunidade e a equipe multiprofissional de saúde, de modo a obter o cuidado integral e humanizado. A CA está estruturada para acolher o usuário em um ambiente multiprofissional, direcionando-o dentro de um fluxograma até a sua alta, promovendo a autonomia na manutenção de sua saúde bucal. A CA tem dado subsídios para melhorar a visão do cuidado integral do usuário da clínica odontológica da UEM, fortalecendo a formação acadêmica e o cuidado prestado à comunidade. Nota-se que a construção coletiva agrega muito valor às ações, mas é um processo lento e depende da maturidade dos envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Expanded clinical care is a strategy under the National Policy for Humanized Care for reflection on care for users of the Unified National Health System. Under the impetus of the Pró-Saúde program and the National Policy for Humanized Care, faculty from the School of Dentistry at the State University in Maringá (UEM) conducted a restructuring of clinical care, resulting in the implementation of expanded care. This study reports on the experience with the implementation of such expanded clinical care, aimed at promoting interaction between students, community, and the multi-professional health team, so as to obtain comprehensive and humanized care. Expanded care is structured to receive users in a multi-professional setting, directing them within a flowchart all the way to their discharge and fostering autonomy in the maintenance of their oral health. Expanded care has provided backing for improving the vision of comprehensive care for users of the UEM dental clinic, strengthening academic training and community care. The collective construction adds considerable value to the activities, but it is a slow process that requires maturity on the part of participants.
  • Processo de interação ensino, serviço e comunidade: a experiência de um PET-Saúde Relato De Experiência

    Rodrigues, Ana Áurea Alécio de Oliveira; Juliano, Iraildes Andrade; Melo, Marisa Leal Correia; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Prestes, Francine Cassol

    Resumo em Português:

    Este relato apresenta a experiência de um grupo PET-Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia, Brasil, em Unidades de Saúde, em uma perspectiva crítico-reflexiva da interação ensino-serviço-comunidade. Participaram do projeto acadêmicos dos cursos de Ciências Farmacêuticas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia. A avaliação do processo incluiu reuniões de acompanhamento, bem como o uso do portfólio. A experiência dos diferentes atores no grupo caracterizou-se como uma vivência inovadora, desafiadora e complexa, uma vez que exigiu articulação entre instituição de ensino, serviços de saúde, profissionais e comunidade.

    Resumo em Inglês:

    This report describes the experience of a group under the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) at the State University in Feira de Santana (UEFS) in Bahia State, Brazil, in Health Units, from a critical and reflexive perspective towards interaction between education, services, and the community. Participants in the project were undergraduate students in pharmacy, physical education, nursing, medicine, and dentistry. Evaluation of the process included follow-up meetings and use of the portfolio. The experience of different actors in the group proved to be innovative, challenging, and complex, since it required linkage between a teaching institution, health services, health professionals, and the community.
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