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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 36, Número: 4, Publicado: 2012
  • O profissionalismo e a formação médica Editorial

    Rego, Sergio
  • Percepção de integridade científica para o estudante de medicina Pesquisa

    Schmitz, Patrícia Dias; Menezes, Marta; Lins, Liliane

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetivou conhecer a percepção do estudante de Medicina sobre integridade científica, discutir a necessidade de abordar a temática na formação de pesquisadores eticamente responsáveis e esclarecer a importância da existência de práticas educacionais que objetivem a educação ética na formação desse estudante. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise temática. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, definindo-se três unidades de análise de dados: o conhecimento do estudante sobre o sistema CEP/Conep, a percepção dos estudantes sobre integridade científica e desonestidade científica, e a abordagem do tema integridade científica no currículo médico. Foi evidenciada a necessidade de abordagem mais efetiva sobre o sistema CEP/Conep. De igual forma, o tema integridade científica parece ser pouco discutido no meio acadêmico, o que pode gerar a prática de condutas inadequadas na produção científica por falta de reconhecimento das mesmas pelos discentes. A associação de teoria e prática no ensino da integridade científica é fundamental, devendo este tema ser inserido precocemente no currículo médico.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the medical student's perception of scientific integrity, to discuss the need to address this topic throughout the education of ethically responsible researchers and to clarify the importance of educational practices that aim at ethically educating this student. This was a qualitative study, using the technique of thematic analysis. Data were collected through semi-structured interviews, by setting up three units of data analysis: the student's knowledge about the CEP/Conep system (Research Ethics Committee/National Commission for Research Ethics system), the perception of students about scientific integrity and scientific dishonesty, and approach to the theme of scientific integrity in the medical curriculum. This study showed the need for a more effective approach on the CEP/Conep system. Similarly, the theme of scientific integrity seems to be little discussed in the academic environment which can lead to the practice of scientific misconduct due to lack of recognition of it by students. The combination of theory and practice in the teaching of scientific integrity is essential; this issue should be inserted early in the medical curriculum.
  • Interdisciplinaridade na construção dos conteúdos curriculares do curso médico Pesquisa

    Machado, Maria das Mercês Borém Correa; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apreender, discutir e analisar as concepções sobre interdisciplinaridade de professores coordenadores e professores construtores de módulos do primeiro ao sétimo período do curso médico de uma instituição pública no norte do Estado de Minas Gerais. Com base em um referencial teórico-conceitual, procedeu-se a uma investigação que envolveu 47 professores, produzindo-se dados por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Em relação às concepções dos docentes construtores, apreendeu-se que a interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas e pela integração das disciplinas no cotidiano da prática pedagógica. Para os docentes coordenadores, a interdisciplinaridade apresenta uma relação com o trabalho em equipe e com o uso de metodologias ativas. Foram ressaltadas as dificuldades de uma prática interdisciplinar na perspectiva de ação colegiada, participativa e articulada. O trabalho analítico permitiu identificar que os professores compreendem o movimento interdisciplinar como fortalecedor da relação universidade/realidade, que, ao potencializar o diálogo e a interação entre setores diversos, favorece a busca pela educação permanente e superação da fragmentação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to understand, discuss and analyze the conceptions of interdisciplinarity of coordinators and teachers who create modules for the first to the seventh semesters of a medical course of a public institution in the northern state of Minas Gerais. Based on a theoretical framework, proceeded an investigation that involved 47 teachers, with data produced through questionnaires and semi-structured interviews. The results were analyzed using content analysis. In relation to the conceptions of teachers who construct the modules, it was apprehended that interdisciplinarity is characterized by the intensity of exchanges and the integration of disciplines in everyday teaching practice. For the faculty coordinators interdisciplinarity has a relationship with teamwork and the use of active methodologies. The difficulties of interdisciplinary practice in the context of collegiate action, participatory and articulate were highlighted. Analytical work identified that teachers understand the interdisciplinary movement as strengthening the relationship between university/reality, that through enhancing dialogue and interaction between different sectors, it encourages the pursuit of lifelong learning and the overcoming of fragmentation.
  • O raciocínio clínico dos estudantes de medicina em uma universidade pública do Brasil Research

    Fornaziero, Célia Cristina; Gordan, Pedro Alejandro; Garanhani, Mara Lúcia

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como intuito compreender o raciocínio desenvolvido pelos estudantes de Medicina de uma universidade pública do Brasil. Trata-se de uma pesquisa educacional, que abrangeu filmagens da resolução de dez casos clínicos e entrevista semiestruturada. A amostra foi formada por 16 internos, que responderam aos casos, apresentados em um notebook com webcam, e foram instruídos a verbalizar todo pensamento neste procedimento. Para a análise foi realizada a transcrição das falas e a observação da filmagem. Os dados quantitativos foram avaliados pelo Teste do Qui-Quadrado com correção de Yates, e os descritivos, por análise de discurso. O tema trabalhado na prática do raciocínio foi: percepções dos alunos de sua prática clínica. Entre as 160 resoluções, 57% foram por raciocínio analítico e 43% por não analítico. O processo hipotético-dedutivo foi empregado por 31% dos internos, e o indutivo por 69% dos participantes do estudo. A acurácia diagnóstica foi de 81% de acertos nos casos fáceis e de 85% de acertos nos casos difíceis. Observamos duas categorias empíricas: o universo cognitivo do estudante e o contexto do paciente.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to understand the reasoning developed by medical students in a public university in Brazil. This research on education included semi-structured interviews and film recordings of interns discussing 10 clinical cases. A sample of 16 interns analyzed cases presented on a notebook computer with a webcam. They were instructed to verbalize all their thoughts on the procedures they would use. The film recordings and transcripts of the interviews were analyzed. Quantitative data was evaluated using Yates' chi-squared test and speech analysis was used to evaluate the transcripts. The theme worked on in the practice of reasoning was: the student's perceptions of their clinical practice. Of the 160 diagnoses, 57% were done with analytical reasoning and 43% with non-analytical reasoning. The hypothetical deductive method was employed by 31% of the interns and the inductive method was employed by 69%. The diagnostic accuracy was 81% correct for easy cases and 85% correct for difficult cases. We observed two empirical categories: the cognitive universe of the student and the patient's context.
  • Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes Pesquisa

    Higa, Elza de Fátima Ribeiro; Yamada, Danielle Martins; Peloso, Gabriela de Fátima Batista; Peres, Cássia Regina Fernandes Biffe; Panacionne, Simone Zambom Elias; Mesquita, Celeste Maria Bueno de

    Resumo em Português:

    A integralidade, que representa um princípio orientador do Sistema Único de Saúde (SUS), pressupõe abertura para múltiplas possibilidades do cuidado, da gestão e da organização do trabalho, o que requer a ampla compreensão desse sistema. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as sugestões de professores e estudantes para o avanço da integralidade. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Participaram quatro professores e 58 estudantes de Medicina e Enfermagem. Os dados foram obtidos por Grupo Focal, com base na questão: o que vocês acham que deveria ser realizado para o desenvolvimento da integralidade do cuidado no atual cenário de aprendizagem? Os resultados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, e apontaram três categorias analíticas: formação em saúde, compreensão do SUS e valorização profissional. Estas representam algumas das estratégias necessárias ao desenvolvimento efetivo da integralidade, na visão dos participantes, que demonstram a importância da compreensão do sistema de saúde vigente desde a formação, assim como a valorização dos profissionais em busca da integralidade.

    Resumo em Inglês:

    Integrality represents a guiding principle of the Unified Health System (SUS); it assumes openness to multiple possibilities of care, management and organization of work, which require a broad understanding of this system. The objective of this research is to identify and analyze the teachers' and students' suggestions for the advancement of integrality. This is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach; four teachers and 58 medicine and nursing students participated in it. Data were obtained by Focus Group through the following question: what do you think it should be done for the development of care integrality in this learning scenario? The results were treated by the Thematic Content Analysis Technique and three categories were pointed out: health care training, understanding of the Unified Health System, and professional status. According to participants, these are some of the necessary strategies to effectively develop integrality; for they demonstrate the importance of understanding the current health system from the professional's training, as well as the appreciation of health professionals in order to reach integrality.
  • Competências clínicas essenciais em pediatria: estão os estudantes aptos a executá-las? Pesquisa

    Megale, Luiz; Gontijo, Eliane Dias; Mota, Joaquim Antônio César

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: As competências necessárias à formação do estudante de Medicina correspondem à aquisição de conhecimentos, habilidade clínica e atitudes que devem ser adquiridas durante o curso e avaliadas pela instituição formadora. Este trabalho objetiva identificar as competências essenciais ao médico para atender crianças e adolescentes e avaliar se os estudantes ao final do curso conseguem executá-las com autonomia e segurança. MÉTODO: As respostas aos quesitos do Questionário de Competências Específicas em Medicina, de 64 professores de Pediatria, 30 médicos e 428 internos, foram comparadas pelo teste t-student. Os internos foram avaliados pelo Osce, e suas notas comparadas com suas respostas ao questionário. A prova escrita e a avaliação em serviço, também utilizadas, foram correlacionadas com o Osce pelo coeficiente de correlação de Pearson. RESULTADOS: O questionário demonstrou boa consistência interna. A comparação das respostas dos três grupos revelou diferenças estatisticamente significativas apenas nos itens relacionados aos procedimentos (p = 0,003). A comparação das respostas dos estudantes com suas notas no Osce mostrou diferenças significativas nos itens sobre aquisição de habilidade clínica. Os estudantes foram bem avaliados na prova escrita e na avaliação em serviço, havendo boa correlação entre elas e o Osce. CONCLUSÕES: Estudantes, professores e médicos apresentam expectativas semelhantes frente às competências essenciais à prática pediátrica. Resultados divergentes nas avaliações demonstram a necessidade de sua utilização conjunta na certificação do estudante.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: The skills necessary to the education of medical students involve knowledge acquisition, the development of clínical abilities and the incorporation of attitudes. These skills should be acquired throughout the course and assessed by the teaching institution. The aim of the present study was to identify essential skills needed for physicians for the treatment of children and adolescents and to determine whether students at the end of the medical course are able to perform their activities with autonomy and security. METHOD: The answers of 64 Pediatrics professors, 30 physicians and 428 interns were compared by the student's t-test. The interns were evaluated using the Osce and their scores were compared to their answers on the questionnaire. Two other assessment tools were used (written test and direct observation), which were compared to the Osce results using Pearson's correlation coefficient. RESULTS: The questionnaire demonstrated good internal consistency. A significant difference was detected in the participants' responses only on execution of procedures (p-value = 0.003). The comparison of students' scores on the questionnaire and those demonstrated on the performance assessment by the Osce revealed significant differences in clínical abilities. The students received good evaluations on the written test and through direct observation during service activities. Both evaluations demonstrated a positive albeit weak correlation with the Osce, as determined by Pearson's correlation coefficient. CONCLUSIONS: Students, professors and physicians have similar expectations regarding the specific skills needed for pediatric practice. Divergent student evaluations' results, demonstrate the need for the joint use of tools for the certification of the performance of students.
  • Qualidade de vida e estresse ocupacional em estudantes de medicina Pesquisa

    Meyer, Carolina; Guimarães, Adriana Coutinho de Azevedo; Machado, Zenite; Parcias, Sílvia Rosane

    Resumo em Português:

    O internato médico pode gerar estresse ocupacional, afetando a saúde física e mental, o que pode influenciar a qualidade de vida destes estudantes. Este estudo transversal objetivou analisar a qualidade de vida e o estresse ocupacional em estudantes de Medicina matriculados no último ano de internato médico. A amostra foi composta por 302 estudantes com média de idade de 25,3 ± 2,4 anos de universidades públicas e privadas de Santa Catarina, os quais responderam a um questionário autoaplicável. Por meio da estatística descritiva e inferencial, constatou-se que a pontuação média atribuída à qualidade de vida nos internos foi maior que a pontuação média do estresse ocupacional, e 80% das mulheres apresentaram escores altos (80,7%) no domínio social da qualidade de vida. Na análise do estresse ocupacional, o nível de estresse foi maior em homens (43,7%) na demanda de controle (autoridade sobre decisões), com 6,1%, não havendo diferença significativa nos escores de qualidade de vida e estresse ocupacional entre os sexos. Os estudantes apresentam qualidade de vida positiva, embora estejam submetidos a níveis elevados de estresse.

    Resumo em Inglês:

    The medical internship can lead to occupational stress, which affects the physical and mental health of students and may affect their quality of life. The cross-sectional study aimed to analyze the quality of life and occupational stress in medicine students enrolled in the final year of medical internship. The convenience sample consisted of 302 students with a mean age of 25.3 ± 2.4 years from public and private universities of Santa Catarina, which responded to a self-administered questionnaire. Through descriptive and inferential statistics, it was found that the average score for quality of life of those students was much higher than the average score of occupational stress, and 80% of women had high scores (80.7%) in the social domain of quality of life. In the analysis of occupational stress, the stress level was higher in men (43.7%), concerning the control demand (authority over decisions) with 6.1%, with no significant difference in scores for quality of life and occupational stress among the sexes. In conclusion, the students achieved a very high score for quality of life, although they are subjected to high levels of stress.
  • Concepções sobre o bom professor de medicina Pesquisa

    Costa, Nilce Maria da Silva Campos; Cardoso, Cléia Graziele Lima do Valle; Costa, Danilo Campos

    Resumo em Português:

    A prática pedagógica é considerada o domínio específico da profissão docente, sendo elemento definidor da identidade profissional do professor. Este trabalho investigou as concepções de professores de Medicina de uma instituição federal de ensino superior sobre as características de um bom professor. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, e os dados foram coletados por meio de questionário e de entrevista semiestruturada com professores do ciclo profissional de um curso de Medicina. Como características do bom professor destacaram-se as competências científica, pedagógica e relacional/afetiva, notando-se que os docentes de Medicina já incorporaram a noção de que para ser um bom professor não basta apenas conhecer o conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade. Assim, torna-se importante o investimento institucional em cursos de formação didático-pedagógica em uma perspectiva de reflexão sobre a prática docente executada.

    Resumo em Inglês:

    The pedagogical practice is universally regarded as the specific area of the teaching profession, and defining element of teacher professional identity. This study investigated the perceptions of medical professors of a federal institution of higher education about the characteristics of a good teacher. We used qualitative methodology, and the data were collected through a questionnaire and semi-structured interviews with teachers of the professional cycle of a medicine course. As characteristics of a good teacher stood out in this research scientific, pedagogical and relational/affective competences. These findings show that the faculty of medicine have already incorporated the notion that to be a good teacher is not enough to know the content of the course under their responsibility. Thus, it becomes important institutional investment in training courses in a didactic and pedagogic perspective of reflection on the teaching practice.
  • A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF Pesquisa

    Gomes, Lina Nunes; Koifman, Lilian

    Resumo em Português:

    Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no mestrado que tem como um de seus objetivos específicos levantar e discutir as concepções sobre integralidade entre os internos de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense (UFF), conceito trabalhado transversalmente durante o curso de Medicina da UFF. A metodologia utilizada teve como corpo teórico o Interacionismo Simbólico, e usamos como procedimentos: revisão bibliográfica, diário de campo, entrevista individual projetiva e grupo focal. Percebemos que os alunos conseguem identificar situações nas quais o conceito esteja presente ou não, mas apresentam dificuldades em defini-lo. Por outro lado, observamos que a aplicação do conceito ficou bastante clara, o que foi considerado pelos alunos como um diferencial entre os estudantes da UFF e os de outras faculdades. Os alunos relatam, ainda, que sentem falta de maior discussão do tema, em momento considerado crítico para eles (o Programa de Internato). Identificamos a presença de diferenças na atitude de alguns alunos na entrevista individual e no grupo focal, revelando a influência que a pressão do grupo tem sobre esses alunos.

    Resumo em Inglês:

    This article is part of the author's master's dissertation, one of the specific goals of which was to discuss ideas about comprehensive health care among medical interns from the Fluminense Federal University (UFF). This concept is incorporated across the curriculum of the UFF medicine course. The methodology employed was theoretically based on Symbolic Interactionism, using the procedures of literature review, field journal, projective individual interviews and focus groups. We realized that the students could identify situations where the concept was present or not, but had difficulties in defining it. Yet we also observed that its application was very clear; considered by students as an advantage to the UFF course in relation to other schools. The students also reported feeling a lack of deeper discussions on the subject, during a stage considered critical time for them (Internship Program). We also identified differences in the attitudes conveyed by some students in the individual interviews and in the focus groups, demonstrating peer pressure influence.
  • Recepção audiovisual na educação médica: leituras de um vídeo educativo de psicologia médica por estudantes de medicina Pesquisa

    Pastor Junior, Américo de Araujo; Rezende, Luiz Augusto de Coimbra; Bastos, Wagner Gonçalves

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a produção e a recepção do vídeo educativo Lição de Anatomia, a fim de compreender que sentidos são produzidos por alunos da disciplina de Psicologia Médica. Analisou-se o vídeo, entrevistaram-se seus produtores e foi feita uma exibição experimental, seguida de um grupo de discussão com estudantes de Medicina. O estudo da produção mostrou que o vídeo foi endereçado principalmente a estudantes de Medicina. Esperava-se provocar uma discussão e chamar a atenção para a formação médica como produtora de traumas e angústias. O estudo da recepção do vídeo mostrou que os espectadores estiveram, todo o tempo, conscientes da manipulação dos recursos estéticos do vídeo, não consideraram a narrativa crível e adotaram um posicionamento ideológico negociado, embora tenham compreendido e discutido alguns temas propostos pelo vídeo.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the production and the reception of an educational video entitled Anatomy Lesson. We intend to understand which meanings are produced by Medical Psychology students. The video was analyzed, the producers were interviewed and an experimental screening was followed by a group discussion with medical students. The study of the production showed that the video was mainly addressed to medical students. It was intended to provoke discussion and draw attention as to how medical training can produce trauma and distress. The video reception study revealed that the spectators were aware throughout the film of the visual effects used, they did not consider the narrative believable, and they adopted a negotiated ideological position, although they understood the message as expected by the authors and discussed some of the proposed themes.
  • Fatores associados a beber pesado episódico entre estudantes de medicina Pesquisa

    Carneiro, Eduardo Bittar; Braga, Renato Teixeira; Silva, Luis Fernando Delmonte; Nogueira, Mário Círio

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Beber pesado episódico (BPE) é importante problema de saúde pública, pelas conseqüências negativas para o indivíduo e a sociedade. O objetivo desse estudo foi investigar a prevalência de BPE entre estudantes de medicina e os fatores associados ao problema. MÉTODOS: Foram entrevistados todos os estudantes de medicina do 1º ao 8º períodos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Aplicou-se o questionário AUDIT, de forma auto-preenchida e anônima. RESULTADOS: A prevalência de uso de álcool foi de 91%. BPE teve prevalência de 25%, maior para os homens (p < 0,001). Houve associação positiva de BPE com ter iniciado o uso de álcool antes da faculdade e tabagismo em ambos os sexos, e associação negativa com ser praticante de religião para os homens e ter relacionamento fixo para as mulheres. CONCLUSÕES: Encontrou-se alta prevalência de BPE entre os estudantes de medicina. As faculdades deveriam ter papel mais ativo na orientação de seus estudantes quanto ao consumo de álcool, pois estes serão futuros promotores de saúde.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Heavy episodic drinking (HED) is a major public health issue, with negative consequences for the individual and society. The aim of this study was to investigate the prevalence of HED among medical students and the factors associated with the problem. METHODS: We interviewed all the medical students from the 1st to 8th semesters at the Juiz de Fora School of Medical Sciences and Health. We applied the AUDIT questionnaire, which is self-completed and anonymous. RESULTS: The prevalence of alcohol use was 91%. HED was 25% more prevalent among men (p <0.001). HED was positively associated with having begun consuming alcohol before college and being a smoker in both sexes, and negatively associated with religious practice to men and having stable relationships for women. CONCLUSIONS: We found a high prevalence of HED among medical students. Colleges should take a more active role in guiding their students about the consumption of alcohol, as these students will be health promoters in the future.
  • Videoaula ou teleconsultoria no aprendizado em otorrinolaringologia do médico de família Pesquisa

    Oliveira, Marcelo Henrique de; Gonçalves, Denise Utsch

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar diferentes métodos de aprendizagem em Otorrinolaringologia para médicos de família. MÉTODOS: Os médicos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: 12 foram expostos a instruções verbais com uso de videoaulas, 12 a teleconsultoria com especialista, e 13 a ambas as técnicas. Antes e depois das intervenções nos grupos, foi aplicado um questionário com tarefas em Otorrinolaringologia. Comparou-se o número de acertos no questionário com os casos encaminhados da Atenção Primária à Secundária e a concordância entre diagnósticos da Atenção Primária e Secundária. RESULTADOS: Após as intervenções, houve melhora no conhecimento para os grupos exposição verbal com videoaulas (p = 0,002) e teleconsultoria/videoaula (p = 0,001), queda de 16% no número de encaminhamentos da Atenção Primária para a Secundária. Não foi observada em qualquer dos grupos concordância de diagnósticos entre a Atenção Primária e Secundária, com Kappa abaixo de 0,75. CONCLUSÃO: O médico de família aprendeu mais Otorrinolaringologia com instruções verbais em videoaulas do que com teleconsultoria com especialista. No entanto, ele não foi capaz de usar o conhecimento adquirido para fazer diagnósticos concordantes com os do especialista.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To compare different learning methods in otorhinolaryngology for family doctors. METHODS: Doctors were randomly distributed into 3 groups; 12 were instructed verbally through video lessons, 12 engaged in teleconsulting with an specialist, and 13 subjected to both methods. A questionnaire with tasks in otorhinolaryngology was applied before and after the interventions in the groups. The number of correct answers in the questionnaire was compared to the cases referred from primary to secondary health care and concordance between the primary and secondary level diagnoses. RESULTS: After the interventions, improved knowledge was observed in those taught through video lessons (p = 0.002) and teleconsulting/video lessons (p = 0.001), as well as a 16% reduction in the number of referrals from primary to secondary care. No diagnosis concordance between the primary and secondary care was found for any of the studied groups, with a Kappa value of under 0.75. CONCLUSIONS: The family doctors learned more otorhinolaryngology through verbal instructions given via video lessons than through the use of teleconsulting with a specialist. However, they were unable to use the knowledge gained in order to make consistent diagnoses with those of the specialist.
  • Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina Pesquisa

    Mori, Mariana Ono; Valente, Tânia Cristina O.; Nascimento, Luiz Fernando C.

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou investigar a associação entre a Síndrome de Burnout e o desempenho acadêmico de estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em Medicina. O comprometimento emocional dos alunos variou conforme a série, com diferenças significativas para os componentes da síndrome entre alunos com notas acima e abaixo da média, sendo o primeiro ano o mais afetado. Isto indica que, no curso estudado, a implantação da reforma curricular não foi um fator de proteção para a Síndrome de Burnout. Constatou-se também associação entre a síndrome e o rendimento acadêmico dos estudantes em disciplinas da primeira e da segunda série. São necessários estudos longitudinais sobre o assunto para confirmar as tendências encontradas e esclarecer a interferência de fatores que não puderam ser abordados neste estudo, considerado preliminar.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to to investigate the association between burnout syndrome and the academic performance of first and second year undergraduate medical students. The emotional commitment of the students varied according to which year or semester they were in, with significant differences for components of the syndrome among students with grades above and below the average, particularly for first year students. This indicates that in the course investigated the implementation of curricular reform has not added protection against burnout syndrome. An association was also found between the syndrome and the academic performance of first year students. Longitudinal studies into this subject are required in order to confirm the trends found and shed light on the interference of factors which could not be addressed in this preliminary study.
  • Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis Ensaio

    Gomes, Andréia Patrícia; Costa, José Roberto Bittencourt; Junqueira, Túlio da Silva; Arcuri, Mariana Beatriz; Siqueira-Batista, Rodrigo

    Resumo em Português:

    A tradicional formação médica no Brasil tem reconhecido no hospital o lugar por excelência para a aprendizagem prática do estudante - enfatizando as tecnologias duras e os procedimentos - em detrimento da Atenção Primária à Saúde, ainda que esta seja, reconhecidamente, capaz de resolver cerca de 80% dos problemas de saúde. Embora este cenário venha se alterando paulatinamente no século XXI, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina, ainda permanecem dúvidas sobre os melhores modos para viabilizar a inserção de forma exitosa. Com base nestas premissas, o presente artigo tem por escopo contextualizar este debate e apresentar propostas para consecução de processos ensino-aprendizagem na Atenção Básica.

    Resumo em Inglês:

    The medical training in Brazil has recognized the hospital as the place par excellence for the practice of student learning - emphasizing the hard technologies and procedures - to the detriment of primary health care, although that is admittedly capable of resolving 80% of health problems. Although this scenario comes to change, gradually, in the twenty-first century, especially after the publication of the National Curriculum Guidelines for the medical undergraduate course, there are still doubts about the best ways to enable successful integration. Based on these assumptions, the scope of this paper is to contextualize this debate and proposals for achieving teaching-learning processes in primary care.
  • Educação à distância em nefrologia na Amazônia: processos e resultados Relato De Experiência

    Diehl, Leandro Arthur; Gomes, Carlos Perez; Sary, Gisele de Vasconcelos; Rocha, Hélia Cardoso Gomes da; Camargo, Luís Marcelo Aranha; Gordan, Pedro Alejandro

    Resumo em Português:

    A carência de docentes qualificados na Região Amazônica levou à adoção de tecnologias de Educação à Distância para organizar a disciplina de Nefrologia do quarto ano do curso de graduação em Medicina da Faculdade São Lucas (FSL), localizada em Porto Velho (RO). Neste trabalho, descrevemos a construção do curso na plataforma Moodle, usando uma estrutura de módulos para discutir os principais tópicos de Nefrologia em fóruns de discussão assíncronos online com base em problemas clínicos ilustrativos, e mostramos os resultados do curso, que já foi realizado com três turmas de alunos, bem como as avaliações da metodologia, realizadas pelos alunos e pela instituição.

    Resumo em Inglês:

    The relative lack of qualified teachers in the Amazon Region led to the adoption of Distance Education technologies in order to implement Nephrology classes in the fourth year of the medical course in São Lucas College (Faculdade de São Lucas), located in Porto Velho, Rondonia. In this paper, we describe the construction of the course on the Moodle platform, using a modular structure to discuss the main topics of Nephrology in online asynchronous forums based on illustrative clinical problems, and we also show the results of the classes, which has already been completed with 3 groups of medical students, and the evaluation of the methodology by the students and by the institution.
  • O uso do Moodle como reforço ao ensino presencial de parasitologia e micologia no curso de graduação em medicina Relato De Experiência

    Mezzari, Adelina; Iser, Isabele; Wiebbelling, Adília Maria Pereira; Tarouco, Liane

    Resumo em Português:

    O ensino presencial nos cursos de graduação continua sendo o foco do ensino e da aprendizagem. Com o advento de novas tecnologias de ensino, algumas ferramentas têm sido utilizadas como reforço ao ensino presencial. A plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) tem sido uma das mais empregadas nas instituições de ensino. Este estudo avaliou a relação do ensino presencial com o uso do Moodle institucional na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Como reforço a esta atividade, a página da disciplina cadastrada no sistema Moodle disponibilizou casos clínicos para que os alunos realizassem o diagnóstico. Além disso, foram apresentadas outras informações complementares para o ensino presencial. A metodologia buscou exercitar os instrumentos de aprendizagem que o sistema Moodle oferece, como o link a um arquivo ou site, os fóruns de discussão, a ferramenta questionário e o chat. Como o Moodle é institucional, nele está disponível a página da disciplina, onde passaram a constar todas as informações referentes à mesma, bem como as atividades extraclasse

    Resumo em Inglês:

    The classroom teaching in undergraduate courses remain the focus of teaching and learning. With the advent of new technologies for learning, some tools have been used to reinforce classroom teaching. The platform Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) has been one of the most used in educational institutions. This study assessed the relationship of classroom learning using institutional Moodle in the discipline of Medical Parasitology and Mycology of the School of Medicine, Federal University of Health Sciences of Porto Alegre (UFCSPA). As a support to this activity, on the course page registered in the Moodle system were provided clinical cases for students to perform the diagnosis. Furthermore, additional information was made available for classroom teaching. The methodology sought to exercise the learning tools that Moodle offers, such as links to a file or website, the discussion forums, the questionnaire and chat tools. As Moodle is institutional, in it is available the discipline's page, which now contains all information concerning the same, as well as the extra class activities.
  • Monitoria de técnica operatória e cirurgia experimental e sua relevância na formação médica Relato De Experiência

    Albuquerque, Gabriel de Souza; Mendes, Rogério Rafael da Silva; Rocha, Bruno da Costa; Carreiro, Mário de Castro

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: A monitoria de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (Toce) da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA) é uma atividade extracurricular com a finalidade de aprofundar o aluno nos fundamentos teóricos e práticos da Toce. Em 2009, a monitoria passou por modificações em sua estrutura e dinâmica de funcionamento. OBJETIVO: Demonstrar a evolução da monitoria por intermédio da visão dos monitores que passaram pela estrutura antiga e pelas estruturas novas em curso desde 2009. METODOLOGIA: Foram aplicados questionários padronizados a todos os monitores, divididos em três grupos: aqueles que passaram pelas estruturas antiga e nova (9 estudantes); os que passaram pelo primeiro modelo de estrutura nova (20 estudantes); e os que passaram pelo segundo modelo de estrutura nova (15 estudantes). RESULTADOS: A maioria dos estudantes nos três grupos relatou alcance total ou parcial dos objetivos iniciais, tendo 81% deles considerado que os conhecimentos e experiências adquiridos foram ou serão úteis para a prática médica. CONCLUSÃO: A monitoria de Toce da FMB-UFBA tem evoluído positivamente na visão dos estudantes, consolidando-se como um instrumento válido no processo de educação médica.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: The Monitoring Program of Operative Techniques and Experimental Surgery (OTES) at Bahia Medical School (UFBA) is an extracurricular activity that offers students the opportunity to gain a deeper understanding of the theoretical and practical foundations of OTES. In 2009 the monitoring program underwent wholesale modification in its structure and dynamic functioning. OBJECTIVE: To demonstrate the evolution of the monitoring activity from the perspective of students who have experienced the old and new models. METHODS: Standardized questionnaires were applied to all the monitor students, divided into three groups: those who experienced the former and the current structure (9 students); those who experienced the first model of the new structure (20 students); and those who have experienced the second model of the new structure (15 students). RESULTS: Most of the students in the three groups reported fully or partially achieving their initial objectives; 81% considered that the knowledge and skills learned through monitoring will be useful for medical practice. CONCLUSION: The OTES monitoring activity has evolved positively from the students' point of view, and is now established as a useful tool in medical training.
  • Programa de educação em reanimação cardiorrespiratória: ensinando a salvar vidas Relato De Experiência

    Lyra, Priscila Fiusa; Cordeiro, Denise Ellen Francelino; Gois, Ana Carolina Rodrigues; Muniz, Felipe Nobre; Leônidas, Géssyka Marcos; Rodrigues Sobrinho, Carlos Roberto Martins

    Resumo em Português:

    Parada cardiorrespiratória é a principal causa de morte no mundo. Observa-se falta de capacitação adequada da população para agir de forma eficaz diante dessa situação e, assim, aumentar as chances de sobrevivência das vítimas. Tendo em vista esse fato, foi criado, em 1996, o Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (Perc), que tem como objetivo difundir conhecimentos acerca da reanimação cardiorrespiratória mediante a capacitação de leigos, acadêmicos e profissionais de saúde no Estado do Ceará. Ao longo de 16 anos, aproximadamente 8 mil pessoas foram capacitadas diretamente pelo Perc. Entretanto, é difícil mensurar o benefício total pela difusão em cadeia do conhecimento pessoa a pessoa. Graças à experiência adquirida pelo Perc em reanimação, confirmamos a deficiência do tema no Ceará para os mais diversos públicos. Contudo, seguindo as diretrizes lançadas pela American Heart Association (AHA) a cada cinco anos, o projeto vem conseguindo conscientizar leigos, acadêmicos e profissionais da saúde sobre a importância da reanimação e capacitá-los para agir satisfatoriamente diante de uma vítima de PCR.

    Resumo em Inglês:

    Cardiac arrest is the biggest cause of death in the world. There is a lack of adequate training of the public in how to act effectively in these situations and thus increase the victim's chances of survival. Therefore, the Cardiopulmonary Resuscitation Education Program (PERC) was created in 1996 with the principal aim of promoting knowledge about CPR by training laymen, health students and professionals in the Brazilian state of Ceará. Over the course of sixteen years, roughly 8,000 people have been trained directly by the PERC. However, it is hard to gauge the full extent of the benefits of this program due to the unlimited, chain diffusion of knowledge from person to person. Thanks to the experience acquired by PERC in CPR, it has been possible to confirm the level ignorance about the issue among the Ceará public. However, following the American Heart Association (AHA) guidelines released every five years, the program is raising awareness about the importance of resuscitation, training people to act satisfactorily when faced with a cardiac arrest situation.
  • Algumas palavras sobre o nasf: relatando uma experiência acadêmica Relato De Experiência

    Oliveira, Inajara Carla; Rocha, Renata Mancopes; Cutolo, Luiz Roberto Agea

    Resumo em Português:

    Criado pela Portaria 154/GM de 24 de janeiro de 2008, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) visa aumentar a capacidade das equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), de forma a responder às necessidades da população abrangida pelo território delimitado para cada equipe. Baseado nos princípios da integralidade e da interdisciplinaridade, o que o diferencia dos outros programas já implantados é a proposta de clínica ampliada. O Nasf é composto por profissionais de diversas áreas - fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos -, admitidos conforme a necessidade de cada região abrangida pelas equipes de ESF. Esse novo campo abre as portas para esses profissionais atuarem numa lógica de matriciamento, exercendo um trabalho diferenciado que deve ser explorado desde a graduação. Considerando tal proposta, este artigo relata as observações de uma estudante de Fonoaudiologia acerca de sua experiência de atuação em um projeto piloto no Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Universidade do Vale do Itajaí (SC) no ano de 2008.

    Resumo em Inglês:

    Created by Ordinance Law 154/GM of 24 January 2008, the Family Health Support Center (NASF) aims to increase the capacity of Family Health Strategy (ESF) teams so as to meet the needs of the population within each team's coverage area. Based on the principles of comprehensive and interdisciplinary care, what distinguishes this from other programs in operation is the proposal for a broad-scope clinic. Professionals from diverse areas, such as speech therapists, physiotherapists, nutritionists, physical educators and psychologists form the NASF. These professionals are admitted as required by each region covered by the family health teams. This new field opens a door for these professionals to work within a matrix framework, playing a unique role which should be developed since undergraduate training. In view of this proposal, this paper reports the observations of a student speech therapist about her experience acting in a Family Health Support Center pilot project at Vale do Itajaí University, Santa Catarina, Brazil in 2008.
  • O cuidado no espaço-tempo do Oikos: sobre a bioética e a estratégia de saúde da família Teses

    Motta, Luís Claudio de Souza
  • Errata em: Revista Brasileira de Educação Médica, volume 36, número 1, suplemento 1, Janeiro-Março 2012 Erratas

  • Errata em: Revista Brasileira de Educação Médica, volume 36, número 1, Janeiro-Março 2012 Erratas

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