Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 43, Número: 3, Publicado: 2019
  • Desafios na Pesquisa em Educação Médica Editorial

    Guedes, Hermila Tavares Vilar; Grosseman, Suely; Batista, Nildo Alves; Afonso, Denise Herdy; Oliveira, Sandro Schreiber de; Pereira, Douglas Vinícius Reis; Postal, Eduardo Arquimino
  • O Professor e a Arte de Avaliar no Ensino Médico de uma Universidade no Brasil Artigo Original

    Zimmermann, Marlene Harger; Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; Gomes, Ricardo Zanetti

    Resumo em Português:

    RESUMO A avaliação é intrínseca ao ato de ensinar e uma possibilidade de ampliar e melhorar o conhecimento adquirido pelo aluno. No ensino na área da saúde, a avaliação possui peculiaridades e requer constante diálogo com os docentes e discentes a fim de receber aprimoramentos. O objetivo deste estudo foi traçar um diagnóstico inicial do processo avaliativo no curso de Medicina de uma instituição de ensino superior pública no Estado do Paraná, sob a perspectiva de professores e alunos. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa, realizado com 22 professores e 20 alunos do internato de Clínica Médica. A coleta de dados deu-se de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, com entrevista semiestruturada, de caráter individual, que foi gravada e transcrita literalmente. Foi empregada análise de conteúdo para examinar os dados, que foram decodificados e agrupados por similaridade de assuntos, tendo emergido quatro categorias de análise. Os resultados mostram que os participantes do estudo apontaram dificuldades na avaliação. Em relação aos docentes, foi mencionada a necessidade de formação didático-pedagógica e em avaliação de habilidades, estratégias para aprimoramentos em feedback, em autoavaliação do aluno e na padronização do processo avaliativo realizado pelos docentes. O médico professor percebe-se como aprendiz neste processo e tem a percepção de que a falta de domínio pedagógico para aprender e melhorar sua avaliação gera a necessidade de formação. Conclui-se que, na arte de avaliar, a participação dos professores e alunos se torna importante estratégia para ajustes e melhorias. As reflexões sobre o papel dos atores no cenário do ensino são benéficas para a formação de ambos, pois juntos compartilham olhares, percepções e sugestões, rumo ao ensino e ao aprendizado de excelência. O feedback, a autoavaliação e a padronização constituem elementos singulares e colaboram com o processo avaliativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Evaluation is intrinsic to the act of teaching and a possibility to increase and improve the knowledge acquired by the student. In health education, assessment has peculiarities and requires constant dialogue between teachers and students in order to achieve improvements. The objective of this study was to draw up an initial diagnosis of the evaluation process in the medical course of a Public Higher Education Institution of the State of Paraná, from the perspective of teachers and students. This was an exploratory study, with a qualitative methodological approach, and of an interpretative nature, performed with twenty-two (22) teachers and twenty (20) medical intern students. Data collection took place from November 2015 to February 2016, with a semi-structured interview of an individual character that was recorded and transcribed verbatim. The data were analyzed by content analysis, which were decoded and grouped by subject similarity, from which four categories of analysis emerged. The results show that the study participants pointed out difficulties in the evaluation; teachers were mentioned: the need for didactic-pedagogical training and the evaluation of skills, strategies for improvements in feedback, self-assessment of the student and the standardization of the evaluation process conducted by the teachers. It is concluded that in the art of evaluation, the participation of teachers and students becomes na important strategy for adjustments and improvements. Reflections on the role of actors in the educational setting are beneficial to the formation of both. The inclusion of feedback, self-assessment and standardization are unique elements and collaborate with the evaluation process.
  • Corpos (Não) Controlados: Efeitos dos Discursos sobre Sexualidades em uma Escola Médica Brasileira Artigo Original

    Raimondi, Gustavo Antonio; Teixeira, Flávia do Bonsucesso; Moreira, Cláudio; Barros, Nelson Filice de

    Resumo em Português:

    RESUMO As conquistas dos movimentos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) estabeleceram uma tensão na sociedade que sugere serem irreversíveis suas conquistas, inclusive em termos de visibilidade e recusa ao silenciamento. O cenário de redemocratização e a luta contra o preconceito e a discriminação, assim como pelos direitos humanos e acesso à saúde para todos, compõem alguns dos objetivos desses movimentos. Entretanto, a ideia ainda recorrente da impureza da homossexualidade, que posiciona o sujeito gay como “ser perigoso” reatualiza o estigma e a discriminação com base na suposta “contaminação presumida” do HIV/aids. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos dos discursos sobre as (homo)sexualidades e o HIV/aids na formação médica. Por meio da autoetnografia performática, foi desenvolvida uma análise nas intersecções do self nos coletivos, do eu nas culturas, do agente nas agências, a partir de cenas (auto)etnográficas e da observação participante nos vários cenários de ensino-aprendizagem de uma escola médica pública brasileira. Observamos que, embora proscrito desde a CID 10, o diagnóstico de “homossexualismo” segue sendo produzido e produzindo efeitos por meio da solicitação sistemática e sem evidências de investigação do HIV/aids na formação médica. Assim, compreendemos que ainda há certa cultura hegemônica heterossexual-homofóbica na formação e no cuidado em saúde que atualiza o circuito da exclusão, dominação, colonização e subjugação do sujeito homossexual pela reiterada relação “ser gay – ter HIV/aids”. Com os encontros e as experiências vividas aqui analisadas, explicitam-se visceralmente as disputas e os enfrentamentos no currículo, na esfera do cotidiano e em nossa própria consciência e prática diária para a produção de espaços que considerem outras possibilidades de existência para além da somente hegemônica heterossexualidade branca masculina. Concluímos, também, que foram e ainda continuam sendo abertas várias disputas na formação e atuação médicas, evidenciando que “não estamos sozinhos”. Muitos(as) de nós estamos comprometidos(as) com a tentativa de construir outros modos de ensinar e cuidar, guiados por performances – escritas e corporificadas – de inclusão e resistência, cujo objetivo é expor, desafiar e transformar narrativas desumanas contra a população LGBT e a opressão em geral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The achievements of the lesbian, gay, bisexual, transvestite and transsexual (LGBT) movements have established a tension in society that suggests that their accomplishments are irreversible, including in terms of visibility and refusal to remain silent. The scenario of re-democratization and the fight against prejudice and discrimination, as well as human rights and access to health for all, make up some of the objectives of these movements. However, the persistently recurrent idea of the dirtiness of homosexuality that positions the gay subject as being dangerous, reaffirm the stigma and discrimination from the alleged “presumed contamination” of HIV/aids. In this sense, this article aims to analyze the effects of discourses on (homo)sexualities and HIV/aids in Medical Education. By means of performative autoethnography, an analysis was performed at the intersections of the “self” in the collective, the self in the cultures, from (auto)ethnographic scenes and participant observation in the various teaching scenarios of a Brazilian public Medical School. We observed that, although proscribed since ICD 10, the diagnosis of “homosexualism” continues to be produced through the systematic and unproven application of HIV/aids research in medical education. Thus, we understand that there is still a certain heterosexual-homophobic hegemonic culture in health education and health care that updates the circuit of exclusion, domination, colonization and subjugation of the homosexual subject by the repeated relationship between “being gay – having HIV/aids”. With the encounters and experiences that have been analyzed here, the disputes and confrontations in the curriculum, in the daily life and in our own daily consciousness and practice for the production of spaces that consider other ways of living beyond just hegemonic male white heterosexuality are made viscerally explicit. We also conclude that several disputes have been and are still being opened in medical training and performance, proving that “we are not alone”. Many of us are committed to the attempt to construct other ways of teaching and caring, guided by performances – written and embodied – of inclusion and resistance, whose goal is to expose, challenge and transform dehumanizing narratives against the LGBT population and oppression in general.
  • A Busca pela Residência Médica em Acupuntura na EPM-Unifesp Artigo Original

    Bissoto, João Roberto; Gallian, Dante Marcello Claramonte

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo nasceu da observação do considerável aumento das práticas integrativas em saúde e sua inserção no Sistema Único de Saúde do Brasil por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) de 2006. Surge, então, o questionamento dos motivos que levaram a esse aumento. O presente estudo analisou os porquês da busca de médicos recém-formados pela especialização em acupuntura na Universidade Federal de São Paulo, programa de residência médica recente na profissão. Os autores optaram pela metodologia da História Oral de Vida, tendo em vista seu potencial humanizador ao lidar com relatos de colegas e ainda pela rememoração do que foi vivido pelo entrevistado. A análise dos dados foi feita segundo o método de imersão e cristalização, baseado na fenomenologia hermenêutica, por meio do qual surgiram temáticas comuns nas narrativas dos entrevistados, as quais puderam ser analisadas com apoio na literatura vigente. Com base nas narrativas colhidas e analisadas, observou-se que um grande influenciador dos médicos na escolha da acupuntura é o descontentamento com a prática do modelo biomédico, que separa o paciente de sua totalidade, compartimentando o ser em múltiplas especialidades, o que transforma o paciente em pedaços sem avaliar sua existência como pessoa e sua saúde como um todo. Todos os narradores afirmaram considerar a acupuntura uma prática mais humana de fazer saúde, o que satisfaz o anseio de tratar o paciente, não apenas suas partes ou seus sintomas isolados, sendo esse fator fundamental para compreendermos o crescimento dessas práticas. Uma análise mais profunda das narrativas permitiu observar que na história de vida desses jovens médicos existem vivências que possibilitaram que eles estivessem dispostos a desenvolver sua humanidade de forma mais intensa. Outra característica notória que surgiu nas narrativas foi o fato de nenhum dos entrevistados ter tido contato com a acupuntura durante a graduação em Medicina, o que demonstra a incipiente inserção dessa prática no meio acadêmico, mesmo em se tratando de uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde a década de 1990.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study resulted from the observed considerable increase in integrative practices in health and their insertion in the Brazilian Unified Health System through the National Policy of Integrative and Complementary Practices in Health (PNPIC) of 2006. The question then arises of the reasons that led to this increase. The present study analyzed the reasons behind newly trained physicians seeking to specialize in Acupuncture at the Federal University of São Paulo, a recent medical residency program in the profession. The authors used an Oral History methodology due to its humanizing potential when dealing with accounts given by colleagues and to help interviewees recall their experiences. Data analysis was carried out using the Immersion and Crystallization method, based on hermeneutic phenomenology, through which common themes emerged in the narratives of the interviewees, which could then be analyzed based on the current literature. From the collected and analyzed narratives it is observed that dissatisfaction with the practice of the biomedical model is a major factor that influences the physicians’ choice of Acupuncture. That model is seen to treat the patient as a being that is compartmentalized into multiple specialties, transforming the patient into pieces without really assessing their existence as a person and their health as a whole. All the interviewees stated that they consider Acupuncture a more humane health care practice, corresponding to their longing to treat the patient, not only their parts, or their isolated symptoms, which factor is fundamental to understanding the growth of these practices. A deeper analysis of the narratives allowed us to observe that in the life history of these young doctors there are experiences that have enabled them to be willing to develop their humanity more intensely. Another conspicuous feature that emerged in the narratives was the fact that none of the interviewees had any contact with Acupuncture during their undergraduate medical training, which demonstrates its incipient insertion in the academic environment, even though this practice has been recognized by the Federal Council of Medicine as a medical specialty since the 1990s.
  • O Internato Médico após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014: um Estudo em Escolas Médicas do Estado do Rio de Janeiro Artigo Original

    Cândido, Patrícia Tavares da Silva; Batista, Nildo Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Instituídas em 2014, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina contêm várias recomendações, especialmente para o internato médico. Apesar do reconhecimento da necessidade de mudanças no que se refere à capacitação profissional para atender às demandas da comunidade, muitos consideraram pouco democrática a instituição dessas DCN. Seu processo de implantação ainda é pouco estudado. Objetivou-se analisar o internato médico em escolas médicas do Estado do Rio de Janeiro após a instituição das DCN de 2014, sob a ótica dos coordenadores de curso e de internato. Em 2016, o Estado do Rio de Janeiro possuía 19 cursos de Medicina, em 15 escolas médicas. Destes, nove cursos participaram da pesquisa. A população de estudo foi representada por 13 participantes – nove coordenadores de curso e quatro coordenadores de internato. Trata-se, assim, de uma amostragem do universo das escolas, sem intenção de generalização dos resultados para todo o Estado. Foram utilizadas abordagens qualitativas e quantitativas. As questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo, e a escala atitudinal foi avaliada por análise estatística. Na visão dos coordenadores, todas as escolas médicas estão em processo de adequação às determinações das DCN de 2014. A maioria está de acordo com a inclusão obrigatória, no internato, das áreas de Urgência e Emergência, Atenção Básica e Saúde Mental. Muitas são as dificuldades encontradas no processo de implantação e/ou reestruturação dessas atividades no internato: escassez de cenários; precariedade dos cenários existentes na Emergência do Sistema Único de Saúde; falta de docentes/preceptores e o prazo estabelecido para a implantação das Diretrizes. Entretanto, algumas estratégias têm sido planejadas, como a diversificação dos cenários de prática, a criação de estágios eletivos, o estabelecimento de convênios e parcerias, o desenvolvimento de atividades integradas com outras áreas do internato e a utilização de laboratórios de simulação realística. As escolas médicas vivem um momento de transformação curricular, impulsionado pelas DCN. Esse momento deve ser encarado como uma oportunidade para revisitar o internato médico e, possivelmente, encontrar estratégias para aprimorar a formação médica nesse espaço privilegiado da graduação. Acredita-se que a divulgação dos resultados desta pesquisa possa auxiliar as escolas médicas no processo de apropriação e implantação das determinações das DCN de 2014.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Established in 2014, the National Curricular Guidelines (NCG) for the Undergraduate Medical Course contain several recommendations, especially for Medical Internship. Despite the recognition of the need for changes, in terms of professional training to meet the demands of the community, instituting these NCG was considered by many to be rather undemocratic. Yet, few studies have investigataed the implementation process. The objective was to analyze the Medical Internship in Medical Schools of the State of Rio de Janeiro, after institution of the NCG of 2014, according to the Course and Internship Coordinators. In 2016, the State of Rio de Janeiro had 19 medical courses, in 15 Medical Schools. Of these, nine courses participated in the research. The study population was represented by 13 participants, nine Course Coordinators and four Internship Coordinators. It is thus a sample of the universe of schools, with no intention of generalizing the results to represent the whole State. Qualitative and quantitative approaches were used. The answers of the open-ended questions were submitted to content analysis, the scale was evaluated by statistical analysis. In the view of the Coordinators participating in the research, all Medical Schools are in the process of adapting to the NGC’s determinations of 2014. The majority agrees with the mandatory inclusion of Urgency and Emergency, Primary Care and Mental Health in the Internship areas. Many difficulties were encountered in the process of implantation and/or restructuring of these activities in Internship: scarcity of practical scenarios; precariousness of existing scenarios in emergency care of the Unified Health System; lack of teachers/preceptors; and the deadline established for the implementation of the Guidelines. However, some strategies have been planned, such as the diversification of practice scenarios, the creation of elective internships, the establishment of agreements and partnerships, development of integrated activities with other Internships areas and the use of realistic simulation laboratories. The Medical Schools live a moment of curricular transformation, driven by the NCG. We must see this moment as an opportunity to revisit the Medical Internship and, possibly, to find strategies for the improvement of medical training in this privileged undergraduate space. It is believed that dissemination of the results of this research can help Medical Schools in their appropriation and implementation of the NCGs of 2014.
  • Respostas Emocionais de Médicos aos Estímulos Afetivos do International Affective Picture System (IAPS) Artigo Original

    Castelhano, Laura Marques; Wahba, Liliana

    Resumo em Português:

    RESUMO As emoções dos médicos têm um papel importante na relação com o paciente, pois podem interferir em suas atitudes, percepções e nos processos de julgamento e decisão. O objetivo desta pesquisa foi analisar a resposta emocional dos médicos aos estímulos do International Affective Picture System (IAPS). Este estudo utilizou o método quantitativo e avaliou 30 médicos, homens e mulheres de diversas especialidades, que dedicassem parte (ou a totalidade) de seu tempo ao atendimento clínico no consultório, que tivessem no mínimo dois anos de experiência após a conclusão da residência médica e que atuassem em medicina convencional (clínica médica). Os instrumentos utilizados na análise foram: o questionário sociodemográfico, para análise das variáveis; o IAPS, composto por imagens afetivas capazes de induzir estados emocionais; e o Self-Assessment Manikin (SAM), para classificação das respostas emocionais por meio de duas escalas: prazer e alerta. Os resultados mostraram que, quanto à percepção emocional, não houve diferença entre os resultados da amostra e da população geral, mas houve diferença na relação com as variáveis sociodemográficas – idade, tempo de formado, tempo médio de atendimento (consulta) e horas semanais dedicadas ao trabalho no consultório –, concluindo-se que médicos mais velhos, com mais tempo de formados e que ficam mais tempo em consulta com o paciente se sentiram mais impactados diante dos estímulos emocionais do que os médicos mais jovens, com menos tempo de formados e que ficam menos com o paciente em consulta. Os resultados também mostraram que os médicos que dedicam mais horas semanais ao trabalho no consultório perceberam os estímulos de forma menos prazerosa que os médicos que trabalham menos tempo no consultório e que dividem seu tempo com outras atividades. São necessárias novas pesquisas e estudos para o aprofundamento do tema das emoções e de sua influência na prática médica, considerando amostras maiores, em contextos distintos e novas variáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The emotions of doctors play an important role in their relationship with the patient as they can interfere with their attitudes, perceptions and in judgment and decision processes. The objective of the research was to analyze the emotional response of doctors to the stimuli of the International Affective Picture System (IAPS). This study used a quantitative method and evaluated 30 male and female doctors of various specialties, who dedicated all or some of their working hours to clinical care, had at least two years of experience after conclusion of medical residency and worked in conventional medicine (medical clinic). The instruments used for the analysis were: sociodemographic questionnaire to analyze the variables; the IAPS, composed of affective images capable of inducing emotional states and the Self-Assessment Manikin (SAM) to classify responses through two scales: pleasure and arousal. The results showed that in relation to emotional perception there was no difference between the sample results and the general population, but differences were found in the relation to sociodemographic variables: age, time since graduation, average consultation time and weekly hours devoted to work in the consulting room, concluding that older doctors, with more time since graduation and more time in consultation with the patient, felt more impacted by the emotional stimuli than younger doctors with less training time and less time with the patient in consultation. The results also showed that doctors who work more hours per week in the consulting room perceived the stimuli in a less pleasant way than doctors who spend less time in the consulting room and share their time with other activities. Further research and studies are needed to deepen the theme of emotions and their influence on medical practice, considering larger samples in different contexts and new variables.
  • Tradução e Adaptação Transcultural do Instrumento de Avaliação do Ensino Médico nas Desordens Musculoesqueléticas Artigo Original

    Raso, Lucas Augusto Carvalho e; Castro, Ubiratan Brum de

    Resumo em Português:

    RESUMO As desordens do sistema musculoesquelético representam entre 10-25% do motivo das consultas na atenção primária, mas apenas um pequeno percentual do currículo da graduação é dedicado ao estudo desse assunto. Assim, é necessário desenvolver instrumentos objetivos para avaliar essa deficiência na escola médica. O questionário de Freedman e Bernstein é uma ferramenta validada internacionalmente para avaliação dos conhecimentos médicos básicos sobre as desordens musculoesqueléticas e, consequentemente, do ensino durante a formação médica. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma versão da escala em língua portuguesa, validada e adaptada transculturalmente para a população brasileira. A tradução e adaptação transcultural do questionário foram conduzidas seguindo as etapas de tradução inicial, retrotradução, composição de uma versão pré-final e seu teste, sendo realizadas as alterações necessárias após essa última fase e a elaboração do modelo final do instrumento. A etapa de teste da versão pré-final consistiu na sua aplicação ao público-alvo da pesquisa – 15 estudantes do último semestre de Medicina. Cada indivíduo respondeu às perguntas do inquérito e, em seguida, foi entrevistado para se analisar o que ele entendeu que era esperado em cada item do questionário. Tanto a interpretação da questão quanto a resposta foram exploradas. Houve dificuldade de compreensão em duas questões, tendo sido preciso substituir alguns termos para facilitar a assimilação. Após as alterações, não houve impedimentos ao entendimento do instrumento final pelos participantes. A validação de conteúdo foi avaliada por um painel de especialistas, que considerou apropriados os termos e a abrangência do questionário traduzido. Essa apreciação foi realizada após o teste final e nenhuma alteração foi recomendada. O questionário encontra-se traduzido para a língua portuguesa, apresentando equivalência semântica, idiomática, conceitual e cultural com o original. Recomenda-se seu uso para a avaliação do ensino das desordens musculoesqueléticas nas escolas de Medicina do País, possibilitando uma comparação do currículo ortopédico brasileiro com os padrões internacionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Disorders of the musculoskeletal system represent between 10-25% of the reasons for consultations in primary care, however, only a small percentage of the undergraduate curriculum is dedicated to the study of this subject. Thus, it is necessary to develop objective instruments to assess this deficiency in medical schools. The Freedman and Bernstein questionnaire is an internationally validated tool for assessing basic medical knowledge of musculoskeletal disorders and, consequently, evaluate medical training. The objective of this study was to develop a version of the scale in the Portuguese language, validated and adapted transculturally for the Brazilian population. Transcultural translation and adaptation of the questionnaire was conducted following the steps of initial translation, back-translation, composition of a pre-final version and its test, making the necessary changes after this last phase and development of the final model of the instrument. The pre-final version was applied to the target audience of the research - 15 students in the last semester of Medicine. Each individual answered the questions from the survey and was then interviewed to analyze their understanding of what was expected in each item of the questionnaire. Both the interpretation of the question and the response were explored. There were difficulties in understanding two questions, making it necessary to substitute some terms to facilitate assimilation. After the changes, there were no impediments to the participants’ understanding of the final instrument. Content validation was assessed by a panel of experts who considered the terms and scope of the translated questionnaire appropriate. This assessment was made after the final test and no change was recommended. Thus, the questionnaire is translated into the Portuguese language, presenting semantic, idiomatic, conceptual and cultural equivalence with the original. Its use is recommended for the evaluation of the teaching of musculoskeletal disorders in the country’s medical schools, allowing a comparison of the Brazilian orthopedic curriculum with international standards.
  • Cuidados Paliativos: Prática dos Médicos da Estratégia Saúde da Família Artigo Original

    Ribeiro, Júlia Rezende; Poles, Kátia

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o avanço do conhecimento científico e aumento da expectativa de vida, criou-se a ilusão de que o ser humano é imortal. Ademais, existe uma deficiência na educação médica atual, que forma profissionais tecnicistas e sem preparo para cuidar de um paciente com doença grave e incurável. Por volta da metade do século XX, surgiram movimentos voltados para a humanização dos atendimentos em saúde, que levavam em consideração a integralidade do indivíduo. Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual. Considerando que esse tipo de cuidado pode ser oferecido em diferentes contextos, ressalta-se que a Atenção Primária em Saúde é uma possibilidade recente para a assistência em cuidados paliativos. Entretanto, ainda existe uma dificuldade dos serviços de Atenção Primária no Brasil em oferecer essa modalidade de assistência. Assim, a pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos médicos da Estratégia Saúde da Família acerca dos cuidados paliativos. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, em que foi utilizada a metodologia da análise temática. Os participantes foram 16 médicos que atuam nas Unidades Estratégia Saúde da Família do município de Lavras, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Com base na análise dos dados identificou-se que os médicos possuem conhecimento incipiente sobre o conceito de cuidados paliativos e que, embora tenham tido algum tipo de experiência com esse tipo de paciente, apresentam dificuldade para abordá-lo de maneira holística. Isto se deve, principalmente, à deficiência na formação acadêmica, que ainda privilegia o conhecimento biomédico e a cura das doenças em detrimento do alívio do sofrimento humano. Conclui-se que é imprescindível abordar o tema durante a formação médica, bem como discuti-lo entre os profissionais já atuantes nos serviços de saúde para que seja possível proporcionar melhor qualidade de vida e de morte.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the advance of scientific knowledge and increased life expectancy, the illusion has been created that the human being is immortal. In addition, there is a deficiency in current medical training, whereby professional technicians are trained without being prepared to take care of a patient with serious and incurable disease. Towards the middle of the 20th century, there were movements aimed at the humanization of health care, which took into account the integrality of the individual. Palliative care is an approach that improves the quality of life of patients and their families in the face of life-threatening illnesses by relieving suffering, treating pain, and other symptoms of a physical, psychosocial and spiritual nature. Considering that this type of care can be offered in different contexts, it has recently been highlighted that Primary Health Care can be a suitable setting for palliative care assistance. However, there is still a difficulty for Primary Care services in Brazil to offer this kind of assistance. Thus, the research was aimed at understanding the perception of physicians of the Family Health Strategy about palliative care. A descriptive study, with a qualitative approach, using thematic analysis method. The participants were 16 physicians who work in the Family Health Strategy Units of the city of Lavras, Minas Gerais. Data were collected through a semi-structured interview. From the data analysis it was identified that the doctors have incipient knowledge regarding the concept of palliative care and that although they had some type of experience with this type of patient, they encounter difficulties in approaching it in a holistic way. This is mainly due to the deficiency in academic training, which still favors biomedical knowledge and the cure of diseases to the detriment of the relief of human suffering. It is concluded that it is essential that this topic be addressed during medical training, as well as discussed among the professionals already working in the health services so as to provide a better quality of life and death.
  • A Expectativa Profissional do Futuro Médico: Análise do Quadriênio 2014-2017 Artigo Original

    Assunção, Luciano Moura de; Pereira, Ana Beatriz Cardoso; Albuquerque, Lana Carla Fernandes de; Ferreira, Luana Bastos de Mont’Alverne; Caldas, Cezar Augusto Muniz

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é descrever as expectativas dos estudantes de Medicina quanto à carreira profissional. Foi realizado um estudo transversal, descritivo e analítico, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2017, com 116 estudantes concluintes em 2014, 116 de 2015, 91 de 2016 e 110 de 2017, totalizando uma amostra de 431 sujeitos. Foi aplicado um questionário para obtenção de informações sobre idade, gênero, ano de formatura, desejos de atuação profissional para os dez anos seguintes, a especialidade que deseja seguir, o nível de atenção no qual deseja trabalhar, a renda a ser alcançada, o número de empregos que acha necessário para alcançá-la e o número de empregos que pretende ter. O estudo demonstrou predomínio de homens (58,7%), e a média de idade foi de 26,4 ± 3,91 anos. Entre as especialidades pretendidas pelos egressos, Clínica Médica foi a mais almejada em todos os anos estudados, exceto no ano de 2016, em que predominou Pediatria. Sobre os desejos profissionais para dez anos após a formação, a docência foi almejada por cerca da metade deles, variando entre 46% e 59%, enquanto a quase totalidade da amostra demonstrou o desejo de trabalhar com assistência (atendimento direto ao paciente). Não houve predomínio entre as atividades ambulatorial/consultório e hospitalar, assim como entre o setor público e o privado. Em relação ao desejo de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, os formandos de 2014 e 2016 expressaram desejo de atuar predominantemente no nível terciário (40,5 ± 29,3% e 41,1 ± 29,7%, respectivamente) em relação aos demais níveis de atenção. Sobre a pretensão de renda salarial, predominou a faixa acima de dez salários mínimos, sendo que a maioria expressou achar necessários pelo menos três empregos para alcançá-la, embora o desejo da maior parte dos estudados tenha sido manter apenas dois empregos. Conclui-se que as chamadas áreas básicas, como Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria, ainda são bastante almejadas pelos formandos. Contudo, mais do que o desejo de segui-las, provavelmente isto representa a necessidade de pré-requisito para acesso a outras especialidades. No geral, os egressos pretendem trabalhar com assistência, têm uma expectativa salarial alta, admitem a necessidade de diversos vínculos empregatícios para atingir esta meta e têm pouco interesse em trabalhar no nível primário de atenção à saúde. Tal realidade poderia ser discutida no âmbito da academia, a fim de oferecer informações realistas aos estudantes sobre o mercado de trabalho e a carreira médica, minimizando frustrações futuras durante o exercício profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this work is to describe the expectations of medical students regarding their professional career. In order to do this, a cross-sectional descriptive and analytical study was conducted, from January 2014 to December 2017, with 116 senior students of the class of 2014, 116 of 2015, 91 of 2016 and 110 of 2017, with a total of 431 individuals. A survey was applied to obtain information about their age, gender, graduation year, professional expectations for the 10 years to follow, intended specialty, level of care at which they want to work, intended income, the number of jobs they think they will need to work in to reach that level of income and the number of jobs they expect to have. The study showed that there are more male students (58%) than female, and the average age is 26.4 ± 3.91 years old. General Medicine was the most sought specialty by the graduate students, except for those of the year 2016, when the predominant specialty was Pediatrics. Concerning the professional goals for the 10 years after graduation, teaching was an objective of approximately half of them, ranging between 46% and 59%, while almost all of them demonstrated a wish to perform assistance work (direct patient care). No predominance was found when comparing the expectation of working in a hospital or in private clinics, nor between the private and public sector. Concerning the wish to work at different health care levels, the senior students from the classes of 2014 and 2016 expressed their wish to work predominantly at care level 3 (40.5 ± 29.3% and 41.1 ± 29.7%, respectively). Concerning the intended income, the most popular range was above 10 minimum monthly salaries. Most students stated they believe that at least three jobs would be necessary to reach this salary level, but they also expressed the wish of having only two jobs. We conclude that the so-called basic areas, such as General Medicine, General Surgery and Pediatrics are the most coveted by the senior students. However, this is probably due not only to a desire to follow these specialties, but also because they represent a prerequisite to access other specialties. In general, the graduates intend to work with direct care and have high salary expectations, which is only achieved by having multiple jobs. They have little interest in working at care level one. This reality could be discussed in academic circles, in order to offer realistic information to students about the job market and medical career, minimizing future frustrations during their professional practice.
  • Espiritualidade e Formação nos Programas de Residência em Saúde de uma Cidade no Nordeste Brasileiro Artigo Original

    Jordán, Arturo de Pádua Walfrido; Barbosa, Leopoldo Nelson Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Evidências da literatura mostram a influência da espiritualidade na saúde dos indivíduos. No entanto, poucas instituições de ensino em saúde no Brasil incluem a temática em seus conteúdos programáticos. Essa realidade é ainda mais evidente ao tratarmos de programas de especialização ou residência na área da saúde. Objetivo Analisar a abordagem de conteúdo relacionado à espiritualidade nos programas de residência da Secretaria de Saúde da cidade do Recife (Sesau-Recife). Método O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em pesquisas sob o Parecer no 2.136.503. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem combinada, que envolveu a análise dos Projetos Político-Pedagógicos por meio de roteiro de análise documental e entrevistas com residentes e preceptores de oito programas de residência da Sesau-Recife, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturada. As informações coletadas foram analisadas segundo a proposta de Minayo. Resultados e discussão Na análise documental não foi encontrado conteúdo sobre espiritualidade. Nas entrevistas, o conteúdo coletado foi categorizado em: conceitos; espiritualidade baseada em evidências; espiritualidade e cuidado; espiritualidade e finitude; espiritualidade e formação. Na análise foi observado que os preceptores e residentes, em sua maioria, não conhecem os conceitos, as evidências e a aplicabilidade da espiritualidade na prática clínica e na formação em saúde. Os entrevistados demonstraram interesse em capacitação na temática e consideraram relevante a inclusão da espiritualidade no conteúdo dos programas. Conclusão A abordagem da espiritualidade em cursos de saúde vem crescendo rapidamente no cenário internacional e de forma mais lenta, porém presente, no cenário nacional. Essa realidade inclui de forma mais contundente os cursos de graduação. Ao se tratar de pós-graduação, no entanto, pouco se avançou. Os programas de residência da Sesau-Recife são um exemplo desta assertiva, visto que não contemplam, ao menos de forma oficial, conteúdos de espiritualidade em seus programas. Neste sentido, visto o benefício que traz para os indivíduos, recomenda-se a inclusão da espiritualidade nos conteúdos oficiais desses programas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Evidence from the literature shows the influence of spirituality on individuals’ health. However, few health education institutions in Brazil include the topic in their course programs. This reality is even more evident when we are dealing with specialization or residency programs in the health area. Objective To analyze how spirituality-related content is approached in the Health Department Residency Programs of the city of Recife (Sesau-Recife). Method The study was approved by the Research Ethics Committee, report number 2,136,503. It is an exploratory, descriptive study with a combined approach that involved analysis of the Political Pedagogical Projects through a documentary analysis script and interviews with residents and preceptors of 8 Residency Programs in Sesau-Recife, using a semi-structured interview script. Once collected, these were analyzed according to Minayo’s proposal. Results and discussion In the documentary analysis, no content on spirituality was found. In the interviews, the collected content was categorized into: concepts; evidence-based spirituality; spirituality and care; spirituality and finitude; spirituality and training. In the analysis, it was observed that preceptors and residents, for the most part, do not know the concepts, evidence and applicability of spirituality in clinical practice and in health education. The interviewees showed an interest in training in the subject and considered relevant the inclusion of spirituality in the course content. Conclusion The approach of spirituality in health courses has been growing rapidly in the international setting and more slowly in the domestic sphere. This reality is even more categoric for undergraduate courses. As regards graduate studies, however, little progress has been made. The residency programs of Sesau-Recife are an example of this assertion, since they do not contemplate, at least officially, the contents of spirituality in their programs. In this sense, given the benefit it brings to individuals, it is recommended that spirituality be included in the official contents of these programs.
  • Percepção discente e docente sobre o desenvolvimento curricular na atenção primária após Diretrizes Curriculares de 2014 Artigo Original

    Rezende, Valter L M; Rocha, Barbara Souza; Naghettini, Alessandra; Fernandes, Marcos Rassi; Pereira, Edna Regina Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO As novas diretrizes curriculares nacionais (DCN) do curso de medicina preveem uma formação com maior foco na Atenção Primária à Saúde. A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), buscando estas mudanças e adaptando-se às DCN de 2014, criou um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Este estudo avaliou as percepções de discentes e docentes sobre o desenvolvimento do novo currículo do curso de medicina de uma Universidade Federal da região centro-oeste do Brasil, após as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, quanto ao ensino na Atenção Primária à Saúde (APS). Realizou-se uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de dois grupos focais: um com docentes e outro com discentes. As perguntas norteadoras foram relacionadas ao entendimento dos discentes sobre a APS e a concordância entre os assuntos teóricos e o que é visto nas atividades práticas, a avaliação do novo PPC e as críticas e sugestões ao novo currículo e a desospitalização. Com docentes, as perguntas-guia questionaram sobre a implementação do novo currículo, a avaliação do novo PPC, a percepção de apoio institucional e as críticas à formação na APS. Para análise dos dados oriundos da transcrição dos grupos focais utilizou-se a técnica de análise de conteúdo que buscou sistematizar as questões respondidas pelos participantes, facilitando sua interpretação. Quanto à modalidade, foi escolhida a análise temática fundamentada em Bardin. A percepção de discentes e docentes foi que o desenvolvimento do novo currículo ainda é frágil. Os discentes apontaram a depreciação do ensino na APS por alguns professores e a falta de longitudinalidade no ensino da APS. Os docentes destacaram a falta de apoio da gestão municipal, escassez de campos de estágio e de formadores qualificados para esta mudança. Conclui-se que o novo currículo, mesmo desenhado para contemplar o ensino na APS, apresenta algumas lacunas de temas relevantes, enfrenta resistências por parte do corpo docente e carece de professores com formação específica na área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The 2014 National Curriculum Guidelines (NCG) for medical courses provide for a more focused training in Primary Health Care (PHC). The Federal University of Goiás Faculty of Medicine, adapting the new NCGs, developed a new Pedagogical Course Project (PCP). This study evaluated the views of students and teachers on the development of the new medical course curriculum of that Federal University inf the Brazilian midwest region, post the new National Curricular Guidelines of 2014 regarding teaching in Primary Health Care. A case study was carried out with a qualitative approach, which sought to describe and understand the processes of changes that occurred in the medical curriculum of the UFG following the implementation of the new pedagogical project in 2014. The data were collected through two focus groups: The first with students and the second with teachers. Content analysis was used to evaluate the focus group. Students and teachers shared the view that the development of the new curriculum is flawed. The institution was able to write the new pedagogical project based on the 2014 NCGs, but resources for the development of the new curriculum are scarce. The students pointed out the depreciation of the teaching in primary health care by some teachers and the lack of longitudinality in the teaching of the primary health care. Teachers highlighted the lack of support from municipal management, shortage of internships field and qualified trainers for this change. As for the physical structure, in general, lack of inputs and reforms, and within the university a lack of didactic resources, which ends up discouraging the students and teachers. Achieving internships, materials and professionals who accept receiving students are also highlighted as challenges. The new curriculum, although designed to contemplate teaching in PHC, faces resistance and lacks teachers with specific training in the area.
  • Conhecimento dos Alunos de Medicina sobre Oftalmologia Artigo Original

    Abreu, Acácia Maria Azevedo; Abreu, Elvira Barbosa; Paulino, Isabella Carnio; Pierre, Natália Belo Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Este ensaio foi feito com base em um estudo descritivo que visou avaliar o conhecimento de alunos de Medicina sobre Oftalmologia. Por meio do aplicativo Survey Monkey, foi aplicado um questionário composto por 20 questões que foram respondidas por graduandos do primeiro ao sexto ano de Medicina. A análise dos dados coletados indicou aumento do nível de conhecimento acerca da Oftalmologia de acordo com o ano cursado na faculdade, ou seja, estudantes do quinto e sexto anos têm maior propriedade no assunto e também alunos que optaram pela opção de Oftalmologia como futura especialização. Além disso, um dado importante que se apresentou neste estudo foi que, embora tenham conhecimento de patologias oftalmológicas importantes, os alunos não têm plena familiaridade com o manejo de emergências e condutas oftalmológicas como médicos generalistas no pronto-socorro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research was based on a descriptive study, aimed at evaluating medical students’ knowledge about Ophthalmology. A questionnaire composed of 20 questions was applied through the Survey Monkey app, which were answered by 1st- to 6th- year medical students. Based on the data collected, it was found that there is an increase in the level of knowledge about Ophthalmology according to the- year of study (5th and 6th year students have greater ownership of the subject) and also students who opted for Ophthalmology as a future specialization. Furthermore, another important finding was that although the students are aware of important ophthalmologic pathologies, they are not fully familiar with the management of emergencies and ophthalmologic procedures as general practitioners in the Emergency Room.
  • Percepção de Alunos de Curso de Graduação em Medicina sobre o Team-Based Learning (TBL) Artigo Original

    Masocatto, Nilo Olimpio; Couto, Wilson José; Matta, Thales Skaff da; Porfirio, Gustavo José Martiniano

    Resumo em Português:

    RESUMO O Team-Based Learning (TBL) é uma estratégia educacional baseada em aprendizagem ativa que se tornou uma proposta pedagógica alternativa importante no contexto dos métodos de ensino utilizados em educação médica. A proposta do presente trabalho foi avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da metodologia TBL em curso de graduação em Medicina e analisar os diferentes aspectos da aplicação desse método de ensino em relação à forma tradicional de ensino utilizada na maior parte dos cursos de Medicina no País. Foi aplicado um questionário específico aos alunos com oito questões e respostas dicotomizadas (escala de Likert com cinco itens). Durante o mês de junho de 2017, alunos do curso de graduação em Medicina (quarto e sétimo períodos) foram submetidos a várias sessões de ensino com o método TBL na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) com os temas sepse, trauma, leucemia, câncer colorretal e câncer de pulmão. A amostra foi calculada em 193 participantes, considerando uma precisão relativa de 10% e um nível de significância de 5% para uma estimativa de 70% de respostas positivas (concordo e concordo firmemente) para a afirmação “Esse TBL teve um impacto positivo no meu aprendizado”. A análise foi realizada com cálculo de estatística descritiva e das frequências relativas e absolutas de respostas com intervalo de confiança de 95% para cada ponto estimado. A utilização do método foi percebida como favorável nos aspectos de preferência (em relação à aula expositiva tradicional), motivação, satisfação e aprendizado. O TBL se destacou como um método pedagógico excelente para a aprendizagem em alunos do curso de Medicina. Uma das vantagens foi a capacidade de desenvolver habilidades em raciocínio clínico e a possibilidade de construir o conhecimento com sua utilização prática. O método ativo apareceu, dessa forma, como uma importante alternativa de metodologia se comparada ao método tradicional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Team-Based Learning (TBL) is an educational strategy based on active learning which has become an important alternative pedagogical proposal in the context of teaching methods used in medical education. The aim of this study was to evaluate students’ perceptions about the use of the TBL methodology in Medical School and to analyze the different aspects of the application of this teaching method. A specific questionnaire was applied to the students with 8 questions and dichotomized answers (Likert scale with 5 items). During the month of June 2017 second and fourth year undergraduate medical students underwent several sessions of teaching with the TBL method at the Municipal University of São Caetano do Sul (USCS) with focus on the following themes: sepsis; trauma; leukemia; colorectal cancer; and lung cancer. The sample was calculated on 193 participants considering a relative precision of 10% and a statistical significance of 5% for an estimate of 70% of positive responses (strongly agree and agree) to the statement “This TBL had a positive impact on my learning”. The analysis was performed with descriptive statistics and the relative and absolute frequencies of responses with a 95% confidence interval for each estimated point. The use of the method was perceived as positive in aspects of preference (regarding the traditional expository class), motivation, satisfaction and learning. TBL stood out as an excellent pedagogical method for learning among medical students. One of the advantages was the ability to develop skills in clinical reasoning and the possibility of building knowledge with its practical use. The active method was thus found to be an important methodological alternative when compared to the traditional method.
  • Morte Encefálica: Conhecimento e Opinião dos Médicos da Unidade de Terapia Intensiva Artigo Original

    Souza, Daniel Ribeiro Soares de; Tostes, Priscilla Passarelli; Silva, Alexandre Sousa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos Verificar o conhecimento dos médicos de UTI sobre o diagnóstico de morte encefálica (ME) e averiguar a opinião dos médicos de UTI sobre doação de órgãos. Métodos Estudo quantitativo, exploratório, descritivo e transversal. Foram entrevistados 38 médicos que trabalham em UTI adulto em um hospital estadual da cidade do Rio de Janeiro. O instrumento de coleta de dados foi dividido em três partes: a primeira se referia a informações profissionais; a segunda era composta por nove questões fechadas, de múltipla escolha, que abordavam critérios técnicos para a realização do diagnóstico de morte encefálica; outras sete questionavam a opinião dos entrevistados sobre morte encefálica e doação de órgãos. Resultados A população do estudo possui média de idade de 38,45 anos (DP = 10,58). Em relação ao tempo de formação, observou-se a média de 11,87 anos (DP = 8,94). O quantitativo geral de acertos das questões conceituais foi de 8,07 (DP = 0,78). Dos 38 participantes, apenas 31,57% acertaram todas as questões. Observou-se que dois entrevistados (5,2%) não se consideravam seguros em realizar o exame clínico. Não foram encontradas diferenças significativas nos números de acertos em comparações referentes a idade e/ou sexo dos entrevistados. Conclusão Somente o grupo profissional de intensivistas teve participantes que acertaram todas as questões técnicas. No entanto, algumas questões básicas precisam ser mais bem discutidas. É importante a incorporação de disciplinas que abordem o tema nos cursos de graduação da área de saúde. Atitudes educativas sobre o tema podem ser mais bem difundidas nos cursos de graduação das diversas áreas de saúde, com a inclusão de disciplinas na grade curricular, bem como a abordagem do tema de forma extensiva nos cursos de especialização em terapia intensiva, de modo a permitir que se formem profissionais com maior grau de conhecimento sobre todo o contexto que envolve a ME e o processo doação-transplante, uma vez que esse processo não admite falhas em nenhuma das etapas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives Verify the knowledge of ICU physicians about the diagnosis of brain death and the opinions of ICU physicians about organ donation. Methods Quantitative, exploratory, descriptive and cross-sectional study. Methods We interviewed 38 physicians at an adult ICU of a State hospital in the city of Rio de Janeiro. The data collection instrument was split into three parts: the first to gather professional information; the second was composed of nine closed-ended, multiple-choice questions, which addressed technical criteria for the diagnosis of brain death; a further seven questions asked for the interviewee’s opinion on brain death and organ donation. Results The study population had a mean age of 38.45 years (DP = 10.58). In relation to training time, the average was 11.87 years (DP = 8.94). The overall quantity of correct answers to the conceptual questions was 8.07 (DP = 0.78). Of the 38 participants, only 12 (31.57%) correctly answered all the questions. Two interviewees (5.2%) did not feel confident about conducting the clinical examination. No significant differences were found between the number of correct anwers and the age and/or gender of the interviewee. Conclusion Only the professional group of intensivists had participants who answered all the technical questions correctly. However, some basic issues require deeper discussion. It is important to incorporate disciplines that approach this subject in undergraduate courses in the health area, which may help diffuse educational attitudes. Such themes should also be extensively addressed in specialization courses in intensive care in order to improve training about the whole context involving brain death and the donation-transplant process, since this process must be absolutely watertight at every step.
  • Percepção, Atitudes e Ensino sobre a Morte e Terminalidade da Vida no Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre Artigo Original

    Marques, Daniel Teixeira; Oliveira, Marcelo Xavier de; Santos, Maria Liliane Gomes dos; Silveira, Rodrigo Pinheiro; Silva, Romeu Paulo Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Entre os vários tabus da sociedade ocidental contemporânea, a morte figura como um dos principais. É assunto interdito e evitado. Se no passado ela era um evento público e doméstico, hoje se encontra oculta nos hospitais, que, por outro lado, estão abarrotados de profissionais despreparados para lidar com as questões relativas ao fim da vida, reflexo de uma formação excessivamente tecnicista e pouco humanística, que privilegia o curar em detrimento do cuidar. Dessa forma, parece que o estudante de Medicina é ensinado a trabalhar contra a morte e não com a morte. Nesse contexto, buscou-se traçar o perfil de atitudes dos estudantes concluintes do curso de Medicina da Ufac perante a morte e avaliar como esse curso tem preparado os estudantes para lidar com assuntos referentes à morte e ao morrer, considerando a percepção dos próprios discentes. Foram utilizadas metodologias quanti e qualitativas, com aplicação de dois instrumentos para a coleta de dados: um questionário para a coleta de dados sociodemográficos e acadêmicos e sobre o ensino da morte, e outro para a definição do perfil de atitudes perante a morte (Eapam-R). As variáveis de estudo foram analisadas de forma descritiva, com frequência e médias, e correlacionadas entre si para inferência das hipóteses. O discurso dos estudantes também foi considerado para análise e discussão dos resultados com base em comentários escritos sobre as respostas a um dos questionários. Verificou-se que a postura dos estudantes perante a morte foi caracterizada por uma visão da morte como algo natural (aceitação neutral), ao mesmo tempo em que o imaginário sobre a morte estava permeado de sentimentos conflitantes; que a maioria dos estudantes havia vivenciado situações de morte de um paciente ao longo do curso (75,8%), porém poucos receberam orientação nessas situações (80%); que a abordagem sobre a morte esteve concentrada em disciplinas de caráter humanístico, tendo contribuído pouco para gerar reflexão e desenvolver habilidades para manejo das situações de morte. Conclui-se que o ensino sobre a morte e o morrer ainda está concentrado em poucas disciplinas do currículo médico, principalmente nas de caráter humanístico, e é excessivamente teórico, sendo que as experiências reais com a morte durante a graduação são tratadas com distanciamento e silêncio, quando poderiam ser mais bem aproveitadas no ensino-aprendizagem sobre o fim da vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Death is one of the major taboos of contemporary Western society and is a forbidden and avoided subject. If in the past it was a public and domestic event, nowadays it is hidden in hospitals crowded with professionals who are unprepared to deal with issues related to the end of life. This unpreparedness is a reflex of excessively technical and non-humanistic training which favors healing over caring. Therefore, it seems medical students are taught to work against death and not with it. In this context, we sought to trace the profile of attitudes towards death of the students graduating from the Medicine course of a public university in Brazil and evaluate how this course has prepared them to deal with issues of death and dying in their perception. We employed quantitative and qualitative methodologies by applying two data collection instruments: a questionnaire to collect sociodemographic and academic data as well as data on the teaching about death, and another to define the profile of attitudes towards death (DAP-R). We analyzed the studied variables descriptively using frequencies and means, and intercorrelated them to infer the hypotheses. We also considered student statements for analysis and discussion of results based on comments on the responses to one of the questionnaires. As results, we observed that the students’ attitude towards death was characterized by a view of death as a natural event of life (neutral acceptance), while their imagination about death was permeated with conflicting feelings; that most students had experienced the death of a patient during the course (75.8%) although most of those received no guidance in these situations (80%); that the humanistic courses concentrated the approaches on death; and that such approaches somewhat contributed to create reflection and develop abilities for managing death. We concluded that teaching about death and dying is still concentrated in few courses of the medical curriculum, mainly in the humanistic ones, and is excessively theoretical, whereas the real experiences with death during the Medicine course are treated with detachment and silence when they could be better utilized for teaching and learning about the end of life.
  • Preferências de Aprendizagem e Inteligencias Múltiplas: Um Estudo Observacional em Estudantes Brasileiros Artigo Original

    Biscardi, João Márcio dos Santos; Costa, Henrique Rodrigues da; Petterle, Ricardo Rasmussen; Fraga, Rogério de

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos últimos anos, Inteligências Múltiplas (IM – corporal-cinestésica, espacial, intrapessoal, interpessoal, linguística, lógico-matemática, musical e naturalista) e Preferências de Aprendizagem (PA – visual, auditiva, leitura/escrita, cinestésica, multimodal) vêm sendo intensamente estudadas em todo o mundo. Em tal contexto, diversas ferramentas que avaliassem tais parâmetros foram criadas e posteriormente aprimoradas ao longo das últimas décadas. Atualmente, a necessidade de se utilizar as melhores estratégias de aprendizado e a crescente necessidade de que o ensino seja individualizado reforçam a importância de que sejam mapeadas as habilidades e preferências cognitivas individuais. Objetivos analisar as distribuições de IM – e como elas se influenciam – e das PA em estudantes de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. Espera-se que os resultados estimulem melhorias no contexto educacional. Materiais e Métodos estudo transversal e descritivo envolvendo estudantes de medicina da UFPR de todos os 12 semestres, sendo analisados através de questionários quanto às suas MI e (“Lista de verificação para avaliar inteligências múltiplas de alunos”) e PA (“Visual, Aural, Read/Write, Kinesthetic – VARK – Questionnaire”, previamente traduzido e validado para a língua Portuguesa). Resultados 1054 questionários foram coletados e processados. As IM intrapessoal (71±10,5), lógico-matemática (69,3±14) e linguística (68,4±11,8) atingiram as maiores médias gerais, enquanto a naturalista registrou a menor pontuação (47,3±19,5). Observou-se correlação positiva entre todas as IM. Quanto às PA, prevaleceu a multimodal (42,3%), seguida por visual (21,3%), auditiva (18,6%), cinestésica (11,2%) e leitura/escrita (6,6%). Quando correlacionadas ambas as teorias cognitivas, sobressaíram-se as seguintes associações: PA visual e IM intrapessoal; PA auditiva e IM interpessoal; PA leitura/escrita e IM lógico-matemática; PA cinestésica e IM lógico-matemática; e PA multimodal e IM intrapessoal. Conclusão A IM intrapessoal atingiu maiores médias, seguida por lógico-matemática e linguística. A IM naturalista, por outro lado, obteve menores pontuações em termos de semestres, ciclos e análise geral. Todas as inteligências apresentaram influência apresentaram interdependência positiva. A multimodalidade foi a PA mais prevalente, enquanto leitura/escrita foi a menos observada. Correlações inicialmente esperadas entre IM e PA foram confirmadas. Quanto às perspectivas futuras, espera-se que professores e gestores educacionais adaptem estratégias de ensino atuais de modo a melhor contemplar as preferências dos estudantes. Em conjunto, IM e PA preconizam que atualmente não mais se questione o quão inteligente alguém seja, e sim de que maneiras o seria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In recent years, Multiple Intelligences (MI – bodily-kinesthetic, spatial, intrapersonal, interpersonal, linguistic, logical-mathematical, musical, and naturalist) and Learning Preferences (LP – visual, aural, read/write, kinesthetic, and multimodal) have been intensely studied throughout the world. In this context, plenty of tools that evaluate such parameters have been created and later improved over the past decades. Nowadays, the necessity for optimal learning strategies and more individualized teaching continues to rise, reinforcing the importance of identifying individual strengths and cognitive preferences. Objectives to analyze the distribution of MI – and how they influence one another – and LP in medical students at the Federal University of Paraná (UFPR), Brazil. The results could lead to improvements in the educational setting. Methods a descriptive cross-sectional study involving UFPR medical students of all 12 semesters, who were analyzed through questionnaires with regard to both their MI (“Multiple Intelligences Checklist for Students”) and LP (“Visual, Aural, Read/Write, Kinesthetic – VARK – Questionnaire”). Results a total of 1054 questionnaires were processed (527 students). Intrapersonal (71 ± 10.5), logical-mathematical (69.3 ± 14), and linguistic (68.4 ± 11.8) intelligences predominated, whereas naturalist achieved the lowest mean score (47.3 ± 19.5). Positive correlations were identified between all of the MI. Regarding the LP, the multimodal (42.3%) was the most frequent, followed by visual (21.3%), aural (18.6%), kinesthetic (11.2%), and read/write (6.6%). When both cognitive theories were correlated, the following associations prevailed: visual LP and intrapersonal intelligence; aural LP and interpersonal intelligence; read/write LP and logical-mathematical intelligence; kinesthetic LP and logical-mathematical intelligence; and multimodal preference and intrapersonal intelligence. Conclusions intrapersonal intelligence achieved the highest overall scores, followed by logical-mathematical and linguistic. Naturalist intelligence achieved the lowest scores in terms of semester, cycle, and overall analysis. All MI were positively correlated. Multimodality was the most commonly observed LP, whereas the read/write preference was the least frequent. Correlations initially expected between MI and LP were confirmed. As for future perspectives, it is expected that teachers and education managers adapt current teaching strategies in order to meet the students’ preferences. Together, MI and LP indicate that the focus should not rely on how smart a given person is, but in which ways.
  • Habilidades em Diagnóstico Radiológico do Interno em Medicina Artigo Original

    Miranda, Ana Clara G.; Monteiro, Caio César Paes; Pires, Maria Luiza Câmara; Miranda, Luiz Eduardo Correia

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Habilidades de internos em medicina para interpretação de exames radiológicos não são avaliadas nem tampouco conhecidas pela maioria das escolas Médicas. Objetivo investigar o desempenho de estudantes do internato de medicina para interpretação de exames radiológicos de tórax e abdome. Métodos um teste com 10 radiografias não contrastadas de tórax e abdome com diagnósticos simples foi respondido por estudantes de internato (grupo Estudantes, n=50) e médicos (grupo Controle, n=20) e enviado a estudantes de internato por via eletrônica (Grupo Online, n=38). As respostas do grupo Estudantes foram comparadas ao Controle e ao Grupo Online separadamente. Resultados Em apenas 20% casos tanto médicos e estudantes tiveram um rendimento satisfatório, 40% dos casos dos médicos e em 50% dos estudantes o desempenho foi realmente ruim (menos e 40% de respostas corretas) e no restante das respostas o desempenho foi apenas mediano. Os estudantes do grupo Online obtiveram desempenho próximo aos estudantes do grupo Estudantes em 80% das questões. Uma análise ponto a ponto das respostas é cuidadosamente apresentada. Conclusões O desenvolvimento da competência em diagnóstico radiológico deve ser aprimorado. As escolas médicas devem se preocupar em desenvolver intervenções curriculares efetivas para aperfeiçoá-las.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Background Medical students’ skills in radiographic image interpretation is neither known nor assessed in the case of most medical schools in Brazil. Objective The purpose of this study was to assess intern students’ performance in the interpretation of radiographic images of the chest and abdomen. Methods A 10-item test was developed using non-contrasted radiological images from the chest and abdomen. Internship students from two public medical schools (Classroom Group, n=50) and doctors (Control Group, n=20) answered the test. A third group (Online Group, n=38) composed of students from different medical schools answered a web-based form with the same 10-item test. Results Doctors and students were able to accurately interpret only 30% of the radiographic images; 50% of the students and 30% of the doctors performed poorly. The rest produced average levels of performance. There were minimal differences between the Classroom and Online Groups. A point-by-point analysis of their answers has been presented and discussed. Conclusion Efforts must be made, including the framing of medical curricula interventions, to improve student interns’ skills in radiological image interpretation.
  • Feedback Baseado em “Peer Instruction” Melhora a Retenção de Conhecimento em Estudantes de Medicina Artigo Original

    Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim; Mazur, Eric

    Resumo em Português:

    RESUMO Instrução de pares (PI) é um processo interativo de ensino-aprendizagem entre os estudantes e tem sido aplicado em várias universidades em todo o mundo. Essa metodologia de ensino ativa melhora o desempenho dos alunos e sua capacidade de resolver problemas quando realizam atividades com seus colegas. Não há estudos sistemáticos sobre o uso de PI no feedback da avaliação. O objetivo do nosso estudo é identificar se o uso do PI no feedback da avaliação melhora a retenção de conceitos básicos em educação médica. Foram convidados a participar deste estudo 226 estudantes de graduação (segundo ano = 115, terceiro ano = 111) matriculados em uma escola de Medicina no Brasil. Após o exame regular (ER), os alunos do grupo controle (125) poderiam solicitar a revisão de prova de acordo com a rotina do curso, e os alunos do grupo de estudo (101) foram convidados a participar de uma intervenção imediata após o ER com uma sessão de feedback usando-se o método de ensino por instrução de pares. No final do feedback, os alunos responderam novamente ao exame pós-feedback (PFE) para que pudéssemos identificar quaisquer alterações nas respostas em comparação ao exame regular feito antes do feedback. Após seis meses, aplicamos um exame de diagnóstico (DE) para identificar se os alunos mantiveram os conceitos abordados nos exames anteriores. O desempenho dos estudantes dos grupos controle e estudo são estatisticamente diferentes no RE (p = 0,0014) e no DE (p < 0,000). O grupo de estudo demonstrou melhor desempenho em ambos os exames do que o grupo controle. Com a sessão de feedback, usando-se PI imediatamente após o exame, a retenção do conhecimento básico foi de 39%, aumentando em 15%. Os alunos que tiveram feedback de avaliação tiveram a oportunidade de discutir suas dificuldades. Esses alunos apresentaram o maior número de respostas corretas assimiladas e menor assimilação de respostas erradas. Portanto, os alunos que receberam feedback imediato apresentaram menor tendência a cometer os mesmos erros conceituais da primeira avaliação. PI no feedback foi eficaz em melhorar a retenção de conhecimentos básicos em estudantes de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Peer Instruction (PI) is an interactive teaching-learning process between colleagues and has been applied in various universities throughout the world. This active teaching methodology improves students’ performance and their capacity to resolve problems when they perform activities with their study colleagues. There are no systematic studies about the use of PI in assessment feedback. The aim of our study is to identify whether the use of PI on assessment feedback improves the retention of basic concepts in medical programs. For this study 226 undergraduate students (Y2 = 115, Y3 = 111) enrolled in a Brazilian medical school were invited to participate. After taking the regular exam (RE), the students of the control group (125) could individually receive feedback (review of the exam) from the professor according to the course routine, and the students in the study group (101) were invited to participate in an immediate intervention after the RE with a feedback developed session using the peer instruction teaching method. At the conclusion of the feedback session, the students again answered the post-feedback exam (PFE) so that we could identify any changes in the answers compared with the regular exam taken before feedback and 6 months later, we applied a diagnostic exam (DE) of identify whether the students retained the concepts covered in the previous exams. The control and study groups are statistically significantly different in the RE (p = 0.0014) and DE (p < 0.000). The study group demonstrated better performance in both exams than the control group. When we gave feedback, using PI immediately after the exam, retention of basic science knowledge jumped to 39%, increasing by 15%. The students that had assessment feedback had the opportunity to discuss their misconceptions. These students had the highest number of correct answers with assimilate knowledge and fewer assimilation of wrong answers, therefore, students who received immediate feedback had less tendency to make the same conceptual errors. PI in the feedback was effective in improving retention of basic science knowledge.
  • Desempenho Acadêmico de Estudantes Bolsistas durante o Curso de Medicina Artigo Original

    Moreira, Glaucia de-Oliveira; Passeri, Silvia; Velho, Paulo Eduardo Neves Ferreira; Ferraresi, Flavio; Appenzeller, Simone; Amaral, Eliana

    Resumo em Português:

    RESUMO A inclusão, a adesão e o sucesso de estudantes de baixa renda na graduação são metas importantes no ensino superior brasileiro, assim como em outras partes do mundo, principalmente em cursos concorridos e em tempo integral, como o de Medicina. Este manuscrito analisa o desempenho de estudantes de graduação em Medicina, comparando dois grupos: os que se candidataram e receberam uma bolsa de estudos durante os anos acadêmicos (bolsistas) e os demais (sem bolsa). Analisamos dados de 417 estudantes de Medicina que se formaram entre 2010 e 2013, correspondendo a quatro anos de uma coorte retrospectiva, numa universidade pública gratuita no Brasil. A análise estatística foi realizada pelo teste exato de Fisher, o teste t de Student, o de Mann-Whitney e a regressão linear para comparar os escores desses grupos no sexto e décimo segundo semestres (meio e último semestres) e no exame de admissão para programas de residência médica, compostos por: escore total, teste de múltipla escolha para avaliação do conhecimento, avaliação clínica estruturada simulada, entrevista e perguntas escritas. A variável independente foi receber uma bolsa de estudos, enquanto as variáveis de controle foram idade, estratos socioeconômicos, gratificações extras para o ensino médio em instituição pública e autodeclaração de raça, pontuação no vestibular (geral e em cada área avaliada) e escolaridade dos pais. Um total de 243 alunos (58,2%) receberam uma bolsa de estudos, a maioria como bolsa de iniciação científica (217 ou 89,3%), enquanto 10,7% a receberam por assistência social. A renda média per capita foi cerca de 16% menor entre os bolsistas (p = 0,01) em comparação com aqueles que não receberam bolsa. Os estudantes bolsistas obtiveram melhor desempenho acadêmico no sexto (p<0,01) e no décimo segundo (p<0,01) semestres, mas não na admissão em programas de residência médica. O bom desempenho foi independentede idade,raça, recebimento de bônus à admissão na escola médica e formação educacional dos pais. Portanto, concluímos que receber uma bolsa na graduação foi associadoa melhor desempenho dos alunos durante o curso de graduação em Medicina. Enfatizamos a importância de reforçar programas semelhantes, especialmente para ajudar a apoiar os alunos mais vulneráveis socioeconomicamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The inclusion, adherence and success of low-income undergraduates are important goals in Brazilian higher education, as well as in other parts of the world, especially in busy and full-time courses such as medicine. This paper analyzes the performance of undergraduate medical students by comparing two groups: those who applied for and received a scholarship during the academic years (scholarship holders) and the others (without scholarship). We analyzed data from 417 medical students who graduated between 2010 and 2013, corresponding to four years of a retrospective cohort at a free public university in Brazil. Statistical analysis was performed using Fisher’s exact test, Student’s t test, Mann-Whitney test, and linear regression to compare the scores of these groups in the sixth and twelfth semesters (middle and final semesters) and in the admission exam for medical residency programs, consisting of: total score, multiple choice test for knowledge assessment, simulated structured clinical assessment, interview and written questions. The independent variable was to receive a scholarship, while the control variables were age, socioeconomic strata, extra gratuities for high school in public institution and self-declaration of race, score in the vestibular entry exam (general and in each area assessed) and parents’ level of education. A total of 243 students (58.2%) received a scholarship, most of them as a scientific initiation grant (217 or 89.3%), while 10.7% received social assistance, the average income per capita was about 16% lower among students who received a scholarship (p = 0.01) compared to those who did not. Scholarship recipients achieved better academic performance in the sixth (p<0.01) and in the twelfth (p<0.01) semester, but not in admission to medical residency programs. Good performance was independent of age, race, receipt of bonuses for admission to medical school, and educational background of their parents. Therefore, we conclude that receiving a scholarship at the undergraduate level was associated tobetter student performance during the undergraduate medical course. It is important to emphasize the importance of reinforcing similar programs, especially to help support students who are most vulnerable socioeconomically.
  • Percepção dos alunos do primeiro ano sobre a aprendizagem baseada em equipes em um novo curso de genética médica Artigo Original

    Santana, Vinicius Canato; Oliveira, Carlos Rocha; Ramos, Ramon Bossardi

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A educação médica evoluiu consideravelmente nos últimos anos, especialmente através da adoção de novas tecnologias e metodologias ativas. Essas metodologias visam melhorar a aprendizagem e envolver os alunos profundamente no processo. O TBL é uma metodologia amplamente utilizada em escolas de saúde, incluindo escolas médicas. Podemos usá-lo para trabalhar com grandes grupos, divididos em pequenas equipes. Primeiro, os alunos trabalham individualmente, depois dentro das equipes e, finalmente, os grupos cooperam para resolver os problemas aplicados. Objetivos Descrever as percepções e a satisfação dos alunos em relação a um curso de Genética Médica organizado em blocos de assuntos em que utilizamos sessões de TBL com estudantes de medicina do primeiro ano. Métodos Um curso de Genética Médica foi organizado em blocos de assuntos em que uma sessão de TBL foi realizada em cada um desses blocos para melhorar o processo de aprendizagem. No final do curso, os alunos responderam a um questionário sobre satisfação e percepções. Resultados Pela primeira vez nós descrevemos um curso de Genética Médica organizado em 5 blocos de assuntos, compreendendo 25 doenças genéticas, nos quais, uma sessão de TBL foi conduzida em cada um desses blocos. Participaram um total de 290 alunos, dos quais 96% estavam satisfeitos com o método de TBL. Além disso, 97% dos estudantes acreditam que o TBL os ajudou a aprender, e 87% aprovaram o uso do TBL no futuro, em outras etapas de seu curso de medicina. Conclusão A aplicação do método TBL durante um curso de genética médica foi bem recebida pelos estudantes e se mostrou uma ferramenta importante na estruturação curricular para a educação médica nesta universidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Background Medical education has evolved considerably over the last few years, especially through adoption of new technologies and active methodologies. These methodologies aim to improve learning and engage students deeply in the process. TBL is a methodology widely used in health schools, including Medical Schools. We can use it to work with large groups, divided into small teams. The students first work individually, then within teams, and finally the groups cooperate to solve applied problems. Objectives To describe students’ perceptions and satisfaction about a Medical Genetics course organized into blocks of subject in which we used TBL sessions with first-year medical students. Methods A Medical Genetics course were organized into subject blocks in which a TBL session was conducted in each of these blocks to improve the learning process. At the end of the course, the students answered a questionnaire on satisfaction and perceptions. Results By the first time we described a Medical Genetics course organized into 5 blocks of subject matter on a total of 25 genetic diseases in which a TBL session was conducted in each of these blocks. We enrolled a total of 290 participants and 96% of the students were satisfied with TBL. Furthermore, 97% of students believe that TBL helped them to learn, and 87% approved of use of TBL in the future at other stages of their medical course. Conclusion Application of the TBL method during a medical genetics course was well-received by students and proved an important tool in the structures of curricula for medical education at this university.
  • O Uso do Role-Play no Ensino da Técnica de Anamnese e de Habilidades de Comunicação para Estudantes de Medicina Artigo Original

    Engelhorn, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto Comunicação adequada é uma habilidade clínica e, portanto, deve fazer parte dos currículos nas escolas médicas. Várias técnicas podem ser empregadas para ensinar habilidades de comunicação aos estudantes de Medicina. Objetivo Relatar experiência baseada na utilização da técnica de role-play na aprendizagem e satisfação dos estudantes de Medicina na realização da entrevista médica. Métodos Estudo transversal com alunos da disciplina de Semiologia em três etapas distintas: entendimento da teoria, aplicação prática na simulação por representação de papéis (role-play) entre os alunos e gravação de vídeo com pacientes internados no hospital.O desempenho dos estudantes no role-play e no vídeo gravado foi avaliado com base em instrumento adaptado do Guia Calgary-Cambridge. Também foi realizada uma pesquisa de satisfação com os estudantes no final do semestre. Resultados Foram avaliados 30 estudantes, 43% dos quais não foram capazes de detalhar adequadamente os sintomas durante a simulação, porém na gravação do vídeo não apresentaram esta dificuldade. Em relação ao desempenho na simulação e no vídeo, cinco estudantes (16,6%) mantiveram o mesmo desempenho; um estudante (3,3%) apresentou desempenho inferior; e 25 estudantes (83%) apresentaram melhora do desempenho na entrevista com os pacientes em relação à simulação. A grande maioria (92,5%) dos estudantes considerou a atividade útil na sua formação. Conclusão O uso da técnica de role-play no ensino da anamnese apresentou-se como um método de aprendizagem útil e foi bem aceito pelos estudantes de Medicina participantes deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Context Suitable communication is a clinical skill and therefore should be part of the curriculum in medical schools. Several techniques can be used to teach communication skills to medical students. Objective To report an experience based on the role-play technique in the learning process and the satisfaction of medical students in the application of the medical interview. Methods A cross-sectional study with students of the discipline of semiology in three distinct stages related to theory comprehension, practical application with role-play simulation among students and taped interviews with patients in the hospital. Student performance evaluation during simulation and video recording was based on an instrument adapted from the Calgary-Cambridge Guide. A student satisfaction survey was also conducted at the end of the semester. Results Thirty students were evaluated, 43% were not able to adequately detail the symptoms during the simulation but did not present the same difficulty in the taped video. When comparing the simulation and the taped videos exercise 5 students (16.6%) showed the same performance, 1 student (3.3%) displayed a worse performance with the patient interview and 25 students (83%) improved their performance with patients. The vast majority (92.5%) of the students considered the activity useful in their medical training. Conclusion: The use of the role-play technique in the teaching process of anamnesis and in the development of communication skills was demonstrated as a useful learning method and was well accepted by the medical students that participated in this study.
  • Para Além da Formação Tradicional em Saúde: Experiência de Educação Popular em Saúde na Formação Médica Relato De Experiência

    Rios, David Ramos da Silva; Caputo, Maria Constantina

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos últimos anos, a formação médica tem estado no cerne de diferentes discussões e políticas no campo da saúde. Embora o ensino médico brasileiro venha evoluindo, seja em aspectos curriculares ou metodológicos, ainda há importantes lacunas a preencher para se garantir uma formação integral e humanista. Não basta transformar as metodologias e a grade curricular; é fundamental inserir os estudantes em espaços de prática e reflexão, capazes de afetar positivamente seus “mundos existenciais”. Uma possível ferramenta de construção desses espaços seria a extensão universitária, entendida como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político capaz de favorecer a interação entre a universidade e os mais diversos setores da sociedade, transformando-os mutuamente. Este artigo apresenta e analisa os impactos de uma ação extensionista baseada na Educação Popular em Saúde, desenvolvida em um assentamento do interior da Bahia, na formação dos estudantes de Medicina participantes, segundo a percepção destes. Foram analisados, por meio da análise de conteúdo, os diários de campo e as entrevistas semiestruturadas realizadas com dez discentes de Medicina, participantes do programa “A participação social e a garantia do direito à saúde: planejamento intersetorial, arte, mobilização social e educação popular, em um assentamento da Bahia”. Os resultados indicam que o ensino tradicional da medicina por vezes negligencia o ser humano em toda a sua potencialidade, bem como seu contexto social, político e cultural; poucas são as possibilidades nos currículos de atuação real em comunidade; as atividades práticas se restringem muitas vezes ao âmbito hospitalar; poucas são as oportunidades de trocas e diálogos com discentes de outros cursos de graduação. Conclui-se que a extensão universitária pode favorecer importantes processos de mudanças no ensino médico ao possibilitar uma compreensão ampla dos indivíduos, de suas relações e de seus modos de viver no mundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In recent years medical training has been at the heart of different discussions and policies. Despite the evolutionary process of Brazilian medical education, whether in its curricular or methodological aspects, there are still important gaps to be filled, in order to guarantee an comprehensive and humanistic education. It has become évident that transforming the methodologies and the curriculum does not go far enough; it is fundamental to introduce students into spaces of reflection, that can have a positive affect on their «existential worlds”. One possible tool for building such spaces would be university extension programs, understood as an interdisciplinary, educational, cultural, scientific and political process capable of fostering interaction between the University and the most diverse sectors of society, transforming them mutually. Thus, this article presents and analyzes the impacts of an extensionist action, based on Popular Health Education in a settlement in innerstate Bahia, on the training of medical students, according to their perceptions. Content analysis was applied to the field diaries and semi-structured interviews of ten medical students participating in the program «Social participation and the right to health: intersectoral planning, art, social mobilization and popular education in a settlement in Bahia». The results indicate that the traditional teaching of medicine often neglects the human being in all its potential, as well as its social, political and cultural context. The curriculum offers little possibility for real community-based practice; practical activities are often confined to the hospital setting; there are few opportunities for exchanges and dialogues with students from other undergraduate courses. Thus, it is concluded that university extension can favor important processes of transformation in medical education by enabling a broad understanding of individuals, their relationships and their ways of living in the world.
  • Unidade Educacional Eletiva: Experiência de Intercâmbio Internacional na Graduação em Medicina Relato De Experiência

    Gomes, Marcela Símaro; Chirelli, Mara Quaglio; Takeda, Elisabete

    Resumo em Português:

    RESUMO No currículo integrado, instituiu-se a Unidade Educacional Eletiva (UEE) como uma ferramenta de construção de conhecimento e incentivo da autonomia dos acadêmicos no processo de formação médica. Nesse sentido, o intercâmbio internacional na graduação busca explorar potencialidades e desafios dentro de uma perspectiva pedagógica, por meio da vivência e compreensão das múltiplas formas de organização de outras instituições de ensino e serviços de saúde, pelo convívio com outros profissionais e estudantes.Uma das estratégias de construção do estágio eletivo pode ser em conjunto com associações estudantis. Este relatopretende contribuir, assim, para a formação em Medicina a partir da reflexão sobre como essa internacionalização do estágio eletivo interfere na formação médica, analisando suas potencialidades e desafios. Aborda os passos para a realização do intercâmbio, apresenta as atividades desenvolvidas nessa vivência, destaca finalidades e resultados observados, comreflexões sobre a vivência. Verifica-se que o intercâmbio internacional estimula a vivência, o reconhecimento e a compreensão das culturas; contribui para o estudante construir sua autonomia e estimula a visão crítico-reflexiva, que impacta a construção de conhecimento, tornando-o ciente de sua responsabilidade social como profissional de saúde. Em vista disso, a UEE tem incentivado o estudante a eleger o intercâmbio como uma atividade curricular, apoiando-o na escolha da área de estudo e instituição nacional ou internacional de seu interesse, podendo articular-se com outras organizações, dentre essas a estudantil. Positivamente tem-se o crescimento pessoal pela compreensão de diferentes culturas, novas amizades e parceria entre diferentes países, mas também há desafios, como a adaptação em outro contexto cultural, o distanciamento afetivo e a compreensão de que diferentes locais têm contextos históricos, sociais e econômicos distintos uns dos outros. Com efeito, pontuam-se avanços e mudanças interessantes para o aprimoramento da UEE, estimulando os estudantes a participarem mais da internacionalização durante a graduação, bem como salientando o papel do orientador no processo do planejamento do eletivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As part of the integrated curriculum, the Elective Educational Unity (EEU) is a tool to support knowledge construction and student autonomy during undergraduate training. The international exchange for undergraduates therefore aims to explore potentialities and challenges within a pedagogical perspective through the experience and understanding ofdiverse educational institutions and health services, through prolonged contact with other professionals and students. One constructive strategy of an elective internship is in conjunction with student associations. This report intends to contribute to medical education by reflecting on how the international elective internship impacts on medical training, analysing its potentialities and challenges. The reportaddresses the steps in accomplishing the exchange, presenting the activities developed in the experience, highlightingthe observed objectives and results, along with reflections on the experience. It is ascertained that the international exchange stimulates the experience, recognition and understanding of other cultures; it helps students build autonomy and stimulates a critical reflexive view which promotes knowledge construction, raising the student’s awareness of his own social responsibility as a health professional. Therefore, the Elective Educational Unit encourages the student to elect the exchange as a curricular activity, it supports him on choosing a study area and international or national institution of interest, with the option to liaise with other organizations, for example the student organization. Unquestionably, personal growth is one of the consequences through learning about diversecultures and making new friendships and partnerships between different countries. However, there are challenges, such as adaptation to another cultural context, affective detachment and the understanding that different places have distinct historical, social, economic contexts from one another. Thus, advances and changes are proposed to improve the Elective Educational Unit, stimulating greater student participation in international experiences during undergraduate training, as well as underlining the importance of the supervisor’s role in the elective planning process.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com