Acessibilidade / Reportar erro
Religião & Sociedade, Volume: 32, Número: 2, Publicado: 2012
  • Editorial

    Mariz, Cecília; Mafra, Clara
  • Religião e Conflitos Políticos na Venezuela: católicos e evangélicos frente ao governo de Hugo Chávez

    Smilde, David

    Resumo em Português:

    Este artigo se debruça sobre a complexa relação do governo Chávez com a Igreja católica e com o movimento evangélico. O governo Chávez tem repetidamente se confrontado com a hierarquia da Igreja católica na medida em que tem buscado desestabilizar as instituições existentes, incluindo a Igreja. Em contraste, ele atraído o movimento evangélico no processo de estabelecer alianças com novos atores sociais e políticos. No entanto as reações de padres católicos e pastores evangélicos têm variado. Padres, que não têm tido conexão com a hierarquia e trabalham com os membros dos setores populares, tendem a apoiar o governo Chávez. De forma similar, os pastores neopentecostais, que aderem a "Teologia do Domínio," e que não têm uma conexão com o principal grupo evangélico que lidera movimento evangélico, apoiam Chávez.

    Resumo em Inglês:

    This article looks at the complex relationship of the Chavez government, the Catholic Church and the Evangelical movement. The Chávez government has repeatedly clashed with the Catholic hierarchy as it has sought to overturn existing institutions, including the Church. In contrast, it has reached out to the Evangelical movement in the process of establishing alliances with new social and political actors. Nevertheless, the responses of Catholic priests and Evangelical pastors have varied. Priests who do not have a connection with the hierarchy and work with members of the popular sectors tend to support the Chávez government. Similarly, pastors that adhere to neo-Pentecostal "dominion theology" and do not have a connection with the main Evangelical umbrella group support Chávez.
  • Religião, cultura e política

    Machado, Maria das Dores Campos

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os embates em curso na esfera pública brasileira envolvendo atores políticos com programas culturais bem distintos: católicos, evangélicos e os movimentos feministas e LGBTT. Dividido em quatro seções, inicia com uma apresentação da linha interpretativa adotada e uma breve análise das relações entre Estado e Igreja no século XX. Na seção seguinte, procura-se mostrar como o avanço das políticas de direitos humanos em atendimento às demandas dos movimentos feministas e gays se dá concomitantemente ao crescimento dos evangélicos na política partidária e no poder legislativo e como essas tendências contraditórias tencionam a arena pública. Na terceira seção, examina-se mais detalhadamente a agenda política, a participação dos evangélicos fluminenses nos poderes executivo e legislativo na primeira década do século XXI e o ativismo religioso conservador nas eleições de 2010. Nas considerações finais, procura-se mostrar que, a despeito dos conflitos de interesse entre os atores católicos e evangélicos, parcerias vêm sendo desenvolvidas entre coletivos religiosos de ambos os lados com o objetivo de impedir a criação de uma moralidade sexual de caráter laico.

    Resumo em Inglês:

    This article reviews the ongoing conflicts in the Brazilian public sphere involving political actors with very different cultural programs, Catholic, evangelical and feminist movements and LGBTT. Divided into four sessions, it begins with a presentation of the critical approach adopted and a brief analysis of the relations between Church and State in the twentieth century. The next session, seeks to show how the advancement of human rights policies in meeting the demands of feminist and gay movements takes place concurrently with the growth of evangelicals in partisan politics and legislative power and how these contradictory tendencies produce tensions in the public arena. In the third section, the article reviews more closely the political agenda, the involvement of evangelicals in Rio de Janeiro state executive and legislative powers in the first decade of this century and the conservative religious activism in the 2010 elections. In the final considerations, we aimed to demonstrate that, despite the conflicts of interest among Catholics and evangelicals actors, partnerships have been developed between religious groups of both sides in order to prevent the establishment of a secular sexual morality.
  • La "cultura de la vida": desplazamientos estratégicos del activismo católico conservador frente a los derechos sexuales y reproductivos

    Vaggione, Juan Marco

    Resumo em Espanhol:

    El artículo considera las principales dimensiones del activismo católico conservador sobre la sexualidad a partir del análisis de la Encíclica Evangelium Vitae (1995). El análisis se focaliza en tres dimensiones: la oposición entre cultura de la vida y cultura de la muerte como el enmarque político; los desplazamientos del activismo católico conservador para intervenir en los principales debates públicos; las principales estrategias propuestas para evitar la sanción o la vigencia de los derechos sexuales y reproductivos. A través de estos ejes, se contribuye a la comprensión de las rearticulaciones en las formas de intervención de la Iglesia Católica como una parte constitutiva de la política sexual contemporánea.

    Resumo em Inglês:

    The article considers the main dimensions of the conservative Catholic activism on sexuality by considering the encyclical Evangelium Vitae (1995). The analysis focuses on three dimensions: the opposition between culture of life and culture of death as the political framing; the displacement of conservative catholic activism in order to intervene in public debates; the main strategies to avoid sexual and reproductive rights. Through these dimensions, the article contributes to the understanding of the Catholic Church as a crucial player in contemporary sexual politics.
  • Uma "morte suave": valores religiosos e laicos nos discursos sobre ortotanásia

    Menezes, Rachel Aisengart; Gomes, Edlaine de Campos

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a controvérsia em torno da gestão do término da vida, a partir da análise da ação civil pública provocada pelo Ministério Público Federal, com o intuito de revogar a Resolução 1805/2006 do Conselho Federal de Medicina sobre a ortotanásia. Consideram-se aqui os argumentos médico e jurídico, em suas articulações com valores religiosos. A reflexão acerca dos discursos no processo judicial, em defesa de cada posicionamento (favorável e contrário à autorização legal da ortotanásia) possibilita uma compreensão das tramas e dos atores sociais envolvidos nos debates contemporâneos sobre os limites da vida, sobre as possibilidades de intervenção médica e acerca dos direitos de autonomia individual, diante da faculdade de tomada de decisões no último período de vida, no caso de pessoa com doença crônico-degenerativa, em fase terminal.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the controversy surrounding end-of-life management, based on an analysis of the Public Civil Suit, brought by the Federal Prosecutor's Office, which aimed to revoke the Federal Medical Council's Resolution 1805/2006 about orthothanasia. The reflection about the discourses in the judicial proceedings, in defense of each position (for and against the legal authorization of orthothanasia), makes it possible to understand the threads and social actors involved in contemporary debates about the limits of life, the possibilities for medical intervention and the rights to individual autonomy, in face of the decision making process during the last stage of life, in the case of a person suffering the terminal phase of a chronic degenerative disease.
  • Posiciones periféricas en la revitalización del Judaísmo Ortodoxo en Buenos Aires

    Setton, Damián

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo analiza las diferentes formas en que actores sociales autodefinidos como judíos se relacionan con las instituciones del campo judaico. Enmarcado en el debate acerca de la revitalización de la ortodoxia, se propone como objetivo dar cuenta de cómo los actores sociales experimentan el espacio de lo judío. De este modo, toma en cuenta a una franja de individuos que se relacionan con la ortodoxia desde posiciones periféricas a las instituciones. Analizando las trayectorias de los actores, se observa que el proceso de revitalización de la ortodoxia puede ser analizado en términos de experiencias de descomunitarización.

    Resumo em Inglês:

    The paper analyzes the different ways by which relationships between social actors that define themselves as Jews, and institutions of the Jewish Field, take shape. Taking part in the discussion about Orthodoxy revival, its objective is to explain how social actors relate to the Jewish space. In doing so, analyze a group of individuals that relate to Orthodoxy from the institutional periphery. Taking into account the path of the social actors, we can observe that the process of Orthodoxy revival can be analyzed with regard to decomunitarization experiences.
  • O percurso de vida que faz o gênero: reflexões antropológicas a partir de etnografias desenvolvidas com pentecostais no Brasil e em Moçambique

    Mafra, Clara

    Resumo em Português:

    Neste artigo eu retomo o debate em torno da "Batalha Espiritual" relacionando-a com a constituição de gênero entre os pentecostais. Apoiada em dados etnográficos, eu argumento que uma compreensão mais nuançada do dualismo pentecostal deve incluir, além de um processo de negociação na relação com a alteridade, a performance de uma relação com uma "fonte original" uma vez que, muito explicitamente, os pentecostais não identificam a si mesmos como "autores" da pessoa que constituem, mas como "testemunhas" da palavra bíblica e "imitadores" de Cristo.

    Resumo em Inglês:

    In this article I return to the debate on the cosmology of the "Spiritual Battle" relating it to the constituting of gender among Pentecostals. Supported by ethnographic data, I argue that a more nuanced understanding of Pentecostal dualism should include, as well as the on-going negotiations founded on relations with alterity, the performance of the relation with an "original source" since, very explicitly, the Pentecostals do not identify themselves as "authors" of the person constituted by them, but claim that they are "witnesses" of the biblical word and "imitators" of Christ.
  • Práticas ecumênicas de mulheres metodistas na Revista Voz Missionária

    Almeida, Vasni de

    Resumo em Português:

    Este artigo, resultado de pesquisa documental, apresenta uma narrativa sobre as práticas ecumênicas de mulheres do metodismo brasileiro e discorre sobre as formas discursivas por elas adotadas para o alcance de um público mais amplo. Tais práticas ganharam ímpeto quando as missionárias norte-americanas passaram a organizar seus colégios no Brasil. Para organizar as escolas, professoras, diretoras e monitoras tiveram que estabelecer diálogos e acordos políticos com presbiterianos, batistas, luteranos, e inclusive com católicos apostólicos romanos, conversando e convencendo políticos de várias igrejas. Cantaram, oraram e pregaram juntas. As mulheres metodistas fizeram isso nas escolas e também nas instituições filantrópicas. Nas décadas de 1960 e 1970, as práticas ecumênicas dessas mulheres ganharam as páginas da revista Voz Missionária, documento-base dos recortes utilizados para a presente análise.

    Resumo em Inglês:

    The ecumenical practices of women in Brazilian Methodism gained prominence when American missionaries began to organize their schools in Brazil. To organize their s schools teachers, principals and monitors had to establish dialogue and political deals with Presbyterians, Lutherans, and also with the Roman Apostolic. They talked and convinced politicians of various churches. They sang, prayed and preached together. Methodist women did it in schools and also in philanthropic institutions. In the 1960s and 1970s ecumenical practices of these women took to the pages of the Missionary Voice magazine. The paper aims to present a narrative about these practices and discuss the discursive forms adopted for reaching a wider audience.
  • Revisitando os Tabus: as cautelas rituais do povo de santo

    Bassi, Francesca

    Resumo em Português:

    O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel das interdições rituais pessoais, chamadas de quizilas, no contexto do candomblé da Bahia (Jeje-Nagô). A pesquisa de campo levou à hipótese de que, para além das proibições profiláticas e dos tabus de cunho coletivo, existem interdições pessoais baseadas em sensibilidades negativas, notadamente em ojerizas ou alergias alimentares, que guiam o iniciado numa relação particular com os orixás. A constatação de que a sensibilidade corporal desempenha um papel importante nesse tipo de gesto ritual indica, portanto, a importância de uma prática etnográfica debruçada sobre a noção de "corpo que sente".

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a reflection about the role played by personal ritual prohibitions, known as quizilas, in the context of the candomblé of Bahia (Jeje-Nagô). My fieldwork led to the following hypothesis: besides a system of prophylactic prohibitions and besides collective taboos, there is a system of personal prohibitions based on negative sensitivities -on disgust feelings or on alimentary allergic reactions- and which built an especial relationship of the initiate with the orixás. As such, the ethnography of this kind of ritual behavior should arguably be based on somatic issues and on the concept of the "feeling body".
  • O quando do cristianismo Resenhas

    Braga, Natali Destefani
  • Infância, religião e mal-assombro no Nordeste brasileiro Resenhas

    Jesus, Rodrigo Otávio Serrão Santana de
  • Energia, holismo e mística: a rede terapêutica alternativa no Rio de Janeiro Resenhas

    Toniol, Rodrigo
Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br