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Trans/Form/Ação, Volume: 29, Número: 1, Publicado: 2006
  • Da experiência estético-teleológica da natureza à consciência ecológica: uma leitura da Crítica do Juízo de Kant Artigos Originais

    Santos, Leonel Ribeiro dos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste ensaio é propor uma interpretação daquilo que para muitos intérpretes constitui o enigma e a dificuldade maior da terceira Crítica de Kant: o fato de o filósofo remeter para a mesma faculdade do espírito (a faculdade de julgar - Urteilskraft) e para o mesmo princípio transcendental de apreciação (a teleoformidade ou conformidade a fins - Zweckmässigkeit) o fenômeno da arte humana e os fenômenos da natureza organizada - a estética e a teleologia. Na leitura que propomos, tentamos perceber a fecundidade dessa estranha associação ("associação barroca", no dizer de Schopenhauer) precisamente para permitir pensar alguns dos problemas que coloca atualmente a racionalidade ecológica, não aquela que visa excluir o homem da natureza como seu inimigo, mas uma consciência ecológica que defenda uma natureza viva com homens sensíveis, com seres humanos tais que não pensam já a sua relação com a natureza como sendo uma relação de meros "senhores e possuidores" frente a um objeto inerte e destituído de valor e de significação por si mesmo, mas que são capazes de contemplar e apreciar a natureza como valiosa por si mesma, de reconhecê-la como um sistema de sistemas finalizados e de colaborar na sua preservação, que têm até perante ela genuínos sentimentos de admiração pela sua beleza, de respeito pela sua sublimidade e de gratidão pela sua exuberância e favores. Em suma, propomo-nos mostrar a nova atitude perante a natureza que se deixa pensar a partir da Crítica do Juízo, considerada esta obra na sua complexidade sistemática.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to suggest how the kantian conception of aesthetic experience of nature can illuminate some demands posed by the actual ecological consciousness. Main topics of our exposition would be the reversible analogy Kant supposes between art and nature, the kantian concept of a "technic of nature", the recognised priority of aesthetic experience of natural beauty within kantian Aesthetics and the function that she plays in the whole architectonics of the Critique of Judgment, namely making possible the transition from aesthetic judgment of nature to the teleological appreciation and representation of nature as artist and as a great system of ends.
  • Direito natural e propriedade em Jean Bodin Artigos Originais

    Barros, Alberto Ribeiro G. de

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende discutir os conceitos de direito natural e propriedade no Iuri universi distributio (1578) e as suas conseqüências políticas no Methodus ad facilem historiarum cognitionem (1566) e no Les Six Livres de la République (1576), de Jean Bodin.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the concepts of natural right and property in Bodin's Iuri distributio universi (1578) and the political consequences of these ideas in Methodus ad facilem historiarum cognitionem (1566) and Les Six Livres de la République (1576).
  • A ordem da concupiscência e a grandeza do homem em Pascal Artigos Originais

    Limongi, Maria Isabel

    Resumo em Português:

    Pascal concebe a ordem civil como uma ordem da concupiscência, isto é, uma ordem produzida e regulada pela concupiscência. Ao dispensar a virtude de ser o fundamento da ordem civil, ele não promove, contudo, a separação entre a política e a moral, mas assinala um novo e problemático papel para a virtude no interior da ordem civil - não mais o de produzi-la, mas o de julgá-la de modo apropriado.

    Resumo em Inglês:

    Pascal conceives the civil order as an order of conscupiscence, that is, an order produced and regulated by concupiscence. However, when exempting virtue from being the source of civil order, he does not advance the separation between politics and morals, but signals a new and problematic role to virtue in the interior of civil order - no more the role of producing it, but of judging it properly.
  • Gesto e abstração: usos do verbo gounoûmai em Homero Artigos Originais

    Oliveira, Flávio Ribeiro de

    Resumo em Português:

    Neste artigo, investigo o significado do ato de suplicação - uma importante instituição social e religiosa na civilização grega - e busco identificar o momento preciso em que, no vocabulário homérico, o verbo gounoûmai (literalmente: "tocar os joelhos de alguém") adquire um valor abstrato ("suplicar, rogar", sem idéia de contato físico com os joelhos).

    Resumo em Inglês:

    In this paper, I investigate the significance of the act of supplication - an important social and religious institution in Greek civilization - and I try to identify the very moment when, in the Homeric vocabulary, the verb gounoûmai (literally: "to touch someone's knees") acquires an abstract value ("to supplicate, to beseech", without physical contact with the knees).
  • Para inspirar confiança: considerações sobre a formação moral em Kant Artigos Originais

    Oliveira, Mário Nogueira de

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da formação moral do homem segundo Kant. Para ele, "o homem, afetado por tantas inclinações, é na verdade capaz de conceber a idéia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento". Deste modo, para implementar nossas máximas de comportamento Kant elabora seu estudo sobre a formação do homem para leva-lo a uma vida livre e moral.

    Resumo em Inglês:

    This article treats the concept of moral formation according to Kant. He sustains that "man, affected by many inclinations, is able to conceive the idea of a pure practical reason, but is not equally able to make it effective in his behavior". So, in order to improve our maxims of behavior Kant elaborates his study on man education in order to lead him to freedom and morality.
  • O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács Artigos Originais

    Silva, Arlenice Almeida da

    Resumo em Português:

    O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G. Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de "símbolo esvaziado" este texto apreende em que medida o autor ao rever as classificações anteriores sobre o gênero romance, perpetua a tradição romântica ou rompe com ela, elaborando conceitos originais para a compreensão da modernidade na literatura.

    Resumo em Inglês:

    The present article investigates how G. Lukács's Theory of the romance (1916), a fragmented and of occasion text, became a classic of the reflection on modernity. For Lukács, the novel is the correspondent artistic form to the fracture between the subject and the world, lived by the contemporary man. Using the concept of "emptied symbol" this text apprehends how far the author, when reviewing the previous classifications on the genre of novel, perpetuates the romantic tradition or breaks it, elaborating original concepts for the understanding of modernity in literature.
  • A lembrança do presente e o falso reconhecimento Tradução

    Bergson, Henri
  • O esforço intelectual Tradução

    Bergson, Henri
  • Traduzione e cura di Angelo Tonelli, Texto Originale a fronte Resenha

    Funari, Pedro Paulo A.
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