Acessibilidade / Reportar erro
Trans/Form/Ação, Volume: 30, Número: 2, Publicado: 2007
  • Apresentação

    Monteagudo, Ricardo
  • Sade est-il un philosophe des Lumières ?

    Brix, Michel

    Resumo em Francês:

    Dans les romans de Sade, on n’accomplit que des crimes qui sont longuement expliqués, commentés et surtout légitimés. Ces dissertations ont conduit les critiques à rapprocher le marquis des philosophes du XVIIIe siècle et parfois même à l’assimiler à ces derniers. Le présent article indique que ce rapprochement n’est pas fondé et prouve que Sade n’a pas cautionné mais a au contraire stigmatisé les raisonnements des philosophes et de leurs épigones qui tendaient à instiller chez les Français du XVIIIe siècle l’illusion que tout était légitime et que tout était permis.

    Resumo em Inglês:

    The characters of Sade’s novels use to comment crimes which they at length explained, commented on and above all legitimated. These views led the critics to establish a connection between the marquis and the philosophers of the Eighteenth Century and even to liken him to them. This article shows that there is no grounds for this connection and proves that Sade didn’t support but - quite the reverse - condemned the arguments of the philosophers and of their epigones, which instilled into French people of the Eighteenth Century the illusion that all is justifiable and permitted.
  • Le(s) "corps politique(s)" dans L ’Esprit des lois de Montesquieu

    Casabianca, Denis de

    Resumo em Francês:

    Cet article cherche à déterminer les usages de l’expression « corps politique » dans L’Esprit des lois, pour préciser le regard que Montesquieu porte sur la réalité politique, et comment il entend poser son questionnement par rapport à la tradition contractualiste et jusnaturaliste. Dans les rapports qui existent entre les différents « corps politiques », se joue l’unité du « corps politique ». La monarchie modérée ne saurait exister sans une bonne composition des puissances.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at determining the diverse uses of the expression "political body" in the Spirit of the laws, to precise how Montesquieu considers the political reality, and how he intends questioning it in comparison with the contractualist and jusnaturalist tradition. The relations between the different "political bodies" are essential to constituting the unity of the "political body". The moderate monarchy cannot exist without composing the powers and conciliating them.
  • Maquiavel, a república e o desejo de liberdade Artigos Originais

    Adverse, Helton

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é compreender alguns aspectos do republicanismo de Maquiavel concedendo atenção à sua teoria dos humores. Mais especificamente, trata-se de entender qual a natureza do desejo do povo e seu papel na vida política. A principal hipótese deste trabalho é a de que a função que Maquiavel atribui ao povo, o guardião da liberdade, exige, para seu cumprimento, a participação ativa do cidadão nos afazeres cívicos, isto é, sua inscrição no espaço público como agente político. Essa inscrição não pode ser inteiramente compreendida se o desejo que caracteriza o povo carecer de qualquer determinação, isto é, se for tomado somente em uma perspectiva negativa.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the article is to understand some aspects of the Machiavelli's republicanism granting attention to his theory of the umori. More specifically, my purpose can be summarized as understanding the nature of the "desire of the people" and its role in the political life. The main hypothesis of this work is that the function that Machiavelli attributes to the people, the guardian of the freedom, demands, for its execution, the active participation of the citizen in the civic tasks, that is, his inscription in the public space as a political agent. That inscription cannot be understood entirely if the desire that characterizes the people lacks of any determination, that is, if it be only taken in a negative perspective.
  • Persuasão antes que convencimento: apontamentos sobre Wittgenstein e a psicanálise Artigos Originais

    Almeida, João José Rodrigues Lima de

    Resumo em Português:

    As relações que Wittgenstein mantém com o pensamento de Freud, como atestaram vários estudiosos, são marcadamente ambíguas: existe, por um lado, uma crítica acerba do caráter pseudocientífico com que a psicanálise apresenta supostas "descobertas empíricas", e do fascínio exercido por este modo de proceder; mas há, por outro lado, evidências da sua admiração pelo efeito dissolvente do uso de metáforas e interpretações, chegando mesmo Wittgenstein a incorporar essa estratégia ao seu próprio método de investigação lógica dos conceitos filosóficos. Neste trabalho pretendo retirar de uma reflexão acerca do método incorporado às Investigações Filosóficas, comparável em muitos aspectos à clínica de uma psicanálise lingüística dessubstancializada, alguns pontos positivos que se poderiam acrescentar à crítica da concepção de linguagem de Lacan.

    Resumo em Inglês:

    The relations which Wittgenstein entertains with Freud’s thinking, as indicated by some scholars, are markedly ambiguous: there is, for the one side, an acerbic criticism about the pseudoscientific character with which psychoanalysis presents its supposed "empirical discoveries", and, consequently, the fascination exherted by this kind of procedure. But there is also, for the other side, evidences of admiration by the dissolving effect the use of interpretations and metaphors in psychoanalysis realizes, encouraging Wittgenstein to even incorporate such strategy to his own method of logical investigation of philosophical concepts. In this article I intend to draw some reflection about the method incorporated to the Philosophical Investigations, in several aspects really similar to a clinic of a desubstantialized linguistic psychoanalysis, in order to add some positive points to the criticism usually made to the Lacanian conception of language.
  • O realismo interno confrontado com "seus inimigos" Artigos Originais

    Alves, Edna de Souza

    Resumo em Português:

    Analisamos brevemente a perspectiva realista interna, proposta por Putnam, contrastando-a com as suas principais rivais: a realista metafísica e a relativista radical. Tomamos como ponto de partida o debate contemporâneo em que o realismo interno se encontra envolvido, em especial, o desafio que o relativismo extremo impõe à epistemologia contemporânea. Parece pacífico entre os filósofos que tal desafio não será superado pelo projeto clássico de buscas por certezas absolutas. A história da ciência já nos deu muitas evidências de que as teorias não são redes que captam a realidade em si. Mas, por si só, isso não implica que a nossa visão de conhecimento seja determinada simplesmente por aspectos temporais e espaciais, pelo sujeito falível e pelo contexto em que se encontra. Nesse cenário, são empreendimentos difíceis, mas merecedores de atenção, as tentativas, de filósofos como Putnam, de construir teorias que não desconsiderem a história nem abracem, ao mesmo tempo, o relativismo radical.

    Resumo em Inglês:

    Our investigation on Hilary Putnam’s internal realist perspective (internalism) traces parallels and identifies differences between Putnam’s ideas and their antipodes: metaphysical realist (externalism) and radical relativist. Our research has focused upon the contemporary debate in which it is inserted, particularly, upon the challenge that radical relativism to impose on contemporary epistemology. Such challenge will not be surmounted through classical project to find absolute certainties. The history of science to point out that theories are not nets that to catch the reality as it is in itself. But this do not to imply that our view of knowledge are only determined for contingent aspects. In this scenery are hard enterprise but it is worthy-while to take into account efforts of philosophers as Putnam to propose a via media.
  • Schelling e a constituição da estética musical Artigos Originais

    Barros, Fernando de Moraes

    Resumo em Português:

    O presente artigo conta investigar o processo de constituição da estética musical a partir da teoria da arte elaborada por F. W. J. von Schelling. Para tanto, espera-se mostrar a maneira pela qual o filósofo alemão procura redimensionar as bases que davam sustentação à chamada estética sistemática para, a partir de uma ponderação extremamente inovadora, caracterizar a música como um objeto original de saber.

    Resumo em Inglês:

    In line with Schelling's theory of art, this article aims at investigating the very process of constitution of music asthetics. To accomplish this task, it intends to show the way the German philosopher transforms the foundations of the so called sistematic aesthetics in order to characterize music as an original object of knowledge.
  • Arte da experimentação: política, cultura e natureza no primeiro Nietzsche Artigos Originais

    Cavalcanti, Anna Hartmann

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar as conexões entre o pensamento político de Nietzsche e sua crítica da cultura, tal como desenvolvidos nas notas e ensaios do primeiro período de sua obra, especialmente no ensaio Cinco prefácios a cinco livros não escritos. Trata-se de mostrar como o filósofo procura, a partir de uma singular análise do Estado e da sociedade na Grécia antiga, restituir à experiência política uma dimensão reflexiva em declínio na modernidade.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to analyse the relationship between Nietzsche's political thought and his critique of culture, as elaborated in notes and essays during the first period of his work, particularly in Five Prefaces to five non-written Books. The goal is to show how the philosopher attempts, based on a singular analysis of the State and society in ancient Greece, to restore to the political experience a reflexive dimension in decline in the modernity.
  • O conceito kantiano de máxima e a solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira Crítica Artigos Originais

    Cordeiro, Renato Valois

    Resumo em Português:

    O presente artigo visa explicar o conceito kantiano de máxima. Seu propósito é aduzir uma interpretação capaz de identificar as diferentes funções deste conceito na filosofia de Kant. Além disso, o autor explora as consequências da sua análise na esfera da solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira Crítica. No cerne desta antinomia está a alegação de Kant, segundo a qual toda a "aparência" (Anschein) de conflito entre as máximas mecânica e teleológica provém da confusão de um princípio da faculdade de julgar reflexiva com um princípio da faculdade de julgar determinante.

    Resumo em Inglês:

    The present paper attempts to clarify the Kantian concept of maxim. Its object is to provide an interpretation that places the assignment of different functions to this concept in the Kantian philosophy. The author explores also the consequences of his analysis for the solution of the antinomy of teleological judgment in the third Critique. At the heart of this antinomy is Kant's contention that all "semblance" (Anschein) on a conflict between the mechanistic and teleological maxims stems from the confusion of a principle of reflective with one of determinative judgment.
  • Kafka, Benjamin: o natural e o sobrenatural Artigos Originais

    Ferrari, Sônia Campaner Miguel

    Resumo em Português:

    Pretende-se explorar alguns aspectos da obra de Franz Kafka que vinculam as experiências do escritor às experiências do homem das grandes cidades modernas, e, por outro lado, colocam essas mesmas experiências "sob violenta tensão em relação às místicas". Alguns elementos da obra de Kafka, como a impessoalidade, o anonimato, os inúmeros corredores ou repartições sufocantes, representam um diagnóstico, tido muitas vezes como sombrio, mas essencialmente crítico da modernidade. A partir da parábola Diante da Lei , inserida no romance O Processo e contada ao protagonista como uma forma de ligar sua experiência à tradição, procurar-se-á discutir tanto o papel da crítica à modernidade como o papel desempenhado pela tradição ( a teologia judaica), além das noções de culpa e lei, natural e sobrenatural.

    Resumo em Inglês:

    We intend to explore certain aspects of Kafka’s work which connect his experiences with the experiences of the man which lives in big modern cities, and that, on the other hand, put these experiences in "violent tension with the mistic ones". Some elements of Kafka’s work such as impersonality, anonymity, the many suffocating corridors and offices represent a diagnosis considered somber, but critical of modernity. We will discuss the role of the critic of modernity and the role of tradition, as well as the notions of guilt, and law, natural and supernatural from the parable Before the law, which is told to Joseph K in The Trial as a way to connect his experience to the tradition.
  • Notas sobre lógica e dialética na Enéada de Plotino Artigos Originais

    Oliveira, Loraine

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva caracterizar a lógica e a dialética, conforme a Enéada I, 3 [20] 4-5. Para Plotino, a lógica consiste em um conjunto de procedimentos que trata de proposições e silogismos. A dialética é um método que faz uso dos procedimentos lógicos. Mas é também uma disposição que permite compreender a estrutura do inteligível. Por conseguinte, é um caminho de ascensão rumo ao Uno. Neste sentido, tem um aspecto ético.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to characterize logic and dialectic in Enneads I, 3 [20] 4-5. For Plotin, logic is a whole of proceedings that deals with propositions and syllogisms whereas dialectic is a method that employs logical proceedings. Nevertheless, dialectic is also an disposition through which the structure of the intelligible can be understood. So, it is a way towards the One. Thus, it has a ethical aspect.
  • Classificações de signos de C.S.Peirce: de ‘On the Logic of Science’ ao ‘Syllabus of Certain Topics of Logic’ Artigos Originais

    Queiroz, João

    Resumo em Português:

    As classificações dos signos de C.S.Peirce começam a ser desenvolvidas em 1865 e se estendem a até, pelo menos, 1909. Vou apresentar o período que tem início em 1865, e possui dois momentos de intensa produção - "On a New List of Categories" e "On the Algebra of Logic: a contribution to the philosophy of notation". Em seguida apresento as dez classes de signos, uma morfologia que aparece no "Syllabus of Certain Topics of Logic", e é desenvolvida a partir de 1903. Meu propósito aqui é familiarizar o leitor com as intrincadas classificações sígnicas de Peirce.

    Resumo em Inglês:

    Peirce’s classifications of signs started to be developed in 1865 and it extends up to 1909. I will present on the period that begins in 1865, and that has two moments of intense production - "On a New List of Categories"and "On the Algebra of Logic: a contribution to the philosophy of notation". It is an introductory approach whose intention is to make the reader be familiar with the Peircean complex classifications of signs.
  • Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel? Artigos Originais

    Ramos, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende mostrar uma dupla perspectiva do ensino da filosofia proposto de forma disjuntiva: aprender a filosofar ou aprender a filosofia, representada, respectivamente, por Kant e por Hegel. A análise dessa questão será desenvolvida dentro do contexto da filosofia kantiana, nela destacando três aspectos: a) o ideal de perfectibilidade do gênero humano; b) o preceito da Aufklärung do pensar por si mesmo e o exercício crítico da razão, e c) a necessidade da coação como instrumento para o cumprimento do caráter normativo da conduta humana. Estes aspectos serão, também, abordados na filosofia de Hegel, bem como as suas conseqüências para o ensino da filosofia, e da possibilidade de uma escolha não disjuntiva de uma ou de outra perspectiva.

    Resumo em Inglês:

    The present article intends to show the double perspective of philosophy teaching set forth in a disjunctive form: to learn how to philosophize or to learn philosophy represented respectively by Kant and Hegel. The analysis of this matter will be developed in the kantian philosophy context pointing out its threefold aspects: a) the ideal of perfectibility of the humankind; b) the Aufklärung precept of using one's own intellect and the critical use of reason, and c) the need of coercion as an instrument for the fulfillment of the normative feature the human conduct. These aspects will also be dealt within Hegel’s philosophy, as well as its consequences for the teaching of philosophy, and the possibility of a non-disjunctive choice of either perspective.
  • Teorias da lei natural: Pufendorf e Rousseau Artigos Originais

    Sahd, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo reconstruir argumentos centrais desenvolvidos por Jean-Jacques Rousseau. Contra Samuel Pufendorf, Rousseau defende que a justiça não é natural. Ele recusa todo compromisso com a lei natural tradicional para voltar à posição de Thomas Hobbes. Ora, no estado originário de natureza, os princípios racionais da lei natural que expõe Pufendorf não podem ser conhecidos, e, por conseguinte, quando puderem ser conhecidos, não serão aplicados por natureza.

    Resumo em Inglês:

    The present article aims at reconstructing Jean-Jacques Rousseau’s central arguments. Against Samuel Pufendorf, Rousseau maintains that justice is not natural, thereby rejecting the compromise with traditional natural law and wholly returning to the position of Thomas Hobbes. Now, in the original state of nature, Pufendorf’s rational principles of natural law cannot be known; later, when they may be known, they are not by nature enforced.
  • O sentido da política em Hannah Arendt Artigos Originais

    Torres, Ana Paula Repolês

    Resumo em Português:

    Buscamos demonstrar que a ação política, na visão de Hannah Arendt, não é meio para atingir qualquer fim, sendo sinônimo de liberdade, o que faz com que a autora problematize a tradicional identificação da política com violência, a partir de uma crítica ao equacionamento, que remonta aos primórdios do pensamento filosófico sobre o tema, de liberdade e vontade, fazer o que se deseja, o que leva a pensadora em questão a trabalhar as duas dimensões da ação política, isto é, a dimensão agonística e a consensualista, significando esta última uma liberdade mutuamente garantida.

    Resumo em Inglês:

    Based upon Hannah Arendt’s thought, we aim to demonstrate that political action is not the means to an end, but a synonim of "freedom". From this starting point, the author remarks the traditional identity between politics and violence, through a critical approach of the identity - found in the very beginning of phylosophical thought of the question - between freedom and will, that is, the desire to do what we want. In this way, Arendt is able to work two dimentions of political action, the agonistic dimention and the consensual dimention, defining the latter as mutually guaranteed freedom.
  • A obra tardia de Lukács e os revezes de seu itinerário intelectual Artigos Originais

    Vaisman, Ester

    Resumo em Português:

    O objetivo principal do presente artigo é indicar as principais características da obra tardia de G. Lukács, em especial, Para uma Ontologia do Ser Social. Pretende-se ainda tecer alguns comentários sobre sua trajetória intelectual.

    Resumo em Inglês:

    This article's main purpose is to point out the most striking features on G. Lukács latest works, focusing particularly on The Ontology of Social Being. It will also elaborate on his intellectual trajectory.
  • Reflexões sobre a obra que o Sr. Hobbes publicou em inglês, sobre a liberdade, a necessidade e o acaso Tradução

    Leibniz, G.W.F.
  • Collected papers of Herbert Marcuse: art and liberation Resenha

    Bretas, Aléxia
  • Tratado de ateologia Resenha

    Paula, Márcio Gimenes de
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br