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Trans/Form/Ação, Volume: 33, Número: 1, Publicado: 2010
  • Palavra do Editor

  • Negação e diferença em Platão Artigos Originais

    Souza, Eliane Christina de

    Resumo em Português:

    Platão, ao tratar da negação no diálogo Sofista, afirma que sempre que enunciamos o que não é, não enunciamos algo contrário ao que é, mas algo diferente. A negação significa cada parte da natureza da diferença em antítese ao que é. Tal tratamento da negação resulta da necessidade de resolver alguns problemas colocados pelo eleatismo. Propõe-se indicar esses problemas e examinar o tratamento que Platão dá ao não-ser como diferença.

    Resumo em Inglês:

    Plato, in dealing with negation in the dialogue Sophist, says that when we say what is not, we speak not of something that is the opposite of being, but of something different. Negation means each part of the nature of the difference in antithesis to what is. This treatment of negation results from the need to solve some problems posed by eleatism. It is proposed to indicate these problems and examine the treatment that Plato gives to non-being as difference.
  • Contrato e confederação: notas sobre o papel das relações internacionais no pensamento político de Jean-Jacques Rousseau Artigos Originais

    Marques, José Oscar de Almeida

    Resumo em Português:

    Ao ler o Contrato social de Rousseau, tendemos a nos concentrar em seu objetivo explícito, que é o de investigar e estabelecer uma regra de administração legítima e segura para uma comunidade política individual. Em conformidade com o próprio caráter abstrato da obra, somos levados a ver essa comunidade como alguma coisa pré-existente e isolada, sem perguntar o que já havia inicialmente de comum a esses indivíduos que decidem submeter-se à regra de sua vontade geral, e como esse corpo político assim constituído se relaciona com os que não são eles mesmos, mas "os outros", isto é, com as demais sociedades com as quais terá inevitavelmente de conviver. Tais questões tinham grande importância para Rousseau, e só o caráter fragmentário e inconcluso do Contrato social explica por que não receberam o tratamento aprofundado que lhes seria devido. Pretendo, em minha exposição, explorar alguns aspectos das soluções que Rousseau deixou esboçadas em outras obras, especialmente no Emílio e em seu Extrato e Julgamento, do projeto de paz perpétua do Abbé de Saint-Pierre, e que apontam para uma compreensão muito lúcida do problema das relações entre as nações, e para uma solução que tem, surpreendentemente, muito em comum com a que propôs, no Contrato social, para a questão das relações entre indivíduos. Pretendo mostrar que há, em Rousseau, o gérmen de uma concepção das relações internacionais que não as reduz ao mero jogo de forças proposto pelo "realismo" hobbesiano e, ao mesmo tempo, viabiliza a convivência civilizada e regulada, sem impor a uniformidade de valores e perspectivas característica do cosmopolitismo kantiano.

    Resumo em Inglês:

    When we read Rousseau's Social Contract, we tend to focus on its explicit goal, which is to investigate and establish a safe and legitimate rule of administration for a single political community. In accordance with the abstract character of the work, we tend to see this community as something pre-existing and isolated, without asking what those individuals who decide to submit to the rule of his general will had initially in common, and how the political body thus formed is related to those who are not they themselves, but "the others", i.e., with other societies among which they will inevitably have to live. Such issues were of great importance to Rousseau, and only the fragmentary and inconclusive nature of the Social Contract explains why they did not receive the detailed treatment that would be due to them. In this paper I intend to explore some aspects of the solutions Rousseau left sketched elsewhere, especially in Emile and in the Extract and Judgment of the the Abbé de Saint-Pierre's project of perpetual peace, which point to Rousseau's very lucid understanding of the problem of relations between nations, and to a solution that has, surprisingly, much in common with the one that he proposed, in the Social Contract, to the problem of relations between individuals. I Intend to show that there is, in Rousseau, the germ of a conception of international relations that do not reduce them to the mere play of forces proposed by Hobbesian "realism" and, at the same time, allows a regulated and civilized coexistence without imposing the uniformity of values and perspectives characteristic of Kantian cosmopolitanism.
  • Metaphysics in Königsberg prior to Kant (1703-1770) Original Articles

    Sgarbi, Marco

    Resumo em Português:

    O presente trabalho, valendo-se da metodologia da história das idéias, visa reconstruir o amplo espectro de doutrinas metafísicas às quais Kant poderia ter acesso durante os anos de formação de sua filosofia. A primeira parte trata do ensino de metafísica em Königsberg, de 1703 a 1770. A segunda parte examina as principais características da metafísica com base nos diversos manuais em uso na Albertina, a fim de que se tenha um panorama exaustivo de todas as posições então objeto de ensino.

    Resumo em Inglês:

    The present contribute aims to reconstruct, using the methodology of intellectual history, the broad spectrum of metaphysical doctrines that Kant could know during the years of the formation of his philosophy. The first part deals with the teaching of metaphysics in Königsberg from 1703 to 1770. The second part examines the main characteristics of the metaphysics in the various handbooks, which were taught at the Albertina, in order to have an exhaustive overview of all metaphysical positions.
  • Sobre pensamentos vazios e intuições cegas. A resposta de Kant a McDowell Original Articles

    Zöller, Günter

    Resumo em Português:

    Esse artigo examina a relação entre intuição e conceito em Kant à luz da posição neokantiana de John McDowell de que intuições estão conceitualmente "carregadas". 1 O foco é sobre o duplo pronunciamento de Kant, segundo o qual pensamentos sem conteúdo são vazios e intuições sem conceitos são cegas. Mostro que intuições como representações singuares não são casos de introdução passiva de dados, mas o resultado da unificação sintética do múltiplo dado dos sentidos pelo poder da imaginação sob a orientação do entendimento. Contra McDowell, defendo que a amabilidade das intuições para com a determinação conceitual não é devida a alguma conceitualidade pré-existente, absoluta do real, mas ao "trabalho do sujeito".2 Num nível mais programático, o presente artigo visa demonstrar as limitações de uma apropriação seletiva de Kant e o potencial filosófico de uma análise mais abrangente e aprofundada de sua obra. A seção 1 aborda o equilíbrio único na filosofia de Kant entre o trabalho com problemas particulares e a orientação em direção a um todo sistemático. A seção 2 descreve a posição de McDowell acerca da distinção kantiana entre intuição e conceito no contexto das leituras de Kant por Sellars e Strawson. A seção 3 expõe a reincidência de McDowell no "mito do dado". A seção 4 propõe uma leitura da filosofia teórica de Kant como uma epistemologia do conhecimento metafísico. A seção 5 detalha a explicação original de Kant sobre a intuição sensível na "Dissertação de 1770". A seção 6 apresenta a transição do múltiplo dos sentidos para a síntese na imaginação e para a unificação por meio das categorias na Crítica da razão pura (nas edições de 1781 e de 1787). A seção 7 aborda o formalismo de Kant na epistemologia e na metafísica.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the relation between intuition and concept in Kant in light of John McDowell's neo-Kantian position that intuitions are concept-laden.2 The focus is on Kant's twofold pronouncement that thoughts without content are empty and that intuitions without concepts are blind. I show that intuitions as singular representations are not instances of passive data intake but the result of synthetic unification of the given manifold of the senses by the power of the imagination under the guidance of the understanding. Against McDowell I argue that the amenability of intuitions to conceptual determination is not due some pre-existing, absolute conceptuality of the real but to the "work of the subject."3 On a more programmatic level, this paper seeks to demonstrate the limitations of a selective appropriation of Kant and the philosophical potential of a more comprehensive and thorough consideration of his work. Section 1 addresses the unique balance in Kant's philosophy between the work on particular problems and the orientation toward a systematic whole. Section 2 outlines McDowell's take on the Kantian distinction between intuition and concept in the context of the Kant readings by Sellars and Strawson. Section 3 exposes McDowell's relapse into the Myth of the Given. Section 4 proposes a reading of Kant's theoretical philosophy as an epistemology of metaphysical cognition. Section 5 details Kant's original account of sensible intuition in the Inaugural-Dissertation of 1770. Section 6 presents the transition from the manifold of the senses to the synthesis in the imagination and the unification through the categories in the Critique of pure reason (1781 and 1787). Section 7 addresses Kant's formalism in epistemology and metaphysics.
  • A verdade como um problema fundamental em Kant Artigos Originais

    Perin, Adriano

    Resumo em Português:

    O principal ponto de desacordo sobre a abordagem kantiana do problema da verdade é se ela pode ser compreendida nos moldes da filosofia contemporânea como coerentista ou como correspondentista. Primando por uma consideração sistemática da argumentação de Kant em confronto com a literatura existente sobre o problema, este trabalho defende a segunda alternativa. Sustenta-se a tese de que a definição da verdade como a "concordância do conhecimento com o seu objeto" é cogente em todo o percurso do pensamento kantiano e que, nessa acepção, a verdade culmina por ser abordada não a partir de uma teoria estabelecida, mas como um problema cuja solução não pode ser dada nos limites da filosofia crítico-transcendental. Pondera-se, primeiramente, a literatura que situa Kant quer como coerentista quer como correspondentista e sistematiza-se a segunda alternativa em quatro grupos: a leitura ontológica, a leitura isomórfica, a leitura "consequencialista" e a leitura regulativa. Num segundo momento, em atenção ao período pré-crítico, argumenta-se que a alternativa coerentista deixa de se confirmar já nessa mesma época e que, na década de 1750, Kant descarta uma suposta teoria correspondentista isomórfica. Num último momento, considera-se a argumentação crítica e defende-se que a mesma concebe a verdade como um problema fundamental que não cabe ao tratamento de uma teoria correspondentista concebida de modo "consequencialista" ou regulativo.

    Resumo em Inglês:

    The main point of disagreement about Kant's approach of the problem of truth is whether it can be understood within the apparatus of contemporary philosophy as a coherence or a correspondence theory. By favoring a systematic consideration of Kant's argumentation in light of the available literature on the problem, this paper argues toward the latter alternative. It is sustained that the definition of truth as "the agreement of cognition with its object" is cogent throughout Kant's thought and that it is finally approached not from an established theory, but as a problem to which a solution cannot be given within the boundaries of the critical-transcendental philosophy. Initially, the literature which locates Kant either as coherentist or correspondentist is taken into account. The latter is systematized into four groups: the ontological reading; the isomorphic reading; the "consequentialist" reading; the regulative reading. Secondly, the argumentation in the pre-critical period is approached. It is argued that a coherence theory lacks its confirmation already within it and that in the decade of 1750 Kant disposes of the isomorphic correspondence reading. Finally, the critical argumentation is considered. It is sustained that the critical approach takes truth as a fundamental problem which cannot be held by a "consequencialist" or regulative correspondence theory.
  • Da intersubjetividade transcendental à intersubjetividade prática: uma abordagem sócio-psicológica da estética musical kantiana Original Articles

    Torriani, Tristan

    Resumo em Português:

    É bem sabido que a estética de Kant está estruturada intersubjetivamente, porque ele honra a reivindicação do gosto pela universalidade. No entanto, o fundamento transcendental desta universalidade compartilhada é uma base suprasensível tida por certa, mas que não pode ser trazida diretamente para dentro da experiência comunicativa. O apelo kantiano à estrutura sintética a priori do juízo estético também remove-o da esfera da interação pessoal observável. Esta estratégia argumentativa expõe-no a desafios céticos e gera referências inacessíveis às representações internas (sejam elas intuições, categorias do entendimento ou idéias racionais). Não é suficiente, como faz Kant, propor uma descrição da experiência estética que seja subjetivamente plausível e, a partir disso, reivindicar sua validade intersubjetiva. É indispensável encarnar a intersubjetividade no comportamento e na linguagem. Na intersubjetividade prática, lida-se com as atitudes estéticas em um modo concreto e acessível, sem depender de pressupostos mentalistas como fundamento. Termos conceituais como 'agradável', 'belo', 'sublime', 'feio', 'universalidade' adquirem novo significado em um contexto interativo e reivindicações estéticas são testadas em um modelo dialógico de jogo semântico.

    Resumo em Inglês:

    It is well known that Kant’s aesthetics is framed intersubjectively because he upholds the claim of taste to universality. However, the transcendental foundation of this shared universality is a supersensible ground which is taken for granted but which cannot be brought directly into communicative experience. Kant’s reliance on the synthetic a priori structure of aesthetic judgment also removes it from the sphere of observable personal interaction. This argumentative strategy exposes it to skeptical challenge and generates inaccessible references to inner representations (be they intuitions, categories of the understanding or rational ideas). It is not sufficient, as Kant did, to propose a description of aesthetic experience that is subjectively plausible and thereby claim its intersubjective validity. It is indispensable to embody intersubjectivity in behavior and language. In practical intersubjectivity, aesthetic attitudes are dealt with in a concrete and accessible manner without relying on mentalistic assumptions as a foundation. Conceptual terms such as 'agreeable’, 'beauty’, 'sublime’, 'ugly’, 'universality’ acquire new meaning in a conversational context and aesthetic claims are tested in a dialogical game semantics model.
  • La libertad civil como condición de posibilidad de la autonomía moral: sobre la aportación de Freud al planteamiento práctico de Kant

    Zahonero, Luis Alegre

    Resumo em Espanhol:

    Es frecuente buscar en Freud a un crítico de la Ilustración y, en particular, del modo de pensar la moral heredero del planteamiento kantiano. Sin embargo, Freud se limita a descubrir en la naturaleza humana un importante obstáculo del que el proyecto ilustrado no se podrá ya desentender. Este obstáculo, que afecta de un modo decisivo al modo como entender el paso a la mayoría de edad, remite a la existencia de un determinado reino de la heteronomía cuyo rasgo más característico es su capacidad para suplantar la voz de la autonomía moral: al igual que la ley moral en Kant, el superyó -una vez ha interiorizado en la infancia y asumido como propios determinados contenidos de cultura (independientemente de su racionalidad y de su posible validez como leyes universales)- también ordena poderosamente sin prometer nada (externo) ni amenazar con nada (externo). En estas condiciones, el proyecto de investir a la razón como autoridad suprema (proyecto que Freud y Kant comparten) depende de la existencia de una organización republicana que garantice un programa pedagógico para el que "mayoría de edad" no signifique llamar "yo" a la cristalización interior de las costumbres de los ancestros sino a la capacidad efectiva de guiarse por la propia razón (lo cual, tras el descubrimiento de los mecanismos elementales del psiquismo, se convierte en un imperativo no sólo moral sino también terapéutico).

    Resumo em Inglês:

    It is usual to read Freud as a critic of Enlightenment, specialy of the kantian way of thinking moral autonomy. However, all Freud did was discover in human nature a great difficulty that enlightenes philosophy just cannot ignore. This difficulty, which directly affects conceptions about the age of majority, refers to certain heteronomy mechanisms which main characteristic is the skill to supplant the voice of moral autonomy: exactly the same as moral law in Kant, super-ego -once internalized during childhood and once culture imperatives have been assumed as one's own (regardless of their rationality)- orders without promising anythig (external) or threatening anything (external). So, the political project of enthroning reason as the top authorithy (project shared by both, Kant and Freud) depends on the existence of a republican organization that guarantees a pedagogical program for which "age of majoriry" does not mean any more naming "ego" to ancient customs internalized but the capacity of being ruled by one's own reason (which becomes, once psychoanalysis developed, not only a moral imperative but also a therapeutic imperative).
  • Chomsky e a linguística cartesiana Artigos Originais

    Glenday, Candice

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo apresentar e examinar criticamente alguns dos principais argumentos fornecidos pelo linguista norte-americano Noam Chomsky, em favor da tese da origem inata de uma gramática universal, usualmente associada à tradição filosófica racionalista, como constituindo a única explicação possível das características específicas da linguagem humana e de sua aquisição, na mais tenra infância. Serão, por conseguinte, examinadas algumas críticas feitas por Thomas Nagel à tese do assim chamado inatismo biológico de Chomsky e, ao final do artigo, será feita uma defesa dos argumentos de Chomsky em favor de sua tese inatista.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to present and critically examine some of the main arguments provided by the North-American linguist Noam Chomsky to support the thesis of an innate origin of a universal grammar, which is commonly associated with the rationalist philosophical tradition, as the only possible explanation of the specific features of human language and its acquisition around early childhood. Some criticisms made by Thomas Nagel on Chomsky's so-called biological innatism will be then examined, and at the end of the paper we shall defend Chomsky's arguments in favor of his innatism.
  • A sofiologia de Bulgakov como filosofema: não-ontologia e ontogênese Original Articles

    Hryschko, Myroslav Feodosijeviè

    Resumo em Português:

    O texto examina a descrição do filosofema de Sergej Nikolajeviè Bulgakov como completamente "imanente" [a saber, a imanência do homem qua ser, de modo que a ontologia em Bulgakov torna-se um análogo conceitual da imanência] e o corolário de que tal imanência necessariamente exclui a problemática da "criação do mundo". Em razão dessa imanência resoluta e da noção de que a criação do mundo na forma de creatio ex nihilo requer um pensamento e um conceito não-imanentes ou não-ontológicos, a problemática da "criação do mundo" para Bulgakov é abordada somente por um teologema. Apropriando-se desse argumento como material para um filosofema fugaz, o texto procura transformar o teologema de Bulgakov em filofosema, por meio de uma elisão de Deus e do dogma que sobredetermina o teologema. Esse filosofema [que nasce no interior da própria obra de Bulgakov, em sua hesitação com respeito à sobredeterminação da imanência e ao compromisso com o problema da criação] seria um filosofema completamente não-ontológico, que permite o tratamento da problemática da "criação" ou ontogênese singular, ainda que com o corolário de que ele tem de depender de um "zero ontológico". Um tal filosofema qua fórmula ontologicamente vazia permanece não obstante ontologicamente significativo, à medida que ele evidencia o limite da ontologia, na não-relacionalidade do zero ontológico com a ontologia.

    Resumo em Inglês:

    The text examines Sergej Nikolajeviè Bulgakov's description of the philosopheme as thoroughly "immanent" (viz., the immanence of man qua being, such that ontology in Bulgakov becomes a conceptual analogue for immanence) and the corollary that such immanence necessarily excludes the problematic of the "creation of the world." Because of this resolute immanence and the notion that the creation of the world in the form of creatio ex nihilo requires a non-immanent or non-ontological thought and concept, the problematic for Bulgakov is approached only by a theologeme. Appropriating this argument as material for a cursory philosopheme, the text attempts to transform Bulgakov's theologeme into a philosopheme through an elision of God and dogma that overdetermines the theologeme. This philosopheme (nascent within Bulgakov's work itself, in both his hesitation to the overdetermination of immanence and the commitment to the problem of creation) would be a thoroughly non-ontological philosopheme, one that allows for the treatment of the problematic of "creation" or singular ontogenesis, yet with the corollary that this philosopheme must rely on an "ontological zero" Such a philosopheme qua ontologically empty formula nevertheless remains ontologically significant insofar as it is to evince the limit of ontology, in the ontological zero's non-relationality to ontology.
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